Vous êtes sur la page 1sur 5

LISTA DE EXERCCIOS RESISTNCIA DOS MATERIAIS 2

I) TRANSFORMAO DE TENSES

1) Uma nica fora horizontal P de intensidade de 670N aplicada extremidade D da alavanca ABD. Sabendo que a parte AB da alavanca tem um dimetro de 30mm, determine: (a) as tenses normal e de cisalhamento em um elemento localizado no ponto H e tendo lados paralelos aos eixos x e y; (b) os planos principais e as tenses principais no ponto H.

2) Para os estados de tenso mostrados nas figuras, determine as tenses normal e de cisalhamento que atuam na face oblqua do elemento sombreado; os planos principais e as tenses principais; os planos de tenso mxima de cisalhamento com as respectivas tenses atuantes.

3) Para o estado plano de tenso mostrado, determine (a) os planos principais e as tenses principais; (b) as componentes de tenso que atuam no elemento obtido pela rotao do elemento dado no sentido anti-horrio de 30.

4) O estado plano de tenso mostrado ocorre em um componente de mquina feito de ao com E=210MPa. Usando o critrio da energia de distoro mxima, determine se ocorre escoamento quando (a) xy=42MPa; (b) xy=84MPa e (c) xy=98MPa.

Para: 14ksi = 98MPa; 24ksi = 168MPa.

5) O estado de tenso mostrado o esperado em uma base de ferro fundido. Sabendo que para o tipo de ferro fundido utilizado UT=160MPa e UC=320MPa e usando o critrio de Mohr, determine se ocorrer a ruptura do componente.

LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCCIOS 1) O tubo de ao AB tem 102mm de dimetro externo e uma espessura de parede de 6mm. Sabendo que o brao CD est rigidamente fixado ao tubo, determine as tenses principais e a tenso de cisalhamento mxima no ponto H.

2) O tubo de ao AB tem 102mm de dimetro externo e uma espessura de parede de 6mm. Sabendo que o brao CD est rigidamente fixado ao tubo, determine as tenses principais e a tenso de cisalhamento mxima no ponto K. 3) Para estado de tenso dado, determine as tenses normal e de cisalhamento depois que o elemento mostrado sofreu uma rotao de (a) 25 no sentido horrio, (b) 10 no sentido anti-horrio.

4) O estado plano de tenso mostrado ocorre em um componente de mquina feito de um ao com E=325MPa. Usando o critrio da energia de distoro mxima, determine se ocorre o escoamento quando (a) 0=200MPa, (b)0=240MPa, (c) 0=280MPa.

5) O estado plano de tenso mostrado o que se espera que ocorra em uma pea fundida de alumnio. Sabendo que para a liga de alumnio utilizada UT=70MPa e UC=310MPa e usando o critrio de Mohr, determine se ocorre a ruptura do componente.

6) Uma fora vertical de 1,8kN aplicada em D a uma polia ligada a um eixo macio AB com dimetro de 25mm. Determine as tenses principais e a tenso de cisalhamento mxima no ponto H localizado na superfcie superior do eixo conforme mostra a figura. Considerar: 1in = 2,5cm; 400lb = 1,8kN

7) As fibras de um componente de madeira formam um ngulo de 15 com a vertical. Para o estado de tenso mostrado, determine (a) a tenso de cisalhamento no plano da tenso, paralela s fibras da madeira, (b) a tenso normal perpendicular s fibras da madeira.

8) Um mecnico utiliza uma chave para soltar um parafuso em E. Sabendo que o mecnico aplica uma fora vertical de 100N em A, determine as tenses principais e a tenso de cisalhamento mxima no ponto H localizado, como mostra a figura, na superfcie superior do eixo com dimetro de 19mm.

Considerar: 1in = 2,5cm; 24lb = 100N

9) Espera-se que ocorra estado plano de tenso, conforme mostrado na figura, em uma base de mquina feita em ferro fundido. Sabendo que para o tipo de ferro fundido utilizado UT=160MPa e UC=320MPa e usando o critrio de Mohr, determine se ocorrer ruptura da componente.

Considerar: 1in = 2,5cm; 9kips = 40kN.

10)Resolver o problema anterior considerando que a fora de 40kN aplicada no ponto D est direcionada para baixo. 11)Duas placas de ao de seo transversal uniforme de 10mm x 80mm so soldadas conforme mostra a figura. Sabendo que so aplicadas foras centradas de 100kN s placas soldadas e que =25, determine (a) a tenso de cisalhamento no plano das tenses paralela solda, (b) a tenso normal perpendicular solda.

Vous aimerez peut-être aussi