Vous êtes sur la page 1sur 5

Eurico Dias eurico@gmail.

com

Simulado Semanal 05 Qumica ITA 2012


01. 0,7 mol de vapor de Br2 efunde-se atravs de um orifcio em 85s. Quanto tempo, aproximadamente, necessrio para 0,7 mol de Ar efundir nas mesmas condies? Dados: massa atmica do Br = 79,904 g/mol; massa atmica do Ar = 39,948 g/mol a) 25,3s b) 37,2s c) 43,3s d) 42,5s e) 54,9s 02. Um sistema qumico, a certa temperatura, contm os gases NO2, NO e O2 em equilbrio, de acordo com a equao abaixo: 2NO2(g) 2NO(g) + O2(g) Analisando o sistema e considerando uma reao endotrmica, podemos afirmar que: I- Se aumentarmos a temperatura do sistema, as concentraes de NO e O2 aumentaro. II- Se aumentarmos a presso sobre o sistema, a concentrao de NO2 diminuir. III- Se aumentarmos a presso sobre o sistema, a constante de equilbrio aumentar. a) Somente a afirmativa II est correta. b) Somente as alternativas I e II esto corretas. c) Somente a afirmativa I est correta. d) Todas as afirmativas esto corretas. e) Todas as afirmativas esto erradas. 03. Quanto estabilidade fsica e qumica dos altropos, marque a alternativa incorreta. a) As propriedades fsicas dos altropos de cada elemento so sempre diferentes. b) As propriedades qumicas dos altropos diferem apenas no que diz respeito aos aspectos energticos e s velocidades com que as reaes ocorrem. c) Uma variedade alotrpica sempre mais estvel que a(s) outra(s). d) Nas camadas altas da atmosfera, sob a ao da luz ultravioleta, o gs O2 transformado em O3. Isso se deve ao fato de que a espcie mais energtica (O 2) transformouse espontaneamente na menos energtica. e) Os estados alotrpicos de um elemento podem diferir pela atomicidade da molcula ou pela estrutura cristalina. 04. Sabe-se que os combustveis fsseis so fontes de energia no renovveis. Alm disso, outro grande problema em sua utilizao que existem impurezas, gerando danos ao meio ambiente. Uma dessas impurezas o enxofre e este pode reagir em uma seqncia possvel de trs etapas de oxidao cataltica at a formao de

cido sulfrico. A primeira etapa ocorre durante a combusto, nela h formao de dixido de enxofre. Na atmosfera terrestre, ocorre a segunda etapa, com formao de trixido de enxofre. Por fim, na terceira etapa, o trixido de enxofre transformado em cido sulfrico. Este cido um dos principais componentes da chuva cida. Com base nisto, assinale o item errado: a) A reao correspondente terceira etapa dada por: 2SO3 (g) + 2H2O2 (g) 2H2SO4 (l) + O2 (g) b) Com a amnia produzida naturalmente por algas e bactrias atravs de processos biolgicos, possvel que ocorra uma reao de neutralizao com o cido sulfrico e a soma dos mnimos coeficientes estequiomtricos inteiros desta reao qumica igual a 4. c) Ao ser analisada uma amostra de chuva cida, o valor encontrado na medio do pH nos oferece uma base de quanto dano pode ser causado ao meio ambiente, matando animais e alterando-os morfologicamente. d) Uma parte dos danos provocados pela chuva cida a diluio de metais txicos e seus respectivos arrastes para os rios, ocasionando diversos problemas vida aqutica. 05. Marque a alternativa correta. a) O metano facilmente detectado quando esta vazando de um tanque, por exemplo. b) O etileno (C2H2) utilizado como gs em maaricos capazes de cortar chapas de ao. c) A obteno de alcanos pode ser feita a partir de fosfinas de alquila, onde estas sofrem decomposio trmica. d) Cetonas e aldedos podem produzir hidrocarbonetos quando reagem com reagentes de Grignard. e) O metano utilizado como matria-prima na fabricao de certos pigmentos utilizados em tintas.
06. Considere um copo contendo 50mL de gua pura em ebulio, sob presso ambiente. A temperatura de ebulio da gua diminuir significativamente quando a este copo for(em) acrescentado(s): a) 50mL de gua pura. b) 50mL de lcool. c) 1 colher de ch de isopor picado. d) 1 colher de ch de sal de cozinha. e) 4 cubos de gua pura no estado slido.

07. Entende-se por solubilidade como a quantidade mxima de um dado material que possvel ser dissolvido em um dado solvente, a uma certa presso e temperatura. Com base nesta informao e nos conhecimentos adquiridos em sala de aula, assinale o item errado. a) Na solubilizao endotrmica de alguns sais, o aumento de temperatura favorece o processo. b) Um determinado sal possui uma solubilidade de 13,6 g o por 100 g de gua, a 20 C, levando a concluir que uma

Eurico Dias eurico@gmail.com soluo saturada deste mesmo sal, na mesma temperatura que contenha 400 g de gua, ter 54,4 g do referido sal. c) Considerando que o KCl tem uma solubilidade de 34,0 g/ o 100 g de H2O a 20 C, o acrscimo de 26,0 g de KCl em 75 g de gua, na mesma temperatura, resultar na formao de um corpo de fundo com massa de 0,5 g. d) Um procedimento para se obter uma soluo supersaturada atravs do resfriamento da soluo de um sal cuja solubilizao endotrmica. 08. A qumica est presente em tudo a todo o momento, sendo assim analise algumas reaes que ocorrem diariamente no mundo: Reaes que ocorrem na queima de combustveis: Combustvel + O2(g) CO2(g) + CO(g) + H2O(g) + C(s) N2(g) + O2(g) 2 NO(g) S(s) + O2(g) SO2(g) Reaes que ocorrem na atmosfera: 2 NO(g) + O2(g) 2 NO2(g) 2 SO2(g) + O2(g) 2 SO3(g) NO2(g) + O2(g) NO(g) + O3(g) Reao provocada pelos raios (descargas eltricas): N2(g) + O2(g) 2 NO(g) Reaes que ocasionam a chuva cida: SO3(g) + H2O(l) H2SO4(aq) 2 NO2(g) + H2O(l) HNO3(aq) + HNO2(aq) Com relao s reaes e com base em seus conhecimentos, analise as sentenas e marque a verdadeira: a) A combusto do lcool e da gasolina dentro dos motores de automveis produz uma mistura de dixido de carbono, carvo pulverizado ou fuligem e gua. A produo de CO 2 pelos veculos acentua o chamado efeito estufa, que no ocorre naturalmente. b) A presena do oznio na troposfera benfica ao ser humano, pois ele absorve os raios ultravioletas provenientes do sol. c) O cido sulfrico um lquido viscoso altamente higroscpico e pode ser obtido pelas seguintes etapas: queima do enxofre, oxidao do dixido de enxofre a trixido de enxofre e reao do trixido de enxofre com gua. d) A desidratao do cido sulfrico forma o anidrido sulfuroso, um xido bsico que pode ser encontrado nas reaes que ocasionam a chuva cida ou nas reaes que ocorrem na atmosfera.
09. Utilizando os seus conhecimentos sobre termoqumica, julgue as seguintes afirmativas e, em seguida, marque a nica alternativa falsa: I. A variao de entalpia de uma reao de combusto sempre negativa. II. A queima de um mol de glicose por um animal deve produzir a mesma quantidade de energia utilizada por uma planta para sintetizar um mol do mesmo composto. III. O carbono em suas trs formas alotrpicas apresenta a mesma variao de entalpia de combusto, uma vez que as formas alotrpicas so somente arranjos espaciais diferentes para um mesmo elemento qumico. IV. De acordo com as reaes abaixo, a queima de 6,68 x 1022 molculas de etanol liberar uma energia de aproximadamente 152 kJ. Reao de formao da gua: 2 H2 + O2 2 H2O DH = -571,6 kJ Reao de formao do dixido de carbono: C(grafite) + O2 CO2 DH = -393,5 kJ Reao de formao do etanol: 4 C(grafite) + 6 H2 + O2 2 C2H5OH DH = -555,2 kJ a) Existem duas afirmaes verdadeiras. b) A primeira e a segunda afirmaes so verdadeiras. c) A terceira afirmao a nica falsa. d) A primeira e a terceira afirmaes so verdadeiras. 10. A sntese da amnia (processo Haber-Bosch) teve sua difuso a partir de 1912 e at hoje um dos processos industriais mais utilizados. Este processo consiste na reao entre o gs nitrognio e o gs hidrognio com obteno do gs amnia e ocorre numa faixa de presso de 300 atm e a uma temperatura de cerca de 500C, de acordo com a seguinte equao: N2(g) + 3 H2(g) 2 NH3(g), DH < 0 Catalisador: ferro metlico misturado a K2O e Al2O3 Com base no que foi citado e com os conhecimentos adquiridos acerca de equilbrio, assinale a opo que possui a quantidade de itens corretos. I. A presso elevada favorece a formao da amnia, mas no suficiente, visto que a viabilidade do processo alcanada pela acelerao da reao, o que se obtm com aumento da temperatura. II. No transcorrer do processo, ideal que a amnia seja retirada, assim que vai sendo formada, para que haja um favorecimento na sua obteno. III. O ferro metlico associado a alguns xidos funciona como catalisador, ou seja, faz com que a reao se processe por um caminho alternativo de menor energia de ativao, sem ser consumido, mantendo o DH da reao inalterado. IV. A reao inversa s se inicia quando todos os reagentes se convertem em produtos. a) Um item correto. b) Dois itens corretos. c) Trs itens corretos. d) Quatro itens corretos. 11. Em um laboratrio dedicado ao estudo da toxicidade de produtos qumicos, foi estabelecido que: I) Para evitar danos sade, no se pode expor uma pessoa, por mais que oito horas, a uma atmosfera que contenha 10 ppm de HCN.

Eurico Dias eurico@gmail.com


II) A concentrao letal de HCN no ar de 300 mg/kg de ar (d = 0,0012 g/cm). Pergunta-se: Qual a massa de HCN que deve estar contida no ar, em um pequeno laboratrio que mede 5m x 4m x 2,2m, para atingir a concentrao letal? a) 15,84 g b) 5,28 g c) 20,6 g d) 10,56 g e) 44 g

1 etapa: Aquecimento do sulfato de cobre pentahidratado em sistema aberto.

12. Considere o composto cuja estrutura esta representada a seguir e marque a alternativa que contm a nomenclatura correta do hidrocarboneto formado quando tal composto reage com o 1 cloro propano na presena de base e submetido em seguida a aquecimento:

massa reagente = 2,50 g

mA = 1,60 g

2 etapa: decomposio trmica de A em sistema aberto.

mA = 1,60 g

mB = 0,80 g

H3C

H2C H3C P :

3 etapa: reao de B(s) com etanol em sistema aberto. B(s) + etanol(l) C(s) + etanal(g) + H2O(g) mB =0,80 g mC = 0,64g

a) Benzeno. b) Propano. c) Etano. d) Metano. e)Tolueno. 13. A figura abaixo quer representar parte de uma torre de fracionamento de petrleo. Assinale a alternativa que identifica os compostos recolhidos em I, II, III e IV, respectivamente:

Em relao a essa atividade experimental, julgar os itens: 0 A uma substncia composta. 1 B uma substncia simples de frmula Cu. 2 C uma substncia simples de cor avermelhada, malevel, dctil e boa condutora de eletricidade e de calor. 3 O produto slido da decomposio trmica de A uma substncia composta denominada xido de cobre I. Marcar a alternativa correta: a) 0-F; 1-V; 2-F; 3-V b) 0-V; 1-F; 2-V; 3-F c) 0-V; 1-V; 2-F; 3-F d) 0-F; 1-F; 2-V; 3-V e) 0-V; 1-F; 2-F; 3-V

a) lcool, asfalto, leo diesel e gasolina b) gs de cozinha, gasolina, leo diesel e asfalto c) asfalto, gasolina, leo diesel e acetona d) gasolina, leo diesel, gs de cozinha e asfalto e) querosene, gasolina, leo diesel e gs de cozinha 14. Ao planejar atividades de ensino-aprendizagem relacionadas ao contedo substncias simples e substncias compostas, um professor optou por diferenci-las atravs do critrio operacional da decomposio e elaborou uma atividade de laboratrio, que foi executada pelos alunos em trs etapas. Os resultados experimentais obtidos e algumas observaes feitas esto descritos abaixo:

15. Um apartamento de tamanho mdio equipado com um aquecedor para gerar gua quente durante os meses mais frios. A potncia nominal de aquecimento do aquecedor 116 kW. O prdio tem um tanque de leo com capacidade de armazenamento de 4m de leo. A entalpia de combusto do leo, que consiste em sua maioria de hidrocarbonetos lquidos e saturados, 43000 kJ/kg e sua densidade de cerca de 0,73 g/cm. Qual a quantidade aproximada de CO2 gerado e lanado na atmosfera por hora quando o aquecedor est funcionando? a. 300 g b. 1 kg c. 5 kg d. 10 kg e. 30 kg 16. C um istopo radioativo de carbono com meia-vida t = 5700 anos. Ele existe na natureza porque formado continuamente na atmosfera como um produto de reaes nucleares entre tomos de nitrognio e nutrons gerados por raios csmicos.
14

Eurico Dias eurico@gmail.com Consideramos que a velocidade de formao tem permanecido constante por milhares de anos e igual a 14 velocidade de decaimento, j que a quantidade de C na atmosfera tenha alcanado um estado estacionrio. Como 14 12 13 resultado C acompanha os istopos estveis C e C na atmosfera e participa indiferentemente em todas reaes qumicas envolvendo carbono. Ele forma CO2 com oxignio e participa de todos os sistemas vivos atravs da 14 12 fotossntese sob uma proporo isotpica C/ C constante, etiquetando as molculas orgnicas. Este fato usado para datar amostras de origem biolgica (por exemplo, seda, cabelo, etc...) os quais foram isolados de alguma maneira aps a morte do organismo 14 12 (por exemplo, em uma sepultura antiga). A relao C/ C nestas amostras no permanece constante, mas diminui 14 com o tempo porque o C presente desintegra continuamente. 14 A radioatividade especfica do C em sistemas vivos 0.277 bequerel por grama do carbono total [ 1 Bq = 1dps (desintegrao por segundo) ]. Calcule a idade de uma amostra isolada com uma 14 12 relao C/ C que seja 0,25 da relao de uma amostra contempornea. a) 2000 anos b) 2850 anos c) 5700 anos d) 11400 anos e) 22800 anos 17. A absoro de um medicamento por um organismo segue freqentemente uma cintica simples embora o mecanismo seja muito complicado. Considere uma droga absorvida oralmente por meio de uma cpsula comum. [A]s a sua concentrao no estmago e suponha que a taxa de sua introduo na corrente sangunea de primeira ordem com respeito a [A]s. Suponha tambm que a velocidade com que a droga seja metabolizada ou removida do sangue proporcional a sua concentrao no sangue, [A]b. Considere o grfico de [ A]s em funo do tempo e considere a equao que representa d[A]b/dt. Aps uma hora 75% de [A]s foi removido do estmago. Que porcentagem da [A]s inicial permanecer no estmago duas horas aps ter ingerido o medicamento? a) 6,25% b) 12,5 % c) 25% d) 50% e) 62,5% 18. Em torno dos postos h freqentemente um cheiro distinto de gasolina, indicando a presena de molculas gasosas dos hidrocarbonetos presentes na gasolina no ar. Interessantemente, embora o ar contenha tambm oxignio, a gasolina no parece reagir em combusto. Qual das alternativas seguintes a melhor explicao para esta observao? a) A gasolina e o oxignio esto em equilbrio e no reagiro mais. b) As normas de segurana requerem que a gasolina contenha um aditivo para impedir que reaja com o oxignio do ar. c) A gasolina e o oxignio j reagiram, e so os produtos desta reao que ns cheiramos. d) Na temperatura e presso normal, gasolina um lquido, assim a quantidade na fase gasosa insignificante. e) Na temperatura ambiente, a maioria das molculas de gasolina e oxignio no possuem energia cintica suficiente para reagir.

19. No sculo XIX, John Dalton publicou uma lista de massas atmicas. Uma experincia em que se baseou envolvia medir a composio da massa de amnia. Atribuindo ao hidrognio uma massa de 1 unidade e usando a frmula qumica para a amnia, ele poderia deduzir a massa atmica do nitrognio. Infelizmente, acreditou incorretamente que a frmula para a amnia era NH. Que massa atmica (em u.m.a) props para o nitrognio com base nesta frmula? a. 2 b. 5 c. 14 d. 16 e. 42

20. Astrobaldo dissolveu 4,021 g de NaOH em gua e completou a soluo at 1 litro com gua. Ento introduziu com pipeta 10,00 mL desta soluo em um frasco e titulou com soluo 0,050 M HCl que estava numa bureta. Um volume de 20,32 mL do cido foi usado at o ponto de viragem. O professor de Astrobaldo deduziu ento que: a) a anlise to exata quanto pode se esperar usando estes instrumentos. b) NaOH absorveu H2O do ar depois que sua massa foi medida c) a bureta foi lavada com gua em vez de HCl d) o frasco foi lavado com HCl em vez da gua e) a pipeta foi lavada com gua em vez de NaOH

Gabarito

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

D C D A E B D C D C A A B B E D A E B C

5|Projeto Rumo ao ITA www.rumoaoita.com

Vous aimerez peut-être aussi