Vous êtes sur la page 1sur 7

Projeto Ser Humano

Mediunidade Relacionamento com Espritos

Isto pode parecer algo essencialmente religioso. A religio Esprita. Mas, no . Como vamos ver. caminho para a espiritualizao do ser humano.

Enfatizar a relao com Espritos, os viventes do mundo Espiritual, exige que tenhamos informao sobre como a vida fora do corpo.

Introduo
Nos movemos em meio a uma populao invisvel. De seres inteligentes no corpreos. De pensamentos processados mas no mencionados ostensivamente. Somos viventes fsicos e estamos entregues a Leis e Foras, a respeito das quais j conscientizamos muito pequena parte de suas atuaes em nossas vidas. Contudo, o grande desfalque que produz essa cegueira de entendimento, e como resultado, essa rusticidade no trato humano, se resume no termos desenvolvido o sentido preciso que nos oferea plena viso desse mundo dinmico. Sentimos, insatisfaes, inquietaes; alegrias e satisfaes. Captamos impresses erradias, no identificadas. Somos levados estados de humor impessoais.

Na medida em que sejam no identificadas, elas tm grandes chances se serem estados espirituais. Somente nossa conscincia, habilmente trabalhando as ideias em nosso pensamento, tem a possibilidade de apreender o sentido disso tudo. Entender-nos como Espritos, e como seres que interferem na vida espiritual e que recebem as influncias dos viventes espirituais desse mundo, algo que deve se tornar nosso maior desafio de vida. Podemos alar as mos, e tocar nossos cabelos, uma fruta na rvore, sentir a brisa na ponta dos dedos. Agora, surge o desafio, para que estendamos o pensamento para o mundo das idias, levemos nossa alma para fora das impresses do corpo, e sintamos a presena emotiva daqueles que compartilham conosco essa concepo de vida em esprito. Captar esse sentido novo, que nos transformar; usar concepces novas de vida que nos faro viventes de outra dimenso. tarefa delineada como concepo de futuro pra ns mesmos e pr humanidade que nos pertence.

Projeto Ser Humano


Sobre o Espiritismo Tema 18

O mundo espiritual e a vida dos Espritos in questes de O Livro dos Espritos, de Allan Kardec

407. O Esprito recobra a sua liberdade quando os sentidos se entorpecem. Ele aproveita, para se emancipar, todos os instantes de descanso que o corpo lhe oferece. Desde que haja prostrao das foras vitais, o Esprito se desprende, e quanto mais fraco estiver o corpo, mais o Esprito estar livre.

A vida esprita Tema 18


Formao Esprita de mdiuns Textos da Filosofia Esprita interessantes ao trato da mediunidade

RELAES SIMPTICAS E ANTIPTICAS DOS ESPRITOS


Em negrito os trechos interessantes para discusso.

Alm da simpatia geral, determinada pelas semelhanas, h entre os Espritos afeies particulares, como entre os homens; mas, o liame que une os Espritos mais forte na ausncia do corpo, porque no est mais exposto s vicissitudes das paixes. (291) No h averses seno entre Espritos impuros, e so esses que excitam entre vs as inimizades e as dissenses. (292) - O sentimento que experimentam os Espritos a quem fizemos mal na terra, se so bons, nos perdoam de acordo com nosso arrependimento; se so maus, podem conservar o ressentimento, e por vezes, nos perseguir at mesmo noutra existncia. Deus pode permit-lo como um castigo. (295)

- As afeies individuais entre Espritos no so suscetveis de alterao, porque eles no podem enganar-se, no usam mais a mscara sob a qual se ocultam os hipcritas e por isso que suas afeies so inalterveis, quando eles so puros. O amor que os une para eles a fonte de uma suprema felicidade. (296) - Todos os Espritos sero simpticos entre si. Assim, o Esprito que est hoje numa determinada esfera inferior, ao se aperfeioar, chegar esfera em que se encontra outro. Seu encontro se realizar mais prontamente, se o Esprito mais elevado, suportando mal as provas a que se submetera, tiver permanecido no mesmo estado. (303) Dois Espritos simpticos podem deixar de s-lo se um deles preguioso. (303-a)

Comentrio Livre
Comentrios sobre as relaes simpticas e antipticas dos Espritos

A relao entre Espritos se d com base na evoluo de vida de cada um. Nveis de realizao, de entendimento, de afetividade, aproximam Espritos naturalmente. Quando nos entendemos, com relao ao que desejamos realizar, com a determinao com que desejamos progredir, naturalmente nos associamos e convergimos para o mesmo destino. Mas, devemos ter sempre presente em nosso entendimento, que no somos ainda perfeitos. No nos "descaracterizamos" ainda em relao vida fsica, porque no abrimos mo das preferncias e dos incentivos das influncias fsicas. Por isso, ainda instvel a relao que temos com as preferncias de gostos, de saberes, de inteno, entre Espritos, ligados a interesses particulares. E algo que tambm se ressalta dessas orientaes espritas que, mesmo em mais adiantada categoria evolutiva ainda podemos ser atingidos por manias, e por condies bem terrenas, quais sejam, acomodaes, preguias, desvios para outros afazeres. Quando isso ocorre com algum de ns, nos distanciamos daqueles que mantm ativo o ritmo de progresso, e com a determinao pro atingimento de metas evolutivas. A relao que guardamos com Espritos afins no se baseia apenas em experincias e vivncias de amor e de eventos felizes. A relao afetiva passa tambm por atividades de progresso tipo: por encarnaes de provas e de expiaes em relao a danos praticados aos semelhantes. Da a lembrana de que nas relaes com Espritos a quem prejudicamos, a nossa condio de progresso tambm determina relaes futuras, como o recebimento de perdo por ofensas praticadas e a retificao exigida pelo prejudicado que escolheu nos acompanhar e nos cobrar as devidas desculpas por sucedidos em encarnaes outras. Por isso, a relao medinica, fica, mais ou menos, no bem identificada. Qual o seu teor verdadeiro, qual Esprito est ali concorrendo para o dilogo conosco? Ser que ali est apenas um instrutor interessado no nosso bem, ou ser que ali se acha, atrado pelas afinidades com nosso destino, um Esprito a negociar conosco pendncias anteriores? O Espiritismo aconselha, portanto, com bastante autoridade, que a busca da evoluo, da construo do bem comum, jamais deve ser abandonada. Jamais devemos nos desviar nesses contatos com os Espritos errantes do direcionamento de todo esforo ao afeto e da dedicao ao bem do outro. De repente, nossa revelia, de improviso, a sensibilidade medinica prpria ou atravs de outra pessoa, pode abrir caminho para contato com Espritos de nossos relacionamentos, a negociarem conosco pendncias evolutivas, tanto no bem comum para o futuro mais feliz, como na viso de direitos que aqueles que se acham credores, vm buscar o nosso pagamento das dvidas contradas, das promessas propostas.

Orientaes Prticas Utilizando os conceitos, como conceitos de vida. Comentrios aplicados. Cidado do mundo Para sabermos onde estamos e o que devemos fazer, preciso conhecer o mundo que habitamos. Nas relaes com a Natureza, tanto fsica quanto espiritual, com coisas e com pessoas viventes nesses meios onde nos movimentamos, vamos tendo oportunidade de conhecer como deve ser nosso comportamento, e de porque certas coisas que pensamos e que fazemos trazem certos resultados. Entendendo a vida, podemos identificar o que somos, as razes de nossa condio de momento. De como lidar com as expectativas de futuro. como o motorista que no fez curso de trnsito, e se apropria de um carro para dirigir, em determinada cidade, em determinado pas. Vai descobrir como as Leis protegem o trnsito e indicam as relaes com os transeuntes que por a permeiam, conforme os resultados das decises que toma ao dirigir. Conforme a aplicao da Lei. O curso para o trnsito, para o pedestre e para o motorista, previnem dificuldades e surpresas desagradveis. Conscientes de tudo, tanto o motorista autorizado quanto o pedestre disciplinado, transitam livremente, sem conturbaes e podem se preocupar com outras atividades mais interessantes ao seu bem viver, ao progresso de sua vida pessoal e comunitria. s realidades e realizaes de futuro. Na vida espiritual as coisas assim tambm ocorrem. A mediunidade, a nossa sensibilidade pessoal, podem se transformar em oportunidades para o reconhecimento dessa vida Espiritual onde podemos e devemos transitar: ora como pedestres em meio ao transito geral, e tambm como pilotos de leis e de foras que movemos em meio de muitas vidas. Se fazemos um bom preparativo, um bom reconhecimento e se nos tornamos convivas disciplinados, nada vai nos contrariar ou obstculos no iro desviar nossa ateno. Podemos, pois, atentar para atividades de construo do bem, e de progresso para todos aqueles com quem convivemos, e com quem partilhamos o trnsito geral na espiritualidade. Portanto, questionar, bem questionar, buscando o conhecimento, o entendimento da vida espiritual, propsito muito digno e benfico s atividades espritas, nas quais desejamos participar.

Jos Fernando Vital


vital.pai.family@gmail.com

www.scribd.com/espacotempo2461

Lembrete, de O Evangelho, segundo o Espiritismo, de Allan Kardec. Cap. II, Meu reino no deste mundo. Item 6 Se todos pensarem assim, dir-se-, ningum mais se ocupando das coisas da terra, tudo perigar. Mas no, porque o homem procura instintivamente o seu bem-estar, e mesmo tendo a certeza de que ficar por pouco tempo em algum lugar, ainda querer estar o melhor ou o menos mal possvel. No h uma s pessoa que sentindo um espinho sob a mo, no a retire para no ser picada. Ora, a procura do bem-estar fora o homem a melhorar todas as coisas, impulsionado como ele pelo instinto do progresso e da conservao, que decorre das prprias leis da natureza. Ele trabalha, portanto, por necessidade, por gosto e por dever, e com isso cumpre os desgnios da Providncia, que o colocou na terra para esse fim. S aquele que considera o futuro pode dar ao presente uma importncia relativa, consolando-se facilmente de seus revezes, ao pensar no destino que o aguarda. Deus no condena, portanto, os gozos terrenos, mas o abuso desses gozos, em prejuzo dos interesses da alma. contra esse abuso que se previnem os que compreendem estas palavras de Jesus: O meu reino no deste mundo. Aquele que se identifica com a vida futura semelhante a um homem rico, que perde uma pequena soma sem se perturbar, e aquele que concentra os seus pensamentos na vida terrestre como o pobre que, ao perder tudo o que possui, cai no desespero.

Vous aimerez peut-être aussi