Vous êtes sur la page 1sur 138

Lngua Portuguesa II

Solange Mendona Montalvo

So Cristvo/SE 2009

Lngua Portuguesa II
Elaborao de Contedo Solange Mendona Montalvo

Projeto Grfico e Capa Hermeson Alves de Menezes Diagramao Lucas Barros Oliveira

Reimpresso

Copyright 2008, Universidade Federal de Sergipe / CESAD. Nenhuma parte deste material poder ser reproduzida, transmitida e gravada por qualquer meio eletrnico, mecnico, por fotocpia e outros, sem a prvia autorizao por escrito da UFS.

FICHA CATALOGRFICA PRODUZIDA PELA BIBLIOTECA CENTRAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


Montalvo, Sobrenome Mendona. Lngua portuguesa ll / Solange Mendona Montalvo -- So Cristvo: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2008. v.2. 1. Lngua portuguesa - Estudo e ensino. 2. Lingstica. 3. Morfologia. 4, Verbo. I. Ttulo. CDU 811.134.3

M762l

Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva Ministro da Educao Fernando Haddad Secretrio de Educao a Distncia Carlos Eduardo Bielschowsky Reitor Josu Modesto dos Passos Subrinho Vice-Reitor Angelo Roberto Antoniolli Diretoria Pedaggica Clotildes Farias (Diretora) Hrica dos Santos Mota Iara Macedo Reis Daniela Souza Santos Janaina de Oliveira Freitas Diretoria Administrativa e Financeira Edlzio Alves Costa Jnior (Diretor) Sylvia Helena de Almeida Soares Valter Siqueira Alves Coordenao de Cursos Djalma Andrade (Coordenadora) Ncleo de Formao Continuada Rosemeire Marcedo Costa (Coordenadora) Coordenadores de Curso Denis Menezes (Letras Portugus) Eduardo Farias (Administrao) Haroldo Dorea (Qumica) Hassan Sherafat (Matemtica) Hlio Mario Arajo (Geograa) Lourival Santana (Histria) Marcelo Macedo (Fsica) Silmara Pantaleo (Cincias Biolgicas)

Chefe de Gabinete Ednalva Freire Caetano Coordenador Geral da UAB/UFS Diretor do CESAD Antnio Ponciano Bezerra Vice-coordenador da UAB/UFS Vice-diretor do CESAD Fbio Alves dos Santos

Ncleo de Avaliao Guilhermina Ramos (Coordenadora) Carlos Alberto Vasconcelos Elizabete Santos Marialves Silva de Souza Ncleo de Servios Grcos e Audiovisuais Giselda Barros Ncleo de Tecnologia da Informao Joo Eduardo Batista de Deus Anselmo Marcel da Conceio Souza Assessoria de Comunicao Guilherme Borba Gouy

Coordenadores de Tutoria Edvan dos Santos Sousa (Fsica) Geraldo Ferreira Souza Jnior (Matemtica) Janana Couvo T. M. de Aguiar (Administrao) Priscilla da Silva Ges (Histria) Rafael de Jesus Santana (Qumica) Ronilse Pereira de Aquino Torres (Geograa) Trcia C. P. de Santana (Cincias Biolgicas) Vanessa Santos Ges (Letras Portugus)

NCLEO DE MATERIAL DIDTICO


Hermeson Menezes (Coordenador) Edvar Freire Caetano Isabela Pinheiro Ewerton Lucas Barros Oliveira Neverton Correia da Silva Nycolas Menezes Melo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Cidade Universitria Prof. Jos Alosio de Campos Av. Marechal Rondon, s/n - Jardim Rosa Elze CEP 49100-000 - So Cristvo - SE Fone(79) 2105 - 6600 - Fax(79) 2105- 6474

Sumrio
AULA 1 Palavras e modelos lingusticos ......................................................... 07 AULA 2 Lexema e palavra morfossinttica ...................................................... 21 AULA 3 O lexema verbo I ................................................................................ 37 AULA 4 O lexema verbo II ................................................................................ 55 AULA 5 Gramemas relatores: preposies ..................................................... 81 AULA 6 Sintagma adjetival e sintagma preposicionado .................................. 93 AULA 7 A estrutura do sintagma verbal e os padres frasais ........................ 104 AULA 8 Predicado: classificao do predicado e do predicativo .................... 115 AULA 9 Complemento verbal: objeto direto ................................................... 125 AULA 10 Complemento verbal: objeto indireto ................................................ 135

Aula
PALAVRA E MODELOS LINGUSTICOS

META
Discorrer sobre os conceitos de palavra e sobre os principais modelos de anlise lingustica.

OBJETIVOS
Ao final da aula, o aluno dever: estabelecer as devidas diferenas entre os modelos de Palavra e Paradigma e de Item e Arranjo; reconhecer as diferenas entre a palavra fonolgica e o vocbulo formal ou mrfico; explicitar o entendimento relativo ao conceito de palavra ou lexema.

PR-REQUISITOS
Lngua Portuguesa I.

(Fonte: http://www.gettyimages.com).

Lngua Portuguesa II

INTRODUO
Prezados alunos, neste nosso primeiro contato, desejo que vocs continuem motivados para o estudo da Morfossintaxe da lngua portuguesa. Haver entre ns, neste semestre, uma parceria de trabalho e devemos tornla a mais agradvel possvel. A nossa motivao recproca fundamental. A busca de conhecimento se autojustifica. Entretanto, desvendar a estrutura morfossinttica da lngua portuguesa um desafio a todos aqueles que perseguem o grau de licenciatura em lngua portuguesa. O exerccio do magistrio depende, inclusive, dos conhecimentos adquiridos na graduao; alm disso, a slida formao ento adquirida ir ajud-los necessariamente nos estudos de ps-graduao, o que repercutir no s na realizao profissional, mas ainda na auto-estima.

(Fonte: http://www.lengua.laguia2000.com).

Palavra e modelos lingusticos

Aula

Compreender as diferentes acepes de palavra implica uma retrospeco relativa s reflexes sobre a linguagem no mundo ocidental e uma sntese de modelos de anlise lingustica.

UM POUCO DE HISTRIA
No Ocidente, foram os gregos os primeiros a investigar a linguagem. O interesse pela Filosofia acarretou o interesse pela linguagem, pois, como vocs devem ter tomado conhecimento no curso de Lingustica, acreditavam os gregos que a sua lngua (o grego falado em Atenas) refletia a realidade. Dessa forma, procuraram analisar essa lngua como possibilidade de compreender a realidade circundante. Somente por volta de 170 a 90 a. C., aparece a Tcnica Gramatical de Dionsio da Trcia. Essa obra apresenta relativa independncia no tocante Filosofia, e sua anlise do grego (koin) se volta Fontica e Morfologia principalmente. A sintaxe est contemplada na obra de Apolnio Dscolo. O estudo do material lingustico deixado pelos gregos permitiu aos linguistas a depreenso do modo atravs do qual esse povo realizou os seus estudos acerca da linguagem. Nessa perspectiva, denominaram o modelo aplicado nessas anlises de modelo de Palavra e Paradigma.

O MODELO DE PALAVRA E PARADIGMA


Esse modelo acarretou anlises centradas na palavra e nas variaes por ela sofridas no sentido de expressar as diversas categorias gramaticais. Essas possibilidades de variao de uma palavra eram entendidas como o seu paradigma. importante lembrar que Nos trabalhos sobre morfologia, categoria costuma manter o significado de conjunto de propriedades que se associam a determinada parte do discurso como Caso, Pessoa, Tempo, Modo, Aspecto, Voz, Gnero, Nmero... (ROSA, 2000, p.92). Vejamos um exemplo, utilizando-nos da classe dos verbos da lngua portuguesa: um verbo como amar seria considerado, na configurao prpria do infinitivo, uma palavra, e todas as formas flexionadas a ela relacionadas que constituem a sua conjuno seriam consideradas o seu paradigma. Esse modelo de anlise ainda hoje adotado em grande parte das nossas gramticas escolares.

DECLNIO DA IMPORTNCIA DA PALAVRA


No incio do sculo XX, os lingistas questionaram a noo de palavra, alegando a falta de uniformidade de critrios relativos sua definio. H, inclusive, a afirmao de que os critrios tm suas limitaes, no podendo ser aplicados automaticamente. (LAROCA, 1994, p.21).
9

Lngua Portuguesa II

Maria Nazar de Carvalho Laroca Mestra em Lingustica e Filologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. professora aposentada da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Na perspectiva das dificuldades encontradas relativas definio de palavra, cabe a indagao seguinte: Em uma frase como Encontrei-o, quantas palavras possvel depreender? A resposta a essa pergunta vai depender da tica adotada na segmentao da frase.

TICA FONTICOFONOLGICA
Como vocs observaram, ao estudar a disciplina Fonologia da Lngua Portuguesa, possvel a depreenso de vocbulos ou palavras segundo critrios fontico-fonolgicos, j que No nvel fonolgico, o chamado vocbulo fonolgico corresponde a uma diviso intermediria entre a slaba e o grupo de fora. (LAROCA, 1994, p.22). Assim, as slabas pronunciadas como um todo, no sentido de se apoiarem em uma nica silaba tnica, constituem um s vocbulo, uma s palavra fonolgica. Retomando a frase Encontrei-o, nela detectamos apenas uma silaba tnica trei. Temos, como pretnicas, as slabas en e con. Em posio postnica, pronunciado como uma slaba tona final, temos o o (pronome pessoal do caso oblquo) evidentemente em posio encltica. Conforme Mattoso Cmara, se atribuirmos o grau 3 de tonicidade slaba tnica trei, o grau de tonicidade 1 s slabas tonas pretnicas en e con e o grau 0 slaba tona final o o encltico -, chegaremos seguinte pauta acentual: 1130. Essa pauta condizente com a palavra fonolgica. Vimos assim, que, numa perspectiva fontico-fonolgica, na frase estudada, encontramos uma nica palavra.

TICA MORFOLGICA
A anlise fontico-fonolgica, como vimos, um caminho no sentido de definir e de delimitar a palavra. A perspectiva morfossinttica, por sua vez, encaminha anlises cujos resultados divergem daqueles apresentados pela Fonologia. Retomemos a frase Encontrei-o. A anlise morfolgica vai a depreender duas palavras distintas: um verbo e um pronome. O verbo depreendido atravs das suas propriedades morfolgicas: a marca {-i}, referente s categorias gramaticais da pessoa e do nmero (primeira pessoa do singular). O pronome reconhecido morfologicamente, por manifestarse na forma o, da qual se depreendem as propriedades de masculino e de singular, referentes s categorias gramaticais do gnero e do nmero.

TICA SINTTICA

10

Palavra e modelos lingusticos

Aula

Nessa perspectiva, o verbo Encontrei reconhecido por relacionarse com o pronome pessoal do caso reto eu. Esse modo de reconhecer verbos congruente com a afirmao de que apenas verbos articulamse com os pronomes do caso reto. (SAUTCHUK, 2004, p. 20). Na frase examinada, o o entendido como pronome, em razo da sua funo de substituio (substitui qualquer nome masculino e singular) e considerado do caso oblquo por no exercer a funo de sujeito e sim a de complemento verbal (objeto direto).

PROPOSTA DE MATTOSO CMARA


Conforme o pensamento de Mattoso Cmara, ao analisarmos a construo Encontrei-o, obteremos dois vocbulos formais ou mrficos: encontrei e o. Vocbulos formais ou mrficos so unidades com autonomia comunicativa (formas livres) ou vocbulos que, embora destitudos de autonomia comunicativa (formas dependentes), apresentam possibilidade de permutao. Vejamos o que vm a ser unidades com autonomia comunicativa: essas unidades so construes lingsticas que funcionam como frases. A depreenso dessas unidades se mostra claramente pela tcnica de pergunta e resposta. Tomemos a frase Encontrei-o. Aplicao da tcnica - Voc encontrou o livro? - Encontrei. Assim, reconhecemos Encontrei como uma unidade com autonomia comunicativa, um vocbulo formal que uma forma livre. A propriedade de permutao diz respeito possibilidade que as formas dependentes tm, no sentido de mudarem de lugar na frase. Tomando como exemplo Encontrei-o, podemos afirmar que o uma forma dependente, pois, se a frase adquirisse uma feio enftica, com a presena do pronome pessoal do caso reto eu, poderamos ter duas possibilidades de construo. - Eu encontrei-o. - Eu o encontrei. Assim, na frase Encontrei-o, depreendemos dois vocbulos formais: a forma livre Encontrei e a forma dependente o. Voltando ao conceito de palavra, percebemos que sua conceituao e consequente depreenso dependem do ponto de vista adotado pelo estudioso.

11

Lngua Portuguesa II

Andr Martinet Linguista francs conhecido internacionalmente. Suas obras contemplam no s problemas relacionados lingustica geral, mas tambm estudos fontico-fonolgicos. Como catedrtico de Lingustica Geral na Sorbonne, fundou em 1965 a revista La Linguistique.

O DOMNIO DOS MORFEMAS


Diante das evidncias relativas s dificuldades de conceituao e, consequentemente, de delimitao da palavra, a Lingustica do sculo XX substitui a importncia ocupada pela palavra no modelo de Palavra e Paradigma (PP) pela relevncia dada aos morfemas. Lembrando o que vocs j estudaram em Lingstica, morfema uma unidade significativa mnima a que chegamos na segmentao de uma frase e/ou enunciado da lngua. Essa unidade mnima significativa tambm chamada de monema. Um monema o menor segmento de discurso ao qual se pode atribuir um sentido. (MARTINET, 1971, p.13). Os monemas foram subcategorizados por Martinet em lexemas morfemas de significao cultural ou bio-social e morfemas monemas de significao gramatical ou lingustica. Os morfemas esto, assim, a servio do funcionamento da lngua, a exemplo daqueles que permitem a atualizao das categorias gramaticais do gnero, do nmero (nos nomes) e, principalmente, das de modo, tempo, nmero e pessoa, nos verbos. A Lingustica, de modo geral, utiliza-se de uma nomenclatura mais econmica. -Morfemas (quaisquer unidades mnimas significativas) -Morfemas lexicais (correspondentes aos lexemas de Martinet) -Morfemas gramaticais (correspondentes aos morfemas de Martinet). Convm lembrar que alguns linguistas se utilizam do termo morfema no que respeita s unidades mnimas significativas, independentemente de sua significao ser cultural ou lingustica. Preferimos utilizar as expresses morfemas lexicais e morfemas gramaticais, por entender que elas permitem maior clareza. Tomemos agora, de forma bastante simplificada, exemplos referentes nomenclatura abordada. Em um verbo como falas possvel a depreenso de trs morfemas, ou seja, trs unidades mnimas significativas. Vejamos ento esses morfemas, representados entre chaves, conforme a conveno utilizada pelos linguistas: {fal-} morfema lexical (lexema, segundo Martinet) {-a-} morfema gramatical (morfema, conforme Martinet) {-s} morfema gramatical (morfema, consoante Martinet). Convm obser var que os radicais, como fal-, so sempre morfemas lexicais. Quanto ao {-a-}, sua condio de morfema decorre do fato de ser ela a vogal temtica, responsvel pela noo de primeira conjugao. No que se refere ao {-s-}, seu reconhecimento como morfema est associado ao fato de ser ele marca de segunda pessoa do singular. A tcnica de depreenso de morfemas ser apresentada na prxima diviso desta aula.

12

Palavra e modelos lingusticos

Aula

Relembrado o conceito de morfema, passemos ento ao modelo de Item e Arranjo.

MODELO DE ITEM E ARRANJO


Esse modelo de anlise lingstica inclui no apenas a segmentao dos morfemas, atravs da tcnica da comutao, j vista por vocs nos cursos de Lingstica e de Lngua Portuguesa I, como tambm a deteco dos princpios que determinam a sua combinao em unidades maiores. Os morfemas esto a servio da formao de unidades lingusticas a eles superiores. Tomemos, como exemplo, um termo da lngua portuguesa como meninas. A supresso do s desse termo acarreta um vazio significativo j que permite a concluso da noo de singular em relao categoria gramatical do nmero. Essa evidncia nos permite tambm responsabilizar o s pela noo de plural, o que nos autoriza concluir que esse s uma unidade mnima de som e significado, ou seja, um morfema. Continuando o processo de segmentao, se isolarmos o a de menina, encontraremos a sequncia menin-. Essa sequncia, em virtude de ser uma forma presa (forma sem autonomia comunicativa e sem possibilidade de locomoo), receber um o (vogal temtica nominal), no s no sentido de ocorrer livremente em um enunciado da lngua, mas ainda no sentido de receber a marca do plural. Voltando agora a nossa ateno sequncia menin- com o acrscimo do o menino e adotando a perspectiva de Cmara Jr., nela no encontramos marca de gnero, pois o que nos leva a deduzir de menino a noo de masculino a ausncia do a, ausncia significativa, entendida como um morfema zero {}. Dessa forma, podemos concluir que o a, isolado inicialmente, marca de gnero (feminino) e, nesse sentido, um morfema. Ainda em relao a menina, se a sequncia menin- for substituda por mo- ou por gat-, obteremos formas portadoras de significados lexicais diferentes. Essa evidncia permite concluir que menin- um morfema lexical. Seguem-se as representaes dos morfemas depreendidos. {menin-} morfema lexical {-a-} morfema gramatical {-s} morfema gramatical O morfema {menin-}, como vocs j devem ter compreendido, portador de uma significao biossocial [ser humano em processo de desenvolvimento fsico e mental]. Como j foi dito, esse tipo de significao sempre conduzido pelos radicais, sejam eles nominais ou verbais. O morfema {-a} constitui a marca de gnero (feminino), em oposio ao

13

Lngua Portuguesa II

Ingedore Grunfeld Villaa koch Mestre e doutora em Lngua Portuguesa pela PUC SP. livre docente em Anlise do Discurso pela Unicamp. professora titular do Departamento de Lingustica do IEL Unicamp. Publicou vrias obras nas reas da Morfologia, da Sintaxe e da Lingustica Textual e do Discurso.

masculino, forma no marcada. O morfema {-s}, por sua vez a marca de gnero (plural) em oposio ao singular, forma no marcada. At agora, em relao a meninas, consideramos os seus morfemas, primeira etapa da anlise alicerada no modelo de Item e Arranjo. Esse modelo, inclui ainda a explicitao da maneira atravs da qual esses constituintes se combinam, ou seja, os seus padres estruturais. Assim, no que respeita a meninas, a combinao no aleatria. Os seus constituintes imediatos so menina e o morfema {-s}, uma vez que, nos padres nominais da lngua portuguesa, h a exigncia de que a marca de nmero esteja aps a marca de gnero. No termo menina, depreende-se ainda uma ordenao, j que o morfema que marca de gnero {-a} ocorre necessariamente aps o morfema lexical {menin-}. Essa organizao, esse arranjo dos morfemas, corresponde a um dos padres nominais da lngua portuguesa. E podemos ainda dizer que temse condies para determinar a estrutura dos vocbulos em portugus, os quais podem ser constitudos de (...) morfema lexical ( vogal temtica) + morfemas flexionais. (INGEDORE, 1985, p. 31). Conforme vimos, as anlises concernentes do modelo de Item e Arranjo esto centralizadas na noo de morfema.

Maria Carlota Rosa

RETOMADA DA IMPORTNCIA DA PALAVRA


Doutora em Lingustica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Exerce o magistrio nos programas de graduao e psgraduao mestrado e doutorado em Lingustica na Faculdade de Letras dessa Universidade. Tem obras publicadas no Brasil e no exterior. Seu trabalho contribui de maneira bastante significativa, principalmente no que respeita Morfologia.

Durante as dcadas de setenta, de oitenta e de noventa, principalmente no campo de Morfologia Derivacional parte da Morfologia que trata dos processos de formao de palavras, foram detectadas dificuldades relativas depreenso de morfemas. Os estudiosos detectaram obstculos, segundo Maria Carlota Rosa, na atribuio de significado a formas mnimas recorrentes com ceb- de receber de conceber ou -duz de conduzir, de induzir. Assim, duas possibilidades ocorrem aos linguistas: a) no considerar tais formas (...) como elementos isolados, apesar das recorrncias; b) no considerar a atribuio de significado como elemento para considerar ou no uma seqncia como morfema. (BASLIO, 1974a, p. 85). A lingustica, de modo geral, no considera vivel qualquer desses caminhos: Qualquer dessas solues indesejvel. (ROSA, 2000, p. 68). Assim, os estudiosos passaram a procurar respostas acerca dos processos de formao de palavras acionados pelos falantes e concluem que Os processos produtivos de formao de palavras (...) atuam sobre palavras existentes na lngua. (ROSA, 2000, p. 68). importante dizer que produtividade a formao de palavras por determinada regra, que chamada Regra de Formao de Palavra. Um exemplo de regra de formao de palavra seria dizer que, se aplicarmos, por exemplo, o o a um verbo, teremos um substantivo formado a partir desse verbo

14

Palavra e modelos lingusticos

Aula

mais o sufixo considerado. Vejamos um exemplo. Em determinado momento, na lngua portuguesa, deve ter havido a aplicao da regra considerada no que concerne palavra educao. educar + - o educao. No que respeita aos processos de formao de palavras, o lxico entendido como o conjunto de palavras que est disponvel para a atuao das regras da morfologia. (ROSA, 2000, p.88). Vejam vocs que as atenes se voltam agora palavra. Esse novo interesse acarretou uma nova acepo de palavra. Essa nova compreenso de palavra a entende como uma unidade abstrata do lxico. (LAROCA, 1994, p.23). As palavras lxicas, tambm chamadas de lexemas (conceito diferente daquele referente ao lexema de Martinet), esto includas no conhecimento que o falante tem de sua lngua. Um lexema como VENDER (os lexemas so representados em caixa alta) uma abstrao, pois inclui todas as possibilidades relacionadas a esse lexema no que respeita s propriedades morfossintticas a ele relacionadas. No modelo de Paradigma e Palavra, desenvolvido pelos gregos, a noo de palavra no atinge esse nvel de abstrao, j que no se tem conhecimento de distino entre a palavra entendida como possibilidade e a palavra atualizada, ou seja, posta em enunciados orais ou escritos. Convm esclarecer que a palavra lxica ou lexema difere, por exemplo, do emprego do infinitivo impessoal, que ocorre, por exemplo, na frase seguinte: Amar a salvao da humanidade. A representao da palavra lxica ou lexema, no tocante aos verbos, corresponde forma do infinitivo impessoal, e, como qualquer outro lexema, deve ser apresentado em letras caixa-alta. Em relao frase exemplificada, o lexema verbal assim representado: AMAR.

1
Margarida Baslio Graduada em Letras Clssicas pela Universidade Catlica do Rio de Janeiro. mestre em Lingustica pela mesma Universidade. doutora em Lingustica pela University of Texas At. Austin. Atualmente professora Adjunta (inativa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora titular da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro. Sua produo, na rea de Lingustica, se destaca na Morfologia.

15

Lngua Portuguesa II

CONCLUSO
Os estudos avanados de Lngua Portuguesa, na vertente morfossinttica da lngua, explicam uma interseo no que respeita ao desenvolvimento dos mtodos da lingustica e s possibilidades de anlise referentes sua estrutura morfossinttica. Vale acrescentar que o domnio dos termos mais usuais da nomenclatura da lingustica, ou seja, aqueles mais utilizados no que se refere s diferentes propostas de anlise da lngua (portuguesa) so fundamentais, pois, sem o domnio desses conceitos, o entendimento de textos sobre a estrutura e funcionamento da lngua ficar muito comprometido e no atingir os objetivos previstos nos cursos de nvel superior.

RESUMO
No Ocidente, as reflexes sobre a linguagem surgiram na Grcia, milnios a. C. Inicialmente tais indagaes estavam imbricadas na Filosofia. Posteriormente, com a relativa independncia dos estudos sobre a linguagem, houve o aprimoramento das anlises lingsticas que se sustentaram no modelo de Palavra e Paradigma. Esse modelo ainda persiste em grande parte das nossas gramticas escolares. As inconsistncias desse modelo, principalmente no que se refere definio de palavra, so questionadas. Nesse sentido, na tica fontico-fonolgica, os lingistas puderam depreender a palavra fonolgica. J as anlises do Prof. Mattoso Cmara, segundo princpios do estruturalismo americano, permitiram a depreenso do vocbulo formal ou mrfico. Dessa forma se compreende o fato de os morfemas terem substitudo a palavra nas investigaes lingusticas e a consequente adoo de modelo de Item e Arranjo neles concentrado. Nas trs ltimas dcadas do sculo XX, dificuldades relativas depreenso de morfemas implicaram o redimensionamento do conceito de morfema. Esse redimensionamento suprime do morfema a importncia que lhe era dada na anlise morfolgica.

16

Palavra e modelos lingusticos

Aula

ATIVIDADES
1. Complete as lacunas: a) As primeiras reflexes sobre a linguagem, no mundo ocidental, ocorreram na ____________. b) Inicialmente, os estudos sobre a linguagem feitos pelos gregos eram dependentes da _____________. c) A gramtica de Dionsio da Trcia inclui estudos de fontica e de _______________. d) O modelo de _____________________ depreendido das anlises lingusticas feitas pelos gregos. e) No modelo grego, a conjugao de um verbo era considerada o seu ____________________. f) No paradigma verbal se manifestavam as _____________. g) O modelo de _________ e __________ substitui o modelo de Palavra e Paradigma. h) Os _______________ so as unidades mnimas significativas. i) O modelo de Item e Arranjo est centrado no __________. j) Os monemas portadores de significao cultural so chamados de ____________por Andr Martinet. k) Para Martinet, _____________ so monemas de significao gramatical. l) Para os linguistas, de modo geral, __________________ correspondem aos lexemas de Andr Martinet. m) As dificuldades relativas univocidade do conceito de _____________ permitiram a ascenso dos ___________. n) A depreenso da palavra fonolgica possvel graas ao desenvolvimento da ___________________. o) Sequncias lingusticas sem _____________________ mas dotadas da possibilidade de locomoo so chamadas de ______________________. p) Os vocbulos mrficos ou formais se dividem em _______________ e formas dependentes. q) Os linguistas chamam de ________________ tcnica de depreenso dos morfemas. r) Uma palavra fonolgica apresenta uma _________________ tnica. s) No vocbulo gatos existem ___________ morfemas. t) As dificuldades relativas depresso dos morfemas foram levantadas pela __________________________. u) A formao de palavras por determinada regra chamada de __________________. v) Palavra lxica uma unidade _____________ do lxico.

17

Lngua Portuguesa II

2. Estabelea diferena entre palavra fonolgica e forma livre. 3. Qual a diferena entre a noo de palavra adotada no modelo de Palavra e Paradigma e aquela referente morfologia derivacional? 4. Leve, breve, suave, Um canto de ave Sobe no ar (...) (PESSOA, 1987: 74). I) Nesse trecho, h ____________ palavras fonolgicas. II) Transcreva duas palavras fonolgicas que no constituem vocbulos formais ou mrficos. III) Transcreva trs palavras fonolgicas que so tambm vocbulos formais ou mrficos. IV) Justifique sua resposta. 5. J no vivi em vo. J escrevi bem Uma cano. (PESSOA, 1987: 383). I) Sublinhe os verbos da passagem transcrita. II) Estabelea possveis relaes entre esses verbos e o conceito de palavra lxica ou lexema.

18

Palavra e modelos lingusticos

Aula

PRXIMA AULA
Retomaremos e desenvolveremos o estudo da palavra lxica na aula seguinte. Nesta mesma aula, estudaremos tambm a palavra morfossinttica.

REFERNCIAS
BASLIO, Margarida. Estruturas lexicais do Portugus, uma abordagem gerativa. Petrpolis: Vozes, 1980. KOCH, Ingedore V.; SILVA, Maria Ceclia P. de S. Lingstica aplicada ao Portugus: morfologia. 2 ed. So Paulo: Cortez, 1985. LAROCA, Maria Nazar de Carvalho. Manual de morfologia do Portugus. Campinas, Pontes; Juiz de Fora, UFJF, 1994. MARTINET, Andr. A lingstica sincrnica. Rio de Janeiro: Edies Tempo Brasileiro, 1971. ROSA, Maria Carlota. Introduo morfologia. So Paulo: Contexto, 2000.

19

Aula
LEXEMA E A PALAVRA MORFOSSINTTICA

META
Desenvolver o estudo do lexema e da palavra morfossinttica.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: estabelecer as diferenas devidas entre a teoria padro da Gramtica GerativoTransformacional e a Hiptese Lexicalista; descrever os itens lexicais que compem o lxico da lngua portuguesa; estabelecer as devidas diferenas entre lexema ou palavra lxica e a palavra morfossinttica; analisar e descrever a estrutura morfossinttica das palavras morfossintticas relacionadas a lexemas substantivos e lexemas adjetivos.

PR-REQUISITOS
Lngua Portuguesa I.

(Fonte: http://www.gettyimages.com).

Lngua Portuguesa II

INTRODUO
Inestimvel aluno: Conforme anunciamos ao finalizar a aula passada, nesta nossa segunda aula, vamos aprofundar o estudo da palavra lxica ou lexema e estudar a palavra morfossinttica. So as palavras lxicas as responsveis pelas principais formas atravs das quais as diversas lnguas recortam o real (inatingvel) e compem a sua realidade. Quanto palavra morfossinttica, entidade tambm abstrata, perde ela um pouco de abstrao em relao ao lexema, j que aponta para a forma que as palavras apresentam nos diversos enunciados em que ocorrem. Veremos os lexemas e as relaes mantidas entre eles na organizao que constitui o lxico da lngua. Por outro lado, estudaremos a palavra morfossinttica e as propriedades a ela relacionadas, propriedades essas exigidas pelas regras de construo da frase.

(Fonte: vidacheiadecoisas.wordpress.com).

22

O lexema e a palavra morfossinttica

Aula

A palavra lxica e a palavra morfossinttica so entidades distintas. Para compreender melhor as diferenas entre elas, necessrias se tornam algumas consideraes acerca dos posicionamentos tericos que permitiram a formao desses conceitos. Nesse sentido, lembramos a posio da gramtica tradicional, do estruturalismo e do gerativismo no que respeita aos processos de formao de palavras nas lnguas naturais.
Na gramtica tradicional, assim como no estruturalismo, a morfologia derivacional definida como a parte da gramtica da lngua que descreve a formao e estrutura das palavras. Numa abordagem gerativa, podemos dizer que a morfologia derivacional a parte da gramtica que d conta da competncia do falante nativo no lxico de sua lngua. (BASLIO, 198o, p. 7).

Dessa forma, o lxico de uma lngua no pode ser compreendido como um rol, uma lista de palavras acompanhadas dos respectivos significados. O lxico de uma lngua entendido, ento, como um espao de vitalidade, no qual regras so atualizadas no sentido de criar novas palavras. A compreenso necessria dos conceitos de palavra lxica ou lexema e de palavra morfossinttica acarreta um percurso pela gramtica Gerativo Transformacional. A teoria lingustica chamada de gramtica GerativoTransformacional, nos seus princpios concernentes chamada teoria padro, afirma que as palavras de uma lngua so geradas por regras sintticas. Assim, os substantivos terminados pelo sufixo -mento, por exemplo, seriam explicados pela aplicao de uma regra sinttica. Desse processo chamado de nominalizao, seguem-se exemplos: V = verbo; S = sufixo; N = nome AprofundarV + - mentoS aprofundamentoN ProlongarV + - mentoS prolongamentoN QuestionarV + - mentoS questionamentoN ConstatarV + - oS constataoN EducarV + - oS educaoN Assim, aprofundamento, prolongamento, questionamento, constatao e educao formas nominalizadas ou nominalizaes ocorreriam nas estruturas superficiais das frases. Para melhor entendimento dessa parte da aula, vocs devem retomar as noes bsicas da Gramtica Gerativo Transformacional, provavelmente vistas na disciplina Lingustica. Os linguistas gerativistas se deram conta de que alguns casos de derivao implicavam a incluso de um componente morfolgico na sua pro-

23

Lngua Portuguesa II

Luiz Carlos de Assis Rocha Professor de Lngua Portuguesa dos cursos de graduao da Faculdade de Letras da UFMG. tambm professor de Lingustica dos cursos de ps-graduao dessa mesma faculdade. mestre pela UFMG e doutor pela UFRJ.

posta de gramtica. Assim, o Prof. Luiz Carlos de Assis Rocha nos diz que (CHOMSKY, apud SCALISE, 1984, p. 19), ... conclui que certos nominais derivados no podem ser criados atravs de transformaes a partir de um verbo na estrutura profunda e prope, em vez disso, um tratamento lexical para tais verbos, isto , atravs de regras morfolgicas que operam dentro do componente lexical.

HIPTESE LEXICALISTA
Chegamos assim, alunosprofessores ou futuros professores, chamada Hiptese Lexicalista, correspondente a essa posio de Chomsky. importante aqui que nos atenhamos na compreenso de competncia lexical. Esse tipo de competncia corresponde ao conhecimento que o falante nativo possui do lxico da sua lngua. Nesse sentido, conforme o pensamento de Baslio (1980, p. 9), a competncia lexical de um falante nativo inclui: a) o conhecimento de uma lista de entradas lexicais; b) o conhecimento da estrutura interna dos itens lexicais, assim como as relaes entre os vrios itens; c) o conhecimento subjacente capacidade de formar entradas lexicais novas, e, naturalmente, rejeitar as agramaticais. (ROCHA, 1999, p. 35). Vejamos agora, o conceito de item lexical ou entrada lexical.

ITEM LEXICAL OU ENTRADA LEXICAL


De forma bastante simplificada, podemos dizer que item lexical ou entrada lexical uma forma lingistica que o falante conhece ou utiliza. A relao das entradas lexicais constitui o lxico de uma lngua. (ROCHA, 1999: 35). Para uma melhor compreenso no que se refere s entradas lexicais, segue-se um esquema de Rocha (1999, p. 63).

ENTRADAS LEXICAIS LIVRES LEXEMAS


Puros mar, caf, livro, gato, calmo, varrer, participar, vinte, segundo, cedo, sempre Complexos simples: livreiro, reler, esclarecer compostos: guarda-roupa, secretria- eletrnica, biologia

24

O lexema e a palavra morfossinttica

Aula

VOCBULOS DITICOS
eu, nosso, isto, algum, aqui, l

DEPENDENTES
de, para, embora, que, o, uma

PRESAS
Bases Afixos Desinncias hipo-, hidro-, eco-, -log(ia), -latr(ia) prefixos re-, in-, des-, intersufixos o, -agem, -ice, -it(ar), -ec(er) nominais livro-s, alegre-s, risonh-o, bonit-a verbais caminha-mos, anda-va-s, ouvi-ndo,

argumenta-r Vogais temticas nominais livr-o, hort-a, pont-e, gat-o, gal-o verbais par-a-r, venc-e-r, ouv-i-r Conforme vocs devem ter observado, as entradas lexicais livres correspondem aos lexemas que se dividem em puros e complexos. Os lexemas puros so aqueles que no apresentam afixo (prefixo ou sufixo) e que apresentam apenas um morfema lexical. Os complexos subdividemse em simples e compostos: os simples incluem formas com prefixo, ou com sufixo, ou com prefixo e sufixo ao mesmo tempo. Dentre os exemplos do esquema, tomemos o termo gato. Vejam que, nesse termo, no h nem prefixo nem sufixo, alm da evidncia de nele no existir mais que um morfema lexical. J em livreiro, encontra-se o sufixo -eir(o), o que autoriza a sua classificao como lexema complexo simples. Por sua vez, a sequncia guarda-roupa, comumente apresentada nas nossas gramticas como palavra composta, possui dois morfemas lexicais e corresponde ao que o esquema categoriza como lexema complexo composto. Quanto aos vocbulos diticos, temos as formas lingusticas para indicar as pessoas do discurso e relaes espaciais no que tange a essas pessoas. Nesse sentido, temos, conforme a classificao tradicional das classes de palavras como diticos, os pronomes retos de primeira e de segunda pessoa, demonstrativos, advrbios. No que respeita s formas dependentes, consideradas na aula passada, convm relembr-las atravs do conceito seguinte:

25

Lngua Portuguesa II

Joaquim Mattoso Cmara Jnior Nasceu em 1904. Especializou-se em Lingustica (latina e neo-latina) na Universidade do Distrito Federal. Fez vrios cursos de Lingustica nos Estados Unidos. Dentre outros cursos, fez o doutorado em letras clssicas na Faculdade de Filosofia da Universidade do Brasil. Foi professor de Lingus- tica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professor visitante de Histria da Lingustica e Estrutura do Portugus no Instituto Lingustico de Vero em Washington. Publicou vrias obras. Foi o pioneiro do estruturalismo e da Lingustica no Brasil.

Conceitua-se assim uma forma que no livre porque no pode funcionar isoladamente como comunicao suficiente; mas tambm no presa, porque suscetvel de (...) possibilidades para se disjungir da forma livre a que se acha ligada. (CMARA, 1992, p. 70).

Assim, como entradas lexicais dependentes, temos as nossas conhecidas preposies, conjunes e os artigos. Dentre as entradas lexicais presas, existem as bases (os conhecidos radicais de origem grega ou latina). Essas sequncias lingusticas so chamadas de base pelo fato de serem recorrentes em lexemas compostos. Quanto s entradas lexicais presas correspondentes aos afixos, s desinncias nominais e verbais, cremos o seu reconhecimento no causar problemas a vocs. Essas entradas situam-se entre os morfemas gramaticais da lngua.

LEXEMAS OU ENTRADAS LEXICAIS


Segundo Inez Sautchuk, os lexemas bsicos da lngua portuguesa so substantivos, adjetivos, verbos e alguns advrbios. Lexemas se caracterizam por estarem includos em classes abertas, ou seja, classes que, na tica sincrnica, podem admitir novos membros. Esses novos membros decorrem sobremaneira dos processos de formao de palavras. Em determinado momento da nossa histria, um Ministro de Estado usou a palavra imexvel em um seu pronunciamento. A pronncia foi consequncia de um processo cognitivo que acionou regras de formao de palavras, referentes derivao sufixal e prefixal. MexerV + velSuf mexvelA IPref + mexvelA imexvelA Esse lexema complexo simples resultante foi atualizado no discurso do ministro. O novo lexema criado pode incorporar-se ao lxico da lngua, a depender da aceitao dos seus utentes, como um novo membro da classe dos lexemas adjetivos. Esperamos que vocs tenham compreendido o conceito de lexema, palavra potencial que pertence ao lxico j que O lxico representa o conjunto de palavras que est disponvel para a atuao das regras da morfologia. (ROSA, 2000, p. 88). Nessa perspectiva, uma definio de morfologia, segundo Aronoff & Anshen, assim apresentada: A morfologia lida, portanto, segundo esta viso, com a estrutura interna das palavras complexas fundamentais de uma lngua (ROSA, 2000, p. 88). Nesse sentido, vocs j devem ter percebido que Lxico e Morfologia interagem. De modo geral, os lingustas assim dividem a morfologia: morfologia flexional e morfologia lexical.

26

O lexema e a palavra morfossinttica

Aula

A morfologia flexional diz respeito s categorias (...) presentes numa palavra morfossinttica, tero de ser levadas em conta pela sintaxe; (ROSA, 2000, p.25). Essa definio ser melhor compreendida no estudo especfico da palavra morfossinttica. A morfologia lexical se volta para a estrutura dos lexemas complexos, para os processos atravs dos quais esses lexemas ou palavras lxicas so formadas. Dessa forma, esse ramo da morfologia trata da relao existente entre lexemas relacionados atravs do processo da derivao e, assim, pertencentes a paradigmas diferentes. Vejamos os exemplos: VENDER VENDEDOR CANTAR CANTADOR FRIO FRIEZA DELICADO DELICADEZA Essas palavras constituem lexemas distintos embora regras morfolgicas regras derivacionais estabeleam relaes entre elas. Os lexemas VENDEDOR, CANTADOR, FRIEZA e DELICADEZA esto relacionados a VENDER, CANTAR, FRIO e DELICADO, j que so formas derivadas destas ltimas palavras lxicas. importante lembrar que lexemas, no podendo, ao se atualizar, ocupar a mesma posio em um determinado enunciado, comprovam ser lexemas distintos. imprescindvel tambm aqui que vocs entendam que todo lexema possui o seu paradigma. Esse paradigma constitudo por todas as possibilidades de variao do lexema, no sentido de incorporar as propriedades morfossintticas referentes organizao das mais diversas frases da lngua. Essas possibilidades de variao, como j dissemos, incorporam as propriedades morfossintticas e, nesse sentido, cada uma delas, chamada de palavra morfossinttica, conceito que ser retomado ainda nesta aula. Passemos exemplificao. Ateno frase seguinte: Jos um vendedor. Se, nessa frase, substituirmos vendedor por vender, teremos a seguinte frase inaceitvel e, como tal, antecedida de trao: - Jos um vender. Vejam ainda a impossibilidade de substituio de frio por frieza no exemplo seguinte:

27

Lngua Portuguesa II

O dia est frio. - O dia est frieza. Essas evidncias so provas de que VENDER, VENDEDOR, FRIO e FRIEZA constituem lexemas distintos. Encontrando um contexto em que a substituio de uma forma morfossinttica por outra no seja possvel, conclumos que essas formas pertencem a paradigmas diferentes e, consequentemente, pertencem a lexemas distintos.

PALAVRA MORFOSSINTTICA
Como j temos observado bastante tanto na primeira, quanto nesta segunda aula, O lexema uma palavra considerada como unidade abstrata. (ROSA, 2000, p. 83). Nesse sentido, quando queremos nos referir palavra em potencial, palavra como virtualidade, reportamo-nos ao lexema da lngua. Quando nos voltamos s possibilidades de manifestao desse lexema, o que implica o lexema acrescido de informaes morfossintticas, ou seja, de informaes acerca das flexes possveis referentes a seu paradigma, estamos a nos referir s propriedades morfossintticas, que caracterizam a palavra morfossinttica. Convm estabelecer diferena entre propriedade morfossinttica e categoria morfossinttica. A expresso categoria morfossinttica diz respeito s noes relacionadas a essas propriedades, mas mutuamente exclusivas, que se aplicam a uma dada classe. (ROSA, 2000, p. 83). Assim, as noes de nmero e de pessoa referentes ao lexema verbal, em portugus, constituem categorias morfossintticas. A categoria de nmero apresenta as propriedades morfossintticas de singular e plural. Por sua vez, a categoria da pessoa manifesta-se atravs das propriedades morfossintticas de 1a, 2a e 3a pessoas relativas ao singular e ao plural. Em relao aos lexemas substantivos relacionados a seres sexuados, a categoria morfossinttica do gnero se manifesta atravs da oposio entre o morfema {-a} (marca da propriedade morfossinttica do feminino) e o morfema {} (ausncia de marcas com valor significativo) referente propriedade morfossinttica de masculino, conforme os exemplos seguintes: menino menina moo moa gato gata pato pata

28

O lexema e a palavra morfossinttica

Aula

O fonema /o/, pronunciado [u] constitui a vogal temtica nominal, considerada um item lexical preso no que respeita s entradas lexicais existentes no lxico da lngua. Entretanto, esse processo morfolgico exemplificado, diz respeito a uma parte no-significante dos substantivos. Conforme j dissemos, substantivos referentes a seres sexuados. Nesse sentido, convm salientar que conforme pesquisas j realizadas (ROCHA, 1981), 95,5% dos substantivos referem-se a seres no-sexuados e 4,5% a seres sexuados. Mesmo assim, desses 4,5%, nem todos recebem uma marca morfolgica de gnero, como criana, cnjuge, homem, jacar, selvagem, etc. (ROCHA, 1999, p.196). Por outro lado, importante lembrar que todo substantivo pertence ou ao gnero masculino ou ao gnero feminino. (IDEM). Em todos eles, o gnero est explicitado pelos seus determinantes, independentemente da explicitao morfolgica concernente aos seres sexuados. Seguem-se exemplos: O pente O telegrama A mesa A lente Em todos esses exemplos, o determinante (artigos definidos) o responsvel pela explicitao do gnero. Assim, podemos dizer, que, em lngua portuguesa, a categoria do gnero uma categoria sinttica. O que importa nesta aula deixar claro que os lexemas substantivos incorporam no seu paradigma palavras morfossintticas com propriedades morfossintticas de masculino, de feminino, de singular e de plural. No nosso propsito, nesta aula, estudarmos exaustivamente a categoria do gnero, uma vez que esse estudo deve ter sido feito na disciplina Lngua Portuguesa I. Ao tratarmos do gnero, o nosso objetivo mostrar as diferenas entre o lexema e o seu paradigma constitudo pelas palavras morfossintticas. Com esse objetivo, vamos considerar a categoria do nmero em portugus. Essa categoria de grande amplitude em portugus, pois apenas um percentual muito pequeno de palavras da lngua no apresenta as propriedades morfossintticas de singular e de plural. Nesse sentido, podemos aceitar que, no que respeita a essa categoria, o singular a forma no marcada e o plural a forma marcada com o s. Assim, temos a seguinte representao: Categoria morfossinttica do nmero {} {-S }

29

Lngua Portuguesa II

As propriedades morfossintticas do singular e plural decorrem da oposio entre o morfema zero e o morfema {-s}. Observem os seguintes exemplos: prato pratos camisa camisas elefante elefantes Exemplos como luz luzes, leo lees e outros semelhantes devem ter sido analisados por vocs durante o curso da disciplina Lngua Portuguesa I. O que importa nesta aula deixar claro que os lexemas substantivos incorporam, em seu paradigma, palavras morfossintticas com a propriedade morfossinttica do singular e do plural e com a propriedade morfossinttica do masculino ou do feminino, no que respeita aos lexemas substantivos referentes a seres sexuados. Voltemos, ento, aos conceitos de lexema e de palavras morfossinttica, no sentido da exemplificao. Vejamos as palavras em caixa alta, logo, representaes de lexemas: MENINO CASA CADEIRA Agora, retomemos esses mesmos lexemas, acrescentando-lhes o seu paradigma, ou seja, o lexema acrescido das chamadas propriedades morfossintticas. MENINO menino menina meninos meninas CASA casa casas CADEIRA cadeira cadeiras

Apenas o paradigma do lexema MENINO inclui quatro palavras morfossintticas, j que esse lexema, por estar associado de forma extralingustica a um ser sexuado, apresenta as propriedades morfossintticas referentes s categorias do gnero e do nmero. Os lexemas CASA e CADEIRA s apresentam duas palavras morfossintticas referentes categoria do nmero j que a categoria do gnero escapa s regras morfolgicas, pois a sua explicitao sinttica, conforme vimos. Esses lexemas no se referem a seres sexuados. Cabe ainda lembrar que essas palavras morfossintticas, como ocorrem com todas as palavras morfossintticas, situam-se num nvel abstrato, embora o conceito de lexema atinja uma abstrao maior. A abstrao

30

O lexema e a palavra morfossinttica

Aula

das palavras morfossintticas justifica-se pelo fato de elas constiturem possibilidades em relao ao lexema. No que respeita aos nomes adjetivos, tanto a categoria do gnero quanto a do nmero se manifestam atravs do procedimento sinttico da concordncia, conforme as frases seguintes: A menina bonita. As meninas bonitas. Nessas frases, as marcas de gnero e de nmero presentes em bonita e bonitas correspondem a exigncias sintticas de frase.

O LEXEMA VERBO
O lexema verbo constitui uma classe de palavra, no que respeita s chamadas partes do discurso. possvel, em lngua portuguesa, a depreenso de verbos atravs de critrios morfolgicos, uma vez as palavras morfossintticas pertencentes aos mais diversos paradigmas incluem, de forma generalizada, a manifestao das categorias morfossintticas do modo, do tempo, do nmero, da pessoa. A manifestao dessas categorias se d atravs da informao das propriedades morfossintticas a elas relacionadas: Indicativo, Subjuntivo, Imperativo, (Modo); Presente, Passado e Futuro (Tempo); Singular e Plural (Nmero); Primeira, Segunda e Terceira (Pessoa). Essas noes, como as gramticas afirmam, se expressam atravs de morfemas gramaticais ou gramemas dependentes. Tomemos um lexema verbal como AMAR. O seu paradigma, no que respeita ao modo indicativo e ao passado imperfeito, pode assim ser representado: AMAR amava amavas Paradigma amava amvamos amveis amavam lexema

Como vocs podem observar, em todas essas representaes das palavras morfossintticas, h o morfema gramatical {-va} que se manifesta atravs dos alomorfes{-va} e {-ve}. O fenmeno da alomorfia deve ter sido visto na Lngua Portuguesa I ou na Lingustica. O morfema {-va} responsvel pelas propriedades morfossintticas de indicativo e de passado ou pretrito imperfeito concernente s categorias morfossintticas do

31

Lngua Portuguesa II

modo e do tempo. O morfema que porta propriedades morfossintticas referentes a mais de uma categoria morfossinttica, como vocs j devem ter visto em Lingustica e em Lngua Portuguesa I, chamado de morfema cumulativo. Assim, o morfema {-va} um morfema cumulativo. As propriedades morfossintticas referentes s categorias morfossintticas do nmero e da pessoa, no que concerne ao singular, servem-se do {-s} em relao segunda pessoa, e do morfema zero {-} no que respeita primeira e terceira pessoas. As propriedades morfossintticas concernentes ao plural e as diferentes pessoas assim se expressam: {mos}, em relao ao plural e primeira pessoa; {-is} e {-n}, escrito -m esto a servio do plural no que respeita segunda pessoa e terceira pessoa, respectivamente. Vocs devem ter observado que as categorias gramaticais do nmero e da pessoa tambm se manifestam atravs de morfemas cumulativos. Convm lembrar a vocs que as categorias do modo (indicativo) e do tempo (passado imperfeito) nos serviram de exemplo de paradigma em relao ao lexema verbal. O paradigma completo de um verbo corresponde a toda a sua conjugao. Os verbos tais quais ocorrem nas frases e/ou enunciados da lngua correspondem ao conceito de vocbulo formal ou mrfico apresentado na aula passada. Esse conceito tambm diz respeito aos substantivos e aos adjetivos. Talvez o grfico que se segue os ajude a fixar as diferenas entre lexema ou palavra lxica, palavra morfossinttica e vocbulo formal ou mrfico. Lexemas (abstrao maior) Palavras morfossintticas (abstrao menor) Vocbulo formal ou mrfico (aspecto concreto)

32

O lexema e a palavra morfossinttica

Aula

CONCLUSO
Conhecer diferentes teorias que sustentam as anlises diversas que se fazem de um objeto de conhecimento de fundamental importncia no s para o entendimento das anlises, mas tambm no sentido de promover uma apreciao crtica. essa crtica a mola propulsora do conhecimento cientfico. De outro modo, professores no se podem furtar de acompanhar as diferentes perspectivas tericas que sustentam as diversas abordagens feitas a respeito do objeto de estudo da sua disciplina. Conhecer os princpios do estruturalismo lingustico da Gramtica Gerativo-Transformacional e da sua direo no que respeita Hiptese Lexicalista processo indispensvel ao entendimento dos conceitos de Lexema ou palavra lxica, de palavra morfossinttica e compreenso da estrutura da palavra morfossinttica em lngua portuguesa.

RESUMO
Os conceitos de palavra lxica ou lexema e de palavra morfossinttica decorrem principalmente da posio de Chomsky em relao s nominalizaes, o que culminou na Hiptese Lexicalista. Dessa forma, a gramtica foi acrescida de um componente morfolgico em constante interao com o lxico. O lxico , ento, entendido como um conjunto de entradas lexicais ou itens lexicais a ser acionados pelas regras do componente morfolgico. Dentre as entradas lexicais, encontram-se os lexemas, palavras abstratas, virtuais, potenciais, disposio dos utentes da lngua no s no sentido da formao de frases e/ou enunciadas atravs da atualizao das palavras morfossintticas como tambm no sentido da formao de novos lexemas. A palavra morfossinttica corresponde ao lexema acrescido das suas propriedades morfossintticas. Essas propriedades dizem respeito s diferentes categorias morfossintticas prprias das diferentes lnguas naturais. Em relao aos substantivos e adjetivos da lngua portuguesa, tratamos das categorias do gnero e do nmero. J em relao aos lexemas verbais, cuidamos das categorias do modo, do tempo, do nmero e da pessoa.

33

Lngua Portuguesa II

ATIVIDADES
I. Preencher as lacunas a) Segundo a teoria padro referente Gramtica Gerativo Transformacional, as palavras de uma lngua so formadas por regras _______________________ b) Substantivos terminados pelo sufixo -mento decorreriam da aplicao de __________________________ a partir de um ___________ na ___________________________ c) Conforme a __________________________, as nominalizaes se explicariam pelo trabalho de regras _________________ no componente ____________ d) O conhecimento de uma lista de entradas _____________ faz parte da competncia ______________ do falante. e) Bases, afixos, desinncias, vogais temticas so entradas lexicais _______________. f) Entradas lexicais ________________ incluem artigos, ____________________ e _________________. g) So lexemas bsicos da lngua portuguesa _____________, _______________, _______________ e alguns _________. h) A morfologia lexical est a servio da ________________ de palavras lxicas ou ___________________. i) Todo ___________ possui o seu paradigma. j) O paradigma formado por ________________________ de _________________ do lexema. k) A categoria do ____________, em portugus, resulta de uma oposio entre as propriedades morfossintticas do singular e do ____________. l) Essas propriedades morfossintticas so depreendidas da oposio entre __________ e __________. m) Em lngua portuguesa, apenas lexemas referentes a _______________________ apresentam a categoria morfossinttica do gnero. n) Verbos, em lngua portuguesa, podem ser depreendidos atravs de ______________ morfolgicos. o) As categorias morfossintticas relacionadas ao lexema verbo so as seguintes: ___________, ___________, ______________, ______________. p) Presente, passado e futuro so _________________ morfossintticas. q) O morfema {-va}, em verbos da lngua portuguesa, est ligado s _________________ morfossintticas do ___________ e do tempo. r) O morfema {-va} chamado de morfema _____________________. s) A conjugao __________________ de um verbo constitui o seu ________________ completo.
34

O lexema e a palavra morfossinttica

Aula

t) As palavras presentes nas frases e/ou enunciados so denominadas de _______________________ ou mrficos. II. Responda as questes seguintes 1. Manifeste o seu entendimento no que respeita ao conceito de vogal temtica. 2. Justifique a afirmao de que os lexemas bsicos so classes abertas. 3. Em propaganda de televiso nos deparamos com a palavra imperdvel. Procure explicar o processo de formao dessa palavra no lxico da lngua. 4. Diferencie categoria morfossinttica de propriedade morfossinttica. 5. Explicite o seu entendimento a cerca da afirmao de que, em lngua portuguesa, em relao aos substantivos, a categoria do gnero uma categoria sinttica. 6. Explicite o seu entendimento no que respeita afirmao de que lexemas adjetivos apresentam as categorias do gnero e do nmero atravs de procedimento sinttico.

PRXIMA AULA
Na prxima aula nos deteremos de forma vertical no lexema verbal. Os lexemas substantivo e adjetivo devem ter sido estudados na Lngua Portuguesa I.

REFERNCIAS
BASLIO, Margarida. Estruturas lexicais do portugus, uma abordagem gerativa. Petrpolis: Vozes, 1980. CMARA JNIOR, Joaquim Mattoso. Estrutura da lngua portuguesa. 21 ed. Petrpolis: Vozes, 1992. ROCHA, Luiz Carlos de Assis. Estruturas morfolgicas do portugus. Belo Horizonte: UFMG, 1999. ROSA, Maria Carlota. Introduo morfologia. So Paulo: Contexto, 2000.

35

Aula
O LEXEMA VERBO I

META
Apresentar a descrio da estrutura morfossinttica dos lexemas verbais regulares da lngua portuguesa.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: reconhecer as alomorfias e os alomorfes; analisar e descrever a estrutura dos verbos regulares da lngua portuguesa.

PR-REQUISITOS
Lngua Portuguesa I.

(Fonte: tchellodbarros-poesiavisual.blogspot.com).

Lngua Portuguesa II

INTRODUO
Caros alunos, agora vamos estudar a estrutura morfossinttica dos lexemas verbais regulares. Esse estudo implica a anlise e a descrio das palavras morfossintticas relacionadas s categorias verbais. Assim, trataremos de conceitos como os de vogal temtica, de desinncias modotemporais e nmero-pessoais. Analisaremos tambm as alomorfias relativas a essas desinncias.

(Fonte: bartambemecultura.blogspot.com).

38

O lexema verbo I

Aula

O verbo j havia sido reconhecido nas investigaes lingusticas dos gregos. Os estudiosos afirmam ter sido Plato o primeiro a apresentar uma distino clara entre os substantivos e os verbos. Para Plato, os substantivos eram reconhecidos por funcionar nas frases como sujeito de um predicado. Nesse sentido, os verbos eram entendidos como palavras que expressam a ao ou a qualidade. Assim, h que considerar que a definio das mais importantes classes gramaticais, substantivos e verbos, foi feito sobre fundamento lgico, isto , como constituinte de uma proposio (LYONS, 1979, p. 11). Importa aqui salientar que critrios lgico-discursivos presidiram distino entre nomes e verbos. Na primeira metade do sculo XX, a Nomenclatura Gramatical Brasileira, instituda pela portaria ministerial de 28/01/59, inclui o verbo entre as dez classes de palavras a servio da categorizao das palavras da lngua. Essa nomenclatura no estabelece definio para as classes, temos que colh-las nas gramticas, (DUARTE, 2000, p. 27). Assim, passaremos a considerar algumas definies de verbos nas nossas gramticas. Entende-se por verbo a unidade que significa ao ou processo e organizada para expressar o modo, o tempo, a pessoa, o nmero (BECHARA, 2006, p. 194). O VERBO, como j vimos, a palavra dinmica, a palavra que expressa ao, fenmeno cambiante e, esporadicamente, estado ou mudana de estado (MELO, 1970, p. 134). Nessas duas definies, o verbo est associado ao. Cabe aqui destacar que essa associao no caracteriza ou identifica o verbo no que respeita s outras classes de palavras, uma vez que h no lxico da lngua portuguesa lexemas substantivos que expressam a ao ou o resultado da ao, como se pode depreender de EDUCAO, COMEMORAO, VISUALIZAO, ENCANTAMENTO, PROLONGAMENTO, ENTENDIMENTO. Diante de evidncias dessas, os estudiosos se voltam a outros caminhos de reconhecimento dos verbos. Assim, existe a afirmao de que sintaticamente que o reconhecimento das palavras pertencentes categoria dos verbos se mostra mais eficaz: apenas os verbos articulam-se com os pronomes pessoais do caso reto. (SAUTCHUCK, 2004, p. 20). Lembra a autora que existe a prtica da conjugao do verbo no sentido de os iniciantes chegarem certeza de que determinados lexemas so verbos. Transcrevemos os exemplos seguintes: Eu: vou, estive, pareo, fico, almejo Tu: sabes, estavas, permanecias, vieste, estars Ele: promete, foi, vir, cantava, explodiu Ns: ficvamos, escrevemos, recuperaremos, partimos Vs: estais, ficastes, pareceis, sois Eles: ficam, demoraram, gostavam, desabariam

39

Lngua Portuguesa II

No nega, entretanto, Sautchuck que a grande variedade formal dos verbos da lngua portuguesa permite a sua fcil identificao por critrios formais ou mrficos. Assim, passaremos a estudar as categorias verbais.

CATEGORIAS VERBAIS
A parte da morfologia que trata das categorias morfossintticas, entre as quais se incluem as categorias verbais, chamada, conforme vimos na aula passada de morfologia flexional. Esse estudo, no que respeita ao verbo, trata da maneira atravs da qual o verbo se combina (...) com instrumentos gramaticais (morfemas), de tempo, de modo, de pessoa, de nmero (BECHARA, 2006, p. 194). atravs dessas combinaes que as oposies funcionais referentes s categorias se manifestam. Vejamos os seguintes exemplos: Amo Amas Ama vendo vendes vende parto partes parte

As oposies, depreendidas dessas formas correspondentes aos lexemas AMAR, VENDER e PARTIR, dizem respeito categoria gramatical da pessoa, j que todas elas manifestam o singular e o presente do indicativo. Essa constatao pode ser feita at por alunos do ensino fundamental. Essa oposio, que diz respeito apenas a uma categoria morfossinttica, chamada de oposio simples. As oposies complexas so concernentes a mais de uma categoria morfossinttica. De maneira semelhante, percebemos que, entre as formas amo e amamos (indicativo presente), a oposio diz respeito categoria do nmero, j que as duas formas esto a servio da primeira pessoa. De outro modo, cotejadas as sequncias amvamos e amaremos, a concluso a de que a oposio se situa na categoria de tempo (pretrito imperfeito / futuro do presente). Vocs talvez se perguntem se, em cada par opositivo, apenas possvel a deduo de uma oposio. Tenham, pois, certeza de que no, j que comum a compreenso de mais de uma oposio em um par opositivo. Observem os exemplos seguintes: Vendias Venderemos partirs partiremos

Em relao a VENDER, possvel inferir-se a diferena entre segunda pessoa do singular e primeira pessoa do plural, o que implica a categoria da

40

O lexema verbo I

Aula

pessoa e a de nmero, uma oposio complexa. De outra forma, deduzimos a diferena entre pretrito imperfeito e futuro do presente, o que acarreta a categoria do tempo, oposio simples. Tambm em relao a PARTIR, a oposio entre segunda pessoa do singular e primeira pessoa do plural concernentes s categorias da pessoa e de nmero, exemplifica uma oposio complexa. A depreenso das marcas referentes s propriedades sintticas concernentes a cada categoria morfossinttica ser considerada um pouco mais adiante, nesta mesma aula. Uma palavra lxica como um lexema verbo repetimos o dito nas duas primeiras aulas uma palavra abstrata. Assim, inclui, no seu paradigma, todas as palavras morfossintticas portadoras das propriedades morfossintticas referentes s categorias verbais. Nesse sentido, a expresso conjugar um verbo vale dizer diz-lo, de acordo com um sistema determinado, um paradigma em todas as suas formas nas diversas pessoas, nmeros, tempos, modos (BECHARA, 2006, p. 199). Lexemas verbais so considerados regulares, quando as palavras morfossintticas que constituem o seu paradigma permanecem invariveis tanto em relao ao radical quanto no que respeita s propriedades morfossintticas indicadas. Quando o paradigma de um verbo inclui alteraes, quer no radical, quer nas terminaes, a gramtica classifica esse lexema-verbo como irregular.

ESTRUTURA VERBAL-PADRO GERAL


indiscutvel a grandeza da flexo verbal em portugus. A economia presente nas lnguas naturais atua no sentido de indicar duas categorias por meio de um nico gramema ou morfema gramatical. Dessa forma, as noes referentes ao modo e ao tempo se manifestam atravs de um s morfema, o que ocorre tambm com as significaes concernentes ao nmero e pessoa. Esses morfemas, por serem responsveis por mais de um sentido gramatical, so denominados de morfemas cumulativos. Nas gramticas escolares, so eles chamados de desinncias verbais. Assim, quando nos referirmos s desinncias verbais, estaremos a falar de morfemas cumulativos. A riqueza e consequente complexidade superficial da estrutura do verbo pode ser simbolizada por uma frmula relativamente simples. Verbo: R + VT + DMT + DNP Andvamos: and + + va + mos (ZANOTTO, 2001, p. 83).

41

Lngua Portuguesa II

Normlio Zanotto Gacho, do municpio de Antnio Prado. Formou-se em Letras pela Universidade de Caxias do Sul. Especializou-se em Lingustica Aplicada pela PUCRS e em Mtodos e Tcnicas de Ensino pela Universidade Federal do Cear. Atualmente professor titular e pesquisador do Departamento de Letras da Universidade de Caxias do Sul.

Observem, agora, a leitura referente frmula: R = radical (elemento indispensvel a qualquer verbo da lngua portuguesa) VT = vogal temtica (possui duas funes: eufnica, prepara o radical para receber as desinncias; categorial, permite agrupar os verbos em trs conjugaes). DMT = desinncia modo-temporal (atualiza as categorias do modo e do tempo). DNP = desinncia nmero-pessoal (representao cumulativa das categorias do nmero e da pessoa). Vocs sabem, obviamente, que o radical acrescido da vogal temtica constitui o tema verbal. Dessa forma, o professor Normlio Zanotto completa a frmula anterior, com a ilustrao seguinte: Verbo: T (R + VT) + D (DMT + DNP) Andvamos: anda (anda + ) + vamos (vamos)

VOGAL TEMTICA
A vogal temtica permite, como j dissemos, a classificao dos verbos da lngua portuguesa em trs grupos ou conjugaes: primeira conjugao, CI; segunda conjugao, CII; terceira conjugao, CIII. A vogal a caracteriza a CI; a vogal e identifica a CII; a vogal i prpria da CIII. Assim, nadar pertence CI; vender, CII e partir, a CIII. Comprova-se, assim, a funo classificatria ou taxionmica das nossas vogais temticas verbais. Essas vogais, nos diversos vocbulos mrficos, formas atualizadoras dos lexemas verbais, sob a ao de regras da morfologia flexional, sofrem alteraes. Transcrevemos a seguir uma sistematizao referente s configuraes da vogal temtica a. Vogal temtica (CI) Na CI, ocorre - a como marca geral - e na P1IdPt2 (alomorfe) - o na P3IdPt2 (alomorfe) na P1IdPr2 no SbPr (ZANOTTO, 2001, p. 88)

42

O lexema verbo I

Aula

As propriedades morfossintticas referentes s categorias da pessoa e do nmero so assim abreviadas: P1, P2 e P3 (singular) e P4, P5 e P6 (plural). No que tange as categorias do modo e do tempo, as propriedades morfossintticas so assim representadas:

CATEGORIAS DO MODO (INDICATIVO) E DO TEMPO


IdPr = indicativo presente IdPt1 = imperfeito do indicativo IdPt2 = perfeito do indicativo IdPt3 = mais-que-perfeito do indicativo IdFt1 = futuro do presente IdFt2 = futuro de pretrito

CATEGORIAS DO MODO (SUBJUNTIVO) E DO TEMPO


SbPr = subjuntivo presente SbPt = subjuntivo pretrito ou passado (imperfeito do subjuntivo) SbFt = subjuntivo futuro

CATEGORIA DO MODO IMPERATIVO


IpAf = imperativo afirmativo IpNeg = imperativo negativo

FORMAS NOMINAIS
If = infinitivo Gr = gerndio Pa = particpio Meus alunos, vocs devem voltar ao curso de Lngua Portuguesa I e rever os conceitos de alomorfia e de alomorfe. Ateno: representamos os morfemas entre chaves e os alomorfes entre barras. No que respeita a CI, os alomorfes /-c-/ e /-/, em P1 e P3, referentes ao IdPt2, resultam de uma assimilao parcial decorrente do contexto fonolgico em que esto inseridos: a vogal temtica {-a-}, em contiguidade ao {-i}, em P1 transforma-se no alomorfe {-e-}. J em P3, o alomorfe {-o}resulta da proximidade entre a vogal temtica {-a}e a desinncia {-m}. A ausncia da vogal temtica, em P1IdPr, resulta da supresso total da
43

Lngua Portuguesa II

vogal temtica {-a-}, em contato com a desinncia {-o}. Esse fenmeno decorre da ativao da regra da supresso. A vogal final tona de um elemento mrfico suprimida na estrutura de vocbulo, quando se adjunge outro elemento mrfico de vogal inicial diversa. (MATTOSO in ZANOTTO, 2001). Em todo o SbPr, a ausncia da vogal temtica {-a-} se explica tambm pela regra da supresso. Seguem-se exemplos: IdPr IdPt2 IdPr

Vogal temtica (CII) Na CII, ocorre - e como VT geral - e no Pa no P1IdPr, no IdPt1, e no P1IdPt2 no SbPr (Zanotto, 2001, p.89) Como vocs sabem, a vogal temtica da CII {-e}. Um exemplo, o verbo vender. No particpio, a vogal temtica est representada pelo alomorfe /-i-/ . Nesse sentido, a vogal temtica perde a sua funo distintiva no que respeita CII e CIII, uma vez que {-i-} vogal temtica da CIII. Como exemplo, partir. Nos tempos e pessoas indicados no quadro apresentado, a ausncia da vogal temtica decorre da atuao da regra da supresso. Ateno aos exemplos.

Pa (particpio) Vend + + ido


44

O lexema verbo I

Aula

Convm lembrar que no separamos entre si as desinncias de modo/ tempo e de nmero/pessoa. Esses morfemas gramaticais ou gramemas esto destacados em quadros expostos no decorrer desta aula.

Vogal temtica (CIII) Na CIII, ocorre - e como VT geral - e no P2 P3, P6IdPr e P2IpAf na P1 e P5IdPr, no IdPt1, no IdPt2 e no SbPr O alomorfe /-e-/, no que se refere aos tempos e pessoas indicados, decorre da neutralizao da oposio entre as vogais temticas da CII e CIII, graas posio tona final ocupada. A neutralizao acarreta o surgimento de um arquifonema que pode ocorrer na forma de qualquer um dos elementos opositivos em relao aos quais ocorreu a neutralizao. A lngua escrita escolheu o /-e-/ como representante do arquifonema. Em algumas regies do Pas o {-e- corresponde pronncia adotada. Entretanto, na grande parte, seno na maior parte das nossas regies, o arquifonema representado por /-i-/. Vocs devem retomar o Curso de Fonologia, no sentido de relembrar conceito como os de neutralizao e de arquifonema. Seguem quadros que explicitam as desinncias modo-temporais e nmero-pessoais, apresentadas pelo professor Normlio Zanotto, como tambm a anlise dos verbos regulares das CI, CII e CIII. Ateno aos gramemas especficos de cada categoria morfossinttica. Especial ateno aos impe-

45

Lngua Portuguesa II

rativos afirmativo e negativo. Nesse sentido, retomar a formao do Imperativo em gramticas como as de Celso Cunha e Evanildo Bechara.

DESINNCIA MODO-TEMPORAL

46

O lexema verbo I

Aula

(ZANOTO, 2001, p. 90)

DESINNCIA NMERO-PESSOAL
Nota 1. Conclui-se que as DNPs bsicas so, para cada uma das seis pessoas, respectivamente. andasse- -s andasse-s andasse- -mos andsse-mos -is andsse-is -m andasse-m

47

Lngua Portuguesa II

(ZANOTTO, 2001, p. 92)

PRIMEIRA CONJUGAO CI

48

O lexema verbo I

Aula

(ZANOTO, 2001, p. 85)

SEGUNDA CONJUGAO CII

49

Lngua Portuguesa II

(ZANOTO, 2001, p. 86)

TERCEIRA CONJUGAO CIII


(ZANOTTO, 2001, p. 87)

50

O lexema verbo I

Aula

CONCLUSO
Analisar e descrever a estrutura das palavras morfossintticas um processo fundamental no que respeita explicitao do conhecimento lingustico. Adotamos, assim, essa maneira de trabalhar, no estudo dos padres verbais regulares da lngua portuguesa. Lembramos que o verbo a palavra nuclear das nossas oraes, j que ele condio necessria e suficiente da sua existncia.

RESUMO
Esse estudo abordou consideraes sobre diferentes conceitos de verbos e sobre a relao entre esses conceitos e possveis formas de identificao dessa classe de lexemas. Graas complexidade morfolgica do verbo, optamos por apresentar a anlise e descrio desses vocbulos, na perspectiva da morfologia. Assim, mostramos os gramemas identificadores das trs diferentes conjugaes as vogais temticas. Apresentamos tambm os gramemas relacionados s diferentes categorias morfossintticas verbais, no que respeita aos padres regulares.

51

Lngua Portuguesa II

ATIVIDADES
a) Em portugus possvel _________ verbos por meio de ____________ morfolgicos. b) A parte da morfologia que trata das categorias _______ chamada de morfologia flexional. c) Quais as categorias morfossintticas relacionadas s propriedades morfossintticas do singular e do indicativo? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ d) Cotejadas as formas vivias e viveremos, depreendemos ___________ posies lingusticas referentes s categorias gramaticais do ____________, da __________ e do ____________. e) Lexemas verbais cujas palavras morfossintticas no se alteram em todo o paradigma so chamados de verbos ou lexemas-verbo _______________. f) Gramemas ou morfemas gramaticais que manifestam mais de uma categoria gramatical so chamados de ___________ g) Vogais temticas, em lngua portuguesa, apresentam duas funes: ____________ e ______________ h) Indique, por meio de abreviaes convencionais, as propriedades morfossintticas referentes s categorias gramaticais do modo (indicativo) e do tempo. i) O fenmeno concernente variao de um determinado morfema gramatical ou gramema recebe o nome de _________. j) O gramema {-e} a marca do SbPr na CI. Essa marca ocorre em ____________. k)Apresente as DNPs relativas P5. l) Explique a alomorfia relativa ao IdPt2. m) Qual o gramema representante da P4 em lngua portuguesa?

II. Sublinhe gramemas relacionados s propriedades morfossintticas referentes ao IdPt1, ao IdPt2. Os funcionrios dos guichs tambm apresentavam sinais de runa. (C. D. de ANDRADE). Durante uma hora debateram o negcio, Samuel estava suando.(C. D. de ANDRADE) III. Marque as vogais temticas verbais e/ou alomorfes no trecho seguinte: O DONO DA USINA, entrevistado, explicou ao reprter que a situao grave. H excedente de leite no pas e o consumo no d para absorver a produo intensiva.

52

O lexema verbo I

Aula

IV. Marque (I), (G) ou (P), conforme a forma verbal esteja no infinitivo, gerndio ou particpio. ( ( ( ( ( ) perdido ) perder ) perdendo ) amares ) amado ( ( ( ( ( ) amando ) partido ) partindo ) partir ) partires ( ( ( ( ( ) escrevendo ) escrito ) escrever ) escreveres ) partires

V. Complete adequadamente a 1a coluna de acordo com a 2a dando ateno ao gramema que est indicado. ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) am a r ) vend e r ) part i r ) part a ) corr e mos ) am a va ) am va mos ) perd e r s ) perd e re i ) am a ria ) am a ndo ) part i ste ) prend e ndo ) am a s 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. radical vogal temtica desinncia modo-temporal desinncia nmero-pessoal desinncia de infinitivo desinncia do gerndio desinncia de infinitivo

53

Lngua Portuguesa II

PRXIMA AULA
Na prxima, veremos os chamados verbos irregulares.

REFERNCIAS
BECHARA, Evanildo. Gramtica escolar da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. DUARTE, Paulo Moznio Teixeira; LIMA, Maria Claudete (colaboradora). Classes e categorias em portugus. Fortaleza: EUFC, 2000. LYONS, John. Introduo lingustica terica. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979. MELO, Gladstone Chaves de. Gramtica fundamental da lngua portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: Acadmica, 1970. SAUTCHUCK, Inez. Prtica de morfossintaxe. Barueri SP: Manole, 2004.

54

Aula
O LEXEMA VERBO II

META
Mostrar uma possvel sistematizao da estrutura morfossinttica dos lexemas verbais (irregulares) da lngua portuguesa. Apresentar a supletividade de radicais, a defectividade e a abundncia verbais. Descrever as vozes verbais.

OBJETIVOS
Ao final do curso, o aluno dever: explicitar o seu conhecimento em relao irregularidade verbal; reconhecer e empregar verbos de radicais supletivos; operar transformaes passiva e reflexiva.

PR-REQUISITOS
Lngua Portuguesa I.

(Fonte: http://static.blogstorage.hi-pi.com).

Lngua Portuguesa II

INTRODUO
Continuemos a nossa viagem pelo mundo dos verbos. Nesta aula, procuraremos desbravar sendas no sentido de entender o fenmeno da chamada irregularidade verbal. Esse caminho desemboca nos domnios da defectividade e da abundncia dos nossos verbos. Ao estudar as vozes verbais, vero vocs a possibilidade de escolha no que respeita passiva e a obrigatoriedade em relao a reflexiva. A anomalia atribuda a alguns verbos explicada atravs da supletividade de radicais.

(Fonte: http://tirasdoeuricefalo.blogspot.com).

56

O lexema verbo II

Aula

VERBOS IRREGULARES
So chamados de irregulares os verbos que fogem ao padro descrito na nossa aula passada. A fuga aos padres regulares pode ocorrer no radical (morfema lexical) ou no tema ou nas desinncias (morfemas gramaticais ou gramemas). Considera-se que a irregularidade vai desde uma simples alternncia voclica at a ocorrncia de radicais supletivas para o mesmo verbo, nos chamados anmalos (ZANOTTO, 2001, p. 93).

IRREGULARIDADES NO RADICAL
Ainda segundo o Prof. Zanotto, dentre as irregularidades no radical, ressaltamos aquelas que ocorrem na P1IdPr e na P2IdPt2. importante reconhecer essas irregularidades, pois elas se mantm nos vrios tempos e modos formados a partir dessas pessoas. Nesse sentido, peo-lhes que leiam nas gramticas escolares sobre tempos verbais primitivos e derivados. Segue-se a anlise do Prof. Zanotto, no que se refere s irregularidades no P1IdPr.

IRREGULARIDADES NA - P1IDPR
Esse radical especial da P1IdPr pode apresentar vrias particularidades como: - ditongao pelo acrscimo de urna semivogal: caibo; - acrscimo de consoante: vejo; - troca da consoante do radical: digo; - troca da vogal do radical: durmo; - travamento nasal do radical: ponho. (ZANOTTO, 2001, p. 93) O fenmeno lingustico que explica as alteraes ocorridas nos radicais apresentados chamado de alomorfia. Esses radicais so denominados de radicais alomrficos, uma vez que constituem diferentes formas de representao no que respeita aos lexemas-verbo tais como se manifestam na forma nominal chamada de infinitivo. Em lngua portuguesa, so muitos os verbos que possuem radicais alomrficos. Mas, no que concerne P1IdPr, apresentamos a relao de alguns deles:

57

Lngua Portuguesa II

caibo, requeiro, vejo, digo, fao, posso, trago, adiro, compito, confiro, consigo, minto, prefiro reflito, sigo, sirvo, visto, cubro, durmo, tusso, acudo, ponho, tenho, venho etc. (ZANOTTO, 2001, p. 94)

Existem verbos, poucos deles, que no levam a irregularidade da P1IdPr a outros tempos e modos costumeiramente dela derivados. Ateno relao seguinte: sei saiba hei haja quero queira estou esteja sou seja vou v dou d

(ZANOTTO, 2001, p. 94) H verbos que trazem na P2, na P3 e na P6 o radical alterado da P1IdPr. Vejam vocs a relao apresentada por Zanotto: agrido, agrides, agride, agridem, cirzo, cirzes, cirze, cirzem denigro, denigres, denigre, denigrem previno, prevines, previne, previnem, progrido, progrides, progride, progridem etc. (ZANOTTO, 2001, p. 94)

IRREGULARIDADE DA P2IDPT2
Essa irregularidade tambm assume relevncia, j que vai repetir-se nos tempos derivados dessa pessoa, isto , no ldPt3, no SbPt e no SbFt. P2IdPt2 IdPt3 SbPt SbFt

(ZANOTTO, 2001, p.

95)

58

O lexema verbo II

Aula

Vocs devem, ento, ir s gramticas escolares e procurar verbos que apresentem esse tipo de irregularidade.

RADICAIS COM ALTERNNCIA VOCLICA MORFMICA


Essa alternncia se manifesta atravs de uma troca de vogais do radical da P1 e da P3 do IdPt2, sendo essa a nica marca que distingue as duas pessoas; por isso se diz alternncia morfmica. P1 Fiz Tive Estive Pude Pus Fui P3 Fez Teve Esteve Pde Ps Foi
(ZANOTTO, 2001, p. 95)

RADICAIS SUPLETIVOS
Dentre os nossos verbos, h dois que apresentam, na sua conjugao, no seu paradigma, radicais totalmente diferentes. So eles, os verbos ser e ir. Um outro verbo que merece destaque, j que apresenta bastantes irregularidades o verbo pr. Nesse sentido, apresentamos, a seguir, a anlise da estrutura desses verbos, retirada de Zanotto.

59

Lngua Portuguesa II

SER

(ZANOTTO, 2001, p. 97)

60

O lexema verbo II

Aula

IR

(ZANOTTO, 2001, p. 98)

61

Lngua Portuguesa II

PR

(ZANOTTO, 2001, p. 99)

62

O lexema verbo II

Aula

IRREGULARIDADE TEMTICA
Esse tipo de irregularidade pode decorrer da troca referente vogal temtica e da crase concernente mesma vogal. Observem por favor, a descrio do Prof. Zanotto. Troca de VT: deste com VT -e, da CII (d + e + + ste) viste com VT -i, da CIII (v + i + + ste) Crase do VT: rir: ri + (i) + r + ler: le + (e) + r + ir: i + (i) + r + crer: cre + (e) + r + Essas crases repetem-se em vrias pessoas, no decorrer da flexo completa desses verbos. (ZANOTTO, 2001, p. 100)

IRREGULARIDADES DESINENCIAIS
O Prof. Zanotto procura sistematizar essas irregularidades. Alguns verbos de radicais monossilbicos, da CII e da CIII, apresentam a DNP da P5 especial. Em lugar da regular -is aparece -des. cre-des ri-des i-des ten-des le-des ve-des pon-des vin-des (ZANOTTO, 2001, p. 100) Lembra Zanotto que outras irregularidades desinenciais so aleatrias, esquivas a agrupamentos. (ZANOTTO, 2001, p.100) Nesse sentido, gramticas da lngua portuguesa devem ser consultadas sempre que necessrio.

DEFECTIVIDADE VERBAL
Defectividade verbal a qualidade abstrata referente a verbos cuja conjugao apresenta falta de algumas formas. Esses verbos so, assim, chamados de defectivos. H razes para a defectividade verbal. Dentre

63

Lngua Portuguesa II

elas, lembramos a eufonia e a significao. Em relao eufonia, por exemplo, lembramos os verbos reaver e precaver-(se). A eles faltam os P1, P2, P3 e P6 do IdPr e as formas derivadas da P1 (SbPr, P2, P3, P4 e P6 do IpAf e IpNeg). Consideremos as formas ausentes reavo e precavo. Essa ausncia pode ser justificada pelo fato de as pronncias das sequncias reavo e precavo apresentarem-se dissonantes. Convm lembrar que o critrio da eufonia pode variar com o tempo e com o gosto dos escritores, da aparecer de vez em quando uma forma verbal que a gramtica diz no ser usada. (BECHARA, 2006, p. 202) Considerando um verbo defectivo como remir, a ausncia da P1IdPr remo poderia se explicar pelo fato de esse vocbulo mrfico ativar na mente dos falantes nativos, de forma predominante, o significado de objeto utilizado pelos homens para fazer embarcaes se deslocarem em superfcies de gua. Segundo o Prof. Evanildo Bechara, os verbos defectivos se distribuem em trs grupos: Grupo 1 Verbos que no so conjugados nas pessoas em que, depois do radical, aparece o ou a,
banir, brandir, carpir, colorir, delir, explodir, fremer, (fremir), haurir, ruir, exaurir, abolir, demolir, delinquir, fulgir, feder, aturdir, bramir, jungir, esculpir, extorquir, impingir, puir, retorquir, soer, espargir; (BECHARA, 2006, p. 202)

Ateno: Por faltar a esses verbos, a P1IdPr, faltam-lhes o SbPr, o IpNeg e no IpAf, s aparecem as P2 e P5. Grupo 2 Verbos que so unicamente usados nas formas em que vem i aps o radical.
adir, aguerrir, emolir, empedernir, esbaforir, espavorir, falir, fornir, remir, ressequir, revelir, vagir, florir, renhir, garrir, inanir, ressarcir, transir, combalir. (BECHARA, 2006, p. 202)

Ateno: Tambm a esses verbos, por faltar-lhes o SbPr, falta-lhes o IpNeg, e, o IpAf, s aparece a P5. Grupo 3 Os verbos precaver(-se) e reaver. Esses verbos, no IdPr, s possuem a P4 e a P5. Dessa forma, no possuem o SbPr e o IpNeg. No IpAf, s possuem a P5. Assim:
64

O lexema verbo II

Aula

IdPr Precavemos, precaveis Reavemos, reaveis IPAf Precavei, reavei Aos verbos adequar, antiquar cabem as mesmas observaes feitas em relao a precaver e reaver. Dessa forma, IdPr Adequamos, adequais Antiquamos, antiquais IpAf Adequai, antiquai Os verbos grassar, rever (= destilar) e pesar (causar tristeza) s so usados nas P3 e P6. importante lembrar a distino entre verbos unipessoais e verbos impessoais. Os unipessoais s se conjugam nas P3 e P6 (terceiras pessoas). Geralmente designam as vozes de animais. J os impessoais so aqueles s utilizados na P3. Verbos unipessoais O lobo das estepes uiva. Verbos impessoais Chovia bastante naquele inverno. Relampejou durante toda a noite. Observao: Em sentido figurado, tanto os verbos impessoais quanto os unipessoais so conjugados em quaisquer das pessoas gramaticais. Vejam, vocs, o exemplo: Choviam palavras intempestivas.

ABUNDNCIA VERBAL
Esse tipo de abundncia diz respeito ao fato de existirem verbos que apresentam duas ou mais formas variantes em alguma flexo de uma conjugao, vale dizer, duas ou mais palavras mrficas relacionadas s mesmas informaes morfossintticas. Os verbos que apresentam essas formas variantes so chamados de verbos abundantes. As formas mais comuns de abundncia ocorrem no particpio. Os verbos com abundncia participial apresentam o chamado particpio regular, costumeiramente empregados nos tempos verbais com-

65

Lngua Portuguesa II

postos com os auxiliares TER e HAVER. O particpio chamado de irregular empregado com os auxiliares SER e ESTAR. Vocs devem rever verbos auxiliares e tempos compostos em gramticas escolares. Exemplos: Os meninos tinham (ou haviam) soltado os bales. Os bales foram soltos ao entardecer. Seguem-se exemplos de particpios abundantes distribudos em verbos da CI, da CII e da CIII.

VERBOS ABUNDANTES

66

O lexema verbo II

Aula

Meus caros alunos, por favor, prestem ateno s importantes observaes concernentes aos particpios abundantes. a) Apenas os chamados particpios irregulares so usados como adjetivos, ou seja, como ncleos de sintagmas adjetivais. Somente essas formas irregulares se combinam com os verbos ESTAR, FICAR, ANDAR, IR e VIR. Ateno aos exemplos seguinte: O vestido enxuto est guardado. Enxuto um adjetivo, isto , um sintagma adjetival, que tem a funo sinttica de adjunto adnominal de vestido. O vento havia enxugado toda a roupa. Enxugado particpio de enxugar. b) A forma participial aceite mais usada em Portugal. A ideia foi aceite por todos. c) Morto particpio de MORRER e estendeu-se a MATAR. d) O particpio rompido usa-se tambm com o auxiliar SER. Foram rompidas nossas relaes. OBS.: Roto mais empregado como adjetivo. e) O verbo imprimir possui duplo particpio. Quando significar estampar, gravar, usa-se a forma impresso. Na acepo de produzir movimento, infundir, usa-se apenas o particpio em ido. Dir-se-, por exemplo: Este livro foi impresso no Brasil. Mas, por outro lado: Foi imprimida enorme velocidade ao veculo. f) Pelo modelo de entregue formou-se empregue de uso frequente em Portugal e na linguagem popular do Brasil. g) Muitos particpios irregulares, que outrora serviam para formar tempos-compostos caram em desuso. Dentre outros, esto nesse caso: cinto do verbo cingir; colheito do verbo colher; despeso do verbo despender. Alguns como absoluto de absorver; e resoluto de resolver, continuam na lngua, mas com valor de adjetivo. (Essas observaes tm como base, ou foram extradas da NOVA GRAMTICA DO PORTUGUS CONTEMPORNEO de Celso Cunha e Lindley Cintra). Ateno aos verbos GANHAR, GASTAR, PAGA. Com esses verbos, a lngua j consagrou o seguinte uso: Ter ou haver ganho. Ter ou haver gasto. Ter ou haver pago.

VERBOS SEM PARTICPIO REGULAR


ABRIR (aberto) COBRIR (coberto) FAZER (feito) PR (posto)

67

Lngua Portuguesa II

DIZER (dito) ESCREVER (escrito)

VER (visto) VIR (vindo)

Os particpios desses verbos so usados indiferentemente com TER, HAVER, SER, ESTAR e outros. importante lembrar a vocs que DESABRIR faz desabrido e no desaberto. Ateno, vocs, ao significado de desabrido: spero; rude; inconveniente; insolente; grosseiro. Observem os exemplos: Nunca usei de uma palavra desabrida desde que falo. (GARRETT) Por noite desabrida de janeiro. (CAMILO) Ateno aos empregos equivocados de particpio. FALAR falado * falo. PEGAR pegado * pego PASMAR pasmado * pasmo LIMPAR limpado * limpo CORRIGIR corrigido * correto Pasmo, limpo e correto so usados como adjetivos. Ainda em relao abundncia de alguns verbos, observem vocs o comportamento dos verbos seguintes, com as suas formas variantes.

COMPRAZER E DESCOMPRAZER
Esses verbos apresentam duas formas, dois vocbulos formais referentes s P1, P2, P3, P4, P5 e P6 do IdPt2, do IdPt3, do SbPt e do SbFt, conforme o que se expe em relao a COMPRAZER.

68

O lexema verbo II

Aula

4
CONSTRUIR E SEU GRUPO
Esses verbos tm formas variantes, para as P2, P3 e P6 do IdPr. Possuem tambm formas variantes para a P2 do IpAf.

ENTUPIR E DESENTUPIR
Formas variantes nas P2, P3 e P6 do IdPr e na P2 do IpAf.

69

Lngua Portuguesa II

HAVER
Variantes relativas s P4 e P5 do IdPr. O IpAf no apresenta variao. Variantes referentes P4 e P5 do IdPr.

IR
Variantes referentes P4 e P5 do IdPr.

QUERER E REQUERER
Presena de formas variantes para a P3 do IdPr. Quanto s variantes quere e requere so formas que s tm curso em Portugal, quere criao recente (sc. XIX XX, sem adoo geral) e requere forma j antiga na lngua. (BECHARA, 2006, p. 204)

70

O lexema verbo II

Aula

VALER
Variantes relativas P3 da IdPr.

IMPERATIVOS EM ZER E ZIR


Esses imperativos podem perder o e na P3 TRADUZIR IpAf P2 traduze tu (ou traduz tu) FAZER IpAf P2 faze tu (ou faz tu

Ns vamos agora estudar a categoria verbal da voz, ou seja, as vozes dos verbos.

VOZES VERBAIS
Denomina-se VOZ ao acidente que expressa a relao entre o processo verbal e o complemento do sujeito. (LIMA, 2008, p. 123). As vozes dos verbos mais estudadas so as seguintes: ativa, passiva e reflexiva.

VOZ ATIVA
chamada voz ativa a forma apresentada pelo verbo no sentido de indicar que a pessoa a que se refere o agente da ao. Maria estudou a lio. Eles ouviram msica.

71

Lngua Portuguesa II

VOZ PASSIVA
Chamamos de voz passiva a forma verbal que indica que a pessoa qual se refere o verbo o objeto da ao verbal. Na tica padro da Gramtica Gerativo-Transformacional (GGT), postula-se que todas as frases das lnguas possuem duas estruturas bsicas: a Estrutura Profunda (EP) e a Estrutura Superficial (ES). A voz ativa das frases estaria organizada na EP. Regras sintticas de transformao ou regras transformacionais converteriam a voz ativa em passiva, o que se manifestaria na ES das frases. Passemos exemplificao. Uma frase como Maria comprou frutas teria sido engendrada pelas chamadas regras de reescritura ou de formao de frase e corresponderia, de forma bastante simplificada, seguinte frmula: F SNVSN. Vocs ho de convir que esse modelo corresponde a qualquer frase da lngua portuguesa que apresente um sujeito, um verbo e um objeto direto. Chamemos o SN que vem antes do verbo de SN1 e o que vem depois do verbo de SN2. A presena desses dois sintagmas nominais, tais como se apresentam na frase Maria comprou frutas, constitui condio necessria para que uma frase na voz ativa possa ser convertida em voz passiva. O SN1 agente da ao verbal e o SN2, o paciente dessa mesma ao. Nesse contexto estrutural, entrariam em ao as regras transformacionais que converteriam a ativa na passiva correspondente. Essas transformaes fariam o SN1 e o SN2 trocarem suas posies, ou seja, o SN2 (paciente ou recipiente da ao verbal) ocuparia a posio anterior ao verbo e o SN1 (agente da ao verbal), a posio posterior ao mesmo verbo. Nessa posio, seria precedido de preposio, costumeiramente a preposio por. O verbo SER seria inserido como verbo auxiliar da passiva, e o verbo da frase iria ao particpio. A seguir seria processada a concordncia verbal. Aps essas transformaes, teramos a estrutura superficial da frase passiva que ocorreria numa situao de comunicao da seguinte forma: Frutas foram compradas por Maria. Como vocs podem observar, Frutas o sujeito paciente, correspondente ao objeto direto da voz ativa. Por sua vez, a sequncia por Maria, na sua condio de agente da ao verbal, analisada sintaticamente como agente da passiva. Essa modalidade de passiva que acabamos de considerar chamada, nas nossas gramticas, de passiva analtica. H ainda, nas mesmas gramticas, a anlise da denominada passiva sinttica ou pronominal.

PASSIVA SINTTICA OU PRONOMINAL


Nessa modalidade de passiva, o verbo da frase e/ou orao deve ser tambm um verbo transitivo direto. O seu sujeito, na frase, incapaz de
72

O lexema verbo II

Aula

praticar a ao expressa pelo verbo. Acresce que a esse verbo se liga necessariamente o pronome SE, que converte uma frase da voz ativa na passiva sinttica correspondente. Esse pronome chamado de pronome apassivador ou partcula apassivadora. Tomemos o exemplo seguinte: Vendem frutas naquela praa. Nessa frase, o sujeito indeterminado. A classificao do sujeito foi estudada no curso de Lngua Portuguesa I. conveniente que vocs revejam esse estudo. O SN frutas tem a funo de objeto direto. O sintagma adverbial naquela praa tem a funo de adjunto adverbial de lugar. Se inserirmos o pronome SE na frase, teremos a sequncia seguinte. Vendem-se frutas naquela praa. A insero do SE converteu a voz ativa na passiva pronominal ou sinttica. Nesse sentido, o SN frutas passa a exercer a funo de sujeito. O pronome SE, como j dissemos, ento chamado de pronome apassivador. O reconhecimento dessa modalidade de passiva pode ser feito com a facilidade atravs da converso da frase com o pronome SE na passiva analtica. Esse processo evita que o SE, pronome apassivador, seja confundido com o SE, ndice de determinao do sujeito. Se aplicarmos a tcnica de pergunta e resposta utilizada no reconhecimento do sujeito: ... aps isolarmos a orao na qual pretendemos encontrar o sujeito, basta que a transformemos numa pergunta hipottica (SAUTCHUCK, 2004: 59), facilmente chegaremos passiva analtica correspondente frase observada, o que confirmar a condio de passiva sinttica no que respeita frase em anlise. Nesse sentido, observem os exemplos a seguir: Compreende-se o assombro da tia. (Machado de Assis) Compreende-se o assombro da tia? Sim, o assombro da tia compreendido. (= sim, ele compreendido). ... tambm se caam borboletas e andorinhas... (C. D. de Andrade) Tambm se caam borboletas e andorinhas? Sim, borboletas e andorinhas tambm so caadas. (= sim, elas tambm so caadas).

PASSIVA DE INFINITIVO
Para muitos autores, verbos no infinitivo precedidos de preposio formam a chamada passiva de infinitivo, se possvel for a converso dessa estrutura numa passiva analtica. Observemos o exemplo seguinte:
73

Lngua Portuguesa II

J no transitam pelo correio aquelas cartas de letra miudinha, impossveis de ler... (C. D. de Andrade) A seqncia impossveis de ler pode ser convertida em impossveis de ser lidas. Quanto ao emprego do infinitivo deu-se preferncia ao infinitivo no flexionado. Convm lembrar que tanto a passiva sinttica quanto a passiva de infinitivo so assim reconhecidas pela converso na passiva analtica, estudada cuidadosamente.

VOZ REFLEXIVA
A voz reflexiva a forma verbal que indica que a pessoa , ao mesmo tempo, agente e paciente da ao verbal, formada de verbo seguido de pronome obliquo de pessoa igual que o verbo se refere. (BECHARA, 1983: 104) Observem o seguinte exemplo: O homem revela-se na torrente meldica. (C. D. de Andrade) Nesse verso, o SN O homem o sujeito do verbo revela e o pronome se refere-se a esse SN. nesse sentido que se diz esse pronome retomar o SN sujeito. Ele chamado, ento, de pronome reflexivo. Dito de outra forma, a ao verbal parte do sujeito e recai sobre o prprio sujeito, representado pelo pronome se na funo de objeto. Na perspectiva da Gramtica Gerativo-Transformacional, a voz reflexiva consequncia da aplicao obrigatria de regras transformacionais estrutura profunda de frases que apresentem a seguinte descrio estrutural. DE: SN1VSN1 O mesmo ndice apresentado pelos sintagmas nominais. O sistema de ndice foi introduzido por Chomsky (1965), com o intuito de traduzir a identidade referencial. Dessa forma, se a dois ou mais sintagmas nominais forem atribudos os mesmos ndices, esses sintagmas sero considerados referenciais; em caso contrrio, as referncias sero distintas. Retomemos a DE: SN1VSN1 e vejamos como seria uma sequncia em lngua portuguesa, segundo a descrio estrutural apresentada. Jos feriu Jos. SN1 V SN1

74

O lexema verbo II

Aula

A gramtica, entendida como o conjunto de regras da lngua internalizadas inconscientemente, rejeitaria tal sequncia por considerla agramatical no sentido de no respeitar determinadas regras sintticas da gramtica da lngua. Realmente, essa seqncia no seria usada efetivamente numa atuao de comunicao por utentes da lngua portuguesa, ultrapassa a fase de aquisio da linguagem. Por essa razo, dar-se-ia necessariamente a transformao de reflexivizao, que substituiria o SN1, posto aps o verbo, pelo pronome se. Observemos agora a mudana estrutural aps a reflexivizao. ME: SN1VSN1 [+REFL] Dessa forma, a frase gramatical e aceitvel decorrente da transformao, : Jos feriu-se. So caractersticas destribucionais prprias dos reflexivos: 1. Necessidade de possuir as mesmas marcas de pessoa e nmero do SN ao qual se referem. Ex. Maria cortou-se. O se pronome de terceira pessoa e atende ao singular e ao plural. 2. Impossibilidade de ocorrer na posio de sujeito. Ex: *Se cortou Maria. 3. Impossibilidade de ocorrer em sentena distinta daquela em que ocorre o nome ao qual se referem. Ex: *Maria disse que se cortou.

VOZ RECPROCA
Uma variao da voz reflexiva corresponde ao que as gramticas escolares chamam de voz recproca. caracterstica desse tipo de voz trazer o SN sujeito no plural, pois a ao expressa pelo verbo indica que os seus agentes a dirigem uns aos outros. Observem o exemplo: Os homens entreolharam-se cautelosos. (C. D. de Andrade) Na estrutura profunda dessa frase, teramos a sequncia seguinte: Os homens entreolharam os homens...

75

Lngua Portuguesa II

Nessa sequncia, os dois SNs possuem o mesmo ndice. Por essa razo, o SN posterior ao verbo foi substitudo pelo pronome se. Nesse sentido, algumas gramticas chamam a voz recproca de reflexiva recproca. Ao finalizar esta aula, recomendamos que vocs revisitem as nossas gramticas escolares sempre que tenham dvidas em relao a quaisquer aspectos relativos aos verbos.

CONCLUSO
inegvel a importncia do verbo no que respeita s lnguas naturais. Dessa forma, conhecer no s as chamadas irregularidades verbais, como tambm a defectividade e a abundncia dos verbos permite aos utentes da lngua expressar-se de forma adequada, segundo as prescries concernentes lngua padro. O conhecimento das vozes verbais fundamental feitura e compreenso de textos. De outro modo, esse conhecimento indispensvel a alunos de Letras e a professores de Portugus.

RESUMO
Nesta aula foi desenvolvido o estudo dos verbos irregulares. Esses verbos apresentam alteraes quer no seu radical, quer nas desinncias responsveis pelas informaes concernentes s categorias morfossintticas verbais. No que respeita s irregularidades do radical, h o fenmeno da alternncia morfmica, manifestado na troca de vogais do radical, como nica marca distintiva entre pessoas gramaticais. Tratou-se tambm dos radicais supletivos. Nesse sentido, foram anexados modelos de conjugao desses verbos. Irregularidades relativas a desinncias verbais foram tambm consideradas. O estudo da defectividade e da abundncia verbais tambm foi feito. As vozes verbais foram consideradas, inclusive, na perspectiva da Gramtica Gerativo-Transformacional.

76

O lexema verbo II

Aula

ATIVIDADES
I. Indique as frases cujos verbos so abundantes. a) ( ) A gordura entope o cano da pia. b) ( ) Ns nos comprazemos com a sua vitria. c) ( ) Aquele engenheiro constri belas pontes. d) ( ) Todos permaneceram em silncio. e) ( ) O menino estava muito cansado. II. Explique a abundncia desses verbos. III. Marque R (V. regular), I (V. irregular) e A (V. anmalo) a. ( ) ser d. ( ) haver g. ( ) valer b. ( ) ir e. ( ) pr h. ( ) agredir c. ( ) amar f. ( ) caber i. ( ) cerzir IV. Conjugue o futuro do subjuntivo dos verbos VER e IR. (Ir a gramticas.) V. Conjugar os Imperativos Afirmativo e Negativo dos verbos indicados: 1. Verbo AMAR _______________ (tu) No _________________ (tu) _______________ (voc) No _________________ (voc) _______________ (ns) No _________________ (ns) _______________ (vs) No _________________ (vs) _______________ (vocs) No _________________ (vocs) 2. Verbo VENDER _______________ (tu) _______________ (voc) _______________ (ns) _______________ (vs) _______________ (vocs) 3. Verbo PARTIR _______________ (tu) _______________ (voc) _______________ (ns) _______________ (vs) _______________ (vocs)

No _________________ (tu) No _________________ (voc) No _________________ (ns) No _________________ (vs) No _________________ (vocs)

No _________________ (tu) No _________________ (voc) No _________________ (ns) No _________________ (vs) No _________________ (vocs)

77

Lngua Portuguesa II

4. Verbo PR _______________ (tu) _______________ (voc) _______________ (ns) _______________ (vs) _______________ (vocs) 5. Verbo APRESSAR-SE _______________ (tu) _______________ (voc) _______________ (ns) _______________ (vs) _______________ (vocs)

No _________________ (tu) No _________________ (voc) No _________________ (ns) No _________________ (vs) No _________________ (vocs)

No _________________ (tu) No _________________ (voc) No _________________ (ns) No _________________ (vs) No _________________ (vocs)

VI. Passar para a voz passiva, quando possvel, as seguintes frases: 1. Os funcionrios receberam o carn de pagamento. 2. Os meninos gozaro da oportunidade de brincar. 3. Duas mil pessoas assistiram ao espetculo. 4. Os romanos invadiram a Glia. 5. Os alunos haviam terminado a prova mais cedo. 6. Amas a tua ptria. 7. Ningum ouviu a sua voz. 8. Espero que voc receba a encomenda. (S a segunda orao) 9. Espero que voc tenha recebido a encomenda. (IDEM) 10. Ah! Se eles tivessem chegado mais cedo! 11. Todos eles partiro ao anoitecer. 12. Os aniversariantes partiro o bolo. VII. Passar da passiva para a ativa. 01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. As minas foram descobertas pelos colonizadores. As minas tinham sido descobertas pelos colonizadores. Estes mveis teriam sido comprados no sculo passado. Ningum tinha sido convidado para a festa. A rua foi asfaltada este ms. O Papa teria sido visto durante o desfile. A distribuio de prmios foi suspensa. Ele se batizou na capelinha da fazenda. As novas terras tinham sido descobertas pelos espanhis. A esta altura novas terras tero sido descobertas.

78

O lexema verbo II

Aula

VIII. Exerccio de converso de vozes do verbo O que estiver na voz ativa, passar para a voz passiva. (AP) O que estiver na voz passiva, passar para a voz ativa. (PA) 01. A1iviar-se-o estas dores com lgrimas. 02. Eles nunca se importaram com ningum. 03. necessrio que cumpramos as regras do regulamento. 04. Os 1adres foram identificados por uma testemunha. 05. O carro foi finalmente consertado. 06. As latas eram recolhidas pelo lixeiro. 07. Digamos que j conhecido o assunto. 08. A prtica tem demonstrado as vantagens de serem alteradas as normas em apreo. 09. O presente fora escolhido com todo o carinho. 10. No sei se sero aprovados os novos estatutos. 11. Espero que voc realmente tenha compreendido tudo. 12. No se conhecem os motivos por que foi demitido. 13. Na noite anterior, dolorosos gritos haviam sido ouvidos por todos os vizinhos. 14. Pedro tinha medo de ser castigado pela polcia, porque roubara o relgio da professora. 15. O dissdio j havia sido homologado.

REFERNCIAS
BECHARA, Evanildo. Gramtica escolar da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. _______. Moderna gramtica portuguesa. 33 ed. So Paulo: Companhia Editora Nacional: 1989. CUNHA, Celso; CINTRA, L. F. Lindley. Nova gramtica do portugus contemporneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. LIMA, Rocha. Gramtica normativa da lngua portuguesa. 47 ed. Rio de Janeiro: Jos Olimpio, 2008. SAUTCHUCK, Luiz. Prtica de morfossintaxe. Barueri SP: Manole, 2004.

79

Aula
GRAMEMAS RELATORES:
PREPOSIES

META
Conceituar os gramemas relatores chamados de preposies e demonstrar as principais relaes determinadas por esses gramemas.

OBJETIVOS
Ao final da aula, o aluno dever: reconhecer preposies e locues prepositivas; empregar preposies essenciais e acidentais; depreender as principais relaes determinadas pelas preposies; descrever as funes construdas pelas preposies.

PR-REQUISITOS
Revisitar a aula de nmero 2 e retomar as noes de lxico e de entradas lexicais. Lngua Portuguesa I

(Fonte: http://www.gettyimages.com).

Lngua Portuguesa II

INTRODUO
Continuemos, carssimos, o trabalho de desbravamento concernente estrutura morfossinttica da lngua portuguesa. Cabenos, ento, iniciar esta aula com a investigao morfossintticosemntica dos gramemas relatores, chamados de preposies nas nossas gramticas escolares. Essa abordagem implica a categorizao desses relatores e a apresentao das principais locues chamadas de locues prepositivas. Apresentaremos as principais relaes indicadas pelas preposies na tica do Prof. Jos Oiticica.

(Fonte: 3.bp.blogspot.com).

82

Gramemas relatores: preposies

Aula

O estudo dos gramemas relatores chamados de preposies enseja algumas observaes acerca de princpios sistmicos da lngua portuguesa, considerados na sua relao com a lngua latina. A perspectiva histrica ou diacrnica nos mostra que o portugus resultou das modificaes sofridas pela variante do latim que os soldados romanos levaram Pennsula Ibrica, especificamente regio onde se formou o Condado Portucalense e, depois, Portugal. Essa variante do latim levada Ibria correspondia ao chamado latim castrense, ou seja, modalidade de latim falado pelos soldados de Roma. A lngua latina situa-se entre as chamadas lnguas sintticas ou flexivas em virtude de suas funes sintticas (construdas pelas suas palavras ou vocbulos mrficos) serem depreendidas das flexes identificadoras dos chamados casos. Cada caso indica a funo sinttica da palavra. Existem paradigmas latinos chamados de declinaes, segundo os quais os casos se manifestam. Por exemplo, um vocbulo cuja terminao correspondesse ao chamado caso acusativo seria analisado como objeto direto. De outra forma, se a funo exercida fosse a de objeto indireto, a terminao da palavra corresponderia ao caso dativo. Tomemos o seguinte exemplo: Puella A menina matrem a me amat ama

Nessa frase, a terminao em, de matrem, indica que esse vocbulo mrfico exerce a funo de objeto direto do verbo amat. Nesse sentido, a posio do vocbulo na frase no relevante no que respeita sua funo sinttica. Observem tambm que Puella, por terminar em a (caso nominativo) o sujeito da frase. Em relao ao latim, vocs devem ter compreendido o porqu de essa lngua ser classificada como lngua sinttica ou flexiva. Essa evidncia, como j dissemos, corresponde a um princpio sistmico dessa lngua. J a lngua portuguesa no se utiliza nem de declinaes nem de casos no que se refere s oposies manifestadas entre as diferentes funes sintticas, pois o latim, transformado em portugus, perdeu as flexes referentes aos casos. No portugus, as funes sintticas so depreendidas das relaes entre os vocbulos mrficos ou formais, mediados pela sua ordem e por instrumentos chamados de preposies. Retomemos a traduo da frase latina analisada. A menina ama a me. Nessa frase, o SN A menina entendido como sujeito por vir antes do verbo. J o sintagma nominal a me entendido como objeto direto por

83

Lngua Portuguesa II

vir depois do verbo e por no se apresentar precedido de preposio obrigatria. nesse sentido que dizemos que a lngua portuguesa analtica. O latim, ao transformar-se em portugus, perdeu a organizao sistmica sinttica em prol do princpio analtico. Vocs ho de se perguntar se, no latim, no existiam preposies. A resposta que elas existiam e existem. Entretanto, as funes sintticas dessa lngua no so prioritariamente marcadas por elas. A importncia das preposies veio crescendo gradativamente no decorrer da evoluo do latim ao portugus. Passemos ento ao estudo das preposies da lngua portuguesa.

GRAMEMAS RELATORES
Quando estudamos as entradas lexicais que compem o lxico da lngua (aula no 2), dissemos que, entre elas, situam-se os lexemas e os gramemas. Os lexemas, como j vimos, so responsveis pela significao cultural ou biossocial no que respeita organizao semntica das lnguas. Os gramemas so os elementos responsveis pela significao gramatical ou lingustica dos sistemas lingusticos. Esses elementos pertencem ao inventrio fechado da lngua e podem ser agrupados conforme alguns papis fixos que vierem a exercer morfossintaticamente (SAUTCHUK, 2004, p. 27). Ainda segundo a autora, quando esses gramemas esto a servio da unio, da relao entre palavras e/ou oraes, eles podem ser chamados de gramemas relatores. Essa maneira de agrupar inclui vocbulos tradicionalmente chamados de conjunes e de preposies. Vocs podem agora melhor entender o fato de muitos estudiosos afirmarem que as palavras de uma lngua podem apresentar significao nocional ou significao meramente funcional ou lingustica.

PREPOSIES
Gramemas relatores que servem a relacionar palavras correspondem aos vocbulos tradicionalmente conhecidos como preposies As nossas gramticas classificam as preposies em essenciais e acidentais. So essenciais as preposies que s ocorrem na lngua como preposies, a exemplo de a, ante, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sob, sem, sobre, trs. As preposies acidentais so aquelas que primitivamente no eram preposies, e, s depois, passaram a s-lo, como durante, como, conforme, feito, exceto, salvo, visto, segundo, mediante, tirante, fora, afora, etc. Vejamos os exemplos seguintes: Voc no vai me pedir a certido de idade... (C. D. de ANDRADE).

84

Gramemas relatores: preposies

Aula

... e estava perdendo um tempo precioso. Isso durante quinze dias. (C. D. DE ANDRADE) No primeiro exemplo, o vocbulo de uma preposio, vez que est mediando a relao entre certido e idade. chamada de essencial, pois sempre ocorreu como preposio na lngua portuguesa. No segundo exemplo, a palavra destacada medeia a relao entre aconteceu (elptico) e quinze dias. O fato de durante j haver sido empregada com outra funo morfolgica acarreta-lhe a classificao de preposio acidental. Uma maneira de fazer a distino entre preposio essencial e preposio acidental a seguinte: observar preposies que antecedem as formas pronominais oblquas tnicas e tambm aquelas que antecedem as chamadas formas retas. Apenas as preposies essenciais antecedem as formas pronominais oblquas tnicas. No caso de a preposio anteceder uma forma pronominal reta, essa preposio ser acidental. Observem, por favor, os exemplos: No saia sem mim. Todos saram, exceto eu. No primeiro exemplo, a preposio essencial, haja vista a sua posio anterior ao pronome oblquo tnico mim; no segundo exemplo, a preposio acidental, pois antecede a forma pronominal reta - eu. importante, lembrar a vocs a existncia das locues prepositivas. Locuo prepositiva o grupo de palavras com valor de uma preposio (...). Em geral, a locuo prepositiva constituda de advrbio ou locuo adverbial, seguida da preposio de, a, ou com. (BECHARA, 2006, p. 294). Tomemos os exemplos: O garoto escondeu-se atrs do mvel. No samos por causa da chuva. O ofcio foi redigido de acordo com o modelo. Algumas vezes, encontramos locues prepositivas constitudas de duas preposies, como nas frases seguintes: Mostrava-se bom para com todos. Foi at ao colgio. conveniente vocs revisitarem gramticas de lngua portuguesa, como a gramtica de Evanildo Bechara ou a de Celso Cunha.

85

Lngua Portuguesa II

PRINCIPAIS PREPOSIES E LOCUES PREPOSITIVAS

(BECHARA, 2006) Vocs devem prestar bastante ateno no que respeita ao antecedente e ao consequente das preposies. A preposio liga duas palavras entre si de forma que ela e o seu consequente constituam um bloco indivisvel que vai funcionar como complemento do seu antecedente. Algumas vezes a preposio aparece distanciada do antecedente ou do consequente. Nesse sentido, necessria se torna a observao cuidadosa com vistas a sua identificao.
86

Gramemas relatores: preposies

Aula

Faamos, ento, uma breve atividade. Leiam as estrofes seguintes e completem as lacunas: Pe na virtude Filha querida De tua vida Todo o primor. No ds sorte, Que tanto ilude, Sem a virtude, Algum valor. (VISCONDE DE PEDRA BRANCA) ANTECEDENTE; PREPOSIO: CONSEQUENTE _______________ Em (na) _______________ _______________ DE _______________ A _______________ _______________ _______________ SEM _ _______________ RELAES CONSTRUDAS PELA PREPOSIO Entende-se por relao preposicional a idia trazida pela preposio, como se mostrar a seguir com a preposio DE: Relao de MATRIA: Relao de CONTEDO: Relao de FIM: Relao de MEIO: Relao de MODO: Relao de TEMPO: Relao de ORIGEM Relao de POSSE: Relao de CAUSA: Relao de QUALIDADE: Vestido DE seda. Copo DE vidro. Copo DE vinho. Copo Dgua. Copo DE vinho. Carteira DE dinheiro. Vive DE esmolas. Andar DE ccoras. Saiu DE manh. Veio DE Salvador. O livro DE Jos. Morreu DE fome. Formiga DE roa.

Ateno: Casos h em que a preposio no indica relao alguma: 1. Objeto direto preposicionado: Comer DO BOM e DO MELHOR. 2. Objeto indireto: Isto depende DE VOC.

87

Lngua Portuguesa II

3. Complemento nominal: Ter necessidade DE DINHEIRO. 4. Locuo verbal: COMEOU A FALAR. ACABOU DE SAIR.

RELAES INDICADAS PELAS PREPOSIES


(Segundo Jos Oiticica) - Est A quatro metros; estava LONGE DE casa; caminhava JUNTO A mim; estamos PERTO DE ti. - DISTRIBUIO - Repartiu o dinheiro COM todos (POR todos, ENTRE todos). Fez isso EM pura perda (EM vo); realizou o ne- EFEITO - gcio COM vantagem. - Partiu COM esperana (esperanado); vivia SEM - ESTADO recursos; estava COM fome. - Eu o tinha POR sbio; ele me tinha NA CONTA - ESTIMATIVA DE tolo; recebi-o COMO amigo. - Morre POR mim; (Locues: EM PROL DE, EM - FAVOR FAVOR DE, EM ATENO A, EM BENEFCIO DE, PARA COM). - Preparou-se PARA a desforra; debruou-se A FIM - FIM DE ouvi-lo. - Vem aqui DE VEZ EM vez; come l uma vez POR - FREQUNCIA outra; passa aqui s vezes, POR vezes. - Escreve COM pena de pato; expulsaram-no A pau. - INSTRUMENTO - INTENSIDADE - Bateu COM fora; a gua saa SEM violncia (ausncia de intensidade). - Foi AT o porto; permanecer AT maio. - LIMITE - ONDE: estou EM casa - LUGAR DONDE: vim DE Mendes PARA ONDE: vou A Minas POR ONDE: foi POR outro caminho - Copo DE vidro; parede pintada A leo; preso COM - MATRIA sola - Vendeu A braas; contou POR grosas. - MEDIDA - Passamos COM licena (SEM LICENA a ne- MEIO gao do meio); vivia DE esmolas; seguira MEDIANTE um passaporte; (Locues: POR MEIO DE, etc.); andou DE trem. - Olhar DE esguelha; pisar EM falso; ia COM cau- MODO tela; saltou SEM cuidado (negao do modo). - DISTNCIA

88

Gramemas relatores: preposies

Aula

- OPOSIO

- Combater COM o inimigo; lutamos CONTRA as ondas; bateu DE ENCONTRO rocha; remou AO REVS Da corrente; navegou AO ARREPIO Das guas, etc. - POSIO - Est ENTRE a cruz e a caldeirinha; estava ACIMA Da mesa; ficava AO LADO DE meu tio; etc. - PRAZO - Fez a travessia EM quatro horas; chorou DURANTE uma semana; ficarei l POR vinte e quatro horas; morou a POR algum tempo (prazo indefinido); surgiu DE improviso (negao do PRAZO); morreu DE repente (Idem). - PREO - Ficaram A mil ris; vendi POR dois contos. - PROVENINCIA - Jpiter descendia DE Saturno; h bens que vm DE males; leo DE rcino. - QUALIDADE - um corao DE ouro. - QUANTIDADE - Exrcito DE um milho de homens; casa COM trinta quartos. - RECIPROCIDADE - Discutiram ENTRE si; combinaram um COM o outro. - REFERNCIA - Dois esto PARA seis, como trs PARA nove - (essa dupla referncia forma a proporo); tua casa, EM RELAO minha, est de graa; li, COM REFERNCIA A isso, uma notcia tima. - SUBSTITUIO - Falou POR mim; jogou EM VEZ DE Paulo; foi escalado EM LUGAR DE Mrio. - TROCA - Deu ouro POR papel; deu o navio EM TROCA DE alimentos.

CONCLUSO
Os gramemas preposicionais em si e o seu emprego caracterizam a estrutura morfossinttica das diferentes lnguas naturais. Nesse sentido, o uso eficaz de uma lngua implica sobremaneira a destreza referente ao emprego das preposies. O conhecimento desses gramemas facilita, de outra forma, procedimentos didticos que incluem a feitura de exerccios que facilitem a internalizao desse saber.

89

Lngua Portuguesa II

RESUMO
A lngua portuguesa, caracterizada como lngua analtica em oposio ao latim - lngua sinttica ou flexiva - utiliza-se sistematicamente das preposies no sentido da oposio das suas diferentes funes sintticas. No portugus, h preposies, chamadas de essenciais por s ocorrerem na lngua como preposies; h ainda aquelas que ora se apresentam como preposies e ora se manifestam com outros comportamentos morfossintticos. Embora gramticos digam que preposies so vazias de contedo nocional, a evidncia das relaes construdas por esses vocbulos encaminha a uma reviso no que concerne a essa afirmao.

ATIVIDADES
A seguir, vocs devem ler o texto, prestar ateno ao texto que segue com o objetivo de fazer a atividade programada. TEXTO PARA IDENTIFICAO DOS ANTECEDENTES E DOS CONSEQUENTES DE CADA PREPOSIO, BEM COMO DAS RELAES CONSTRUDAS, QUANDO FOR O CASO: Subamos os degraus, que conduzem ao (1) alpendre, todo engrinaldado de (2) viosos festes, e lindas flores, que serve de (3) vestbulo ao (4) edifcio. Entremos sem (5) cerimnia. Logo (6) direita do (7) corredor encontramos aberta uma larga porta, que d entrada (8) sala de (9) recepo, vasta e luxuosamente mobiliada. Acha-se ali sozinha e sentada ao (10) piano uma bela e nobre figura de (11) moa. As linhas do (12) perfil desenham-se distintamente entre (13) o bano da (14) caixa do (15) piano, e as bastas madeixas ainda mais negras do (16) que ele. (BERNARDO GUIMARES, in A escrava Isaura) ANTECEDENTE: PREPOSIO: CONSEQUENTE: RELAO: ______________ ______________ ______________ ______________ ______________ ______________ ______________ ______________ ______________
90

(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9)

A (ao) DE DE A (ao) SEM A () DE (do) A () DE

______________ ______________ ______________ ______________ ______________ ______________ ______________ ______________ ______________

___________ ___________ ___________ ___________ ___________ ___________ ___________ ___________ ___________

Gramemas relatores: preposies

Aula

______________ ______________ ______________ ______________ ______________ ______________ ______________

(10) A (ao) (11) DE (12) DE (do) (13) entre (14) DE (da) (15) DE (do) (16) DE (do)

______________ ______________ ______________ ______________ ______________ ______________ ______________

___________ ___________ ___________ ___________ ___________ ___________ ___________

A comprovao da existncia das relaes construdas pelas preposies pe em xeque a afirmao de que preposies so vazias, ou seja, destitudas de contedo nacional.

PRXIMA AULA
Na prxima aula veremos, inclusive, o sintagma introduzido por preposio

REFERNCIAS
BECHARA, Evanildo. Gramtica escolar da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. SAUTCHUK, Inez. Prtica de morfossintaxe. Barueri SP: Manole, 2004.

91

Aula
SINTAGMA ADJETIVAL E SINTAGMA PREPOSICIONADO

META
Descrever a estrutura e o funcionamento do sintagma adjetival. Analisar e descrever a organizao e o emprego do sintagma preposicionado.

OBJETIVOS
Ao final da aula, o aluno dever: descrever a estrutura do sintagma adjetivo; identificar as funes do sintagma adjetivo; descrever a estrutura do sintagma preposicionado; identificar as funes do sintagma preposicionado.

PR-REQUISITOS
Lngua Portuguesa I.

(Fonte: dislexiaparatodos.blogspot.com).

Lngua Portuguesa II

INTRODUO
Estamos na sexta etapa da nossa viagem no domnio da morfossintaxe. Cabe-nos inicialmente estudar a organizao interna do sintagma adjetivo ou adjetival. Dessa forma, consideraremos tanto o sintagma adjetivo bsico quanto o derivado. Descreveremos os contextos em que esses sintagmas exercem suas diferentes funes e estabeleceremos pontes na direo da anlise tradicional. A seguir, ser feito o estudo do sintagma preposicionado. Sero estudados os gramemas transpositores e os papis sintticos referentes ao sintagma preposicionado.

(Fonte: http://www.gettyimages.com).

94

Sintagma adjetival e sintagma preposicionado

Aula

Dentre os postulados Saussureanos concernentes organizao da linguagem e atitude do estudioso em relao mesma linguagem, emergem sobremaneira as chamadas relaes associativas (ou paradigmticas) e as relaes sintagmticas. Segundo Saussure, conforme vocs viram em Lingustica, relaes depreendidas de termos igualmente presentes nas frases e/ou enunciadas so chamadas de relaes sintagmticas e relaes entre termos ausentes dos enunciados e presentes na mente dos falantes, por apresentarem alguma zona comum, so as relaes associativas. O estudo do sintagma pressupe, assim, a tica das relaes sintagmticas. Em sentido amplo, todo sintagma a construo que resulta da articulao de pelo menos duas unidades lingusticas, em qualquer nvel de anlise. Esse conceito segue ainda o pioneirismo de Saussure, para quem sintagma a combinao de formas mnimas em unidade linguisticamente superior. (SAUTCHUCK, 2004, p. 38) A morfossintaxe, de modo geral, restringe o conceito de sintagma a uma tica mais funcional de uso da lngua pelo falante. (SAUTCHUCK, 2004, p.38) Assim, ainda conforme Sautchuck, consideramos sintagma como toda construo sinttica que constitua um bloco significativo ou funcional no eixo horizontal, formado a partir de uma ou mais de uma unidade lingustica de nvel imediatamente inferior. (SAUTCHUCK, 2004, p. 38) Os sintagmas se definem principalmente pelo seu ncleo, ou seja, pelo elemento que constitui a conduo necessria e suficiente de sua existncia. possvel a seguinte classificao dos sintagmas: Sintagma Nominal (SN), Sintagma Verbal (SV), Sintagma Adjetivo (SAdj), Sintagma Preposicionado (SPrep), Sintagma Adverbial (SAdv). O nosso propsito, nesta aula, analisar e descrever os sintagmas adjetivo e preposicionado.

6
Mrio Perini Alberto Doutor pela University of Texas (1974). Atualmente leciona como professor voluntrio da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor da PUC de Minas, da UNICAMP e das universidades de Illinois e Mississipi. Sua atuao manifesta-se no campo da teoria e anlise lingustica. autor das seguintes obras publicadas pela Parbola Editorial: A Lngua do Brasil Amanh e outros Mistrios (2008) e Princpios de Lingstica Descritiva.

SINTAGMA ADJETIVO-FUNES
Iniciemos o estudo do sintagma adjetivo ou adjetival com um possvel conceito funcional: Podemos definir o SAdj como uma classe de constituintes que podem desempenhar a funo de modificador (...) (PERINI, 1888, p. 112). Observemos o exemplo seguinte: Maria uma menina inteligente. Nesse exemplo, inteligente modifica menina. Assim, o termo inteligente est includo no SN uma menina inteligente. Esse SN apresenta a seguinte organizao sinttico-semntica: determinao ncleo modificao. Vejam vocs que a rea de modificao est preenchida pelo SAdj inteligente, que funciona como modificador do ncleo do SN. Nesse sentido, podemos dizer que a

95

Lngua Portuguesa II

funo do modificador sempre preenchida por um SAdj; entretanto SAdjs podem exercer funes diferentes daquelas de modificador. De outra forma, algumas vezes a funo de modificador vem preenchida por uma sequncia de valor adjetivo iniciada por uma preposio. A organizao interna da sequncia corresponde, ento, a um sintagma preposicionado (SPrep). Esse tipo de sintagma ser analisado logo aps o estudo do SAdj. Ver frase Gosto de doce de coco A sequncia de coco tem a funo de modificador em relao a doce, embora coco seja um substantivo. Nesse sentido, um SAdj chamado de derivado, como veremos adiante. Convm ainda lembrar que SAdjs podem se expandir na forma de oraes subordinadas adjetivas como no seguinte exemplo: Os livros que comprei so bons. A sequncia que comprei uma orao subordinada adjetiva. Nesse sentido, tambm um sintagma adjetivo derivado. Continuemos a nossa reflexo acerca das funes do SAdj. Observemos ento a frase seguinte: Maria est feliz. Nessa frase, o SAdj feliz se refere a Maria. A anlise sinttica tradicional o considera predicativo do sujeito. A perspectiva de anlise adotada pelo Prof. Perini reconhece, entretanto, em feliz o complemento do predicado. A seguir, tomemos o exemplo: Ns a consideramos feliz. Nessa frase, o SAdj feliz se refere ao pronome a, que o substituto de um nome feminino e singular. Essa referncia responsvel pela funo de predicativo atribuda a feliz. Assim, na perspectiva do Prof. Perini, o SAdj pode exercer trs funes: modificador, complemento do predicado e predicativo.

SINTAGMA ADJETIVO-ESTRUTURA INTERNA


A dificuldade de descrever a estrutura interna do SAdj assim se expressa: A estrutura interna do SAdj encerra alguns mistrios, que esto ainda espera de estudos aprofundados. (PERINI, 1998: 113). Mesmo assim, o Prof. Perini apresenta uma possibilidade de sistematizao referente ao SAdj. nessa direo que passamos a estudar a estrutura interna desse sintagma.

96

Sintagma adjetival e sintagma preposicionado

Aula

Ateno ao exemplo seguinte: Maria ficou satisfeita com a nota. Nessa frase, o sintagma adjetivo satisfeita com a nota apresenta dois componentes satisfeita e com a nota. Considerarmos satisfeita com a nota um sintagma adjetivo decorre da evidncia de que satisfeita e com a nota constituem uma unidade, um bloco funcional e significativo, uma vez que tanto satisfeita quanto com a nota no aceitam a troca de suas posies. Essa troca afetaria a unidade do sintagma. essa a razo da inaceitabilidade da sequencia seguinte: - Maria est com a nota satisfeita. Voltemos as nossas atenes ao ncleo do SAdj. Quanto ao NSA, podemos dizer que ele preenchido por palavras nicas (e no sequncia de preposio + SN), tradicionalmente classificados como adjetivos ou substantivos. (PERINI, 1998: 114). Vejam-se os exemplos: Gostavam de msica clssica. No bosque, viu uma rvore fantasma. No primeiro exemplo, o ncleo do sintagma adjetivo clssica (um adjetivo). No segundo exemplo, o NSA fantasma (um nome de natureza substantivo). Quando um SAdj inclui uma sequncia iniciada por preposio, essa sequncia deve ocupar a ltima posio no sintagma. Em satisfeita com a nota, satisfeita o NSA e com a nota, componente iniciado com preposio. Logo, esse componente ocupa a ltima posio no sintagma. Alm do NSA e do CSA, pode ocorrer no SAdj, um outro elemento chamado de intensificador. Observemos o exemplo: Maria ficou satisfeita demais com a vida. Nessa frase, demais tem a funo de intensificador na estrutura do SAdj. H possibilidade de mais de um identificador na estrutura do SAdj, como ocorre na sequncia a seguir: Maria est realmente sempre muito satisfeita com a vida. Nesse exemplo, o SAdj realmente sempre muito satisfeita com a vida. Nesse sintagma, o NSA precedido de trs elementos, realmente sempre

97

Lngua Portuguesa II

muito. Segundo o Prof. Perini, resguardadas as devidas diferenas, estes trs termos podem ser includos na categoria de intensificador. Cabe aqui lembrar a vocs que sintagmas adjetivos com tantos intensificadores no ocorrem com frequncia em situaes de comunicao. Convm ainda lembrar a vocs que o modificador analisado tradicionalmente como adjunto adnominal.

ATIVIDADES
I. Completar as lacunas 1. O estudo dos sintagmas implica a tica das relaes ________. 2. Segundo Sautchuk, conceitue sintagma.. 3. Sintagmas adjetivais podem exercer ainda as funes de ____________________ e _____________. 4. SAdjs podem expandir-se na forma de _________ subordinadas _______________. 5. O NSA e o __________ constituem um nico bloco funcional. O NSA e o _________no admitem troca de __________. 6. O NSA preenchido por ____________ ou por ______________. 7. No SAdj, alm do NSA e do CSA, podem ocorrer outros elementos pertencentes categoria do _________________. II. Sublinhe o CSA 1. Os meninos ficaram alegres com a notcia. 2. Naquele momento todos ficaram atentos ao sinal. 3. Todos estavam encantados com a criana. 4. Os familiares estavam vidos de vingana. 5. A paciente continuava dominada pelo medo. III. Indique o SAdj com a funo de complemento do predicado (predicativo do sujeito na anlise tradicional). 1. Todos estavam alegres. 2. Encontraram-no sozinho. 3. As pessoas ficaram curiosas a respeito do desmaio. 4. As meninas estavam assustadas com a notcia. 5. Muitos a consideravam inoportuna.

98

Sintagma adjetival e sintagma preposicionado

Aula

Passemos ao estudo do Sintagma preposicionado.

6
Jos Carlos de Azeredo Professor adjunto da UERJ, onde coordena o mestrado em lngua portuguesa do Instituto de Letras, tendo lecionado por 26 anos na UFRJ. autor de Iniciao sintaxe do portugus (JORGE ZAHAR, 1990), reeditado sucessivamente.

SINTAGMA PREPOSICIONADO
Antes de conceituarmos o sintagma preposicionado, necessrio se torna a considerao dos conceitos de sintagma bsico e de sintagma derivado. Chamam-se bsicos os sintagmas formados por uma classe de palavras apta a constituir por si s respectivo sintagma. (AZEREDO, 2000, p. 152). Assim, so bsicos os seguintes sintagmas: o SN formado de substantivo ou de palavra substantiva; o SAdj formado de adjetivo; o SAdv formado de advrbio. Observem os exemplos: A criana brinca. SN (bsico) A criana est feliz. SAdj (bsico) A menina chegou ontem. SAdv (bsico) J os sintagmas derivados so aqueles que so obtidos por transposio; a transposio um processo gramatical que utiliza transpositores (gramemas independentes relatores) para obter um nmero infinito de construes a servio dos utentes da lngua. Convm atentar para a economia lingustica conferida pela transposio: um conjunto finito de transpositores permite um nmero ilimitado de construes linguisticas. Dentre os transpositores esto as preposies, as conjunes, os pronomes relativos. A transposio se utiliza, por exemplo, do pronome relativo que para introduzir oraes subordinadas adjetivas que ocupam a posio de um sintagma adjetivo, conforme vimos ao estudar o sintagma adjetivo. Os sintagmas preposicionados (SPreps) so sintagmas derivados cujos transpositores so preposies. Eles se formam regularmente na lngua para as mesmas funes dos sintagmas adjetivais e dos sintagmas adverbiais. (AZEREDO, 2000, p. 152). Ateno ao seguinte exemplo: Era uma bela noite de lua. Nessa sequncia, a expresso de lua um sintagma preposicionado formado do transpositor de e do SN lua. Esse sintagma preposicionado tem o valor de um adjetivo. Inclusive o sintagma de lua pode ser substitudo por enluarada. nesse sentido que podemos dizer que de lua um sintagma adjetivo derivado. Preposies servem tambm de

99

Lngua Portuguesa II

transpositores no sentido de organizar sintagmas preposicionados com o valor de advrbio, conforme o exemplo seguinte: Os dinossauros viviam neste planeta. Nessa frase, a sequncia neste planeta um sintagma preposicionado, pois o bloco se inicia com a preposio em (em + este = neste) e se segue do SN este planeta. Esse bloco pode ocupar a mesma posio ocupada por um sintagma adverbial, conforme a sequncia seguinte: Os dinossauros viviam aqui. Aqui advrbio; nesse sentido, o sintagma neste planeta um sintagma adverbial. O sintagma preposicionado constitudo de preposio e sintagma nominal. (SAUTCHUK, 2004, p. 43). essa organizao que encontrada nos complementos verbais chamados de objetos indiretos. No que respeita aos sintagmas preposicionados com a funo de objeto indireto (OI), a sua preposio vazia de qualquer noo semntica, o que pode ser observado no exemplo seguinte: Os japoneses resistem s provocaes. Nessa sequncia, as provocaes tm a funo de OI. Esse objeto indireto se constitui de um sintagma preposicionado formado da preposio a + o SN (as provocaes). A preposio que introduz esse sintagma desprovida de contedo nocional. nesse sentido que muitos estudiosos a chamam de preposio vazia. Ela apenas um elo sinttico. Complementos nominais so tambm organizados na forma de sintagmas preposicionados, alis todo CN ser sempre representado por um sintagma preposicionado. (SAUTCHUCK, 2004, p. 86). Observemos as seguintes construes: Estavam ansiosos pelas frias. O menino estava perto de mim. A certeza da vitria sempre esteve presente. Os sintagmas preposicionados pelas frias, de mim e da vitria exercem a funo de CN em relao a ansiosos, perto e certeza, respectivamente. importante lembrar que as preposies dos sintagmas preposicionados que exercem a funo de CN so, de maneira idntica quelas dos SPreps em funo de OI, vazios de contedo nocional.

100

Sintagma adjetival e sintagma preposicionado

Aula

SINTAGMAS PREPOSICIONADOS-FUNES SINTTICAS


Funes construdas com a preposio 1. ADJUNTO ADNOMINAL Ele fuma cigarro DE PALHA. Tomava caf COM LEITE. Mquina DE ESCREVER. 2. ADJUNTO ADVERBIAL Saiu DE MANH. Saiu COM A IRM. Morou EM BARCELONA. 3. OBJETO INDIRETO Ele obedece AO REGIME. Pensei muito EM VOC. Gostas DE LEITE? 4. OBJETO DIRETO PREPOSICIONADO Amar A DEUS. Viu A NS a tarde passada. Esperamos POR VOC. 5. COMPLEMENTO NOMINAL Tens necessidade DE DINHEIRO? Morava perto DO RIO. Devemos ser teis PTRIA. 6. AGENTE DA PASSIVA A Amrica foi descoberta POR COLOMBO. Ele querido DE TODOS. O Brasil foi colonizado PELOS PORTUGUESES. 7. PREDICATIVO DO SUJEITO O doce DE LEITE. Eles ficaram DE TANGA. 8. PREDICATIVO DO OBJETO DIRETO (*) Escolheram Jos PARA COORDENADOR. Elegeram-no COMO DEPUTADO. Tenho-o POR HONESTO. 9. PREDICATIVO DO OBJETO INDIRETO (*) Chamei-lhe DE TOLO. 10. APOSTO O rio DAS MORTES. Cidade DE ARACAJU. A rua DO PRNCIPE. A rua DA AURORA. A rua DO SOL. (*) Estas duas funes podem ser construdas sem preposio. Vejamos: Elegeram-no DEPUTADO. Chamei-lhe TOLO.

101

Lngua Portuguesa II

CONCLUSO
A estrutura sintagmtica da lngua portuguesa tecida por meio dos seguintes sintagmas: sintagma nominal (SN), sintagma verbal (SV), sintagma adjetival (SAdj), sintagma preposicionado (SPrep) e sintagma adverbial (SAdv). A nossa ateno, nessa aula, dirigiu-se aos sintagmas adjetival e preposicionado. O primeiro desses sintagmas responsvel por funes de especificao, de qualificao ou de predicao. O segundo sintagma (SPrep) responsvel, inclusive, pela organizao de diferentes funes envolvidas na formao das frases do portugus. Dessa forma, inegvel a importncia do conhecimento da estrutura e do funcionamento tanto do sintagma adjetival quanto do sintagma preposicionado. Essa importncia se potencializa, no que diz respeito a estudantes de Letras e a professores de lngua portuguesa.

RESUMO
O sintagma adjetival uma organizao lingustica cujo ncleo um adjetivo. prprio desse sintagma preencher a rea lgico-semntica da modificao. nesse sentido que se diz que modificadores exercem a funo sinttica de adjuntos adnominais dos nomes aos quais se referem. O sintagma adjetival pode concluir um complemento iniciado por preposio. Esse complemento (CSA) tem sempre a funo sinttica de complemento nominal em relao ao adjetivo ncleo do sintagma adjetival (NSA). A estrutura desse sintagma pode apresentar ainda elementos da categoria de intensificador. O intensificador sempre se refere ao NSA. Alm da funo de sintagma de adjunto adnominal, o sintagma adjetival exerce ainda as funes de predicativo e de complemento do predicado. Sintagmas preposicionados so formados de preposio e sintagma nominal. Sintagmas preposicionados exercem as funes de objeto indireto e de complemento nominal. As preposies introdutrias de objetos indiretos e de complementos nominais so vazias de contedo nocional. Os sintagmas preposicionados exercem dez funes sintticas: adjunto adnominal, adjunto adverbial, objeto indireto, objeto direto preposicionado, complemento nominal, agente da passiva, predicativo do sujeito, predicativo do objeto indireto e aposto.

102

Sintagma adjetival e sintagma preposicionado

Aula

ATIVIDADES
I. Completar as lacunas 1. Sintagmas formados por determinada classe de palavra apta a formar por si prprio o sintagma so chamados de sintagmas _____________ 2. O sintagma adjetivo formado de ____________ um sintagma bsico. 3. Sintagmas _____________ so obtidos por transposies. 4. Conjunes, ______________ e pronomes relativos so gramemas __________ ou ___________________. 5. Os _______________ dos sintagmas ________________ so preposies. 6. Sintagmas preposicionados podem exercer as funes de sintagmas __________ e de sintagmas ______________. 7. Objetos indiretos so sintagmas ______________. 8. As preposies que introduzem objetos indiretos so _________ de contedo ________________. II. Estabelea interseco entre o objeto indireto e o complemento nominal no que respeita preposio que os introduz. III. Sublinhe sintagmas preposicionados, cujas preposies so chamadas de vazias. 1. No concordaram com a proposta. 2. Entregaram os doces s crianas. 3. Maria gostou do doce de leite. 4. Todos estamos atentos ao sinal. 5. A cadeira de balano era confortvel.

REFERNCIAS
AZEREDO, Jos Carlos de. Fundamentos de gramtica do portugus. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000. PERINI, Mrio Alberto. Gramtica descritiva do portugus.So Paulo, 1998. SAUTCHUCK, Inez. Prtica de morfossintaxe. Barueri SP: Manole, 2004.

103

Aula
A ESTRUTURA DO SINTAGMA VERBAL E OS PADRES FRASAIS

META
Analisar e descrever os padres frasais da lngua portuguesa e sua relao com a predicao verbal.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: demonstrar o papel estruturante do verbo no SV; analisar os padres frasais da lngua portuguesa e a predicao verbal,

PR-REQUISITOS
Lngua Portuguesa I.

(Fonte: http://www.gettyimages.com).

Lngua Portuguesa II

INTRODUO
Nesta stima aula, vamos explorar a transitividade dos nossos verbos, o que implica a anlise da estrutura do predicado. A partir desse estudo, veremos os padres frasais nos quais se incluem o nmero ilimitado de frases da nossa lngua.

(Fonte: http://www.gettyimages.com).

106

A estrutura do sintagma verbal e os padres frasais

Aula

tradicional a diviso da orao em dois constituintes, um SN e um SV, e uma das possibilidades de ela ser conceituada a seguinte: Chamase orao a unidade gramatical constituda em torno do verbo. (AZEREDO, 2000, p. 150). O SN que antecede o SV tem a funo de sujeito. Ateno aos exemplos seguintes: O gato pulou. Chovia bastante. Na primeira frase, o SN O gato e o SV pulou so os constituintes da orao O gato pulou. Lembrem-se vocs de que j estudaram a estrutura do SN e a funo de sujeito em Lngua Portuguesa I. conveniente, entretanto, revisitar a aula sobre sujeito, no que respeita a essa disciplina. O segundo exemplo Chovia bastante no apresenta SN e, consequentemente, no possui sujeito. Conforme o que vocs j estudaram, a lngua portuguesa, ou as suas regras de formao de frase, inclui a possibilidade de oraes sem sujeito. Essa evidncia nos fez aceitar a afirmao seguinte: Orao se caracteriza por ter uma palavra fundamental que o verbo (ou sintagma verbal) que rene, na maioria das vezes, duas significaes entre as quais se estabelece a relao predicativa o sujeito e o predicado. (BECHARA, 1999, p. 408). Assim, de entendimento que o predicado a parte bsica da orao e que o seu ncleo estruturante o verbo. Lembramos as seguintes principais evidncias que sustentam o papel estruturante do verbo: - Concordncia do verbo com o sujeito; - Atitude do enunciador manifestada em desinncias modo-temporais; Observemos as frases seguintes: Os meninos jogavam na praia. Gostaramos de silncio. No primeiro exemplo, o verbo ou o lexema verbal JOGAR ocorre no IdPt (pretrito imperfeito do indicativo) e na PVI (3a pessoa do plural). A PVI corresponde a uma exigncia de concordncia: o verbo concorda com o sujeito. J no segundo exemplo, o lexema verbal GOSTAR apresenta-se no IdFt2. Esse tempo verbal est relacionado atitude do enunciador, ou seja, o ponto de vista de quem fala em relao quilo que diz. No exemplo, corresponde a uma conao atenuada.

107

Lngua Portuguesa II

ESTRUTURAS DO PREDICADO
Pelo fato de o verbo ser o elemento estruturante do predicado e a condio da orao, compreende-se que o seu comportamento nas mais diversas frases e/ou enunciados permita a determinao dos modelos bsicos de estrutura de frase. Vejamos diferentes comportamentos de verbos, melhor dizendo, as diferentes classes sintticas dos verbos. a) Verbos impessoais intransitivos, ou seja, verbos que recusam sintagmas nominais (AZEREDO, 2002, p. 171). Observem o exemplo: Trovejou bastante naquela noite. Esse exemplo comprova a existncia de verbos intransitivos impessoais, j que trovejou no apresenta SN na rea do sujeito. b) Verbos pessoais intransitivos so aqueles que aceitam apenas o SN na posio de sujeito. Ateno ao exemplo: Os jogadores corriam bastante. Nessa sequncia, h um s SN, Os jogadores, que ocupa a posio de sujeito. c) Verbos transitivos diretos ou indiretos. Os transitivos diretos admitem SN na posio de sujeito e na posio de complemento. Os indiretos aceitam SN na posio de sujeito e, na posio de complemento, pedem um SPrep (Objeto Indireto). d) Verbos chamados de bitransitivos, verbos a que a Nomenclatura Gramatical Brasileira denomina de verbos transitivos diretos e indiretos. Esses verbos se constroem com trs sintagmas, um SN no papel de sujeito, um SN na funo de objeto direto (OD) e um SPrep no papel de objeto indireto (OI). Observemos a construo a seguir: Joozinho entregou o livro a seu irmo. Nessa sequncia, o SN o livro tem a funo de OD, e o SPrep a seu irmo o OI. e) Verbos chamados de ligao, ou verbos cpula. Esses verbos so considerados por muitos como morfemas gramaticais (gramemas independentes) uma vez que sua funo primordial unir o SN sujeito ao predicado, configurado no seu ncleo. Veja-se a frase seguinte: Joozinho inteligente.

108

A estrutura do sintagma verbal e os padres frasais

Aula

Nessa sequncia, o verbo funciona como ponte entre o SN sujeito Joozinho e o SAdj inteligente, entendido na anlise sinttica tradicional como predicativo do sujeito. Os verbos considerados no grupo a constituem um grupo bastante pequeno no que respeita aos outros grupos de verbos. Nessa direo, a grande maioria dos verbos constri-se com pelo menos um SN. Se um verbo forma uma orao ao lado de um SN, a regra que esse SN seja o sujeito da orao (AZEREDO, 2000, p. 172). De tudo o que j foi dito, salienta-se a evidncia de que o verbo ocupa o centro da orao: sua volta, h posies estruturais a serem preenchidas pelos sintagmas. Os tipos de sintagmas so selecionados pelo verbo. Dessa forma, vocs podem entender o conceito de valncia. Chamamos de valncia de um verbo ao conjunto das posies estruturais que irradiam desse verbo.... (AZEREDO, 2000, p. 172). Na frase Joozinho estudou a lio, o verbo estudou acarreta, irradia duas posies estruturais a serem ocupadas por dois sintagmas nominais: o SN Joozinho e o SN a lio. Considerando-se as posies estruturais da orao irradiadas do verbo as valncias verbais possvel estabelecer os padres frasais da lngua portuguesa.

PADRES FRASAIS
I. F SNSV SV V (SAdv) O menino dormiu. ou O menino dormiu rapidamente. SAdv II. F SNSV S VSN (SAdv) O menino estudou a lio. SN ou O menino estudou cuidadosamente a lio. SAdv SN III. F SNSV SV V SPrep (SAdv) O menino necessita de cuidados. SPrep

109

Lngua Portuguesa II

ou O menino necessita urgentemente de cuidados. SAdv SPrep IV. F SNSV SV VSN SPrep (SAdv) O menino entregou o livro ao irmo. SN SPrep ou O menino entregou alegremente o livro ao irmo. SAdv SN SPrep V. F SNSV SV V SAdv (SAdv) O menino vai ao colgio. SAdv ou O menino vai alegremente ao colgio. SAdv SAdv VI. F SNSV SV V Predicativo (SAdv) O menino est alegre. Predicativo ou O menino est sempre alegre. SAdv Predicativo Como vocs devem ter percebido, em todos esses modelos h um SN sujeito. Esses padres no incluem oraes sem sujeito, cujos verbos, conforme vimos, so impessoais intransitivos. Essa concluso se explica pela constatao de que o nmero desses verbos irrelevante, se comparado ao nmero daqueles que caracterizam esses seis modelos de frase. O sintagma adverbial (SAdv) elemento opcional, pois no corresponde exigncia do verbo. Todos os modelos aceitam esse sintagma, mas no o exigem. No padro I, o nico elemento obrigatrio o verbo, que faz parte do conjunto dos verbos pessoais intransitivos. No padro II, o verbo transitivo direto, uma vez que, sua valncia inclui uma posio estrutural ps-verbal ocupada por um SN. No padro III, h obrigatoriamente uma posio ps-verbal ocupada por um SPrep. Assim, o seu verbo pertence ao conjunto dos verbos transitivos indiretos. O padro IV organizado a partir de verbos transitivos diretos e indiretos ao mesmo tempo. O padro V contempla verbos considerados pessoais intransitivos

110

A estrutura do sintagma verbal e os padres frasais

Aula

pela Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), embora a sua valncia inclua a posio ocupada por determinados SAdvs. Nesse sentido, Muitas vezes o complemento relativo, entendido como termo preposicionado que delimita a natureza semntico-sinttica do verbo, exprime uma circunstncia... (BECHARA, 2006, p. 44) e Alguns autores preferem classificar esses complementos como complementos adverbiais. (BECHARA, 2006, p.44). Veja-se o exemplo: Joozinho ps o livro na mesa, SAdv Se retirarmos dessa frase o SAdv na mesa, teremos a sequncia agramatical. - Joozinho ps o livro. Essa agramaticalidade decorre da ausncia do SAdv na mesa. O carter complementar desse sintagma adverbial justifica o V Padro Frasal. Os verbos que necessitam de sintagmas adverbiais de natureza complementar organizam, pois, predicados complexos e podem ser chamados de verbos transitivos circunstanciais. Por fim, o Padro VI se caracteriza pela presena de um predicativo do sujeito, que dele vem separado por um verbo de ligao, chamado de cpula.

PADRES FRASAIS E VOZ PASSIVA


conveniente, aqui, que vocs retomem o estudo da voz passiva. Lembramos o entendimento de que a voz passiva resultado de transformaes aplicadas Estrutura Profunda de uma frase que inclui um SN com a funo de objeto direto (paciente) e um SN sujeito (agente). Nesse sentido, frases e/ou enunciados com estrutura passiva, na estrutura profunda apresentam um SV com um SN obrigatrio, que, aps a transformao devida, passa a funcionar como sujeito da passiva. No que respeita aos padres frasais da lngua portuguesa, as frases atualizadas na modalidade passiva so frases que, na Estrutura Profunda, organizam-se segundo os padres II ou IV. Observemos os exemplos: Voz ativa I. Joozinho viu a estrela. Predicado ou Sintagma verbal

111

Lngua Portuguesa II

Nesse sintagma verbal, o SN a estrela objeto direto. Voz passiva A estrela foi vista por Jos. SN (sujeito) O SN objeto direto da voz ativa passou a sujeito da voz passiva. Voz ativa Joozinho entregou o brinquedo ao irmo. Predicado ou SV Nesse SV, o SN o brinquedo objeto; logo, possvel a passiva a seguir: Voz passiva O brinquedo foi entregue ao irmo por Joozinho. SN (sujeito) Nessa frase, o SN (sujeito) corresponde ao SN (objeto direto) da voz ativa.

CONCLUSO
Estudamos a predicao verbal e os modelos de frase da lngua portuguesa. Conhecer tais estruturas e mecanismos de grande valia para todos ns, j que tal conhecimento est a servio da construo e do reconhecimento de frases que respondem s exigncias da Norma Culta da Lngua. O respeito a essa norma essencial no que respeita a nossa profisso.

RESUMO
Vimos que o verbo o princpio estruturante do predicado e da orao. Nesse sentido, os verbos podem ser impessoais intransitivos, pessoais intransitivos, transitivos diretos, transitivos indiretos, transitivos diretos e indiretos ao mesmo tempo, verbos transitivos circunstanciais e verbos cpula ou de ligao. As valncias desses verbos so responsveis pelos seis modelos de estrutura de frase, chamados de Padres Frasais da lngua portuguesa. Frases na voz passiva decorrem de transformaes aplicadas estrutura profunda de frases cujos modelos so o padro II ou o padro IV.
112

A estrutura do sintagma verbal e os padres frasais

Aula

ATIVIDADES
I. Identificar os verbos quanto ao complemento, utilizando-se de nmeros, assim: (1) intransitivo (2) transitivo direto (3) transitivo indireto (4) transitivo direto e indireto (ao mesmo tempo) (5) de ligao 1. As araras morreram ( ). (G. RAMOS) 2. As faces eram ( ) talvez plidas demais. (R. DA SILVA). 3. O menino voltou ( ) constrangido. (M. A. DE ALMEIDA) 4. A cerimnia continuou ( ). (MEDEIROS E ALBUQUERQUE) 5. A msica tomou ( ) o seu lugar numa saleta ao lado. (MEDEIROS E ALBUQUERQUE) 6. Nisto a solenidade comeara ( ).(MEDEIROS E ALBUQUERQUE) 7. Ainda retiniam ( ) as ltimas badaladas das trindades. (JOS DE ALENCAR) 8. A minha perna um bicho mau levou ( ). (C. NETO) 9. Os paraguaios fizeram ( ) justia a Antnio Joo. (TAUNAY) 10. (Beldroegas) vivia ( ) obsedado com os avisos, portarias, leis, decretos e acrdos. (LIMA BARRETO) 11. Sua carta deu-me ( ) imenso prazer. (JOAQUIM NABUCO) 12. A boiada arranca ( ). (EUCLIDES DA CUNHA) 13. Conhecia ( ) regularmente a lngua portuguesa, traduzia ( ) francs, e sabia ( ) um pouco de latim. VIRIATO CORREIA) 14. Permite-me ( ) uma pergunta? (RICARDO ALBERTO) 15. Digo-te ( ) que deve ser ( ) um papel muito importante. (RICARDO ALBERTO) 16. A princpio, ele pediu ( ) ao porteiro o favor de solicitar ( ) dos demais condminos que suspendessem ( ) a cotidiana remessa de despojos. (LEDO IVO) 17. No precisa falar ( ), disse ( ) Guiomar, j sei ( ) que me acha ( ) bonita. (MACHADO DE ASSIS) 18. O velho saiu ( ) satisfeito e foi levar ( ) a nova ao Leonardo, que pulou ( ) de contente. (M. A. DE ALMEIDA) 19. Sedentas de absoluto, com um inato horror ao relativismo, como abstrao, as mulheres so ( ) sempre, politicamente, de uma firme nitidez. No cedem ( ) aos argumentos da razo, nem fora dos fatos. Aderem ( ) ou repudiam ( ) de acordo com um mecanismo emocional que no admite ( ) o meio-tom... (OTTO LARA RESENDE)

113

Lngua Portuguesa II

20. Em pases industrializados, sobretudo nos grandes centros, o espetculo j ( ) edificante e, de certo modo, antecipa ( ) o futuro que nos espera ( ). (OTTO LARA RESENDE) II. Sublinhe o SV das frases seguintes a) O gerente olhou o relgio. b) Estela soprou um balo. c) ... a filha ficou ainda mais longe no Peru. d) O movimento de fregueses declinava. e) No mexa nas gavetas, filhinha. f) Estela riu da sua ignorncia. g) Da a pouco o gerente mostrava-lhe a caixa registradora. h) Como as pessoas so mentirosas. i) Do salo vinham os gritos. j) As vozes eram as mesmas. k) A histria certa eles no contam. l) - Vov, o senhor um monstro. m) No te censuro, filha... n) O rapazinho no parecia interessado na crtica ao Governo... o) Eu lhe vendo as minhas... (C. D. DE ANDRADE) III. Indique o padro correspondente a cada frase. a. _________ b. _________ c. _________ d._________ e. _________ f. _________ g._________ h._________ i. _________ j. _________ k._________ l. _________ m. _________ n._________ o._________

PRXIMA AULA
Na aula subsequente estudaremos a classificao do predicado e do predicat ivo.

REFERNCIAS
AZEREDO, Jos Carlos de. Fundamentos de gramtica de portugus. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. BECHARA, Evanildo. Gramtica escolar da lngua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.

114

Aula
PREDICADO:
E DO PREDICATIVO CLASSIFICAO DO PREDICADO

META
Descrever os diferentes tipos de Predicado. Mostrar as especificidades do Predicativo.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: analisar e reconhecer as estruturas concernentes aos diferentes predicados; analisar as estruturas prprias das diferentes atualizaes do predicativo; reconhecer as modalidades do predicativo.

PR-REQUISITOS
Lngua Portuguesa I.

(Fonte: http://www.gettyimages.com).

Lngua Portuguesa II

INTRODUO
Alunos, fiis companheiros de viagem, estamo-nos aproximando do final deste percurso nos domnios da morfossintaxe da lngua portuguesa. Todos os que optaram pela continuidade sentir-se-o fortes no sentido de haverem ultrapassado os obstculos encontrados. Faltam-nos apenas trs aulas, includa esta de nmero 8. Nela, analisaremos as diferentes modalidades de predicado, o que implica o estudo do predicativo que ocorre tanto em predicados simples quanto em predicados complexos.

(Fonte: http://www.gettyimages.com).

116

Predicado: classificao do predicado e do predicativo

Aula

CLASSIFICAO DO PREDICADO
No s a descrio feita pelos linguistas, mas tambm aquela feita pelos gramticos classificam o predicado. Nesse sentido, O PREDICADO pode ser NOMINAL, VERBAL ou VERBO-NOMINAL. (CUNHA & CINTRA, 1978, p. 129).

PREDICADO VERBAL
Dizemos que o predicado verbal, quando h informao semntica nocional no verbo, ncleo de predicado. Dizendo de outra forma, esse verbo pertence ao conjunto dos lexemas da lngua. Por essa razo, esse verbo constitui o ncleo do predicado, o ncleo do sintagma verbal. Passemos ao seguinte exemplo: Joozinho estuda muito. Predicado verbal Ncleo: estuda Cabe-nos aqui apresentar uma categorizao do predicado, segundo sua natureza semntico-sinttica. Quando essa natureza se encerra no prprio verbo, dizemos que um predicado simples ou incomplexo (BECHARA, 2006, p. 32). Se, entretanto, a significao do verbo for muito ampla, torna-se necessrio delimit-la mediante um termo complementar... (BECHARA, 2006, p.32). Em casos desses, o predicado chamado de complexo. Vejamos os exemplos: I. Joozinho dorme. SV Predicado verbal Predicado simples ou incomplexo II. Joozinho comprou um DVD. SV Predicado verbal Predicado complexo Vocs devem ter inferido que a classe do predicado simples ou incomplexo constituda dos chamados verbos intransitivos. J o predicado complexo formado dos verbos transitivos.

117

Lngua Portuguesa II

Nesse sentido, o predicado verbal inclui tanto verbos intransitivos quanto verbos transitivos. Cabe ainda lembrar que o entendimento de um verbo como transitivo ou intransitivo s possvel atravs de frases e/ou enunciados, conforme as frases seguintes. I. Joozinho estuda muito. II. Joozinho estuda msica. Na primeira frase, o verbo estuda est empregado como intransitivo. Na segunda, o verbo se expande atravs do SN msica. Dessa forma, ocorre como um verbo transitivo (direto). Voltando ento ao predicado verbal, seu ncleo pode ser um verbo transitivo ou um verbo intransitivo.

PREDICADO NOMINAL E PREDICATIVO


O PREDICADO NOMINAL formado por um VERBO DE LIGAO + PREDICATIVO (CUNHA; CINTRA, 1978, p. 129). Quando estudamos o lexema verbo, vimos que h verbo que so considerados verbos cpula pelo fato de no apresentarem sentido nocional. Esses verbos esto a servio da relao entre o SN sujeito e um complemento chamado, nas anlises descritivas, de complemento do SV. Esse complemento, nas nossas gramticas escolares, denominado de predicativo do sujeito. Nesse sentido, Outro tipo de complemento verbal o predicativo, que delimita a natureza semntico-sinttica de um reduzido nmero de verbos: ser, estar, ficar, parecer, permanecer e mais alguns, conhecidos como verbos de ligao... (BECHARA, 2008, p. 42). Segundo Bechara, esse complemento predicativo apresenta as seguintes caractersticas: a) expresso por substantivo, adjetivo, pronome, numeral ou advrbio; b) Concorda com o sujeito em gnero e nmero, quando flexionvel; c) comutado pelo pronome invarivel o. (BECHARA, 2008, p.42) Observem-se os exemplos: O menino estudioso. A me uma amiga. Meu amigo aquele. Suas dificuldades so duas. A vida no assim.

118

Predicado: classificao do predicado e do predicativo

Aula

Veja-se a comutao: O menino estudioso. O menino o . A me uma amiga. A me o . At agora vimos o predicativo do sujeito.

PREDICADO VERBO-NOMINAL PREDICATIVO E VERBOS NOCIONAIS


O predicativo pode ocorrer quer em predicados simples, quer em predicados complexos. Nos predicados simples, o predicativo se refere ao SN do sujeito. Joozinho caminhava apressado. N1 N2 . SV Esse sintagma verbal possui dois ncleos: o verbo (caminhava) e o adjetivo (apressado); isso ocorre em virtude de a frase resultar da sntese de duas outras: Joozinho caminhava. SV e Joozinho estava apressado. SV Na primeira delas, o ncleo do sintagma verbal o verbo. Na segunda, o adjetivo apressado. Dessa forma, os nossos gramticos chamam esse predicado de verbo-nominal. Vimos, assim, o predicado verbo-nominal com predicativo do SN sujeito. J nos predicados complexos, o predicativo se refere ao complemento verbal, seja ele um SN ou um SPrep. Observemos a sequncia. Encontraram Joozinho desmaiado. Nessa orao de sujeito indeterminado, temos, no SV, o verbo (Encontraram), o SN objeto direto (Joozinho) e o SAdj (desmaiado), que se refere ao SN. essa referncia que autoriza a afirmao de que o SAdj

119

Lngua Portuguesa II

(desmaiado) predicativo do SN (Joozinho). Por sua vez, convm lembrar que a orao fruto da sntese das construes seguintes: Encontraram Joozinho. Predicado verbal Joozinho estava desmaiado. Predicado nominal Dessa forma, na orao Encontraram Joozinho desmaiado, o predicado verbo-nominal. Quando o predicativo se refere ao SN objeto direto, ele chamado de predicativo do objeto direto. s vezes nos deparamos com a dificuldade no sentido de distinguir entre o predicativo do objeto direto e o adjunto adnominal. Nesse caso, devemos nos servir da comutao, no sentido de substituir o SN objeto pelo pronome tono correspondente. Quando a comutao inclui o SAdj, temos a prova de que esse sintagma adjunto adnominal. Em caso contrrio, o SAdj predicativo do SN. Encontraram o livro desejado. SN SAdj. Comutao: Encontraram-no. * Encontraram-no desejado. Essa ltima sequncia agramatical. Analisemos, agora, a frase. Viram o menino cado. Se substituirmos a seqncia o menino cado pelo pronome o, teremos: Viram-no. Essa construo no preserva as informaes contidas em viram o menino cado. Assim, indispensvel que se inclua na frase o SAdj cado. Viram-no cado. O teste da comutao comprovou ento que cado predicativo do objeto direto, manifestado atravs do SN o menino. Convm ainda lembrar que o predicativo pode relacionar-se ao SPrep que funciona como objeto indireto, conforme o exemplo seguinte:

120

Predicado: classificao do predicado e do predicativo

Aula

Chamavam ao moo de profeta. Tambm nessa frase, comutamos apenas o complemento verbal representado pelo SPrep ao moo pelo prenome conveniente, o que resulta na sequncia Chamavam-lhe de profeta. Vocs observaram ento que tanto o predicativo do objeto direto quanto o do objeto indireto no se incluem no processo da comutao. Lembra o professor Evanildo Bechara que sempre possvel substituir o predicativo, relacione-se ele com o SN sujeito ou com o SN objeto direto ou por um advrbio. Joozinho caminhava abatido. Joozinho caminha assim. Joozinho encontrou o amigo desmaiado. Joozinho encontrou o amigo assim. Em razo dessa possibilidade, alguns autores preferem dar-lhe nome especial: anexo predicativo, predicativo atributivo ou atributo predicativo. Optamos por seguir a tradio e cham-lo simplesmente predicativo. Chegamos ao final da aula. Na prxima, estudaremos de forma vertical o complemento verbal.

CONCLUSO
nosso desejo que vocs tenham no s relembrado o que viram durante o Curso Fundamental e o Curso Mdio no tocante classificao do Predicado e do Predicativo, mas principalmente que tenham feito as devidas relaes entre os fenmenos apresentados e a maneira atravs da qual eles foram analisados e explicados. A profisso escolhida por vocs inclui necessariamente esse tipo de conhecimento.

121

Lngua Portuguesa II

RESUMO
As nossas gramticas escolares explicam o predicado ou a estrutura do sintagma verbal atravs de um modelo tripartido: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal. O predicado verbal traz necessariamente como ncleo um verbo nocional. Nos casos dos predicados complexos, a estrutura do SV inclui o chamado complemento verbal, manifestado por meio de SN ou de SPrep. Nos casos dos predicados simples ou incomplexos, o seu verbo intransitivo. O predicado classificado como nominal, quando o seu verbo no apresenta contedo nocional. Essa funo a de ponte entre o SN sujeito e o seu predicativo. Os predicados verbo-nominais se estruturam a partir de verbos nocionais mas incluem sequncias com a funo de predicativo. Nesses casos, o predicativo pode referir-se ao SN sujeito (predicativo do sujeito), ao SN objeto direto (predicativo do objeto direto) ou ao SPrep objeto indireto (predicativo do objeto indireto).

ATIVIDADES
Identificar os predicados: (1) Predicado verbal (2) Predicado nominal (3) Predicado verbo-nominal do 1o tipo (4) Predicado verbo-nominal do 2o tipo 1. ( ) Reinava entre ns D. Fernando. (A. HERCULANO) 2. ( ) Entrou em Portugal com um exrcito. (A. HERCULANO) 3. ( ) Foi terrvel o conflito. (A. HERCULANO) 4. ( ) Estas consideraes sugeriram um ardil a Nuno lvares. (A. HERCULANO) 5. ( ) Mas a lembrana do horrvel sucesso estava sempre presente no esprito do moo alcaide. (A. HERCULANO) 6. ( ) Os olivais de Santarm l esto ainda. (GARRETT) 7. ( ) A rataria morreu de fome nos buracos. (RUI BARBOSA) 8. ( ) A velha estacara no meio da sala, furiosa. (ALUSIO AZEVEDO) 9. ( ) A confuso tornou-se, afinal, completa. (ALUSIO AZEVEDO) 10. ( ) Lamparinas caminhava atrs, furioso... (ALUSIO AZEVEDO) 11. ( ) O jantar correu muito pouco animado. (CAROLINA NABUCO) 12. ( ) O autom6vel vinha cheio. (CAROLINA NABUCO) 13. ( ) Iolanda permaneceu na mesma posio. (CAROLINA NABUCO) 14. ( ) Eu quero ficar sozinha. (CAROLINA NABUCO)
122

Predicado: classificao do predicado e do predicativo

Aula

15. ( ) Nica fixou a irm primeiro com incredulidade, horrorizada, e depois com um surto crescente de indignao. (CAROLINA NABUCO) 16. ( ) Nica chegou atrasada mesa de famlia. (CAROLINA NABUCO) 17. ( ) Achou-o mais magro ainda.(CAROLINA NABUCO) 18. ( ) Quero dizer a voc somente isto: ( ) deixe minha irm quieta. (CAROLINA NABUCO) 19. ( ) Julgara-se at ento, nessa entrevista que ningum lhe ( ) encomendara, um porta-voz da famlia. (CAROLINA NABUCO) 20. ( ) H desses enganos na vida. (CAROLINA NABUCO)

REFERNCIAS
BECHARA, Evanildo. Gramtica escolar da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. CUNHA, Celso & CINTRA, L. F. Lindley. Nova gramtica do portugus contemporneo.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. SAUTCHUK, Luiz. Prtica de morfossintaxe. Barueri SP: Manole, 2004.

123

Aula
COMPLEMENTO VERBAL:
OBJETO DIRETO

META
Conceituar objeto direto. Apresentar tcnicas de identificao do OD e mostrar objetos diretos pleonsticos, internos e preposicionados.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: utilizar-se das tcnicas de reconhecimento do OD; identificar o SN objeto direto; reconhecer objetos diretos pleonsticos, internos e preposicionados.

PR-REQUISITOS
Lngua Portuguesa I.

(Fonte: pontucom.blogspot.com).

Lngua Portuguesa II

INTRODUO
Nesta aula, caros alunos, continuando a nossa observao no que respeita estrutura do predicado, vamo-nos deter no estudo do complemento verbal chamado de Objeto Direto. Assim, estudaremos o sintagma nominal que ocorre obrigatoriamente na rea do predicado. Veremos ento, que o SN objeto direto um sintagma autnomo, j que, responde a imposio da valncia verbal. Trataremos de estratgias de identificao dessa modalidade de complemento verbal e da possibilidade de esse complemento adquirir feio pleonstica e de apresentar-se preposicionado.

(Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br).

126

Complemento verbal: objeto direto

Aula

Ao estudarmos a estrutura do predicado, vimos que os predicados podem ser classificados como simples ou incomplexos e como complexos. Diferentemente da auto-suficincia da organizao semntico-sinttica dos verbos dos predicados incomplexos, os verbos dos predicados complexos no possuem essa auto-suficincia, o que acarreta o preenchimento da rea do predicado denominada de rea complementar. Na perspectiva dos Padres Frasais estudados, so predicados complexos os que caracterizam os Padres II, III, IV e V. Nesses modelos de frase, os verbos, chamados de transitivos exigem complementos obrigatrios que lhes integrem o sentido. (SAUTCHUCK, 2004: 72). O verbo chamado de TRANSITIVO DIRETO quando ele se articula diretamente com o seu complemento, ou seja, quando entre ele e o seu complemento no ocorre preposio obrigatria. Esse complemento ento chamado de OBJETO DIRETO. Assim: D. Plcida foi buscar um espelho... SN (OD) O SN um espelho liga-se ao verbo sem a mediao de preposio.

CARACTERSTICAS MORFOSSINTTICAS DO COMPLEMENTO VERBAL OBJETO DIRETO


Os verbos transitivos, como j vimos, exigem complementos obrigatrios, no sentido de lhes entregarem o sentido. Vejamos uma forma prtica de identificao do complemento dos verbos transitivos o objeto direto. Essa forma de reconhecimento sustenta-se na evidncia de que o objeto direto, de forma semelhante ao sujeito, possui uma natureza morfolgica substantiva, ou seja, pode ser expresso por meio de um sintagma nominal. (SAUTCHUCK, 2004: 72). Entretanto, o SN objeto direto ocupa, na frase, a rea do complemento verbal. Por essa razo, esse SN no pode ser substitudo por um pronome reto (como ocorre com o SN sujeito). A substituio , ento, feita por um pronome do caso oblquo. Essa comutao tem como parmetro a chamada norma culta do portugus. Assim, chegamos seguinte generalizao: Pronomes pessoais do caso oblquo devem ocupar a posio do objeto direto. (Na substituio, os pronomes oblquos o, a, os, as podem se apresentar nas formas eufnicas lo, la, los, las, no, na, nos, nas.) A tcnica utilizada no reconhecimento ou na identificao do OD semelhante quela usada na identificao do sujeito, o que foi apresentado na aula sobre sujeito, do Curso de Lngua Portuguesa I. a tcnica de pergunta e resposta.

127

Lngua Portuguesa II

Passemos exemplificao: I. O menino encontrou o livro de matemtica. (Tcnica da pergunta e resposta) - O menino encontrou o livro de matemtica? - Sim, o menino o encontrou. II. Os meninos compraram os livros. - Os meninos compraram os livros? - Sim, os meninos compraram-nos. III. Os meninos vo visitar os amigos. - Os meninos vo visitar os amigos? - Sim, os meninos vo visit-los. No exemplo I, a sequncia substituda pelo pronome o O livro de matemtica o objeto direto da frase. Na frase II, o pronome oblquo, na forma nos, substitui os livros; assim, o SN os livros o OD dessa frase. No exemplo III, o OD os amigos, SN substitudo por los. Ateno: Resumindo, eis as condies que se devem observar na localizao do objeto direto, atravs da tcnica apresentada. - deve-se dar sempre uma resposta completa, no omitindo nenhum termo no substitudo; - o pronome obliquo concorda sempre em gnero e/ou nmero com o ncleo do objeto direto; - objeto direto termo representado por sintagma nominal autnomo, apesar de haver casos estilsticos em que ele pode aparecer excepcionalmente preposicionado. (SAUTCHUCK, 2004, p. 73) Cabe aqui explicitar os conceitos de sintagma autnomo e de sintagma interno. Consideramos sintagmas autnomos aqueles que se movimentam sozinhos no eixo sintagmtico, nele ocupando diferentes posies e constituindo-se, inclusive, de outros sintagmas internos. Estes, por sua vez, esto contidos nos autnomos, no tendo liberdade de se movimentar alm do sintagma que os contm, pois esto presos a algum elemento desse sintagma. (SAUTCHUCK, 2004, p. 44). Os sintagmas internos exercem as funes sintticas de adjuntos adnominais ou de complementos nominais. Os sintagmas que exercem as outras funes sintticas so sintagmas autnomos. Vocs estudaram as funes de adjunto adnominal e de complemento nominal na disciplina Lngua Portuguesa I. Vejamos exemplos:

128

Complemento verbal: objeto direto

Aula

1. A leitura til a todos. O sintagma preposicionado a todos est ligado a til. Nesse sentido, complemento nominal de til e, consequentemente, um sintagma interno. 2. Joozinho gosta de sorvete de coco. O sintagma preposicionado de coco est diretamente ligado ao nome sorvete no sentido de especific-lo. A preposio de constri uma relao de qualidade. Assim, dizemos que as preposies que introduzem adjuntos adnominais esto a servio de relaes nocionais ou semnticas. Voltemos as nossas atenes ao SN objeto direto. Ainda no encalo do reconhecimento do objeto direto, lembramos uma outra tcnica: a possibilidade de se apassivar a orao em que se suspeita haver um objeto direto, j que o sujeito da voz passiva corresponde ao objeto direto da voz ativa. Dessa forma: Joozinho comprou uma revista no Shopping. (Ativa) Uma revista foi comprada por Joozinho, no Shopping. (Passiva) O SN uma revista o sujeito da frase na passiva; conclui-se, ento, que, na ativa correspondente, esse sintagma tem a funo de objeto direto. s vezes, o objeto direto de uma orao se manifesta atravs de uma sequncia de natureza substantiva, conforme o que se segue: O pai disse no. Todos sabem que ele inocente. Em contextos desses, os termos que puderem ser comutados, substitudos pelo pronome demonstrativo neutro o, pronome substantivo, so objetos diretos. Vejam-se as substituies: O pai o disse. Todos o sabem. Nessas frases, o vocbulo o objeto direto. Logo, as sequncias substitudas por esse pronome so tambm objetos diretos. H ainda que lembrar a estratgia de topicalizao no que respeita ao reconhecimento do objeto direto. Nesse sentido, faz-se a transposio do termo que se acredita ser objeto direto, para a esquerda do verbo. Essa topicalizaao permite, sem ser obrigatria, a presena dos pronomes o, a, os, as, junto ao verbo, repetindo o objeto direto transposto. (BECHARA, 2006, p. 35). Assim,

129

Lngua Portuguesa II

O menino viu o lobo mau. Topicalizao O lobo mau, o menino o viu. Essa topicalizao promove o chamado objeto direto repetido ou pleonstico. A repetio de um termo da orao por outro de sentido e funo equivalente se denomina pleonasmo. (BECHARA, 2000, p.63). A repetio do objeto direto decorre da necessidade expressiva ou reforo de nfase... (KURY, 2000, p.46) Vejamos: A generosidade, o esforo e o amor, ensinaste-os tu com toda a sublimidade... (HERCULANO, p.34) O objeto direto, manifestado atravs da enumerao A generosidade, o esforo e o amor, est topicalizado para a esquerda do verbo. direita do verbo aparece o pronome os, que repete o objeto direto topicalizado. Temos, assim, um caso de objeto direto pleonstico. As noites, passava-as fora do pequeno rancho de peles, sentado em uma pedra. (Humberto de Campos) Nessa frase, o objeto direto topicalizado As noites repete-se aps passava na forma as, que, nesse sentido, um objeto direto pleonstico.

OBJETO DIRETO INTERNO


Um verbo intransitivo pode ocorrer com um SN obrigatrio em posio ps-verbal. Para que isso acontea, h duas condies: a) O SN deve ser uma palavra cognata no que respeita ao verbo da orao, vale dizer, verbo e SN devem partilhar o mesmo radical (cognatos etimolgicos). De outra forma, a relao entre o verbo e o SN pode ser de natureza ideolgica; b) A palavra cognata deve estar acompanhada de um modificador. Tomemos exemplos: Morrers morte vil da mo de um forte. (Gonalves Dias) O SN morte vil tem como ncleo morte cognato em relao a morrers. O sintagma adjetivo vil um modificador em relao a morte. Chorars lgrimas de sangue. Nessa frase, h uma relao metonmica entre chorars e lgrimas. Alm dessa relao simblica, o sintagma preposicionado de sangue especifica lgrimas.

130

Complemento verbal: objeto direto

Aula

OBJETO DIRETO PREPOSICIONADO


O objeto direto no raro vem regido da preposio a, sobretudo quando se segue a verbos que exprimem sentimentos. (KURY, 2000: 45) Eis os principais casos em que ocorre o objeto direto preposicionado: a) Em certas expresses da lngua em que aparecem substantivos prprios: Louvemos a Deus.; Os romanos adoravam a Jpiter. b) Quando o substantivo indica pessoa: Estimo a meus pais. c) Quando pronome pessoal tnico (uso obrigatrio): Ofendeste a ele, no a ns. Feriu-se a si mesmo. d) Com pronomes substantivos demonstrativos, indefinidos, interrogativos: Apreciei mais a este. Ofendeu a todos indistintamente. A quem preferes? e) Com pronome de tratamento: Muito estimamos a V.Sa. f) Com numerais substantivos: Aprovei a ambos. g) Quando vem antecipado: Aos maus, no os temo.; A estas penas nem o esquecimento cura. (Matias Aires, RVH, 14.) h) Para evitar ambiguidade: 1. Quando se usa a ordem inversa: Venceram aos chineses os japoneses. 2. Na comparao: Respeitava-o como sua me. (An. Machado, Tati, a Garota.) i) Na expresso de reciprocidade um ao outro (e flexes): Amai-vos uns aos outros. Antes de finalizarmos esta aula, lembramos que o OBJETO DIRETO muitas vezes se manifesta atravs de uma orao subordinada substantiva chamada, ento, de objetiva direta. Essa orao pode ser introduzida pelo gramema relator que ou trazer o seu verbo no infinitivo. O estudo dos objetos diretos assim construdos, chamados de objetos diretos oracionais, ser feito na disciplina Lngua Portuguesa III, que tratar da sintaxe do perodo composto.

131

Lngua Portuguesa II

CONCLUSO
Nesta aula, estudamos o complemento verbal chamado de objeto direto. Esse estudo implicou a anlise e a descrio das estruturas atravs das quais se manifesta esse tipo de complemento verbal. Desvendar essas estruturas uma imposio a todos os professores e alunos do curso de Letras/Portugus. Alm disso, o conhecimento de variadas possibilidades estilsticas concernentes s estruturas-padro da lngua de grande valia no que respeita produo de textos orais e escritos e, consequentemente, interao social.

RESUMO
O objeto direto se caracteriza por no apresentar preposio obrigatria, cuja ausncia implica inaceitabilidade e/ou agramaticalidade. Como tcnicas de reconhecimento dessa modalidade de complemento verbal, sobressaem-se a comutao (substituio do provvel objeto direto pelo pronome oblquo o ou uma das suas variaes) e a transformao passiva no que respeita frase observada. A Lngua Portuguesa admite construes com objeto direto preposicionado. O estilo da lngua adota, em alguns casos, a repetio do objeto direto, o que configura o objeto direto pleonstico. Ocorre ainda o chamado objeto direto interno, quando o ncleo do SN cognato ou ideologicamente relacionado no que respeita ao seu verbo.

ATIVIDADES
I. Sublinhe os objetos diretos nos trechos a seguir. a) Um exemplo da segunda classe constitui o presente captulo. (M. de Assis) b) Com efeito, quando a onda investe a praia, alaga-a muitos palmos a dentro. M. de Assis) c) ... os jornais, a cada navio que chegava da Europa, transcreviam os horrores, mediam o sangue, contavam as cabeas... M. de Assis) d) No nos falta msica, nem gosto particular em ouvi-la. II. A partir do reconhecimento do OD, transforme em estrutura passiva as passagens em que ele se encontra. a) Virglia punha o chapu, atava as fitas, arranjava os cabelos,... (M. de Assis). b) Eu ia resolver praticamente este pequeno problema de esttica e de boas maneiras... (C. D. de Andrade)
132

Complemento verbal: objeto direto

Aula

c) Alguns recebiam manifestaes de apreo... (C. D. de Andrade) d) Eu perseguia o mito literrio... (C. D. de Andrade) e) Escolhe entre janelas abertas e penetra em quartos de moas... (C. D. de Andrade) III. Topicalize para a esquerda o objeto das seguintes oraes e repita-o depois do verbo atravs de um pronome pessoal adequado. a) A leoa defende a cria. b) As nuvens encobrem a lua. c) A cigarra faz canes. d) As crianas viram o desastre. e) O poeta compe versos. IV. A topicalizao referente questo anterior gerou objeto direto _____________ V. Modifique as frases seguintes, no sentido de acrescentar preposies aos objetos diretos. a) Jesus amou todos os homens. b) Os gregos adoravam Palas Atena. c) Entrevistei ambos. d) No esquea os filhos. e) Abel matou Caim. VI. Sublinhar e classificar o complemento verbal. (1) Objeto direto (2) Objeto direto preposicionado (3) Objeto direto interno (4) Objeto direto pleonstico a) ( ) Ele e o mancebo trocaram a fumaa da despedida. (J. A.) b) ( ) Todos eles viveram uma vida feliz. c) ( ) Este lugar delicioso e triste / Cansada de viver / Tinha escolhido / para morrer a msera Lindia. (Baslio da Gama) d) ( ) Quem vos ouve, ( ) a mim ouve. e) ( ) Iracema saiu do banho, o aljfar dgua ainda a roreja ( ), como doce mangaba que corou em manh de chuva! (Alencar) f) ( ) Entre dois ladres crucificaram os judeus a Jesus. g) ( ) Um sonho mais lindo sonhei. (de uma cano) h) ( ) Os sinos j no h quem os toque. ( ) i) ( ) Amava-o apenas a ele. ( ) j) ( ) Fico para te ver, ( ) fico para te ouvir. (C. C. Branco) k) ( ) Sonhavam sonhos esquisitos.

133

Lngua Portuguesa II

PRXIMA AULA
Na prxima aula, trataremos do objeto indireto e do complemento circunstancial.

REFERNCIAS
BECHARA, Evanildo. Lies de portugus. 16 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2000. KURY, Adriano da Gama. Novas lies de anlise sinttica. So Paulo: tica, 2000. SAUTCHUK, Inez. Prtica de morfossintaxe. Barueri SP: Manole, 2004.

134

Aula
COMPLEMENTO VERBAL:
OBJETO INDIRETO

10

META
Apresentar as possibilidades de anlise no que respeita ao Sintagma Preposicionado que ocupa obrigatoriamente a rea do predicado.

OBJETIVOS
No final desta aula, o aluno dever: analisar o complemento verbal que se manifesta atravs do sintagma preposicionado; mostrar diferenas entre o objeto indireto e o complemento relativo; reconhecer verbos transitivos circunstanciais ou adverbiais e identificar o complemento circunstancial.

PR-REQUISITOS
Lngua Portuguesa I.

(Fonte: http://www.nossanoite.com.br).

Lngua Portuguesa II

INTRODUO
Meus queridos alunos, chegamos nossa dcima e ltima aula. A ela destinamos o estudo do Objeto Indireto, do Complemento Relativo e do Complemento Circunstancial. Apresentaremos formas de identificao dessas funes sintticas introduzidas por preposies obrigatrias e mostraremos em que consiste a obrigatoriedade da preposio. Mostraremos perspectivas que no coincidem com a tica da NGB, no que respeita s funes sintticas manifestadas pelo Sintagma Preposicionado obrigatrio que ocupa a rea do complemento verbal.

(Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br).

136

Complemento verbal: objeto indireto

Aula

Na aula passada, estudamos o complemento verbal manifestado na forma de objeto direto. Agora vamos tratar do complemento verbal configurado no objeto indireto, no complemento relativo e no complemento circunstancial. A existncia do complemento verbal, como j vimos, pressupe um verbo cuja valncia impe o preenchimento da rea destinada ao complemento, ou seja, a rea complementar. No que respeita ao chamado objeto indireto, temos uma modalidade de complemento que se relaciona a verbos transitivos indiretos, os que pedem complemento introduzido por preposio necessria. (BECHARA, 2000, p. 52)

10

OBJETO INDIRETO
O fato de o objeto indireto ser introduzido por preposio obrigatria permite que se diga que a funo de objeto indireto preenchida por um sintagma preposicionado. Assim, Maria escreveu aos pais. Nessa frase, aos pais um SPrep que se introduz pela preposio a qual se segue o SN os pais. Esse sintagma preposicionado responde valncia do verbo escrever, que exige a presena de sintagma dessa natureza. Essa preposio tem carter obrigatrio. Essa obrigatoriedade assim se explica: retirada da frase a preposio, a sequncia se torna inaceitvel e agramatical. Assim, - Maria escreveu os pais. A inaceitabilidade decorre da rejeio dessa sequncia, como frase da lngua, pelos falantes nativos. A agramaticalidade, por sua vez, decorre do fato de a inaceitabilidade resultar da ausncia da preposio, gramema relator, a servio das exigncias sintticas (gramaticais) da lngua. Convm ainda dizer que a obrigatoriedade da preposio se comprova no s pela agramaticalidade da frase, quando o gramema est ausente mas ainda pela mudana de sentido do verbo acarretada pela ausncia de preposio. Dessa forma, Maria aspira ao ar puro do campo (almejar). Maria aspira o ar puro do campo (sorver). Ainda em relao necessidade da preposio, ou sua obrigatoriedade temos:

137

Lngua Portuguesa II

Insistimos (...) em dizer preposio necessria para fazer referncia quela que no pode ser retirada sem prejuzo do sentido ou da correo da frase. Ao lado desta preposio necessria corre a preposio que pode ser dispensada ou que aparece como recurso estilstico da clareza do pensamento. (BECHARA, 2000, p.52). Assim,

- Os meninos gostam carros - Agramaticalidade Os meninos amam aos pais. OD preposicionado. ou Os meninos amam os pais. OD A preposio a em aos pais um recurso estilstico no sentido de pr em evidncia a pessoa a quem dirigida a ao verbal. Diz o Prof. Evanildo Bechara que a NGB, com o objetivo de simplificao, chama de objetos indiretos complementos verbais preposicionados de natureza bastante diferentes. Para Bechara, seriam objetos indiretos apenas os complementos verbais iniciados pelas preposies a ou para, complementos esses que podem ser substitudos pelo pronome lhe (ou lhes). Dessa forma, Maria escreveu ao pai. Maria lhe escreveu. Nessa frase, ao pai o complemento verbal do verbo escrever. Esse complemento se inicia pela preposio a e pode ser substitudo pelo pronome lhe. Complementos verbais geralmente principiados pela preposio de so classificados por Bechara de complementos partitivos e de complemento de relao. Assim, Jos se lembrou do compromisso. A sequncia do compromisso iniciada pela preposio de. Alm dessa caracterstica sinttica, a organizao semntica aponta para a ideia de parte em contraposio ao todo, entendido como o conjunto das coisas das quais Jos se possa lembrar. Assim, se pode justificar o entendimento de Bechara no sentido de classificar complementos desses como complementos partitivos. Vejamos agora, Jos gosta de uvas. Nessa frase, de uvas um complemento verbal tambm iniciado pela preposio de. A distncia da ideia de partitivo e a relao estreita com o

138

Complemento verbal: objeto indireto

Aula

verbo podem explicar a classificao de complemento de relao dada por Bechara sequncia de uvas. Esse entendimento de complemento de relao equivalente ao conceito seguinte: Complemento relativo o complemento que, ligado ao verbo por uma preposio determinada (a, com, de, em, etc.), integra, com o valor de objeto direto, a predicao de um verbo de significao relativa. (LIMA, 2008, p. 251) Vocs devem ter compreendido, ento, que os complementos verbais chamados de objetos indiretos pela NGB englobam complementos partitivos e complementos relativos na perspectiva de mestres da lngua como os professores Rocha Lima e Evanildo Bechara. Na tica de Rocha Lima, o objeto indireto caracteriza-se morfologicamente por se iniciar pela preposio a e, algumas vezes, pela preposio para e tambm por, na terceira pessoa, poder ser substitudo pelo pronome lhe (lhes). Inclusive, para ele, o objeto indireto marcado pelo trao + pessoa, e essa caracterstica acarreta a impossibilidade de o objeto indireto se apresentar na forma de orao subordinada. Lembrem-se de que esta a tica do Prof. Rocha Lima, o que no corresponde perspectiva da NGB. Rocha Lima evidencia o carter objetal do complemento verbal chamado de objeto indireto: O objeto indireto representa o SER ANIMADO a que se dirige ou destina a ao ou estado que o processo verbal expressa. (LIMA, 2008, p.248). Dentre os casos incontroversos de objeto indireto citados por Lima, lembramos os seguintes: a) Complemento de verbos acompanhados de objeto direto. Maria ofereceu o livro ao seu irmo. OD OI Essa frase organiza-se segundo o Padro Frasal IV. O predicado apresenta dois complementos verbais e, como tais, obrigatrios. b) Junta-se unidade formada de verbo + objeto direto, indicando o possuidor de alguma coisa. (LIMA, 2008, p. 250) (...) mandou cortar a cabea a Adonias. (Vieira) Observao: O modelo corrente no aceita essa anlise e reconhece em a Adonias um adjunto adnominal. c) Liga-se os verbos intransitivos impessoais, designando a pessoa em quem se manifesta a ao. (LIMA, 2008, p. 251)
Capitu props met-lo em um colgio, donde s viesse aos sbados; custou muito ao menino aceitar esta situao. (Machado de Assis).

10

139

Lngua Portuguesa II

Nesse exemplo, o sujeito de custou aceitar esta situao, e o seu objeto indireto ao menino. Vocs devem ter-se dado conta de que os casos de complemento verbal iniciados pela preposio de incluem-se, para Rocha Lima, nos casos de complemento relativo.

DISTINO ENTRE COMPLEMENTO RELATIVO E OBJETO INDIRETO (ROCHA LIMA)


O complemento relativo no representa a pessoa ou coisa a que se destina a ao, ou em cujo proveito ela se realiza. (LIMA, 2008, p.252) A menina precisa de conselhos. Complemento relativo. O complemento relativo no aceita ser substitudo pelas formas pronominais lhe, lhes. A aceitao referente s formas tnicas ele, ela, eles, elas, antecedidos de preposio. Assim, As providncias dependem do despacho. Complemento relativo. As providncias dependem dele. Complemento relativo.

ATIVIDADES
I. Indicar o objeto indireto nas frases seguintes: - Que Deus nos d um resto de alento. - Ao pobre, no lhe devo, ao rico, no lhe peo. - Tudo vos dava uma impresso agradvel. - O mdico apertava a mo a todos os doentes. - Comunicou a desconfiana aos colegas. - Confiaste-me todos os teus segredos. - A cozinheira comeava a cortar as asas ao pssaro. II. Sublinhar os complementos relativos. - Os adolescentes precisam de cuidados. - Adolescentes gostam de msica pop. - Os irmos no reparavam na pequena. - Os pais assistiam ao desfile. - A jovem entregou a carta amiga.
140

Complemento verbal: objeto indireto

Aula

- O menino indicou o caminho ao soldado. III. Reescreva as frases apresentadas no item II, substituindo os complementos relativos pelos pronomes convenientes. Continuando o estudo do objeto indireto, importante deixar claro o seguinte: o professor Evanildo Bechara inclui entre as possibilidades de objeto indireto, sequncias que no so substitudas pelas formas lhe e lhes. Assim, Trabalha para o bem geral da famlia. Objeto indireto (OI) O Prof. Bechara afirma que essa modalidade de objeto indireto pode ser chamada de dativo de interesse j que manifesta (...) a coisa em cujo proveito ou prejuzo se pratica a ao. (BECHARA, 2000, p. 53). Ateno frase seguinte: Prendam-me esse homem! OI Em relao a essa possibilidade de objeto indireto, Bechara a entende como dativo tico, ou seja, a expresso que manifesta a pessoa ou coisa que, vivamente interessada na ao expressa pelo verbo, procura captar a simpatia ou benevolncia do ouvinte. (BECHARA, 2000, p. 53). O Prof. Bechara inclui ainda, entre as possibilidades de objeto indireto, sequncias que ocorrem em predicados nominais, conforme o exemplo seguinte: Jos pareceu-lhe adoentado. OI Em casos desses, o OI chamado por Bechara de dativo de opinio, uma vez que representa a pessoa a quem pertence uma opinio, caso em que o objeto indireto pode servir a um verbo de ligao. (BECHARA, 2000, p. 53)

10

DUPLO OBJETO INDIRETO


Caros alunos, vejam o seguinte: Em casos bastante limitados, podem aparecer dois objetos indiretos referidos ao mesmo verbo. (KURY, 2000, p. 49). Dessa forma, S hoje lhe responde carta, de janeiro findo. OI OI
141

Lngua Portuguesa II

Nessa frase lhe e carta so objetos indiretos relacionados ao verbo respondo.

OBJETO INDIRETO PLEONSTICO


A expressividade pode provocar o aparecimento de um objeto indireto pleonstico, apresentado por um pronome pessoal ou por um substantivo, um dos dois. Objetos costuma vir antecipado. Parecia-lhe a ela estar em um mundo fantstico. OI OIP Aos homenageados, entregam-lhes as medalhas. OI OIP Como vocs devem ter compreendido, o entendimento do objeto indireto no coincidente no que respeita a gramticos como Rocha Lima e Bechara e postura adotada pela NGB. Nesse sentido, como j vimos, a NGB no estabelece diferenas entre complemento de relao ou complemento relativo e objeto indireto. Tanto os complementos relativos quanto os objetos indiretos se distribuem pelos Padres Frasais III e IV. conveniente que vocs revisitem o estudo dos Padres Frasais.

COMPLEMENTO CIRCUNSTANCIAL
A Nomenclatura Gramatical Brasileira no trata desse tipo de complemento, que implica o entendimento dos chamados verbos transitivos circunstanciais. Esse tipo de complemento assim conceituado: um complemento de natureza adverbial to indispensvel construo do verbo quanto, em outros casos, os demais complementos verbais. (LIMA, 2008, p.253). Assim, Iremos a Roma. Complemento circunstancial. O verbo dessa frase iremos exige a preposio a no sentido de lig-lo a Roma, nome de valor locativo. Assism, com verbos que exigem complemento de sentido locativo, temos o complemento circunstancial. Vejamos a opinio de Bechara no tocante a complementos locativos. Diante de expresses do tipo: Irei cidade, Voltei do trabalho,

142

Complemento verbal: objeto indireto

Aula

tnhamos a rigor de falar em verbos transitivos adverbiais, isto , os que pedem como complemento uma expresso adverbial. Contra o conceito de complemento, a Nomenclatura Gramatical Brasileira arrola tais casos entre os adjuntos adverbiais... (BECHARA, 2000, p.52). Vocs compreenderam ento que a incluso do Padro V entre os modelos de frase concernentes lngua portuguesa implica a aceitao de verbos transitivos circunstanciais. Essa perspectiva de anlise mais congruente no que respeita aos fatos da lngua do que a postura adotada pela NGB. No incio desta aula, havamos dito que tanto objeto indireto quanto complementos adverbiais se manifestam atravs de sintagmas preposicionados. Nesse sentido, importante que vocs estejam atentos no que respeita Regncia Verbal. importante que vocs consultem dicionrios de Regncia Verbal sempre que necessrio for, sempre que a dvida se estabelea. Carssimos alunos, agradeo a todos vocs pela persistncia no sentido de acompanharem um curso de morfossintaxe a distncia. Desejo-lhes xito na avaliao final, na disciplina Lngua Portuguesa III e no s na vida profissional, como principalmente, na vida pessoal.

10

CONCLUSO
Esta aula tratou das especificidades do complemento verbal iniciado por preposio, o que se configura no sintagma preposicionado. Esse complemento foi estudado na tica de conceituados gramticos da lngua sem perder de vista a perspectiva da Nomenclatura Gramatical Brasileira. Apresentar e cotejar pontos de vista diferentes e algumas vezes conflitantes alm de aumentar a viso de mundo, exercita a razo crtica.

RESUMO
Esta aula se voltou para o estudo do complemento verbal manifestado atravs do Sintagma Preposicionado. Foram estudadas as especificidades do Objeto Indireto, o que permite a sua identificao. Mostramos diferenas entre o Objeto Indireto, o Complemento Partitivo e o Complemento de Relao ou Complemento Relativo, aspectos no considerados pela NGB. Por ltimo, detivemo-nos na possibilidade de anlise que identifica complementos circunstanciais requisitados por verbos de carter transitivo e, assim, denominados de verbos transitivos circunstanciais ou transitivos adverbiais. Durante o tratamento do complemento verbal preposicionado, estabelecemos relao entre as suas diferentes modalidades e os Padres Frasais da lngua portuguesa.
143

Lngua Portuguesa II

ATIVIDADES
I. Indique os complementos circunstanciais - As crianas foram praia. - Os refugiados dependiam de ajuda humanitria. - Alice chegou ao Pas das Maravilhas. - O esquilo morava na rvore grande. - O coelho dormia sossegadamente. - No jardim encantado, as rvores conversavam. - Os esquilos gostam de nozes. - As crianas da frica necessitam de ajuda. - A moa agradeceu ao amigo o gesto. - Os senadores defendiam-se das acusaes. II. Transcreva, em relao ao item I, uma frase que contenha sintagma preposicionado na funo de objeto indireto. III. Reescreva a frase transcrita, substituindo o objeto indireto pelo devido pronome. IV. Reescreva as frases seguintes, substituindo o objeto direto e o indireto pelos pronomes adequados, conforme o modelo. Modelo: A me entregou o livro ao filho. OD OI A me lho entregou. - Maria agradeceu a gentileza ao amigo. - Ele te indicou o caminho. - Ele vos mostrar a verdade. - Ela lhe ofereceu ajuda. - Os hindus nos mostram seus costumes. V. O que voc pode concluir da questo de nmero IV?

REFERNCIAS
BECHARA, Evanildo. Lies de portugus. 16. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2000. KURY, Adriano da Gama. Novas lies de anlise sinttica. So Paulo: tica, 2000. LIMA, Rocha. Gramtica normativa da lngua portuguesa. 47 ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2008.
144

Vous aimerez peut-être aussi