Vous êtes sur la page 1sur 3

E3 Fundaes Profundas

Seja um edifcio de mltiplos pavimentos, com dois subsolos (total 6,00m profundidade), no qual as cargas dos pilares nas fundaes varia de 120 a 350 toneladas. Discutir possveis alternativas para as suas fundaes, sabendo que o terreno possui baixa capacidade de suporte na superfcie e sendo dadas uma das seguintes condies adicionais: 1. Presena de lenol fretico na cota 9,00 m. Solues Possveis: Neste caso recomendado utilizar Estadas dos tipos

Hlice Contnua, Barrete, Pr-moldada, Strauss e Estaca Raiz.


Estaca Hlice contnua: Estaca de concreto moldada in loco, executada atravs de um equipamento que possui um trado helicoidal contnuo, que retira o solo conforme se realiza a escavao, e injeta o concreto simultaneamente, utilizando a haste central desse mesmo trado. Alm disso, as reas de trabalho devem ser planas e de fcil movimentao. O sistema pode ser empregado na maioria dos tipos de solos, exceto em locais onde h a presena de mataces (blocos de rocha que podem ser subterrneos ou superficialmente expostos) e rochas. Estacas muito curtas, ou que atravessam materiais extremamente moles tambm devem ter sua utilizao analisada cuidadosamente.. Estaca Barretes: Estacas escavadas com uso de lama bentontica, executadas com equipamentos de grande porte, como o clam-shell. Pode ser escavada abaixo do nvel dgua, at a profundidade de projeto. Na execuo, a escavao preenchida pela lama simultaneamente retirada do solo escavado. Estaca Pr-moldada: Estacas pr-moldadas caracterizam-se por serem cravadas no terreno, podendo-se utilizar os seguintes mtodos: percusso o mtodo de cravao mais empregado, o qual utiliza-se piles de queda livre ou automticos (bate-estacas). Um dos principais inconvenientes desse sistema o barulho produzido; Prensagem . empregada onde h a necessidade de evitar barulhos e vibraes, utiliza macacos hidrulicos que reagem contra uma plataforma com sobrecarga ou contra a prpria estrutura; Vibrao sistema que emprega um martelo dotado de garras (para fixar a estaca), com massas excntricas que giram com alta rotao, produzindo uma vibrao de alta freqncia estaca. Estaca tipo Strauss: Elemento de fundao escavado mecanicamente, com o emprego de uma camisa metlica recupervel, que define o dimetro das estacas. O equipamento utilizado leve e de pequeno porte, facilitando a locomoo dentro da obra e possibilitando a montagem do equipamento em terrenos de pequenas dimenses. A perfurao feita atravs da queda livre da piteira com a utilizao de gua. O furo geralmente revestido. Atingida a profundidade de projeto, o furo limpo e concretado. Durante a concretagem, o apiloamento do concreto e a retirada cuidadosa do revestimento devem ser observados, para que no haja interrupo do fuste. Estaca Raiz: Estacas escavadas com perfuratriz, executadas com equipamento de rotao ou rotopercusso com circulao de gua, lama bentontica ou ar comprimido. recomendado para obras com dificuldade de acesso para o equipamento de cravao, pois emprega equipamento com pequenas dimenses (altura de aproximadamente 2m). Pode atravessar terrenos de qualquer natureza, sendo indicado tambm quando o solo possui mataces e rocha, por exemplo. Pode ser executada de forma inclinada, resistindo a esforos horizontais.

2. Vizinhana constituda de casares do sculo XVII, tombados pelo Patrimnio Histrico. Solues Possveis: Strauss, Hlice Contnua, Tubulo a Cu Aberto e Tubulo a Ar Comprimido. Caractersticas das Estacas: Pela ausncia de trepidaes e vibraes, e por apresentarem nveis de rudos baixos as Estacas Strauss e Hlice Continua, mecanicamente so as indicadas. Mas podemos utilizar tambm os chamados tubules (a cu aberto e a ar comprimido). Tubulo do tipo a Cu Aberto e executado da seguinte maneira; escavada manualmente, no pode ser executado abaixo do nvel dgua. Dispensa escoramento em terreno coesivo, mostrando-se uma alternativa econmica para altas cargas solicitadas. J o Tubulo a Ar Comprimido e utilizado em terrenos que apresentam dificuldade de empregar escavao mecnica ou cravao de estacas, como em reas com alta densidade de mataces, lenis dgua elevados ou cotas insuficiente entre o terreno e o apoio da fundao. Nesse tipo de fundao, pode-se utilizar uma camisa metlica, de concreto ou de concreto moldado in loco, sendo empregada uma presso mxima de 3,4 atm, limitando, dessa forma, a profundidade do tubulo a 34 m abaixo do nvel dgua. 3. Terreno localizado em cidade do interior do estado de So Paulo (oferta de mo-de-obra e baixa disponibilidade de equipamentos). Solues Possveis: Estacas do tipo Tubulo a Cu Aberto, onde e executado manualmente. A escavao de tubulo a cu aberto deve ser executada acima do nvel dgua natural ou rebaixado. Em casos especiais, pode ser empregado sistema de rebaixamento do lenol por qualquer processo, inclusive atravs de instalao de bombas no interior dos prprios tubules ou ento, em poos destinados a esta operao. Quando se emprega um sistema de rebaixamento, h dois aspectos que devem ser observados: volume de gua a esgotar, que funo da permeabilidade do solo e do desnvel de gua; foras de percolao prejudiciais estabilidade do alargamento da base. Cuidados especiais devem ser tomados nos casos em que a bomba est posicionada no interior do tubulo, uma vez que o fluxo de gua se faz no sentido de reduzir a estabilidade da escavao. Caso seja observado risco de desmoronamento, poder ser utilizado escoramento total ou parcial, desde que aprovado pela Fiscalizao. 4. Obra com prazo de concluso extremamente reduzido. Solues Possveis: Estaca dos tipos Hlice Contnua e Pr-moldada. A Estaca Hlice Continua e um sistema que proporciona uma boa produtividade e, por esse motivo, recomendvel que haja uma central de concreto nas proximidades do local de trabalho. A sua produtividade varia entre 150 a 400 m por dia, dependendo da profundidade da estaca, do dimetro da hlice, do tipo e resistncia do terreno e do torque do equipamento. J a Estaca Pr-moldada e 50 m dirios. As Metlicas no possui limitao de profundidade. A estaca possui aproximadamente 12 m, podendo ser emendadas. As de Concreto tambm podem chegar a 50 m dirios, depende do tipo de estaca, variando de 8 a 12 m, podem ser emendadas.

Concluso do Grupo:

O melhor tipo de fundao aquela que suporta as cargas da estrutura com segurana e se adqua aos fatores topogrficos, macio de solos, aspectos tcnicos e econmicos, sem afetar a integridade das construes vizinhas. importante a unio entre os projetos estrutural e o projeto de fundaes num grande e nico projeto, uma vez que mudanas em um provocam reaes imediatas no outro, resultando obras mais seguras e otimizadas.

Vous aimerez peut-être aussi