Vous êtes sur la page 1sur 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO

Marcelo de Almeida Silva

Por uma maneira inovadora de ensinar Filosofia

Vitria 2012

Marcelo de Almeida Silva

Por uma maneira inovadora de ensinar Filosofia

Artigo com fins avaliativos da disciplina Ensino de filosofia

Vitria 2012

Resumo Proposta no sentido de inovar a maneira como se tem trabalhado o ensino da filosofia no ensino bsico, a partir de uma anlise rpida dos principais elementos do desafio de se ensinar filosofia e com a pretenso de se alcanar a partir do reconhecimento de algumas dificuldades uma maneira eficaz de se realizar o ensino da filosofia .

Sumrio 1- Apresentao da proposta.................................. 2.1- A filosofia......................................................... 2.2- Ensinar............................................................. 2.3 Educando/Aluno............................................. 4. Impresses prprias............................................

1 -Por uma nova metodologia de ensino de filosofia. O objetivo deste artigo expor uma proposta de uma metodologia inovadora e eficaz para o ensino da Filosofia, e para isto acredito que devamos primeiro identificar alguns elementos com os quais vamos lidar. Listarei abaixo os elementos que percebo como prioritrios ao ensino da filosofia, e mais adiante, tratarei das minhas propostas no sentido de resolver alguns problemas que identifico no atual formato do ensino de filosofia.

2.1- Filosofia Se voc no pode explicar algo de maneira simples porque no compreende este algo bem o suficiente. Albert Einstein

Quando tentamos ensinar Filosofia, assumimos duas posies implcitas, a primeira a de que sabemos do que se trata a Filosofia, e a segunda a de que possvel ensinar outra pessoa a pratica-la. A primeira pergunta deve ser realizada anteriormente ao solo da sala de aula, e uma vez respondida, o posicionamento deve ser bem assegurado (seja no mbito das declaraes profticas da metafisica, seja na relatividade do pragmatismo tpico da filosofia contempornea) de forma que o educador possa explicar de modo claro e simples para os alunos qual o contedo que esta tentando lhes expor. Quanto a segunda questo se possvel ensinar algum, devemos direcionar esta pergunta um dos trs mbitos a seguir, contedo, prtica e essncia. No primeiro mbito o dever ser passar para os educandos o contedo produzido por filsofos durante a histria de sua tradio, na segunda estaramos ensinando aos educandos qual o posicionamento terico a partir do qual ser possvel participar da produo que se caracteriza como filosfica, no terceiro mbito ensinaramos aos educando o que a Filosofia. Aps resolvidas internamente estas questes poderemos passar para a prxima etapa de preparao do Professor de Filosofia, a saber;

2.2 Ensinar No existe Paulo Freire ensino sem pesquisa nem pesquisa sem ensino

Antes de comear a ensinar deveramos responder internamente a questo, qual o modo mais simples de se conhecer algo, e qual o modo mais fcil de explicar isto para outra pessoa. A primeira questo ter o objetivo de nos colocar na posio de aluno que vai encontrar uma ideia a qual ter de aplicar a um objeto qualquer em seu mundo, e na posio deste aluno deveremos identificar as dificuldades e atalhos para uma compreenso mais ampla da ideia/ contedo/pratica da filosofia. A segunda questo nos colocar na posio do educador que tenta encontrar os termos mais difceis de serem impedidos de acessar a teia de compreenses do educando, nesta tarefa deveremos tentar impedir nosso vocabulrio(de professor) de aderir aos termos viciantes da forma culta de nosso idioma.

2.3Educando/Aluno Esta etapa dever apontar o que a figura do aluno no contexto social em que esta inserida. Tratarei assim desta figura no ensino pblico, onde percebemos uma srie de caractersticas alm da figura do aluno naquele ser humano presenta na sala de aula. Num pas como o Brasil podemos observar vrios fatores sociais que podero afastar o aluno dos contedos do ensino da filosofia, como a pobreza intrinsicamente ligada misria, a precariedade da assistncia social e a supervalorizao do ensino tcnico, todos estes fatores reunidos num s individuo formam o quadro que impede qualquer forma de aproximao com a filosofia ensinada no mbito das abstraes tpicas dos interessados no tema (professores e graduandos).

4. Impresses prprias A partir dos apontamentos acima registrados passamos agora para as consideraes do que acredito serem alguns bons posicionamentos para um professor de filosofia. Numa sociedade voltada para o desenvolvimento tcnico, para a produo pela produo, o acumulo pelo desperdcio, o ensino dos temas ligados s cincias humanas tem um desafio extra, que o de despertar o interesse dos alunos sem contar com o auxilio do usual apelo aos prazeres resultantes do acumulo financeiro. A este desafio o professor ter o recurso de responder com os prprios questionamentos possibilitados pela abordagem filosfica da questo sobre estes conceitos de vida ideal. Para alm dos desafios de se dedicar a o ensino de filosofia, o professor enfrentar os desafios de ensinar num pas onde o descaso para com a educao do governo muito bem refletido pela vasta maioria dos alunos, a este problema teremos de nos aproximar de um carter menos abstrato e mais pragmtico da filosofia, de modo a garantir aos alunos que o trabalho com a filosofia no lhes ser tempo perdido para elucubraes abstratas e desconexas de qualquer aspecto de suas vidas. Concluo ento que para o professor de filosofia encarar o aluno tpico brasileiro, ele dever antes disto obter a capacidade de ver a filosofia como uma ferramenta necessria e volta para e no como uma coisa com fim em si mesma. Para alm do que diz respeito ao encontro com os alunos acredito que o ensino de filosofia se d no como o simples transmitir do conhecimento histrico sobre a tradio filosfica aos educandos, mas sim por um vis de possibilitar novas leituras do mundo que cerca o estudante, numa percepo heideggeriana de como possvel definir filosofia, podemos apenas explicar aos alunos o que a filosofia por meio da pratica desta, o professor entra ento com aquele que vai possibilitar que o aluno possa no se aproximar da verdadeira definio de filosofia , mas sim que ele v se afastar de definies metafsicas de quaisquer elementos do mundo que o cerca. Com isto iremos possibilitar o que aquela pessoa a quem somos pagos pra ensinar filosofia possa por si apenas, descobrir o que a filosofia, pois acredito que o ato de filosofar no pode ser explicado de modo definitivo ou cientifico, pode apenas ser julgado pelo individuo que atua e apenas no momento que atua.

Vous aimerez peut-être aussi