Vous êtes sur la page 1sur 7

PATRICIA DA SILVA SOUZA Ra: 911122309 TURMA: 3 G NOTURNO

ESTGIO SUPERVISIONADO I: RELATRIO DE ATIVIDADES REALIZADAS NA EMPRESA FONTES ENGENHARIA E COMERCIO LTDA.

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO UNINOVE So Paulo 2012

PATRICIA DA SILVA SOUZA Ra: 911122309 TURMA: 3 G NOTURNO

ESTGIO SUPERVISIONADO I: RELATRIO DE ATIVIDADES REALIZADAS NA EMPRESA FONTES ENGENHARIA E COMERCIO LTDA.

Relatrio Pessoal de Estgio Supervisionado I , apresentado como parte da avaliao do Curso Superior de Formao Especfica em Recursos Humanos, sob a orientao do Prof. Mestre Miriam Tazem ......................................................................

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO UNINOVE SO PAULO 2012

INTRODUO
Este relatrio possui a finalidade de apresentar a implantao do conhecimento terico, abordado durante o curso Superior de Formao Especfica em Recursos Humanos, em prtica, atravs do desenvolvimento do programa de estgio supervisionado I.
Este Estgio Supervisionado constitui-se, dentro das exigncias curriculares, num campo privilegiado para o exerccio da prtica profissional supervisionada e propicia oportunidade para anlise desta prtica para tornar visvel os contedos tericos inseridos em nosso curso.

O estagio foi realizado na rea do Departamento pessoal onde foi realizadas atividades para obter uma melhor compreenso das situaes reais de vida e de trabalho e enfoca detalhadamente a descrio das tarefas desempenhadas e expostas em sala de aula.

Apresentao da Empresa

Empresa: Fontes Razo Social: Fontes Engenharia e Comercio Ltda. Endereo: Av. Preste Maia N 242 Conj. 601 Bairro: Centro Cidade: So Paulo Estado: SP CEP: 01031-000 E-mail: fontes@parracontabil.com.br
A empresa de pequeno porte teve inicio em 1998, e uma organizao que tem por objetivo proporcionar auxilio as empresas, com um quadro funcional de 15 colaboradores. Atua no ramo de atividade contbil na rea de construo civil. Suas principais marcas e produtos so: - Papelaria kalunga (fornece matrias de informtica o para escritrio); - Papelaria Arco Iris (fornece matrias para uso dirio) - Encadernadora Rosalvo (responsvel pela confeco dos carimbos e pela encadernao dos documentos contbeis e do departamento de pessoal)

Organograma da empresa

Diretor

Finanas

Departamento Pessol

Tesouraria

Analista de departamento pessoal

Oramento

Relatrio de Atividades
Reciso do contrato de trabalho: A resciso o momento de rompimento contratual, onde o empregador ou empregado resolve no dar continuidade relao de emprego, devendo saldar os direitos legais. Cheguei a esta concluso com a realizao da atividade nos dias 01,02/03/12 onde houve os pedidos de demisses por iniciativa de alguns empregados. A reciso feita para os colaboradores que tenham mais de um ano de contrato, preferencialmente no Sindicato dos Empregados da categoria a que pertence, ento organizamos os documentos necessrios dos empregados para levar na DRT - Delegacia Regional do Trabalho para agendar as homologaes. Os pagamentos das verbas rescisrias foram feitas para os ex-funcionrios por meio de depsito bancrio em conta corrente.

CAGED- Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e GFIP- Guia de Recolhimento do FGTS e de informaes Previdncia Social: CAGED serve como base para a elaborao de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, tambm utilizada pelo Programa de SeguroDesemprego, para conferir os dados referentes aos vnculos trabalhistas, alm de outros programas sociais. GFIP serve como fonte de dados para povoar os bancos de dados administrados pela DATAPREV, e serve tambm como termo de confisso de dvida das empresas. Essa atividade foi desenvolvida nos dias 05,06,07/03/12 que o dia do vencimento para recolher ou declarar esses documentos.

Registro de Funcionrios, Lanamentos de matrias de mo de obra das empresas e impresso de documentos: Do dia 08 ao dia 13/03/12 foram feitos os registros dos funcionrios no programa Supersoft Ssfolha que utilizado pela empresa, para realizarmos o cadastro dos funcionrios foi necessrio verificar se todos os documentos estavam em ordem, alguns deles no tinham o PIS registrados ento foi preciso me deslocar at uma agencia Caixa Econmica Federal para protocolar o pedido de incluso desses funcionrios no PIS. Para os lanamentos de matrias de mo de obra montamos uma planilha com todos os servios realizados pelos empregados e todos os materiais utilizados em cada setor para que a empresa possa acompanhar o que acontece nas obras. Os documentos foram impressos para serem arquivados pela empresa.

Simulao do calculo de tempo de contribuio dos funcionrios, Folha de pagamento individual e Folha de Pagamento. Nos dias 14, 15, 16, 17/03/12 fizemos algumas simulaes para verificar o tempo que falta para alguns funcionrios se aposentarem, a empresa ou o empregado deve fazer o calculo pela Previdncia Social, a aposentadoria pode ser integral ou proporcional. Para ter direito aposentadoria integral, o trabalhador homem deve comprovar pelo menos 35 anos de contribuio e a trabalhadora mulher, 30 anos. Para requerer a aposentadoria proporcional, o trabalhador tem que combinar dois requisitos: tempo de contribuio e idade mnima. A folha de ponto individual muito importante na empresa porque so acompanhadas as horas normais, entrada, sada, horas extra, almoo que o empregado faz. Esse

controle importante para que nem o empregado, nem o empregador sejam lesados. O registro de ponto pode ser manual, mecnico ou eletrnico e essas informaes so importantes na hora da empresa efetuar o pagamento aos funcionrios. Na folha de pagamento, alm dos salrios dos funcionrios, constam tambm outros valores, tais como: frias, 13 salrio, INSS e IRRF descontados dos salrios, aviso prvio, valor do desconto relativo ao vale transporte e s refeies e ainda o valor do FGTS incidente sobre os salrios.

RAIS- Relao Anual de Informaes Sociais.


Nos dias 20, 21, 22, 23/03/2012 foi feita a RAIS este instrumento importante porque alm de controlar as atividades trabalhistas no Pas, ainda, fornece dados para a elaborao de estatsticas do trabalho e a disponibilizao de informaes do mercado de trabalho s entidades governamentais. Essas informaes so a base para as anlises governamentais de quantas demisses a empresa fez em um determinado ano, ou quantos postos de trabalhos foram criados, se houve admisses nos setores ou se atividades deixaram de ser exercidas e outras criadas. E o prazo de entrega at dia 26 de maro.

Carta de demisso, Atualizao da Carteira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS) e Carta de Homologao. Nos dias 26, 27, 28/03/12 alguns funcionrios fizeram a carta de demisso a prprio punho informando o motivo da tomada desta deciso, a empresa guardar a carta como um documento e assim, o trabalhador no poder reinvidicar direitos ou alegar que foi despedido injustamente. Foi feita tambm a atualizao das carteiras de trabalho destes funcionrios cadastrando as alteraes dos salrios e as frias que foram gozadas pelos funcionrios. A homologao entre o empregado e a empresa, feita no sindicato dos empregados da categoria a que pertence, ou no ministrio do trabalho serve para conferir se a empresa esta em dia com o funcionrio. Quando o Sindicato no quer marcar a homologao por alguma pendncia da empresa, necessrio fazer uma carta para levar na DRT e marcar a homologao.

Atualizao dos dados dos colaboradores e Planilha de clculos de recolhimento FGTS.

Fizemos a uma analise nas fichas cadastrais de todos os funcionrios, percebemos que alguns deles estavam com documentos pendentes ento entramos em contato com eles para solicitar os estes documentos e prosseguir com a atualizao no sistema da empresa. Montamos tambm as planilhas com os clculos de recolhimento FGTSP para que a empresa possa arquivar este documento, depois de montar as planilhas entramos no aplicativo SEFIP desenvolvido pela Caixa que serve para consolidar os dados cadastrais e financeiros da empresa e dos trabalhadores. O sistema utilizado para gerar a Guia de Recolhimento do FGTS, uma guia gerada com cdigo de barras, logo aps a transmisso do arquivo SEFIP, por meio da Conectividade Social e que viabiliza o recolhimento do valor devido as FGTS. A transmisso feita obrigatoriamente por internet e este recolhimento deve ser feito at o dia 07 (sete) de cada ms seguinte aquele em que a remunerao foi creditada ou se tornou devida ao trabalhador.Estas atividades foram desenvolvidas do dia 29/03 ao dia 03/04/12.

Vous aimerez peut-être aussi