Vous êtes sur la page 1sur 6

A U AULA L A

7 Ensaio de cisalhamento

IntroduoPode ser que voc no tenha se dado conta,

mas j praticou o cisalhamento muitas vezes em sua vida. Afinal, ao cortar um tecido, ao fatiar um pedao de queijo ou cortar aparas do papel com uma guilhotina, estamos fazendo o cisalhamento. No caso de metais, podemos praticar o cisalhamento com tesouras, prensas de corte, dispositivos especiais ou simplesmente aplicando esforos que resultem em foras cortantes. Ao ocorrer o corte, as partes se movimentam paralelamente, por escorregamento, uma sobre a outra, separando-se. A esse fenmeno damos o nome de cisalhamento. Todo material apresenta certa resistncia ao cisalhamento. Saber at onde vai esta resistncia muito importante, principalmente na estamparia, que envolve corte de chapas, ou nas unies de chapas por solda, por rebites ou por parafusos, onde a fora cortante o principal esforo que as unies vo ter de suportar. Nesta aula voc ficar conhecendo dois modos de calcular a tenso de cisalhamento: realizando o ensaio de cisalhamento e utilizando o valor de resistncia trao do material. E ficar sabendo como so feitos os ensaios de cisalhamento de alguns componentes mais sujeitos aos esforos cortantes.

Nossa aula

A fora que produz o cisalhamento

Ao estudar os ensaios de trao e de compresso, voc ficou sabendo que, nos dois casos, a fora aplicada sobre os corpos de prova atua ao longo do eixo longitudinal do corpo.

AULA

No caso do cisalhamento, a fora aplicada ao corpo na direo perpendicular ao seu eixo longitudinal.

Esta fora cortante, aplicada no plano da seo transversal (plano de tenso), provoca o cisalhamento. Como resposta ao esforo cortante, o material desenvolve em cada um dos pontos de sua seo transversal uma reao chamada resistncia ao cisalhamento. A resistncia de um material ao cisalhamento, dentro de uma determinada situao de uso, pode ser determinada por meio do ensaio de cisalhamento.

Como feito o ensaio de cisalhamento


A forma do produto final afeta sua resistncia ao cisalhamento. por essa razo que o ensaio de cisalhamento mais freqentemente feito em produtos acabados, tais como pinos, rebites, parafusos, cordes de solda, barras e chapas. tambm por isso que no existem normas para especificao dos corpos de prova. Quando o caso, cada empresa desenvolve seus prprios modelos, em funo das necessidades. Do mesmo modo que nos ensaios de trao e de compresso, a velocidade de aplicao da carga deve ser lenta, para no afetar os resultados do ensaio. Normalmente o ensaio realizado na mquina universal de ensaios, qual se adaptam alguns dispositivos, dependendo do tipo de produto a ser ensaiado. Para ensaios de pinos, rebites e parafusos utiliza-se um dispositivo como o que est representado simplificadamente na figura a seguir.

AULAO dispositivo fixado na mquina de ensaio e os rebites, parafusos ou pinos

so inseridos entre as duas partes mveis.

Ao se aplicar uma tenso de trao ou compresso no dispositivo, transmitese uma fora cortante seo transversal do produto ensaiado. No decorrer do ensaio, esta fora ser elevada at que ocorra a ruptura do corpo. No caso de ensaio de solda, utilizam-se corpos de prova semelhantes aos empregados em ensaios de pinos. S que, em vez dos pinos, utilizam-se junes soldadas. Para ensaiar barras, presas ao longo de seu comprimento, com uma extremidade livre, utiliza-se o dispositivo abaixo:

No caso de ensaio de chapas, emprega-se um estampo para corte, como o que mostrado a seguir.

Neste ensaio normalmente determina-se somente a tenso de cisalhamento, isto , o valor da fora que provoca a ruptura da seo transversal do corpo ensaiado. Quer saber mais sobre a tenso de cisalhamento? Ento, estude o prximo tpico.

Tenso de cisalhamento
A tenso de cisalhamento ser aqui identificada por TC. Para calcular a tenso de cisalhamento, usamos a frmula: F S onde F representa a fora cortante e S representa a rea do corpo. TC = Esta frmula permite resolver o problema a seguir. Vamos tentar?

AULAVerificando o entendimento

Observe o desenho a seguir. Ele mostra um rebite de 20 mm de dimetro que ser usado para unir duas chapas de ao, devendo suportar um esforo cortante de 29400 N. Qual a tenso de cisalhamento sobre a seo transversal do rebite?

Resposta:..............................................

Vamos conferir? O primeiro passo consiste em calcular a rea da seo transversal do rebite, que dada pela frmula:
2

S =p D 4 Ento, a rea da seo do rebite : S= 3,14 202 1.256 mm2 = 4 4 = 314 mm2

Agora, basta aplicar a frmula para o clculo da tenso de cisalhamento: TC = Deste modo: TC = = 314 mm2 N 93,63 MPa29400 A realizao de sucessivos ensaios mostrou que existe uma relao constante entre a tenso de cisalhamento e a tenso de trao. Na prtica, considera-se a tenso de cisalhamento (TC) equivalente a 75% da tenso de trao (T). Em linguagem matemtica isto o mesmo que: TC = 0,75 T. por isso que, em muitos casos, em vez de realizar o ensaio de cisalhamento, que exige os dispositivos j vistos, utilizam-se os dados do ensaio de trao, mais facilmente disponveis. F S

AULAUma aplicao prtica

O conhecimento da relao entre a tenso de cisalhamento e a tenso de trao permite resolver inmeros problemas prticos, como o clculo do nmero de rebites necessrios para unir duas chapas, sem necessidade de recorrer ao ensaio de cisalhamento. Como fazer isso? Preste ateno. Imagine que precisemos unir duas chapas, como mostra a ilustrao a seguir.

Sabemos que a tenso de cisalhamento que cada rebite suporta igual a: TC = F S

Ainda no sabemos qual o nmero de rebites necessrios, por isso vamos cham-lo de n. A tenso de cisalhamento ser ento distribuda pela rea de cada rebite, multiplicada pelo nmero de rebites (S n). Conseqentemente, a frmula para clculo da tenso de cisalhamento sobre as chapas ser expressa por: TC =F Sn Isolando o n, que o fator que nos interessa descobrir, chegamos frmula para o clculo do nmero de rebites: n =F TC S No exemplo que estamos analisando, sabemos que: as chapas suportaro uma fora cortante (F) de 20.000 N o dimetro (D) de cada rebite de 4 mm a tenso de trao (T) suportada por cada rebite 650 MPa Portanto, j temos todos os dados necessrios para o clculo do nmero de rebites que devero unir as chapas. Basta organizar as informaes disponveis. No temos o valor da tenso de cisalhamento dos rebites, mas sabemos que ela equivale a 75% da tenso de trao, que conhecida. Ento, podemos calcular: TC = 0,75 T TC = 0,75 650 TC = 487,5 MPa

transversal: 3,14 42 50,24 mm2 S= S 4 4 4 = S = S = basta transportar os valores conhecidos para a frmula: Agora,12,56 mm2p D 20.000 N 20.000 N n= n= n =F TC S 487,5 MPa 12,56 mm2 6.123 MPa mm2 N mm2
2

AULAConhecendo o dimetro de cada rebite, podemos calcular a rea da sua seo

Como

igual a MPa, podemos cancelar estas unidades.

Ento, o nmero de rebites ser: n = 3,266 rebites Por uma questo de segurana, sempre aproximamos o resultado para maior. Assim, podemos concluir que precisamos de 4 rebites para unir as duas chapas anteriores. Muito bem! hora de dar uma paradinha, rever o que foi estudado e fazer mais alguns exerccios para reforar o aprendizado.

Exerccio 1 No cisalhamento, as partes a serem cortadas se movimentam paralelamente por ......................... uma sobre a outra. Exerccio 2 A fora que faz com que ocorra o cisalhamento chamada de fora ......................... Exerccio 3 Os dispositivos utilizados no ensaio de cisalhamento, normalmente so adaptados na mquina ......................... Exerccio 4 Um rebite usado para unir duas chapas de ao. O dimetro do rebite de 6 mm e o esforo cortante de 10.000 N. Qual a tenso de cisalhamento no rebite? Exerccio 5 Duas chapas de ao devero ser unidas por meio de rebites. Sabendo que essas chapas devero resistir a uma fora cortante de 30.000 N e que o nmero mximo de rebites que podemos colocar na juno 3, qual dever ser o dimetro de cada rebite? (A tenso de trao do material do rebite de 650 MPa).

Exerccios

Vous aimerez peut-être aussi