Vous êtes sur la page 1sur 24

Jovens Direitos

UMA ESPECIE DE BLOG VOLTADO AO DIREI TO.. . ALGO ESTRANHO (PEL O MENOS, NO MUITO COMUM... ) RECHEADO DE I NFORMAO, CURIOSIDA DES, NOVIDADES NO CAMPO JURDICO, DICAS DE SITES E LIVROS, E POR A VAI... DE UM JEITO NADA SIS UDO (PECULIAR A ESTA REA), ENFI M, UM BL O G OVEM E ATRAENTE (E P ROMETO... ATUALIZ -LO COM FREQENCI A... ) PARA AMANTES DAS CINCI AS JURDICAS OU NO...

Friday, June 16, 2006

Resumo (Cincia poltica resumo 1)


1. Teoria Geral do Estado

1.1. Conceito

Os tratadistas franceses consideram a Teoria Geral do Estado ou como o complemento terico do Direito Constitucional ou como sua parte geral. Assim Carr de Malberg, quando afirma que a Teoria Geral do Estado tem por objeto o estudo da idia que convm fazer-se do Estado, esclarece: No se creia, no entanto, que a Teoria Geral do Estado seja a base inicial, o ponto de partida ou a condio preliminar do sistema do Direito Pblico ou do Direito Constitucional. Ao contrrio, ela - pelo menos enquanto teoria jurdica - a conseqncia, a concluso, o coroamento do Direito Constitucional. A idia de Estado no deve ser uma concepo racional, a priori, mas decorrer dos dados fornecidos pelo Direito Pblico positivo.

Alguns autores brasileiros oferecem contribuio direta conceituao da Teoria Geral do Estado principalmente depois que ela se erigiu em disciplina fundamental nas Faculdades de Filosofia.

PEDRO CALMON conceitua Teoria geral do Estado como estudo da estrutura do Estado, sob os aspectos jurdico, sociolgico e histrico.

QUEIRS LIMA considerava-a parte terica do Direito Constitucional.

MIGUEL REALE assim se exprime: Embora o termo Poltica seja o mais prprio aos povos latinos, mais fiis s concepes clssicas, inegvel que, por influncia

germnica, j est universalizado o uso das expresses Teoria Geral do Estado e Doutrina Geral do Estado para designar o conhecimento unitrio e total do Estado. A palavra Poltica conservada em sua acepo restrita para indicar uma parte da Teoria Geral, ou seja, a cincia prtica dos fins do Estado e a arte de alcanar esses fins.

ORLANDO CARVALHO, depois de acentuar as divergncia terminolgicas, sintetiza seu esplndido trabalho: "A Teoria Geral do Estado tem por objeto o estudo sistemtico do Estado".

PINTO FERREIRA define Direito Constitucional como a "cincia positiva das Constituies", e Teoria Geral do Estado como a cincia positiva do Estado .

SOUSA SAMPAIO diz que, em sua acepo ampla, uma cincia que estuda os fenmenos polticos em seu trplice aspectos - jurdico, sociolgico e filosfico - e que melhor lhe caberia a designao de Cincia Poltica, a political science dos autores de lngua inglesa.

MACHADO PAUPRIO considera a Teoria Geral do Estado como a estrutura terica do Direito Constitucional e Poltica sua aplicao prtica.

GALVO DE SOUSA inclina-se para encarar a Teoria Geral do Estado como a parte terica do Direito Constitucional.

ADERSON DE MENEZES, prope: "a Teoria Geral do Estado a cincia geral que, na anlise dos fatos sociais, jurdicos e polticos do Estado, unifica esse trplice aspecto e elabora uma sntese que lhe peculiar, para estud-lo e explic-lo na origem, na evoluo e nos fundamentos de sua existncia".

1.2. Objetivo

A Teoria Geral do Estado ou a Cincia Poltica tem por objetivo o estudo do fato poltico supremo, que o Estado, e de todos os outros fatos polticos.

1. 3. O mtodo da Teoria Geral do Estado

A Teoria Geral do Estado tem sido tratada e ensinada sob dois pontos de vista distintos. Para alguns, a preocupao do aspecto jurdico predomina; para outros, prevalece a orientao sociolgica e poltica.

Se a anlise jurdica da organizao do Estado necessria, no menos necessrio conhecer o aspecto social e poltico, como nascem e evoluem as diversas instituies, qual a influncia das idias e sentimentos, atravs da histria, sobre essa construo h um tempo delicada e poderosa que o Estado.

O mtodo da Teoria Geral do Estado tem de ser complexo. Ao lado dos processo lgicos empregados pela cincia jurdica, ter de usar tambm os peculiares Sociologia: a observao, a induo e a generalizao. Sem exageros, em silogismo que levam aos sofismas.

Miguel Reale define poltica como: A Cincia Prtica dos fins do Estado e a arte de alcanar esses fins.

Os modos de surgimento do Estado

2.1. Formao natural do Estado

Estado e poder so fatos diversos, que surgiram sucessivamente e no concomitantemente, pelo menos na maioria das sociedades primitivas.

Aceitamos a noo de Estado segundo a qual ele se forma de trs elementos: territrio, populao e governo.

Quando as sociedades primitivas, que eram nmades, compostas j de inmeras

famlias, possuindo uma autoridade prpria que as dirigia, fixaram-se num territrio determinado, passaram a constituir um Estado. Este nasce com o estabelecimento de relaes permanentes e orgnicas entre os trs elementos: a populao, a autoridade (ou poder poltico) e o territrio.

A vida sedentria determina a explorao sistemtica da terra, o aparecimento de atividades econmicas mais complexas, o surgimento das primeiras cidades. A vida urbana marca o incio da histria e da civilizao, termo cuja raiz civitas, cidade. Por isso tambm poltica, a cincia do Estado, tem a sua raiz em polis.

S um fato permanente e dele promanam outros fatos permanentes: o homem sempre viveu em sociedade (Ubi societas, ibi jus). A sociedade s sobrevive pela organizao, que supe a autoridade e a liberdade como elementos essenciais, a sociedade que atinge determinado grau de evoluo, passa a constituir um Estado. Para viver fora da sociedade, o homem precisaria estar abaixo dos homens ou acima dos deuses, como disse Aristteles, e vivendo em sociedade, ele natural e necessariamente cria a autoridade e o Estado.

2.2. Formao histrica do Estado

So trs os modos pelos quais historicamente se formam os Estados:

a) Modos originrios, em que a formao inteiramente nova, nasce diretamente da populao e do pas, sem derivar de outro Estado preexistente (Ex. Frana).

b) Modos secundrios, quando vrios Estados se unem para formar um novo Estado, ou quando um se fraciona para formar outros (Ex. EUA).

c) Modos derivados, quando a formao se produz por influncia exteriores, de outros Estados (Ex. Israel).

2.3. Formao jurdica do Estado

Segundo Carr de Malberg, desde o momento em que a coletividade estatal se organiza e possui rgos que querem e agem por ela, o Estado existe. No influem sobre a sua existncia as transformaes posteriores de Constituio e forma de

governo: o Estado nasce e permanece atravs de todas as mudanas.

Outros preferem considerar como nascimento jurdico do Estado o momento em que ele reconhecido pelas demais potncias, o que matria de Direito Internacional. No entanto, os dois pontos de vista so teis e no se contradizem.

Origens do Estado (Teorias a respeito)

2.4. Teoria da origem familiar do Estado

As mais antigas teorias sobre a origem do Estado vem nele o desenvolvimento e a ampliao da famlia. A sociedade em geral, o gnero humano, deriva necessariamente da famlia, fora de toda dvida e por isso se diz com razo que a famlia a clula da sociedade. No se pode, porm, aplicar o mesmo raciocnio ao Estado. Sociedade humana e sociedade poltica no so termos sinnimos. Exatamente quando o homem, pela maioridade, se emancipa da famlia, que de modo consciente e efetivo passa a intervir na sociedade poltica. Esta tem fins mais amplos do que a famlia e nos Estados modernos a autoridade poltica no tem sequer analogia com a autoridade do chefe de famlia. O Estado, alm disso, sempre a reunio de inmeras famlias. Finalmente, a teoria patriarcal puramente conjectural, no tem confirmao alguma na experincia, e do ponto de vista lgico, radica no equvoco a que aludimos: confunde-se a origem da humanidade com a origem do Estado.

2.5. Teoria da Origem contratual do Estado

O Estado, a sociedade poltica, se originou de urna conveno entre os membros da sociedade humana. Rousseau entende que o contrato deve ter sido geral, unnime e baseado na igualdade dos homens. Rousseau funda o Direito e o Estado exclusivamente na igualdade dos homem, sem admitir nenhum princpio ou norma permanente que limitasse a vontade geral. O problema para ele : "Encontrar uma forma de associao que defenda e proteja com toda a fora comum a pessoa e os bens de cada associado e pela qual cada um, unindo-se a todos, no obedea no entanto seno a si mesmo e permanea to livre como antes."

A origem contratual do Estado tem ainda menos consistncia que as anteriores. uma pura fantasia, no constitui sequer uma lenda ou mito das sociedades antigas. e o Estado fosse uma associao voluntria dos homens, cada um teria sempre o direito de sair dela, e isso seria a porta aberta dissoluo social e anarquia. Se a vontade geral, criada pelo contrato, fosse ilimitada, seria criar o despotismo do Estado, ou melhor, das maiorias, cuja opinio e deciso poderia arbitrariamente violentar os indivduos, mesmo aqueles direitos que Rousseau considera inviolveis, pois, segundo o seu pitoresco raciocnio, o que discorda da maioria se engana e ilude, e s livre quando obedece vontade geral.

2.6. Teoria da origem violenta do Estado

Jean Bodin, o velho jurista filsofo, admitia que o Estado ou nasce da conveno, ou da "violncia dos mais fortes". Quase todos os socilogos, inspirados nas idias de Darwin, vem na sociedade poltica o produto da luta pela vida, nos governantes a sobrevivncia dos mais aptos, na estrutura jurdica dos Estados a organizao da concorrncia. O darwinismo poltico seria a expresso cientfica do maquiavelismo, pois insensivelmente inclui no conceito de fora no s violncia mas tambm a astcia.

Origem dos Estados

Teoria da fora

A teoria da fora, tambm chamada da origem violenta do Estado, afirma que a organizao poltica resultou do poder de dominao dos mais fortes sobre os mais fracos. Dizia Bodin que o que d origem ao Estado a violncia dos mais fortes.

Glumplowicz e Oppenheimer desenvolveram amplos estudos a respeito das primitivas organizaes sociais, concluindo que foram elas resultantes das lutas travadas entre os indivduos, sendo o poder pblico uma instituio que surgiu com a finalidade de regulamentar a dominao dos vencedores e a submisso dos vencidos. Franz Oppenheimer, mdico, filsofo e professor de cincia poltica em Frankfurt, escreveu textualmente: "o Estado inteiramente, quanto sua origem, e quase inteiramente, quanto sua natureza durante os primeiros tempos da sua existncia, uma organizao social imposta por um grupo vencedor a um grupo

vencido, destinada a manter esse domnio internamente e a proteger-se contra ataques exteriores".

Thomas Hobbes, discpulo de Francis Bacon, foi o principal sistematizador dessa doutrina no comeo dos tempo modernos. Afirma este autor que os homens, no estado de natureza, eram inimigos uns dos outros viviam em guerra permanente bellum omnium contra onnes. E como toda guerra termina com a vitria dos mais fortes, o Estado surgiu como resultado dessa vitria, sendo uma organizao do grupo dominante para manter o poder de domnio sobre os vencidos.

Note-se que Hobbes distinguiu duas categorias de Estados: real e racional. O Estado que se forma por imposio da fora o Estado real, enquanto o Estado racional provm da razo, segundo a frmula contratualista. Essa teoria da fora, disse Jellinek, apia-se aparentemente nos fatos histricos: no processo da formao originria dos Estados quase sempre houve luta; a guerra foi, em geral, o princpio criador dos povos. Ademais, essa doutrina parece encontrar confirmao no fato incontestvel de que todo Estado representa, por sua natureza, uma organizao de fora e dominao.

Entretanto, como afirma Queiroz Lima, o conceito de fora como origem da autoridade insuficiente para dar a justificao, a base de legitimidade e a explicao jurdica dos fenmenos que constituem o Estado. Ressalta evidncia que, sem fora protetora e atuante, muitas sociedades no teriam podido organizar-se em Estado. Todos os poderes, inicialmente, foram protetores. Para refrear a tirania das inclinaes individuais e conter as pretenses opostas recorreu-se, a princpio, criao de um poder coercitivo, religioso, patriarcal ou guerreiro. E tal poder teria sido o primeiro esboo do Estado.

Segundo um entendimento mais racional, porm, a fora que d origem ao Estado no poderia ser a fora bruta, por si s, sem outra finalidade que no fosse a de dominao, mas, sim a fora que promove a unidade, estabelece o direito e realiza a justia. Neste sentido magnfica a lio de Fustel de Coulanges: as geraes modernas, em suas idias sobre a formao dos governos, so levadas a crer ora que eles so resultantes exclusivamente da fora e da violncia, ora que so uma criao da razo. um duplo erro: a origem das instituies sociais no deve ser procurada to alto nem to baixo. A fora bruta no poderia estabelec-las; as

regras da razo so impotentes para cri-las. Entre a violncia e as vs utopias, na regio mdia em que fazem as instituies que decidem sobre a maneira pela qual uma comunidade se organiza politicamente.

Passaremos, a seguir, ao estudo das teorias que justificam o Estado, as quais envolvem e englobam mesmo, necessariamente, o problema da origem.

Modo de surgimento dos estados

Formao natural do estado Formao histrica do estado - modos originrios: Brasil - modos secundrios: URSS - modos derivados: Israel Formao jurdica do estado

Origens do estado (teorias)

1a) teoria: teoria da origem familiar do estado 2a) teoria: teoria da origem contratual do estado 3a) teoria: teoria da origem violenta do estado

Origem contratual do estado ou Origem convencional do estado ou Origem pactual do estado

"O Estado origina-se num acordo entre os homens, justificando-se seu poder com base no mtuo consentimento de seus participantes."

Filsofos e suas teorias:

1o) Thomas Hobbes - Gerao do Estado

"Ante a tremenda e sangrenta anarquia do estado de natureza, os homens abdicaram em proveito de um homem ou de uma assemblia os seus direitos ilimitados, submetendo-se onipotncia da tirania que eles prprios criaram."

2') John Locke - Sociedade Poltica

"Baseado no consentimento de todos a aceitar o principio majoritrio, dando nascimento Sociedade Poltica." 3') Jean Jacques Rousseau - Pacto Social

"Contrato ou Pacto Social deve ter sido - geral, unnime e baseado na igualdade dos homens, cuja funo seria defender com toda a fora comum a pessoa e seus bens, mas que permanea obedecendo seno a si mesma, continuando to livre como antes."

Concluso: Teoria Contratual Teoria sem consistncia devido ao estado de natureza ser uma hiptese falsa, devido a que se o Estado fosse uma associao voluntria, cada um teria direito de sair dela Dissoluo social e anarquia.

As teorias da violncia

As teorias que consideram o Estado nascido da violncia e da fora so quase contemporneas das teorias contratuais.

Bodin, velho jurista filsofo, admitia que o Estado ou nasce da conveno ou da " VIOLNCIA DOS MAIS FORTES."

Quase todos os socilogos, inspirados nas idias de Darwin, vem na sociedade

poltica o produto da luta pela vida nos governantes a sobrevivncia dos mais aptos, e no Darwinismo poltico, a expresso cientfica do maquiavelismo, inclui insensivelmente no conceito de fora no s violncia como tambm a astcia.

Os sociolgos

GUMPLOWICZ, OPPENHEIMEII, LESTER WARD e CORNEJO, estes socilogos vem na sociedade poltica o produto da luta pela vida, e nos governantes a sobrevivncia dos mais aptos e na estrutura jurdica dos Estados a organizao da concorrncia.

Os elementos constitutivos do Estado

Definies de acordo com a concepo do autor ou enfoque que deseje dar (fenmeno de fora; ordem sociolgica; finalista, jurdico, orgnica ou organicista)

"O Estado a nao politicamente organizada"

"O Estado o conjunto de servios pblicos coordenados e hierarquizados"

Populao: povos + estrangeiros residentes em carter permanentes

Povo = conjunto de indivduos ligados ao um Estado pelo vnculo poltico-jurdico da nacionalidade

Caractersticas do povo: permanncia e continuidade

Quais as caractersticas para que se reconhea que um Grupo Humano pode ser considerado uma nao?

concepo objetiva - funda a comunidade nacional em elementos de fato, determinados pela etnologia - raa, lngua, religio, cultura, etc

concepo subjetiva - produto de uma conscincia comum a todos os membros que compem um grupo determinado.

Renan: uma nao uma alma, um princpio espiritual.

Bergson: " nao uma misso"

Que valor convm atribuir ao Princpio das Nacionalidades?

negativo (Direito independncia)

positivo (Direito Secesso direito a separar-se do Estado a que pertence ou incorporar- se a outro Estado autnomo)

Territrio

Sentido da palavra x Conceito jurdico

O Estado moderno uma corporao de base territorial ( Hauriou)

Caracterstica do Territrio no Estado Moderno:

estabilidade

delimitao

Natureza jurdica do Territrio

1) Teoria do Elemento Constitutivo do Estado (Geopoltica)

2) Teoria do Territrio-Objeto: objeto do poder estatal

Direito real de propriedade- dominium Estado Patrimonial (Rui Barbosa)

Direito real de soberania - imperium

3) Teoria do Territrio Limite:

o limite material da ao efetiva dos governos(Duguit)

o marco dentro do qual se exerce o poder estatal (Carr de Malberg)

4) Teoria da competncia - o territrio uma poro da superfcie terrestre onde se aplica, com efetividade de execuo, um determinado sistema de normas jurdicas. O territrio a esfera de competncia espacial do Estado, o marco dentro do qual tem validez a ordem estatal.

5) Teoria do Espao Vital - Terceiro Reich - 1933-1945

Tratado Germano-italiano 22/5/39

Competncia territorial - a que o Estado dispe, relativamente s pessoas que habitam em seu territrio, as coisas que nele se encontram e a fatos que no mesmo ocorrem.

Caractersticas:

plenitude do seu contedo

exclusividade do seu exerccio

Composio do territrio:

Domnio terrestre

solo (ilhas ocenicas, fluviais ou lacustres)

subsolo - forma de delimitao

Domnio Fluvial

- rios nacionais

- rios internacionais

- rios sucessivos (cortam mais de um Estado)

- rios contguos (separam Estados)

- linha mediana

- talvegue (thalweg - "caminho no vale")

Domnio Martimo (Conveno de Montego Bay -1982)

guas interiores - Portos e baias

Mar territorial

Zona Contgua

Plataforma continental

Mares internos e lagos

Estreitos e canais

Domnio Areo ( espao areo)

Territrio ficto: Embaixadas

Navios e Aeronaves

pblicas - Civis ou militares

privadas - Comerciais ou particulares

Situaes especiais:

Alto Mar

A Zona Econmica Exclusiva

3.3. Governo

Este o terceiro e ltimo elemento constitutivo do Estado. o governo que "d forma ao Estado" (Legon). o conjunto de poderes pblicos que tem a seu cargo a direo poltica de um Estado, ou seja, uma definio de governo seria: o conjunto das funes necessrias manuteno da ordem jurdica e da administrao pblica.

No entanto, alguns autores como o Professor Sampaio Dria inclui "soberania"' como sendo o terceiro elemento estatal, o que na viso de outros autores um pouco ilgico essa incluso, pois, soberania justamente a fora geradora e justificadora do elemento governo; o requisito essencial independncia, tanto na ordem interna como na ordem externa. E se o governo no independente e soberano, como a Irlanda e o Pas de Gales, o que teremos um semi-Estado.

E com isso, nos esclarece que na noo de Estado perfeito est implcita a idia de soberania; e que faltando uma caracterstica de qualquer um dos trs elementos o que sempre teremos ser um semi-Estado.

No poderamos deixar de citar o grande filsofo Aristteles que classificou o governo de duas maneiras. A primeira divide o governo em formas puras e

impuras, conforme a autoridade exercida tendo em vista o bem geral ou somente os interesses dos governantes. Moral ou poltica a base desta classificao.

J a segunda classificao sob um critrio numrico, conforme o governo esteja nas mos de um s homem, de vrios homens ou de todo povo.

Combinando o critrio moral com o numrico, obtm-se a seguinte classificao:

Formas Puras: Formas Impuras:

- Monarquia - Tirania

- Aristocracia - Oligarquia

- Democracia - Demagogia

No discurso La Politique, livro III, cap. V, Aristteles faz uma sntese de toda a sua concepo em relao as formas de governo:

Pois que as palavras constituio e governo significam a mesma coisa, pois o governo a autoridade suprema nos Estados, e que necessariamente essa autoridade suprema nos Estados, deve estar nas mos de um s, de vrios ou da multido, segue-se que quando um s, vrios ou a multido usam da autoridade tendo em vista o interesse geral, a constituio pura e s; e que, se o governo tem em vista o interesse particular de um s, de vrios ou da multido, a constituio impura e corrompida.

Governo o prprio Estado em funcionamento, o conjunto dos indivduos que tem a elevada funo de dirigir as coisas pblicas. Pinto Ferreira.

Soberania

1. Introduo

A exata compreenso do conceito de soberania necessrio para o entendimento

do fenmeno estatal, visto que no h Estado perfeito sem soberania. Da a simples definio de Estado como a organizao da soberania.

A soberania se compreende no exato conceito de Estado. Estado no soberano ou semi-soberano no Estado. A soberania uma autoridade superior que no pode ser limitada por nenhum outro poder.

No so soberanos os Estados membros de uma federao. O prprio qualificativo de membro afasta a idia de soberania. O poder supremo investido no rgo federal. Foi convencionado na Constituinte de Filadlfia, onde se instituiu o regime federalista, que as unidades estatais integrantes da Unio se denominariam Estados-Membros, com autonomia de direito pblico interno, sendo privativo da Unio o poder de soberania interna e internacional. Alis, mais apropriada a denominao de Provncia, para as unidades federadas.

A soberania una, integral e universal. No pode sofrer restries de qualquer tipo, salvo, naturalmente, as que decorrem dos imperativos de convivncia pacfica das naes soberanas no plano do Direito Internacional.

Soberania relativa ou condicionada por um poder normativo dominante no soberania. Deve ser posta em termos de autonomia.

Denominava-se o poder de soberania, entre os romanos, suprema potestas. Era o poder supremo do Estado na ordem poltica e administrativa. Posteriormente, passaram a denomin-lo poder de imperium, com amplitude internacional.

Etimologicamente, o termo soberania provm de superanus, supremias, ou super omnia, configurando-se definitivamente atravs da formao francesa souverainet, que expressava, no conceito de Bodin, "o poder absoluto e perptuo de uma Repblica".

Historicamente, bastante varivel a formulao do conceito de soberania, no tempo e no espao. No Estado grego antigo, como se nota na obra de Aristteles, falava-se em autarquia, significando um poder moral e econmico, de autosuficincia do Estado. J entre os romanos, o poder de imperium era um poder poltico transcendente que se refletia na majestade imperial incontrastvel. Nas

monarquias medievais era o poder de suserania de fundamento carismtico e intocvel. No absolutismo monrquico, que teve o seu clmax em Luiz XIV, a soberania passou a ser o poder pessoal exclusivo dos monarcas, sob a crena generalizada da origem divina do poder de Estado. Finalmente, no Estado Moderno, a partir da Revoluo Francesa, firmou-se o conceito de poder poltico e jurdico, emanado da vontade geral da nao.

"A soberania uma espcie de fenmeno genrico do poder. Uma forma histrica do poder que apresenta configuraes especialssimas que se no encontram seno em esboos nos corpos polticos antigos e medievos." (Miguel Reale)

"A soberania a capacidade de impor a vontade prpria, em ltima instncia, para a realizao do direito justo." (Pinto Ferreira)

"Por soberania nacional entendemos a autoridade superior, que sintetiza, politicamente, e segundo os preceitos de direito, a energia coativa do agregado nacional." (Clvis Bevilqua)

2. Fonte do poder soberano

Para as teorias carismticas do direito divino (sobrenatural ou providencial) dos reis, o poder vem de Deus e se concentra na pessoa sagrada do soberano. Para as correntes de fundo democrtico, a soberania provm da vontade do povo (teoria da soberania popular) ou da nao propriamente dita (teoria da soberania nacional).

Para as escolas alems e vienense, a soberania provm do Estado, como entidade jurdica dotada de vontade prpria (teoria da soberania estatal). Desdobram-se estes troncos doutrinrios em vrias ramificaes, formando uma variedade imensa de escolas e doutrinas.

3. As principais correntes

3. 1. Teoria da soberania absoluta do rei

Comeou a ser sistematizada na Frana, no sculo XVI, tendo como um dos seus mais destacados tericos Jean Bodin, que sustentava: a soberania do rei

originria, ilimitada, absoluta, perptua e irresponsvel em face de qualquer outro poder temporal ou espiritual.Esta teoria de fundamento histrico e lana suas razes nas monarquias antigas fundadas pelo direito divino dos reis. Eram os monarcas acreditados como representantes de Deus na ordem temporal, e na sua pessoa se concentravam todos os poderes. O poder de soberania era o poder do rei e no admitia limitaes.

Firmou-se esta doutrina da soberania absoluta do rei nas monarquias medievais, consolidando-se nas monarquias absolutistas e alcanando a sua culminncia na doutrina de Maquiavel. Os monarcas da Frana, apoiados na doutrinao de Richelieu, Fnelon, Bossuet e outros, levaram o absolutismo s suas ltimas conseqncias, identificando na pessoa sagrada do rei o prprio Estado, a soberania e a lei.

3.2. Teoria da soberania popular

Teve como precursores Altuzio, Marsilio de Padua, Francisco de Vitoria, Soto, Molina, Mariana, Suarez e outros telogos e canonistas da chamada Escola Espanhola. Reformulando a doutrina do direito divino sobrenatural, criaram eles o que denominaram teoria do direito divino providencial: o poder pblico vem de Deus, sua causa eficiente, que infunde a incluso social do homem e a conseqente necessidade de governo na ordem temporal. Mas os reis no recebem o poder por ato de manifestao sobrenatural da vontade de Deus, seno por uma determinao providencial da onipotncia divina. O poder civil corresponde com a vontade de Deus, mas promana da vontade popular - omnis potestas a Deo per populum libere consentientem. Sustentou Suarez a limitao da autoridade e o direito de resistncia do povo, fundamentos do ideal democrtico. E Molina, embora reconhecendo o poder real como soberania constituda, ressaltou a existncia de um poder maior, exercido pelo povo, que denominou soberania constituinte.

3.3. Teoria da soberania nacional

Ganhou corpo com as idias poltico-filosficas que fomentaram o liberalismo e inspiraram a Revoluo Francesa: ao smbolo da Coroa opuseram os revolucionrios liberais o smbolo da Nao. Como frisou Renard, a Coroa no pertence ao Rei; o Rei que pertence Coroa. Este um princpio, uma tradio, de que o Rei

depositrio, no proprietrio.A este entendimento, alis, se deveu a convivncia entre a Coroa e o Parlamento, em alguns Estados liberais.

Pertence a Teoria da Soberania Nacional Escola Clssica Francesa, da qual foi Rousseau o mais destacado expoente. Sustentaram que a nao a fonte nica do poder de soberania. O rgo governamental s o exerce legitimamente mediante o consentimento nacional.

Esta teoria radicalmente nacionalista: a soberania originria da nao, no sentido estrito de populao nacional (ou povo nacional), no do povo em sentido amplo. Exercem os direitos de soberania apenas os nacionais ou nacionalizados, no gozo dos direitos de cidadania, na forma da lei. No h que confundir a "teoria da soberania popular", que amplia o exerccio do poder soberano aos aliengenas residentes no pas.

A soberania, no conceito da Escola Clssica, UNA, INDIVISVEL, INALIENVEL e IMPRESCRITVEL.

UNA porque no pode existir mais de uma autoridade soberana em um mesmo territrio.

INDIVISVEL, seguindo a mesma linha de raciocnio que justifica a sua unidade.

INALIENVEL, por sua prpria natureza. A vontade personalssima: no se aliena, no se transfere a outrem.

IMPRESCRITVEL, no sentido de que no pode sofrer limitao no tempo. Uma nao, ao se organizar em Estado soberano, o faz em carter definitivo e eterno. No se concede soberania temporria, ou seja, por tempo determinado.

3.4. Teoria da soberania do Estado

Pertence s escolas alem e austraca, as quais divergem fundamentalmente da Escola Clssica Francesa.

Seu expoente mximo, Jellinek, parte do princpio de que a soberania a

capacidade de autodeterminao do Estado por direito prprio e exclusivo. A soberania uma qualidade do poder do Estado, ou seja, uma qualidade do Estado perfeito.

Dentro dessa linha de pensamento se desenvolveram as inmeras teorias estadsticas, que serviram de fomento doutrinrio aos Estados totalitrios do aps Guerra.

3.5. Escolas Alem e Austraca

Para estas Escolas, lideradas, respectivamente, por Jellinek e Kelsen, que sustentam a estatalidade integral do Direito, a soberania de natureza estritamente jurdica, um direito do Estado e de carter absoluto, isto , sem limitao de qualquer espcie, nem mesmo do direito natural cuja existncia negada.

S existe o direito estatal, elaborado e promulgado pelo Estado, j que a vida do direito est na fora coativa que lhe empresta o Estado, e no h que falar em direito sem sano estatal. Negam a existncia do direito natural e de toda e qualquer normatividade jurdica destituda da fora de coao que s o poder pblico pode dar.

Portanto, se a soberania um poder de direito e todo direito provm do Estado, o tecnicismo jurdico alemo e o normativismo kelseniano levam concluso lgica de que o poder de soberania ilimitado e absoluto. Logo, toda forma de coao estatal legtima, porque tende a realizar o direito como expresso da vontade soberana do Estado.

Em face do princpio de estatalidade do direito, princpio Pan-Estadstico, no se concede limitao alguma ao poder do Estado. certo que Jellinek chegou a esboar a doutrina da auto-limitao do poder estatal, porm, sem nenhuma significao prtica. Com efeito, se todo direito emana do Estado e este se coloca acima do direito, ressalta a evidncia de que a limitao do poder estatal por regras que dele prprio derivam no passa de mera fico.

O Estado no pode criar arbitrariamente o direito; ele cria a lei, o direito escrito,

que apenas uma categoria do direito no seu sentido amplo. Como acentua Pontes de Miranda, o Estado apenas um meio perfectvel, no exclusivo, de revelao das normas jurdicas. A lei que dele emana h de corporificar o direito justo como condio de legitimidade.

As teorias da soberania absoluta do Estado, malgrado o seu carter absolutista e totalitrio, tiveram ampla repercusso no pensamento poltico universal, inclusive na prpria Frana. Justificaram os Estados nazistas, fascistas e todos os totalitarismos, que conflagraram o mundo por duas vezes, mas foram contidos pela fora superior do humanismo liberal.

3.6. Teoria negativista da soberania

da mesma natureza absolutista, e foi formulada por Leon Duguit que desenvolveu o pensamento de Ludwig Gumplowics.

A soberania uma idia abstrata. No existe concretamente. O que existe apenas a crena na soberania. Estado, nao, direito e governo so uma s e nica realidade. No h direito natural nem qualquer outra fonte de normatividade jurdica que no seja o prprio Estado. E este conceitua-se como organizao da fora a servio do direito. Ao conceito metafsico de soberania. Para Duguit a soberania resume-se em mera noo de servio pblico.

O conceito de soberania lana razes na filosofia aristotlico-tomista: soberania, em ltima anlise, a lei, e esta encontra sua legitimidade no direito natural, que preside e limita o direito estatal. Vale lembrar as palavras com que os constituintes argentinos de 1853 encerraram seus trabalhos: os homens se dignificam perante a lei, porque assim se livram de ajoelhar-se perante tiranos.

3.7. Teoria realista ou institucionalista

Essa teoria vem se destacando bastante em faces das novas realidades mundiais.

A soberania originria da Nao, mas s adquire expresso concreta e objetiva quando se institucionaliza no rgo estatal, recebendo atravs deste o seu ordenamento jurdico-formal dinmico.

A soberania originariamente da Nao (quanto fonte do poder), mas, juridicamente, do Estado (quanto ao seu exerccio).

Se certo que Nao e Estado so realidades distintas, uma sociolgica e outra jurdica, certo tambm que ambas compem uma s personalidade no campo do Direito Pblico Internacional. E neste campo no se projeta a soberania como vontade do povo, seno como vontade do Estado, que a Nao politicamente organizada, segundo a Escola Clssica Francesa. O Prof. Machado Pauprio tira a concluso de que "soberania no propriamente um poder, mas, sim, a qualidade desse poder; a qualidade de supremacia que, em determinada esfera, cabe a qualquer poder".

Fora da teoria anarquista, o Estado sempre a racionalizao do poder supremo na ordem temporal, armado de fora coativa irredutvel, autoridade, unidade e rapidez de ao, para fazer face, de imediato, aos impactos e arremetidas das foras dissolventes que tentem subverter a paz e a segurana da vida social.Embora seja poder essencialmente nacional, quanto sua origem, sua expresso concreta e funcional resulta da sua institucionalizao no rgo estatal.

Passando o momento gentico da sua manifestao na organizao da ordem constitucional, concretiza-se a soberania no Estado, que passa a exerc-la em nome e no interesse da NAO. Isso conduz conceituao da soberania como poder relatvo, sujeito a limitaes.

4.1. Limitaes da soberania

A soberania limitada pelos princpios de direito natural, pelo direito grupal, isto , pelos direitos dos grupos particulares que compem o Estado (grupos biolgicos, pedaggicos, polticos, espirituais, etc), bem como pelos imperativos da coexistncia pacfica dos povos na rbita internacional.

O Estado, proclamou Jefferson, existe para servir ao povo e no o povo para servir ao Estado. O Governo h de ser um governo de leis, no a expresso da soberania nacional, simplesmente. As leis definem e limitam o poder. A autoridade do direito maior do que a autoridade do Estado (Krabbe).

Limitam a soberania os princpios do Direito Natural, porque o Estado apenas instrumento de coordenaro do direito, e porque o direito positivo, que do Estado emana, s encontra legitimidade quando se conforma as leis eternas e imutveis da natureza.

Limita a soberania o Direito Grupal, porque sendo o fim do Estado a segurana do bem comum, compete-lhe coordenar a atividade e respeitar a natureza de cada um dos grupos menores que integram a sociedade civil. A famlia, a escola, a corporao econmica ou sindicato profissional, o municpio ou a comuna e a igreja so grupos intermedirios entre o indivduo e o Estado, alguns anteriores ao Estado, como a famlia, todos eles com sua finalidade prpria e um direito natural existncia e aos meios necessrios para a realizao dos seus fins.

O poder da soberania exercido pelo Estado encontra fronteiras no s nos direitos da pessoa humana como tambm nos direitos dos grupos e associaes, tanto no domnio interno quanto no internacional.

Notadamente no plano internacional, a soberania limitada pelos imperativos da coexistncia de Estados soberanos.

Teoria Geral do Estado

posted by Flvio Brilhante at 2:43 PM

1 Comments:
Anonymous said...
Muito bom o resumo. Valeu. 3:06 PM Post a Comment << Home

Contributors
Flavio Pitu

ltimas publicaes...
Painel (O ensino jurdico) Resumo (Introduo ao estudo do direito resumo 1... Tema da vez (Solidariedade internacional e Dvida ... Dicionrio

Acesse tambm os blogsEu + Eu,CDF'seDirio


Hiper Contador Visitante 42088

Deixe de ser preguioso e assine no meu livro de visitas!

Vous aimerez peut-être aussi