Vous êtes sur la page 1sur 15

A INCIDNCIA DA TRIBUTAO NOS POSTOS DE COMBUSTVEIS

RICARDO VIEIRA CAMPOS Ps-graduando em Direito e Processo tributrio pela PUC-GO ricardocampos.jur@hotmail.com Orientadora: Ms. Neire Divina Mendona

RESUMO Quando tratamos da tributao do setor de combustveis realmente alta, no se trata de gritaria de dono de posto ou distribuidora, mas sim o valor que se chega ao consumidor, o qual muito alto. No preo do litro de gasolina, 57% (cinqenta e sete por cento) so tributos e o restante o que sobra para remunera toda a cadeia, desde a extrao da matria prima (petrleo) at a o posto de combustveis.

INTRODUO Antes de adentrarmos no tema a ser discutido neste artigo, necessrio se faz fazer uma pequena introduo sobre o setor do petrleo, o poder de tributar e em seguida trataremos da tributao nas atividades petrolferas notadamente sobre os postos de combustvel e trazendo ao conhecimento das normas que a resoluo do 273/2000 do CONAMA impe para os postos revendedores de combustveis. Busca-se no solucionar questes, que por suas complexidades exigiriam uma anlise mais aprofundada, mas sim um estudo sobre a grande incidncia dos tributos nos combustveis. Em primeira instncia a ser comentado sobre o setor do petrleo, o qual engloba a parte econmica e a operacional. Em primeiro trata-se de grandes investimentos envolvidos na atividade, um ramo que atrai a ateno de grandes empresas petrolferas, pois os lucros so bastante sugestivos, onde o valor de uma companhia e medido, principalmente, pelas reservas que possui; em segundo vem a parte operacional, que abrange o marketing daquelas matrias primas e seus derivados, comercializao, o refino e por fim seu transporte incluindo dentro do mesmo os dutos, oleodutos e gasodutos, os terminais aquavirios e os de transporte ferrovirios e rodovirios. Hoje a infraestrutura do setor no pas inclui, dentre outros, quatorze refinarias de petrleo; dezesseis quilmetros de oleodutos e gasodutos; trs centrais de matrias-primas

petroqumicas (Copene, PQU, Copesul), quarenta e oito terminais aquavirios; vinte e seis terminais terrestres; duzentos e duas distribuidoras de combustveis lquidos; cerca de vinte e nove mil postos de combustveis. O poder de tributar e do Estado, pois o qual que estabelece o equilbrio no pas, diminuindo a pobreza, melhorar a sade, uma boa educao. Esse poder de tributar do Estado irrenuncivel, porem no absoluto, essa afirmao possui seu fundamento na prpria Constituio Federal, aonde vem definindo o modus operandi do poder de tributar do Estado com fiscalizao do poder judicirio, com a finalidade de manter a harmonia bem como a legalidade desse poder. O Estado dever obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Assim para que o Estado cumpra esses deveres com os cidados gera um custo, uma vez que h a necessidade de gerar atividades financeiras, sendo inerente a necessidade de recursos para gerar essas atividades. Podemos citar como exemplo desta atividade so os hospitais. Est disposto nos direitos fundamentais do cidado que dever do Estado prestar o servio de sade, mas para que isso acontece necessria a construo de hospitais, contratao de funcionrios etc. O equilbrio necessrio para atender a grande parte da necessidade do povo e no desestimular o mercado financeiro. Com esse ponto de vista, citamos o ilustre jurista Hugo de Brito Machado1 que assim afirma:
importante, porm, que a carga tributria no se torne pesada ao ponto de desestimular a iniciativa privada. No Brasil, infelizmente isso no acontece. Nossos tributos, alm de serem muitos, so calculados sobre alquota elevadas.

Em se tratando do mesmo tema, citamos o professor Roque Antnio Carraza, que nos trs da seguinte forma: De fato, entre ns, a fora tributante estatal no atua livremente, mas dentro dos limites do direito positivo2. Como veremos adiante, onde cada uma das pessoas polticas no possui o poder tributrio e sim a competncia tributaria, ou melhor traduzindo, manifestao da autonomia da pessoa poltica e, assim, sujeita ao ordenamento jurdico constitucional, o que bem pacfico, so de grau superior s de nvel legal, que prevem as concretas obrigaes tributrias.
1

MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributrio. 30 ed. So Paulo: Editora Malheiros, 2008 p. 26.

CARRAZZA, Roque Antonio. Curso de Direito Constitucional Tributrio. 19 ed. So Paulo: Malheiros, 2002, p.36.

A definio de Hugo de Brito Machado sobre o poder de tributar : O poder de tributar nada mais que um aspecto da soberania estatal, ou uma parcela dela3.

1 - COMBUSTVEL E A INCIDNCIA DE TRIBUTOS Vimos que o Estado atravs dos impostos arrecada valores para que possa investir em vrios setores da sociedade conforme previso na Constituio Federal. Podemos notar que os setores mais penalizados com essa carga tributria referemse aos postos revendedores de combustveis. Seramos ignorantes se no notssemos que os combustveis, em especial a gasolina, um poluente com precedentes muito malficos para o meio ambiente, ms que o mesmo no o bastante para fundamentar a alta carga tributria. Nos dias atuais, afirmamos que o combustvel uns dos mais importantes para todos os setores da economia e tambm para toda a sociedade. Hoje no mais nos imaginamos sem nosso carro, ou mesmo sem os meios de transportes, onde ainda a grande maioria movida pelos combustveis, pois a maior parte do transporte de mercadorias sejam eles, alimentcios, cosmticos, eletrnico e outros, so realizados por transportadoras terrestres, ou seja, rodovirias, o mesmo depende de combustvel. No acaba s no transporte, pois um dos setores da economia que empregam uma quantidade bem significativa de pessoas, trazendo assim um grande benefcio para a sociedade, no que diz respeito nos empregos diretos e indiretos que so criados. Hoje de uma forma superficial um posto de combustvel, que venda em mdia 100 (cem) a 150 (cento e cinqenta) mil litros de combustvel ms, emprega no mnimo 6 a 8 empregados de forma direta, sendo que de forma indireta de 10 (dez) a 15 (quinze) pessoas, jogando este percentual em uma capital como Goinia, So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e outras, daria uma grande quantidades de homens e mulheres empregadas podendo pensar em ter uma vida mas digna. Depois dessa pequena introduo devemos enfrentar o tema desse artigo, onde interfere no preo dos combustveis para o consumidor final. A carga tributria incidente sobre os combustveis ultrapassa os 50% (cinqenta por cento) de sua composio.

MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributrio. 30 ed. So Paulo: Editora Malheiros, 2008 p. 26.

O Brasil um pas que monopolizou a extrao e distribuio dos combustveis, sendo a nica responsvel a Petrobrs, sendo uma estatal, tendo um percentual nos lucro sendo atrelado aos cofres do governo. E no somente isto, alm de toda a arrecadao com a empresa, o governo ainda tem a arrecadao com os impostos, que so cobrados depois que a Petrobrs j teve seu lucro atrelado ao preo da gasolina. Em razo dessa maneira de monoplio exercido, e os impostos incidentes sobre a produo at a chegada do combustvel at o Posto Revendedor a gasolina acrescida em seu preo em mais de 50% do valor de produo, em virtude dos impostos incidentes. Mas tal problema com o excesso de impostos no um problema recente, sendo que os proprietrios de postos de combustveis e seus respectivos sindicatos vem h anos e anos tentando junto ao governo uma reduo na carga tributria ou mesmo incentivos fiscais, que at hoje no encontraram esse incentivo. De uma forma mais especificada, o valor pelo qual as refinarias vendem os combustveis s distribuidoras. As distribuidoras e postos podem vender o preo que bem entenderem, a partir da aquisio nas refinarias. O preo de faturamento o resultado da soma, ao preo de realizao, da carga tributria incidente sobre os combustveis ICMS, PIS, PASEP, CONFINS, em seguida corresponde ao montante acrescido pela distribuidora e pelo o posto, para chegar ao preo final, para o consumidor (preo da bomba), em fim quem paga essa incidncia e simplesmente o consumidor final. Em virtude deste tipo de monoplio exercido, e os impostos incidentes sobre a produo at a chegada do combustvel at o Posto Revendedor o combustvel acrescida em seu preo em mais de 50% (cinqenta por cento) do valor de produo, em virtude dos impostos incidentes. Mas esse problema com o excesso na incidncia de impostos no um problema recente, sendo que donos de postos e seus respectivos sindicatos vem a anos e anos tentando junto ao governo uma reduo na carga tributria ou mesmo incentivos fiscais, que at hoje no encontraram esse incentivo. Em 2000 (dois mil), numa reportagem vinculada na revista Postos de Observao que tem como responsvel o rgo Oficial da Fecombustveis, o ento presidente o Sr. Luis Gil Siuffo4, assim descreveu sobre os impostos:

Revista mensal Posto de Observao- revista mensal de n 231, ano 2000 p05.

S a Estatal Petrobrs produz gasolina, produto que vende com preos fixados pelo Governo Federal. De julho de 1994, quando comeou o plano real, at julho de 2000, este preo foi reajustado em 241,58%. O governo, que define o reajuste, tenta passar a idia de que no tem nada a ver com isso, como se todos ns revendedores e consumidores fssemos desprovidos do mnimo de senso e inteligncia.

A crtica no parou somente neste ponto, j em 2000, o mesmo presidente apresentava a composio do preo da gasolina, mostrando em valores reais, o quanto de impostos os consumidores so obrigados a pagar, que vem de forma embutida na tentativa de mascarar a pesada carga tributria que incidente. Ainda na mesma reportagem o Sr. Luiz Gil Siuffo5 continuou afirmando:
No municpio do Rio de Janeiro, onde exero minhas atividades empresariais, de cada litro de gasolina vendida, R$ 1, 4961 fica no bolso da Petrobras, do Governo e dos governos estaduais.

Neste ponto bom salientar que a margem de lucro bruto sobre o combustvel, ou seja, o que agregado pelo posto revendedor ao preo final do combustvel no chega aos 10% (dez por cento). Passados mais de nove anos, a situao continua idntica quanto a alta carga tributria, sendo ainda pior para os postos revendedores que a cada dia passam a ter mais fiscalizao e obrigaes e menos incentivos do governo na rea tributria, levando concluso os proprietrios de postos de combustveis, que no mais compensativo dar continuidade ao mercado. Nos dias atuais, a composio de impostos incidentes sobre os combustveis chega margem de 54% (cinqenta e quatro por cento) sobre os produtos, sendo um valor extremamente oneroso para a sociedade de uma forma direta e indireta, a primeira a locomoo com prprios veculos, em segundo o aumento dos produtos nos supermercados, lojas, e outros, isto porque os fretes aumentam de acordo com o preo dos combustveis, podemos dizer que vivemos em uma cadeira tributaria, dados estes que no so divulgados pelo governo, que tenta de todas as formas maquiar a carga tributria sobre o combustvel. Indignado com essa tributao no dia 25/05/2009, na cidade de So Paulo, foi realizado um movimento chamado de Dia da Liberdade de Impostos promovido pelo

Idem. Ibidem, p06.

Instituto Mises Brasil, contou com a participao de alguns postos revendedores de combustvel, onde o preo oferecido na bomba era o de sua composio sem os impostos6. O mais surpreendente foi diferena do preo praticado com os impostos e o preo sem eles. Os dados retirados da reportagem do site do Sincopetro, apresenta os seguintes dados :
Para aderir ao movimento, promovido pelo instituto Mises Brasil, o Centro Automotivo Portal das Perdizes, na avenida Sumar, Zona Oeste da capital, ofereceu gasolina populao livre da incidncia de qualquer imposto. Assim, o litro que vendido no posto a R$ 2,3999 passou a R$ 1,4624 no perodo estabelecido para marcar o movimento.
7

Assim, nos traz a comprovao nos dias atuais, que a carga tributria incidente sobre os combustveis excessivamente onerosa, o que dificulta e muito a vida dos consumidores. Mas esses dias da Liberdade de Impostos realizado em So Paulo isoladamente no produzem impacto, que se tm quando todo mundo est fazendo ao mesmo tempo, para mobilizar todo povo brasileiro, em uma reportagem realizada em julho de 2010 com o Gilberto Luiz de Amaral,8 advogado tributarista e coordenador de estudos do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributrio (IBPT) para a revista, Combustvel & Convenincia, trata da seguinte forma essa mobilizao: Mas e necessrio que se tenha uma grande parte do pas falando a mesma coisa. Mas um dado que torna a situao mais dificultosa que no h nada dos governos no sentido de minimizar a carga tributria, incidentes sobre os combustveis, nem mesmo incentivos fiscais aos proprietrios de postos de combustveis, ms esse no pronunciamento do governo se da pelo velho ditado popular, no time que esta ganhando no se mexe, o que traz desdobramentos ruins para a sociedade e para os consumidores em geral. Ainda neste sentido, em reportagem postada no site do Sincopetro, extrada da Folha de So Paulo9, escrita por Daniel Bergamasco, trouxe como ttulo da reportagem Impostos pe gasolina brasileira entre as mais caras.

6 7 8 9

Idem. Ibidem

http://www.sincopetro.org.br/conteudo.asp?xcont=3160. Acesso em 28/08/2010


Idem. Ibidem Idem. Ibidem

Na referida reportagem foi apresentado por Daniel, dado que todos os dias so constatados pelos consumidores e donos de postos de gasolina, ms que ficam de mos atadas com a voracidade dos governos em arrecadar impostos: O preo da gasolina no Brasil mais caro do que em muitos outros pases por causa da carga tributria, explicam os especialistas:
Como os impostos representam cerca de 50% do preo na bomba, se tirssemos os tributos, a gasolina aqui estaria abaixo do verificado em muitos outros lugares", afirma Rafael Schechtman, diretor do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura. Hoje, o preo mdio do litro da gasolina comercializada no Brasil de R$ 2,50, segundo levantamento da Agncia Nacional do Petrleo (o preo de referncia da pesquisa da Airinc So Paulo). Desse total, s ICMS, Cide, PIS e Cofins respondem por R$ 1,14.10

Ainda sobre a reportagem, foi constatado que o governo usa o preo da gasolina como meio poltico para controlar a inflao do Pas, sem, contudo, se preocupar com os donos de Postos revendedores, muito menos com os consumidores que so os prejudicados diretos dos mandos e desmandos dos governos. Em reportagem11 recente do ms de maro de 2009, postada no site do Sincopetro, tendo como fonte o Jornal A Cidade de Bauru, novamente constatou que as altas cargas tributrias de todos os governos sobre a gasolina a torna uma das mais caras do mundo. O Brasil ocupa o 11 lugar dos 35 pases que comercializam combustvel, o que beira o absurdo, para um Pas que tem enormes desigualdades e uma populao com baixo poder aquisitivo. A reportagem constatou que 57% (cinqenta e sete por cento) do preo da gasolina que o consumidor paga so em impostos. A reportagem trouxe o seguinte: No novidade que a gasolina vendida no Brasil est entre as mais caras do mundo - pesquisa de uma consultoria americana mostra que a gasolina brasileira a 11. mais cara entre 35 pases pesquisados em quatro continentes. O que poucos sabem que o alto valor est diretamente ligado aos tributos embutidos no preo final do produto. Do valor pago pelos motoristas nas bombas, 57,13% so impostos, segundo o Sindicato do Comrcio Varejista de Derivados de Petrleo do Estado de So Paulo (Sincopetro).12 A reportagem ainda trouxe outros dados alarmantes, ou seja, o valor em real que realmente pago pelo consumidor de impostos, chegando ao quantum de R$ 1,39 (um real
10 11

Idem. Ibidem Idem. Ibidem 12 Idem. Ibidem

e trinta e nove centavos) de impostos, com a gasolina tendo o preo mdio de R$ 2,44 (dois reais e quarenta e quatro centavos), preos este praticado na cidade de Bauru, Estado de So Paulo. Como forma de ilustrar as afirmaes descrevemos uma parte da reportagem13:

Considerando o preo mdio do litro da gasolina em Bauru apurado pela Agncia Nacional de Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis (ANP) entre os dias 8 e 14 deste ms, que foi de R$ 2,44, o consumidor paga R$ 1,39 de impostos (federais e estaduais) por cada litro do combustvel. Se no fossem os tributos, na hora de abastecer o motorista desembolsaria apenas R$1,05 pelo litro.

Desta forma, fato afirmarmos que a carga tributria sobre os combustveis excessivamente onerosa, o que necessitaria de uma mudana tributria drstica, para benefcio tanto do consumidor, quanto do posto revendedor que com certeza poderia praticar preos mais competitivos para o mercado. Segundo o advogado Gilberto Luiz do Amaral14, o caminho fazer uma cruzada contra os impostos pela reduo das alquotas, mostrando ao consumidor que ele o maior prejudicado pela alta carga, que j vem embutida no preo do combustvel. Mas o excesso de carga tributria no ocasiona apenas o aumento do preo do combustvel, mas tambm a falta de incentivos fiscais para os Postos Revendedores e as normas que incidem sobre os postos com penalidade elevadas, que possuem uma gama de responsabilidades e obrigaes.

2 - RESOLUES 273/2000 DO CONAMA Primeiramente devemos entender que de acordo com a resoluo 237/97, art. 1 do CONAMA uma licena ambiental um ato administrativo pelo qual o rgo ambiental competente, estabelece as condies, restries e medidas de controle ambiental que devero ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa fsica ou jurdica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadores dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental. Foi uma resoluo, criada por um
13 14

Idem. Ibidem Revista mensal Combustveis & Convenincia de n 85, ano 2010. p.13.

rgo do Governo, ou seja, pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, trouxe inmeras obrigaes aos donos de Postos de gasolina, dentre elas a de se adequar ecologicamente para a continuidade de seu posto revendedor. Antes de adentramos mais profundamente sobre esta resoluo, importante que se faa um elogio e uma crtica sobre a resoluo. O elogio vem da preocupao do Estado em se preocupar a cada dia mais em fazer com que os proprietrios de postos revendedores tenham uma preocupao maior com o meio ambiental, evitando muitos acidentes ecolgicos, bem como aumentando a prpria segurana da equipe que ali trabalham, ms tambm com todos aqueles consumidores que ali freqentam, tambm a prpria vizinhana que ali reside, e ainda conseguiu com esta resoluo e sua fiscalizao, conter os acidentes que j haviam sido causados e no tinham sido contidos atravs de responsabilizao, de multas, de fechamento dos Postos Revendedores e at mesmo a reconstituio ambiental o que passou a ser um avano muito grande hoje no comrcio de combustvel. Em outra vertente, a crtica vem como sempre da falta de planejamento do nosso Estado em colocar uma lei, resoluo etc., em vigor. Isto porque, mesmo esta lei tendo j 9 (nove) anos, at hoje no foi apresentado pelos Estado nenhum tipo de incentivos, nem fiscal, nem outro que seja, para que os postos revendedores se adequassem a realidade imposta pela resoluo 273/2000, que ao contrrio elevadas multas para quem no a cumprirem, de uma forma desonesta, com os proprietrio, criando nos mesmo uma revolta ao ponto de no colocar em pratica a resoluo. Um dos pontos mais controvertidos da resoluo o artigo 4, que traz a obrigatoriedade de 03 licenas ambientais, sendo elas Licena Prvia-LP, Licena de Instalao-LI e Licena de Operao-LO, que por sua vez so concedidas pela Cetesb, depois de vrios requisitos ambientais e documentais, onde enquanto no lhe concedido a LO, o posto revendedor fica automaticamente com suas atividades paralisadas, inclusive aqueles que estavam em operao, o que ocasionou muitos fechamentos dos Postos revendedores, sendo ainda que em vrios casos o prejuzo foi tanto que inviabilizou a continuidade do negcio, levando vrios donos a falncia. A primeira crtica sobre a resoluo, foi o excesso de fiscalizao por parte dos rgos do governo sem, contudo ser dado ao Posto Revendedor se quer um tempo hbil para o cumprimento da lei, sendo que quando de sua entrada em vigor, os postos revendedores foram todos tratados meramente como bandidos, criminosos, sendo que a maioria nem mesmo sabia como cumprir da mesma, e mais, nem mesmo os rgos

responsveis para o seu cumprimento e fiscalizao tinham certeza do que afirmar, sendo que em vrios casos prticos era possvel encontrar duas ou mais formas de como cumprir a mesma resoluo, e ainda na fiscalizao duas ou mais decises sobre a mesma infrao, tendo uma atuao doa agente difusa no sabendo que rumo tomar. Alm disso, no incio foram inmeros Mandados de Segurana contra atos dos fiscais, que em vrios casos, nem mesmo notificavam os proprietrios dos Postos Revendedores, chegando ao absurdo de interditar, lacrar os postos, onde muitos tinham mais de 30 anos de funcionamento, contudo se preocupar com o impacto social que isso causava, deixando inmeros desempregados, pais de famlias de 20 ou 25 anos de servios prestados no local, que tinham ali construdo o alicerce de sua casa, sabendo fazer de melhor sua digna profisso no sabendo exercer outras profisses seno aquela que exerceu por longos anos. Infelizmente no parou por a, as multas pecunirias eram absurdas, sendo que nos dias de hoje a menor multa que um posto revendedor tem que pagar por descumprimento de norma de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). O que muito oneroso, se compararmos um posto revendedor que tem s vezes faturamento bruto que no ultrapassa os R$ 10.000,00 (dez mil reais). Mas as licenas so apenas partes documentais da resoluo 273/2000. O maior problema encontrado at hoje pelos donos dos postos de combustveis, conseguir cumprir os requisitos para ter as licenas. Como exemplo do que exigido pela resoluo, um Posto de Gasolina obrigatoriamente tem que realizar o passivo ambiental em todo o solo, para ter certeza de que no existe nenhum vazamento e que o solo no possui nenhuma contaminao. Somente como forma de ilustrar, para que se tenha um passivo ambiental realizado, e que este seja negativo, o posto no gasta menos de R$ 12.000,00 (doze mil reais). Esse valor o mnimo que os revendedores iram gastar, sendo que se for sua rea muito grande, esse valor bem mais elevado. As obrigaes no param somente nisso, para que o posto seja ecologicamente correto, necessria, a troca dos tanques armazenadores de combustveis que possuem mais de 20 (vinte anos), de uma lado, muito bem cobrado, ms falta ai um incentivo da parte do Estado, se o mesmo est to preocupado com o meio ambiente. Atualmente os tanques armazenadores de combustveis devem ser ecolgicos, tanques que no enferrujam nem mesmo se desgasta, com o tempo, minimizando o perigo

de vazamento de combustvel no solo. Porm para que se faa essa substituio, necessrio o fechamento do Posto Revendedor por vrios dias, at que esta troca se efetive e o posto volte a operar, com custos que ultrapassam a casa dos R$ 30.000,00 (trinta mil reais). Para que se tenha uma idia do gasto, para que se faa uma reforma mnima em um posto revendedor, que inclui apenas monitoramento, piso, passivo ambiental, o custo no fica por menos de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). Como exemplo das obrigaes que os Postos Revendedores so obrigados a cumprir, citamos o artigo 5 em seu inciso:
I letra A para a obteno de licena prvia: O rgo ambiental competente exigir para o licenciamento ambiental dos estabelecimentos contemplados nesta Resoluo, no mnimo, os seguintes documentos: I - Para emisso da Licena Prvia e de Instalao: a) projeto bsico que dever especificar equipamentos e sistemas de monitoramento, proteo, sistema de deteco de vazamento, sistemas de drenagem, tanques de armazenamento de derivados de petrleo e de outros combustveis para fins automotivos e sistemas acessrios de acordo com as Normas ABNT e, por diretrizes definidas pelo rgo ambiental competente.15

Como acima descrito, estas obrigaes que tem de serem cumpridas pelos postos revendedores so obrigatrias, sem as quais no h a possibilidade do posto operar. E no so somente estas as exigncias, nas letras seguintes do mesmo artigo e inciso trazem novamente uma gama de exigncias e obrigaes, sem as quais as licenas no so concedidas e os Postos revendedores no tem seu funcionamento autorizado, tais como:

b) declarao da prefeitura municipal ou do governo do Distrito Federal de que o local e o tipo de empreendimento ou atividade est em conformidade com o Plano Diretor ou similar. c) croqui de localizao do empreendimento, indicando a situao do terreno em relao ao corpo receptor e cursos d'gua e identificando o ponto de lanamento do efluente das guas domsticas e residurias aps tratamento, tipos de vegetao existente no local e seu entorno, bem como contemplando a caracterizao das edificaes existentes num raio de 100 m com destaque para a existncia de clnicas mdicas, hospitais, sistema virio, habitaes multifamiliares, escolas, indstrias ou estabelecimentos comerciais; d) no caso de posto flutuante apresentar cpia autenticada do documento expedido pela Capitania dos Portos, autorizando sua localizao e funcionamento e contendo a localizao geogrfica do posto no respectivo curso d'gua; e) caracterizao hidrogeolgica com definio do sentido de fluxo das guas subterrneas, identificao das reas de recarga, localizao de poos de captao destinados ao abastecimento pblico ou privado registrados nos rgos competentes at a data da emisso do documento, no raio de 100 m, considerando as possveis interferncias das atividades com corpos d'gua superficiais e subterrneos; f) caracterizao geolgica do terreno da regio onde se insere o empreendimento com anlise de

15

http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res00/res27300.html. Acesso

em 28/08/2010

solo, contemplando a permeabilidade do solo e o potencial de corroso; g) classificao da rea do entorno dos estabelecimentos que utilizam o Sistema de Armazenamento Subterrneo de Combustvel-SASC e enquadramento deste sistema, conforme NBR 13.786; h) detalhamento do tipo de tratamento e controle de efluentes provenientes dos tanques, reas de bombas e reas sujeitas a vazamento de derivados de petrleo ou de resduos oleosos; i) previso, no projeto, de dispositivos para o atendimento Resoluo CONAMA n 9, de 1993, que regulamenta a obrigatoriedade de recolhimento e disposio adequada de leo 16 lubrificante usado.

Como se pode notar, essas exigncias so para ter apenas a Licena Prvia e Licena de Instalao do Posto revendedor, com custos altssimos e com prazos muito curtos, e com penalidades muito pesadas, que inviabiliza em muitos casos a continuidade do posto revendedor. A resoluo 273/2000 fez neste ano de 2009, 09 anos de sua existncia, sendo que at a presente data nenhuma forma de incentivo de qualquer mbito de governo foi criado para incentivar os proprietrios dos Postos revendedores. Apenas o que foi feito durante esses 09 anos de existncia da resoluo, foi em alguns casos protelar o prazo para o cumprimento total da resoluo, sendo que nos dias atuais, todos os postos de combustveis, novos ou que tenham que ser reformados tem o prazo de at 2015 para estar totalmente dentro das especificaes da resoluo 273/2000 do Conama. Fato este que no ajuda em nada os donos de postos que tem seu prazo protelado, mas as exigncias e os valores da reforma custeados todos pelos postos que em muitos casos o fundo de comrcio do estabelecimento no vale o valor da reforma. Como forma de ilustrar esse problema que est latente para os donos de postos de combustveis, seu fundo de comrcio medido pelo nmero de litros que vende o posto. Sendo que se o posto totalmente ecolgico paga-se a quantia de 3x1, ou seja, nmero de litros vendidos vezes 3. Agora se o posto revendedor no for ecolgico, o valor de fundo de comrcio reduzido quase pela metade, sendo pago a proporo de 2x1. Assim um posto que tenha que fazer a reforma completa gastar hoje mais ou menos o valor de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais). Se este posto vender a mdia de 30.000 (trinta mil) litros por ms de combustvel, ter o valor de mercado fundo de comrcio - de 2x1, ou seja, R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), gastando assim o dobro do que vale seu estabelecimento para transform-lo em um posto ecolgico. Desta forma,

16

Idem. Ibidem

economicamente invivel tamanho investimento, mesmo porque na maioria dos postos estes no tm a condio de custear sozinho toda reforma. Vem a a crtica sobre os governantes, sendo certo que a arrecadao com os impostos no Pas incidentes sobre os combustveis so imensurveis, no havendo assim qualquer respaldo ou incentivo para os proprietrios de posto de combustveis. Por mais que haja incessantes reivindicaes de todos os sindicatos da categoria, at agora nenhum incentivo fiscal foi apresentado para os postos apenas protelado o prazo final para o cumprimento de todas as exigncias, e tambm responsabilidade dos governos incentivar a economia, ou parte dela, que traz inmeros benefcios, quando emprega muitas e muitas pessoas de forma direta e indireta, e mais, com arrecadao de impostos cada vez mais elevados, com lucros grandes para os governos. Os postos de combustveis fazem parte de uma categoria muito importante da economia, sendo que em muitas cidades o plo que mais emprega o que nos leva a concluso da necessidade imediata dos governos apresentarem um plano extrafiscal de incentivo para a categoria, mantendo assim todos os negcios viveis, com a mantena dos empregos, e arrecadao dos impostos. No se pode apenas e to somente concentrar todos os incentivos em apenas uma rea do mercado, como o atual governo vem fazendo com o lcool, com inventivos cada vez maiores para a produo da cana de acar e construo de usinas. Tem o incentivo parcela muito importante no s para o Pas, como tambm para o meio ambiente, pois o combustvel extrado do lcool combustvel mais limpo para o meio ambiente do que a gasolina. Mas no se pode esquecer como est sendo o caso, tambm dos revendedores dos combustveis, uma vez que se o incentivo no vier por meio dos incentivos fiscais, de nada adiantar a produo de lcool se no tem quem os revenda. Tem-se que procurar um equilbrio de incentivos, o que no se v nos ltimos tempos, assolando uma parcela da economia em detrimento de outras, o que causa desequilbrio econmico muito grave em algumas cidades. possvel criar um fundo de incentivos aos empresrios que assumem o risco dos postos revendedores, pois a arrecadao tributria sobre os combustveis so de monta muito grande, o que traria apenas benefcios, pois o incentivo acarreta melhor qualidade de produto e atendimento, maior venda, mais empregados e consequentemente maior arrecadao tributria.

CONCLUSO Desta forma, entendemos que a carga tributria sobre os combustveis excessivamente onerosa, o que necessitaria de uma mudana tributria drstica, para benefcio tanto do consumidor, quanto do posto de combustveis que com certeza poderia praticar preos mais competitivos para o mercado, atacando at mesmo de forma indireta o preo das mercadorias que so transportadas por meios rodovirios necessitando de combustveis. Em se tratando da resoluo 273/2000 do Conama um avano que jamais deve recuar, ou diminuir as preocupaes ambientais, to importantes para toda a populao e que uma realidade que no deve jamais ser ignorada. Mas toda mudana deve ser realizada com parcimnia dentro de uma realidade de mais de 50 anos, que no se pode mudar de uma hora para outra, por mais pressa que se possa ter. o caso dos revendedores de combustveis, e que alm de todas as mudanas que so obrigados a realizar at o presente momento sem qualquer incentivo fiscal dos governos, vem passando por fiscalizaes durssimas com penalidades muitas vezes excessivas e at mesmo cassao da inscrio por 5 anos ininterruptos em caso de adulterao de combustvel. Muitas vezes penalizados por obrigaes que no tem a mnima condio de cumprir por total falta de recursos financeiros, acarretando em alguns casos ao proprietrio aguardar at que seja seu estabelecimento fechado de uma vez, trazendo a infelicidade no somente para os proprietrios, mas tambm para os trabalhadores que depende do servio para sobreviver.

REFERNCIAS BALEEIRO, Aliomar. Direito Tributrio Brasileiro. 11 ed. atual.por DERZI, Misabel Abreu Machado. Rio de Janeiro: Forense, 1999. BECKER, Alfredo Augusto. Teoria Geral do Direito Tributrio. So Paulo: Saraiva, 2008. BORGES, Jos Cassiano e REIS, Maria Lucia Amrico. ICMS: o Fisco Responde. Rio de Janeiro; Forense,1998. CARRAZZA, Roque Antonio. Curso de Direito Constitucional Tributrio. So Paulo: Malheiros, 1995.

CECCHI, Jos Cesrio e DUTRA, Lus Eduard. Petrleo, Preos e Tributos. Rio de Janeiro: Tama, 1998. MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributrio. So Paulo: Malheiros, 2009. SABBAG, Eduardo de Moraes. Elementos do Direito Tributrio. 7 ed. So Paulo: Premier Mxima, 2005. Revista mensal Posto de Observao revista mensal de n 231, ano 2000. Revista mensal Combustveis & Convenincia de n 85, ano 2010 http://www.sincopetro.org.br/conteudo.asp?xcont=3160. Acesso em 28/08/2010. http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res00/res27300.html. Acesso em 28/08/2010.

Vous aimerez peut-être aussi