Vous êtes sur la page 1sur 50

GUIA

DO ACORDO ORTOGRFICO

Guia do Acordo Ortogrfico

Acordo Ortogrfico

O que o Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa?


O Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa um documento assinado entre todos os pases de lngua oficial portuguesa, que regula e pretende unificar a ortografia da lngua portuguesa, passando esta a ser regida por um nico documento. Este documento foi assinado a 16 de dezembro de 1990 (da tambm ser conhecido por Acordo Ortogrfico de 1990), em Lisboa, pela Academia das Cincias de Lisboa, Academia Brasileira de Letras, delegaes de Angola, Cabo Verde, Guin-Bissau, Moambique e So Tom e Prncipe e, posteriormente, por Timor-Leste, tendo ainda contado com a adeso da delegao de observadores da Galiza. O documento encontra-se publicado no Dirio da Repblica, n. 193, I Srie-A, e foi aprovado, para ratificao, pela Resoluo da Assembleia da Repblica n. 26/91, e ratificado pelo Decreto do Presidente da Repblica n. 43/91, ambos de 23 de agosto de 1991, pp. 4370-4388, com alteraes posteriores publicadas no Dirio da Repblica, n. 256, I Srie-A, aprovadas pela Rectificao n. 19/91, de 7 de novembro de 1991, p. 5684. O texto completo do Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa (Anexo I) e a sua respetiva Nota Explicativa (Anexo II) encontram-se disponveis aqui.

O Acordo Ortogrfico j se encontra em vigor em Portugal?


Nos termos do Aviso n. 255/2010 do Ministrio dos Negcios Estrangeiros, publicado no Dirio da Repblica, n. 182, 1. srie, de 17 de setembro de 2010, p. 4116, o Acordo Ortogrfico entrou em vigor na ordem jurdica interna a 13 de maio de 2009, em resultado do depsito do instrumento de ratificao do Acordo do Segundo Protocolo Modificativo ao Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, como previa a Resoluo da Assembleia da Repblica n. 35/2008, pp. 48024803, e o Decreto do Presidente da Repblica n. 52/2008, p. 4784, ambos publicados no Dirio da Repblica, 1. srie, n. 145, de 29 de julho de 2008. Vrios rgos de comunicao social j adotaram a nova ortografia, bem como diversas entidades pblicas e privadas. Pela Resoluo do Conselho de Ministros n. 8/2011, pp. 488-489, publicada no Dirio da Repblica, 1. srie, n. 17, de 25 de janeiro de 2011, foi determinada a introduo da nova ortografia no sistema educativo portugus no ano letivo de 2011-2012. Desde o dia 1 de

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

R
2

Guia do Acordo Ortogrfico

O que o perodo de transio?


o perodo em que as duas ortografias (a que obedece ao Acordo Ortogrfico de 1945 e a que respeita o Acordo Ortogrfico de 1990) coexistem. O artigo 2. da Resoluo da Assembleia da Repblica n. 35/2008, publicado no Dirio da Repblica, 1. srie, n. 145, de 29 de julho de 2008, pp. 4802-4803, estipula um prazo de seis anos para a transio definitiva para a nova ortografia. Este perodo deve ser contabilizado a partir de 13 de maio de 2009, data que assinala a entrada em vigor do novo Acordo Ortogrfico, e terminar em 2015. A transio para a nova ortografia pressupe uma adaptao e uma aplicao progressiva das disposies do novo acordo, competindo ao governo portugus criar instrumentos e adotar as medidas que assegurem a unidade da lngua portuguesa e a sua promoo internacional.

O que posso encontrar no texto do novo Acordo Ortogrfico?


O texto oficial est organizado em 21 bases, que abarcam os seguintes tpicos: Base I - Alfabeto e nomes prprios estrangeiros e seus derivados Base II Uso do h

Base III - Grafemas consonnticos

Base IV - Sequncias consonnticas Base V - Vogais tonas

Base VI - Vogais nasais Base VII - Ditongos

Base VIII - Acentuao grfica das palavras oxtonas Base IX - Acentuao grfica das palavras paroxtonas Base X - Acentuao grfica das vogais tnicas i e u das palavras oxtonas e paroxtonas Base XI - Acentuao grfica das palavras proparoxtonas Base XII - Emprego do acento grave

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

janeiro de 2012, os restantes rgos, servios, organismos e entidades governamentais, bem como as publicaes oficiais, devem ter a sua grafia adaptada.

Guia do Acordo Ortogrfico

Base XIII - Supresso dos acentos grficos em palavras derivadas

Base XVI - Uso do hfen nas formaes por prefixao, recomposio e sufixao Base XVII - Uso do hfen na nclise, na tmese e com o verbo haver Base XVIII - Apstrofo

Base XIX - Minsculas e maisculas Base XX - Diviso silbica

Base XXI - Grafia de assinaturas e firmas O texto completo do Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa (Anexo I) e a sua respetiva Nota Explicativa (Anexo II) encontram-se disponveis aqui.

Quais so as bases alteradas?


As bases que introduzem alteraes no sistema de escrita so as seguintes: Base I - Do alfabeto e nomes prprios estrangeiros e seus derivados Base IV - Das sequncias consonnticas Base VIII - Da acentuao grfica das palavras oxtonas Base IX - Da acentuao grfica das palavras paroxtonas Base X - Da acentuao das vogais tnicas grafadas i e u das palavras oxtonas e paroxtonas Base XI - Da acentuao grfica das palavras proparoxtonas Base XII - Do emprego do acento grave Base XIV - Do trema

Base XV - Do hfen em compostos, locues e encadeamentos vocabulares Base XVI - Do hfen nas formaes por prefixao, recomposio e sufixao Base XVII - Do hfen na nclise, na tmese e com o verbo haver Base XIX - Das minsculas e maisculas Base XXI - Das assinaturas e firmas

O texto completo do Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa (Anexo I) e a sua respetiva Nota Explicativa (Anexo II) encontram-se disponveis aqui.
www.portoeditora.pt/acordo-ortografico 4

Base XV Uso do hfen em compostos, locues e encadeamentos vocabulares

Base XIV - Uso do trema

Guia do Acordo Ortogrfico

O que muda com o Acordo Ortogrfico?

O documento das aes de formao patrocinadas pela Porto Editora apresenta um resumo dos pontos mais pertinentes desta reforma ortogrfica e encontra-se disponvel aqui.

O que a unificao ortogrfica?


A ideia de unificao ortogrfica no de agora. A primeira grande reforma da ortografia portuguesa data de 1911, mas o Brasil no aderiu. Desde essa data so conhecidas diversas tentativas (1931, 1943, 1945, 1971, 1973, 1975 e 1986) no sentido de eliminar as diferenas existentes entre as ortografias oficiais em Portugal e no Brasil para se atingir a unificao ortogrfica. A ltima destas tentativas culmina no Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa (1990), que est agora em vigor.

A unificao ortogrfica atingida?


Embora o principal objetivo do novo Acordo Ortogrfico seja a unificao da ortografia da lngua portuguesa em todo o espao lusfono, a mesma no totalmente atingida. A reforma aproxima a escrita dos pases de expresso portuguesa, mas no elimina todas as diferenas ortogrficas existentes entre as duas normas oficiais do portugus (a europeia, seguida por Portugal, e a brasileira) apresenta, isso sim, uma reduo significativa das mesmas. H diferenas ortogrficas entre as duas variedades que no so referidas no texto oficial e, por isso, sero conservadas, como por exemplo as diferentes formas de se escrever os seguintes vocbulos: na norma europeia, connosco, missanga, registar, Vietname e, na norma brasileira, conosco, mianga, registrar, Vietn.

S h alteraes em Portugal?
No. H inclusivamente algumas mudanas ortogrficas exclusivas da norma brasileira, como o caso da eliminao dos acentos nas palavras graves com ditongo tnico i (cf. Base IX, 3.), nas palavras graves que terminam em o (cf. Base IX, 8.), e tambm nas palavras graves com i e u tnicos, quando

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

De uma forma geral, as mudanas ortogrficas compreendem casos de supresso de consoantes mudas, eliminao de alguns acentos grficos, reformulao do uso do hfen, reduo do emprego da inicial maiscula e introduo de novas letras no alfabeto.

Guia do Acordo Ortogrfico

precedidos de ditongos, e da supresso do trema em grafias brasileiras (cf. Base XIV).

H palavras que continuam a ser escritas de forma diferente em diferentes pases?


Sim. O novo Acordo Ortogrfico admite como vlidas as grafias que correspondem a variaes na pronncia. Grafias como oxignio e oxignio iro permanecer de acordo com a pronncia de cada pas. Assim, em Portugal adotada a grafia correspondente pronncia aberta da vogal (oxignio) e no Brasil mantm-se a grafia correspondente pronncia fechada da vogal (oxignio). Tambm h outras diferenas ortogrficas entre as duas normas oficiais da lngua portuguesa, como connosco (segundo a norma europeia) e conosco (segundo a norma brasileira), que sero conservadas.

Simplificar a escrita significa que vamos escrever como no Brasil?


No. No entanto, necessrio referir que muitas das simplificaes ortogrficas agora levadas a cabo j vigoravam na norma brasileira. Cada um dos pases lusfonos manter a sua norma lingustica, bem como a sua tradio ortogrfica, a qual resulta do registo das palavras nos dicionrios ao longo de vrios anos.

O que o critrio fontico ou da pronncia? O que no se pronuncia, no se escreve!

No processo de simplificao da grafia optou-se por aproximar a escrita das palavras sua pronncia, em vez de as escrevermos de modo a que reflitam a sua origem (ou timo). A supresso grfica das consoantes mudas disso exemplo: passamos a escrever ato (como se pronuncia) e no acto (grafia mais prxima do timo latino actum). A este propsito, leia-se um dos pontos da Nota Explicativa (cf. ponto 3) que acompanha o texto oficial.

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

R
6

Guia do Acordo Ortogrfico

Todos os falantes de portugus iro falar da mesma forma?

A forma falada no ir sofrer alteraes, pelo menos a curto prazo. Algumas grafias so alteradas com o intuito de aproximar a escrita das duas normas oficiais, usando o critrio fontico apenas como um dos meios dessa unificao ortogrfica.

H um vocabulrio oficial?
Sim. Em Portugal, como a Academia das Cincias de Lisboa, que o rgo consultivo do governo em matria de lngua portuguesa, ainda no publicou nenhum vocabulrio segundo a nova ortografia, o Vocabulrio Ortogrfico do Portugus (VOP), elaborado pelo Instituto de Lingustica Terica e Computacional (ILTEC), foi oficializado juntamente com o conversor Lince, pela Resoluo do Conselho de Ministros n. 8/2011, pp. 488-489, publicada no Dirio da Repblica, 1. srie, n. 17, de 25 de janeiro de 2011. No Brasil, o Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa, da responsabilidade da Academia Brasileira de Letras, a referncia.

Qual a percentagem de palavras afetadas?


Segundo os dados da Nota Explicativa que acompanha o documento oficial, as mudanas ortogrficas afetam aproximadamente 1,6% do lxico da variedade europeia do portugus e 0,5% da variedade brasileira. Estes nmeros baseiamse numa lista de 110 000 palavras da Academia de Cincias de Lisboa. Embora a percentagem seja reduzida, as palavras afetadas so frequentemente usadas no quotidiano, pelo que o conhecimento das novas grafias fundamental.

J houve outros acordos ortogrficos no passado?


At ao incio do sculo XX, tanto em Portugal como no Brasil, utilizava-se uma ortografia que, por regra, se baseava nas origens do latim ou do grego.

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

No. O Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa meramente ortogrfico, afetando apenas a ortografia (escrita) das palavras. Os outros planos da lngua no so afetados, nomeadamente as diferenas ao nvel do lxico e da prpria gramtica entre as duas normas oficiais da lngua portuguesa (a europeia e a brasileira) iro permanecer.

Guia do Acordo Ortogrfico

Quais so os pases signatrios do Acordo Ortogrfico?


O Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa foi assinado pelos oito pases membros da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guin-Bissau, Moambique, Portugal e So Tom e Prncipe, e, posteriormente, Timor-Leste, que em 1990 ainda no tinha reconquistado a independncia.

As gralhas existentes no texto oficial no deveriam impedir a sua aplicao?


verdade que o texto oficial do novo Acordo Ortogrfico possui algumas gralhas, mas isso no representa qualquer obstculo sua aplicao. A Porto Editora disponibiliza uma verso corrigida onde se pode ler o texto integral sem qualquer gralha ou erro.

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

Em 1911, no seguimento da implantao da Repblica em Portugal, foi conduzida uma profunda reforma ortogrfica que modificou completamente o aspeto da escrita, aproximando-a muito da atual. No entanto, esta reforma foi feita sem qualquer acordo com o Brasil, ficando os dois pases com duas ortografias diferentes. Ao longo de vrios anos, a Academia das Cincias de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras foram protagonizando sucessivas tentativas de instituio de uma grafia comum. Em 1931 foi estabelecido um primeiro acordo, no entanto, como os vocabulrios publicados em 1940 (Portugal) e em 1943 (Brasil) continuavam a conter algumas divergncias, realizou-se um novo encontro que deu origem ao Acordo Ortogrfico de 1945. Este acordo tornou-se lei em Portugal, mas no no Brasil, pois nunca chegou a ser ratificado pelo Congresso Nacional, continuando os brasileiros a regular-se pela ortografia de 1943. Um novo entendimento entre Portugal e Brasil foi tentado nos anos 70, mas a convulso poltica que se vivia no nosso pas impediu mais uma vez esta concretizao. Ainda assim, foram promulgadas leis que reduziram substancialmente as divergncias ortogrficas entre os dois pases (em 1971 no Brasil e em 1973 em Portugal). Em 1986, surge um novo projeto negociado entre ambas as academias, mas que acabou por gerar muita polmica. Foi ento que em 1990 se reuniram as delegaes dos 7 pases lusfonos na Academia de Cincias de Lisboa, exceo de Timor-Leste que ainda se encontrava sob governao indonsia, chegando a este acordo que agora se implementa. O que o novo acordo procura fazer justamente aproximar as duas normas atravs do uso de uma ortografia comum.

Guia do Acordo Ortogrfico

Na prtica, no h qualquer tipo de sano legal para quem no cumpra as determinaes do novo Acordo Ortogrfico, isto , se um falante de lngua portuguesa continuar a escrever segundo a ortografia anterior, no sofrer qualquer pena. No entanto, profissionalmente e socialmente, poder haver consequncias para quem se recuse a escrever na nova ortografia, uma vez que, findo o perodo de transio, as antigas grafias passaro a constituir erros ortogrficos. No contexto escolar, o no cumprimento das regras ortogrficas ter certamente impacto na avaliao dos alunos.

Como saber qual o momento para comearmos a escrever na nova grafia?


Muitos rgos de comunicao social j usam a nova grafia, bem como numerosas entidades pblicas e privadas, e a mesma foi introduzida no sistema educativo portugus no ano letivo de 2011-2012. O governo e os seus rgos dependentes passaro a usar as novas regras ortogrficas a partir de 1 de janeiro de 2012. Desde o dia 13 de maio de 2009, nada nos impede de comear a escrever na nova grafia, uma vez que o Acordo Ortogrfico entrou em vigor nesta data. No que respeita escrita na nossa vida pessoal, recomendvel que a transio se faa dentro do perodo de transio, portanto at 2015.

O que o Vocabulrio Ortogrfico Comum?


O Vocabulrio Ortogrfico Comum (VOC) est previsto no texto oficial do Acordo Ortogrfico (art., 2.) e consiste na juno dos vocabulrios de todos os pases lusfonos desenvolvidos segundo a mesma base metodolgica. Na ausncia deste documento, foi oficializado em Portugal o Vocabulrio Ortogrfico do Portugus (VOP), elaborado pelo Instituto de Lingustica Terica e Computacional (ILTEC) e disponvel no Portal da Lngua Portuguesa. No Brasil, a Academia Brasileira de Letras editou em 2009 o Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa, que a obra de referncia nesse pas. Em setembro de 2011, o Instituto Internacional da Lngua Portuguesa (IILP) promoveu uma reunio tcnica sobre o VOC, no sentido de definir uma estratgia

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

O que acontece se continuarmos a escrever segundo a ortografia anterior a este acordo?

Guia do Acordo Ortogrfico

Os textos j publicados sero adaptados ao novo Acordo?


O artigo 2. da Resoluo da Assembleia da Repblica n. 35/2008, publicado no Dirio da Repblica, 1. srie, n. 145, de 29 de julho de 2008, pp. 4802-4803, determina que a validade da ortografia constante de novos actos, normas, orientaes ou documentos provenientes de entidades pblicas, de bens culturais, bem como de manuais escolares e outros recursos didcticopedaggicos no prejudicada com a entrada em vigor do Acordo Ortogrfico. No obstante, se vierem a ser objecto de reviso, reedio, reimpresso ou de qualquer outra forma de modificao, independentemente do seu suporte, a sua ortografia deve conformar-se s disposies do Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, no prazo limite de seis anos a contar da data do depsito do instrumento de ratificao do Acordo do Segundo Protocolo Modificativo ao Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa.

A partir de que data as grafias antigas passam a ser consideradas erros?


Est legalmente previsto um perodo de transio de 6 anos, ao longo do qual sero vlidas as duas grafias: a grafia anterior, conforme o Acordo Ortogrfico de 1945, e a nova grafia, que segue o atual Acordo Ortogrfico. Uma vez que o Acordo Ortogrfico entrou em vigor em 2009, o perodo de transio findar em 2015, altura em que as grafias antigas passaro a ser consideradas erros. O contexto escolar, no entanto, observa regras prprias e no portal da DGIDC pode ser consultada informao sobre a aplicao do acordo.

Para que serve o novo Acordo?


O novo Acordo Ortogrfico pretende instituir uma ortografia oficial nica da lngua portuguesa, pondo fim existncia de duas normas ortogrficas oficiais divergentes: a europeia e a brasileira.

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

de compatibilizao dos dois vocabulrios j existentes (o do Brasil e o de Portugal) e de produo dos vocabulrios ortogrficos dos restantes pases lusfonos. Prev-se que a consolidao de todos os vocabulrios num s estar pronta numa prxima cimeira do IILP em julho de 2014.

10

Guia do Acordo Ortogrfico

Quais as vantagens deste novo Acordo?

Pela primeira vez, a ortografia portuguesa regida por um nico documento de nvel internacional.

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

As vantagens assinaladas so: uma maior harmonizao ortogrfica entre os vrios pases lusfonos, a circulao de materiais escritos sem necessidade de traduo ou adaptao e o prestigo da lngua portuguesa enquanto lngua de trabalho no contexto internacional.

11

Guia do Acordo Ortogrfico

Alfabeto

Quantas letras tem o alfabeto da lngua portuguesa?


O alfabeto da lngua portuguesa composto por 26 letras, com a introduo oficial de trs novas letras (cf. Base I, 1.):

P
a A () b B (b) c C (c) d D (d) e E () f F (efe) g G (g ou gu) h H (ag) i I (i) j J (jota) k K (capa ou c) l L (ele) m M (eme)

Em que casos so usadas as letras k, w e y?


Na prtica o uso destas letras no alterado, continuando apenas a ser usadas em casos especiais (cf. Base I, 2.): nomes prprios de pessoas originrios de lnguas estrangeiras e seus derivados: Kant, kantiano; Weber, weberiano; Yang, yanguiano nomes prprios de lugar originrios de lnguas estrangeiras e seus derivados: Kuwait, kuwaitiano; Washington, washingtoniano; Yorkshire, yorkshiriano siglas: WC; WWW

smbolos de conveno internacional: km (quilmetro); K (potssio) unidades de medida de uso internacional: kilo, watt, yard palavras de origem estrangeira de uso corrente: karaoke, workshop, yoga palavras de origem africana: kwanza, kizomba.

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

R
n N (ene) o O () p P (p) q Q (qu) r R (erre) s S (esse) t T (t) u U (u) v V (v) w W (dblio ou duplo v) x X (xis) y Y (psilon ou i grego) z Z (z)
12

Guia do Acordo Ortogrfico

Porque que o uso das novas letras restrito?

As novas letras do alfabeto so vogais ou consoantes?


O k tem sempre valor de consoante, porque pronunciado como /c/ antes de a, o, u e como dgrafo /qu/ antes de e e i (karat, workshop). O w pode ter valor de vogal ou semivogal, porque pronunciado como /u/ em palavras de origem inglesa (whisky, show), e assume valor de consoante porque pronunciado como /v/ em palavras geralmente de origem alem (Wagner, wagneriano). O y tem valor de vogal ou semivogal, porque pronunciado como /i/ (yuan, yoga). Nota: O texto oficial no faz qualquer referncia a este ponto.

Qual a designao das letras do alfabeto?


O texto oficial indica a forma de designar cada uma das letras do alfabeto da lngua portuguesa, no entanto, chama a ateno para o facto de essas designaes no exclurem outros nomes possveis (cf. Base I, 1.). Por exemplo, possvel designar a letra m por me ou m, y por psilon ou i grego, w por dblio ou duplo v. J em Portugal, muito raro algum designar o k por c, tendo-se generalizado o nome capa, ao contrrio do que sucede no Brasil.

Quais as formas manuscritas das letras k, w e y?


As formas manuscritas destas letras podem ser encontradas em alguns manuais de Lngua Portuguesa da Porto Editora:

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

aconselhvel continuar a substituir estas letras por outras com o mesmo som, o que muitas vezes origina a coexistncia de duas ou mais formas do mesmo vocbulo. A tendncia substituir, sempre que possvel, o k por c (kayak e caiaque) ou por qu antes de e ou i (joker e jquer), o w por u (whisky e usque) ou por v (kiwi e quivi), o y por i (yoga e ioga), e, algumas vezes, por j (yard e jarda).

13

Guia do Acordo Ortogrfico

As palavras derivadas de nomes prprios estrangeiros mantm as combinaes de letras e o trema, mesmo que estes no sejam prprios da nossa escrita: garrettiano (de Garrett), shakespeariano (de Shakespeare), mlleriano (de Mller) (cf. Base I, 3.). No que diz respeito ao trema, este sinal conservado em nomes prprios estrangeiros e seus derivados, sendo eliminado nos restantes casos em que ainda era usado no portugus do Brasil, por exemplo agentar e lingista que passam a aguentar e linguista respetivamente (cf. Base XIV).

Posso optar por grafias estrangeiras no caso de nomes geogrficos?


Sim, desde que a forma a usar seja frequentemente usada, como o caso da grafia Frankfurt. O texto do novo Acordo Ortogrfico (cf. Base I, 6.) sugere o uso das formas vernculas ou aportuguesadas consagradas pelo uso sempre que possvel, como Genebra em vez de Genve ou Zurique em vez de Zrich.

Para mais informaes:


Base XIV do texto do

Base I do texto do novo Acordo Ortogrfico (Do Alfabeto) novo Acordo Ortogrfico (Do Trema)

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

Ainda persistem combinaes de letras que no so comuns ao nosso sistema de escrita?

14

Guia do Acordo Ortogrfico

Letra h

A letra h deixar de ser escrita?


No. Na prtica no h qualquer alterao. Segundo o texto oficial (cf. Base II, 1.), o emprego do h inicial justificado por motivos etimolgicos (por exemplo, a palavra homem mantm o h inicial porque tem origem no latim homine[m]) e por determinadas adoes convencionais, nomeadamente em interjeies como h, hem e hum.

Mas no h casos em que o h j no se usa?


Segundo o texto oficial (cf. Base II, 2.), o h inicial suprime-se quando, apesar da etimologia, o uso consagrou a sua supresso, por exemplo ervanrio em vez de hervanrio. Nos casos em que o segundo elemento se aglutinou ao primeiro, o h tambm desapareceu: deserdar (des-+herdar), reaver (re-+haver).

E quando temos uma palavra em que o segundo elemento inicia por h?


Nas palavras formadas por composio ou derivao em que o segundo elemento comea por h, este mantido quando as palavras se ligam atravs de hfen: ampere-hora, mal-humorado, pr-histria, super-heri (cf. Base II, 3. e Base XVI, 1., a)).

O vocbulo hmido passa a mido?


Embora o texto oficial no refira explicitamente este caso, a tradio ortogrfica ser mantida. O vocbulo hmido continuar a ser escrito com h inicial na variedade europeia do portugus, enquanto a grafia adotada na variante brasileira ser mido, tal como j acontecia. O uso das duas formas diferentes justificado por razes de natureza etimolgica, dado que pode derivar do adjetivo latino humidus que possui tambm a variante latina umidus. Pela consulta da Base II, 1., constata-se que a letra h ser conservada por fora da etimologia. Assim, e em consequncia da tradio grfica do portugus de Portugal, o h inicial ser mantido em vocbulos como hmido e seus derivados.

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

R
15

Guia do Acordo Ortogrfico

Escreve-se: sub-humano ou subumano?

Para mais informaes:

Base II do texto do novo Acordo Ortogrfico (Do h inicial e final) Base XVI do texto do novo Acordo Ortogrfico (Do hfen nas formaes por prefixao, recomposio e sufixao)

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

De acordo com o documento oficial (cf. Base XVI, 1., a)), as palavras formadas pelo prefixo sub- so escritas com hfen quando o elemento seguinte inicia por h: sub-harmnico, sub-homem. A forma correta sub-humano, nica grafia atestada no vocabulrio oficializado em Portugal [consulta em 13/04/2012]. J o vocabulrio de referncia no Brasil aceita ambas as formas: sub-humano e subumano [consulta em 12/12/2011].

16

Guia do Acordo Ortogrfico

Sequncias consonnticas

O que so consoantes mudas?


Consoantes mudas so aquelas que so escritas, mas que no so pronunciadas. Na variedade europeia da lngua, as consoantes mudas so as consoantes c e p. As consoantes c e p deixam de ser escritas quando no se pronunciam nas sequncias consonnticas cc, c, ct, pc, p e pt: colecionador, ao, defetivo, excecional, interceo, receo, otimismo (cf. Base IV, 1., b)).

Quando que as consoantes so mantidas?


Estas sequncias consonnticas mantm-se inalteradas nos casos em que so pronunciadas: faccioso, convico, intelectual, npcias, opo, eucalipto (cf. Base IV, 1., b)).

O que so grafias duplas?

Grafias duplas so duas formas possveis de escrever um mesmo vocbulo, como o caso de oiro e ouro ou cobarde e covarde. Com a aplicao das novas regras ortogrficas, o nmero de casos de grafias duplas aumenta significativamente, no s entre a norma de variedade europeia e brasileira, como dentro da prpria norma portuguesa. Uma consoante escrita quando pronunciada ou eliminada quando no pronunciada (cf. Base IV, 1., c)).

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

atual, diretor exceo, timo

facto, fico opcional, rapto

caracterstica ou caraterstica conceptual ou concetual sector ou setor


17

Guia do Acordo Ortogrfico

H mais sequncias consonnticas interiores afetadas?

Para alm das sequncias j referidas, tambm se verifica oscilao entre as duas normas oficiais da lngua portuguesa noutras sequncias consonnticas interiores, tais como bd (sbdito [em Portugal] ou sdito [no Brasil]), bt (subtil [em Portugal] ou sutil [no Brasil]), gd (amgdala [em Portugal] ou amdala [no Brasil]) e mn (amnistia [em Portugal] ou anistia [no Brasil]) (cf. Base IV, 2.). Embora o texto do Acordo refira a sequncia tm, no h nenhum caso de variao com esta sequncia.

O Acordo faz referncia pronncia culta. O que ?


Deve entender-se por pronncia culta a forma de pronunciar caracterstica dos falantes mais instrudos. O texto oficial considera a pronncia culta (cf. ponto 4 da Nota Explicativa) como critrio para saber se se pronunciam ou no as consoantes etimolgicas c e p. Para determinar a pronncia culta, a Porto Editora recorreu transcrio fontica do Grande Dicionrio da Lngua Portuguesa e s indicaes ortopicas das suas bases de dados lexicais.

Egipto: com p ou sem p?

A grafia nova : Egito. Uma das principais caractersticas do novo Acordo Ortogrfico o facto de prevalecer o critrio fontico em relao ao etimolgico, isto , h uma aproximao da lngua escrita da lngua falada, o que justifica a eliminao das consoantes mudas ou no articuladas. Seguindo o que ditado no texto oficial (cf. Base IV, 1., b)), as consoantes etimolgicas c e p de determinadas sequncias consonnticas so eliminadas quando no so proferidas nas pronncias cultas da lngua. O topnimo Egito um dos exemplos onde o p eliminado porque no pronunciado. A aplicao deste critrio fontico provoca o surgimento de incongruncias grficas, isto , palavras da mesma famlia apresentam grafias diferentes. Isto acontece no caso de Egito em comparao com egpcio ou egiptlogo, em que a consoante p se mantm porque pronunciada, tal como anteriormente j acontecia com cativo em comparao com captura. Esta divergncia ortogrfica justificada no ponto 4.3 da Nota Explicativa do texto oficial.

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

Como j acontecia, quando se elimina o p nas sequncias mpc, mp e mpt, dado que o m s pode ser usado antes de p ou de b, esta letra passa a n (cf. Base IV, 1., d)) (assuncionista, consuntvel, perentrio).

18

Guia do Acordo Ortogrfico

O c de facto vai desaparecer?

A palavra bactria no muda, correto?


A palavra bactria no sofre alterao com a aplicao das novas regras ortogrficas, dado que o c pronunciado na pronncia culta da lngua (cf. Base IV, 1., a), tal como se pode verificar atravs da consulta de dicionrios com transcrio fontica, nomeadamente do Grande Dicionrio Lngua Portuguesa, da Porto Editora.

No estranho que em Portugal se passe a escrever receo e no Brasil se continue a escrever recepo?
No. Em Portugal, a consoante p desta palavra no pronunciada, pelo que deixa de ser grafada, ao contrrio do que acontece no Brasil onde essa consoante continua a ser pronunciada, logo conservada (cf. Base IV, 1., c)).

Escreve-se: caracterizar ou caraterizar?


O novo Acordo Ortogrfico admite dupla grafia quando h oscilao na pronncia de determinadas sequncias consonnticas (cf. Base IV, 1. c)). O vocbulo caracterizar um dos exemplos que se encontra nestas condies, isto , passa a ser possvel escrever caracterizar ou caraterizar. No que diz respeito primeira consoante de certas sequncias consonnticas interiores, o critrio para se saber se devemos (ou no) escrever essa letra seguir o critrio fontico ou da pronncia: se pronuncio a consoante, escrevo; se no pronuncio, esta deixa de ser escrita. Assim sendo, ambas as formas so corretas: caracterizar ou caraterizar.

Os nomes prprios de pessoas so alterados?


De acordo com Base XXI do documento oficial, os nomes que so alvo de registo ou proteo legal, como nomes de pessoas, firmas, sociedades, marcas e ttulos

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

A grafia na variedade europeia do portugus facto, com c, porque os falantes desta variedade pronunciam esta consoante. No Brasil, uma vez que a consoante c no pronunciada, j h muito que a grafia fato. Este exemplo inclusivamente referido na Base IV, 1., c).

19

Guia do Acordo Ortogrfico

Os nomes prprios de lugares so alterados?


Sim. Por exemplo, um topnimo como Egipto apresenta uma nova grafia com a aplicao das novas regras ortogrficas: Egito (cf. Base IV, 1., b)).

Para mais informaes:

Base IV do texto do novo Acordo Ortogrfico (Das sequncias consonnticas) Base XXI do texto do novo Acordo Ortogrfico (Das assinaturas e firmas)

Se ainda tem dvidas: consulte as obras e os recursos da Porto Editora!

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

que estejam inscritos em registo pblico, no tm de ser alterados. Por exemplo, uma pessoa cujo apelido seja Baptista com p no tem de alterar a grafia do seu nome, da mesma forma que o c da revista Activa no tem de ser eliminado.

20

Guia do Acordo Ortogrfico

Acentuao grfica

Que palavras perdem acento grfico?


O acento eliminado em:

P
para pelo (nome) polo (nome)

palavras graves com ditongo i (cf. Base IX, 3.)

boia, joia, heroico

Tal como j acontecia em palavras como comboio ou dezoito, palavras formadas apenas por uma slaba e palavras agudas com este ditongo, como di ou heri, continuam a escrever-se com acento.

formas verbais graves terminadas em -em, correspondentes 3. pessoa do plural do presente do indicativo ou do conjuntivo (cf. Base IX, 7.)

creem, leem, veem

palavras graves que se escrevem da mesma forma que partculas tonas, mas que tm pronncias, sentidos e funes gramaticais diferentes e em que o acento servia para as distinguir (cf. Base IX, 9.) (do verbo parar)

pela (do verbo pelar) pera (nome)

Apesar de o acento ter sido eliminado nas palavras acima, continuam a ser distinguidas pelo acento grfico as formas pode (presente do indicativo) e pde (pretrito perfeito) do verbo poder e as formas por (preposio) e pr (infinitivo verbal). No Guia do Acordo Ortogrfico publicado pelo ME/C, acrescenta-se ainda o caso das formas dmos (conjuntivo) e demos (pretrito perfeito) do verbo dar, referindo-se ainda que continuam a poder distinguir-se atravs do acento as formas da 1. pessoa do plural terminadas em -mos (pretrito perfeito) e em -amos (presente do indicativo) dos verbos da 1. conjugao.

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

R
21

Guia do Acordo Ortogrfico

letra u nas terminaes verbais que(s), gue(s), gui(s) e qui(s) (cf. Base X, 7.)

H casos em que o acento opcional?


Sim. O acento passa a ser facultativo em: formas verbais do pretrito perfeito do indicativo terminadas em mos (cf. Base IX, 4.)

Recomenda-se a escrita da forma acentuada no pretrito perfeito para distinguir das formas terminadas em -amos do presente do indicativo. Esta distino grfica no corresponde a uma diferena na pronncia evidente em todo o territrio. Caso contrrio, apenas o contexto ir permitir distinguir qual o tempo verbal em uso.

Recomenda-se o uso da forma acentuada no conjuntivo para distinguir da forma demos do pretrito perfeito.

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

adeques, averigue argui, delinquis

A forma da 1. pessoa do pretrito perfeito do indicativo do verbo arguir e redarguir mantm-se acentuada: argu.

passmos ou passamos

1. pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (cf. Base IX, 6., b))

dmos ou demos

nome com o sentido de molde e recipiente (cf. Base IX, 6., b))

forma ou frma

Tem sido prtica portuguesa no acentuar este nome.

R
22

Guia do Acordo Ortogrfico

Nas palavras que perdem acento, a pronncia modificada?

Nomes de lugares, como Tria, Armao de Pra e Vila Nova de Foz Ca, so alterados?
No texto oficial, no se encontra qualquer regra que dite que os topnimos, isto , os nomes prprios de lugares, no devam seguir as mudanas ortogrficas estabelecidas por esta reforma. Alis, o prprio documento oficial refere alguns deles cuja grafia alterada. Por exemplo: Azia > Azoia e Tria > Troia (cf. Base IX, 3.). No caso de Coa (grafia nova) e de topnimos em que um dos elementos o vocbulo Pera (grafia nova), todas as entidades que esto a aplicar as novas regras estenderam o critrio de eliminao de acentos diferenciais a estes casos (que o caso da Porto Editora, assumindo que uma omisso do texto oficial). Esta tambm a linha seguida pelo ILTEC.

Por que razo se suprimem os acentos em palavras como pra ou plo e no se suprime em pr ou pde?
De acordo com o documento oficial (cf. Base IX, 9.), prescinde-se, quer do acento agudo, quer do circunflexo, para distinguir palavras graves homgrafas de palavras proclticas (isto , palavras sem acentuao prpria). Assim, pra (forma verbal) perde o acento agudo, que a distinguia de para (preposio) e plo (nome) passa a ser escrito sem o acento circunflexo, que distinguia de pelo (contrao). As justificaes para esta supresso so apresentadas no ponto 5.4.1 da Nota Explicativa que acompanha o documento oficial. Quanto s grafias pr (infinitivo verbal) e pde (pretrito perfeito), a acentuao continua a ser obrigatria, uma vez que pr/por so formas monossilbicas e pde/pode so palavras graves tnicas, no se inserindo no grupo das proclticas.

Os nomes prprios so alterados?


De acordo com a Base XXI do documento oficial, os nomes que so alvo de registo ou proteo legal, como nomes de pessoas, firmas, sociedades, marcas e ttulos que estejam inscritos em registo pblico, no tm de ser alterados. Por

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

As palavras que perdem o acento mantm a mesma pronncia. Ver resposta pergunta: Todos os falantes de portugus iro falar da mesma forma? (pg. 4).

23

Guia do Acordo Ortogrfico

exemplo, a grafia Tria em Hotel Tria no tem de ser obrigatoriamente alterada.

Palavras graves com ditongo ei perdem acento?


No portugus do Brasil, estas palavras deixam de ter acento: assembleia, ideia. Esta alterao ditada na Base IX, 3. do texto oficial. No portugus europeu, j desde 1945 que estas palavras no so acentuadas graficamente.

Escreve-se: vem ou veem?


Segundo o documento oficial (cf. Base IX, 7.), as formas verbais graves terminadas em -em deixam de ser acentuadas. o que acontece 3. pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver (vem > veem) e a todos os verbos que se conjugam de acordo com o mesmo paradigma. Esta alterao tambm afeta a 3. pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dem > deem). Esta regra inclui todas as formas verbais que derivam desses verbos, como anteveem, descreem e desdeem. O Dicionrio de Verbos, disponvel no servio Infopdia, uma boa ferramenta de consulta para dissipar dvidas relacionadas com os verbos.

A forma verbal dmos do conjuntivo deixa de ter acento?


Embora o documento oficial dite a facultativade do acento na 1. pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (cf. Base IX, 6., b)), recomendase que se acentue sempre esta forma. A acentuao grfica permite fazer a distino da correspondente forma do mesmo verbo no pretrito perfeito (demos).

J no obrigatrio colocar acento em formas do passado como ganhmos?


A Base IX, 4. dita o uso facultativo do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretrito perfeito do indicativo dos verbos da primeira conjugao (ex.: ganhmos ou ganhamos). Recomenda-se, no entanto, que a forma acentuada seja mantida em Portugal para se fazer a distino das correspondentes formas no acentuadas do presente do indicativo (ex.: ganhamos). ainda de referir que este acordo meramente ortogrfico, isto , apenas diz respeito ao plano da

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

R
24

Guia do Acordo Ortogrfico

Nota: No Guia do Acordo Ortogrfico [verso de agosto de 2011] editado pelos ME/MC, no tpico O que no muda pode ler-se o seguinte: Da mesma forma, continuam a poder distinguir-se por meio de acento as formas da 1. pessoa do plural do presente do indicativo e do pretrito perfeito dos verbos da 1. conjugao (terminados em ar), como nos casos de amamos ou ammos, do verbo amar, e falamos ou falmos, do verbo falar.

Pra e plo perdem o acento?


O novo Acordo Ortogrfico (cf. Base IX, 9.) elimina os acentos nas palavras graves homgrafas de palavras sem acentuao prpria. Dessa forma, a forma verbal para (homgrafa da preposio para) e o nome masculino pelo (homgrafo da contrao pelo) perdem o acento. A mesma alterao afeta outras palavras, como ca (forma verbal de coar e topnimo), pla (nome feminino e forma verbal de pelar), passam, respetivamente, a coa (homnimo da contrao pouco usada > com+a), e pela (homnimo da contrao > por+a). Nota: Os argumentos que justificam a eliminao destes acentos podem ser consultados no ponto 5.4.1 da Nota Explicativa do texto oficial.

A palavra pera perde o acento?


A palavra pera perde o acento circunflexo no singular e a grafia fica uniforme com o plural que j no era acentuado.

Todas as palavras graves perdem o acento sem exceo?


O texto do novo Acordo Ortogrfico no altera a acentuao das palavras graves em geral, pelo que casos como fcil, hfen ou trax mantm o acento agudo (cf. Base IX, 2., a)). No entanto, algumas palavras perdem, de facto, o acento. o caso de, por exemplo, para (3. pessoa do singular do presente do indicativo do verbo parar), pelo (nome masculino), pera (nome feminino que designa o fruto) ou todas aquelas palavras que tm o ditongo tnico aberto oi (boia, heroico, jiboia, etc.).

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

escrita. Ao nvel da pronncia, a distino entre as terminaes -amos (a fechado, no presente) e -mos (a aberto, no pretrito) no generalizada e este um dos argumentos usado para justificar o uso opcional do acento.

25

Guia do Acordo Ortogrfico

Posso escrever beb ou beb?

Pares de homgrafas esdrxulas perdem os acentos?


No. A proposta de 1986, que nunca chegou a ser aprovada, abolia os acentos nas palavras esdrxulas e graves. Com o novo acordo ortogrfico, estes acentos grficos so mantidos. Por exemplo, as seguintes grafias no sofrem alteraes: anlise (nome) e analise (forma verbal) ou fbrica (nome) e fabrica (forma verbal). As justificaes da manuteno dos acentos grficos podem ser lidas no ponto 5.3 da Nota Explicativa do texto oficial.

Para mais informaes:

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

No. Em Portugal continuaremos a escrever beb e no Brasil beb, porque o timbre da vogal na variedade europeia do portugus aberto e da usarmos acento agudo (cf. Base VIII, 1.).

Base IX do texto do novo Acordo Ortogrfico (Da acentuao grfica das palavras paroxtonas) Base X do texto do novo Acordo Ortogrfico (Da acentuao das vogais tnicas/tnicas grafadas i e u das palavras oxtonas e paroxtonas)

26

Guia do Acordo Ortogrfico

Hfen

O que acontece quanto ao uso do hfen?


Regra geral, todas as palavras formadas por elementos no autnomos ligados esquerda de uma palavra so aglutinadas: eurodeputado e psicossocial.

Ouo falar em locues. O que so?


Segundo o Dicionrio da Lngua Portuguesa, disponvel no servio Infopdia, uma locuo um conjunto de palavras equivalentes a uma s.

O que so prefixos? E falsos prefixos?


Segundo o Dicionrio da Lngua Portuguesa, disponvel no servio Infopdia, um prefixo uma partcula (afixo) que se antepe a uma forma de base para formar uma palavra nova, por exemplo, anti- ou pr-. Um falso prefixo um radical com autonomia semntica, que pode juntar-se a outros radicais para formar uma palavra, por exemplo auto- ou tele-.

O hfen eliminado em que casos?


O hfen suprimido em: locues de uso geral (cf. Base XV, 6., b))

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

carto de visita fim de semana

Esta regra aplica-se a locues formadas por nome+preposio+nome; em todos os outros casos em que duas ou mais palavras independentes se associam, no h alteraes, como em maria-vai-com-as-outras, tuta-e-meia.

alguns compostos em que se perdeu a noo de composio (cf. Base XV, 1.)

mandachuva, paraquedas, paraquedismo, paraquedista


27

Guia do Acordo Ortogrfico

formas do verbo haver com apenas uma slaba quando acompanhadas da preposio de (cf. Base XVII, 2.)

Quando que o hfen usado?


O hfen usado em: compostos que designam espcies botnicas e zoolgicas (estejam ou no ligados por preposio ou qualquer outro elemento) (cf. Base XV, 3.)

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

hei de, hs de h de, ho de

Repare-se que as formas com mais de uma slaba j no levavam hfen, como havemos de ou haveriam de.

palavras formadas por prefixos ou falsos prefixos terminados em vogal e em que o segundo elemento comea por vogal diferente (cf. Base XVI, 2., b))

autoestima, extraescolar

palavras formadas por prefixos ou falsos prefixos terminados em vogal e em que o segundo elemento comea por r ou s, duplicando-se estas consoantes (cf. Base XVI, 2., a))

antirracismo, contrassenha

formaes com o prefixo co-, mesmo quando seguido de vogal igual (cf. Base XVI, 1., b))

coobrigao, coocorrncia

ligao dos advrbios no- e quase- com a palavra que se lhes segue:

no fumador, quase ditado

bicho-da-seda, couve-flor
28

Guia do Acordo Ortogrfico

Ateno! boca-de-fogo enquanto peixe hifenizado, como sinnimo de uma pea de artilharia no leva hfen.

Com exceo dos prefixos des-, in- e re-, como em desumano, inbil e reaver.

Com exceo dos prefixos co-, pre-, pro-, e re- que seguem a tradio j estabelecida, como em cooperante, preencher.

O advrbio bem, ao contrrio de mal, pode no se aglutinar com palavras comeadas por consoante: bem-criado (cf. malcriado). Ainda no caso de bem, h casos aglutinados quando o segundo elemento comea por consoante: benfeitor.

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

formaes em que o segundo elemento comea por h (cf. Base XVI, 1., a))

anti-higinico, super-homem

palavras formadas por prefixos ou falsos prefixos em que o primeiro elemento termina em vogal e o segundo elemento comea pela mesma vogal (cf. Base XVI, 1., b))

anti-inflamatrio, micro-ondas

palavras formadas por prefixos ou falsos prefixos em que o primeiro elemento termina em consoante e o segundo elemento comea pela mesma consoante (cf. Base XVI, 2., a))

hiper-realista, inter-regional

compostos com os advrbios bem e mal quando a palavra seguinte comea por vogal ou h (cf. Base XV, 4.)

bem-estar, bem-humorado

palavras formadas por elementos acentuados graficamente (cf. Base XV, 5. e Base XVI, 1., f))

alm-mar, ps-graduao, recm-casado


29

Guia do Acordo Ortogrfico

palavras formadas com os prefixos circum- e pan- e em que o segundo elemento comea por vogal, h, m ou n (cf. Base XVI, 1., c))

O vocbulo cor-de-rosa leva hfenes?


O vocbulo cor-de-rosa considerado uma exceo consagrada pelo uso eliminao dos hfenes em locues de uso geral (cf. Base XV, 6.). Embora este vocbulo seja escrito com hfenes, segundo o vocabulrio oficializado em Portugal, o Vocabulrio Ortogrfico do Portugus (VOP), a grafia sem hfen j aceite como uma outra grafia possvel [consultas 13/04/2012], tal como acontece noutras combinaes idnticas iniciadas por cor de, como cor de laranja e cor de vinho. Os critrios da Porto Editora de aplicao das novas regras esto, portanto, conforme o vocabulrio oficializado.

O vocbulo dia-a-dia leva hfenes?


Com o novo acordo ortogrfico, o vocbulo dia a dia perde os hfenes por se tratar de uma locuo de uso geral (cf. Base XV, 6.), formada pela sequncia nome (dia), preposio (a), nome (dia).

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

circum-navegao

pan-africano, pan-helnico, pan-mgico

palavras formadas com o prefixo ex- com sentido de anterioridade (cf. Base XVI, 1., e))

ex-diretor

formaes com os prefixos ab-, ad-, ob-, sob- e sub- quando o elemento seguinte comea por r ou b:

ab-rogar, sub-reptcio

formaes que se juntam a estrangeirismo, nome prprio, sigla ou acrnimo:

anti-apartheid, anti-Salazar, anti-URSS

R
30

Guia do Acordo Ortogrfico

Sim. Embora o documento oficial dite a eliminao do hfen em locues de uso geral (cf. Base XV, 6.), o Estado portugus oficializou o Vocabulrio Ortogrfico do Portugus (VOP) e, segundo os critrios de aplicao do acordo seguidos pela equipa responsvel, o hfen usado em funo da estrutura interna das palavras. Combinaes constitudas por nome+preposio+nome no so hifenizadas, como carto de visita, no entanto outras combinaes que no respeitem esta estrutura mantm o hfen, como tuta-e-meia.

H palavras que permanecem hifenizadas?


Sim. Na maior parte dos casos, o uso do hfen mantm-se inalterado. o caso de palavras compostas por dois nomes (decreto-lei), nome e adjetivo (segundafeira) ou verbo e nome (guarda-chuva) (cf. Base XV, 1.).

Altera-se a forma de fazer o plural nas locues substantivas que perdem o hfen?
O documento oficial dita a eliminao do hfen em locues de uso geral, como o caso de alfinete de ama, carto de visita ou fim de semana (cf. Base XV, 6.). Ora, a forma de fazer o plural destas locues no altera com a supresso do hfen. De facto, antes desta imposio do texto oficial, apenas o primeiro elemento ia para o plural: alfinetes-de-ama, cartes-de-visita ou fins-desemana. Com a queda obrigatria do hfen, nada altera: alfinetes de ama, cartes de visita, fatos de macaco ou fins de semana.

Formas como hei-de e hs-de no levam hfen?


Com a entrada em vigor da nova ortografia, o hfen eliminado nas formas monossilbicas do verbo haver seguidas da preposio de (cf. Base XVII, 2.). As formas corretas so: hei de, hs de, h de e ho de.

H casos que no sofrem alteraes?


Sim. No caso de compostos sem elementos de ligao e cujos elementos, de natureza nominal, adjetival, numeral ou verbal, constituem uma unidade
www.portoeditora.pt/acordo-ortografico 31

No dicionrio de lngua portuguesa, encontro carto de visita (sem hfen) e tuta-e-meia (com hfen). mesmo assim?

Guia do Acordo Ortogrfico

Escreve-se: primeiro-ministro (com hfen) ou primeiro ministro (sem hfen)?


Enquanto cargo, o vocbulo primeiro-ministro leva hfen. Segundo o texto do novo Acordo Ortogrfico (cf. Base XV, 1.), os compostos formados por um adjetivo e um nome so hifenizados (este vocbulo consta como exemplo no documento oficial). A forma no hifenizada pode ocorrer em frases como Ele foi o primeiro ministro a demitir-se., mas aqui o sentido de primeiro que precede outro(s).

Por que que capito de fragata se escreve sem hfen e capito-tenente o mantm?
Com a nova ortografia, o vocbulo capito de fragata escreve-se sem hfen por se tratar de uma locuo de uso geral (cf. Base XV, 6.). J capito-tenente mantm o hfen por ser um composto cujos constituintes de natureza nominal (nome+nome) constituem uma unidade de sentido e conservam o seu prprio acento (cf. Base XV, 1.).

Palavras iniciadas por no- levam hfen?


O texto do novo Acordo Ortogrfico no faz referncia a palavras formadas com o elemento no-. Nos critrios de aplicao das novas regras ortogrficas aquando da elaborao do Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa (Porto Editora), a opo foi a de manter os hfenes no caso de palavras com o elemento no-, quando este possui uma funo prefixal e constitui uma unidade de sentido. No entanto, em Portugal o Vocabulrio Ortogrfico do Portugus (VOP), do Instituto de Lingustica Terica e Computacional (ILTEC), foi considerado pelas instncias competentes como vocabulrio oficial, pelo que todas as obras da Porto Editora tm de respeitar os critrios deste vocabulrio oficializado.

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

sintagmtica e semntica e mantm acento prprio, podendo dar-se o caso de o primeiro elemento estar reduzido (ano-luz, arco-ris, decreto-lei, amor-perfeito, guarda-noturno, azul-escuro, primeiro-ministro, segunda-feira, conta-gotas, guarda-chuva, afro-asitico), compostos com os advrbios bem e mal, com unidades discursivas lexicalizadas (maria-vai-com-as-outras) e em encadeamentos vocabulares ocasionais (Porto-Lisboa), palavras que derivam de nomes de lugares com mais de uma palavra, nomes de lugares compostos, nomes iniciados por gro e gr, forma verbal ou cujos os elementos estejam ligados por artigo.

32

Guia do Acordo Ortogrfico

H alguma alterao na grafia de compostos com bem- e mal-?


O texto oficial no prope nenhuma alterao para os compostos com os advrbios bem- e mal- (cf. Base XV, 4.). Permanecem as regras anteriores que ditam a utilizao de hfen quando o segundo elemento inicia por vogal ou h: bem-educado, mal-humorado. Nos casos em que o segundo elemento inicia por consoante, deve hifenizar com bem- (bem-comportado, bem-passado), mas aglutina com o advrbio mal- (malcomportado, malpassado). H, no entanto, alguns casos em que o advrbio bem- aglutinou com consoante, como benfeitor ou benquerena.

Escreve-se: vice-presidente ou vicepresidente?


O elemento vice- liga-se sempre ao elemento seguinte atravs do hfen. A forma correta vice-presidente (cf. Base XVI, 1., e)).

Palavras com o prefixo ex- aglutinam?


Segundo o documento oficial (cf. Base XVI, 1., e)), as palavras formadas pelo prefixo ex-, com o sentido de estado anterior ou cessamento, levam sempre hfen: ex-diretor, ex-presidente, ex-rei.

Escreve-se: mini-saia ou minissaia?


J antes da entrada em vigor do Acordo Ortogrfico de 1990, as regras de hifenizao determinavam que o prefixo mini- s devia ser seguido de hfen quando o elemento imediato tivesse vida parte e comeasse por h (ex. minihdrico). O que acontece que, de facto, havia muita oscilao e formas como mini-saia foram foradas pelo uso. Ora, o conversor da Porto Editora no reconhece a forma hifenizada, pois, conforme consta da Ajuda do Conversor de texto, Na presena de uma gralha ou de um erro, essa palavra no ser reconhecida, logo no ser objeto de converso automtica dado que o

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

Assim, e como se pode confirmar pela consulta dos critrios da equipa responsvel pelo VOP, palavras constitudas pelos advrbios no ou quase e outra palavra deixam de ser hifenizadas, como em no fumador ou no violncia.

33

Guia do Acordo Ortogrfico

Palavras formadas pelo prefixo re- diante de vogal igual levam hfen?
No. Embora o documento oficial (cf. Base XVI, 1., b)) refira que os elementos de formao so hifenizados quando terminam na mesma vogal com que se inicia o elemento seguinte (ex. anti-ibrico, eletro-tica), este prefixo tem sido entendido como uma exceo regra (apesar de o documento apenas referir o prefixo co-). Assim sendo, a opo da Porto Editora foi a de conservar as grafias anteriores dada a sua consagrao pelo uso na tradio lexicogrfica. Alm de no se hifenizar palavras com o prefixo co- quando seguidas de elemento iniciado pela mesma vogal (ex. coocorrncia), a exceo deve ser seguida no caso dos prefixos re- (ex. reeleger) e pre- (ex. preencher). Esta mesma interpretao seguida pelo Vocabulrio Ortogrfico do Portugus, adotado como referncia em Portugal, e pela Academia Brasileira de Letras, no seu Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa.

Escreve-se: sub-reptcio ou subreptcio?


O documento oficial do Acordo Ortogrfico lacunar no que diz respeito ao uso do hfen quando o prefixo termina em b ou em d (ab-, ad-, ob-, sob-, sub-) e o segundo elemento inicia por r. A opo da Porto Editora nestes casos foi a de conservar as grafias com hfen (ab-reao, ob-reptcio, sob-roda ou sub-regio), uma vez que a aglutinao teria implicaes fonticas, de acordo com a pronncia dos falantes de lngua portuguesa nos encontros consonnticos br e dr. Estando o Acordo Ortogrfico fortemente assente num critrio fontico, no nos parece legtima a alterao da pronncia nestes casos. A nossa opo est de acordo com os critrios do vocabulrio que foi oficializado em Portugal o Vocabulrio Ortogrfico do Portugus (VOP).

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

Para mais informaes:


Base XV do texto do Acordo Ortogrfico (Do hfen em compostos, locues e encadeamentos vocabulares) Base XVII do texto do Acordo Ortogrfico (Do hfen em compostos, locues e encadeamentos vocabulares)

conversor no funciona como corretor ortogrfico. A forma considerada correta, mesmo antes deste novo acordo ortogrfico, j era minissaia, grafia que no sofre qualquer alterao.

34

Guia do Acordo Ortogrfico

Maisculas e minsculas

H uma reduo do emprego da maiscula inicial?


Sim. A minscula passa a ser obrigatria em: meses e estaes do ano (cf. Base XIX, 1., b))

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

abril, vero

Tal como j acontecia com os nomes dos dias da semana, se estes nomes ocorrerem como nomes prprios, continuam a escrever-se com maiscula inicial: Hugo Outono Silva, Rio de Janeiro.

pontos cardeais e colaterais (cf. Base XIX, 1., e))

este, sul

Quando designam regies devem ser escritos com maiscula: vivo no Norte. O mesmo acontece quando usamos os smbolos correspondentes: N por Norte.

grafia das seguintes formas que representam indviduos indeterminados (cf. Base XIX, 1., d))

fulano, sicrano, beltrano

senhor professor

formas de tratamento ou de cortesia (cf. Base XIX, 1., f))

Apesar de a minscula ser obrigatria, em obras de especialidade ou usos especficos, a maiscula inicial pode ser usada para efeitos de destaque, reverncia ou outros.

R
35

Guia do Acordo Ortogrfico

H casos em que o uso da maiscula facultativo?

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

disciplinas escolares, cursos e domnios de saber (cf. Base XIX, 1., g))

matemtica ou Matemtica

nomes de ruas, lugares pblicos, templos e edifcios (cf. Base XIX, 2., i))

rua ou Rua do Ouro

palcio ou Palcio da Bolsa

formas de tratamento usadas reverencialmente ou hierarquicamente (cf. Base XIX, 2., i))

senhor doutor ou Senhor Doutor

ttulos de santos (cf. Base XIX, 1., f))

santa ou Santa so ou So

ttulos de obras, exceto no primeiro elemento e nos nomes prprios (cf. Base XIX, 1., c))

O Crime do Padre Amaro

ou O crime do padre Amaro

Em usos especficos, nomes comuns podem ser escritos com inicial maiscula para efeitos de destaque, reverncia, ou outros. Cada instituio ou indivduo deve fazer emprego uniforme das opes que tomar.

R
36

Sim. A maiscula pode ou no ser usada em:

Guia do Acordo Ortogrfico

Com a aplicao das novas regras ortogrficas, os nomes dos meses do ano passam a ser grafados com minscula inicial, como j era norma no Brasil. No entanto, e tendo em considerao a Base XIX, 2., e) que dita o emprego da maiscula inicial em nomes de festas e festividades, justifica-se a manuteno da maiscula inicial no nome do ms do ano em datas como 25 de Abril ou 1 de Maio.

Como fica a grafia de Rio de Janeiro?


Quando nomes que equivalem a estaes ou meses do ano so usados como nomes prprios, a maiscula obrigatria: Ana Outono e Rio de Janeiro.

Os nomes dos meses do ano so nomes comuns?


O texto oficial no faz qualquer tipo de referncia classificao morfossinttica das palavras. O emprego de maisculas deve-se a convenes puramente grficas. Com a aplicao das novas regras ortogrficas, os nomes dos meses do ano passam a ser grafados com minscula inicial, como j era norma no Brasil. Estes vocbulos devem ser entendidos como nomes comuns, por uma aproximao ao paradigma dos dias da semana que, j segundo o Acordo Ortogrfico de 1945, so escritos com minscula inicial. A este propsito, leia-se o que escreveu o gramtico brasileiro, Evanildo Bechara, na sua Moderna Gramtica Portuguesa (pp. 113-114), um nome comum o que se aplica a um ou mais objetos particulares que renem caractersticas inerentes a dada classe () h substantivos comuns que so nomes individualizados, no como os nomes prprios, mas pelo contexto extralingustico e pelo nosso saber que nos diz que no contexto natural nosso s h uma lua, um sol, um ms fevereiro e um s dia da semana segunda-feira e, no contexto cultural, s h um papa. Se forem escritos com maiscula, deve-se o fato a pura conveno ortogrfica, e no porque so nomes prprios.

Escreve-se: norte da Europa ou Norte da Europa?


O documento oficial dita o uso da minscula nos pontos cardeais (cf. Base XIX, 1. e), como em norte da Europa ou de norte a sul de Portugal. No entanto, se os pontos cardeais ou equivalentes forem usados de forma absoluta, isto , considerados como regies, deve ser usada a maiscula inicial (cf. Base XIX, 2.
www.portoeditora.pt/acordo-ortografico 37

Em casos como 25 de Abril ou 1 de Maio, devemos usar maiscula ou minscula?

Guia do Acordo Ortogrfico

Se escrevermos o nome de uma disciplina com maiscula, a palavra passa a nome prprio?
Embora o documento oficial apresente como opcional o uso da maiscula ou minscula no caso de disciplinas, cursos e domnios de saber (cf. Base XIX, 1., g)), no h qualquer tipo de referncia classificao morfossinttica das palavras. Os nomes das disciplinas so nomes comuns e podero ser grafados com inicial maiscula, por mera conveno grfica, o que no altera a sua classificao.

Como se escreve: Rua do Moinho ou rua do moinho?


Em topnimos que se refiram, por exemplo, a logradouros pblicos, poderemos utilizar indiferentemente maisculas ou minsculas sem estarmos a cometer erros (cf. Base XIX, 2., i)). Exceptuam-se os casos em que neles constem nomes prprios, como em Rua de Cames ou rua de Cames.

Com maiscula ou minscula: encarregado de educao, professor?

Segundo a Base XIX do texto oficial, os axinimos (isto , formas de tratamento) so escritos com minscula obrigatoriamente. No entanto, o uso de maisculas e minsculas em portugus apresenta alguma flexibilidade. Em Portugal, em muitos estabelecimentos de ensino e em documentos do Ministrio de Educao, estes vocbulos costumam ser escritos com maiscula inicial, que deve ser entendida como forma de realce ou como reverncia, no sentido de se valorizar a pessoa a quem nos dirigimos. Recomenda-se s instituies que faam um emprego uniforme das opes que tomarem. Tambm cada indivduo, no seu uso pessoal e profissional, pode pretender realar determinada palavra ou demonstrar cerimnia ou respeito e, sendo assim, pode optar por usar a maiscula neste tipo de palavras.

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

R
diretor de

g)): vivo no Norte (por norte do pas); o Ocidente (por ocidente europeu). Tambm nos correspondentes smbolos a maiscula deve ser usada: N (norte), S (sul).

turma,

38

Guia do Acordo Ortogrfico

Posso escrever o ttulo de um livro com minsculas?

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

P
Para mais informaes:

Desde que a palavra inicial e os nomes prprios estejam escritos com maiscula, as minsculas podem ser usadas.

Base XIX do texto do Acordo Ortogrfico (Das minsculas e maisculas)

39

Guia do Acordo Ortogrfico

Translineao

Houve alguma alterao nas regras de translineao de palavras?


Sim. O hfen usado no final de palavra para continu-la na linha hifenizadas, sempre que a partio do hfen era opcional no incio de estudante (cf. Base XX, 6.). uma linha quando necessrio partir uma seguinte: cami-//sola. No caso de formas coincide com o hfen da palavra, a repetio linha e agora obrigatria: trabalhador-//-

Para mais informaes:

Base XX do texto do Acordo Ortogrfico (Das minsculas e maisculas)

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

R
40

Guia do Acordo Ortogrfico

Recursos

Para obras em papel, ver tpico seguinte: Que obras se encontram publicadas.

Pgina do Acordo Ortogrfico


Acesso livre e gratuito - Informao histrica

- Esclarecimentos de dvidas - Vdeos

- Recursos (documento oficial, guia, etc.) Disponvel em: http://www.portoeditora.pt/acordoortografico/conversor-texto

Conversor para a nova ortografia


Para converter automaticamente palavras ou textos, tem sua disposio o conversor da Porto Editora. Tem um documento e quer converter para a nova grafia? Ou uma palavra que no sabe como vai ficar? Nada mais fcil. Experimente o nosso Conversor do Acordo Ortogrfico! - um servio online totalmente gratuito que converte palavras e textos para a grafia do novo acordo - atravs do mdulo Conversor de Texto, encontra resposta s suas dvidas pontuais no prprio momento - atravs do mdulo Conversor de Ficheiros, um ficheiro Word redigido segundo a antiga ortografia pode ser convertido para a nova Disponvel em: http://www.portoeditora.pt/acordoortografico/conversor-ficheiros/

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

O que posso consultar para esclarecer dvidas sobre o Acordo Ortogrfico?

41

Guia do Acordo Ortogrfico

http://www.portoeditora.pt/assets/acordoortografico /textointegralAO.pdf

Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa


O vocabulrio da Porto Editora est disponvel online gratuitamente e encontra-se conforme o vocabulrio oficial. Navegue pelo vasto patrimnio lexical da lngua portuguesa!
Disponvel em: http://www.infopedia.pt/vocabulario

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

Recomendamos a leitura integral do texto oficial disponvel em:

R
42

Texto oficial do Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Guia do Acordo Ortogrfico

Que obras se encontram publicadas?

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

Acordo Ortogrfico - O que muda


Tudo o que precisa de saber sobre a nova ortografia: a lista das palavras que mudam, as novas regras de escrita e uma breve cronologia das reformas ortogrficas em Portugal.

Acordo Ortogrfico no Ensino Bsico


Especialmente concebido para atender s necessidades de aprendizagem dos alunos do Ensino Bsico, dirige-se ainda a professores destes nveis de ensino, pais e encarregados de educao.

Com ou sem hfen?


Conhea as regras de hifenizao e tire todas as suas dvidas.

Com ou sem consoante?


Saiba em que casos deve escrever a consoante e tire todas as suas dvidas.

Com ou sem acento?


Conhea as regras de acentuao e tire todas as suas dvidas.

Guia Prtico do Acordo Ortogrfico


Saiba de forma rpida, simples e imediata o que muda com o novo Acordo Ortogrfico.

R
43

Guia do Acordo Ortogrfico

Cadernos Novo Acordo Ortogrfico

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

Com estes auxiliares elaborados para vrios ciclos de aprendizagem pretende-se: implementar o uso da nova ortografia; exercitar regras ortogrficas e convenes teis no processo da escrita; aplicar alguns contedos previstos pelos novos Programas de Portugus do Ensino Bsico.

Bom Portugus - Acordo Ortogrfico


A verso em papel da rubrica diria do programa da RTP Bom dia Portugal. Com prefcio da jornalista Carla Trafaria, esta obra esclarece, de forma rpida e simples, num formato pergunta-resposta, dvidas sobre eliminao de consoantes, uso de hfen, emprego de maiscula e acentuao grfica.

Pronturio da Lngua Portuguesa


Destinado a todos os que procuram uma resposta rpida e simples s questes relacionadas com a lngua portuguesa: - dificuldades da lngua ( ou h?; porque ou por que?) - particularidades ortogrficas - uso de maisculas, sinais de pontuao e hfen - regras de acentuao - problemas de concordncia - vocabulrio de dificuldades, abreviaturas e siglas - o nico com o antes e o depois do Acordo Ortogrfico

Pronturio Bsico da Lngua Portuguesa


Elaborado a pensar nos alunos e professores do Ensino Bsico. Dirigida ao aluno, no tom de uma grande carta, esta obra aborda problemas de pronncia, de ortografia e de morfologia, bem como dificuldades de vocabulrio e de construo e ordem das palavras.

Dicionrios com a nova ortografia


A Porto Editora possui uma vasta gama de dicionrios em que as palavras j esto escritas segundo a nova ortografia. Encontre a definio que procura e veja os vocbulos que sofrem alteraes com o Acordo Ortogrfico. Tambm disponvel em: http://www.infopedia.pt

44

Guia do Acordo Ortogrfico

Quais so as palavras frequentes cuja grafia muda?


abstrato (antes: abstracto) ao (antes: aco) acionar (antes: accionar) ata (antes: acta)

acionista (antes: accionista) ativar (antes: activar) ativo (antes: activo) ato (antes: acto) ator (antes: actor)

atividade (antes: actividade)

atriz (antes: actriz)

atuao (antes: actuao) atual (antes: actual)

atualidade (antes: actualidade) atualizar (antes: actualizar) atuar (antes: actuar) adjetivo (antes: adjectivo) adoo (antes: adopo) adotar (antes: adoptar) afetar (antes: afectar)

atualizao (antes: actualizao)

adotivo (antes: adoptivo)

afetividade (antes: afectividade) afetivo (antes: afectivo) afeto (antes: afecto)

arquiteto (antes: arquitecto) aspeto (antes: aspecto)

arquitetura (antes: arquitectura) atrao (antes: atraco)

atrativo (antes: atractivo) autoavaliao (antes: auto-avaliao)

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

P
45

abstrao (antes: abstraco)

Guia do Acordo Ortogrfico

autoestima (antes: auto-estima) autoestrada (antes: auto-estrada) batizar (antes: baptizar) boia (antes: bia) boia (antes: bia) batismo (antes: baptismo)

cato (antes: cacto)

ceticismo (antes: cepticismo) ctico (antes: cptico) claraboia (antes: clarabia) coleo (antes: coleco)

colecionador (antes: coleccionador) coletivo (antes: colectivo) conceo (antes: concepo) confeo (antes: confeco)

confecionar (antes: confeccionar) conjetura (antes: conjectura)

contraceo (antes: contracepo) correo (antes: correco) correto (antes: correcto) corretor (antes: corrector)

contracetivo (antes: contraceptivo)

deceo (antes: decepo) defetivo (antes: defectivo) dejeto (antes: dejecto)

dececionar (antes: decepcionar)

desativao (antes: desactivao) desinfeo (antes: desinfeco) desinfetar (antes: desinfectar) detetar (antes: detectar) detetive (antes: detective) didtico (antes: didctico)

descontrao (antes: descontraco) desinfetante (antes: desinfectante)

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

P
46

Guia do Acordo Ortogrfico

direo (antes: direco) direcionar (antes: direccionar) direto (antes: directo) diretivo (antes: directivo) diretor (antes: director)

diretriz (antes: directriz)

distrao (antes: distraco) efetivar (antes: efectivar) efetivo (antes: efectivo) efetuar (antes: efectuar) eletro (antes: electro)

efetivao (antes: efectivao)

eletricidade (antes: electricidade) eletricista (antes: electricista) eltrico (antes: elctrico)

eletrocardiograma (antes: electrocardiograma) eletrodomstico (antes: electrodomstico) eletrnica (antes: electrnica) epiltico (antes: epilptico) eletrnico (antes: electrnico)

espetacular (antes: espectacular) espetculo (antes: espectculo) exatido (antes: exactido) exato (antes: exacto) exceo (antes: excepo) exceto (antes: excepto)

excecional (antes: excepcional) extrao (antes: extraco) extrato (antes: extracto) fator (antes: factor) fletir (antes: flectir) fatura (antes: factura)

frao (antes: fraco) fracionrio (antes: fraccionrio)


www.portoeditora.pt/acordo-ortografico 47

Guia do Acordo Ortogrfico

fratura (antes: fractura) fraturar (antes: fracturar) impercetvel (antes: imperceptvel) infeo (antes: infeco) infetar (antes: infectar) infecioso (antes: infeccioso) infrao (antes: infraco) injeo (antes: injeco) injetar (antes: injectar) inseto (antes: insecto) heroico (antes: herico)

infraestrutura (antes: infra-estrutura)

inspeo (antes: inspeco) inspetor (antes: inspector)

inspecionar (antes: inspeccionar) interativo (antes: interactivo)

intercetar (antes: interceptar) irreflectido (antes: irrefletido) jato (antes: jacto) joia (antes: jia) jiboia (antes: jibia)

lecionar (antes: leccionar) letivo (antes: lectivo)

manufatura (antes: manufactura) micro-ondas (antes: micrrondas) noturno (antes: nocturno) objeo (antes: objeco)

objetiva (antes: objectiva) objeto (antes: objecto) olfato (antes: olfacto) tica (antes: ptica) tico (antes: ptico)

objetivo (antes: objectivo)

otimismo (antes: optimismo)


www.portoeditora.pt/acordo-ortografico 48

Guia do Acordo Ortogrfico

otimista (antes: optimista) timo (antes: ptimo) para-brisas (antes: pra-brisas) paranoia (antes: parania) pela (antes: pla) pelo (antes: plo) para (antes: pra)

para-choques (antes: pra-choques)

pera (antes: pra)

perceo (antes: percepo)

percetvel (antes: perceptvel) pero (antes: pro)

perentrio (antes: peremptrio) perspetiva (antes: perspectiva) polo (antes: plo)

perspetivar (antes: perspectivar) predilecto (antes: predilecto) projeo (antes: projeco) projetar (antes: projectar) projtil (antes: projctil) projeto (antes: projecto)

prospeto (antes: prospecto) proteo (antes: proteco) protetor (antes: protector) reao (antes: reaco)

protecionista (antes: proteccionista radioativo (antes: radioactivo)

reacionrio (antes: reaccionrio) receo (antes: recepo)

rececionista (antes: recepcionista) recetao (antes: receptao) recetivo (antes: receptivo) recetor (antes: receptor) recetculo (antes: receptculo)

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

P
49

Guia do Acordo Ortogrfico

redao (antes: redaco) redator (antes: redactor) retngulo (antes: rectngulo) retificar (antes: rectificar) refletir (antes: reflectir) redao (antes: redaco) reta (antes: recta)

respetivo (antes: respectivo) retido (antes: rectido) reto (antes: recto) retificar (antes: rectificar)

retrao (antes: retraco)

retroativos (antes: retroactivos)

retroprojetor (antes: retroprojector) retrospetiva (antes: retrospectiva) rutura (antes: ruptura) seleo (antes: seleco)

selecionar (antes: seleccionar) seletivo (antes: selectivo) sinttico (antes: sintctico)

subjetivo (antes: subjectivo)

subtrao (antes: subtraco)

suscetibilidade (antes: susceptibilidade) suscetvel (antes: susceptvel) ttica (antes: tctica) tato (antes: tacto) teto (antes: tecto)

tiroide (antes: tiride) trator (antes: tractor)

trajeto (antes: trajecto)

trajetria (antes: trajectria) vetor (antes: vector) x-ato (antes: x-acto)

transao (antes: transaco)

www.portoeditora.pt/acordo-ortografico

R
50

Vous aimerez peut-être aussi