Vous êtes sur la page 1sur 2

Introduo Lgica 1 DISCIPLINA : INTRODUO LGICA PROFESSOR : ALEX SANDRO ROMEU DE SOUZA POLETTO AULA: ____/____/________.

TURMAS: _________________________
Utiliza-se a conjuno quando h a necessidade de que todos os testes (todas a proposies: p, q, r, ...; ou todos os conjuntos: A, B, C, ...) inseridos em uma condio de seleo (Se ... Ento .... Seno) devem ser [V]erdadeiros. Com isso, se todos os testes forem [V]erdadeiros, ser executado o que estiver dentro do Ento, caso contrrio, ou seja, se tiver pelo menos um teste [F]also, ser executado o que estiver dentro do Seno, se tiver um Seno, pois tem condies de Se ... Ento que no necessitam de ter Seno. Simbolicamente a conjuno conhecida pelo smbolo ( ^ ). Tambm conhecida pelo conectivo ( E ). Fazendo uma analogia com a matemtica, a conjuno conhecida como Interseo ( ) entre conjuntos (Teoria dos Conjuntos). p V V F F q V F V F p^q V F F F Descrio das linhas So todas verdadeiras, resposta Verdadeira. No so todas verdadeiras, existe uma falsa, resposta Falsa. No so todas verdadeiras, existe uma falsa, resposta Falsa. So todas falsas, no existe nenhuma verdadeira, resposta Falsa. Se p=F e q=F ento mostre (Falsa) fim se

CONJUNO

Testando todas as linhas da Tabela da Verdade da conjuno, sem utilizar Seno. Se p=V e q=V ento Se p=V e q=F ento Se p=F e q=V ento mostre (Verdadeira) mostre (Falsa) mostre (Falsa) fim se fim se fim se Testando todas as linhas da Tabela da Verdade da conjuno, utilizando Seno. Se p=V e q=V ento mostre (Verdadeira) seno mostre (Falsa) fim se Exemplos prticos: Dada as informaes abaixo: ALUNOS CURSO Bruno TPD Paulo BCC Ricardo TPD Fernanda TPD Flvia TPD Pedro BCC Luis TPD . .

SRIE 1 1 1 1 1 1 2 .

PERODO DIURNO NOTURNO DIURNO NOTURNO NOTURNO DIURNO NOTURNO .

Faa testes utilizando condies de seleo para: a) condio que teste para curso igual a TPD e srie igual a 1 e perodo igual a NOTURNO, em seguida faa o teste de mesa mostrando os nomes dos alunos que entraram no Ento. b) condio que mostre separadamente os nomes dos alunos do curso de BCC e do perodo NOTURNO; os nomes dos alunos do curso de BCC e do perodo DIURNO; os nomes dos alunos do curso de TPD e do perodo NOTURNO; os nomes dos alunos do curso de TPD e do perodo DIURNO. c) condio que mostre os nomes dos alunos do curso de TPD separados dos nomes dos alunos do curso de BCC.

DISJUNO
Utiliza-se a disjuno quando h a necessidade de que pelo menos um (podendo ser mais de um) dos testes (pelo menos uma das proposies: p, q, r, ...; ou pelo menos um dos conjuntos: A, B, C, ...) inseridos em uma condio de seleo (Se ... Ento .... Seno) deve ser [V]erdadeiro. Com isso, se pelo menos um dos testes for [V]erdadeiro, ser executado o que estiver dentro do Ento, caso contrrio, ou seja, se todos os testes forem [F]alsos, ser executado o que estiver dentro do Seno, se tiver um Seno, pois tem condies de Se ... Ento que no necessitam de ter Seno. Simbolicamente a disjuno conhecida pelo smbolo ( v ). Tambm conhecida pelo conectivo ( OU ). Fazendo uma analogia com a matemtica, a disjuno conhecida como Unio ( ). p V q V pvq V Descrio das linhas So todas verdadeiras, resposta Verdadeira.

Professor: Alex S. R. S. Poletto - EMAIL: apoletto@femanet.com.br

Introduo Lgica
V F F F V F V V F Pelo menos uma verdadeira, resposta Verdadeira Pelo menos uma verdadeira, resposta Verdadeira So todas falsas, no existe nenhuma verdadeira, resposta Falsa.
Se p=V ou q=F ento mostre (Verdadeira) fim se Se p=F ou q=V ento mostre (Verdadeira) fim se

Testando todas as linhas da Tabela da Verdade da disjuno, sem utilizar Seno.


Se p=V ou q=V ento mostre (Verdadeira) fim se Se p=F ou q=F ento mostre (Falsa) fim se

Testando todas as linhas da Tabela da Verdade da disjuno, utilizando Seno. Se p=V ou q=V ento mostre (Verdadeiro) seno mostre (Falsa) fim se Exemplos prticos: ALUNOS Bruno Paulo Ricardo Fernanda Flvia Pedro Luis . CURSO TPD BCC TPD DIREITO TPD BCC QUIMICA . SRIE 1 1 1 1 1 1 2 . PERODO DIURNO NOTURNO DIURNO NOTURNO NOTURNO DIURNO INTEGRAL .

Faa testes utilizando condies de seleo para: a) curso de TPD ou do curso de BCC, em seguida faa o teste de mesa mostrando os nomes dos alunos que entraram no Ento. b) perodo NOTURNO ou perodo INTEGRAL, em seguida faa o teste de mesa mostrando os nomes dos alunos que entraram no Ento, e os que entraram no Seno. Exemplos prticos utilizando conjuno e disjuno ao mesmo tempo: Dada as informaes abaixo: ALUNOS CURSO SRIE Bruno TPD 1 Paulo BCC 1 Ricardo TPD 1 Fernanda DIREITO 1 Flvia TPD 1 Pedro BCC 1 Luis QUIMICA 2 . . . . . .

PERODO DIURNO NOTURNO DIURNO NOTURNO NOTURNO DIURNO INTEGRAL . .

a) condio de seleo para mostrar os nomes dos alunos separados por curso, sendo que os alunos dos cursos de TPD e os do curso de BCC devero sair juntos. b) condio de seleo para mostrar os nomes dos alunos separados por curso e perodo, sendo que os alunos dos perodos DIURNO e INTEGRAL devero sair juntos. c) Montar a tabela da verdade da proposio composta: P(p,q,r)= (p ^ q v r) ^ ((q ^ r) v p)) d) Montar a tabela da verdade da proposio composta: Q(p,q,r)= (p ^ q) v (p ^ r) v (q ^ r) ^ (p v q ^ r)

Professor: Alex S. R. S. Poletto - EMAIL: apoletto@femanet.com.br

Vous aimerez peut-être aussi