Vous êtes sur la page 1sur 2

Classificao das Normas Constitucionais

quinta-feira, 3 de maio de 2012 22:06 Teoria do Estado e da Constituio Prof. Espedito Pinheiro de Souza

@AleBezerra

Consideraes iniciais
As normas constitucionais so dotadas de vrios graus de eficcia jurdica e aplicabilidade, de acordo com a normatividade que lhe tenha sido outorgada pelo constituinte, fato que motivou uma srie de grandes doutrinadores a elaborar propostas de classificao quanto ao seu grau de eficcia e aplicabilidade.

Promulgao e Vigncia (noes)


Promulgao: opera no mundo jurdico, no plano de existncia como norma jurdica.
Vigncia: refere-se a capacidade de produo dos seus efeitos:

Eficcia - a constituio s eficaz quando efetivamente produz efeitos, quando o


fato em que a norma aplicada em seguida. Eficcia e aplicabilidade so fenmenos conexos. A eficcia a potencialidade e a aplicabilidade, a praticidade.

Vacatio Constitutiones - a constituio entra em vigor na data da promulgao.


Todas as normas constitucionais possuem eficcia, mas certo que se diferenciam em grau com os seus efeitos jurdicos, ou seja, tem aplicabilidade e valor jurdico diversos uma das outras.

Classificao doutrinria
Entre ns, merecem destaque a classificao elaborada pelos constitucionalistas.

Classificao de Rui Barbosa

Normas constitucionais auto-executveis so preceitos constitucionais completos,


que produzem seus plenos efeitos com a simples entrada em vigor da constituio.

Normas constitucionais no auto-executveis so normas indicadoras de princpios,


sem estabelec9rem normas que lhes deem plena eficcia, exigem atuao legislativa posterior para efetivao, possibilitando, s ento, sua execuo. Classificao de Jos Afonso da Silva

Normas de eficcia plena so aquelas que desde a entrada em vigor da constituio


produzem ou tem possibilidade de produzir todos os efeitos essenciais, que o legislador constituinte, direta e normativamente, quis regular, so normas de aplicabilidade direta, imediata e integral. Arts. 5 II e XXV, par. 1; 12 a 16, CF

Pgina 1 de Classificao das Normas Constitucionais

Normas de eficcia contida so aquelas em que o legislador constituinte regulou os


interesses relativos a determinada matria, mas deixou margem a atuaao restritiva por parte da competncia discricionria do poder pblico, nos termos em que a lei estabelecer. So normas de aplicabilidade direta, imediata, mas no integral, porque sua eficcia e aplicabilidade (imposta por lei, por outras normas constitucionais ou por certos conceitos jurdicos amplamente aceitos).

08/05/2012 20:20
Normas de eficcia limitada so aquelas que no produzem com a simples entrada
em vigor, os seus efeitos essenciais, porque o legislador constituinte, por qualquer motivo, no estabeleceu, sobre a matria, uma normatividade para iss bastante, deixando essa tarefa ao legislador ordinrio ou a outro rgo do Estado. So normas de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida. Porque somente incidem totalmente aps uma normatividade ulterior que lhes desenvolva a eficcia. As normas de eficcia limitada classificam-se em dois grupos: As definidoras de princpio institutivo ou organizativo. So aquelas pelas quais o legislador constituinte traa esquemas gerais de estruturao, para que o legislador ordinrio os estruture em definitivo, mediante lei. Ex. arts. 33, 88,91 par. segundo e 113. Essas normas podem ser: impositivas ou facultativas. Impositivas determinam ao legislador, em termos peremptrios. Ex. arts 20, par. segundo, 32, par. quarto, 33, 88 e 91, par segundo, CF. Facultativas ou permissivas quando no impe uma obrigao. Ex.: art. 22, par. nico, 125, par. terceiro, 195, par. primeiro, 25, par. terceiro e 134, I, CF.

Normas Constitucionais definidoras de princpios programticos so aquelas pelas quais o constituinte, em vez de regular, direta e imediatamente, determinados interesses limitou-se a lhes traar os princpios para serem cumpridos pelos poderes estatais e administrao, como programas das respectivas atividades, visando a realizao dos fins sociais. Ex. art. stimo, XX, XXVII, art. 173, par. quarto e 216, par. terceiro, CF.
Norma de eficcia limitada, de contedo programtico perde sua natureza quando o programa nela previsto e concretizado pelo legislador ordinrio. Ex. art. stimo, XI, CF.

Pgina 2 de Classificao das Normas Constitucionais

Vous aimerez peut-être aussi