Vous êtes sur la page 1sur 21

QBQ-0215 Bioqumica do Metabolismo Farmcia Noturno

O oxignio

O terra prebitica era bem diferente da terra que conhecemos hoje. Sem oxignio molecular na atmosfera, ons ferroso e frrico podiam ser encontrados solveis nos oceanos e lagos. Com o advento dos microorganismos fotossintticos, houve uma grande liberao de oxignio molecular na atmosfera, subproduto da reao de hidrlise da gua para gerar energia. Este subproduto, ao longos dos milhes de anos, resultou na atmosfera de 21% de O2 que temos hoje.

O oxignio

O aumento nos nveis de oxignio, permitiu o surgimento da vida como conhecemos, dos organismos metazoa (reino Animal), que se utilizam do poder redutor do O2 para a gerao de energia. Porm, para que estes organismos multicelulares pudessem crescer, foi necessrio o desenvolvimento de um sistema de transporte de oxignio da atmosfera para os tecidos.

Mioglobina

A miogloblina uma pequena protena globular produzida no tecido muscular. A mioglobina liga oxignio. Ela foi uma das primeiras protenas a ter sua estrutura tridimensional resolvida por John Kendrew e colaboradores nos anos de 1950 utilizando mtodo de difrao de raios-X. A mioglobina contm uma nica cadeia polipeptdica de 153 aminocidos e um grupo prosttico protoporfirina/Fe, que liga oxignio. A mioglobina abundante na musculatura de animais que mergulham e permanecem submersos por longos perodos de tempo (focas e baleias). Por causa da grande quantidade de mioglobina, o msculo destes animais marrom.

Mioglobina

Ao se enovelar, os resduos hidrofbicos (Leu, Ile, Val, Phe), e indicados em azul (d) e (e), so enterrados dentro da estrutura terciria da protena. Em vermelho, o grupo protoporfirina/Fe (tambm chamado de grupo heme).

Mioglobinae o grupo heme

O grupo heme se liga a uma cavidade formada na estrutura terciria da mioglobina. O grupo heme se complexa a protena atravs de um resduo de histidina, que participa da ligao da molcula de oxignio molecular.

A hemoglobina

A hemoglobina uma protena composta de quatro cadeias polipeptdicas (duas e duas ). As cadeias e se associam em dmeros, que ligam uns aos outros formando um tetrmero.

Hemoglobina e mioglobina.

Comparao das sequncia primrias da mioglobina e das cadeias e da hemoglobina.

A hemoglobina e a mioglobinatem estruturas tercirias semelhantes

A hemoglobina uma protena composta de quatro cadeias polipeptdicas (duas e duas ). As cadeias e se associam em dmeros, que ligam uns aos outros formando um tetrmero.

O oxignio altera a conformao da hemoglobina

A ligao do oxignio hemoglobina, altera a conformao da protena, aumentando a afinidade pelo oxignio.

O oxignio altera a conformao da hemoglobina

A ligao do oxignio hemoglobina, altera a conformao da protena, aumentando a afinidade pelo oxignio.

O oxignio altera a conformao da hemoglobina

A ligao do oxignio hemoglobina, altera a conformao da protena, aumentando a afinidade pelo oxignio.

O oxignio altera a conformao da hemoglobina


A ligao do oxignio hemoglobina, altera a conformao da protena, aumentando a afinidade pelo oxignio. A presena de O2 ligado ao grupo heme estabiliza a hemoglobina no estado de maior afinvidade (R). Sem oxignio ligado protena, as duas histinas centrais so repelidas, retornando a hemoglobina para o estado de menor afinidade (T).

O mudana de afinidade pelo oxignio essencial para a funo da hemoglobina

Esta mudana de conformao e afinidade pelo O2 essencial para que o oxignio se ligue hemoglobina nos pulmes ( pO2), mas se desligue nos tecidos ( pO2).

O 2-3-bisfosfoglicerato(BPG)

O BPG produzido nas hemcias a partir do 3fosfoglicerol (via glicoltica). O BPG liga-se ao centro da hemoglobina, inibindo a transio do estado de baixa para o de alta afinidade pelo oxignio. A concentrao de BPG nas

A hemoglobina tambm transporta CO2 e H+

Cadeias laterais da hemoglobina transportam dois subprodutos da respirao: CO2 e H+. A enzima anidrase carbnica catalisa a seguinte reao. Esta enzima abundante nas hemcias. interessante observar que o H+ e oxignio competem pela ligao hemoglobina, isto , o pH do meio modula a afinidade da hemoglobina pelo O2. Esta propriedade da hemoglobina conhecida como efeito Bohr, em homenagem a Christian Bohr, pais do fsico Niels Bohr.

A hemoglobina tambm transporta CO2 e H+

O O2 e o H+ no se ligam ao mesmo stio da hemoglobina. Enquanto o O2 se liga ao Fe2+ do grupo heme, o H+ liga-se s cadeias laterais dos aminocidos. Um resduo em particular (His146) (His HC3), importante para este processo. Quando protonoda, a His-HC3 forma ponte inica com a Asp94, estabilizando a hemoglobina no estado de baixa afinidade por O2 (T).

Anemias

Quase 500 mutaes (variaes na sequncia primria das hemoglobinas) so conhecidas, quase todas, muito raras. A diferena na estrutura causada pela mudana de um nico aminocidos podem ser pequenas, mas os efeitos so, geralmente, importantes.

Anemias

A anemia falciforme demonstra a importncia da estrutura primria, secundria, terciria e quaternria da hemoglobina. Pessoas que carregam o gene da hemoglobina S, produzem uma hemoglobina que contm uma Valina na posio 6, ao invs de um cido glutmico. Esta mudana faz com que a hemoglobina S tenha uma carga negativa a menos que a hemoglobina normal, em pH 7.4. A substituio de um aminocido hidroflico por um aliftico, faz ainda com que se crie uma regio que no interage com a gua. A hemoglobina S comea, ento, a agregar, formando as longas fibras de agregados caractersticos da anemia falciforme.

O monxido de carbono (CO)

O monxido de carbono (CO) um gs inodoro que se liga-se com alta afinidade hemoglobina. interessante observar, porm, que indivduos expostos a CO e que tenham metade da hemoglobina comprometida venham a falecer. sabido que pessoas com anemia conseguem viver razoavelmente bem com metade da hemoglobina de um indivduo normal. O problema que o CO aumenta a afinidade da HbA pelo O2 e uma hemoglobina com duas molculas de CO e duas molculas de O2 ligadas, no libera o oxignio para o tecido em condies fisiolgicas. Para socorrer pessoas expostas a CO, preciso remove-las rapidamente do local para que o oxignio atmosfrico possa substituir o CO ligado hemoglobina. Administrar oxignio 100% aumenta em at 4-vezes a troca do CO pelo O2.

Hemoglobina fetal

O feto humano, e de outros mamferos, produz uma hemoglobina diferente da HbA. Ao invs da cadeia , o feto produz a cadeia , que se associa com a cadeia formando a hemoglobina fetal (HbF) (22). A HbF tem afinidade mais alta por oxignio, em condies fisiolgicas, do que a HbA da me, permitindo assim que o O2 seja transferido da me para o feto. As cadeias b e g da hemoglobina tm o mesmo nmero de aminocidos, porm, a cadeia g tem uma serina ao invs de uma histidina na posio 143. Est histidina importante para a ligao do BPG. Assim, a HbF no liga BPG com a mesma afinidade, aumentando a ligao de O2.

Vous aimerez peut-être aussi