Vous êtes sur la page 1sur 18

www.ResumosConcursos.hpg.com.

br
Resumo: Princpios do Processo Civil na Constituio por Sirlene Borba

Resumo de Direito Processual Civil

Assunto:

PRINCPIOS DO PROCESSO CIVIL NA CONSTITUIO FEDERAL

Autor:

SIRLENE BORBA

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Princpios do Processo Civil na Constituio por Sirlene Borba

PRINCPIOS DE PROCESSO CIVIL NA CONSTITUIO FEDERAL INTRODUO Este trabalho tem o objetivo de abordar os princpios pertinentes ao direito processual civil inseridos na Constituio Federal de 1988. Os quais so o princpio do devido processo legal, da isonomia, do contraditrio e ampla defesa, do juiz natural, da inafastabilidade da jurisdio, da publicidade dos atos processuais, da motivao das decises, do duplo grau de jurisdio e proibio da prova ilcita. Os princpios processuais constitucionais esto insculpidos no artigo 5 da Constituio Federal, dentro do Ttulo Dos direitos e garantias fundamentais, demonstrando, assim, a sua importncia dentro do ordenamento jurdico, e para regular os casos postos apreciao dos rgos do Poder Judicirio.

1. PRINCPIOS DE DIREITO 1.1. Consideraes gerais E de extrema importncia o estudo dos princpios que constituem as fontes basilares para qualquer ramo do direito, influindo tanto em sua formao como em sua aplicao. Em relao ao Direito do Processual Civil no poderia ser diferente, j que os princpios esto presentes, em sua formao e na aplicao de suas normas. Toda forma de conhecimento filosfico ou cientfico implica na existncia de princpios. Diante disso, atravs das peculiaridades dos princpios inerentes a cada ramo do direito e da importncia de sua influncia, que desenvolvo o presente estudo. 1.2. Conceito Para MIGUEL REALE os princpios so certos enunciados lgicos admitidos como condio ou base de validade das demais asseres que compem dado campo do saber. Em sua lio, DE PLCIDO E SILVA, estudioso dos vocbulos jurdicos, ensina que os princpios so o conjunto de regras ou preceitos que se fixam para servir de norma a toda espcie de ao jurdica, traando a conduta a ser tida em uma operao jurdica. Segundo CLVIS BEVILQUA os princpios so elementos fundamentais da cultura jurdica humana. Para COVIELLO, os princpios so os pressupostos lgicos e necessrios das diversas normas legislativas. A ttulo de ilustrao, expe-se o comentrio tecido por CELSO ANTNIO BANDEIRA DE MELLO acerca dos princpios em geral:
2

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Princpios do Processo Civil na Constituio por Sirlene Borba

Princpio , por definio, mandamento nuclear de um sistema, verdadeiro alicerce dele, disposio fundamental que se irradia sobre diferentes normas, compondolhes o esprito e servindo de critrio para a sua exata compreenso e inteligncia, exatamente por definir a lgica e a racionalidade do sistema normativo, no que lhe confere a tnica e lhe d sentido harmnico. o conhecimento dos princpios que preside a inteleco das diferentes partes componentes do todo unitrio que h por nome sistema jurdico positivo.

Visto a grande importncia de um princpio no sistema jurdico, pode-se concluir que, ao se ferir uma norma, diretamente estar-se- ferindo um princpio daquele sistema, que esta na sua essncia . Analisando as definies trazidas acima, conclumos que os princpios so os pontos bsicos e que servem para a elaborao e aplicao do direito, do ordenamento jurdico, e do processo civil.

2. PRINCPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL 2.1. O devido processo legal na Constituio Federal O princpio do devido processo legal encontra-se expressamente consagrado na Constituio Federal, no artigo 5 , inciso LIV, com a seguinte redao.
Art. 5 omissis LIV - ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal;

Uma grande parte da doutrina entende que os demais princpios processuais constitucionais atinentes ao processo civil, possuem a sua gnese no princpio do devido processo legal. Segundo TUCCI e CRUZ E TUCCI, derivam do devido processo legal outros princpios tais o da isonomia, do juiz natural, da inafastabilidade da jurisdio, do contraditrio, da proibio da prova ilcita, da publicidade dos atos processuais, do duplo grau de jurisdio e da motivao das decises judiciais. Dentre os que admitem a tese apresentada pelos autores acima mencionados, pode-se indicar NELSON NERY JNIOR em sua obra Princpios de processo civil na constituio federal, pois, entende, que bastando a adoo do devido processo legal, j decorrero todos os outros que ensejam a garantia de um processo e de uma sentena justa. Em sua lio, ADHEMAR FERREIRA MACIEL afirma que o princpio do devido processo legal tem a sua origem diretamente de duas emendas Constituio Federal Norteamericana. Comenta da seguinte forma:
Emenda no. V: (...) ningum ser compelido em nenhum processo penal a testemunhar contra si prprio, ou ser privado da vida, liberdade, ou propriedade, sem o devido processo legal.
3

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Princpios do Processo Civil na Constituio por Sirlene Borba

Emenda no. XVI: nenhum Estado privar qualquer pessoa da vida, liberdade, ou propriedade, sem o devido processo legal.

Passa-se, portanto, a analisar os aspectos atinentes ao princpio do devido processo legal. 2.2. Noo do princpio O princpio do devido processo legal pode ser encontrado sob outras definies, tais como o princpio do processo justo ou princpio da inviolabilidade da defesa em juzo. Para ARTURO HOYO, o princpio do devido processo legal est inserido no contexto, mais amplo, das garantias constitucionais do processo, e que somente mediante a existncia de normas processuais, justas, que proporcionem a justeza do prprio processo, que se conseguir a manuteno de uma sociedade sob o imprio do Direito. Em sua lio, LUIZ AIRTON DE CARVALHO menciona que o princpio do devido processo legal protege a liberdade, em seu sentido amplo liberdade de expresso, liberdade de ir e vir, liberdade de fazer e no fazer, de acordo com a lei , e os bens, tambm, em amplo sentido - bens corpreos (propriedades, posses, valores) e bens incorpreos (direitos, aes, obras intelectuais, literrias, artsticas, sua imagem, seu conceito, sua expresso corporal, etc.). O devido processo legal uma garantia do cidado, que lhe da a constituinte, assegurando tanto o exerccio do direito de acesso ao Poder Judicirio, como o desenvolvimento processual de acordo com normas previamente estabelecidas. Conforme se verificou acima, existem duas modalidades de devido processo legal, quais sejam, o substantive due process e procedural due process. O devido processo legal procedimental refere-se maneira pela qual a lei, o regulamento, o ato administrativo, ou a ordem judicial, so executados, se o procedimento empregado por aqueles que esto incumbidos da aplicao da lei ou regulamento viola o devido processo legal, sem se cogitar da substncia do ato. Fao aqui meno as palavras de CINTRA, GRINOVER e DINAMARCO, acerca do princpio do devido processo legal:
o devido processo legal, como princpio constitucional, significa o conjunto de garantias de ordem constitucional, que de um lado asseguram s partes o exerccio de suas faculdades e poderes de natureza processual e, de outro, legitimam a prpria funo jurisdicional Nota-se que o mais importante dos princpios o do devido processo legal, j que assegurando este, estar-se- garantindo os demais princpios elencados na Constituio Federal.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Princpios do Processo Civil na Constituio por Sirlene Borba

3. PRINCPIO DA ISONOMIA 3.1. Igualdade das partes na Constituio Federal A igualdade das partes e assegurada pela garantia constitucional a todo cidado que igualdade de tratamento de todos perante a lei. O caput do art. 5 da Constituio Federal de 1988 menciona que:
Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do seu direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes:

O art. 5 da Constituio Federal, no s declara a igualdade de todos perante a lei, como tambm garante essa igualdade atravs de outros princpios no prprio artigo. Pode-se mencionar: a. Princpio do devido processo legal (CF, art. 5, LIV); b. Princpio da motivao das decises (CF, art. 93, IX); c. Princpio da publicidade dos atos processuais (CF, art. 5, LX); d. Princpio da proibio da prova ilcita (CF, art. 5, LVI); e. Princpio da presuno da inocncia (CF, art. 5, LVII); Enfim, a prpria Constituio Federal criou mecanismos que visam assegurar a igualdade das pessoas perante a lei, conforme se pode constar dos seus incisos. Porm, tocando no ponto que desperta maior interesse, pode-se dizer que do princpio da igualdade, insculpido no caput do artigo 5 da Constituio Federal, que deriva o princpio da igualdade das pa5.2.2 Julgamento por autoridade competente O segundo aspecto do princpio do juiz natural aquele contido no inciso LIII, do artigo 5 da Constituio Federal, onde prev a garantia de julgamento por autoridade competente. Este aspecto do princpio do princpio do juiz natural est intimamente ligado previso de inexistncia de criao de tribunais de exceo. Acerca disso TUCCI, menciona que:
O princpio est calcado na exigncia de preconstituio do rgo jurisdicional competente, entendendo-se este como o agente do Poder Judicirio, poltica, financeira e juridicamente independente, cuja competncia esteja previamente delimitada pela legislao em vigor.

O inciso LIII do artigo 5 da Constituio Federal desdobra-se numa garantia ampla, j que a se veda, tanto o processar como o sentenciar. Com isso, exprime-se a garantia constitucional de que os jurisdicionados sero processados e julgados por algum legitimamente integrante do Poder Judicirio.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Princpios do Processo Civil na Constituio por Sirlene Borba

3.2. Princpio da isonomia processual O princpio da isonomia processual determina que as pessoas devem ser tratadas de forma igual perante a lei. Para COUTURE, o princpio da igualdade domina todo o processo civil e, por fora da isonomia constitucional de todos perante a lei, impe que ambas as partes da lide possam desfrutar, na relao processual, de iguais faculdades e devam se sujeitar a iguais nus e deveres. Menciona NELSON NERY JNIOR que o princpio da isonomia processual o direito que tem os litigantes de receberem idntico tratamento pelo juiz. Alis, conforme se observa do art. 125, inciso I, do Cdigo de Processo Civil, a igualdade de tratamento das partes um dever do juiz e no uma faculdade. As partes e os seus procuradores devem merecer tratamento igual, com ampla possibilidade e oportunidade de fazer valer em juzo as suas alegaes. Mas, o que significa dar tratamento isonmico s partes? Em sua lio, NELSON NERY JNIOR afirma que dar tratamento isonmico s partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades. Porm, o que se busca a efetiva igualdade entre as partes, aquela de fato. Busca-se a denominada igualdade real ou substancial, onde se proporcionam as mesmas oportunidades s partes. Para CINTRA, GRINOVER e DINAMARCO, a igualdade jurdica no pode eliminar a desigualdade econmica, por essa razo que na conceituao realista de isonomia, buscase a igualdade proporcional. Em sntese, essa igualdade proporcional o tratamento igual aos substancialmente iguais. Segundo a lio de JOS CARLOS BARBOSA MOREIRA, existem diversos institutos no Cdigo de Processo Civil, que visam garantir a isonomia das partes. Um dos exemplos so as regras no que tange exceo de suspeio e incompetncia do juiz, a fim de evitar que um dos litigantes, presumivelmente, tenha favorecimento por parte do rgo jurisdicional. Porm, h de se mencionar que o princpio da igualdade das partes no assegura ao juiz igualar as partes quando a prpria lei estabelece a desigualdade. No que tange s desigualdades criadas pela prpria lei, a ttulo de exemplo, pode-se mencionar aquele tratamento dado no direito do consumidor: onde o art. 4 reconhece a fragilidade ou a desigualdade do consumidor perante o fornecedor, estabelecendo a inverso do nus da prova, face maior possibilidade do fornecedor produzir a prova. Ainda, exemplificando, pode-se mencionar as prerrogativas do Ministrio Pblico e da Fazenda Pblica no que tange aos prazos, conforme disposto no artigo 188 do Cdigo de Processo Civil.
6

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Princpios do Processo Civil na Constituio por Sirlene Borba

Conforme NELSON NERY JNIOR, o fundamento para tais desigualdades seria o fato de que se tratam de interesses pblicos, portanto, com supremacia sobre o interesse privado. Na mesma fundamentao, diz que os advogados tem a faculdade de escolher as causas que pretendam patrocinar, ao passo que o Ministrio Pblico deve funcionar em todas as causas que houver a necessidade de sua interveno. Para ANTNIO CARLOS MARCATO, o princpio da igualdade das partes relaciona-se intimamente com o princpio do contraditrio, j que dentro do estabelecimento do contraditrio, viabiliza-se os dois preceitos constitucionais, o da ampla defesa e o da igualdade. guisa de concluso, traz-se trecho de artigo escrito por JOS CARLOS BARBOSA MOREIRA, destinado ao volume de Estudos Jurdicos em Homenagem a HCTOR FIXZAMUDIO:
Para garantizar la observancia de los principios enunciados, es imprescindible que se asegure a los litigantes la igualdad de tratamiento por l rgano judicial. Esto exige, ante todo, que la conformacin del procedimiento no quede sujeta al arbitrio del juez, sino que se ajuste al modo previamente institudo por la ley para los procesos en general. Una dosis razonable de 'formalismo' es necesaria como condicin del justo equilibrio entre el poder del rgano judicial y los derechos de las partes, y asimismo de la uniforme aplicacin del derecho material.

Em sntese, a substncia do princpio da isonomia processual, derivado da isonomia insculpida no caput do artigo 5 da Constituio Federal, resume-se no tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais. 4. PRINCPIO DO CONTRADITRIO E AMPLA DEFESA 4.1. O contraditrio e a ampla defesa na Constituio Federal O princpio do contraditrio e ampla defesa esta expresso na Constituio Federal, no artigo 5 inciso LV. Vejamos:
art. 5 omissis LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

Passa-se, portanto, a analisar um dos princpios basilares do processo, seja civil ou penal, contido na Constituio Federal entre os direitos e garantias fundamentais. 4.2. Noo do princpio O Juiz, face ao seu dever de imparcialidade, coloca-se entre as partes, quando ouve uma, necessariamente deve ouvir a outra, somente assim se dar a ambas a possibilidade de expor as suas razes, de apresentar as suas provas, de influir sobre o convencimento do juiz.
7

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Princpios do Processo Civil na Constituio por Sirlene Borba

Somente pela poro de parcialidade das partes, uma apresentando a tese e outra a anttese, que o juiz pode fazer a sntese. Este procedimento seria estabelecer o contraditrio entre as partes. Neste sentido, LUIZ GUILHERME MARINONI faz as seguintes consideraes acerca do princpio do contraditrio:
O princpio do contraditrio, na atualidade, deve ser desenhado com base no princpio da igualdade substancial, j que no pode se desligar das diferenas sociais e econmicas que impedem a todos de participar efetivamente do processo.

Para ROSENBERG, contraditrio significa poder deduzir ao em juzo, alegar e provar fatos constitutivos de seu direito e, quanto ao ru, ser informado sobre a existncia e contedo do processo e fazer-se ouvir. Em relao ao princpio do contraditrio, ENRICO TULLIO LIEBMAN tece o seguinte comentrio:
A garantia fundamental da Justia e regra essencial do processo o princpio do contraditrio, segundo este princpio, todas as partes devem ser postas em posio de expor ao juiz as suas razes antes que ele profira a deciso. As partes devem poder desenvolver suas defesas de maneira plena e sem limitaes arbitrrias, qualquer disposio legal que contraste com essa regra deve ser considerada inconstitucional e por isso invlida.

Segundo NELSON NERY JNIOR, quando a lei garante aos litigantes o contraditrio e a ampla defesa, quer significar que tanto o direito de ao, quanto o direito de defesa so manifestaes do princpio do contraditrio. O princpio do contraditrio a perfeita combinao entre o princpio da ampla defesa e princpio da igualdade das partes. SANSEVERINO menciona que:
O princpio constitucional da igualdade jurdica, do qual um dos desdobramentos o direito de defesa para o ru, contraposto ao direito de ao para o autor, est intimamente ligado a uma regra eminentemente processual: o princpio da bilateralidade da ao, surgindo, da composio de ambos, o princpio da bilateralidade da audincia.

O princpio da igualdade das partes impe a bilateralidade da audincia, j que a possibilidade de reao de qualquer das partes em relao pretenso da outra, depende sempre da informao do ato praticado. Da o fundamento da citao da parte contrria, quando vlida, estabelecendo a relao jurdica processual.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Princpios do Processo Civil na Constituio por Sirlene Borba

Em consonncia com tal definio, CINTRA, GRINOVER e DINAMARCO afirmam que imprescindvel que se conhea os atos praticados pela parte contrria e pelo juiz, para que se possa estabelecer o contraditrio. O contraditrio constitudo por dois elementos: informao parte contrria; a possibilidade da reao pretenso deduzida; Em Teoria Geral do Processo, os mesmos autores mencionam que at mesmo quando o juiz se depara com o periculum in mora, provendo a medida inaudita altera pars, o demandado poder exercer a sua atividade processual plena, antes do provimento definitivo. Inexistem excees ao princpio do contraditrio. Diante destas consideraes, possvel notar que, para que a parte possa estabelecer o contraditrio e exercitar a ampla defesa, necessrio que esta tenha cincia dos atos praticados pela parte contrria e pelo juiz da causa.

5. PRINCPIO DO JUIZ NATURAL 5.1. O juiz natural na Constituio Federal Segundo a doutrina dominante, o princpio do juiz natural pode ser encontrado na constituio nos seguintes artigos:
Art. 5 omissis XXXVII - no haver juzo ou tribunal de exceo; LIII - ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente;

Assim, localizados dentro da Constituio Federal os incisos do artigo 5 que prevem o princpio do juiz natural, passa-se doravante a tratar acerca do significado do referido princpio. 5.2. Noo do princpio 5.2.1. Vedao da criao de tribunais de exceo O princpio do juiz natural pode ser encontrado na doutrina sob as mais diversas denominaes, dentre as quais, pode-se mencionar o princpio do juzo legal, o princpio do juiz constitucional e o princpio da naturalidade do juiz. O inciso XXXVII, do artigo 5 da Constituio Federal, onde h a primeira tratativa acerca do princpio do juiz natural, prev a vedao criao de tribunais de exceo. Na expresso tribunais de exceo, compreende-se tanto a impossibilidade de criao de tribunais extraordinrios aps a ocorrncia de fato objeto de julgamento, como a consagrao constitucional de que s juiz o rgo investido de jurisdio.
9

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Princpios do Processo Civil na Constituio por Sirlene Borba

Tribunal de exceo aquele designado ou criado por deliberao legislativa ou no, para julgar determinado caso, tenha ele j ocorrido ou no, irrelevante a j existncia do tribunal. O princpio do juiz natural, especialmente no que tange a este primeiro aspecto, visa coibir a criao de tribunais de exceo ou de juzos ad hoc, ou seja, a vedao de constituir juzes para julgar casos especficos, sendo que, provavelmente, tero a incumbncia de julgar, com discriminao, indivduos ou coletividades. Entende MANOEL ANTNIO TEIXEIRA FILHO entende que o princpio do juiz natural redemocratizou a vida do pas, na poca, por ocasio da sua insero no artigo 141, pargrafo 26, da Constituio Federal de 1946. JOS FREDERICO MARQUES menciona que ser inconstitucional o rgo criado por lei infraconstitucional, ao qual se venha atribuir competncia, subtraindo-a do rgo constitucionalmente previsto. Por fim, DJANIRA MARIA RADAMS DE S, sinteticamente, menciona que, neste primeiro aspecto, o princpio do juiz natural protege a coletividade contra a criao de tribunais que no so investidos constitucionalmente para julgar, especialmente no que tange a fatos especiais ou pessoas determinadas, sob pena de julgamento sob aspecto poltico ou sociolgico. H de se mencionar, ainda, que os integrantes desses Juzos ou Tribunais, devam ter se juzes de uma forma legtima, ou seja, na forma da Constituio Federal e das leis infraconstitucionais complementares desta. Portanto, o princpio do juiz natural prev a impossibilidade de criao dos tribunais de exceo, sendo que o indivduo somente poder ser julgado por rgo preexistente e por membros deste rgo, devidamente investido de jurisdio.

6.

PRINCPIO DA INAFASTABILIDADE DA JURISDIO

6.1. A inafastabilidade da jurisdio na Constituio Federal A inafastabilidade da jurisdio tambm poder ser encontrada sob a denominao princpio do direito de ao por alguns autores, por outros, pode ser encontrada por princpio do acesso justia. Confira-se onde est situado o princpio da inafastabilidade da jurisdio dentro da Constituio Federal:
Art. 5 omissis XXXV - a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito;

10

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Princpios do Processo Civil na Constituio por Sirlene Borba

Portanto, passa-se doravante a analisar os aspectos do princpio da inafastabilidade da jurisdio, como j anteriormente feito com os demais princpios. 6.2. Noo do princpio NELSON NERY JNIOR menciona que em que pese o destinatrio principal desta norma seja o legislador, o comando constitucional atinge a todos, no podendo o legislador ou qualquer outra pessoa impedir que o jurisdicionado v a juzo deduzir pretenso. Com a contemplao do princpio da inafastabilidade da jurisdio, a Constituio garante a necessria tutela estatal aos conflitos ocorrentes na vida em sociedade. Enfim, a garantia ao direito de ao. No entanto, no h que se estabelecer confuso entre o direito de ao e o direito de petio assegurado na Constituio Federal, j que o primeiro visa a proteo de direitos contra ameaa ou leso, ao passo que o segundo, assegura, de certa forma, a participao poltica, independente da existncia de leso ao direito do peticionrio. O direito de ao um direito pblico subjetivo exercitvel at mesmo contra o Estado, que no pode recusar-se a prestar a tutela jurisdicional. O Estado-juiz no est obrigado, no entanto, a decidir em favor do autor, devendo aplicar o direito a cada caso que lhe foi trazido. O dever de o magistrado fazer atuar a jurisdio de tal modo rigoroso que sua omisso configura causas de responsabilidade judicial. Menciona MANOEL ANTNIO TEIXEIRA FILHO que o princpio da inafastabilidade da jurisdio possui profundas razes histricas e representa uma espcie de contrapartida estatal ao veto realizao, pelos indivduos, de justia por mos prprias (exerccio arbitrrio das prprias razes, na peculiar dico do Cdigo Penal - art. 345); mais do que isso, ela uma pilastra de sustentao do Estado de Direito. O direito de ao, que se efetiva atravs do processo, nico meio de aplicao do direito a casos ocorrentes, por obra dos rgos jurisdicionais, e complemento inarredvel do preceito constitucional que o inspira, garantia concreta de sua realizao. O poder de agir um direito subjetivo pblico consistente na faculdade do particular fundada em norma de direito pblico. Em suma, a invocao da tutela jurisdicional, preconizada na Constituio Federal, deve efetivar-se pela ao do interessado que, exercendo o direito jurisdio, cuide de preservar, pelo reconhecimento (processo de conhecimento), pela satisfao (processo de execuo) ou pela assegurao (processo cautelar), direito subjetivo material violado ou ameaado de violao.

11

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Princpios do Processo Civil na Constituio por Sirlene Borba

7. PRINCPIO DA PUBLICIDADE 7.1. A publicidade dos atos decisrios na Constituio Federal Como j feito anteriormente, a fim de prosseguir neste singelo estudo dos princpios de processo civil inseridos no texto constitucional, deve-se demonstrar o fundamento legal:
Art. 93. omissis IX - todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, e fundamentadas todas as decises, sob pena de nulidade, podendo a lei, se o interesse pblico o exigir, limitar a presena, em determinados atos, s prprias partes e seus advogados, ou somente a estes; (grifou-se)

Tambm, pode-se encontrar o referido princpio contido no artigo 5, inciso LX da Constituio Federal. Confira-se:
Art. 5. Omissis LX - a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem;

A Constituio Federal de 1988, em seu artigo 93, inciso IX, traz expressamente a determinao de que todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, sob pena de nulidade. 7.2. Noo do princpio TUCCI e CRUZ E TUCCI mencionam que a garantia da publicidade no se traduz na exigncia da efetiva presena do pblico e/ou dos meios de comunicao aos atos que o procedimento se desenrola, no obstante reclame mais do que uma simples potencialidade abstrata (como quando, por exemplo no se tem conhecimento da data, horrio e do local da realizao de determinado ato: a publicidade deste reduz-se, ento, a um nvel meramente terico). ARRUDA ALVIM qualifica o princpio da publicidade dos atos no processo, antes de mais nada como um princpio tico, mencionando que:
A publicidade garantia para o povo de justia , que nada tem a esconder; e, por outro lado, tambm garantia para a prpria Magistratura diante do povo, pois agindo publicamente, permite a verificao de seus atos.

O artigo 155 do Cdigo de Processo Civil est em perfeita consonncia com a disposio trazida pela Constituio Federal, determinando, expressamente, quais so os casos que correm em segredo de justia, sendo que tal procedimento no viola, em hiptese alguma, a norma constitucional.
Art. 155. Os atos processuais so pblicos. Correm, todavia, em segredo de justia (...):

12

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Princpios do Processo Civil na Constituio por Sirlene Borba

A publicidade dos atos processuais est elencada como direito fundamental do cidado, mas a prpria Constituio Federal faz referncia aos casos em que a lei admitir o sigilo e a realizao do ato em segredo de justia. A lei enumera os casos, nada impedindo que o juiz confira a outros, ao seu critrio, em virtude de interesse pblico, processamento em segredo de justia, hiptese em que dever justificar o seu proceder. Na verdade, o princpio da publicidade obrigatria do processo poder ser resumido no direito discusso ampla das provas, na obrigatoriedade de motivao da sentena, bem como na faculdade de interveno das partes e seus procuradores em todas as fases do processo.

8. PRINCPIO DA MOTIVAO DAS DECISES 8.1. A motivao das decises na Constituio Federal O princpio da motivao das decises est expressamente previsto no artigo 93, inciso IX da Constituio Federal de 1988. Confira-se:
Art. 93. Omissis IX - todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, e fundamentadas todas as decises, sob pena de nulidade, podendo a lei, se o interesse pblico o exigir, limitar a presena, em determinados atos, s prprias partes e seus advogados, ou somente a estes;" (grifou-se)

Diante disso, passa a verificar os aspectos atinentes ao princpio constitucional da motivao das decises proferidas pelos rgos do Poder Judicirio. 8.2. Noo do princpio A fim de trazer algumas noes acerca do princpio da motivao das decises proferidas pelos rgos do Poder Judicirio, so pertinentes as palavras de PIERO CALAMANDREI:
A fundamentao da sentena sem dvida uma grande garantia da justia quando consegue reproduzir exatamente, como num levantamento topogrfico, o itinerrio lgico que o juiz percorreu para chegar sua concluso, pois se esta errada, pode facilmente encontra-se, atravs dos fundamentos, em que altura do caminho o magistrado se desorientou.

importante mencionar que o texto constitucional no apenas exige a fundamentao das decises proferidas pelos rgos do Poder Judicirio, como as declara nulas se desatenderem a esse comando. Menciona DJANIRA MARIA RADAMS DE S que garante tal princpio a inviolabilidade dos direitos em face do arbtrio, posto que os rgos jurisdicionais tem de motivar, sob pena de nulidade, o dispositivo contido na sentena. Porm, o que significa motivar as decises judiciais?
13

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Princpios do Processo Civil na Constituio por Sirlene Borba

Motivar todas as decises significa fundament-las, explicar as razes de fato e de direito que implicam no convencimento do juiz, devendo esta fundamentao ser substancial e no meramente formal. TERESA ARRUDA ALVIM menciona que ato de inteligncia e de vontade, no se pode confundir sentena com um ato de imposio pura e imotivada de vontade. Da a necessidade de que venha expressa sua fundamentao (CF, art. 93, IX). Diz mais a referida autora que fundamentao deficiente, para todos os efeitos, equivale falta de fundamentao. A motivao da sentena, tambm, faz-se til para enriquecer e uniformizar a jurisprudncia, servindo como valioso subsdio queles que contribuem para o aprimoramento e aplicao do direito. Em suma, a deciso motivada aponta o entendimento das razes do juiz, que imparcial, e assim torna essa deciso, sendo que se constitui tal princpio em verdadeira garantia inerente ao Estado de Direito.

9. PRINCPIO DO DUPLO GRAU DE JURISDIO 9.1. O duplo grau de jurisdio na Constituio Federal A doutrina diverge em considerar o duplo grau de jurisdio como um princpio de processo inserido na Constituio Federal, j que inexiste a sua previso expressa no texto constitucional. Dentre os autores que no a admitem, pode-se mencionar MANOEL ANTNIO TEIXEIRA FILHO, ARRUDA ALVIM, TUCCI e CRUZ E TUCCI, dentre outros. De outro lado existem autores tais como HUMBERTO THEODORO JNIOR e NELSON NERY JNIO que admitem o duplo grau de jurisdio, como princpio de processo inserido na Constituio Federal. Aqueles que acreditam que o duplo grau de jurisdio um princpio processual constitucional, inclusive de processo civil, fundamentam a sua posio, na competncia recursal estabelecida na Constituio Federal. Confira-se alguns exemplos desta previso implcita do duplo grau de jurisdio inserido na Constituio Federal de 1988:
Art. 5 omissis LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

14

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Princpios do Processo Civil na Constituio por Sirlene Borba

Ainda, neste sentido, confira-se mais:


Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: I - omissis II - julgar, em recurso ordinrio: III - julgar, mediante recurso extraordinrio (...); Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justia: I - omissis II - julgar, em recurso ordinrio; III - julgar, em recurso especial;

Diante disso, em que pese no traga de forma expressa, pode-se dizer que o duplo grau de jurisdio ou garantia de reexame das decises proferidas pelo Poder Judicirio, pode ser includo no estudo acerca dos princpios de processo civil na Constituio Federal. 9.2. Noo do princpio O reexame dos pronunciamentos jurisdicionais algo quase to antigo quanto o prprio direito dos povos; previram-no, dentre outras legislaes priscas, a babilnica, a hebraica, a egpcia, a islmica, a grega, a romana - segundo as suas especificaes. Todo ato decisrio do juiz que possa prejudicar um direito ou um interesse da parte deve ser recorrvel, como meio de evitar ou emendar os erros e falhas que so inerentes aos julgamentos humanos; e, tambm, como ateno ao sentimento de inconformismo contra julgamento nico, que natural em todo ser humano. O princpio do duplo grau de jurisdio visa assegurar ao litigante vencido, total ou parcialmente, o direito de submeter a matria decidida a uma nova apreciao jurisdicional, no mesmo processo, desde que atendidos determinados pressupostos especficos, previstos em lei Menciona HUMBERTO THEODORO JNIOR que os recursos, todavia, devem acomodar-se s formas e oportunidades previstas em lei, para no tumultuar o processo e frustrar o objetivo da tutela jurisdicional em manobras caprichosas e de m-f. Portanto, o princpio constitucional do duplo grau de jurisdio, ainda que de forma implcita naquele texto, garante ao litigante a possibilidade de submeter ao reexame das decises proferidas em primeiro grau, desde que atendidos os requisitos previstos em lei.

15

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Princpios do Processo Civil na Constituio por Sirlene Borba

10.

PRINCPIO DA PROIBIO DE PROVA ILCITA

10.1. A vedao da utilizao de provas ilcitas contida na Constituio Federal A Constituio Federal expressamente prev a vedao da utilizao de provas ilcitas no processo, seja o civil ou penal, conforme norma contida no artigo 5 inciso LVI. Confira-se:
Art. 5 omissis LVI so inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos;

Note-se, portanto, que a Constituio Federal, de forma expressa, probe a utilizao no processo de provas obtidas por meios ilcitos.

10.2. Noo do princpio Para MANOEL ANTNIO TEIXEIRA FILHO, a prova, do ponto de vista processual, como a demonstrao, segundo as normas legais especficas, da verdade dos fatos relevantes e controvertidos na ao. s partes cabe o nus de produzir as provas, na exata medida dos interesses que estejam a defender na causa; precisamente com vistas ao exerccio dessa atividade que assume especial importncia o princpio da liceidade dos meios de prova. O artigo 332 do Cdigo de Processo Civil menciona qual o tipo de prova admitido no processo:
Art. 332. Todos os meios legais, bem como os moralmente legtimos, ainda que no especificados neste cdigo, so hbeis para provar a verdade dos fatos, em que se funda a ao e a defesa.

Menciona DJANIRA MARIA RADAMS DE S que por prova lcita deve entender-se aquela derivada de um ato que esteja em consonncia com o direito ou decorrente da forma legtima pela qual produzida. A ttulo de ilustrao, ANGLICA ARRUDA ALVIM afirma que se a prova for obtida por meio ilcito no crime, poder ser usada como prova emprestada no cvel. Para caber a prova emprestada, sem violao ao contraditrio, a parte contra quem vai ser produzida, h de Ter participado no processo originrio. O juiz no pode levar em considerao uma prova ilcita, seja nas sentenas/ acrdos, seja nos despachos ou no momento de inquirir testemunhas, embora convenha deix-la nos autos, a fim de que a todo momento a parte prejudicada possa tom-la em considerao para vigiar o convencimento do juiz.

16

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Princpios do Processo Civil na Constituio por Sirlene Borba

Portanto, o princpio em comento prev a inadmissibilidade da utilizao de provas, no processo civil ou penal, obtidas por meios ilcitos ou moralmente ilegtimos, conforme dispe o art. 5, inciso LVI da Constituio Federal e artigo 332 do Cdigo de Processo Civil. Concluso O presente estudo, de forma resumida, buscou tratar dos diversos princpios processuais, em especial queles aplicveis ao processo civil, inseridos na Constituio Federal de 1988. Os princpios processuais constitucionais estabelecem as regras que norteiam a relao jurdica processual, assegurando direitos, atribuindo nus s partes e deveres ao Estado, a fim de assegurar o regular desenvolvimento do processo. Durante a exposio, foi possvel perceber que os princpios processuais constitucionais visam, a todo instante, a proteo dos litigantes dentro do processo, perante o Estado. Em sntese, os princpios consagrados constitucionalmente, garantem ao cidado o livre acesso ao poder judicirio, a fim de proteger ou reparar dano a direito seu, sendo julgado por rgo competente, juiz imparcial, atravs de atos pblicos, com provas lcitas e legtimas e com deciso fundamentada.

BIBLIOGRAFIA ALVIM, Anglica Arruda. Princpios Constitucionais do Processo. Revista de Processo, So Paulo, ano 19, n 74, 1994. ALVIM, Arruda. Manual de Direito Processual Civil. 3 ed. v. I, So Paulo: Revista dos Tribunais, 1990. ALVIM, Teresa Arruda. Nulidades da Sentena. 3 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1993. ARAJO CINTRA, Antnio Carlos de; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria Geral do Processo. 14 ed. So Paulo: Malheiros, 1998. BARBOSA MOREIRA, Jos Carlos. A Funo Social do Processo Civil Moderno e o Papel do Juiz e das Partes na Direo e Instruo do Processo. Revista de Processo, So Paulo, ano 10, n 37, 1985. La igualdad de las Partes en el Proceso Civil. Revista de Processo, So Paulo ano 11, n 44, 1986. CALAMANDREI, Piero. Eles, os juzes, vistos por ns, os advogados. 9 ed. So Paulo: Clssica Editora, s.d..

17

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Princpios do Processo Civil na Constituio por Sirlene Borba

CARVALHO, Luiz Airton. Princpios Processuais Constitucionais. Rio de Janeiro: Cartilha Jurdica, TRF/1 Regio, n 28, 1994. DELGADO, Jos Augusto. Sujeitos do Processo. Revista de Processo, So Paulo, ano 8, n 30, 1983. GRINOVER, Ada Pellegrini. A Garantia Constitucional do Direito de Ao e sua Relevncia no Processo Civil. So Paulo:1972. MACIEL, Adhemar Ferreira. O Devido Processo Legal e a Constituio Brasileira de 1988. Revista de Processo, So Paulo, ano 22, n 85, 1997. MARCATO, Antnio Carlos. Precluses: Limitao ao Contraditrio? Revista de Processo, So Paulo, ano 5, n 17, 1980. MARINONI, Luiz Guilherme. Novas Linhas do Processo Civil. 2 ed. So Paulo: Malheiros, 1996. MARQUES, Jos Frederico. A Reforma do Poder Judicirio. v. I. So Paulo: Saraiva, 1979. MELLO, Celso Antnio Bandeira. Elementos de Direito Administrativo. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1981. MLLER, Mary Stela; CORNELSEN, Julce Mary. Normas e Padres para Teses, Dissertaes e Monografias. Londrina: Editora Uel, 1998. PORTANOVA, Rui. Princpios do Processo Civil. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 1997. REALE, Miguel. Lies Preliminares de Direito. 19 ed. So Paulo: Saraiva, 1991. RODRIGUES, Marcelo Abelha. Elementos de Direito Processual Civil. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1998. ROSAS, Roberto. Direito Processual Constitucional - Princpios Constitucionais de Processo Civil. 2 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1997. S, Djanira Maria Radams de. Teoria Geral do Direito Processual Civil. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 1998. SANSEVERINO, Milton. Procedimento Sumarssimo. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1983. SILVA, De Plcido e. Vocabulrio Jurdico. 3 ed. Rio de Janeiro, Forense, 1991. MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil. 26 ed. So Paulo: Saraiva, 1986. SILVEIRA, Paulo Fernando. Devido Processo Legal. Belo Horizonte: Del Rey, 1996. TEIXEIRA FILHO, Manoel Antnio. A Sentena no Processo do Trabalho. 2 ed. So Paulo: LTr, 1996. THEODORO JR., Humberto. Curso de Direito Processual Civil. 14 ed. v. I Rio de Janeiro: Forense, 1995. TUCCI, Rogrio Lauria; CRUZ E TUCCI, Jos Rogrio. Constituio de 1988 e Processo. So Paulo: Saraiva, 1989.

18

Vous aimerez peut-être aussi