Vous êtes sur la page 1sur 32

Marketing estratgico com Philip Kotler

Revista trimestral

n4

Ano2 Jan/09

A ReviSTA dA pequeNA eMpReSA No pARAN

Como superar os desafios em 2009


Empresrios de micro e pequenas empresas devem estar atentos aos seus negcios, em tempos de desacelerao econmica

Sebrae/PR atinge mais de 1 milho de pessoas em cinco dias

A terceira edio da Semana da pequena empresa foi um sucesso e mais de 1 milho de pessoas tiveram acesso a informaes tcnicas do Sebrae/pR

SeRvio

MeRcAdo

TeNdNciA

FeiRAS e eveNToS

cApAciTAo

coMpoRTAMeNTo

GiRo pelo pARAN


1

Sebrae/PR Servio Brasileiro de Apoio s Micro e pequenas empresas no paran Jefferson Nogaroli presidente do conselho deliberativo Allan Marcelo de Campos Costa diretor Superintendente Julio Cezar Agostini diretor de operaes Vitor Roberto Tioqueta diretor de Gesto e produo Superviso Geral Renata Borges Todescato de Moura Gerente de Marketing e comunicao Coordenao Adriana Schiavon Gonalves especialista em Marketing Edio/Jornalista Responsvel Leandro Donatti Reg. profissional - 2874/11/57-pR Reportagens: Andra Bordinho, Katia Michelle pires, leandro donatti, Maigue Gueths, Maria Tereza Bocardi, Mari Tortato, Mirian Gasparin e valmir denardin. Fotos: cristiane Shinde, Fernando dias, luiz costa, Mauro Frasson, cesar cola, Nilton Moura e Wilson vieira. Colaboraram nesta edio: carla cristina Werkhauser Brustulin, cesar Giovani c. Gonalves, edite viana dos Santos Alves, edvaldo pires correa, emerson cechin, Giselle Ritzmann loures, Heverson Morigi Miloch, Joo luiz de Moura, Maria Auria Mlhmann, patrcia Albanez, paula Andria de castro, pedro cesar Rychuv Santos e Walderes Bello. sebrae@pr.sebrae.com.br http://asn.sebraepr.com.br crticas e comentrios, mande um e-mail para revistasolucoes@pr.sebrae.com.br Anuncie na Revista Solues: publicidade.revistasolucoes@ pr.sebrae.com.br Impresso Artes Grficas Renascer ltda. (Mult-graphic) Tiragem 18.000 exemplares Periodicidade Trimestral Design Grfico e Diagramao ingrupo//chp propaganda

Editorial
H um ano, o Sebrae/pR lanava a primeira edio da Solues Sebrae A Revista da pequena empresa no paran, uma publicao trimestral focada em empreendedorismo e nos pequenos negcios. Foram trs edies em 2008 e esta, para comear bem 2009. os empresrios de micro e pequenas empresas e empreendedores paranaenses que sonham abrir um negcio prprio encontraro nesta edio informaes sobre mercado, capacitao, tendncias, servios, comportamento, feiras e eventos. A matria de capa um dos destaques, com orientaes sobre como as pequenas empresas podem enfrentar os reflexos da crise no sistema financeiro mundial. esta edio traz tambm uma matria com philip Kotler, considerado o papa do Marketing no mundo. Bem como uma entrevista com Marcos Braga, da HSM, lder no ranking de empresas especializadas em educao executiva, e reportagens especiais sobre inovao, franquias, formalizao, mo de obra, tecnologia da informao, sucesso familiar, dentre outros temas. esta edio para voc, empreendedor e empresrio de micro e pequena empresa que quer fazer a diferena em 2009.
Boa leitura!

ndice
PG. 12 MERCADO
philip Kotler diz que a formao de grupos de pesquisa ajuda empresrios de pequenas empresas a conhecer melhor o hbito dos consumidores. consumidores das faixas c, d e e representam 65% dos domiclios urbanos e respondem por um consumo anual de aproximadamente R$ 520 bilhes, no Brasil.
Foto: divulgao

Marketing estratgico: a fora motriz das empresas

PG. 37 TENDNCIA
Varejo cresce com ascenso dos emergentes

PG. 15 MERCADO
Inovar a chave para sobreviver e competir
quatro projetos de inovao e difuso tecnolgica so desenvolvidos no paran, graas a um convnio entre Sebrae/Finep.

PG. 40 SERVIO
Negcios em famlia
empresas administradas por parentes podem virar uma dor de cabea, se a sucesso no for planejada com orientao profissional.

PG. 6 - ENTREVISTA

Marcos Braga, presidente da HSM Brasil, fala sobre gesto empresarial e a sua importncia no mundo dos negcios.
Foto: divulgao

Foto: Agncia la imagen

Foto: Agncia la imagen

PG. 53 ARTIGO

O editor PG. 19 COMPORTAMENTO


Formalizao, sinnimo de crescimento

PG. 44 FEIRAS E EVENTOS


Sebrae/PR atinge mais de 1 milho de pessoas em cinco dias
A terceira edio da Semana da pequena empresa, realizada em novembro, foi um sucesso.

o articulista Jos cezar castanhar, professor da FGv, manda um recado para os empresrios de pequenas empresas: crises so momentos para identificar e explorar novas oportunidades.

conhea as histrias de dois empreendedores paranaenses que saram da informalidade, viraram empresrios e prosperaram.

PG. 54 GIRO PELO PARAN

PG. 48 SERVIO
Franquias crescem, mercado agradece
Setor de franchising registrou alta procura e crescimento de 21,6% no faturamento, de acordo com pesquisa no terceiro trimestre de 2008.

Foto: luiz costa/Agncia la imagen

Jefferson Nogaroli assume comando do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR


de novos membros do conselho Fiscal. compem o conselho Fiscal, para o binio 2009-2010: Joo luiz Rodrigues Biscaia (titular) e livaldo Gemin (suplente), indicados pela Faep; Gerson Jos lauermann (titular) e Joo Gogola Neto (suplente), indicados pela ocepar; e Jos Georgevan Gomes de Arajo (titular) e odair ceschin (suplente), indicados pela Fiep. o Sebrae/pR possui um excelente corpo tcnico, o que vai facilitar as aes. um grande desafio assumir a presidncia do conselho, afirmou Nogaroli, minutos aps sua aclamao como presidente do conselho deliberativo do Sebrae/pR. para o novo presidente, as micro e pequenas empresas paranaenses esto mais fortes, sobrevivem mais. porm, h desafios a serem superados, na rea de acesso ao crdito e no oferecimento de garantias para os empresrios que buscam financiamentos, por exemplo. para Nogaroli, os reflexos da crise financeira mundial, desencadeada nos estados unidos, pode ser um sinnimo de oportunidades para os empresrios de micro e pequenas empresas que estiverem preparados.

PG. 24 TENDNCIA
Tecnologia ao alcance das pequenas empresas
Software como servio, j utilizado por grandes empresas, uma forma econmica e rpida de acessar sistemas sofisticados.

um apanhado dos principais acontecimentos e eventos envolvendo o Sebrae/pR, nas regies centro-sul, noroeste, norte, oeste e sudoeste e com repercusso no estado.

Foto: Luiz Costa/Agncia La Imagen

o empresrio de Maring Jefferson Nogaroli o novo presidente do conselho deliberativo do Sebrae/pR. presidente do conselho Superior da Federao das Associaes comerciais e empresariais do paran (Faciap), Nogaroli presidiu a Associao comercial e empresarial de Maring (AciM) entre os anos de 1998 e 2001. Tambm foi presidente da Federao das Associaes comerciais e empresariais do paran (Faciap) no perodo de 2002 a 2006. Nogaroli vai substituir darci piana na presidncia do conselho e sua gesto para o binio 2009-2010. A eleio de Nogaroli foi em novembro e a posse no dia 15 de dezembro passado. o novo presidente foi eleito por aclamao, durante reunio dos representantes do conselho deliberativo, Fiscal e diretoria executiva do Sebrae/pR, na sede da entidade em curitiba. Na mesma reunio, houve a escolha

PG. 51 SERVIO

PG. 27 CAPACITAO
Como agarrar a mo de obra
Saiba como melhorar sua equipe e manter um quadro estvel de funcionrios, especialmente nos segmentos carentes de profissionais.

Profissionalismo ajuda a evitar aes trabalhistas

As relaes pessoais e o cumprimento da legislao so fatores que devem ser observados pelos empresrios.

Allan Marcelo de campos costa, diretor-superintendente do Sebrae/pR, fala sobre a relao entre as micro e pequenas empresas e o desenvolvimento econmico.

PG. 60 ARTIGO

PG. 31 CAPACITAO
Bons negcios o ano todo
qualificao, diversificao e personalizao so as estratgias de empresrios no litoral do paran, para manterem negcios rentveis o ano inteiro.

Como superar os desafios em 2009


Mesmo sendo craques em administrar conflitos, os empresrios de micro e pequenas empresas devem estar atentos aos seus negcios. Boa gesto, adequao dos prazos de pagamento, melhoria de produtividade e readequao dos planos de negcio so algumas dicas em tempos de desacelerao econmica.

PG. 8 - CAPA

PG. 35 TENDNCIA

Pequenas empresas tambm precisam monitorar nmeros

veja como a gesto com base em indicadores pode melhorar o desempenho da sua empresa.

Marcos Braga

Capacitao melhora qualidade de gesto


por Andra Bordinho em meio grande quantidade de trabalho e com o foco das preocupaes em questes financeiras e burocrticas, muitos empreendedores deixam de lado um ponto que pode ajudar a evitar muitos problemas comuns de gesto: a formao. Movidos pelo esprito empreendedor, a maioria dos pequenos empresrios se aventura em ramos que conhecem, mas sem experincia em negcios. Muitos at buscam as orientaes bsicas na hora de abrir a empresa, mas grande parte enfrenta problemas para manter uma gesto de qualidade. isso traz muitos problemas que poderiam ser evitados com uma capacitao mnima. Muitas vezes, a empresa no vai para frente no s pela questo financeira, mas tambm porque o empreendedor se desilude porque tinha uma viso que depois se tornou mais complicada. e para evitar isso, preciso um processo de preparao. Sem dvida, aquele que tem um conhecimento bsico de gesto acaba conseguindo antever melhor pontos importantes, explica o presidente da HSM Brasil, empresa com foco na capacitao de gestores, Marcos Braga. por meio de seminrios, fruns e pela mdia impressa e online, a HSM leva informaes e exemplos de sucesso a gestores de todos os tipos e portes de empresas. Segundo Braga, um dos fatores que eleva a taxa de mortalidade de pequenas empresas justamente o fato de uma boa idia no ser acompanhada de um bom processo de gesto. em entrevista Solues Sebrae A Revista da pequena empresa no paran, Braga fala da importncia da capacitao e da busca de conhecimento, por meio de outras experincias, para o bom processo de gesto, e ressalta quais os principais desafios que os empresrios, principalmente os de menor porte, tm pela frente. Solues Sebrae - como o senhor avalia os gestores no Brasil? os empresrios que esto frente de pequenas e mdias empresas esto mais preocupados com a capacitao? Marcos Braga - o perfil muito diverso. difcil traar um panorama claro. entre os gestores de negcios menores, eu percebo que h cada vez mais interesse pela capacitao porque com a rapidez das mudanas nos mercados, com o processo de internacionalizao dos negcios e com a globalizao, a questo do conhecimento acaba se tornando um fatorchave de diferenciao. para ser mais produtivo e para ter pessoas mais produtivas, fundamental que se tenha a preocupao de adquirir o conhecimento de gesto. Normalmente, mais da metade das pessoas presentes nos nossos eventos so ligadas a pequenas e mdias empresas. Solues Sebrae - qual o principal foco do trabalho da HSM? Marcos Braga - Nosso lema o inspiring ideas (inspirando idias). o que queremos que os executivos, por meio

dos nossos eventos, tenham acesso a uma srie de conhecimentos e informaes relevantes que faam com que eles saiam de l com algumas boas idias para aplicar nos seus negcios ou na sua atuao dentro das empresas. ele vai para receber insights, para saber de novidades, de tcnicas de gesto que esto sendo aplicadas nas melhores escolas e empresas do mundo. Nossos eventos normalmente so para pessoas que j esto em posies de relevncia nas empresas.

tratgia, qual a proposta nica de valor que essa empresa vai ter para oferecer e que vai fazer com que ela seja diferente das outras e portanto mais competitiva. Muitas vezes, preciso escolher o que no se vai fazer. Solues Sebrae - Hoje muitas empresas que passam por dificuldades esto pecando principalmente em noes de gerenciamento? quais os passos importantes a serem seguidos? Marcos Braga - o que a gente observa que sim. um dos fatores que faz a taxa de mortalidade das empresas recm-constitudas ser alta que nem sempre uma boa idia acompanhada de um processo de gesto. Ter muito claro qual o modelo de negcio, como vai se viabilizar financeiramente e estar preparado do ponto de vista de caixa, de recursos para suportar o processo de implantao e desenvolvimento do negcio, so coisas que muitas vezes acabam no sendo to valorizados como deveriam pelos empreendedores. ento comum a empresa comear com uma boa idia, um bom potencial de negcio, mas no conseguir flego para se desenvolver e assim acaba se desperdiando uma boa oportunidade. e muitas vezes, a empresa no vai para frente no s pela questo financeira, mas tambm porque o prprio empreendedor se desilude porque ele tinha uma viso que depois se tornou mais complicada. e, para evitar isso, preciso um processo de preparao. Sem dvida, aquele que tem um conhecimento mais bsico de gesto acaba conseguindo antever melhor pontos importantes como de onde vo vir os fundos para o negcio, como vai ser o desenvolvimento da empresa, em quais momentos ele vai precisar de mais fundos, qual o momento ele comea a realmente se financiar sozinho, quais so as barreiras de entrada, quais so os concorrentes. Tem uma srie de perguntas fundamentais que deve ser respondida antes de se comear um negcio e durante o gerenciamento. Solues Sebrae - qual seria o prximo passo, quando o empresrio fez bem

Em pequenas e mdias empresas, comum uma prtica de gesto de pessoas muito simples, que basicamente se resume a fazer a gesto de folha de pagamento, sem se preocupar com motivao e valorizao das pessoas.

essa primeira etapa? Marcos Braga - Assentar bem as bases da gesto da empresa. uma empresa que j foi implantada, deu certo, est em processo de crescimento rapidamente, ela vai comear a ter necessidade de uma gesto mais cuidadosa. o gestor um empreendedor. portanto, pela sua prpria natureza, comum ele estar sempre buscando algo mais, querendo desenvolver seu negcio. Mas no pode perder o foco no gerenciamento. ento precisa de algum ou de meios para que a empresa seja sempre bem gerida. por isso, a segunda etapa um processo de amadurecimento da gesto. Solues Sebrae - A pesquisa cenrios para as Micro e pequenas empresas do estado de So paulo 2009/2015, do Sebrae/Sp, mostra que em sete anos deve haver uma empresa para cada 24 habitantes no Brasil. como o senhor acha que vai ficar a questo da capacitao neste cenrio? Marcos Braga - A no ser que haja mudana cultural muito grande, a tendncia que continue havendo muito empreendedorismo misturado com voluntarismo. As pessoas abrem negcios sem ao menos responder quelas perguntas bsicas. A menos que haja essa mudana, a tendncia que esse processo de fechamento precoce das empresas no mude muito. Mas opinio pessoal, no tenho nenhum dado estatstico. Solues Sebrae - e como o senhor v esse boom no empreendedorismo? Marcos Braga - Tem de tudo a. Tem a questo de buscar melhor condio, fuga do desemprego, mas tambm tem o fato das mudanas que esto acontecendo trazerem muitas oportunidades de negcios, algumas que nem imaginamos. ento uma boa idia torna-se, talvez, mais fcil de se concretizar porque hoje em dia no preciso construir uma fbrica, produzir algum bem para ter um negcio. existem muitos negcios na rea de servios que podem ser feitos at pela internet, por exemplo.

entrevista Mercado comportamento capacitao Tendncia Servio Feiras e eventos Giro pelo paran

Marcos Braga,
presidente da HSM Brasil

Fotos: divulgao

Solues Sebrae - o senhor poderia dar exemplos de tcnicas, mtodos ou experincias de gesto que os empresrios buscam nos seminrios ou fruns? Marcos Braga - So temas que tratam de atitudes prticas que, muitas vezes, os empresrios no tm conhecimento claro. e participando de um evento e vendo como isso funciona bem em outras organizaes, pode abrir uma nova maneira de lidar com determinadas questes. um frum de alta performance, por exemplo, ensina como liderar pessoas, como fazer as pessoas renderem ao mximo na empresa. em pequenas e mdias empresas, comum uma prtica de gesto de pessoas muito simples, que basicamente se resume a fazer a gesto de folha de pagamento, sem se preocupar muito com a questo de motivao, com a questo da valorizao das pessoas, de autonomia, de dar s pessoas liberdade de ao. ouvir outras experincias ajuda tambm aos que querem abrir um negcio. Muitos chegam com vrias idias diferentes e percebem no que precisam focar, j que um dos pontos importantes na definio do modelo de negcio saber exatamente qual a es-

Solues Sebrae - quais so, na sua viso, os principias desafios para quem est gerenciando uma empresa? Marcos Braga - Acho que existem dois desafios principais. um, mais imediato, a situao financeira internacional. e acredito que, para o mercado brasileiro, ela deve ser menos agressiva, mas vai exigir ateno. Mas, pensando num contexto mais amplo e em uma situao de normalidade, acho que o grande desafio lidar com a velocidade das mudanas. os negcios mudam muito mais rapidamente hoje em dia do que h 20 anos. quase impossvel uma empresa usufruir confortavelmente de um determinado mercado, de um determinado negcio, por muito tempo, sem mudanas, porque rapidamente uma novidade aparece para colocar em xeque o que ele est fazendo. e o empresrio tem que estar atento e preparado para isso. Solues Sebrae - em relao crise financeira, na sua opinio, qual atitude que os empresrios de micro e pequenas empresas devem tomar? Marcos Braga - A primeira providncia deve ser mais do que nunca cuidar do caixa, j que, por alguns meses, o financiamento ficar mais caro e mais restrito. o segundo ponto no tratar a crise como se tivesse que ficar entrincheirado, esperando passar uma tempestade. pelo contrrio. Acredito que um momento, com critrio e cuidado com o caixa, para fazer novos negcios, buscar novas oportunidades. entender como a crise afeta determinados setores pode significar oportunidades. Tem de ser uma atitude de agressividade responsvel. No ficar na defesa, mas sim ir para o ataque com precauo. S

o gestor um empreendedor. portanto, pela sua prpria natureza, comum ele estar sempre buscando algo mais, querendo desenvolver seu negcio. Mas no pode perder o foco no gerenciamento.

P direito
Foto: Wilson vieira/videographic

Como superar os desafios em 2009


Empresrios de micro e pequenas empresas devem estar atentos aos negcios e a uma possvel desacelerao econmica

e oportunidades que o panorama se apresenta, explica Rambalducci. para o especialista em economia empresarial, de uma forma ou de outra, todos os setores de nossa economia estaro sujeitos ao impacto provocado pela escassez de crdito, falta de liquidez e, por consequncia, menor fora no crescimento econmico mundial. A valorizao do dlar, segundo o economista, dever encarecer custos de matrias-primas importadas, e a volatilidade cambial que aflige a economia brasileira neste momento afetar as empresas exportadoras, e mais especialmente empresas que tenham dvidas dolarizadas. J a queda do preo do petrleo minimizar a presso de custos. quanto ao crdito, o diretor de Administrao e Finanas do Sebrae Nacional, carlos Alberto dos Santos, tranqiliza as micro e pequenas empresas, citando os R$ 5,25 bilhes que o governo est liberando do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), visando atenuar os efeitos da crise global no segmento. para ele, a medida importante porque significa que, havendo bons projetos ou necessidade de capital de giro, no faltaro recursos.

entrevista Mercado comportamento capacitao Tendncia Servio Feiras e eventos Giro pelo paran

Marcos Rambalducci,
economista
saber usar a sua tradio de comprador e de bom pagador. Se essa estratgia no funcionar, o empresrio no deve ter receio de mudar de fornecedor, argumenta. Na avaliao de cerqueira, difcil prever se a crise chegou ao topo. o pior j passou em termos de crise global, mas ainda as consequncias viro. certamente teremos problemas na rea da construo civil, que um dos setores que mais geram empregos, prev. para o economista e especialista em economia empresarial, Marcos Rambalducci, situaes como essa, pela qual o mundo passa, levam falta de disponibilidade de capital para investimento e tendem a retrair o consumo em um processo que gera um agravamento da crise. entretanto, ele lembra que nesses momentos que os empreendedores vem surgir as oportunidades que em outras situaes jamais seriam possveis. embora lembre que o empreendedor aquele que sabe explorar ao mximo uma oportunidade, no , no entanto, um jogador de cassino. um sujeito que sabe exatamente onde est colocando seus ps, planeja cada passo de seu negcio e percebe onde esto os riscos e ameaas inerentes quela opo de investimento. por isso, de suma importncia analisar o cenrio brasileiro e mundial de maneira a valorizar seus pontos fortes e minimizar seus pontos fracos a partir das ameaas

por Mirian Gasparin

essa no a primeira e nem ser a ltima crise que as micro e pequenas empresas enfrentam, mas sem dvida alguma, elas tm algumas peculiaridades de adaptao, o que as permite que reajam de forma mais rpida a perodos de instabilidade. A afirmao do diretor de Administrao e Finanas do Sebrae Nacional, carlos Alberto dos Santos, garantindo que as pequenas

de acordo com o especialista em crdito e diretor da credit Solutions, luiz Afonso cerqueira, os empresrios de micro e pequenas empresas,

para o diretor da credit Solutions, os empresrios, nessa hora, devem

Foto: Nilton Rolin 9

A crise no sistema financeiro internacional, deflagrada nos estados unidos, no final do ano passado, deixou as empresas do mundo inteiro em estado de alerta. Alguns reflexos j foram sentidos, logo aps o primeiro solavanco. outros so esperados para 2009 e 2010, na avaliao de especialistas. independentemente, se a crise chegar ou no a afetar os pequenos negcios, puxadores de empregos e renda hoje no paran e no Brasil, os empresrios de micro e pequenas empresas precisam estar atentos.

empresas tm maior resistncia s dificuldades do que as grandes companhias. Mesmo sendo craques em administrar crises e conflitos, os empresrios de micro e pequenas empresas devem estar atentos aos negcios, para enfrentar os desafios de 2009. Nesse sentido, o diretor do Sebrae Nacional recomenda uma boa gesto, a adequao dos prazos de pagamento, melhoria de produtividade e a readequao dos planos de negcio. No hora de fazer coisas diferentes. os empresrios de micro e pequenas empresas tero que atuar de forma mais intensa na questo financeira. As empresas vinculadas cadeia produtiva podero ter dificuldades em funo dos problemas das empresas-ncora, alerta carlos Alberto.

nesse momento, devem, em primeiro lugar, enxergar as necessidades de seus clientes. em vez de insistir em vender determinados produtos ou servios, que os empresrios julgam ser bons, devem ver o que seus clientes acham necessrio. outra preocupao que os empresrios devem ter, a partir de agora, com o fluxo de caixa. Segundo cerqueira, o grande esforo dos empresrios deve ser no sentido de vender bem, no com preos altos, mas com a certeza de que vai receber. em vez de trabalhar com cheques pr-datados, o melhor vender com carto de dbito ou crdito. isso pode reduzir a margem de lucro, mas d a garantia do recebimento, destaca o analista. outra dica no manter estoques elevados, comprando apenas o necessrio e negociando ao mximo com os fornecedores.

O Sebrae recomenda uma boa gesto, a adequao dos prazos de pagamento, melhoria de produtividade e readequao dos planos de negcio
Tambm o diretor de Micro e pequena empresa do Banco do Brasil, Jos carlos Soares, tem garantido que no faltaro recursos para aqueles que querem continuar produzindo. A instituio a principal operadora do Fundo de Aval s Micro e pequenas empresas (Fampe). de janeiro a outubro de 2008, as operaes de crdito feitas pelo Banco do Brasil com micro e pequenas empresas, garantidas pelo Fampe, atingiram R$ 1,2 bilho e h ainda grande espao para crescimento. ou seja, havendo recursos disponveis e empresrios dispostos a obterem financiamento comprovando capacidade de pagamento, as operaes continuaro fluindo.

Carlos Alberto dos Santos,


diretor de Administrao e Finanas do Sebrae Nacional

Os setores da economia estaro sujeitos ao impacto provocado pela escassez de crdito, falta de liquidez e, por consequncia, menor fora no crescimento econmico mundial

SETOR
AGRONEGCIO

Situao de oportunidade
Apesar do desaquecimento da china e demais pases asiticos, os preos internacionais se mantero da mdia histrica, mesmo que menores que os praticados em ago/2008. desvalorizao cambial ajudar na competitividade internacional.

Situao de ateno
Grau de endividamento do setor pode coprometer rentabilidade devido elevao nos custos de produo e queda nos preos de vendas. observar que a compra dos insumos foi realizada com o dlar em uma cotao muito alta, o que no dever se manter no momento da comercializao.

Situao de ameaa
A queda no preo do barril de petrleo torna a gasolina e o diesel mais baratos podendo diminuir a demanda por lcool e etanol. Aumento no custo de produo em funo da alta dos insumos importados via depreciao cambial.

Claudio Motta,
empresrio

Caminhos traados antes da crise


claudio Motta, diretor da dona dita, indstria de confeces em Rolndia, norte do paran, acompanha de perto os acontecimentos econmicos e, antes que a crise batesse sua porta, traou alguns caminhos, visando se proteger e manter o faturamento da sua empresa. desde novembro do ano passado, est fazendo vendas programadas com preos inalterados e conceden-

do prazos de carncias para pagamento dos clientes. Ns decidimos tambm conceder alguns benefcios aos nossos clientes, como vestir os funcionrios de lojas clientes com a nossa marca, sem qualquer custo para o lojista, estamos participando de promoes de Natal junto com os lojistas e quando fechamos um pedido em escala de valor elevado reduzimos o preo das mercadorias, informa. Segundo o diretor da dona dita, que fabrica h quatro anos moda casual e fitness (que o seu carro-chefe),

quando a crise comeou a dar sinais que estava chegando, em outubro, a opo foi fazer parcerias com academias e produzir roupas com a marca dos clientes. outra medida adotada foi prestar servios para outras empresas de confeces. com isso, os negcios cresceram e a empresa encerrou 2008 com um aumento de 40% no faturamento em relao a 2007. Hoje sua produo de 3.500 peas/ms e para 2009 est em busca de representantes em Santa catarina. S

No mercado interno aumento da renda das classes d e e.

VESTURIO

Aumento da renda e do emprego manter a demanda aquecida principalmente para as faixas de menor renda. valorizao do real tira competitividade dos concorrentes externos e aumenta a competitividade do produto nacional.

cuidado com o amadorismo visto que grande parte das empresas deste setor so de pequeno porte e tem gesto familiar.

concorrncia dos produtos chineses que buscaro novos mercados para colocar sua produo, antes demandada pelos estados unidos.

Crise d vida nova ao setor de turismo


A crise financeira, que acabou fazendo com que as cotaes do dlar disparassem, deu um novo nimo para o turismo interno. Segundo o diretor da Ambiental iguassu Travel, de Foz do iguau, Astir Brietzke, com a moeda norteamericana em alta, os turistas brasileiros deixaro de viajar para o exterior, aquecendo o mercado nacional. Alm do que, com o real valendo menos e o dlar mais, o estrangeiro tambm dever buscar o Brasil como opo de turismo. o empresrio paranaense prev um crescimento de 20% para este ano no turismo interno. para atrair os turistas, a Ambiental iguassu Travel est lanando um novo produto: o carto iguassu Travel card. o turista que fizer uso do carto turstico ter descontos nos vrios pontos tursticos de Foz do iguau.

TURISMO

Aumenta a demanda nacional por pacotes para destinos domsticos. Aumenta a demanda internacional por pacotes com destino ao Brasil.

olho no aumento do nvel de violncia que pode afugentar turistas. Acirramento da concorrncia pode acarretar queda na rentabilidade.

depreciao cambial encarece pacotes de viagem ao exterior. diminuio dos prazos no financiamento dever retrair a demanda por pacotes ao exterior. Menor poder de compra para entretenimento, lazer e turismo.

Fonte: entrevistas com especialistas ouvidos pela reportagem

10

11

Philip Kotler

Marketing: a fora motriz das empresas


Empresrios de micro e pequenas empresas precisam se perguntar por que esto no mundo dos negcios, diz especialista
por leandro donatti

o marketing estratgico a fora motriz de uma empresa. qualquer tipo de negcio tem que passar por conceitos. os empresrios de pequenas empresas precisam se perguntar por que esto no mundo dos negcios e definir e conhecer o pblico-alvo que pretendem trabalhar. Na avaliao de Kotler, os clientes mudam a cada instante e os empresrios precisam buscar sempre as oportunidades, precisam pensar no que os consumidores querem. para conhecer os clientes, no so necessrios grandes investimentos. Novas tcnicas de pesquisa de mercado tm ajudado nesse processo de conhecimento dos consumidores. Kotler cita algumas opes: estudos etnogrficos, baseado na cultura e aspectos sociais; observao de clientes nas lojas; pesquisas quantitativas de conscincia, atitude e comportamento; e focus groups (grupos de consumidores, em ingls), como forma de descobrir tendncias. para os empresrios que dizem que fazer marketing custa caro, o especialista sugere o associativismo e por que no o apoio de universitrios. Formem grupos de pesquisa e observem os hbitos das pessoas. o marketing um processo bastante simples, seja para um executivo de uma grande companhia seja para um empresrio de uma pequena empresa, no entendimento de Kotler. o empresrio, primeiro de tudo, precisa conhecer seu mercado-alvo. H tantos tipos de mdia disponveis, que a coisa fica mais fcil, na sua avaliao. Alm das mdias tradicionais, como folhetos, cartazes, jornais, telefone, rdio, mala direta e catlogos, por exemplo, h ainda mdias digitais disponveis, dentre as quais os e-mails, os banners, blogs, sites de relacionamento, podcasts. comecem a examinar um novo mix de mdias, associando-os s mdias tradicionais.

Kotler sugere ainda o uso no Brasil de uma figura bastante comum nos estados unidos, o chamado buzzer (quem cochicha, em ingls). ele explica que existem empresas que distribuem gratuitamente produtos e servios para algumas pessoas selecionadas, para que gerem comentrios positivos. criar o burburinho uma tcnica profissional, que ainda no chegou no Brasil, assinala. o marketing est se tornando mais cientfico, apesar de ainda baseado na criatividade. outro ensinamento de Kotler: o marketing precisa fazer parte da alta administrao de uma empresa, ou seja, o dono do negcio precisa compreender a sua importncia. o profissional de marketing precisa ser um integrantechave na empresa, porque o marketing busca oportunidades, faz as empresas conhecerem os clientes. o mercado muito grande e os empresrios no tm como abra-lo. os empresrios precisam definir quem so os seus clientes. existem empresas que jogam dinheiro fora, no alvo errado. No basta atingir o alvo, mas tem que acertar o centro do alvo, assinala.

entrevista Mercado comportamento capacitao Tendncia Servio Feiras e eventos Giro pelo paran

Suas teorias e ensinamentos j provocaram (e ainda provocam) uma revoluo, quando o assunto marketing. philip Kotler, um dos homens mais influentes no mundo dos negcios, dispensa apresentao. Terico e prtico, Kotler considerado uma autoridade no assunto. No final do ano passado, ele esteve em curitiba, para falar para estudantes, profissionais de marketing e empresrios. Na rpida passagem pela capital, Kotler deu uma aula sobre marketing, com conselhos e sugestes vlidos para os empresrios de micro e pequenas empresas.

Novos tempos
Kotler diz ainda que a prtica do marketing virou uma exigncia, por conta da globalizao. Segundo ele, a idia de

Os empresrios precisam definir quem so seus clientes. Existem empresas que jogam dinheiro fora, no alvo errado. No basta atingir o alvo, mas tem que acertar o centro do alvo.

Foto: Fernando dias

Quem faz o marketing para a empresa so as pessoas que gostam dos seus produtos e servios. o boca a boca, o burburinho. o cliente fazendo o marketing.
Segundo Kotler, os empresrios no precisam, por exemplo, da tev para divulgar sua marca ou seus produtos. os anncios, tanto em revista quanto na tev, cada vez mais, tm menos influncia na hora de se definir uma compra. portanto, o sucesso do produto est numa boa aceitao do pblico e em seu preo justo. voc tem que se perguntar como as pessoas querem o seu produto daqui a 5 anos. e ser criativo. A criatividade vai fazer a diferena.

12

Foto: Fernando dias 13

acessar produtos e servios a qualquer momento a essncia da globalizao. A regionalizao, na sua avaliao, tambm uma opo interessante. o Brasil, para Kotler, pode estar conectado com pases vizinhos, por meio de arranjos regionais. para Kotler, os empresrios precisam acompanhar a evoluo, inclusive aspectos como o que denominou de empoderamento do cliente. Antigamente, quando queramos comprar um volvo, as informaes eram muito limitadas. Hoje, voc vai na internet, no Google, num orkut ou manda um MSN para 10 mil amigos. possvel at dar uma nota para esse carro. de repente, o cliente passou a ter a oportunidade de uma compra inteligente. o mestre do marketing faz, no entanto, um alerta. os consumidores no so somente influenciados pela publicidade, na sua avaliao. Atualmente, a marca est sendo discutida por e-mails, familiares e amigos e

isso que vai influenciar. A publicidade influencia cada vez menos o poder de compra, observa. crticas marca? Kotler no v problema nenhum. uma forma de melhorarmos nossos servios. o especialista aconselha os empresrios a enxergarem o lado positivo das crticas e us-las a seu favor, como um dado importante para a melhoria da sua marca e de seus produtos. S elogios? Todo mundo gosta? Tambm uma dvida, mas precisamos saber explorar isso, completa Kotler.

no que est acontecendo fora da empresa. ele cita uma pesquisa recente, realizada nos estados unidos, que elegeu as 25 companhias mais queridas do povo americano. curiosamente, essas 25 empresas so as que menos gastam com marketing. quem faz o marketing para a empresa so as pessoas que gostam dos seus produtos e servios. o boca a boca. o cliente fazendo o marketing. esse um tipo de pesquisa que poderia ser feita no Brasil. Mais que uma aula de marketing, os ensinamentos de Kotler servem como reflexo. voc, empreendedor que tem um pequeno negcio no paran, j questionou, por exemplo, quem seu cliente, qual o seu mercado, o que seus clientes pensam de sua empresa e qual o grau de satisfao deles com sua marca e produtos? Se no se perguntou, ainda h tempo. o mestre do marketing no mundo d as dicas. S

Made in Paran

Novas tcnicas de pesquisa de mercado ajudam a conhecer melhor os clientes, diz especialista
para conhecer melhor a marca, Kotler diz aos empresrios que contratem algum para cuid-la, mas algum que tambm preste ateno

Inovar a chave para sobreviver e competir


Quatro projetos de inovao e difuso tecnolgica so desenvolvidos no Paran, graas a um convnio firmado entre Sebrae/Finep
por Maigue Gueths

entrevista Mercado comportamento capacitao Tendncia Servio Feiras e eventos Giro pelo paran

5 dicas teis de marketing, por Philip Kotler


1. Pense em suplementar as mdias tradicionais com outras mais novas, como sites, e-mail, blogs, podcasts, webcasts, celulares, sites de relacionamento em buzz marketing; 2. Use o poder das novas tcnicas de pesquisa de mercado para entender melhor seu mercado e seus clientes; 3. As tecnologias de marketing por exemplo, modelos de marketing, automao das vendas e automao do marketing podem aumentar a produtividade do marketing; 4. Organize o marketing de maneira mais holstica (como sistema) e estabelea relaes melhores com vendas e com o desenvolvimento de novos produtos; 5. Explique ao cliente o diferencial da sua marca/ produto/servio, os seus benefcios e as diferenas em relao aos concorrentes, para que ele possa distinguir a diferena entre o valor e o preo.

Objetivo, processo e filosofia do Marketing


Objetivo:

pesquisa, segmentao, posicionamento, mix de marketing, implementao e controle

Processo:

o cliente rei

Filosofia:

Trs anos depois, Matiuzzi respira aliviado. Sua empresa produz 3 toneladas de abas por dia, 80% sem memria. Alm de conseguir manter-se no mercado, a inovao veio agregar valor ao produto, que hoje vale pelo menos 10% a mais do que os modelos antigos. Acabo de chegar da china, onde fui visitar uma feira, e no vi nenhuma novidade sobre o que estamos fazendo. conseguimos desenvolver um produto com padro praticamente igual ao do importado, constata. o pontap para essa reviravolta foi um convnio entre o Sebrae e a Financiadora de estudos e projetos (Finep), rgo vinculado ao Ministrio de cincias e Tecnologia. Ao todo, a parceria liberou R$ 1,4 milho para quatro projetos de inovao e difuso tecnolgica de interesse de micro e pequenas empresas.

Luis Fernando Lemos,


empresrio
No caso das abas de bons, o projeto foi executado pelo centro de educao Tecnolgica Tupy - Sosiesc educao e Tecnologia, com a participao de trs fabricantes de abas: a Saneabas, Alineplast e pandaplast. Segundo Gilberto paulo Zluhan, tcnico da Sosiesc e coordenador do projeto, as abas desenvolvidas tm um diferencial importante em relao s importadas. elas utilizam matria-prima reciclada, que mais barata do que a matria-prima virgem usada por outros pases. o resultado um produto mais competitivo e empresas mais comprometidas com o meio ambiente.

Quem
philip Kotler autor das mais importantes obras j editadas em marketing, traduzidas para mais de 20 idiomas e que ultrapassam a marca de 5 milhes de cpias vendidas em 58 pases. eleito em 2005 como o quarto maior guru de negcios pelo Financial Times, em 2008, o Wall Street Journal o listou como a sexta pessoa mais influente no mundo dos negcios. Kotler professor na Kellog School of Management, da Northwestern University, eleita como a melhor escola especializada no tema. esteve no paran, em novembro, como um dos conferencistas do Frum de Marketing curitiba 2008, realizao da universidade positivo. Kotler falou para uma platia de mais de 3 mil pessoas sobre As novas tendncias do marketing.

Produzir abas de bons sem memria foi um desafio vencido por empresrios de Apucarana

Foto: portal do Bon

criar, comunicar e entregar valor para um mercado-alvo com lucro

em 2005, o empresrio luis Fernando Matiuzzi lemos, da Saneabas plsticos, fabricante de abas de bons de Apucarana, no norte do paran, se viu diante de um desafio: ou produzia uma aba de bon sem memria, capaz de se manter na forma moldada pela pessoa, ou perderia seu lugar como fornecedor para os quase 200 fabricantes de bons existentes na cidade, para empresas de outros pases, como estados unidos e Japo, que j faziam as abas curvadas, grande exigncia do mercado.

14

15

Projeto ajuda empresrios no desenvolvimento de sonda que detecta acidentes tecnolgicos

os donos da pipeway engenharia ltda., empresa especializada em inspees sediada no Rio de Janeiro, tambm comemoram os resultados do convnio Sebrae/Finep. A parceria propiciou o desenvolvimento do piG inercial, uma sonda com sistema eletrnico para medir a trajetria de dutos para gases e derivados de petrleo, capaz de detectar problemas tcnicos nas vias, causa principal de acidentes tecnolgicos. At ento, sem o piG inercial, a empresa tinha que subcontratar empresas estrangeiras que dispunham dessa tecnologia. o equipamento construdo no Brasil no s atinge a eficincia dos equipamentos estrangeiros como tambm supera em preciso e autonomia, diz a empresria Maria cristina lpez Areiza. de acordo com ela, o fato de ter um piG inercial coloca a pipeway em situao de igualdade com outras empresas concorrentes, todas em nvel internacional. A empresa ficou 100% autnoma nos servios de inspeo. Hoje no dependemos de outra empresa para participar de licitaes, completa.

Segundo o professor Winderson eugnio dos Santos, que coordenou o desenvolvimento do piG inercial pela Fundao de Apoio educao, pesquisa e desenvolvimento cientfico do cefet/pR (Funcefet), outro objetivo do piG inercial identificar deslizamentos de terreno, comum em encostas de morros. quando h um deslizamento, o duto no rompe, mas fica com a trajetria alterada, o que pode dar problemas depois, explica. para o consultor da rea de inovao e Tecnologia da unidade de Apoio a projetos do Sebrae/pR, Alosio cerqueira, essas duas empresas so bons exemplos da importncia de se apostar em inovao. A inovao hoje o marco da sobrevivncia para as micro e pequenas empresas, diz, ressaltando que as empresas j passaram por vrias fases, na busca por maior competitividade. J tivemos o processo da reengenharia, de cortes de gordura, da terceirizao, da qualidade, ou as empresas estariam fora do mercado. Renovar a nova fase de sobrevivncia empresarial, enfatiza.

Cuidado ambiental
As lavanderias industriais de Maring sabem a importncia de investir em novas tecnologias. elas enfrentam um srio problema. Ao fazer a tintura ou descolorao do jeans usado pela indstria txtil, geram grande quantidade de efluentes que tm cor, so txicos e que no podem ser lanados no meio ambiente. pelo mtodo tradicional, o tratamento dos efluentes gera um resduo slido, chamado de lodo, que tem que ser disposto em um aterro industrial, que no existe na regio. As lavanderias so obrigadas, ento, a transportar o lodo at os aterros de curitiba ou paulnea, em So paulo. para ter uma idia do tamanho do problema, basta dizer que 70% da produo de jeans do pas esto concentradas no paran, em especial no norte do estado. Foi assim que a universidade estadual de Maring (ueM) e o instituto para o desenvolvimento Regional (idR) apresentaram um projeto de tratamento dos efluentes pelo processo de fotooxidao cataltica. o projeto partiu da necessidade da indstria dar um

fim a este resduo, conta clia Regina Grahen Tavares, professora da ueM e coordenadora do projeto. ela explica que o processo feito com uso de luz ultra-violeta e um catalisador para acelerar a reao. A lavanderia Scalon foi escolhida para implantao do projeto-piloto. ela lava 20 mil peas por ms e gera cerca de 8 toneladas de resduo por ano. os testes j mostraram que o processo tem vantagens. Tanto a gua quanto o catalisador so reutilizados, causando menor custo e menor impacto ao ambiente. depois de reduzir a quantidade de resduo, eles estudam, agora, formas de aproveitamento do lodo gerado. Segundo o empresrio Agostinho Scalon, uma das alternativas usar o lodo combinado argila na fabricao de tijolos e lajotas. A outra us-lo como adubo. essa soluo seria muito interessante porque ns consumimos lenha para as caldeiras, e o lodo poderia ser usado em reas de reflorestamento, diz.

Clia Regina Grahen Tavares,

professora da ueM

16

Fotos: cristiane Shinde/Studio Alfa 17

Cidadania empresarial

Formalizao, sinnimo de crescimento


difcil imaginar que apenas quatro temporadas atrs o dono do restaurante canoa quebrada, da orla de caiob, no litoral do paran, disputava veranistas na areia como vendedor ambulante de coco. A palestra de um consultor do Sebrae/pR, sobre perspectivas de negcios no litoral, fez valmir dias Garvin, 35 anos, deixar de lado a areia e um pequeno quiosque de 5 metros quadrados na praia, montar uma empresa e encarar o negcio de restaurantes. No meio rural, a parceria Sebrae/Finep escolheu um projeto para desenvolvimento de um chip para rastreamento do rebanho bovino. o projeto do chip foi feito pelo instituto de Tecnologia para o desenvolvimento (lactec) e universidade Tecnolgica Federal do paran (uTFpR), em parceria com trs empresas de curitiba: Sistronic Sistemas eletrnicos, Shira investimentos, empreendimentos e participaes e Microsistemas Sistemas eletrnicos, alm de outras pequenas empresas. Atualmente, o rastreamento j pode ser feito, mas s com chips importados. A inovao ter uma tecnologia brasileira. A idia reduzir custos e ter uma tecnologia nacional, sem depender do produto estrangeiro, diz lvaro Henrique costa, tcnico do lactec e coordenador do projeto. A identificao e rastreamento so feitos por rdio-freqncia. o chip, por sua vez, instalado em um brinco de plstico que colocado na orelha do boi. o projeto do chip foi desenvolvido. o Darci Piana desafio, agora, de acordo com o empresidente do conselho presrio Mrio Shirakawa, da Shira investimentos,deliberativo uma empre encontrar do Sebrae/pR sa fabricantee Sistema Fecomrcio de chips que se disponha a fabricar o chip-boi e outra empresa que monte os brincos. para isso, ele est contatando empresas nacionais e de outros pases. ele acredita que o preo final ficar menor do que o chip importado. A expectativa que o preo do chip fique em menos de u$ 1. o chip, por sua vez, corresponde a cerca de 25% do valor total do brinco. o mercado promissor. o Brasil tem o maior rebanho do mundo, com cerca de 200 milhes de cabeas, incluindo bovinos e bubalinos. e os criadores de gado tm que se adequar s exigncias do mercado externo, que condicionam a compra da carne importada garantia de qualidade e procedncia do produto, informaes estas garantidas pelo chip. S A formalizao foi o caminho para a prosperidade. o estabelecimento que comeou pequeno, h apenas trs veres, hoje um restaurante de 1.500 metros quadrados na Avenida Atlntica, com capacidade para servir at 400 pessoas. o sucesso do canoa quebrada ainda deu flego a Garvin para expandir o negcio. ele arrendou o espao de uma antiga danceteria da orla e fez dele um restaurante de eventos, o Mirante, que tem o mar de caiob como cenrio.

entrevista Mercado comportamento capacitao Tendncia Servio Feiras e eventos Giro pelo paran

Conhea as histrias de dois empreendedores que viraram empresrios e prosperaram em seus negcios por Mari Tortato

18

Fotos: luiz costa/Agncia la imagen 19

A inovao, exigncia de mercado, fundamental para o fortalecimento das pequenas empresas

Valmir Dias Garvin,


empresrio

O informal no tem como crescer vendendo para empresas estabelecidas, por falta de documentao que comprove as transaes comerciais

De padeiro artesanal a industrial de po


No interior do paran, outro exemplo de empresrio que deixou o mercado informal para trs, com o objetivo de fazer seu negcio crescer o leandro Santi, 34 anos. ele monta uma pequena indstria de panificao em Maring. Foi de Santi a iniciativa de procurar o Sebrae/pR, em busca de assessoramento para formalizar sua empresa. chegou h quatro meses com plano de conseguir emprstimo em banco para equipar sua indstria. J sabia que s negcio registrado d acesso a crdito bancrio. Fui assistir a uma palestra de um rapaz do Sebrae/pR chamado pedro cesar (Rychuv Santos) e no meio da conversa ele contou que foi comer na Avenida Atlntica e no encontrou um lugar. disse que havia espao na orla no para um, mas para uns dez restaurantes. peguei esse gancho e pensei: vou dar uma virada radical na minha vida, lembra Garvin o que o motivou a comear. Assessorado de perto pelo Sebrae/pR, o dono do canoa quebrada conseguiu fazer seu restaurante ``bombar no vero, quando contrata at 60 funcionrios temporrios, com carteira assinada. No resto do ano, o estabelecimento permanece aberto, tocado pelo casal de proprietrios, uma chefe de cozinha e mais trs funcionrios. Atitudes como a de Garvin do vida prpria ao litoral do paran tambm fora das temporadas de praia. No Sebrae/pR, o empresrio passou pelo prprio, programa de abertura de empresa, fez anlise de viabilidade do seu negcio e se inscreveu pela central Fcil, outro programa facilitador de abertura de empresas. cumpridas as etapas no Sebrae/pR, o empresrio agora aguarda sinal verde do banco para receber os R$ 80 mil que pleiteou. quando a indstria instalada no bairro laranjeiras estiver em plena produo, a meta fornecer 500 pes caseiros ao dia a casas de comrcio estabelecidas de Maring. o comeo da produo industrial representar o fim da fase artesanal de fazer pes a que Santi se dedicava h trs anos. o produto da venda era oferecido de porta em porta. No tenho como entrar no mercado de atacado sem estar formalmente legalizado, com tudo certinho. e minha meta crescer, no mais a venda de porta, diz Santi. Antes de se especializar na fabricao de pes, o empresrio era vendedor em Mato Grosso do Sul. A perspectiva de passar a pagar impostos e registrar funcionrios em carteira no desestimula Santi. Muitos (na informalidade) no acreditam, mas a gente aprende a trabalhar com imposto. Mesmo que a carga seja grande, ele benfico. Hoje trabalhando em parceria com a mulher e a sogra, o empresrio estima contratar dois funcionrios para completar o quadro. S

o Anurio do Trabalho na Micro e pequena empresa - 2008, elaborado pelo Sebrae/dieese, aponta que existem cerca de 10,3 milhes de empreendedores informais em funcionamento no pas. No paran, so cerca de 600 mil empresas. um manual do Sebrae elaborado a partir de estudos de campo alerta que: 1. A informalidade desorganiza a atividade econmica local: estabelece concorrncia desleal com empresas que pagam tributos e geram empregos com carteira assinada e leva o municpio a perder arrecadao; 2. A informalidade significa negcios com baixo potencial de crescimento, baixa arrecadao e estmulo sonegao e empregos informais sem direitos sociais.

Antes os concorrentes no abriam porque ningum abria e o turista no vinha porque no tinha nada aberto. A gente resolveu apostar no contrrio. Ainda que em nmero reduzido, a freguesia que chega fora da temporada conquistada com divulgao do estabelecimento em eventos de turismo Brasil afora, e pelas atraes do cardpio. o servio la carte. entre os pratos de frutos do mar e peixes nobres, o mais famoso o caranguejo gigante, importado do Alasca, estados unidos. o crustceo chega j preparado, mas o tempero incrementado na casa. um caranguejo desses serve bem at seis pessoas, garante Garvin. o prato custa R$ 200,00. desde que se iniciou no negcio, o empresrio reinvestiu cerca de R$ 150 mil em reformas e melho-

rias nos estabelecimentos. A vida antes no era nada fcil: por seis anos, a famlia sobrevivia o ano inteiro com o que acumulava no vero, com a venda ambulante na praia e com bicos de pedreiro que Garvin arranjava. Natural de Foz do iguau e h nove anos morando em Matinhos, o hoje empresrio de pequena empresa banca uma vida de qualidade famlia, paga aluguel dos imveis, impostos e funcionrios, com o que fatura nos restaurantes. Antes eu estava na praia muito acomodado. pegava as mercadorias em consignao e no tinha compromisso com impostos, funcionrios, com nada. Trabalhava s na temporada e passava o inverno apertado. o Sebrae/pR ajudou a mudar meu horizonte, virei empreendedor da noite para o dia.

Riscos e danos da informalidade


A ao de um empregado na Justia do Trabalho tem muita possibilidade de quebrar uma empresa informal, por falta de cumprimento dos direitos trabalhistas, segundo o economista do departamento intersindical de estatstica e estudos Socioeconmicos (dieese) no paran Sandro Silva. Ainda segundo ele, a informalidade uma situao de risco para quem no tem como justificar para o Fisco o movimento da conta bancria de uma atividade lucrativa, mesmo que no criminosa. um terceiro ponto negativo apontado por Silva que a pequena informal no tem como crescer vendendo para empresas estabelecidas, por falta de documentao que comprove as transaes comerciais.

20

21

cascavel, umuarama, Foz do iguau, Francisco Beltro, Santo Antonio da platina e paranava. o movimento em servios oferecidos pela Junta comercial, como certides, cpias de contrato, livros

mercantis, tambm cresceu em 23%, se comparado com o mesmo perodo em 2007. A vida das pequenas e microempresas tambm tem aumentado. em 2008, de janeiro a novembro, foram extintas

17.279 empresas. para quatro novas empresas, apenas uma fecha no paran. os novos empresrios esto, obviamente, mais preparados e atualizados com o novo contexto econmico, avalia Maito Filho. S

NOVAS EMPRESAS Janeiro a Novembro de 2008


comparativo com mesmo perodo de 2007 (*) 2007
1 curitiba 2 londrina 3 Maring 4 ponta Grossa 5 central Fcil (do Sebrae, em curitiba) 6 cascavel 7 Agncia porto curitiba 8 umuarama 9 Foz do iguau 10 Francisco Beltro 11 Sto. Antonio da platina 12 Apucarana 13 pato Branco 14 paranava 15 Guarapuava 16 paranagu 17 Arapongas 18 So Jos dos pinhais 19 campo Mouro 20 cianorte 21 Toledo 22 cornlio procpio 23 Mal. cndido Rondon 24 Goioer 25 Araucria 26 ivaipor 27 Medianeira 28 unio da vitria 29 campo largo 30 irati 31 dois vizinhos 32 laranjeiras do Sul 33 Rolndia 34 Fazenda Rio Grande 35 Assis chateaubriand 36 colorado 37 colombo 38 prudentpolis 39 cononel vivida 40 Rio Negro 41 palmas Total 10.106 3.804 3.024 2.572 1.932 1.693 1.337 1.044 1.238 1.137 1.028 751 892 790 912 777 674 512 681 476 549 0 388 389 370 354 0 355 0 0 0 0 0 0 187 0 0 0 0 0 0 37.972

2008
10.249 3.690 3.081 2.815 2.013 1.990 1.321 1.249 886 996 1.051 835 727 926 829 773 682 635 725 565 526 482 365 430 411 377 327 365 262 285 250 245 240 229 201 199 182 152 106 116 130 41.918

Paran registra recorde na abertura de novas empresas, em 2008


por leandro donatti

o paran fechou 2008 com um recorde na abertura de novas micro e pequenas empresas. At o fechamento desta edio, a Junta comercial do paran j havia totalizado, entre janeiro e novembro, cerca de 50 mil novas empresas no estado, 96% micro e pequenas. o maior nmero de novas empresas criadas em um s ano, na histria da Junta comercial do paran, e que mantm o estado dentro os trs maiores do pas, ficando apenas atrs de So paulo e Minas Gerais, estados com populaes bem maiores que o paran, diz Julio Maito Filho, presidente da Junta comercial do paran. dentre as causas para explicar esse recorde, Maito Filho cita a lei Geral da Micro e pequena

empresa, em vigor desde o final de 2006; os incentivos do governo do paran que isentou mais de 170 mil empresas do pagamento de icMS e concedeu alquotas mnimas a outros; e a pulverizao e descentralizao da economia paranaense. dessas quase 50 mil novas empresas criadas at 30 de novembro, 62% esto estabelecidas no interior do estado. os outros 38% em curitiba e Regio Metropolitana, onde existem a central Fcil (do Sebrae, em curitiba) e agncias da Junta comercial no bairro porto e em municpios como colombo, So Jos dos pinhais, Fazenda Rio Grande, Araucria e campo largo. No interior, possumos agncias em 33 municpios, contabiliza Maito Filho.

do total de novas empresas, registradas pela Junta comercial, 23% esto na regio norte, com destaque para londrina e Maring, de acordo com a diviso geogrfica levada em conta pela Junta comercial; 14% esto na regio centro-sul, com destaque para ponta Grossa; 10% na regio oeste (10%), com destaque para cascavel e Foz do iguau; e 7% para a regio noroeste (7%), com destaque para umuarama. As cidades que mais registraram novas aberturas, levando-se em conta que as agncias que formalizam os processos tambm somam as cidades perifricas que exercem a funo de cidades-plo, so: curitiba, londrina, Maring, ponta Grossa,

(*) Neste quadro, que registra 41.918 novas empresas, de janeiro a novembro, no est includa a criao de filiais em todo estado que, em 2008, foram mais de 7 mil. Somadas, totalizam no perodo quase 50 mil novas empresas.

2007/2008
23

22

Software como servio

Tecnologia ao alcance das pequenas empresas


Software como servio uma forma econmica e rpida de empresas acessarem sistemas sofisticados
por Andra Bordinho

os componentes da mensalidade do SaaS normalmente so o fornecimento do sistema, o custo da hospedagem e segurana dos dados e a conectividade. com o custo diludo em mensalidades, esse valor pode ser encaixado no oramento sem maiores dores. o preo tambm sai mais em conta porque, dessa forma, o fornecedor consegue atender vrias empresas com um mesmo sistema. A vantagem financeira no se aplica somente pequena empresa. No caso das grandes corporaes, o custo de licenas, que teriam que pagar para que um grande nmero de funcionrios utilize o software, alto. o SaaS tambm economiza tempo. Alm do alto custo, implantar sistemas dentro da empresa demorado. um software de gesto, por exemplo, pode custar R$ 300 mil para ser implantado e levar at 12 meses para entrar no ar. por isso, as empresas de softwares perceberam que o SaaS uma alternativa para captar clientes menores, que no demandam tanta personalizao e que podem pagar mensalidades muito mais baratas que o custo de implantao. e o sistema pode estar disponvel em 15 dias, exemplifica o diretor da Mobion, empresa fornecedora de sistemas em SaaS, Jos Manuel catarino Barbosa. o Software as a Service permite, portanto, que empresas menores usem sistemas de grife, por um custo mais baixo e apenas durante o tempo que quiserem.

dor de software. No caso do SaaS, a diferena que um servio vendido, em vez de um produto. Mas, como um servio que est h pouco tempo no mercado, o empresrio precisa se certificar das credenciais do fornecedor, j que ainda h muitas tecnologias incompletas sendo oferecidas no mercado. Alm disso, os fornecedores tm que dar garantias em relao ao data center. Afinal, eles tm que ter grande capacidade de armazenamento e o servio no pode ficar indisponvel. Nem todas as arquiteturas de softwares esto preparadas para suportar muitas empresas usando um mesmo sistema. e esse um elemento que faz o SaaS andar lentamente. A maioria dos sistemas no est adaptada para isso, afirmou Barbosa.

entrevista Mercado comportamento capacitao Tendncia Servio Feiras e eventos Giro pelo paran

Alto custo com licenas e implantao, taxas e profissionais especializados para manuteno. o uso de softwares que ajudam na gesto do negcio e na melhoria da prestao de servios ainda uma realidade distante da maioria das micro e pequenas empresas, por causa da barreira financeira. e, justamente de olho nas empresas que buscam reduo de custos ou que tm o oramento apertado, companhias de Tecnologia da informao (Ti) esto difundindo a oferta de Software como Servio (SaaS, sigla em ingls para Software as a Service). com esse modelo de fornecimento de software, o empresrio usa um sistema e paga apenas uma espcie de aluguel por isso. por meio da internet, o usurio pode acessar todo o sistema como se os programas estivessem instalados no seu computador, dispensando o pagamento de licenas e de implantao de infra-estrutura dentro sua empresa. e no preciso funcionrios para manuteno. o custo de investimento inicial com compra de software passa para custos contnuos onde o pagamento sobre demanda. e no gera patrimnio imobilizado, resume o coordenador do setor de Ti do Sebrae/pR, Ricardo pereira. o SaaS no demanda profissionais especializados dentro da empresa porque os fornecedores so os responsveis pela manuteno e atualizaes e capacitam o prprio staff da companhia para usar os programas.

Utilizaes
o SaaS pode ser usado pela prpria empresa assim como ser contratado para a terceirizao de um servio. por exemplo, uma entidade pode contratar um sistema de consulta de crdito por meio de SaaS para que seus filiados usem pagando uma mensalidade. Neste caso, os lojistas entram no site da entidade, consultam os dados que querem sobre seus clientes, mas quem fornece aquela busca, na verdade, uma empresa que vende um sistema em SaaS. Gilberto vallio, gerente da Tecpoint, empresa que terceiriza um produto que contrata como SaaS, conta que as empresas que optam pelo servio no tm pessoal para desenvolver softwares internamente e, por isso, o SaaS facilita a operao. A evoluo do sistema mais precisa. e mais barato quando no o foco da empresa o desenvolvimento de softwares, afirma. vallio explica que com o SaaS, a empresa pode pegar as indicaes de atualizaes e apenas repassar para o fornecedor, simplificando o trabalho interno. S

Cuidados
o negcio do SaaS composto por quatro pilares bsicos: o fabricante de equipamentos, o data center, que vende espao para armazenamento dos dados, as empresas que disponibilizam o link de acesso ao sistema (internet) e os fabricantes de softwares, que vendem o produto final. o sistema de venda parecido com o tradicional, j que quem puxa a cadeia o vende-

24

25

Recursos humanos

Como agarrar a mo de obra


Dos sistemas mais complexos aos mais simples
o Software as a Service no fornece apenas sistemas complexos. programas mais simples, com servios mais bsicos, tambm esto no rol de oferta do SaaS. um dos maiores exemplos o Google. Muita gente no sabe, mas quando entra na pgina de buscas do Google est usando um software como servio. o Google fornece ferramentas simples como servio, mas que so de uso bsico do dia a dia de muitas empresas, como sistema de e-mail. outro exemplo so programas de texto e planilha fornecidos pelo Google docs. uma tendncia. s vezes as pessoas no percebem tanto, mas o SaaS j est enraizado no dia a dia. cada vez mais as pessoas tendem a passar mais tempo navegando no browser, afirma o engenheiro de vendas do Google enterprise no Brasil, Francisco Gioielli. o uso de ferramentas simples em SaaS permitem no s reduo de custos, mas compartilhamento mais simplificado. usando um software de texto pela internet, por exemplo, a empresa permite que funcionrios acessem o contedo de qualquer lugar sem custos extras com redes.

entrevista Mercado comportamento capacitao Tendncia Servio Feiras e eventos Giro pelo paran

Estmulo qualificao, benefcios e transparncia so estratgias que ajudam a empresa a manter funcionrios
por valmir denardin

COMPARE
Como funciona o software convencional Como funciona o SaaS
Como um servio, quase como um aluguel pago para fazer uso de uma estrutura que j vem com manuteno e atualizao embutidas no preo. Quando o cliente fica inadimplente, o servio cortado. Ele no vai perder os dados porque o fornecedor legalmente obrigado a devolv-los.

comum em todos os setores da economia, a evaso de mo de obra golpeia com mais fora segmentos como construo civil, vesturio e informtica grandes portas de ingresso no mercado de trabalho. As principais vtimas dessa situao so as micro e pequenas empresas, com forte presena nessas reas e j acostumadas a perder funcionrios para concorrentes de maior porte. o empresrio de micro e pequena empresa pode e deve desenvolver polticas de reteno dos profissionais que

mudem o cenrio descrito acima. J comum tambm profissionais trocarem uma grande empresa por uma pequena, que oferea boas condies de trabalho e at maiores possibilidades de satisfao pessoal, afirma Alba Silva Anastacio Soares, gerente de Gesto de pessoas do Sebrae/pR, com a experincia de quem atuou por quase duas dcadas em grandes conglomerados brasileiros e multinacionais. para atrair e conservar bons profissionais, o empregador deve se preocupar com os aspectos humano, fa-

Alba Silva A. Soares,


gerente de Gesto de pessoas do Sebrae/pR

Histrico
o conceito de SaaS comeou a aparecer com mais fora na dcada de 2000. Foi quando os fabricantes de hardware enfrentaram uma crise. eles se deram conta que seu produto havia virado uma commodity e precisavam achar uma forma para reverter isso. A operao dos data centers, que usavam seu espao para guardar dados de grandes clientes, estava se tornando uma commodity tambm. visando mudar esse cenrio, eles comearam a transformar o foco de produto para servio.

26

Foto: Mauro Frasson 27

Quando o cliente compra o programa, est adquirindo, normalmente, uma licena perptua. Da tem direito a suporte e atualizao. Mas se para de pagar a taxa de manuteno, no perde o direito de uso do software, s as atualizaes.

miliar, profissional e at intelectual de seus funcionrios. Na prtica, esses conceitos podem ser traduzidos em polticas de formalizao, qualificao e benefcios que traro ao trabalhador uma sensao de bemestar, satisfao e crescimento, com reflexos positivos em sua produtividade, criatividade e realizao.

Gargalo
Resolvida a formalizao, o passo seguinte o investimento na qualificao da mo-de-obra. com a crise que afetou o setor nos ltimos 20 anos, empresas e poder pblico no deram importncia a esse problema srio, reconhece Finatti. Agora, os dois setores se unem para enfrentar o desafio. o governo federal mobilizou trs ministrios Trabalho, desenvolvimento Social e casa civil e, com o apoio do setor privado, lanou o plano Setorial de qualificao da construo civil (planseq). A meta investir R$ 150 milhes para qualificar 185 mil trabalhadores em 13 regies metropolitanas necessariamente desempregados hoje beneficiados pelo programa Bolsa Famlia. com a iniciativa, o governo quer garantir a oferta de pedreiros, carpinteiros, operadores de mquinas e auxiliares especialmente para as obras do plano de Acelerao do crescimento (pAc). Somente na Regio Metropolitana de curitiba, o Servio Nacional de Aprendizagem industrial (Senai) dever formar, a partir de 2009, 7.500 profissionais. esse nmero representa quase 8 vezes o volume anual de pessoas qualificadas anualmente pelo Senai no estado. Segundo o Sinduscon, o setor, que projeta crescimento de 9% em 2008

Foto: Sinduscon

Euclesio Finatti,
vice-presidente do Sinduscon/pR

o primeiro passo assinar a carteira do trabalhador. embora dados do Ministrio do Trabalho apontem as micro e pequenas empresas como responsveis por metade dos empregos formais gerados no paran nos ltimos meses, a informalidade ainda preocupante nessa rea. Na construo civil, por exemplo, chega a 50% da mo de obra, segundo o prprio Sinduscon/pR, entidade que rene 450 empresas do setor. em primeiro lugar, o empresrio precisa garantir as condies mnimas asseguradas pela conveno coletiva da categoria, como carteira assinada, vale-transporte e vale-compras, defende euclesio Finatti, vice-presidente do Sinduscon/pR para a rea de poltica de Relaes do Trabalho. obrigao legal do empregador, o registro

Endomarketing
outro setor preocupado em qualificar mo de obra o da Tecnologia da informao (Ti). essa preocupao se justifica por uma crescente demanda de pessoal que o setor no consegue suprir. pesquisa realizada em 2007 apontou que, apenas para a rea operacional, haver 15 mil vagas de programador de sistemas no-preenchidas at 2011 na Regio Metropolitana de curitiba. Mesmo com salrios atrativos que comeam na faixa de R$ 1 mil, para o trainee, e atingem os R$ 5 mil, para o programador snior o setor enfrenta dificuldade para atrair jovens qualificados, avalia Mauro Sorgenfrei, presidente da Assespro/pR, associao que rene empresas de Ti, internet e produo de softwares. com o apoio do Sebrae/pR, a prefeitura de curitiba e empresas do segmento, a Assespro criou o programa lapidando Talentos, cujo objetivo formar pro-

presidente da Assespro/pR

Mauro Sorgenfrei,

gramadores. com durao de seis meses, o programa beneficia principalmente estudantes do ensino mdio de escolas pblicas, que podem receber bolsas de at 80% do valor do curso.

O endomarketing pode ser utilizado com eficcia em ambientes profissionais pequenos, onde o dono do negcio lida diretamente com os empregados
A FBits, fbrica de softwares, uma das patrocinadoras do lapidando Talentos. Rodrigo Schiavini, diretor de Negcios, aposta na iniciativa para amenizar a carncia de mo de obra que a empresa enfrenta. procuro dois analistas h trs meses, revela. Nem a reconhecida poltica de valorizao

Para manter bons profissionais, o empregador deve valorizar aspectos humano, familiar e profissional dos funcionrios

Foto: Agncia la imagen

Eduardo Marques Guerra,


diretor da puntual engenharia

Foto: post comunicao 29

na carteira profissional garante ao trabalhador o acesso a benefcios como aposentadoria, Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS), frias e 13 salrio.

e mdia de 5% nos prximos anos, est preparado para absorver toda a mo de obra gerada pelo planseq. Na avaliao de eduardo Marques Guerra, diretor da puntual engenharia, a baixa qualificao o principal gargalo da construo civil. o pessoal chega muito despreparado, diz o engenheiro, que utiliza estratgias como treinamento e melhorias constantes de salrio para manter os quase 50 funcionrios da empresa, criada h 20 anos. eu e meus funcionrios sempre aproveitamos os cursos oferecidos pelo Senai, o Sesi e o Sebrae, conta o empresrio, de 48 anos.

28

Mais qualidade
funcional desenvolvida pela FBits tem sido suficiente para atrair e segurar profissionais. A empresa, com 40 funcionrios, investe em treinamento interno, possui plano de carreira e oferece bolsa de estudo para a universidade e a ps-graduao. Alm disso, a FBits implantou uma poltica de transparncia, com sistema de avaliao funcional constante e clareza sobre metas e resultados esperados. Na avaliao da gerente de Gesto de pessoas do Sebrae/pR, exatamente esse conceito de transparncia que tem atrado muitos profissionais para as micro e pequenas empresas. Segundo Alba Soares, o princpio do endomarketing aes de marketing voltadas ao pblico interno , muito comum em grandes corporaes, pode ser utilizado com ainda maior eficcia em ambientes profissionais pequenos, onde o prprio dono do negcio lida diretamente com os empregados. o profissional se sente participante das decises, torna-se mais leal e passa a se preocupar com o futuro da empresa. S
Foto: luiz costa/Agncia la imagen

salrio de R$ 2 mil

19 anos,

Bons negcios o ano todo


O litoral do Paran tem potencial para a explorao de diversos tipos de turismo e empresrios no perdem as oportunidades
por Maria Tereza Bocardi

entrevista Mercado comportamento capacitao Tendncia Servio Feiras e eventos Giro pelo paran

Jhonatan de oliveira Taborda tornou-se um bom exemplo de como o mercado valoriza um bom profissional, especialmente nos segmentos em que h grande carncia de mo de obra. Aos 19 anos, ele analista de sistemas da gigante alimentcia Sadia, que h trs anos transferiu seu centro administrativo de concrdia, Santa catarina, para curitiba. Filho nico de uma diarista e um vigilante, Jhonatan ganha quase R$ 2 mil mensais e o mais alto salrio da famlia. o sucesso no aconteceu por acaso. o rapaz co-

meou a trabalhar cedo, aos 15 anos, como atendente da rede de lanchonetes Mcdonalds. um ano depois, quando o patro de sua me abriu uma empresa de Ti, conseguiu emprego na rea de teste de softwares. depois, passou a programador. com a experincia adquirida, foi contratado por uma grande empresa de softwares. H um ano, trabalha na Sadia, onde desenvolve um programa com indicadores de gesto e produo da indstria. Jhonatan cursa o terceiro ano do curso superior de Sistemas de informao e pretende seguir carreira na rea.

quando o mar no est para peixe, clio Manoel de Borba, de 47 anos, pescador desde que nasceu, vai para seu pedacinho de Mata Atlntica cuidar das 76 caixas de abelhas que possui. produtor de mel orgnico, no originado de regies com plantas expostas poluio e agrotxicos, assim que ele e outros 26 pescadores de Guaratuba, no litoral paranaense, garantem a complementao da renda e o sustento durante a desova dos peixes, de fevereiro a abril. eles integram a Associao dos Apicultores do litoral do paran e criadores de Abelhas Apis Meliferas (AAlpcAAM), criada em 2007. com aproximadamente 15 caixas cada um e produo garantida para a retirada dos favos duas vezes ao ano, juntos produzem cerca de cinco toneladas. J temos advogado, veterinrio, tcnicos da emater e do Sebrae que nos ajudam, voluntariamente. outros 45 interessados em ingressar na Associao iniciaram a atividade, que Borba comeou h cerca de cinco anos por acaso, aps ler matria de uma publicao do Sebrae, sobre apicultura nos mangues do Maranho.

Tenho um barco s, que uso para pescar e levar o pessoal que me procura. um dia, o Bialli (Jos Guilherme, do Sebrae/pR) trouxe uma revista e pensei: se no mangue conseguem essa maravilha, imagina ns com essa Mata Atlntica. comeou na informalidade e, nas conversas com o Bialli, percebeu que sozinhos no eram nada. era preciso trabalhar com o associativismo. o grupo contou com o Sebrae/pR na estruturao da Associao, passou por cursos de capacitao e, periodicamente, recebe apoio tcnico de consultores e voluntrios especializados sensveis causa.

COMO RETER EMPREGADOS


Formalizao: Registre o funcionrio. isso d segurana aos dois lados. para o empregado, a garantia de benefcios como aposentadoria, Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS), frias com abono e 13 salrio. Benefcios: oferea plano de sade subsidiado, auxlio-alimentao e vale-transporte, que atendam as necessidades bsicas do funcionrio e sua famlia. Formao: patrocine, integral ou parcialmente, os custos de formao do funcionrio, por meio de bolsa de estudos. Capacitao: incentive e favorea o funcionrio a buscar cursos de qualificao e atualizao na rea em que ele atua. Transparncia: informe seus funcionrios sobre as decises, a realidade, os desafios, as dificuldades e as metas da empresa. ele se sentir participante e motivado a contribuir.

pescador e apicultor

30

Foto: luiz costa/Agncia la imagen 31

Clio Manoel de Borba,

Ainda sem a cobrana de taxas, a entidade garante a todos a utilizao de equipamentos para a extrao, embalagem, rotulagem e certificao do mel. diversificaram e j produzem velas artesanais e cosmticos, como xampu e sabonetes base de mel. Ganhamos at uma picape. Ajudamos os colegas no manejo, vamos buscar o mel para ser centrifugado e ainda fazemos um trabalho de incluso social. Rus primrios, condenados por crimes ambientais como corte ilegal de palmito, realizam trabalho voluntrio no apirio durante um ano. Recebemos seis pessoas, trs j saram, gente daqui que nos pede ajuda. Melhor que limpar banheiro de delegacia. Alm de aprender uma atividade, aprendem a amar e respeitar a natureza.

Boas-vindas escritas mo
A principal falha que percebemos a falta de melhor cultura empresarial, com embasamento terico. Nosso papel transformar potencial em produto e trabalhar a regio para ganhar novos mercados. a estratgia de carlos csar de paula Gnata, de 44 anos, proprietrio da pousada enseada, em ilha do Mel, aberta em 1992. Fora da temporada, Gnata participa de feiras e eventos de turismo, como presidente da Agncia de desenvolvimento do Turismo Sustentvel do litoral do paran (Adetur), para divulgar as aes da entidade no litoral e fechar negcios junto aos operadores representando a regio. Trabalhamos para a recepo de, no mnimo, um grupo por ms. A partir de metas anuais e controles financeiros mensais, o empresrio divide a arrecadao do vero com a baixa temporada, tendo

como foco a garantia de funcionamento o ano todo. para cativar e fidelizar clientes, tratamento personalizado na pousada de quatro quartos e banheiros privativos. So poucos hspedes, fazemos a recepo pelo nome de cada um e nos quartos deixamos cartas escritas mo. outro diferencial oferecer na pousada estrutura de hotel. investi na troca de camas e instalei equipamentos de hotelaria, frigobar, internet e wireless. estvamos perdendo clientes. o marketing tambm feito pelo site e o ganho extra vem da lanchonete, que representa 40% da arrecadao no vero. Tinha controles bsicos, sem conhecimento terico. o Sebrae/pR nos estruturou e deu base em cursos de capacitao. conheci novas planilhas e passei a estabelecer metas. Ano a ano, complementam nosso trabalho. ele ingressou no projeto em 2001. Ano passado, estruturou a Adetur.

Foto: luiz costa/Agncia la imagen

Empresrios precisam potencializar os roteiros tursticos existentes e formatar novos

Emoes o ano inteiro


A experincia do pescador, inicialmente intuitiva, valida a afirmao do coordenador estadual de Turismo e Artesanato do Sebrae/pR, Aldo carvalho. Segundo ele, o litoral do paran no s faixa de areia. A praia um tipo de turismo. ele elenca outros cinco tipos, incluindo o ecoturismo, o turismo de pesca, nutico, de aventura e cultural, que agrega o gastronmico, religioso e histrico. carvalho coordena projetos como o Turismo no litoral emoes o Ano inteiro, iniciado em 2005 e com durao prevista de 10 anos. o Sebrae um apoiador do turismo no paran, alinhado com a poltica pblica do estado. o projeto atende os sete municpios do litoral do paran e conta com oito tcnicos diretos para a regio. Na primeira fase, de mobilizao, o projeto teve a adeso de 250 empresrios de micro e pequenas empresas. diagnosticado os nveis de conhecimento, foram selecionados em trs categorias: a maioria, 55%, tinha necessidade de qualificao; para outros 30%, a qualificao para a promoo de produtos; e para apenas 15% a necessidade era a de melhorar e aumentar a clientela, a competitividade e o ganho de novos mercados. os cursos so repetidos e aplicados conforme a evoluo dos grupos.

Foto: pri scilla Fo rone

32

33

Gesto com indicadores


Fotos: Luiz Costa/Agncia La Imagen

entrevista Mercado comportamento capacitao Tendncia Servio Feiras e eventos Giro pelo paran

Pequenas empresas tambm precisam monitorar nmeros


Gesto com indicadores uma estratgia para controlar o presente e o futuro do negcio
por Andra Bordinho

empresria

Norma Santos,

11 estrelas
Mesmo com as 11 estrelas, somada cada estrela ganha desde 1996 no Guia quatro Rodas, Norma Santos de Freitas, 59 anos, proprietria da casa do Barreado, em paranagu, pensou vrias vezes em desistir do negcio. ela integra o projeto do Sebrae/pR e parceiros desde 2005 e com as capacitaes e a participao na Adetur ganhou novo nimo. Foi uma luz no fim do tnel. com esses projetos, entendi que posso melhorar tanto o produto como o fluxo de turistas. para Norma, seu barreado bem avaliado pela qualidade no preparo e porque segue a receita original, como era h mais de 200 anos. para isso, investe em cursos do Sebrae/ pR, relacionados a alimentos e gesto administrativa.

em todo o Brasil, o Guia indica 2.340 estabelecimentos pela qualidade. desses, 234 so estrelados e apenas nove indicados como os melhores na categoria de pratos tpicos brasileiros. Neste ano, estamos entre eles. Sinal que mantemos o padro, porque da mesma forma que do a estrela, a cada ano, tiram. ela aguarda a implantao de um plano de marketing para associar o barreado a paranagu, mais conhecido como prato tpico de Morretes. o turismo j existe, precisamos potencializar o roteiro j existente e formatar novos, conclui Aldo carvalho, coordenador estadual dos projetos de turismo e artesanato do Sebrae/pR. iniciamos com 30 roteiros e hoje j temos 52 roteiros tursticos mapeados. Atualmente, participam do projeto 300 empresrios do litoral. S

das 5,1 milhes de empresas formais no Brasil, 99,3% so micro ou pequenas. elas representam em mdia 20% do produto interno Bruto (piB) brasileiro e so responsveis por 67% dos empregos no setor privado. os dados do Sebrae Nacional mostram a importncia desse segmento para o pas. No entanto, apesar de representar uma fatia to significativa da economia, muitas micro e pequenas empresas desconhecem seus prprios nmeros. Algumas sequer medem seus indicadores financeiros. A gesto com indicadores no uma realidade presente em boa parte dos pequenos negcios no Brasil. e, as empresas que medem seus nmeros, normalmente focam no resultado. porm, apesar de importante, medir lucro ou prejuzo significa medir apenas o passado e no ter foco em negcios futuros. como os indicadores mostram aspectos fundamentais para o sucesso do negcio, torna-se pea importante para o gerenciamento. existe uma mxima da rea de qualidade que s se consegue gerenciar

o que se consegue medir. Gerenciar na base do achmetro no d certo. A idia de gesto com indicadores um esforo para medir aspectos crticos, para tomar decises mais acertadas, explica o professor do programa de mestrado e doutorado de Administrao da universidade positivo, Bruno Fernandes. uma empresa, por exemplo, que mede a satisfao dos consumidores j est dando um passo frente porque est medindo a propenso de fechar novos negcios. entre alguns indicadores importantes para a gesto, esto os financeiros, de satisfao dos clientes, qualidade de processo interno, qualidade do produto, satisfao dos empregados da empresa e competncia das pessoas. Mas a escolha de

Bruno Fernandes,
professor

34

Foto: luiz costa/Agncia la imagen 35

isso invivel economicamente para as menores, os empresrios de micro e pequenas empresas podem buscar apoio de entidades como o Sebrae.

Novo nicho

Fator de quebra
A falta de gesto com indicadores uma das grandes causas de quebra de pequenas empresas, aponta o professor de finanas da pontifcia universidade catlica (puc) de So paulo e da Fundao Getlio vargas (FGv), Fbio Gallo. por isso, a importncia da busca de capacitao e aplicao do sistema de controle. Na maioria das vezes, o empresrio de pequena empresa abre um negcio no ramo que ele entende. Mas boa parte esquece que no basta saber o ofcio, mas tambm preciso saber as tcnicas para planejamento e gesto. e s vezes ele at tem os dados, mas no sabe interpret-los, assinala. Alm de usar o monitoramento por indicadores, necessrio que o empresrio envolva todos os seus funcionrios nesse processo. preciso que os funcionrios sintam a importncia dos levantamentos e se sintam em parte responsveis por eles. o empresrio pode ouvir as pessoas que trabalham com ele, trocar idias, envolver as pessoas no problema e depois envolv-las na soluo, aconselha o professor Bruno Fernandes. S

Varejo cresce com ascenso dos emergentes

entrevista Mercado comportamento capacitao Tendncia Servio Feiras e eventos Giro pelo paran

Consumidores das faixas C, D e E representam 65% dos domiclios urbanos e respondem por um consumo anual de R$ 520 bilhes no Brasil
por Mirian Gasparin

muitos deles depende do que mais importante para cada ramo de atuao. o ideal, lembra Fernandes, comear com os indicadores mais simples, como a parte financeira e os principais fatores que a afetam. medida que vai implantando possvel sofistic-los, afirma o professor. um sistema mais complexo um conjunto de indicadores que traduzem bem toda a sade do negcio. como um painel de controle de um avio. quanto mais complexo o painel, mais complexo o avio. o mesmo vale para a relao entre os

indicadores e o crescimento da empresa, exemplifica. o consultor do Sebrae/pR, emerson cechin, diz que, para implantar um processo de registro e controle de informaes, preciso tempo e pessoas, mas ressalta que o resultado final compensa. As maiores empresas usam com mais frequncia indicadores para a gesto. Mas uma necessidade para as pequenas tambm e traz retorno, afirma. As grandes empresas, muitas vezes, buscam uma consultoria para ajudar na implantao do monitoramento dos indicadores. Mas como

Srgio Lage,
mestre em Sociologia

Balanced Scorecard
Normalmente usado por empresas de grande porte, o Balanced Scorecard um conceito que congrega uma srie de indicadores que servem de base para um sistema de medio e gesto estratgica. esta tcnica foca em conceitos como dimenso financeira, clientes, processos internos, aprendizagem e crescimento. o consultor do Sebrae/pR, emerson cechin, destaca que a idia surgiu com a necessidade das empresas em ter indicadores mais sofisticados, mas salienta que apesar de complexo, alguns itens do Balanced Scoredcard podem ser adotados por pequenas empresas.

um dos mercados consumidores que mais tem atrado a ateno do varejo, nos ltimos anos, o de baixa renda. os emergentes so considerados hoje a nova classe mdia mundial somando 4 bilhes de pessoas. No Brasil, as faixas c, d e e representam 65% dos domiclios urbanos e respondem por um consumo anual de R$ 520 bilhes, criando oportunidades de crescimento para as empresas de todos os portes. Segundo o mestre em Sociologia pela universidade de So paulo (uSp) e especialista em estudos estratgicos de comportamento do consumidor, Globalizao e Tendncias de consumo do canal varejo, Srgio lage carvalho, que em 2008 participou de uma semana de atualizao para empresrios do comrcio varejista, even-

36

Foto: divulgao 37

Foto: divulgao

to promovido pelo Sebrae/pR em curitiba, a classe c, que hoje tem melhor nvel de escolaridade (40% possuem ensino mdio e superior) est em busca de novas categorias de produtos. por ser mais informado, esse consumidor se tornou cauteloso, passou a pesquisar preos, indo atrs de promoes e ofertas, a avaliar o atendimento e o ponto de venda e, conseqentemente, a exigir mais inovao, alerta. o curioso que esse segmento compra impulsivamente mais que as classes A e B (33% dos consumidores de c e d contra 28% da A e B). de olho nesse segmento, a indstria vem pesquisando e desenvolvendo novos produtos. o grande desafio identificar e construir novos modelos de negcios para atender esse tipo de pblico, destaca lage. Na avaliao do professor de economia Aplicada da Fundao Getlio vargas, Robson Gonalves, o que est fazendo com que o varejo de baixa renda cresa e resista aos problemas econmicos o fator emprego. enquanto novas vagas continuarem sendo criadas, o emprego sustentar as vendas, observa.

para o especialista e consultor em Marketing, deni Belotti, as classes c, d e e sempre foram tratadas com certo desprezo pelos meios de comunicao e pela sociedade em geral. est nos nossos cromossomos a segregao histrica que recebemos de nossos antepassados. As mudanas nos cenrios das principais economias do mundo e sua conseqente expanso nesse mundo globalizado nos colocaram cara a cara com essa realidade que, durante tantos anos, fingimos no ver. Mantivemos nossa autoestima isenta das mazelas que nos cercavam at que as classes menos favorecidas fizeram valer a sua autoestima, evidenciando sua necessidade de ser vista, de sentir-se orgulhosa de sua capacidade de sobrevivncia, de ser reconhecida e, principalmente, de obter sucesso, explica. o mais interessante disso tudo, segundo Belotti, o imenso abismo que separa a percepo das classes mundo afora: o tipo de produto que gera sentimento de mais valia s classes menos favorecidas est to abaixo na pirmide de importncia para os mais favorecidos que at mesmo difcil entender a importncia dada a esses produ-

Com a valorizao do real a importao de produtos populares cresceu no Brasil, motivada pelo ganho real de quase 50% no salrio mnimo dos emergentes

Robson Gonalves,

professor de economia
tos, geralmente, bens de consumo pessoal, itens de higiene e beleza, alimentos. com o aumento do poder aquisitivo das classes c, d e e e sua consequente ascenso a outros itens na cadeia de diferenciao, o que se v a ampliao do interesse por mveis, eletrodomsticos, automveis e, mais recentemente, imveis. Aqui temos at mesmo uma situao que beira graa. vivemos num pas onde um imvel popular custa mais de R$ 100 mil e um carro popular perto dos R$ 30 mil. Marchamos, porm, a passos largos na ampliao da chamada classe mdia, que hoje tem muito menos de B/c+ e muito mais de c-/d/e na sua composio, explica deni Belotti.

Deni Belotti,

consultor em Marketing
empresas que, em vez de fartaremse do binmio promoo/preo visando vender cada vez mais, se dispuserem a estabelecer canais de comunicao com seus clientes, auxiliando-os no processo de entendimento de sua necessidade real X capacidade de pagamento, fazendo com que a roda da fortuna no pare de girar. Na sua avaliao, vender sem perspectivas de receber nunca foi uma boa estratgia. porm, como esse mercado relativamente novo, nem consumidores nem estabelecimentos comerciais sabem, ainda, a melhor forma de ajustar seu ponto de equilbrio. eu diria que o segmento de baixa renda ainda vai ensinar muito sobre tica e bons costumes ao Brasil, observa Belotti. acesa. isso no significa deixar de importar, mas sim planejar melhor e buscar driblar a situao inovando. quando o dlar est valorizado, o especialista em consumo do canal varejo recomenda que o empresrio repasse apenas parte do aumento do valor cobrado para o consumidor. Tambm as margens de lucro devem ser reduzidas, bem como diminuir os custos sem perder qualidade e competitividade. outra alternativa investir na importao de produtos mais competitivos e sem similares nacionais. para a coordenadora do curso de Marketing da universidade positivo, deise Bautzer, dlar alto traz prejuzos aos importados destinados baixa renda, principalmente aqueles importados por ocasio, ou seja, mercadorias que apenas incham o mercado com uma perspectiva de baixa qualidade. J com relao aos produtos de baixo custo, atraentes por uma questo de posicionamento de mercado em relao concorrncia nacional, deise entende que dlar alto impacta na precificao e nas vendas. S

Crise financeira
com relao crise no sistema financeiro mundial, desencadeada em 2008, enquanto Srgio lage carvalho prev que ela deve ter um impacto maior em 2009, deni Belotti no acredita que seja um fator de risco para os consumidores das classes c, d e e. o maior risco desses consumidores cultural. A falta de instruo e a enorme demanda reprimida podem levar uma parcela desses consumidores a passar do ponto no grau de endividamento e, conseqentemente, gerar uma crise financeira e existencial ligada ao zelo pelo bom nome, adverte Belotti. e por essa razo, que o especialista acredita que sairo na frente as

Importao
com a valorizao do real nos ltimos anos, a importao de produtos populares cresceu a passos largos no Brasil, motivada tambm pelo ganho real de quase 50% no salrio mnimo dos emergentes. o segmento de importados j representa mais de 40% do faturamento do setor de produtos populares e, s em 2007, o faturamento superou a casa de R$ 12 bilhes. entretanto, segundo Srgio lage carvalho, os empresrios do setor de importados j aprenderam que as oscilaes da moeda estrangeira podem trazer sensveis perdas. A valorizao do dlar e a crise nos mercados internacionais fizeram com que uma luz amarela fosse

Foto: divulgao

38

39

Filho de peixe...

zer muitas vantagens. Se bem conduzida, a empresa no deixa de ser a garantia do sustento da famlia. a continuao do sonho do patriarca e uma galinha de ovos de ouro. Alm disso, ela cita a autonomia sobre a caminhada profissional como um benefcio incalculvel. Mas preciso ter uma viso estratgica. No se deve olhar a empresa com o vnculo familiar e sim profissionalmente. por fim, a consul-

tora, formada em psicologia pela universidade Federal do paran (uFpR), convida aos empresrios de micro e pequenas empresas que apostam na sucesso familiar a responderem uma pergunta: o que mais importante, a empresa ou a famlia? Se a resposta for a empresa, aconselha, esta deve ser conduzida por profissionais capacitados, independente de serem parentes ou no.

entrevista Mercado comportamento capacitao Tendncia Servio Feiras e eventos Giro pelo paran

Negcios em famlia
Mais do que filhos e parentes interessados, sucesso requer planejamento e profissionalizao
por Katia Michelle pires

Famlia Galeazzi

Sucesso familiar
Seguir os passos profissionais da famlia nem sempre est nos planos de um jovem no momento de decidir a carreira a seguir, mas as estatsticas mostram que a realidade nem sempre combina com a vocao. No Brasil, 80% das empresas privadas foram construdas e so controladas por famlias. No contexto mundial, o nmero ainda maior: 95% das empresas so familiares. A itlia sai na frente, com 99% das empresas controladas por um ncleo familiar. isso significa que na hora de escolher a carreira, a necessidade de manter o negcio e garantir a centralizao do poder pode influenciar. e muito. o problema que nem sempre esse processo sucessrio feito de forma profissional, o que implica em nmeros nada animadores. de acordo com a especialista e consultora cludia consentino, credenciada do Sebrae/ pR, dentro do programa de Sucesso Familiar, apesar da pouca biografia sobre o tema no Brasil, pesquisas recentes mostram que 33% das empresas brasileiras que realizam sucesso familiar so feitas da primeira para a segunda gerao. desse universo, apenas 1% continua na segunda gerao e dessas apenas 50% passam para a terceira. A consultora salienta que um dos principais problemas na gesto e sucesso familiar a falta de planejamento. claudia revela que essa caracterstica pode vir a ser um calvrio para a empresa. os pais idealizam a entrada dos filhos na empresa, mas no enxergam o seu despreparo. A falta de limites na discusso dos problemas familiares e dos negcios tambm pode atrapalhar o desenvolvimento da empresa. Muitas vezes, os filhos no se comportam como scios e sim como herdeiros, defende. para ela, uma das questes mais importantes para garantir o sucesso da empresa, independente do ramo ou do porte, a profissionalizao. As pessoas acham que conhecem o negcio porque cresceram nele e nem sempre funciona assim. outro ponto que influencia na sucesso familiar, quando o negcio passa de pai para filho, so questes pessoais que so discutidas dentro da empresa. ou vice versa. problemas profissionais no se resolvem num almoo de domingo, enfatiza. Se bem planejada e feita com profissionalizao, no entanto, claudia refora que a sucesso familiar pode traApostar no negcio da famlia foi muito mais do que uma opo para a empresria Marlene capele Galeazzi. Gerente de um banco em pato Branco, no sudoeste do paran, ela se viu obrigada a optar entre mudar de cidade, j que a agncia em que trabalhava havia fechado, ou mudar completamente de ramo em prol da famlia. Ficou com a segunda opo. o marido, edemar Galeazzi havia montado na garagem de casa, uma pequena loja de som. chamvamos o lugar de poro, brinca. Formada em contabilidade, Marlene levou a experincia para a pequena empresa. pouco tempo depois, ela e o marido j estavam mudando para uma sede maior e hoje a loja est instalada num espao de 3,2 mil metros quadrados. o casal ampliou os servios e o ramo de atuao. vende som, autopeas, faz reparos e atende empresas maiores, como seguradoras.

os dois filhos, Alessandro de 18 anos e Ana paula, de 16, j trabalham na rea e demonstraram interesse pela empresa. o rapaz j est cursando Administrao e passa por todos os setores da empresa para ganhar experincia. A garota tambm nem pensa em mudar de ramo. Acho bem importante o interesse deles. pois se construmos essa empre-

empresrios

Edemar e Marlene Galeazzi,

Fotos: cesar cola/Foto Zanella

40

41

sa esses anos todos, vamos querer uma continuao. o relacionamento, conta Marlene, nem sempre fcil. uma vez disse para meu filho que se ele fosse meu funcionrio estaria demitido, brinca. Mas quando o expediente acaba, o funcionrio volta a ganhar o status de filho. e esse emprego est garantido. para Marlene,

uma das questes fundamentais para garantir o sucesso da empresa o planejamento. por isso procurei ajuda do Sebrae/pR. uma orientao profissional faz a gente olhar pra frente, considera a empresria, complementando: criar a empresa at que fcil. o difcil manter-se no mercado.

A gente deve abrir as portas para os filhos, mas agir com a razo. Ter fora suficiente para dizer no. Isso implica em incentiv-los a seguirem seu ideal e sua vocao, mesmo que isso no esteja na empresa, Luiz Caramori, empresrio em Curitiba

Agir com a razo


Fotos: cristiane Shinde/Studio Alfa

A necessidade de aumentar o capital foi uma das motivaes do empresrio luiz caramori quando abriu a empresa curitibana de cosmticos Buona vita. Tcnico em mecnica, ele passou a trabalhar para um amigo no sistema de vendas de porta em porta, na dcada de 1980. com o passar do tempo, abriu a prpria empresa no ramo, em sociedade com a primeira mulher. veio a separao e uma questo que nem sempre as pessoas levam em conta na hora de abrir um negcio. uma separao acaba com a empresa. Ficamos sem nada e eu precisei recomear do zero. Mas caramori usou a experincia para profissionalizar a empresa. com trs filhos, hoje com 29, 28 e 9 anos, ele j trabalhava com as filhas mais velhas quando decidiu focar no planejamento e na razo. A gente deve abrir as portas para os filhos, mas agir com a razo. Ter fora suficiente para

dizer no. isso implica em incentivar os filhos a seguirem seu ideal e sua vocao, mesmo que isso no esteja na empresa. Atualmente, as duas filhas mais velhas do empresrio, Tatiane, que est se formando em Administrao, e Gisele, tecnloga em esttica, esto sendo preparadas para assumir a empresa em um processo de sucesso que j comeou com bastante planejamento e implicou em algumas situaes pertinentes. elas precisaram de um distanciamento da empresa para entender e valorizar o que tinham. Foi mais ou menos a histria do filho prdigo, exemplifica. para caramori, a empresa familiar no pode ser um cabide de empregos, os parentes devem estar preparados profissionalmente para assum-la. e independente do vnculo familiar, ele salienta a importncia de trabalhar com transparncia. definir quem so os herdeiros atuantes, quem so os cotistas muito importante. Alm disso, a sucesso deve acontecer gradativamente e

com planejamento, para que os clientes e fornecedores no sintam o impacto. casado h 14 anos com a segunda mulher, isabel luiza piati, que tambm trabalha na empresa, caramori j est preparando esse processo de sucesso na gesto da empresa. No final de 2007, ele procurou o Sebrae/pR para conhecer mais sobre essa gesto familiar e buscar amparo legal. esse amparo fundamental para garantir que no haja uma ao por causa de uma divergncia familiar, por exemplo, cita. Aos 48 anos, ele planeja o afastamento estratgico da empresa. Tenho mais sete anos aqui. preciso sair quando se est ganhando, quando se est por cima. Alm disso, com o passar do tempo, a renovao muito importante para o sucesso da empresa, desde que feita com planejamento e profissionalizao.

Famlia Dias Borborema

A grande famlia
A moderna nomenclatura hair stilist ainda nem existia quando canuto dias Borborema decidiu abrir uma barbearia, em Maring, noroeste do estado, h 30 anos. A empresa cresceu e a famlia de seu canuto tambm. casado duas vezes, ele teve sete filhos. Hoje, todos trabalham na rea, alm de uma neta que j segue os passos do av. uma grande famlia e todos trabalham juntos, conta isabel Rosa, atual mulher do patriarca. como a famlia, a empresa cresceu e hoje o Stilo um dos maiores sales de Maring. Alm dos irmos, genros, noras e agregados tambm trabalham na empresa, que conta com mais de 40 funcionrios e muita histria pra contar. para ns natural. A gente convive muito e o salo aparece sempre como tema das nossas conversas, conta isabel.

ela faz questo de preparar o jantar todos os domingos na casa dela e receber todos os parentes. o assunto, claro, acaba sendo o salo, diz. e foi por no ter assunto nesses encontros familiares que o mais novo dos filhos do primeiro casamento de seu canuto decidiu deixar o curso de engenharia civil j no terceiro ano para se dedicar aos negcios da famlia. Adenilson dias Borborema revela que o pai sempre insistiu para que ele fizesse engenharia e ele acabou aceitando. A princpio no queria se dedicar aos negcios do pai. eu at gostava, mas achava que isso ocupava muito tempo e no queria essa vida pra mim, revela. Mas com o tempo, todos os irmos de Adenilson foram entrando no negcio e ele se viu de fora. eles foram ficando mais unidos, analisa. ele chegou a ir para os estados unidos em busca de outras experincias profissionais, mas h dois anos e meio no resistiu. voltou ao Brasil e decidiu trabalhar com a famlia. eu s me arrependo de no ter entrado antes. S

O que pesar no momento da sucesso


Preparao dos sucessores Descentralizao do poder Incentivar experincias dos herdeiros fora da empresa A vocao para o ramo no deve ser forada As dificuldades da empresa no devem ser resolvidas no almoo de domingo
Fonte: programa Sucesso Familiar, do Sebrae

Isabel e Canuto Dias Borborema,


empresrios

o segredo para uma convivncia harmoniosa, ela tem na ponta da lngua: tolerncia. e contrariando a regra de que trabalho no se discute em casa,

42

43

Semana da Pequena Empresa

Sebrae/PR atinge mais de de pessoas em cinco dias


Empresrios e futuros empresrios participaram de intensa programao
por leandro donatti

1 milho

Oscar Schmidt

entrevista Mercado comportamento capacitao Tendncia Servio Feiras e eventos Giro pelo paran

nas sobre perseverana, sucesso e atitude, caractersticas fundamentais no empreendedorismo. Bem como consultores de renome nacional, em estratgia, Marketing e Recursos Humanos, como csar Souza; carlos Alberto Julio; Svio Normando; daniel Godri; Frederico Mouro; carlos Hilsdorf e valdez ludwig. para as palestras-magnas, o Sebrae/pR pediu a doao de um quilo de alimento no-perecvel. Foram arrecadadas em todo o estado mais de 16 toneladas de alimentos, repassados para entidades assistenciais. A cada ano que passa, a Semana da pequena empresa est cada vez maior, cada vez melhor, com mais opes e solues empresariais, destaca o diretor-superintendente do Sebrae/pR, Allan Marcelo de campos costa. o Sebrae/pR quer levar aos empreendedores informaes de qualidade, quer estar cada vez mais prximo das micro e pequenas empresas, diz o diretor-superintendente. Allan Marcelo de campos costa afirma que a entidade tem compromisso em ajudar as micro e pequenas empresas que no sobrevivem ao mercado. compromisso de levar solues, para que se fortaleam. o diretor-superintendente do Sebrae/ pR cita pesquisa, divulgada em 2007, que mostra que 25% das pequenas empresas fecham suas portas no paran, aps dois anos, e que 100% delas no procuraram apoio de qualquer entidade. Temos o dever de estar cada vez mais prximos dos empresrios e dos futuros empresrios. As micro e pequenas empresas so a fora da economia do paran e do pas. Geram empregos e renda, assinala.

Amyr Klink

Celebridades foram convidadas pelo Sebrae/PR, para fazer palestras-magnas sobre perseverana, sucesso e atitude, caractersticas fundamentais no empreendedorismo

com o mote Monte a sua programao igual sua empresa: do seu jeito, mais de 45 mil empresrios e futuros empresrios participaram da programao, comparecendo em palestras-magnas, workshops, consultorias especializadas e minicursos, oferecidos em cerca de 50 municpios, pelas Regionais do Sebrae/pR em cascavel, curitiba, londrina, Maring e pato Branco. Mais de 1 milho de pessoas foram atingidas pela Semana, com o repasse de informaes tcnicas por meio de encartes em jornais e revistas, hot site, campanhas de e-mails e atendimentos efetuados pela central de Relacionamento do Sebrae/pR, o dobro do nmero atingido na edio de 2007. celebridades como oscar Schmidt, Giovane Gvio, Amyr Klink, caco Barcelos e Maurcio Kubrusly foram convidadas pelo Sebrae/pR, para fazer palestras-mag-

Csar Souza

Carlos A. Jlio

Minicursos

Fotos: Agncia la imagen 45

empresrios e futuros empresrios participaram em peso da terceira edio da Semana da pequena empresa, uma realizao do Sebrae/pR, de 17 a 21 de novembro, em todo o paran. durante cinco dias, com uma intensa programao, foram oferecidas gratuitamente solues empresariais customizadas e sob medida. para os que j so empresrios, o evento foi uma oportunidade para ampliar o conhecimento, fortalecer empresas e dar um novo rumo aos negcios. para os que desejam ser empresrios, a Semana da pequena empresa foi um primeiro contato com o Sebrae/pR, um estmulo abertura planejada e orientada de uma pequena empresa.

Caco Barcelos

Maurcio Kubrusly

44

Qualificao
Regina Maria Turek brincava nas instalaes da pequena empresa administrada pelo pai. Hoje uma das responsveis pela gesto do negcio, em parceria com os irmos. Formada em Administrao de empresas, Regina diz que sempre busca informaes e orientaes para melhorar a gesto do pequeno negcio. Na Semana da pequena empresa, a empresria participou de uma consultoria na rea de finanas, em curitiba. Regina conta ainda que a busca por conhecimento tambm uma constante entre os colaboradores. os funcionrios fizeram um revezamento para participar das palestras e minicursos da Semana, e tambm, acompanharam todas as palestras-magnas. o Sebrae tem ajudado muito a nossa empresa. Tm situaes que, no dia a dia, voc no percebe e os consultores ajudam a preparar a empresa para um crescimento sustentvel, avalia Regina. isabel cristina paese Tardelli, que tambm participou da programao da Semana na capital, disse estar decidida a abrir uma pequena empresa, mas sabe que para isso preciso planejar. Ns sabemos que empresrios que no se preparam, no estudam mercado, no tm uma estratgia encontram dificuldades, que podem ser evitadas quando h planejamento, assinala.

Na pousada de oito chals, localizada entre a BR-369 e o Rio Tibagi, em Jatazinho, no norte do estado, os clientes no tm o primeiro contato com a equipe na recepo, mas antes, no estacionamento, alm de, ao longo da estadia, serem agraciados com cortesias - como uma cesta de pes recm-sados do forno, por exemplo - surpreendentes e gratuitas.

Reciclagem
em Maring, noroeste do estado, na Semana da pequena empresa, o empresrio do ramo de telefonia mvel, Marcos Antonio de Moura, participou de dois minicursos ligados rea de empreendimento. Trabalho h 12 anos no ramo. logo quando comecei fiz um curso no Sebrae/pR que me ajudou muito na abertura de uma empresa e, at mesmo, no relacionamento com meu scio que no dava muito valor s informaes repassadas pelos consultores. comecei um novo negcio no mesmo ramo. Agora estou aqui para renovar as idias e melhorar minha performance. entusiasmado, Moura participou de mais dois minicursos at o final da programao. pretendo comear um trabalho na rea de capacitao e treinamento. Falta mo-deobra especializada na minha rea e a soluo caminhar nessa direo. Mas para isso preciso me preparar, comenta. S

Mais de 45 mil empresrios e futuros empresrios participaram da programao, oferecida em cerca de 50 municpios, pelas Regionais do Sebrae/PR em Cascavel, Curitiba, Londrina, Maring e Pato Branco

Nos minicursos, foram abordados temas de interesse para empresrios e futuros empresrios
Na programao da Semana da pequena empresa, isabel escolheu as palestras o comportamento dos empreendedores de sucesso e Novos mercados e oportunidades. A idia da empreendedora abrir uma franquia, na rea de alimentos. Fui para me preparar e saber por onde comear. Ainda em londrina, todos da equipe de atendimento da estncia Terra dourada - a recepcionista, a estagiria de hotelaria, a cozinheira, a auxiliar de cozinha, a camareira e os gestores operacional e de negcios participaram da Semana. os funcionrios assistiram palestra-magna Atendimento ao cliente: voc faz a diferena e foram em peso ao minicurso como atender com qualidade. A inteno, explica a proprietria luciana Masson Scaramal, foi a de capacitar ainda mais a equipe para o que ela considera um dos grandes diferenciais do empreendimento, que a acolhida.

Conhecimento
proprietria de uma loja da franquia drogasul em cascavel, no oeste do estado, a farmacutica Neide coutinho damasceno campestrini no arredou p da Regional do Sebrae/pR, durante a Semana. ela se inscreveu e participou de mais de uma dezena de minicursos e consultorias individuais e coletivas. Foi uma semana maravilhosa, que abriu horizontes e acrescentou conhecimentos e ferramentas de aplicao imediata. Mas o mais importante ainda vai acontecer. cheguei concluso de que at onde eu podia crescer sozinha, cresci. para expandir mais e com segurana, agora preciso buscar conhecimento e consultoria especializada. em 2009, vou voltar ao Sebrae/pR, agora em busca de orientao e consultoria continuadas, diz a empresria. presidente da Associao comercial e empresarial de Francisco Beltro, o empresrio Antonio pedron participou em palestras e minicursos na Semana, no sudoeste do paran. Na condio de empresrio, pedron tambm levou a equipe de colaboradores e disse que a receptividade foi positiva. posso dizer que j tive o feedback. Todos aprovaram e gostaram de participar das atividades realizadas pelo Sebrae/pR.

pedron tambm analisou a programao, como lder empresarial, e acredita que foi uma forma importante de disseminar conhecimento. vejo na grande participao dos empreendedores um avano nessa questo que envolve o conhecimento. com a Semana da pequena empresa, podemos dizer que o Sebrae/pR socializa o treinamento pela oportunidade que oferece e o empresrio acaba ganhando com isso, aprendendo e conhecendo, destaca pedron.

Perspectivas
quem tambm procurou os eventos do Sebrae/pR em londrina, na Semana da pequena empresa, foi o pastor evanglico Mrcio Fernandes, atrado pelas palestras e minicursos que trataram de um tema de grande importncia em sua rea de atuao: a liderana. o pastoreamento de igrejas exige aperfeioamento constante. Nosso campo de atuao se ampliou. A viso que se tinha antes, de que uma boa pregao seria suficiente, j outra. Atualmente, o pastoreamento de igrejas muito mais que um bom culto. exige a formao de equipes, administrao, gerenciamento, explica Fernandes, ligado igreja Brasil em cristo. Fernandes, que participou do evento com o objetivo de participar de pelo menos dez palestras, demonstra interesse nos eventos dos quais participou. os vdeos a que assisti e, depois, os bate-papos com os consultores do Sebrae/pR trouxeram coisas que a gente deixa de observar no dia a dia, diz o pastor.

A cada ano que passa, a Semana da Pequena Empresa est cada vez maior, cada vez melhor, com mais opes e solues empresariais, destaca o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa

Consultorias especializadas foram oferecidas gratuitamente durante os cinco dias

46

47

Em alta

CRESCIMENTO DAS FRANQUIAS EM 2008

Franquias crescem, mercado agradece


Setor um dos que mais crescem no Brasil: faturamento aumenta ano a ano
por Katia Michelle pires

O crescimento do setor motivou o Sebrae/PR a criar um segmento de orientao sobre o tema. Desde 2007, a entidade oferece consultoria para quem quer transformar sua empresa num potencial franqueador
Alimentao

entrevista Mercado comportamento capacitao Tendncia Servio Feiras e eventos Giro pelo paran

16% 8%

Vesturio

Abrir o prprio negcio, apostando em uma nova marca, ou investir em uma franquia, com produtos j desenvolvidos e implantados, uma dvida que acomete a maior parte de novos empreendedores. quando se analisa o mercado, no entanto, os nmeros das franquias surpreendem e mostram que a escolha tem agradado os investidores. entre os meses de julho e setembro de 2008, por exemplo, o setor registrou crescimento de 21,6%, se comparado com o mesmo trimestre de 2007. os dados so da Associao Brasileira de Franchising (ABF). A expanso das franquias vista a olho nu, analisa o consultor da rea de negcios do Sebrae/pR leandro Krug Batista. o crescimento do setor motivou a instituio a criar um segmento de orientao sobre o tema. desde outubro de 2007, o Sebrae/pR est oferecendo consultoria para quem quer transformar sua empresa num potencial franqueador. primeiro analisamos se a empresa se enquadra no ramo e se o negcio tem chance de ser franqueado. depois damos suporte para estruturao e implantao de franquias, num processo que pode levar de 6 a 12 meses, explica. o programa j existia em outros estados, mas novidade no paran. As vantagens, tanto para o franqueador, quanto para o franqueado, conforme analisa leandro Batista, so grandes. primeiro, porque voc j est abrindo uma empresa com uma marca conhecida. Algum j testou o produto antes, salienta. Apenas isso, no garantia de sucesso da empresa, mas as estatsticas brasileiras mostram que, enquanto 25% em mdia das pequenas empresas quebram dois anos depois de abertas, quando as lojas so franquias, este percentual cai para 15% no mesmo perodo de tempo. os franqueados precisam ter uma gesto mais profissional, diz o consultor. Abrir uma franquia, ensina Batista, demanda tanta pesquisa e dedicao quanto arriscar-se a lanar uma nova marca. importante verificar se o per-

Demais segmentos

Bebidas, cafs, bolos e salgados

64%

5%

Servios automotivos

Fonte: ABF

3%

Educao e treinamento

4%

fil do empresrio est de acordo com a franquia que ele pretende abrir, diz. ele explica que, para abrir uma franquia preciso aceitar as normas dos franqueados e concordar com elas. Se a pessoa tem um perfil mais empreendedor, s vezes melhor investir numa nova marca, conclui.

pao de lojas com 16% do total. em seguida, aparece vesturio com 8%; Bebidas, cafs, doces e salgados conta com 5%; educao e treinamento com 4% e Servios automotivos com 3%. os demais segmentos respondem por 64%. depois de analisar os dados, o diretor executivo da ABF, Ricardo camargo, diz que a pesquisa comprova que o setor de franchising um dos que mais crescem na economia brasileira. de acordo com a ABF, a quantidade de franquias dobrou de 2001 a 2007, passando de 600 para 1.197 neste perodo. quando o assunto distribuio das sedes das empresas franqueadas, o estado de So paulo sai na frente, abrigando 52%, seguido pelo Rio de Janeiro, com 14%. paran e Minas Gerais dividem o terceiro lugar, com 7% das sedes das empresas franqueadas. quanto distribuio das unidades franqueadas, a colocao parecida. So paulo est em primeiro lugar, com 40% das unidades, seguido de Rio de Janeiro. Novamente paran e Minas Gerais dividem o terceiro lugar, com 7% das unidades franqueadas. S

Em expanso
uma pesquisa realizada no final do ano passado pela ABF em parceria com o provar programa de Administrao de varejo, da Fundao instituto de Administrao (FiA) e a Felisoni & Associados, mostrou o desempenho do setor em 2008. o trabalho avaliou os resultados a partir de uma amostra de 46 redes de franquias. para o terceiro trimestre de 2008, foi apurado crescimento de 21,6% no faturamento das redes que compem a pesquisa, comparado ao mesmo trimestre de 2007. o estudo apurou um crescimento de 23,9% no faturamento do perodo de janeiro a setembro de 2008, comparado a 2007. dos segmentos presentes na pesquisa, Alimentao, com maior nmero de empresas, se destaca na partici-

Leandro Krug Batista,


consultor

48

49

Foto: Mauro Frasson

Relaes de trabalho
Escolhas certas
Apesar de ter seguido os passos do pai advogado e ter se formado em direito, o sonho da hoje empresria luciana do Rocio Bittencourt sempre foi abrir o seu prprio negcio. ela passou dois anos pesquisando, at ter certeza de que queria abrir uma franquia, em curitiba. A franquia te d maior suporte para o seu investimento, acredita. definido o sistema, ainda faltava escolher o setor. eu queria que fosse um produto dedicado mulher, lembra. Foi assim que ela escolheu abrir uma franquia da marca de cosmticos contm 1g; isso foi em

entrevista Mercado comportamento capacitao Tendncia Servio Feiras e eventos Giro pelo paran

2005. de l para c, luciana abriu mais sete franquias e estuda investir no segmento de luxo da marca. A marca cresceu gradativamente,

analisa luciana, que nem de longe se arrepende de ter trocado a advocacia pela deciso de ser franqueada.

Foto: Wilson vieira/videographic

Profissionalismo ajuda evitar aes trabalhistas


As relaes pessoais e o cumprimento da legislao so fatores que devem ser observados pelos empresrios
por Maria Tereza Bocardi

Foto: Wilson vieira/videographic

A empresria Kiyomi Takabayashi, de londrina, norte do estado, compartilha a experincia de sucesso. pernambucana, ela foi para o Japo na dcada de 1990, para trabalhar. o objetivo era conquistar capital para abrir um negcio no Brasil, mas ela trouxe na bagagem bem mais do que isso. l, ela conheceu o marido e scio, Milton Takabayashi, e os dois voltaram para o Brasil com o mesmo sonho. optaram pela franquia, primeiro do ramo de alimentao, e abriram um restaurante da rede de comida chinesa Jim Jim.

Tempos depois, o mesmo franqueado, dono da rede Jim Jim, passou a investir no ramo de acessrios femininos e o casal tambm embarcou no setor. Foi assim que Kiyomi abriu uma loja da Morana Acessrios. A franquia te d muito suporte, avalia a empresria. por outro lado ficamos bastante presos tambm. No posso vender um outro produto dentro da loja nem sair dos padres porque isso gera multa, diz, mas conclui: uma coisa compensa a outra.

Kiyomi Takabayashi,
empresria

No existe nenhuma frmula pronta, capaz de evitar aes trabalhistas. A avaliao do advogado trabalhista Sidnei Machado, especializado em direito previdencirio. enftico, diz que a nica forma de minimizar o risco de uma ao cumprir a lei, vlida para todas as empresas, sejam micro, pequenas ou grandes. os empresrios de micro e pequenas empresas no devem ter medo, basta cumprir a legislao trabalhista e buscar uma assessoria jurdica.

Machado salienta que o empregador deve compreender que o trabalho no uma mercadoria, como define o artigo 1 da conveno n.1 da organizao internacional do Trabalho (oiT), de 1919. Hoje, h uma preocupao muito grande com a promoo dos direitos da pessoa, dos direitos humanos fundamentais. isso implica na responsabilidade social das empresas de tambm preservar os direitos trabalhistas, no apenas na garantia de empregos, mas de trabalho decente,

50

51

Artigo
conceito hoje utilizado pela oiT. o juiz do Trabalho, titular da 1 vara do Trabalho de So Jos dos pinhais e presidente da Associao dos Magistrados do Trabalho da 9 Regio (paran), Brulio Gabriel Gusmo, analisa que as micro e pequenas empresas, normalmente, so administradas pelos prprios donos e que, quando os negcios no vo bem, os encargos esto na lista dos dbitos no pagos mais freqentes, como o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS) e da previdncia Social. isso ocorre de duas maneiras. A mais radical o no pagamento desses encargos, pura e simplesmente. A outra maneira a sonegao, com a declarao de um valor oficial do salrio (base de clculo dos encargos) inferior quele realmente contratado. Nesta segunda situao, estamos diante do chamado por fora, uma ilegalidade. A falta de pagamento de horas-extras trabalhadas outra infrao comum, lembra Sidnei Machado. de acordo com ele, a primeira exigncia legal a contratao de funcionrios por meio do contrato de Trabalho, que pressupe a anotao da carteira de Trabalho do empregado. os direitos decorrentes so os bsicos: pagamentos corretos de salrios, 13 salrio e frias. influenciam diretamente na disposio do empregado para o conflito judicial. A melhor forma de evitar aes trabalhistas agir com profissionalismo, assim como ocorre em relao ao consumidor e fornecedores. A relao de emprego um contrato cujo objeto o trabalho humano e, por isso, alm de profissional ela deve ser respeitosa. independente da atividade desenvolvida pelo empregado, o profissionalismo deve estar sempre presente. um exemplo: a existncia de acordos informais com os trabalhadores para pagamento de valores ou concesso de benefcios que no constam claramente do contrato. Acordos informais devem ser evitados, afirma o juiz. ele considera, ainda, importante que os empreendedores tenham uma boa assessoria nessa rea, que pode ser obtida por meio de entidades como o prprio Sebrae/pR e os sindicatos patronais. Gusmo orienta que, no caso de no ser possvel evitar a ao trabalhista, a melhor opo sempre contratar um advogado especialista na matria. S

Relao de respeito
Alm dos direitos bsicos, a natureza do contrato impe automaticamente ao empregador outras obrigaes com o empregado: ambiente seguro e respeito pessoa, por exemplo, ressalta Machado. A contratao de temporrios exceo, e somente admissvel em situaes especficas previstas na clT e na legislao, para o qual o empresrio deve fazer dentro dos critrios da lei e com a consultoria de um advogado especialista. o trabalho informal o no registrado, ilegal, portanto. o advogado e o juiz so unnimes quando o assunto a relao a ser estabelecida entre funcionrio e patro em empresas de pequeno porte. Ambos alertam que uma relao pautada no respeito e no profissionalismo de ambos os lados pode interferir na hora da demisso. Nesse ambiente de micro e pequenas empresas, as relaes pessoais

Um lembrete aos empreendedores:


crises so momentos para identificar e explorar novas oportunidades
Jos cezar castanhar

ceiro e, portanto, dependem menos dele. Segundo porque, em geral, as pequenas e mdias empresas atuam predominantemente em setores que no dependem de crdito de prazo mais longo (acima de dois anos ou mais), onde o problema da reduo do crdito mais grave. Alm disso, para tentar atenuar os impactos negativos da crise sobre o crescimento, o governo vem tomando medidas paliativas que envolvem a abertura de linhas de crdito para determinados setores atravs dos bancos estatais, como Banco do Brasil, ceF e BNdeS e, mais recentemente, aumentou o prazo de recolhimento dos impostos, o que significa aumentar o capital de giro das empresas. Assim, essas medidas podero trazer benefcios para o setor produtivo que mais do que compensem as eventuais perdas imediatas produzidas pela crise internacional. em resumo: crises so momentos propcios para identificar e explorar oportunidades. Requer mais do que nunca o exerccio das habilidades que caracterizam os empreendedores, dentre as quais se destacam a capacidade de inovar e assumir riscos. S

em face da crise financeira internacional que fechou 2008 com contornos avassaladores nos pases desenvolvidos, a grande pergunta que todos se fazem nesse momento : teremos recesso no Brasil? Se sim, qual ser a sua intensidade e durao? A dvida e a preocupao se acentuam medida que vo surgindo os sinais das economias desenvolvidas indicando queda no produto interno Bruto e aumento nas taxas de desemprego. para comear, as perspectivas para a economia brasileira comparativamente muito melhor do que o que se prev para os pases desenvolvidos. Aqui deveremos ter uma reduo do crescimento econmico. As projees dos analistas sugerem uma taxa de crescimento do piB para 2009 que pode variar entre 3% e 4%. ou seja, teremos crescimento econmico, embora inferior ao observado em 2008 e 2007, o que uma situao muito mais confortvel do que a dos pases em que se espera queda do piB neste ano. Alm disso, alguns dos impactos que a crise provocou no mercado financeiro podero trazer benefcios e oportunidades para o setor produtivo, em particular para as pequenas e mdias empresas. esse o caso, por exemplo, da desvalorizao cambial. como sabido, vrios setores da economia, tais como mveis, calados, confeces, sofreram muito nos ltimos quatro anos com a valorizao do real, que reduziu a competitividade dos produtos brasileiros no exterior. ora, com a desvalorizao acentuada, o que provavelmente ser mantida por um bom tempo, esses produtos recuperam parte de sua competitividade, o que significa a

possibilidade de expandir as vendas para o exterior. inversamente, o dlar valorizado torna os produtos importados mais caros, o que pode significar recuperar parte do mercado domstico perdido para empresas de outros pases nos ltimos anos. cabe lembrar tambm que, at como uma forma de atenuar os efeitos da crise no Brasil, o governo se esforar para manter os investimentos previstos no pAc (programa de Acelerao de crescimento), o que significa oportunidades interessantes em setores ligados infraestrutura, saneamento e habitao, entre outros. em alguns desses setores, as pequenas e mdias empresas podem atuar diretamente e de forma competitiva, ou podem participar da cadeia de produo, fornecendo servios para grandes empresas. para isso, uma iniciativa importante investir na qualificao, com vistas a obter certificaes que permitam participar dessas cadeias produtivas. Nesse sentido, um exemplo interessante pode ser encontrado na iniciativa da petrobras de qualificar pequenas e mdias empresas para participar de vrias etapas dos investimentos bilionrios programadas pela companhia, na explorao de petrleo e gs e na construo naval. em parceria com o Sebrae, a empresa j selecionou e treinou dezenas de empresas. No que toca perspectiva de reduo de crdito, outro efeito imediato da crise, muito provvel que o impacto sobre as pequenas e mdias empresas seja menor, por duas razes. primeiro, porque essas empresas j contam com dificuldade de acesso ao crdito no mercado finan-

Alm dos direitos bsicos, a natureza do contrato impe automaticamente ao empregador outras obrigaes com o empregado

Jos Cezar Castanhar

engenheiro civil e doutor em Gesto e professor da escola Brasileira de Administrao pblica e de empresas da Fundao Getlio vargas, no Rio de Janeiro.

52

53

Sebrae/PR
ndice mede ambiente para o desenvolvimento de pequenas empresas
os municpios do paran tm disposio, desde o final do ano passado, uma importante ferramenta para medir o grau de desenvolvimento das micro e pequenas empresas. o Sebrae/pR, em parceria com o instituto Brasileiro de qualidade e produtividade (iBqp), oferece uma nova metodologia para avaliar o impacto dos pequenos negcios nos 399 municpios do estado. o ndice de desenvolvimento Municipal para Micro e pequenas empresas, o id-Mpe. A apurao do ndice segue a mesma metodologia do ndice de desenvolvimento Humano - Municipal (idH-M), s que focado nos pequenos negcios. o Sebrae/pR pretende divulgar anualmente o id-Mpe. o primeiro ranking, com o id-Mpe dos 399 municpios, pode ser consultado pelos prefeitos e empresrios no www.sebraepr.com.br. o id-Mpe fruto do cruzamento de 17 indicadores e da anlise de trs ambientes: empresarial, mercado e institucional. uma das concluses do primeiro levantamento a vinculao direta entre o idH-M e o id-Mpe. quanto menor o idH, menor o grau de desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Nos municpios onde o id-Mpe mais alto, o ambiente empresarial mais favorvel aos negcios.
Foto: Nilton Rolin

entrevista Mercado comportamento capacitao Tendncia Servio Feiras e eventos Giro pelo paran

da esquerda para a direita: Faisal Saleh, presidente do instituto internacional plo iguassu; Benjamin chamorro cortesi, da Secretaria Nacional do Turismo do paraguai; calixto Saguier, coordenador do parque Tecnolgico itaipu - paraguai; Santiago Gallo, secretrio do conselho de desenvolvimento e integrao Sul (codesul); darci piana, ento presidente do conselho deliberativo do Sebrae/pR; carlos Alberto dos Santos, diretor de Administrao e Finanas do Sebrae Nacional; Jorge Samek, diretor-geral brasileiro da itaipu Binacional; violeta lucila prates, deputada da Argentina; liz cramer, vice-ministra de Turismo do paraguai; Julio cezar Agostini, diretor de operaes do Sebrae/pR; Juan carlos Sotuyo, diretor-superintendente da Fundao parque Tecnolgico itaipu - Brasil

Centro tecnolgico integra negcios Brasil-Mercosul


Autoridades e representantes de entidades de fomento empresarial da Argentina, do Brasil e do paraguai realizaram no final de 2008 uma reunio tcnica para discutir a criao e instalao do centro de desenvolvimento de Tecnologias para integrao Transfronteirias entre Micro e pequenas empresas do Brasil e do Mercosul, em Foz do iguau. instalado no parque Tecnolgico de itaipu (pTi), o centro atuar na gerao, adaptao, desenvolvimento e transferncia de tecnologias e no apoio ao desenvolvimento de projetos que estimulem a cooperao e a gerao de negcios na fronteira do Brasil com os demais pases do Mercado comum do Sul (Mercosul). A iniciativa, do Sebrae Nacional, Sebrae/pR, em parceria com a itaipu Binacional, a Fundao pTi e o Banco interamericano de desenvolvimento (Bid), faz parte do projeto Fronteiras do Brasil e receber investimentos na ordem de R$ 5,8 milhes, at 2011. o centro funcionar como uma unidade do Sebrae especializada no desenvolvimento de tecnologias que facilitem a integrao produtiva transfronteiria entre micro e pequenas empresas. Tambm ser um centro de excelncia e instrumento de integrao do Sistema Sebrae com organizaes polticas, econmicas e sociais dos pases vizinhos. com isso, ser possvel incrementar as possibilidades e as modalidades de interao e de colaborao entre as empresas, abrindo novos mercados e permitindo que as empresas envolvidas compartilhem custos de logstica. Na foto, autoridades do Brasil, paraguai e Argentina que participaram da reunio tcnica, em Foz.

Foto: Agncia la imagen

Sistema Regional de Inovao comea a funcionar no sudoeste Empreendedor Rural ganha revista dirigida
A Revista programa empreendedor Rural, uma publicao do Sebrae/pR, Senar/pR, Faep e Fetaep, foi lanada oficialmente, no incio de dezembro, durante o encontro estadual de empreendedores, que contou com a participao de mais de 3,5 mil produtores rurais de todo o paran. A primeira edio da revista, com tiragem de 5 mil exemplares, trouxe casos de sucessos, experincias bem sucedidas de produtores rurais que participaram do programa em todas as regies do estado, e abordou tambm temas de interesse, relacionados ao agronegcio paranaense. Na foto, a presidente da confederao Nacional da Agricultura, Ktia Abreu, apresenta ao pbico a nova revista. o programa empreendedor Rural comeou em 2003 e hoje modelo para 21 estados brasileiros e distrito Federal. o programa, idealizado pelo Sebrae/pR, Senar/pR, Faep e Fetaep, dividido em trs etapas e trabalha com trs componentes bsicos: desenvolvimento humano, gesto do conhecimento e criao e implantao de projetos. o Sistema Regional de inovao (SRi) no Sudoeste do paran, iniciativa do Sebrae/pR, Agncia de desenvolvimento Regional, Fiep e prefeituras, com o apoio da Reparte, para potencializar os ativos econmicos da regio, criando um ambiente de inovao e uma rede de relacionamento entre instituies, entidades e empresas prestadoras de servios, comeou a funcionar oficialmente. Representantes de prefeituras, entidades de apoio e instituies de ensino superior assinaram em outubro um termo de cooperao e adeso ao SRi. A assinatura foi na Regional Sudoeste do Sebrae/pR, que fica em pato Branco. desde a assinatura, empresrios e representantes de entidades e instituies de ensino, interessados em se valer das informaes armazenadas, tm aderido e feito uso, gratuitamente, do SRi, pelo www.sudoesteinovativo.com.br. o SRi funciona como uma agncia de desenvolvimento focada nos pequenos negcios. As micro e pequenas empresas so as principais beneficirias dos centros de empreendedorismo que se desenham com a implantao do SRi, e tm acesso ao conhecimento que envolve inicialmente os ativos econmicos de quatro municpios da regio. pato Branco tem um parque tecnolgico sendo estruturado em software, biotecnologia e eletroeletrnicos. em Francisco Beltro, o forte a indstria de alimentos. em dois vizinhos, o vesturio e software. em chopinzinho, a riqueza natural e a extrao de pedras ametistas.

54

55

Sebrae/PR e FGV lanam MBA em Gesto do Varejo


os empresrios do comrcio varejista tm uma oportunidade imperdvel. o Sebrae/pR e a Fundao Getlio vargas (FGv) passam a oferecer a partir deste ano o MBA em Gesto do varejo. o MBA tem durao de 18 meses e as aulas sero ministradas na sede do Sebrae/pR, em curitiba. A aula inaugural ser no dia 27 de maro e as atividades, mensais, comeam em abril. os professores da FGv Joo Baptista de paula villena Soares e Jos luiz Meinberg vo coordenar o MBA. villena vice-presidente e scio do instituto Mvc educao corporativa. Meinberg, especialista em Administrao (planejamento estratgico) pela columbia university. o MBA em Gesto do varejo foi formatado especialmente para empresrios e gerentes de varejos do paran, com o objetivo de contribuir na formao e capacitao do setor. As inscries vo at o dia 6 de maro e os interessados passaro por uma pr-seleo (anlise de currculos), de 9 a 13 de maro. As matrculas podem ser feitas de 16 a 20 de maro. Mais informaes pelo 0800 570 0800 ou pelo site www.sebraepr.com.br.

Foto: Marcos Aurlio Gonalves

Nove micro e pequenas empresas do paran venceram o prmio Sucesso empresarial 2008, uma parceria do Sebrae/pR, instituto Brasileiro da qualidade e produtividade (iBqp) e Grupo Gerdau: escola pequeno prncipe (Nova londrina), na categoria servio de educao; FBiTS desenvolvimento de Software (curitiba) e Accion (Maring), na categoria servios de Ti; JpA viagens e Turismo (londrina) na categoria servios de turismo; Armando pertuzati (cascavel), na categoria agronegcio; vininha panificadora (curitiba), panificadora Nervis (Foz do iguau) e eriton Motos (Maring), na categoria comrcio; case plsticos (curitiba), na categoria indstria; e escola pequeno prncipe (Nova londrina), na categoria responsabilidade social. o prmio, que neste ano passou a se chamar Mpe Brasil, chegou final, no paran, com 24 empresas de 12 municpios. A edio 2008 teve 4,5 mil empresas inscritas, um crescimento de 375% em relao a 2007, que contou com 951 participantes. o nmero de municpios representados no concurso tambm teve um salto significativo, passando de 93 em 2007 para 194 em 2008, registrando um aumento de 110%. No ranking regional, destaque para as regies sudoeste, que registrou participantes de 17 municpios; centro-sul, de 43 municpios; e a regio oeste, que, de seus 60 municpios, 44 tiveram empresas inscritas no concurso. A solenidade de premiao foi no dia 15 de dezembro. o prmio Mpe Brasil uma ferramenta de gesto que j auxiliou mais de 2 mil micro e pequenas empresas no paran, na busca por excelncia empresarial, medindo sua capacidade de gesto e seu grau de competitividade, com base nos critrios de excelncia da Fundao prmio Nacional de qualidade (FpNq): liderana, estratgias e planos, clientes, sociedade, informao e conhecimento, pessoas, processos e resultados.

Misso tcnica paranaense visita Japo


o comando do Sebrae/pR participou de uma misso tcnica ao Japo, em novembro de 2008. darci piana, presidente da Fecomrcio e ento presidente do conselho deliberativo do Sebrae/pR, e Allan Marcelo de campos costa, diretor-superintendente do Sebrae/ pR, percorreram as regies de Aichi, Shizuoka e Tquio, numa viagem que durou cerca de 10 dias. eles fizeram a abertura da promofest, um evento tradicional em Hamamatsu, que concentra a maior comunidade de nipo-brasileiros no Japo. o Sebrae montou estande (foto) e realizou atendimentos durante o evento. o comando do Sebrae/pR, durante a misso ao Japo, fez contatos com representantes de incubadoras tecnolgicas japonesas, de empresas administradas por brasileiros, da confederao Nacional do comrcio, da caixa econmica, do Banco do Brasil, do Ministrio do Trabalho e de cmaras do comrcio. em pauta, futuras parcerias e o intercmbio de negcios.

Bairro Empreendedor leva solues para pequenas empresas, em Maring


o projeto Bairro empreendedor levou, em 2008, um conjunto de solues empresariais para 225 micro e pequenas empresas, distribudas em bairros que ficam no entorno das avenidas Mandacaru, das palmeiras, Kakogawa e Alexandre Rasgulaeff, em Maring, no noroeste do estado. As aes do Bairro empreendedor, uma parceria do Sebrae/pR, prefeitura e entidades, foram de maio a novembro. consultores do projeto realizaram diagnstico que levantou os pontos fortes, e tambm, identificou quais eram as oportunidades de melhorias nas empresas. com essas informaes, um plano de ao foi desenvolvido para oferecer solues pontuais s demandas dos empresrios. Ainda foram realizados ciclos de seminrios e palestras sobre temas como liderana e empreendedorismo, e tambm, treinamentos nas reas de finanas, marketing, recursos humanos e vendas. Ao todo, foram realizadas 400 horas de capacitao e 3 mil horas de consultorias nas empresas. pesquisa realizada pelo Sebrae/pR, para avaliar a efetividade das aes desenvolvidas pelo projeto, demonstra que os empresrios aprovaram a estratgia do Bairro empreendedor. o levantamento foi realizado com 188 empresas, das 225 participantes. dos empresrios ouvidos, 91% declararam que o Bairro empreendedor atendeu s expectativas; 86% disseram que os contedos abordados durante o projeto so prticos e aplicveis nas empresas, e ainda, 93% avaliaram que as consultorias recebidas foram efetivas. A previso que em 2009 as atividades do Bairro empreendedor aconteam em outros bairros da cidade. A proposta criar um ambiente favorvel ao desenvolvimento dos pequenos negcios, levando informaes aos empresrios de micro e pequenas empresas e contribuindo para o aumento da gerao de renda e para o desenvolvimento social e econmico do municpio.

Foto: cristiane Shinde/Studio Alfa

MPE Brasil divulga vencedores no Paran

56

57

Fotos: divulgao

Sessenta lotes de cafs especiais despertaram o interesse dos visitantes

1 Ficaf projeta cafs especiais do norte pioneiro


A 1 Ficaf - Feira internacional de cafs especiais do Norte pioneiro, uma realizao do Sebrae/pR e Associao de cafs especiais do Norte pioneiro do paran (AceNpp), realizada em novembro, representou o incio de uma nova fase para os cafeicultores da regio. primeiro evento do gnero no estado, foi um sucesso de pblico e de expectativas. cerca de 1,5 mil produtores, compradores, fornecedores, lideranas e representantes de entidades da cafeicultura, de diversos estados brasileiros e tambm do exterior, participaram da programao, no pavilho de convenes do centro de eventos de Jacarezinho. dos 60 lotes de cafs especiais expostos, 30 despertaram o interesse de compradores. compradores e comercializadores da bebida, representando 16 empresas de Gois, So paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa catarina e paran, garantiram a prospeco de negcios. quinze caravanas da regio visitaram a Ficaf. lotes da bebida foram vendidos a 3 vezes em mdia a mais que o valor normal. os contatos com o mercado externo tambm entusiasmaram os produtores de caf da regio. uma misso espanhola desembarcar, em 2009, no norte pioneiro, para conhecer a qualidade do produto. um representante da Starbucks, na Sua, participou da Ficaf e levou amostras dos cafs especiais produzidos na regio para anlise. o lanamento da marca caf do Norte pioneiro do paran tambm vai ajudar a conquistar o mercado nacional e internacional. A idia agregar valor ao produto, dando uma identidade territorial, o que fundamental para ganhar o mercado, fechar bons negcios e virar referncia. o norte pioneiro responsvel por quase 50% do caf produzido no paran, quinto maior produtor brasileiro da bebida.

Sebrae/PR inaugura novo escritrio em Foz, no oeste


o novo escritrio do Sebrae/pR em Foz do iguau (foto), no oeste do paran, foi inaugurado em novembro. durante a cerimnia, na Rua das Guianas, 151, no bairro Jardim Amrica, foi descerrada uma placa inaugural, para marcar o incio oficial das atividades da entidade na nova sede. o Sebrae/pR atende em Foz do iguau desde os anos 1990. Nasceu como um pequeno ponto de atendimento, numa parceria firmada na poca com a Associao comercial e industrial de Foz do iguau (AciFi). durante quase cinco anos, o Balco Sebrae, como era chamado o ponto de atendimento da entidade, funcionou nas dependncias da AciFi. Mais tarde, o escritrio passou a atender em dois endereos, na Rua Marechal Floriano peixoto. o ltimo, inclusive, dividia espao com o Sindicato Rural. desde ento, crescem a cada dia as atividades e os servios desenvolvidos pela entidade no somente em Foz, mas em diversos municpios da microrregio. So feitos em mdia de 300 atendimentos ao ms, em Foz e microrregio, em finanas, gesto, marketing, Recursos Humanos e mercado. os consultores do escritrio levam ainda solues empresariais do Sebrae/pR para setores estratgicos como o turismo e o comrcio. com destaque especial para os programas andeva, caminhos do Turismo e varejoMAiS - Mais vendas, Mais competitividade, todos desenvolvidos em parceria com diversas entidades da cidade e regio.

Empreendedorismo feminino em alta


o prmio Sebrae Mulher de Negcios 2008/2009 recebeu cerca de 400 inscries no paran, nas categorias proprietrias de Micro e pequenas empresas Formais e Membros de Associaes ou cooperativas de pequenos Negcios. em sua quinta edio, o prmio uma iniciativa do Sebrae Nacional, Secretaria especial de polticas pblicas para as Mulheres, Federao das Associaes de Mulheres de Negcios e profissionais do Brasil (BpW) e Fundao Nacional da qualidade, com o objetivo de estimular e valorizar o empreendedorismo feminino. A cada ano que passa, cresce o nmero de inscries paranaenses ao prmio. em 2005, foram 40 inscries. em 2006, 36. e no ano passado, 275. em maro deste ano, sero divulgadas as ganhadoras por regio, de cada categoria, que totalizaro 10 mulheres (cinco de cada categoria). Ser tambm divulgado o prmio extra, concedido para duas mulheres, uma de cada categoria. essas duas mulheres sero consideradas as ganhadoras nacionais. A participao na etapa nacional tambm tradio paranaense. o estado j teve vencedoras em todas as edies do prmio: Joice Roncaglio (2004), Adriane Muller (2005), Sheila chamecki Rigler (2006); e cleide Matos (2007).

Roteiro cria turismo industrial, nos Campos Gerais


o Sebrae/pR, o convention & visitors Bureau de ponta Grossa, a Secretaria de estado do Turismo (SeTu), a Associao dos Municpios dos campos Gerais (AMcG) e Rotas do Turismo lanaram no final de 2008 um novo roteiro turstico na regio dos campos Gerais. o Roteiro Turstico industrial, com durao entre dois e trs dias com paradas nos principais parques industriais instalados na regio, intercaladas com visitas a roteiros tursticos tradicionais. o roteiro, com foco empresarial, tem como objetivo transformar a vocao industrial regional em atrativo turstico. Representantes de agncias e operadoras de curitiba e ponta Grossa participaram de uma viagem de familiarizao para conhecer o novo roteiro, que prev paradas em seis indstrias com alto grau tecnolgico, nmero que chegar a 11, em 2009. Na primeira viagem de familiarizao, os representantes de agncias e operadoras, que so os responsveis pela comercializao dos pacotes, conheceram a Fundio Hubner, fornecedora da indstria automobilstica; a Beaulieu do Brasil, de origem belga e produtora de revestimento txtil para pisos; e a Femsa, cervejaria com capacidade de produo de 250 milhes de litros/ano.

Foto: Nilton Rolin

58

59

Artigo

SOLUES PARA PEQUENAS EMPRESAS


Consulte o Sebrae mais prximo de voc

O processo de desenvolvimento e as pequenas empresas


Allan Marcelo de campos costa

As micro e as pequenas empresas so fundamentais no processo de transformao e desenvolvimento.

A regio de emilia-Romagna est localizada no centro da itlia e, at a dcada de 70, sua economia era eminentemente agrcola e de baixo desenvolvimento. desde ento, esta regio transformou sua dinmica a partir da criao de distritos industriais apoiados no desenvolvimento de uma forte cultura de cooperao e no fortalecimento de redes de pequenas empresas. como resultado, a regio hoje apresenta indicadores de renda per capita, qualidade de vida e distribuio de renda entre os melhores da europa. A irlanda foi, por mais de dois sculos, um dos pases mais pobres da europa, com baixos nveis de escolaridade e elevados nveis de emigrao. No final da dcada de 80, o governo reduziu a carga tributria do setor produtivo ao mesmo tempo em que investiu fortemente em educao, desburocratizao e no tratamento diferenciado a pequenas empresas. desde ento, o piB irlands atingiu os nveis da unio europia em 1998, o desemprego caiu de 16% para 4% em uma dcada e o pas tornou-se um dos maiores centros mundiais de software e tecnologia. castilla y leon uma regio espanhola que, at o incio da dcada de 90, era essencialmente uma rea rural com alto nvel de desemprego. em 1994, a regio criou um Sistema Regional de inovao baseado numa rede de agentes locais que visitavam reas isoladas, levando inovao s pequenas empresas de forma concreta e in loco. desta iniciativa, resultaram centenas de projetos que, a partir de sua

implantao, alavancaram os nveis de competitividade das empresas com conseqente dinamizao da economia de toda a regio e drstica reduo nos nveis de desemprego. embora alguns elementos da abordagem utilizada em cada uma destas histrias de sucesso sejam diferentes (cooperao na emilia-Romagna, educao e desburocratizao na irlanda, inovao em castilla y leon), temos entre elas um ponto em comum: as micro e as pequenas empresas como elementos fundamentais do processo de transformao e desenvolvimento. e so exemplos como estes que evidenciam o acerto de estratgias que privilegiem e dem tratamento diferenciado aos pequenos negcios. em 1 de janeiro, prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos comearam a escrever uma nova pgina na histria dos municpios paranaenses e brasileiros. esperamos que, no futuro, estas pginas descrevam histrias de xito ainda maiores do que as descritas anteriormente, a partir de iniciativas que propiciem um ambiente de desenvolvimento profcuo para os pequenos negcios. desburocratizao, participao das pequenas empresas nas compras governamentais e incentivos formalizao e gerao de empregos nos municpios so apenas alguns dos muitos exemplos de aes que podem contribuir com a construo deste futuro e podem ajudar a construir uma economia prspera, com os pequenos negcios ocupando o lugar que lhes de direito. este um caminho que, comprovadamente, vale a pena ser trilhado.

REGIONAL SUDOESTE Pato Branco Avenida Tupi, 333 - Bairro Bortot CEP: 85.504-000 Fone: (46) 3220-1250 Fax: (46) 3220-1251 EsCriTrio Francisco Beltro rua so Paulo, 1212 - sala 01 Bairro Centro CEP: 85.601-010 Fone: (46) 3524-6222 Fax: (46) 3524-5779

REGIONAL CENTRO-SUL Curitiba rua Caet, 150 - Bairro Prado Velho CEP: 80.220-300 Fone: (41) 3330-5800 Fax: (41) 3330-5768/ 3332-1143 EsCriTrio Guarapuava rua Arlindo ribeiro, 892 - Bairro Centro CEP: 85.010-070 Fone: (42) 3623-6720 Fax: (42) 3623-6720 Ponta Grossa rua XV de Novembro, 120 - Bairro Centro CEP: 84.010-020 Fone: (42) 3225-1229 Fax: (42) 3225-1229

REGIONAL NOROESTE Maring Avenida Bento Munhoz da rocha Neto, 1116 Bairro Zona 07 CEP: 87.030-010 Fone: (44) 3220-3474 Fax: (44) 3220-3402 EsCriTrio Campo Mouro Avenida Manoel M. de Camargo, 1111 Bairro Centro CEP: 87.302-080 Fone: (44) 3523-5386 Fax: (44) 3523-5386 Paranava rua Mato Grosso, 1874 A Bairro Centro CEP: 87.702-030 Fone: (44) 3423-2865 Fax: (44) 3423-2794 Umuarama Avenida Brasil, 3404 Bairro Zona i CEP: 87.501-000 Fone/fax: (44) 3622-7028 Fax: (44) 3622-7065

REGIONAL NORTE Londrina Av. santos Dumont, 1335 Bairro Aeroporto CEP: 86.039-090 Fone: (43) 3373-8000 Fax: (43) 3373-8005 EsCriTrio Apucarana rua osvaldo Cruz, 510 13 andar Bairro Centro CEP: 86.800-720 Fone: (43) 3422-4439 Fax: (43) 3422-4439 Ivaipor rua Professora Diva Proena, 1190 Bairro Centro CEP: 86.870-000 Fone: (43) 3472-1307 Fax: (43) 3472-1307 Jacarezinho rua Dr. Herclio Gomes, 732 Bairro Centro CEP: 86.400-000 Fone: (43) 3527-1221 Fax: (43) 3527-1221

REGIONAL OESTE Cascavel Avenida Pres. Tancredo Neves, 1262 Bairro Alto Alegre CEP: 85.805-000 Fone: (45) 3321-7050 Fax: (45) 3226-1212 EsCriTrio Foz do Iguau rua das Guianas, 151 Bairro Jardim Amrica CEP: 85.864-470 Fone: (45) 3522-3312 Fax: (45) 3573-6510 Toledo Largo so Vicente de Paulo, 1333 3 andar sala 30 e 31 CEP: 85.900-210 Fone: (45) 3252-0631 Fax: (45) 3252-6175

Allan Marcelo de Campos Costa


mestre pela universidade de lancaster, inglaterra MSc in iT, Management and organizational change - e mestre em Gesto empresarial pela Fundao Getlio vargas, tem MBA em Gesto de Negcios pela iBMec Business School e ps-graduado em desenvolvimento Gerencial para executivos pela FAe/cde. diretor-superintendente do Sebrae/pR possui artigos publicados em jornais, revistas e conferncias no Brasil e no exterior, em pases como chile, frica do Sul, Reino unido, Holanda, Hungria e eslovnia.

www.sebraepr.com.br 0800

570 0800
61

60

Procure o SEBRAE mais perto de voc. Confira os telefones abaixo: Apucarana (43) Campo Mouro (44) Cascavel (45) Curitiba (41) Foz do Iguau (45) Francisco Beltro (46) Guarapuava (42) Ivaipor (43) Jacarezinho (43) Londrina (43) Maring (44) Paranava (44) Pato Branco (46) Ponta Grossa (42) Toledo (45) Umuarama (44) 3422 - 4439 3523 - 5386 3321 - 7050 3330 - 5800 3522 - 3312 3524 - 6222 3623 - 6720 3472 - 1307 3527 - 1221 3373 - 8000 3220 - 3474 3423 - 2865 3220 - 1250 3225 - 1229 3252 - 0631 3622 - 7028

0800 570 0800 www.sebraepr.com.br 0800 570 0800


www.sebraepr.com.br

62

Vous aimerez peut-être aussi