Vous êtes sur la page 1sur 30

pgina - 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos

Solos
Intemperismo
Conceito
Conjunto de processos: fsicos, qumicos, fsico-qumicos que atuam na superfcie dos continentes e que acabam transformando, aps milhares a milhes de anos: ROCHA S Materiais tenazes c=500 a 1800 Kgf/cm2 Onde c = Resistncia compresso simples. Rochas so agregados de minerais firmemente entrelaados e/ou fortemente cimentados, que no so desagregados pela presso dos dedos. Rochas sedimentares como argilitos e folhelhos podem ser desagregados quando pressionados com os dedos. Solos so agregados de minerais (na sua maioria argilo-minerais) justapostos ou frouxamente entrelaados e/ou fracamente cimentados, que so desagregados pela presso dos dedos quando midos ou secos. Os solos e os saprolitos so o resultado final do intemperismo fsico e qumico sobre as rochas. Rochas sedimentares, como argilitos, possuem uma resistncia mecnica semelhante aos solos, mas no devem ser consideradas como solos. SAPROLITOS Rochas podres ou Parcialmente decompostas SOLOS Materiais friveis c=0a50 Kgf/cm2

Tipos de intemperismo
Intemperismo fsico compreende os processos que fraturam ou fragmentam as rochas e desagregam os minerais das rochas. Intemperismo qumico compreende os processos capazes de decomporem os minerais das rochas. Essa decomposio transforma os minerais primrios em minerais secundrios (argilo-minerais).

pgina - 2 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos

Solo residual

SOLO

SAPROLITO

ROCHA

pgina - 3 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos

Processos do intemperismo fsico


Variao da temperatura
As rochas, por ao do sol, so aquecidas 1,5 a 2,5 vezes mais que a atmosfera, apresentando temperaturas acima de 60C. noite elas passam a ter temperaturas da ordem de 20C. Em algumas regies, pode chegar at 10C e em outras, at de 0C. Cada mineral possui um coeficiente de dilatao diferenciado, provocando a desagregao da rocha devido as tenses de dilatao e compresso internas no macio rochoso. As rochas, nestas condies: Durante o dia : DILATAM-SE Durante a noite: CONTRAEM-SE

Sendo submetidas diariamente a esforos intermitentes que aps dezenas a centenas de milhares de solicitaes so capazes de provocarem o fraturamento das rochas, por fadiga.

Hidratao dos minerais das rochas


A maioria dos minerais das rochas, inclusive os feldspatos: hidratam-se com aumento de volume deslocando e quebrando os minerais adjacentes. A hidratao dos minerais origina tenses internas que so as principais responsveis pela desagregao das rochas, dando origem a solos com fragmentos de rocha e arenosos, quando originrios de rochas macro-granulares (granitos, gnaisses, conglomerados, arenitos, etc) e dando origem a solos siltosos, quando originrios de rochas micro-granulares (basaltos, riolitos, etc).

Congelamento e degelo
A gua ao congelar-se, cristaliza-se e aumenta em 9% seu volume. Quando uma fenda estiver cheia de gua e a temperatura atingir 22C, o congelamento da gua exerce sobre as paredes uma fora expansiva da ordem de 2000 Kgf/cm2, que poucas rochas so capazes de resistir. A repetio peridica do congelamento e degelo das guas intersticiais, que ocupam parcialmente ou totalmente os poros e as fendas, acaba por fragmentar a rocha, mesmo as mais resistentes. Em regies sujeitas a ciclos de congelamento e degelo, as rochas esto cobertas por uma camada de cascalho anguloso (fragmentos de rocha) resultantes da ao do gelo.

pgina - 4 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos
Tenses nas fraturas Devido ao deglo

Crescimento dos minerais (cristais)


As guas de infiltrao e/ou gases podem precipitar, de forma lenta e gradual, solutos nas fendas das rochas, dando origem a cristalizao de sais ou minerais. Os minerais, dessa forma, podem exercer foras de expanso devido a cristalizao, similares s do congelamento das guas intersticiais, nas paredes das fendas, capazes de provocar a fragmentao das rochas adjacentes de forma lenta e progressiva.

Alvio de presses
Degelo de espessas camadas de gelo aps um perodo glacial ou eroses de espessas camadas de solos e rochas provocam nos macios rochosos alvio de presso e conseqente expanso do macio, originando fraturas paralelas superfcie do terreno ou a abertura de fendas existentes.

pgina - 5 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos O efeito de alvio de presses se faz sentir at centenas de metros abaixo da superfcie do terreno. Esse tipo de intemperismo tem importncia em barragens construdas em vales formados por eroso.

O alvio de presso faz-se sentir tanto no sentido vertical como no sentido horizontal. Devido as grandes massas de rocha removidas por eroso, o nmero de fendas abertas por alvio de presso significativo e, fatalmente, ocorrero grandes fugas de gua sob as barragens construdas em tais vales.

pgina - 6 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos

NA

Fundaes por sapatas sobre rocha pressupem recalques nulos. Mas, se existir abaixo da superfcie da rocha uma fenda aberta, horizontal ou inclinada, recalques significativos ocorrero, provocando fissuras, trincas e at fraturas no edifcio, comprometendo sua estabilidade.

Na caso de taludes em cortes de estrada. Quando realizada a escavao para a abertura da estrada, retirado o apoio natural do macio rochoso. Como conseqncia, aparecem fissuras no macio rochoso ou solo, podendo ocorrer a ruptura do talude.

pgina - 7 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos

Princpios do intemperismo qumico


A gua de infiltrao, proveniente da chuva, que chega at as rochas, levemente cida, porque incorpora: CO2, oxignio e nitrognio ao atravessar a atmosfera; cidos orgnicos e CO2 provenientes da transpirao e putrefao dos organismos, em geral microorganismos, que existem em abundncia nos poros da parte superior dos solos sobre as rochas.

As substncias em soluo, de grande mobilidade e grande atividade qumica, so capazes de realizar uma permuta de radicais bsicos ou cidos com minerais das rochas. Da mesma forma, os colides, que ocorrem tambm em suspenso nas guas de infiltrao, sendo de fcil disperso e possuindo ons na capa externa de gua absorvida, podem reagir com os minerais das rochas. Assim, o mecanismo do intemperismo qumico consiste na troca lenta e gradual de ons, durantes milhares (ou milhes) de anos entre os solutos e os colides das guas de infiltrao de um lado e os minerais das rochas de outro lado. O intemperismo qumico depende, portanto, exclusivamente da gua, predominando nos climas midos e sendo mnimo nos climas desrticos. Para que a decomposio qumica dos minerais se efetue, necessrio que haja um fornecimento contnuo de ons em soluo e/ou colides em suspenso pelas guas de infiltrao, que percolam em direo rocha. Alm da presena de gua, as condies de pH e eH do ambiente de decomposio contribuem para a velocidade do intemperismo e os minerais que sero formados, por exemplo: dependendo das condies de pH e eH o Fe pode se alterar para Fe+2 ou Fe+3.

pgina - 8 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos Como, abaixo do nvel de drenagem de uma regio, as guas no se encontram em movimento, este nvel o limite inferior do intemperismo qumico, ou seja, abaixo do nvel de drenagem no ocorre decomposio das rochas.

Na zona de intemperismo, verifica-se um grande nmero de reaes qumicas e, conforme forem estas reaes, assim sero classificados os processos de intemperismo qumico.

Processos do intemperismo qumico


Oxidao
Os ons de oxignio contidos nas guas de infiltrao, provenientes da atmosfera e da dissociao das molculas de gua, reagem com os minerais escuros das rochas liberando xidos de ferro hidratados. Exemplo: mFeS2 + nH2O + pO- = x(Fe2O3 y H2O) + zH2SO4 pirita xido de ferro hidratado

Os xidos de ferro hidratados so os grandes pintores da natureza, apresentando cor amarelo parda, quando muito hidratados (Fe+3); e cor vermelha, quando pouco hidratados (Fe+2). Por esta razo, o manto de intemperismo apresenta tonalidades variando em geral do amarelo ao vermelho. Quando a concentrao de xido de ferro muito grande no solo, esse pode se tornar uma importante fonte de minrio de ferro. Esse solo rico em ferro conhecido como solo latertico.

pgina - 9 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos

Dissoluo
O CO2 (dixido de carbono) dissolvido nas guas de infiltrao, provenientes da atmosfera e da transpirao, secreo e putrefao dos organismos, (em geralmicroorganismos) existentes nos poros dos solos, reagem com os minerais carbonatados das rochas, dissolvendo-os. Exemplos: CaCO3 + H2O + CO2 = Ca(HCO3)2 calcita insolvel bicarbonato de Ca solvel

CaMg(CO3)2 + 2 H2O + 2 CO2 = Ca(HCO3)2 + Mg(HCO3)2 dolomita insolvel bicarbonatos solveis

Os calcreos (rochas sedimentares) e os mrmores (rochas metamrficas) so constitudos basicamente de calcita ou dolomita respectivamente. As guas de infiltrao que percolam pelas fendas daquelas rochas dissolvem seus minerais predominantes sem deixar resduos formando, aps milhares de anos, canais e cavernas de dissoluo. Nas barragens sobre mrmores e calcreos:

pgina - 10 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos

Quando h canais e cavernas de dissoluo (caso1) ocorrero grandes fugas de gua pelos canais e cavernas, e, at mesmo, desmoronamento do teto das cavernas com afundamento e o colapso da barragem; quando no h canais e cavernas (caso2) a rocha de fundao ser estanque e estvel. Na figura abaixo podemos ver a ao do intemperismo sobre esttuas de mrmore na Frana, devido a ao da chuva cida.

Hidrlise
Os ons de H+ nas guas de infiltrao, provenientes da dissociao das molculas de gua e dos solutos cidos, reagem com os minerais alumino-silicatos das rochas quebrando a estrutura cristalina da maioria dos minerais, dando origem a novas espcies minerais, como as argilas.

pgina - 11 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos Hidrlise dos alumino-silicatos de K, Ca e/ou Na: mKalSi3O8 + n H2O + p H+ = ARGILA + x SiO2 2H2O + y K+ feldspato K ou ortoclsio Hidrlise dos silicatos de Al, Fe e MgO:
m(Mg,Fe,Al,Ca)Si2C6 + nH2O + pH+ = ARGILA + q(Fe2O3 xH2O) + yFe++ + zMg++ + wCa++

slica coloidal

A transformao de um mineral em argila por intemperismo leva, na natureza, centenas a milhares de anos. As argilas no se formam num perodo curto, como no correspondente vida til das obras de engenharia. Por hidrlise, podem se formar diferentes tipos de argilas, dependendo das condies ambientais de drenagem natural e de pH, que podem ser classificados em argilas expansivas e no expansivas. Entre as argilas no expansivas ou de expanso desprezvel, as mais comuns so: Caolinitas, que so silicatos hidratados de Al; Micas hidratadas, que so basicamente silicatos hidratados de Al com K ou Na, podendo conter ainda Fe e Mg. Montmorilonitas: silicatos hidratados de Al, Fe e Mg. Nontronitas: silicatos hidratados de Al e Fe. Serpenitas: silicatos hidratados de Al e Mg.

Entre as argilas expansivas, denominadas de esmectitas, as mais comuns so:

Todas as argilas so partculas lamelares com a mxima dimenso variando de 2 microns a 0.1 micron e ctions absorvidos na superfcie delas. As esmectitas (do grupo das montmorilonitas) so as que possuem maior carga eltrica, apresentando expanses de aproximadamente 200% quando possuem ctions de Ca++ absorvidos, entre 400 e 700% quando possuem ctions Na+ absorvidos.

Intemperismo predominante
Os processos de intemperismo fsico e qumico no ocorrem isoladamente, mas simultaneamente. Dependendo das condies climticas, podem predominar os processos de intemperismo fsico ou os processos de intemperismo qumico. Em climas secos (frios ou quentes) predomina o intemperismo fsico; em climas midos predomina o intemperismo qumico. As reaes qumicas so aceleradas pela temperatura, portanto o intemperismo qumico ser maior nas regies de climas midos e quentes do que nos climas midos e frios. Ele mximo, evidentemente, nos trpicos. Por estas razes, que as espessuras mximas dos mantos de solos de decomposio de rochas (regolitos) so da ordem de 120 m entre Curitiba e So Paulo, enquanto no Rio

pgina - 12 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos Grande do Sul so da ordem de 40 m, apesar da precipitao pluviomtrica ser aproximadamente a mesma. Na regio amaznica, as jazidas de bauxitas ocorrem em solos residuais com espessuras de at 100m. A profundidade do intemperismo fsico pequena, enquanto a do intemperismo qumico muito grande, atingindo a mais de uma centena de metros em climas quentes e midos.

Resistncia dos minerais ao intemperismo qumico escala de resistncia do intemperismo


A resistncia a decomposio dos minerais silicatados diretamente proporcional ao teor de slica e inversamente proporcional ao teor de ctions presentes dentro da estrutura cristalina dos minerais. Por esta razo, o quartzo, constitudo s de SiO2, dificilmente se encontra decomposto na natureza.

Escala de resistncia
MINERAIS ESCUROS MINERAIS DE MINERAIS DE ALTA BAIXA RESISTNCIA RESISTNCIA MINERAIS CLAROS FELDSPATO Ca PIROXNIOS ANFIBLIOS MICA BIOTITA(preta) FELDSPATO CaNa FELDSPATO NaCa FELDSPATO Na FELDSPATO K HEMATITA LIMONITA F2O3 F2O3 n H2O MICA MOSCOVITA(branca) CALCEDNIA QUARTZO

RESISTNCIA CRESCENTE

Importncia da resistncia decomposio dos minerais para a espessura dos solos residuais
Num mesmo clima mido e numa mesma topografia a espessura dos solos, que residem sobre a rocha que lhes deu origem por decomposio, varivel com o tipo de rocha.

pgina - 13 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos

As composies mineralgicas daquelas rochas so as seguintes: Granitos Feldspatos K Quartzo Feldspato CaNa Xistos Filitos Micas escuras Quartzo 70% 30% Quartzito Quartzo Feldspato 90% 10% 60% 30% 10% Basaltos Diabsios Feldspatos CaNa Piroxnios 60% 40%

Os basaltos e os diabsios, de mesma composio, so rochas constitudas de minerais de baixa resistncia a decomposio, dando origem a grande espessura de solo, dependendo da morfologia do terreno. Os xistos e os filitos, sendo constitudos principalmente de micas com uma resistncia ao intemperismo qumico um pouco maior, originam solos com uma espessura um pouco menor que a dos provenientes dos basaltos. Os quartzitos, constitudos basicamente de quartzo que no se decompem, ocorrem na superfcie sem cobertura de solos ou geram solos de muito pequena espessura. Geralmente ocorrem solos arenosos de pequena espessura em zonas planas. J os granitos, onde predominam minerais de alta resistncia decomposio (+ 85%), esto cobertos por uma pequena espessura de solos em relao aos basaltos e aos xistos. Dessa forma, a construo de subsolos de edifcios deve ser realizada preferencialmente sobre xistos ou basaltos, porque as escavaes em solos custam cinco vezes menos do que em rocha. Deve-se evitar, por motivos econmicos, construlos sobre granitos ou quartzitos.

pgina - 14 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos

Velocidade do intemperismo qumico em rochas ss


A velocidade de intemperismo qumico muito pequena. Em laboratrio se consegue reproduzir o intemperismo qumico, mas no se obteve ainda uma escala de tempo. Os dados que se dispe so de obras muito antigas, onde as rochas empregadas ficaram permanentemente expostas ao sol e chuva e apresentaram as seguintes velocidades de decomposio: PIRMIDES DE GRANITO DO EGITO TMULOS DE MRMORE DA INGLATERRA 1cm/5000 anos 1cm/200 anos

Portanto, toda vez que se empregar rochas ss e duras constitudas de mineraissilicatos, como os granitos, os gnaisses, os basaltos, etc., deve-se esperar uma velocidade de decomposio maior que 1cm/1000 anos. Assim, no haver qualquer problema de durabilidade dessas rochas, uma vez que a vida til das obras de engenharia , em geral, bem inferior a 100 anos.

Saprolitos
Quando se emprega saprolitos (rochas podres ou rochas parcialmente decompostas) nas obras, a velocidade do intemperismo qumico muito varivel, desde desprezvel a muito grande. H casos em que os saprolitos se desagregam em solos em poucos anos e at em poucos dias, reduzindo em muito a resistncia deles. No Rio Grande do Sul foram verificados, em algumas rodovias, casos de desagregao dos saprolitos empregados na estrutura dos pavimentos, que se transformaram em solos aps perodos muito curtos, como em Bento Gonalves (4 anos), Santa Maria (4 meses), Sarandi (poucos dias). Quando se emprega saprolitos em obras sujeitas a ao do sol e das chuvas, a possibilidade de ocorrer degradao deve ser considerada, devendo-se realizar previamente, antes do incio dos trabalhos de construo, ensaios de durabilidade. A anlise de qualidade dos materiais de construo naturais ou industriais deve ser desenvolvida atravs de ensaios tecnolgicos de modo a responder as seguintes perguntas: Qual a resistncia mecnica? Quanto dura a resistncia mecnica?

Para todo e qualquer material de construo sempre existe um ensaio tecnolgico especfico de durabilidade, que pode ser realizado em laboratrios tecnolgicos pblicos e privados, que existem em qualquer metrpole estadual.

pgina - 15 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos

Alterao dos saprolitos e constituio dos saprolitos


Nos saprolitos, alguns minerais no se decompem, como o quartzo, outros so resistentes a decomposio, como o feldspato K, que se apresentam parcialmente decompostos, e outros de baixa resistncia, como os piroxnios, podem j estarem transformados em argila. Os saprolitos, em geral, possuem a seguinte constituio:

esqueleto resistente minerais sos minerais parcialmente decompostos argilas nos vazios do esqueleto, provenientes da decomposio final dos minerais de fcil decomposio. As argilas podem ser: caolinitas (no expansiva) ilitas (no expansivas) esmectitas com Ca expanso de 200% na expanso de 400 a 700%

Mecanismo de alterao dos saprolitos


As argilas expansivas sob a ao do sol se contraem, sob a ao da chuva se expandem. Se as argilas forem expansivas e o esqueleto petreo no resistir s foras de expanso das argilas haver degradao do saprolito (c de 200 a 500 Kgf/cm2) em solo (c de 0 a 10 Kgf/cm2). Se as argilas forem expansivas e o esqueleto petreo resistir s foras de expanso das argilas, o saprolito no sofrer degradao, mantendo seu comportamento de rocha e sua resistncia inicial.

pgina - 16 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos Se as argilas no forem expansivas no haver degradao dos saprolitos que mantero a resistncia inicial de rocha.

Ensaios de durabilidade dos saprolitos


Mais usual no Brasil para determinar a durabilidade da pedra britada o Ensaio de Sanidade com Soluo de Sulfato de Sdio. Amostras representativas da pedra britada a ser empregada numa obra so submetidas em laboratrio a cinco ciclos de 24 horas de secagem em estufa a 110C, 18 horas de imerso em recipiente com soluo de Na. Se as perdas por degradao (desagregao dos minerais ou fraturamento ), aps os cinco ciclos, forem: > 12% a pedra britada considerada inadequada; < 12% a pedra britada considerada adequada.

Durante a imerso, nesse ensaio, a soluo se infiltra nos poros e nas micro- fendas das pedras britadas, precipitando sulfato de sdio naqueles interstcios, que se cristalizam e exercem presses de cristalizao nas paredes. Estas presses de cristalizao so muito maiores que as presses de expanso das argilas, responsveis pela degradao na natureza.

Produtos finais do intemperismo qumico dos minerais de rocha


feldspatos argilas + m SiO2 2 H2O + cations (Na+, Ca++, K+) piroxnios argilas + m Fe2O3 n H2O + cations (Ca++, Mg++) anfiblios mica biotita argilas + m Fe2O3 n H2O + p SiO2 2 H2O + Mg++) mica moscovita argilas + m SiO2 2 H2O + cations (K+) quartzo no se decompe calcita (CaCO3) se dissolve sem deixar resduo dolomita (CaMgCO3) se dissolve sem deixar resduo cations (K+,

A figura abaixo apresenta o resultado do intemperismo qumico para as rochas gneas predominantes no Rio Grande do Sul. Pode-se observar que o quartzo no sofre intemperismo qumico.

pgina - 17 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos

Constituio dos Solos


Partculas slidas justapostas em cujos vazios h ar e/ou gua com xidos e ctions em soluo.

Partculas constituintes dos solos: pedras 76 mm (fragmentos de rocha sos ou parcialmente decompostos) pedregulho 76 > 4.8 mm (minerais muito grandes sos ou parcialmente decompostos) areias grossas 4.8 > 0.84 mm ( minerais grandes sos e/ou parcialmente decompostos) areias mdias 0.84 > 0.25 mm (minerais mdios sos e/ou parcialmente decompostos) areias finas 0.25 > 0.05 mm (minerais pequenos sos e/ou parcialmente decompostos) siltes 0.05 > 0.005 mm (minerais muito pequenos, invisveis a olho nu sos e/ou parcialmente decompostos) argilas < 0.005 mm (minerais provenientes da decomposio final dos minerais silicatos da rocha, que se caracterizam por apresentar plasticidade quando saturados e endurecimento quando secos)

pgina - 18 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos

Classificao geolgica dos solos


solos residuais: residem sobre as rochas que lhes deram origem solos transportados: constitudos de partculas que sofreram transporte, no residindo mais sobre as rochas que lhes deram origem. solos orgnicos resultantes da decomposio parcial da celulose da vegetao acumulada na superfcie dos continentes.

Solos residuais
Desenvolvimento do manto de intemperismo
As rochas no interior da crosta terrestre se encontram ss com um sistema de fendas resultante dos processos de formao e dos processos tectnicos que possam ter ocorrido posteriormente. Entrando em contato com a superfcie da crosta terrestre ou prximo dessa situao, as rochas passam a ser submetidas inicialmente a ao dos processos de intemperismo fsico que acabam:

fraturando e/ou fragmentando-as, aumentando o sistema de fendas desagregando os minerais delas abrindo as fendas

Dessa forma, a percolao das guas de infiltrao provenientes das chuvas atravs das rochas facilitada, possibilitando a ao posterior dos processos de intemperismo qumico sobre os minerais das rochas. A hidratao sempre percursora das reaes do intemperismo qumico e, portanto, os minerais primeiro se desagregam para depois se

pgina - 19 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos decomporem. Assim, na parte inferior do manto de solos residuais, que cobre as rochas, predomina a desagregao dos minerais, enquanto na parte superior predomina a decomposio dos minerais.

Camadas constituintes dos solos residuais sobre os saprolitos


Os horizontes que formam os solos residuais so os seguintes: Horizonte C ou solo saproltico Horizonte B Horizonte A

Horizonte C
O horizonte C ou solo soproltico ou solo residual jovem solo de alterao de rocha: Resulta da ao predominante dos processos de intemperismo fsico, situando-se acima do saprolito. Predomina a desagregao dos minerais da rocha me. Os minerais da rocha me, que no se decompem, como o quartzo, originam partculas ss e tenazes; os minerais de difcil decomposio, como o feldspato K, originam partculas parcialmente decompostas e friveis; constituindo os pedregulhos, as areias, e os siltes dos solos do horizonte C. Os minerais de fcil decomposio, como os piroxnios e os feldspatos CaNa, podem estar decompostos em argila. um solo pedregulhoso, arenoso ou siltoso, dependendo do tamanho dos minerais da rocha me, com pouca argila. Quando a rocha me rica em minerais de fcil decomposio, como no caso do basalto, onde predominam os piroxnios e os feldspatos CaNa, o solo residual desse horizonte pode ser argiloso com pedregulhos, areias e/ou siltes.

pgina - 20 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos Guarda o aspecto da rocha me.

Horizonte B ou solo residual maduro


Horizonte B ou solo residual maduro: Resulta da ao predominante do intemperismo qumico, situando-se acima do horizonte C. A maioria dos minerais passveis de decomposio esto decompostos em argila. Poucos minerais, como o quartzo, no se decompem e encontram-se sob a forma de pedregulhos, areias e/ou siltes. um solo argiloso com poucos pedregulhos, areias e/ou siltes. Quando proveniente de rocha rica em quartzo, como o arenito e o quartzito, um solo arenoso. H deposio, nos poros desse solo, de xidos e argilas trazidos pelas guas de infiltrao, que os removeram do horizonte superior A. No guarda o aspecto (textura e estrutura) da rocha me. Em regies tropicais e subtropicais, um solo rico em Fe2O3 n H2O, apresentando cor vermelha e sendo tambm denominado de solo latertico (later = ferro).

Horizonte A
O horizonte A ou solo superficial orgnico ou top-soil: Constitui a parte superior do manto de intemperismo, ocorrendo sobre o horizonte B; ou sobre o horizonte C, quando o B no existir; ou sobre o saprolito, quando os horizontes B e C no existirem. parcialmente lixiviado (remoo dos xidos e das argilas) pela guas de infiltrao, que precipitam os xidos e depositam as argilas nos poros do horizonte B. H o acmulo de matria orgnica (celulose e/ou hmus) proveniente das razes da vegetao principalmente. Apresenta cor cinza a preta, dependendo do teor de matria orgnica. No guarda o aspecto (textura ou estrutura) da rocha me, mesmo quando sobre o horizonte C e o saprolito, devido lixiviao.

A figura abaixo apresenta a seo geolgica completa de um solo residual tpico.

pgina - 21 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos

O intemperismo fsico por hidratao e intemperismo qumico, resultantes da ao das guas de infiltrao, iniciam-se pelas paredes das fendas para dentro dos blocos individualizados pelas mesmas fendas. Assim, os saprolitos se caracterizam por apresentarem as paredes das fendas mais decompostas que os blocos correspondentes. Entre as camadas constituintes do manto de intemperismo no h em geral uma superfcie de separao, mas uma zona de transio. As espessuras dos horizontes so variveis, dependendo do clima, da topografia e da rocha matriz. No Rio Grande do Sul com clima sub-tropical, as espessuras variam, em geral, no horizonte A de 10 a 30 cm; no horizonte B de menos de um metro a 20 m; no horizonte C de poucos metros a 40 m. Na parte inferior do horizonte C comum se encontrar blocos arredondados de rocha, denominados de mataces, que no foram ainda transformados em solo. Esses mataces se apresentam envolvidos por solos do horizonte C.

Processos de formao dos solos residuais


Processos geolgicos: processos de intemperismo fsico (predominam no horizonte C) e processos de intemperismo qumico (predominam no horizonte B). Processos pedolgicos: acmulo de matria orgnica ou humificao (ocorre no horizonte A); eluviao ou lixiviao (ocorre no horizonte A); iluviao, deposio de argilas e precipitao de xidos pelas guas de infiltrao, (ocorre no horizonte B ).

Pedologia (pedo = solo) a cincia que estuda a parte superior do manto de intemperismo, mais especificamente os horizontes A e B, para fins agrcolas, preocupando-se basicamente com as atividades qumicas e biolgicas dos solos e no com suas caractersticas mecnicas.

pgina - 22 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos A matria orgnica acumulada no horizonte A constituda de celulose e hmus, sendo o hmus resultante da decomposio parcial da celulose. Os hmus so cidos orgnicos que ocorrem sob a forma de partculas com < 0.1 micron, sendo moles, absorventes e muito ativos quimicamente. O teor de hmus no horizonte A raramente chega a 10%. Devido ao acmulo de matria orgnica e aos processos de eluviao (lixiviao) os solos do horizonte A so fofos. J nos solos do horizonte B, devido aos processos de iluviao, h um enriquecimento de xidos, sais, coloides e argilas, sendo mais argilosos que o horizonte A correspondente, que, por sua vez mais arenoso e/ou pedregulhoso.

Fatores que influenciam na formao dos solos residuais


Clima e topografia
Perfis comuns dos solos residuais nos climas midos: predominam os processos de intemperismo qumico e os solos residuais tendem a apresentar um perfil completo com os trs horizontes. Mas, por outro lado, as eroses das enxurradas removem as partculas dos solos residuais formadas por intemperismo. Em regies onduladas: as eroses so pequenas e os solos residuais possuem os trs horizontes

Em regies ngremes (acidentadas): as eroses so muito grandes, impedindo a formao do horizonte B e, as vezes, inclusive do horizonte C. como sempre a vegetao e o horizonte A acabam se formando em cima do horizonte C ou mesmo do saprolito.

pgina - 23 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos

Perfis comuns dos solos residuais em climas secos: predominam os processos de intemperismo fsico, fragmentando e desagregando as rochas. Como o intemperismo qumico deficiente, no se forma o horizonte B, apenas o A e o C. Em regies onduladas

Em regies ngremes (acidentadas)

pgina - 24 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos

Textura da rocha matriz


A textura da rocha matriz influi muito no horizonte C, resultante da desagregao dos minerais constituintes, e muito pouco nos A e B. nas rochas com textura: macro granular muito grossa (granitos e conglomerados): horizonte C pedregulhoso Grossa a mdia (granitos, gnaisses, arenitos fluviais): horizonte C arenoso grosso a mdio Fina (arenito elico): horizonte C arenoso fino micro granular (basaltos, riolitos, filitos, e xistos): horizonte C siltoso

Os solos do horizonte C de rochas de textura grossa so de alta resistncia, quando os minerais constituintes forem de difcil decomposio como o quartzo e o feldspato K, que predominam nos granitos e em certos gnaisses.

Estrutura da rocha matriz Estrutura macia


As rochas com estrutura macia apresentam fendas esparsas, com espaamentos da ordem do metro, individualizando blocos de rocha muito grandes. As guas de infiltrao, percolando pelas fendas, decompem os minerais das paredes para dentro dos blocos individualizados, dando origem a blocos arredondados, denominados de mataces, que acabam ficando dispersos dentro de uma matriz de solos residuais. Os mataces so arredondados, porque a decomposio dos vrtices e das arestas maior que a das faces. A incidncia de mataces maior na parte inferior do horizonte C, diminuindo a medida que se afasta da rocha, ocorrendo poucos ou nenhum mataco no horizonte B

pgina - 25 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos

Estrutura fendilhada
Na estrutura fendilhada o sistema de fendas intenso, apresentando espaamentos da ordem do centmetro ao decmetro, individualizando fragmentos pequenos, que torna a decomposio da rocha mais uniforme, originando solos residuais sem mataces. Mas, se as fendas se apresentarem fechadas e abertas, as guas de infiltrao percolaro pelo sistema de fendas abertas e no pelas fechadas. Nestas condies, as fendas abertas individualizaro blocos grandes de rochas fendilhadas e ocorrero mataces fendilhados no horizonte C.

Falha tectnica de compresso


Nas zonas adjacentes s falhas de compresso, devido ao atrito desenvolvido pelo deslocamento relativo das massas de rocha de um e de outro lado dos planos de falha, as rochas se apresentam muito fraturadas, aumentando as infiltraes das guas, e com a estrutura cristalina dos minerais constituintes abalada, tornando-os de baixa resistncia ao intemperismo. Assim, comum ocorrerem nas zonas de falhas de compresso gargantas de solo.

pgina - 26 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos

Mas, se a falha for de trao, no ocorrer atrito ao longo do plano de falha, porque as componentes horizontais dos movimentos relativos geram esforos de trao naquele plano, no fraturando as rochas adjacentes, nem abalando a estrutura dos minerais constituintes.

Diques e veios
Os diques, provenientes do resfriamento do magma em fendas da crosta terrestre, podem ser de rochas mais resistentes ou menos resistentes ao intemperismo que as rochas adjacentes, dando origem a muralhas de rocha, dentro dos solos residuais, ou a gargantas de solo, dentro das rochas adjacentes.

pgina - 27 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos

Devido as altas presses de injeo, o magma exerce tambm altas presses nas paredes da fenda pela qual subiu, fraturando as rochas adjacentes encaixantes. Gases ricos em solutos de SiO2 podem precipitar ons de SiO2 nas paredes das fendas que atravessam, formando veios de quartzo transversais a crosta terrestre e com espessuras variveis desde um centmetro a metros de espessura. Os veios de quartzo podem, numa sondagem em solo, dar falsa informao de se Ter atingido a rocha, quando na realidade h solo embaixo deles, uma vez que no se decompem.

Estrutura dobrada com bandas alternadas de rochas com diferentes resistncias


Exemplo: dobramentos de camadas(ou bandas) de xistos ou filitos alternadas com camadas de quartzito.

pgina - 28 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos Os xistos ou os filitos, que so rochas metamrficas constitudas de micas escuras(+ 70%) e de quartzo(+ 30%), se decompem com facilidade em solos. J os quartzitos, tambm rochas metamrficas, no se decompem porque so constitudos de quartzo basicamente.

Subsolos similares ocorrem no manto de intemperismo dos gnaisses (rochas metamrficas) constitudos de bandas ricas em anfiblios e micas biotitas de fcil decomposio e bandas ricas em quartzo e feldspatos de difcil decomposio, alternadas e dobradas.

Composio mineralgica da rocha me


A composio mineralgica da rocha matriz influi principalmente no solo do horizonte C, cujas caractersticas mecnicas so herdadas, mas tambm influi na formao do solo do horizonte B, embora com menor intensidade, como se verifica a seguir:

MINERAIS PREDOMINANTES Feldspato K +55% Quartzo +30% Feldspato CaNa +15%

HORIZONTE C

HORIZONTE B

GRANITO: TEXTURA GRANULAR GROSSA A MDIA Solo arenoso grosso a Solo argiloso com areia mdio com pouca argila grossa a mdia

GNAISSSES: TEXTURA GRANULAR GROSSA A MDIA Feldspato Ca ou NaCl Solo arenoso grosso a Solo argiloso com areia

pgina - 29 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos +50% Quartzo +30% Anfiblios e mica biotita +20% XISTOS E FILITOS: TEXTURA GRANULAR MUITO FINA A MICRO GRANULAR Micas escuras + 70% Quartzo + 30% QUARTZITO: TEXTURA GRANULAR FINA Quartzo +90% Feldspatos CaNa +60% Piroxnios +40% Feldspato K +55% Quartzo +30% Feldspato NaCa +15% CONGLOMERADO: TEXTURA GRANULAR MUITO GROSSA Seixos rolados de: 1 granito 2 basalto 3 quartzito ARENITO: TEXTURA GRANULAR GROSSA A MDIA(AR.FLUVIAL) OU FINA(AR.ELICO) Quartzo >75% Feldspato K <25% Solo arenoso Solo arenoso com pouca argila Solo pedregulhoso 1 solo argiloso com areia 2 solo argiloso 3 solo pedregulhoso Solo arenoso fino Solo arenoso fino BASALTO E DIABSIO: TEXTURA MICRO GRANULAR Solo siltoso com muita Solo argiloso argila Solo siltoso com argila Solo argiloso com silte mdio com mais argila grossa a mdia que no granito

RIOLITO: TEXTURA MICROGRANULAR Solo siltoso com pouca Solo argiloso com silte argila

ARCOSE: TEXTURA GRANULAR GROSSA A MDIA(AR.FLUVIAL) OU FINA(AR. ELICO) Quartzo <75% Feldspato K >25% ARGILITO: TEXTURA MICROGRANULAR Argila compactada pela Solo argiloso natureza Solo argiloso Solo arenoso Solo arenoso com mais argila que no arenito

pgina - 30 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II ENG5102 Intemperismo e Solos CALCREO E MRMORE: TEXTURA GRANULAR GROSSA A FINA Calcita ou Calcita e dolomita se calcita+dolomita >70% dissolvem, solo resulta Quartzo e/ou silicatos dos minerais acessrios: solo arenoso <30% Calcita e dolomita se dissolvem, solo resulta dos minerais acessrios: solo arenoso ou argiloso dependendo dos outros minerais

Vous aimerez peut-être aussi