Vous êtes sur la page 1sur 8

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Centro de Cincias Sociais Aplicadas

RELATRIO PARA A DISCIPLINA ESTGIO


APM DOS SANTOS CALADOS ANA PAULA MARTINS DOS SANTOS Administrao de Empresas Turma F

So Paulo Novembro / 2011

SUMRIO

1. INTRODUO E DESCRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS3 2. RELATRIO DE ESTGIO ......................................................................... 4 2.1. Histrico da Empresa ......................................................................... 4 2.2. Dados Gerais da Empresa ................................................................ 4 2.3. Estrutura Organizacional .................................................................. 5 2.4. Dados Especficos Relacionados rea em que estagiouError! Bookmark not defined. 2.5 Atividades e projetos desenvolvidos ............................................. 6 ANEXOS..................................................................................................................... 7

1. INTRODUO
O estgio curricular tem como objetivo fazer com que o aluno acadmico coloque em prtica todos seus conhecimentos terico-conceituais, habilidades e atitudes. Ou seja, o desenvolvimento de competncias em situaes de aprendizagem, conduzidas no ambiente profissional, sob responsabilidade da Universidade. O estgio teve seu incio em 12/02/2011, e a partir do dia 25/08/2011 passei a ser scia proprietria da empresa APM DOS SANTOS CALADOS, tendo incio na etapa 7 do curso de graduao. O estgio esta sendo realizado na rea de marketing e logstica. As atividades mais praticadas so: realizao de campanhas promocionais, compra de material que ser utilizado dentro da loja como sacolas, displays, cartazes, e estudos de comportamento de compra dos clientes.

2. RELATRIO DE ESTGIO
2.1. Histrico da Empresa

O grupo SAMPA surgiu com sua primeira loja em 2005 na Zona Leste de So Paulo. A SAMPA a segunda marca do grupo American Shoes Calados, ambas atuando no ramo de calados. A proposta da SAMPA atingir o publico feminino j que a American Shoes abrange um publico maior, o masculino, feminino, infantil e linha de esporte. Hoje o grupo Sampa esta presente nos principais pontos comerciais da regio metropolitana de So Paulo, tais como o Shopping Fiesta, Mau Plaza, Shopping Penha e Shopping Campo Limpo.

2.2. Dados Gerais da Empresa

Origem (pas): Brasil

Porte: Trata-se de uma empresa de pequeno porte, que possui atualmente cerca de 100 (cem)

funcionrios.

Produtos/ servios: A empresa compra mercadorias: vesturio, calados e produtos esportivos nas

quais so revendidas nas lojas Sampa.

Misso/Viso/Valores

Misso: Oferecer aos clientes os melhores produtos das melhores marcas, com um atendimento diferenciado, no qual o cliente possa se sentir especial.

Viso: consiste em viabilizar o constante crescimento das lojas e de seus profissionais, com foco principalmente em atender as necessidades dos clientes.

Valores: comprometimento, honestidade, transparncia. Mercados em que atua: comrcio de calados varejista, atuando dentro do estado de So Paulo

2.3. Estrutura Organizacional Desenho da estrutura da empresa

Estrutura especfica da rea/setor/departamento no qual o estgio foi realizado

2.5 Atividades e projetos desenvolvidos

Entro em contato com os gerentes e os supervisores da empresa e vejo a necessidade de comunicao interna referente a promoes, liquidaes ou campanhas feitas para as lojas como rede ou isoladamente.

Crio identidade visual para as campanhas institucionais, datas comemorativas, ou inicio de nova coleo. Fao estudos de comportamento de compra dos clientes (quantidade de itens comprados, tempo de permanncia na loja, tipos de produtos procurados). Realizo campanhas especificas para o carto prprio da empresa (campanha de ativao do carto, campanha de captao de novos clientes, premiao por meio de concursos e sorteios) Procuro, junto as mdias de massa, formas de divulgao da marca visando custo benefcio. Estudo layouts de loja visando melhorar a experincia de compra dos clientes. Fao anlise e compra de sacolas plsticas usadas para a entrega de mercadoria. Desenvolvo playlistis com msicas, vinhetas e spots para serem executadas nas lojas, oferecendo a oportunidade para fornecedores divulgarem suas marcas para nossos clientes, mediante a um preo determinado.

Procuro novas parcerias comerciais visando o aumento da base de clientes do carto prprio da empresa (instalao de guichs em empresas, conveniando seus funcionrios e oferecendo modos especiais de pagamento, ou descontos especiais, e suas compras so debitados diretamente na folha de pagamento)

Fao visitas as lojas para conferir como os materiais esto expostos no pdv, e oriento os gerentes e funcionrios como tirar melhor proveito das campanhas.

3.0. Consideraes Finais

A unio do aprendizado terico e pratico, tem proporcionado uma facilidade tanto nos meus estudos quanto na minha profisso. Muitas matrias me faziam refletir sobre os casos reais em que eu me deparei no decorrer da minha trajetria na empresa. Ainda que tenhamos uma boa formao terica que nos permite analisar e solucionar problemas da organizao com maior facilidade, a grande incidncia de empresas de pequeno e mdio porte no pas, se deve primeiramente a falta de apoio do governo, no sentido de amenizar a enorme tributao cobrada, e tambm por parte dos prprios empresrios, que muitas vezes barram o crescimento da empresa, pois no sabem delegar tarefas e no conseguem gerenciar sozinhos uma organizao muito grande, ou seja, a falta de informao ou a falta de ligao entre teoria e pratica tem formado um ambiente desfavorvel ao crescimento das micro empresas brasileiras.

ANEXOS

Vous aimerez peut-être aussi