Vous êtes sur la page 1sur 3

ETEC CEPAM- ESCOLA TCNICA EM GESTO PBLICA

Direito na Gesto Pblica

Guilherme Pereira

Administrao Pblica Professor: Gabriela Cruz

So Paulo 2011

Administrao Pblica a parte dentro do Estado que tem como funo executar decises polticas que foram tomadas pelos governantes, que quem detm o poder poltico dentro do Estado (em outras palavras, administrao pblica o conjunto das funes necessrias aos servios pblicos em geral). Essas decises devem estar sempre respeitando os princpios do Direito constitucional e tributrio. A Administrao pblica, como criao abstrata da Constituio e das leis, atua por intermdio de suas entidades (pessoas jurdicas), de seus rgos (centros de deciso) e de seus agentes (pessoas fsicas atuantes em cargos e funes). A administrao pblica divida de duas formas, a administrao direta e a administrao indireta. A Administrao Pblica Direta so as atividades administrativas exercidas pelo governo que atua diretamente por meio de seus rgos. Estes rgos so despersonalizados, ou seja, no possuem personalidade jurdica prpria, e no so capazes de contrair direitos e obrigaes. Na Administrao Pblica Direta o Estado o executor do servio pblico. A Administrao Pblica Indireta a atuao do Estado de forma indireta na prestao dos servios pblicos que se do por meio de outras pessoas jurdicas, essas estruturas recebem poderes de gerir reas da Administrao Pblica, portanto essas entidades no so subordinas ao Estado. Existem alguns tipo de entidades de Administrao Indireta, sendo elas: Autarquia: criada pelo prprio governo, atravs de uma lei especifica para exercer uma funo tpica, exclusiva do Estado, como por exemplo, as autarquias educacionais como a USP, UFMG, entre varias outras. Vale lembrar que as autarquias podem existir nos trs nveis de governo, municipal, estadual e federal. Empresas Pblicas: As Empresas Pblicas so empresas com personalidade

jurdica de Direito Privado e que exercem funes atpicas, sendo assim as normas que vigoram nessas entidades so na sua maioria de direito privado, derivadas do Cdigo penal. Vale dizer que seu capital exclusivamente de recursos privados, e que seus contratos so precedidos de licitao, com um procedimento um pouco mais simplificado. Sociedade de Economia mista: So empresas com personalidade jurdica de Direito Privado, que tambm exercem funes atpicas. Assim como nas Empresas Pblicas as normas que vigoram so em sua maioria de Direito Privado. Porm diferentemente das Empresas Pblicas, a Sociedade de Economia Mista tem seu capital constitudo por recursos pblicos e privado, sendo sempre a maior parte de propriedade do Estado (mnimo de 51% das aes de poder de voto). Fazendo assim com que o Governo mantenha controle deste ente. Um exemplo muito conhecido deste tipo de Administrao a Petrobras.

Fundaes Pblicas: So formadas por um patrimnio personalizado, destacado por um fundador com uma finalidade especfica. No pode se ter como fim o lucro , porm pode haver em alguma etapa de seu trabalho algum tipo de lucro. Um exemplo de Fundao o Cepam, Fundao Prefeito Faria Lima.

Por ltimo, as entidades Paraestatais, so pessoas de Direito Privado e que no fazem parte da Administrao Pblica Direta ou Indireta. Essas entidades esto lado a lado com Estado, porm no fazem parte do mesmo, e podem ser chamadas de Entes de Cooperao ou Terceiro Setor.

Vous aimerez peut-être aussi