Vous êtes sur la page 1sur 37

Manual de Instalao

LINUX EDUCACIONAL
verso 4.0

12 de maio de 2011

MANUAL DO USURIO

O ambiente Linux Educacional

O LE 4.0 foi projetado para oferecer aos seus usurios um Ambiente agradvel e de fcil utilizao. Com esse intuito, o Ambiente oferece uma srie de recursos de interface e aplicativos novos.

Componentes:

Edubar

Pg. 2/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

Instalar Contedos
Descrio: Instalar contedos do MEC na rea local Ativao: Posicione o cursor sobre o cone, clique com o boto esquerdo do mouse. Condies de disponibilidade: Disponvel quando o contedo do MEC ou uma parte dele no est acessvel localmente.

Buscar Contedos
Descrio: Buscar contedos do MEC instalados localmente Ativao: Posicione o cursor sobre o cone, clique com o boto esquerdo do mouse. Condies de disponibilidade: Disponvel quando o contedo do MEC ou uma parte dele est instalado localmente.

Pg. 3/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

Domnio Pblico
Descrio: Site do projeto Domnio Pblico Ativao: Posicione o cursor sobre o cone, clique com o boto esquerdo do mouse Condies de disponibilidade: Sempre disponvel.

TV Escola
Descrio: Site do projeto TV Escola Ativao: Posicione o cursor sobre o cone, clique com o boto esquerdo do mouse. Condies de disponibilidade: Sempre disponvel.

Pg. 4/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

Portal do Professor
Descrio: Portal do professor Ativao: Posicione o cursor sobre o cone, clique com o boto esquerdo do mouse. Condies de disponibilidade: Sempre disponvel .

Banco Internacional de Objetos Educacionais


Descrio: Site do Banco Internacional de Objetos Educacionais Ativao: Posicione o cursor sobre o cone, clique com o boto esquerdo do mouse. Condies de disponibilidade: Sempre disponvel.

Barra Inferior
A Barra Inferior proporciona atalhos para algumas ferramentas teis do LE, alm conter o Menu LE, que garante acesso a todo o potencial do Ambiente. Os diversos cones da Barra inferior so descritos a seguir:

Pg. 5/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

Descrio: Menu de acesso s possibilidades do sistema (Aplicativos, Executar comando, alterar usurio, Bloquear tela, Encerrar sesso, Reiniciar, Desligar) Ativao: Posicione o cursor sobre o cone, clique com o boto esquerdo do mouse. Movimente o mouse de forma a varrer as opes do menu com o cursor e pare quando tiver selecionado a de seu interesse. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE).

Descrio: Proporciona acesso rea de trabalho. Com este intuito, minimiza janelas de aplicaes abertas, que passam a ficar acessveis a partir da barra inferior, deixando a rea de trabalho limpa. Ativao: Posicione o cursor sobre o cone, clique com o boto esquerdo do mouse. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE).

Descrio: Proporciona acesso pasta do usurio (Minha pasta), abrindo uma janela para a visualizao do contedo salvo pelo usurio. O diretrio Minha pasta contm o diretrio rea de trabalho, alm de outros diretrios e arquivos eventualmente salvos por outros usurios (alunos, professores, funcionrios) em sesses com mesmo nome de usurio (aluno1, aluno2, aluno3, professor). Ativao: Posicione o cursor sobre o cone, clique com o boto esquerdo do mouse. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE).

Descrio: Proporciona acesso Internet, abrindo uma sesso do Navegador Mozilla Firefox. Ativao: Posicione o cursor sobre o cone, clique com o boto esquerdo do mouse.

Pg. 6/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE).

Descrio: Proporciona acesso ao sistema via linguagem de comandos. O sistema abre uma janela exibindo o prompt. Digite o comando do seu interesse e tecle Enter. Ativao: Posicione o cursor sobre o cone, clique com o boto esquerdo do mouse. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE).

Descrio: Esta barra, com um cone e uma identificao ao lado, corresponde a uma janela minimizada, proporcionando acesso sesso da aplicao em andamento. Ativao: Posicione o cursor em cima de qualquer ponto da barrinha em questo, clique com o boto esquerdo do mouse. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE).

Descrio: Exibe os cones ocultos. Ativao: Posicione o cursor em cima da seta, clique com o boto esquerdo do mouse. Condies de disponibilidade: Disponvel sempre que houver cones ocultos.

Descrio: Oculta alguns dos cones visveis.


Pg. 7/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO Ativao: Posicione o cursor em cima da seta, clique com o boto esquerdo do mouse. Condies de disponibilidade: Disponvel sempre que houver cones que possam ser cobertos.

Descrio: Proporciona informao sobre as conexes de rede, em particular sobre a rede sem fio. Ativao: Posicione o cursor sobre o cone, clique com o boto esquerdo do mouse. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE).

Descrio: Exibe o percentual de volume ativo. Permite aumentar ou diminuir o volume de udio. Movimente o mouse de forma que o cursor fique sobre o boto da caixa de rdio, levando o boto at a posio desejada e soltando o mouse em seguida, e para desativar o som clique sobre o quadradinho correspondente opo Mudo. Ativao: Posicione o cursor sobre o cone, clique com o boto esquerdo ou direito do mouse. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE).

Descrio: Exibe informao sobre os dispositivos secundrios conectados. Ativao: Posicione o cursor sobre o cone, clique com o boto esquerdo do mouse. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE).

Pg. 8/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

Descrio: Exibe observaes do Sistema sobre as tarefas executadas pelo usurio. Ativao: Posicione o cursor sobre a seta, clique com o boto esquerdo do mouse. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE).

Descrio: Exibe o contedo da lixeira. Ativao: Posicione o cursor em cima da seta, clique com o boto esquerdo ou direito do mouse. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE).

Descrio: Exibe a documentao de auxlio ao usurio do Sistema (LE). Ativao: Posicione o cursor sobre o cone, clique com o boto esquerdo do mouse. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE).

Descrio: Exibe o horrio e data atual. Ativao: Posicione o cursor sobre a hora e em seguida, ser exibida na tela a data, dia da semana e ano. Ao clicar com o boto esquerdo do mouse, exibido o calendrio, que para fechlo, basta repetir a ao. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE).

Pg. 9/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

Menu LE

Situado esquerda na Barra Inferior, o Menu LE permite o acesso a todos os aplicativos e aes disponveis no Sistema.

Como selecionar uma opo do Menu LE


1. Posicione o cursor sobre o boto LE disposto na barra inferior; 2. D um clique com o boto esquerdo do mouse, e o Sistema abrir o Menu, exibindo uma lista de opes precedidas de cones; 3. Movimente o mouse de forma a varrer as opes do menu com o cursor e pare quando ele estiver marcando a opo do seu interesse; 4. Clique com o boto esquerdo do mouse para que a opo desejada seja acionada.

Pg. 10/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

Opes do Menu LE
Edubar Descrio: Permite o acesso aos recursos da Edubar. Ativao: Selecione a opo Edubar e o Sistema exibir o conjunto de recursos associados aos contedos educacionais do MEC, os mesmos disponveis pela Edubar, situada no centro da parte superior da tela. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE).

Programas Educacionais Descrio: Permite o acesso aos programas de cunho educacional. Ativao: Selecione Programas Educacionais e o Sistema exibir uma lista de programas educacionais classificados pelos tipos de contedo. Basta navegar entre os sucessivos nveis e dar um novo clique com o boto esquerdo do mouse sobre a opo desejada. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE). Ferramentas de Produtividade Descrio: Permite o acesso a programas referentes elaborao, edio e ou visualizao de textos e de outros tipos de documento de utilizao frequente como apoio ao ensino e s atividades didticas e administrativas em geral. Ativao: Selecione a opo Ferramentas de produtividade e em seguida a opo desejada e d um novo clique com o boto esquerdo do mouse. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE). Grficos Descrio: Permite o acesso a programas para a elaborao, edio e ou visualizao de imagens. Ativao: Selecione a opo Ferramentas Grficas e o Sistema exibir uma lista de programas disponveis. Selecione o programa desejado e d um novo clique com o boto esquerdo do mouse. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE). Internet Descrio: Permite o acesso a programas para navegao e bate-papo na Internet. Ativao: Selecione a opo Internet e o Sistema exibir uma lista de programas disponveis; selecione a opo desejada e d um novo clique com o boto esquerdo do mouse. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE), se a conexo com a internet estiver disponvel.

Pg. 11/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO Multimdia Descrio: Permite o acesso a programas referentes criao, edio e reproduo de arquivos de udio e vdeo. Ativao: Selecione a opo Multimdia e o Sistema exibir uma lista de programas. Selecione ento o programa desejado e d um novo clique com o boto esquerdo do mouse. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE). Utilitrios Descrio: Permite o acesso a programas de uso geral (tais como programas de busca e organizao de arquivos, programas de digitalizao de imagens, de compactao de arquivos, calculadora, entre outros). Ativao: Selecione a opo Utilitrios e em seguida o programa desejado e d um novo clique com o boto esquerdo do mouse. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE). Sistema Descrio: Permite o acesso a programas referentes configurao do sistema (qualidade da resoluo, definio de preferncias pessoais, entre outros). Ativao: Selecione a opo Sistema e em seguida o programa desejado e d um novo clique com o boto esquerdo do mouse. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE), mas alguns aplicativos s esto disponveis a alguns tipos de usurios especficos. Executar aplicativos Windows (Wine) Descrio: Permite que sejam rodados programas especficos do Windows em ambiente Linux. Ativao: Selecione a opo Executar aplicativos Windows (Wine) e depois o programa desejado e d um novo clique com o boto esquerdo do mouse. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE). Minha Pasta Descrio: Proporciona acesso pasta do usurio (Minha pasta), abrindo uma janela para a visualizao do contedo salvo pelo usurio. O diretrio Minha pasta contm o diretrio rea de trabalho, alm de outros diretrios e arquivos eventualmente salvos por outros usurios (alunos, professores, funcionrios) em sesses abertas com mesmo nome de usurio (aluno1, aluno2, aluno3, professor). Ativao: Selecione a opo Minha Pasta Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE). Terminal Descrio: Assim como o cone encontrado na barra inferior, proporciona acesso ao sistema via

Pg. 12/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

linguagem de comandos. O sistema abre uma janela exibindo o prompt. Digite o comando do seu interesse e tecle Enter. Ativao: Selecione a opo Terminal. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE). Ajuda Descrio: Assim como o cone encontrado na barra inferior, exibe a documentao de auxlio ao usurio do Sistema (LE). Ativao: Selecione a opo Ajuda. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE). Executar Comando Descrio: Exibe uma caixa de entrada onde o usurio digita um programa a ser executado. Ativao: Selecione a opo Executar Comando. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE). Alternar Usurio Descrio: Permite a entrada de outro usurio no sitema, fazendo com que mais de um usurio esteja com sua sesso aberta. Ativao: Selecione Alternar Usurio Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE). Bloquear Tela Descrio: Inibe a ao dos comandos de teclado e mouse at que a senha do usurio seja digitada. Ativao: Selecione Bloquear Tela. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE). Encerrar Sesso Descrio: Encerra a sesso do usurio corrente. Ativao: Selecione Encerrar Sesso. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE). Reiniciar Descrio: Reinicia o computador. Ativao: Selecione Reiniciar. Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE).

Pg. 13/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO Desligar Descrio: Desliga o computador. Ativao: Selecione Desligar Condies de disponibilidade: Disponvel durante toda a sesso do usurio no Sistema (LE).

rea de trabalho
A rea de Trabalho a imagem de fundo da tela, ou seja, tudo o que visualizado no espao que vai da Edubar at a Barra Inferior, mas a expresso utilizada para designar o espao da tela em que as sesses dos aplicativos so abertos para que o usurio trabalhe com eles. No LE 4.0, os arquivos salvos na pasta rea de trabalho no so exibidos na mesma, sendo o acesso aos arquivos proporcionado a partir de Minha Pasta.

Minha Pasta
Minha Pasta o diretrio a partir do qual o usurio pode criar arquivos com o material do seu interesse. O acesso a esta estrutura de arquivos feita sob demanda, por meio da seleo das opes "Como posso ..." e "ter acesso minha pasta", no menu LE. A estrutura de arquivos do usurio composta de uma srie de diretrios entre os quais pode ser destacado "rea de Trabalho". Os arquivos gravados nesse diretrio no so exibidos ( no ficam aparentes ) para o usurio de forma direta, sendo necessrio o seu acesso a partir da "Minha pasta" O "caminho" na estrutura de arquivos que determina a pasta do aluno, por exemplo, exibido na parte superior direita da tela de "Minha Pasta", abaixo das barras de ferramentas, da seguinte forma:

importante chamar a ateno para o fato de que, embora este espao seja de carter permanente, o compartilhamento de nomes de usurio e senhas tornam esse material temporrio, pois outro aluno/professor que entre posteriormente no LE utilizando a mesma identificao pode modificar e at apagar os arquivos. Sendo assim, se o aluno ou o professor quiser guardar algo de interesse especial, ele dever fazer uma cpia de segurana desses arquivos, por exemplo, via email ou algum dispositivo USB.
Pg. 14/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

Como...
Buscar e ter acesso a contedos do MEC quando...
eles esto instalados de forma completa no disco local? 1. Com o cursor no cone Buscar contedos do MEC da Edubar, d um clique OU No menu LE, selecione a opo Buscar contedos do MEC;

2. Selecione a fonte de interesse (Domnio Pblico, TV Escola ou Portal do


Professor), o tipo e o formato do arquivo e digite o nome do autor e/ou o ttulo do material. Selecione, tambm, se quiser, a disciplina ou o assunto de interesse. D um clique no boto Buscar;

Pg. 15/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

3. Ao visualizar algumas linhas correspondentes aos contedos acessveis


localmente, selecione a linha do material desejado, por meio de clique duplo em qualquer parte da mesma. (O primeiro clique seleciona o contedo e o segundo efetiva a busca);

Pg. 16/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

4. Ao visualizar a tela de resposta, observe, na janela principal da ferramenta de busca, o contedo selecionado; 5. Se quiser gravar o material em rea com acesso mais direto, pode salvar uma referncia (atalho) deste em Minha Pasta;

6. Feche a janela do documento que acabou de salvar; 7. Repita os passos 2 a 6 at ter salvo todos os documentos de interesse.
Observao: Ao selecionar e ativar um contedo de udio, o programa Amarok ser executado, iniciando minimizado na barra de tarefas (na barra inferior), ao lado do relgio.

Salve o contedo do arquivo de texto


Se desejar salvar contedos textuais ativos para acesso rpido (atalho) posterior,

a) D um clique no menu Arquivo da barra superior e selecione a opo Salvar


como, indicando um nome para o arquivo (Note que o sistema mostra um nome em fundo verde e que voc poder substitu-lo por outro mais relacionado ao contedo); b) D um clique no boto Salvar.

Pg. 17/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

Salve o contedo multimdia


Os contedos multimdia (imagem, som, vdeo) exigem procedimento especfico associado a aplicativos especficos (VLC e Amarok).

Salve o vdeo
a) No menu Mdia selecione Salvar lista de reproduo e o aplicativo abrir uma tela para a entrada dos dados de identificao do arquivo a ser criado; b) Selecione a pasta onde quiser gravar a referncia para o vdeo; c) D um clique no boto Salvar.

Observaes: Estes contedos s podero ser recuperados via aplicativo VLC, dentro de uma sesso do LE com o mesmo nome de usurio, por meio da sequncia a seguir:

1. abra o menu LE;


2. 3. 4. 5. 6. 7. selecione a opo Multimdia; selecione o aplicativo VLC; selecione a opo Mdia; d um clique no menu Abrir; d um clique no tipo de material desejado; d clique duplo na linha do arquivo.

Pg. 18/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

Ou com um clique duplo no local onde o arquivo foi salvo.

Salve a msica
Com o aplicativo de reproduo (AMAROK) aberto e a msica em execuo, abra o menu Lista de msicas da barra superior do aplicativo e selecione a opo Exportar lista de msicas como.... O processo de salvar semelhante ao de salvar o vdeo.

Observaes: Estes contedos s podero ser recuperados via aplicativo Amarok, dentro de uma sesso do LE com o mesmo nome de usurio, por meio da sequncia: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. abra o menu LE; selecione a opo Multimdia; selecione o aplicativo Amarok; selecione o menu Amarok; d um clique no menu Abrir; d um clique no tipo de material desejado; d clique duplo na linha do arquivo.

Ou com um clique duplo no local onde o arquivo foi salvo.

Pg. 19/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

Salve a imagem
1. No menu Arquivo na Barra superior, selecione Salvar como..., indicando
um nome para o arquivo. (Note que o sistema mostra um nome em fundo verde e que voc poder substitui-lo por outro mais relacionado ao contedo); 2. D um clique no boto Salvar.

apenas parte deles est instalado localmente? 1. Busque os contedos localmente acessveis da mesma forma como so buscados quando
eles esto instalados de forma completa no disco local; 2. Acesse os sites dos projetos Domnio Pblico e TV Escola, por meio de um clique nos respectivos cones na Edubar e busque mais contedos diretamente nessas fontes;

eles no esto instalados no disco local? 1. Acesse os sites dos projetos Domnio Pblico e TV Escola, por meio de um clique nos
respectivos cones na Edubar e busque os contedos diretamente nessas fontes;

2. Com o cursor sobre o cone Instalar contedos educacionais, da Edubar, d um clique e


Pg. 20/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

instale os contedos, para maior praticidade em futuras atividades.

instalar localmente os contedos educacionais? 1. Clique no cone Instalar contedos educacionais da Edubar ou do Menu LE, Edubar; 2. Digite sua senha de login do LE; 3. Visualize a tela do Synaptic (um pacote genrico de atualizao que utilizado, no LE,
para fazer download dos contedos);

4. Verifique se os pacotes visualizados so os do MEC (rtulos com sufixo -mec);


Observaes: O quadradinho verde esquerda de um pacote significa que ele j est instalado localmente. O quadradinho vazio indica contedo a ser instalado.

5. Em caso negativo, selecione, no menu superior da tela do Synaptic, Pacotes do MEC; 6. Para selecionar um pacote especfico, posicione o cursor em qualquer ponto da linha
descritiva da opo escolhida e d um clique duplo;

7. Na parte inferior direita da janela visualize o ttulo do pacote; 8. Se for necessrio, d um clique no boto Obter captura de tela para visualizar a
descrio do contedo do pacote. (caso contrrio, ignore esse boto); 9. Para trazer para a rea local todos os contedos, selecione todos os pacotes por meio de presso simultnea das teclas Ctrl + A; 10. Aps selecionados os pacotes desejados, d um clique no boto Aplicar, na barra situada acima da lista de pacotes ;

11. Na tela de aviso que aparece a seguir, ignore o contedo e d um clique no boto
Aplicar, no canto inferior direito;

12. d um clique no boto Fechar ou no cone de fechar a janela (x), no canto superior direito,
para sair do programa de instalao de contedos.

Pg. 21/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

ter acesso ao projeto de contedos educacionais...


Domnio Pblico?

1. Selecione Domnio Pblico no cone da Edubar OU no Menu LE;


2. Navegue pelo Portal ou execute sua busca selecionando critrios especficos do material do seu interesse.

Pg. 22/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

TV Escola?

1. Selecione TV Escola no cone da Edubar OU no Menu LE; 2. Navegue pelo Portal ou execute sua busca selecionando critrios especficos do material do seu interesse.

Pg. 23/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO Portal do Professor?

1. Selecione Portal do Professor no cone da Edubar OU no Menu LE; 2. Navegue pelo Portal ou escolha um dos temas propostos na pgina inicial e efetue uma busca.

Pg. 24/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

Banco Internacional de Objetos Educacionais

1. Selecione Banco Internacional de Objetos Educacionais no cone da Edubar OU no Menu LE; 2. Navegue pelo Portal ou execute uma busca por um objeto ou coleo.

Pg. 25/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO ter acesso a programas (software) educacionais? No Menu LE, selecione a opo Programas educacionais e, em seguida, selecione a rea e o programa especfico do seu interesse.

Pg. 26/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

ter acesso s ferramentas de produtividade... No Menu LE, selecione Ferramentas de produtividade e em seguida o aplicativo de seu interesse.

Pg. 27/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO ter acesso s ferramentas grficas... No menu LE, selecione Grficos e em seguida o programa que atender sua necessidade de trabalho.

ter acesso Internet para...


buscar informao num endereo especfico conhecido? 1. No Menu LE, selecione a opo Internet e, em seguida, um dos navegadores disponveis (Firefox ou Konqueror); 2. Digite o endereo web conhecido na caixa de texto na parte superior do navegador e efetive a busca.
Pg. 28/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

OU 1. Na Barra Inferior, d um clique no cone do globo (que indica o navegador Firefox); 2. Digite o endereo web especfico conhecido na caixa de texto na parte superior do navegador e efetive a busca.

Pg. 29/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO utilizando uma ferramenta de busca... 1. No Menu LE, selecione a opo Internet e, em seguida, um dos navegadores disponveis (Firefox ou Konqueror); 2. No Firefox, digite, na caixa de texto na parte superior, as palavras-chave que melhor representam o contedo procurado. No Konqueror, digite o endereo WEB da ferramenta de busca da sua preferncia (Google, Bing, etc) e, uma vez nesta, digite as palavras-chave que melhor representam o contedo procurado. OU

1. Na Barra Inferior d um clique no cone do globo (que indica o navegador Firefox);


2. Digite as palavras-chave que melhor representam o contedo procurado.

enviar e receber mensagens? 1. No Menu LE, selecione a opo Internet e, em seguida, um dos navegadores disponveis (Firefox ou Konqueror); 2. Digite o endereo do seu servidor de email na caixa de texto na parte superior do navegador e efetive a ao. OU 1. Na Barra Inferior, d um clique no cone do globo (que indica o navegador Firefox); 2. Digite o endereo do seu servidor de email na caixa de texto na parte superior do navegador e efetive a ao.

Pg. 30/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

participar de conversas em tempo real? No Menu LE, selecione a opo Internet e, em seguida, o programa AMSN.

ter acesso ferramenta de multimdia... No Menu LE, selecione Multimdia e, sem seguida, a ferramenta grfica que atender s suas necessidades de trabalho.

Pg. 31/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

ter acesso aos utilitrios... No Menu LE, selecione Utilitrios e, em seguida, aquele que atender s suas necessidades de trabalho.

Pg. 32/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

ter acesso Minha Pasta? No Menu LE, selecione Minha Pasta OU na Barra Inferior, d um clique no cone da pastinha que d acesso direto Minha Pasta.

Pg. 33/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO obter Ajuda? Para obter ajuda geral sobre o ambiente LE, d um clique no cone da boia na barra inferior OU no menu LE, selecione a opo Ajuda;

Pg. 34/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

Para obter ajuda sobre a busca de contedos localmente acessveis, clique no cone da boia no canto superior esquerdo da janela da ferramenta de busca.

Pg. 35/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO executar um comando? No Menu LE, selecione a opo Executar comando; Na Barra Inferior, d um clique no cone da tela, que d acesso direto ao ambiente de comandos Unix.

Pg. 36/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

MANUAL DO USURIO

sair do sistema (LE)?

1. No Menu LE, selecione a opo de sada que melhor se adequar situao: Bloquear
tela (que suspende a sesso at o usurio voltar e digitar novamente a sua senha), Encerrar sesso (que encerra a sesso do usurio ativo sem desligar a mquina); 2. Reiniciar (que inicializa o Sistema) e Desligar, que encerra a sesso e desliga a mquina.

Pg. 37/37
Centro de Computao Cientfica e Software Livre

Vous aimerez peut-être aussi