Vous êtes sur la page 1sur 3

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II Cssia Viana Braga Rayana de Freitas Santana

RECURSO ADESIVO Recurso adesivo aquele que cabe parte que no apelou nos 15 dias de prazo, subordinando-o ao recurso da parte contrria (recurso principal), caso esta o tenha interposto. O termo "adesivo" deve ser compreendido no como uma adeso ao recurso interposto pela parte contrria, mas como uma adeso oportunidade recursal aproveitada pelo oponente. A desistncia da parte ao recurso principal, implica, tambm, na desistncia ao recurso adesivo, conforme o princpio de que o acessrio segue o principal
Art. 500 Cada parte interpor o recurso,

independentemente, no prazo e observadas as exigncias legais. Sendo, porm, vencidos autor e ru, ao recurso interposto por qualquer deles poder aderir a outra parte. O recurso adesivo fica subordinado ao recurso principal e se rege pelas disposies seguintes: I - ser interposto perante a autoridade competente para admitir o recurso principal, no prazo de que a parte dispe para responder; II - ser admissvel na apelao, nos embargos infringentes, no recurso extraordinrio e no recurso especial; III - no ser conhecido, se houver desistncia do recurso principal, ou se for ele declarado inadmissvel ou deserto. Pargrafo nico - Ao recurso adesivo se aplicam as mesmas regras do recurso independente, quanto s condies de admissibilidade, preparo e julgamento no tribunal superior.

Atravs da leitura deste dispositivo, percebe-se que cada parte pode interpor seu recurso, independentemente. Contudo, se na deciso recorrida forem vencidos autor e ru, a chamada sucumbncia recproca, o recurso de qualquer destes (autor ou ru) pode aderir ao outro recurso. Observe-se, assim, que no h interposio de novo recurso, mas to somente a aderncia de um ao outro. Conforme expressamente dispe o inciso II, do art. 500, CPC, o recurso adesivo s ser admissvel na apelao, nos embargos infringentes, no recurso extraordinrio e no recurso especial. Quanto s condies de admissibilidade, preparo e julgamento no tribunal superior, com nfase no pargrafo nico do art. 500, CPC, ainda, de acordo com o inciso III, art. 500, CPC, a existncia do recurso adesivo depende da existncia do recurso principal. Nesta esteira, caso haja desistncia deste, aquele, inevitavelmente, se extinguir. Assim como, se o recurso principal for julgado inadmissvel ou deserto, o recurso adesivo no ser conhecido e julgado. Com tais ocorrncias tambm o recurso adesivo ser extinto. Por fim, faz-se necessrio ressaltar que se aplicam ao recurso adesivo as mesmas regras do recurso independente.

REQUISITOS PARA ADMISSIBILIDADE DO RECURSO ADESIVO

Aplica-se exclusivamente em caso de sucumbncia recproca, situao em que ambas as partes tm interesse para interpor o recurso independente, porm, por alguma razo qualquer, uma delas no o faz. A princpio, a falta de interposio do recurso principal por uma das partes traz a idia de precluso lgica, eis que, expirado o prazo, esta no recorreu. Todavia, ao ser intimada para as contra razes o recurso interposto pela parte contrria, surge, ao recorrido, dentro daquele mesmo prazo, o direito previsto no art. 500, qual seja, de recorrer adesivamente. O ordenamento jurdico ptrio apenas reconhece o seu cabimento na hiptese de sucumbncia recproca (Art. 21, CPC - "se cada litigante for em parte vencedor e vencido, sero recproca e proporcionalmente distribudos e compensados entre eles os honorrios e as despesas"), caso em que ambas as partes teriam interesse recursal (legitimidade para interpor recurso independente), mas, apenas uma delas o faz, o que acaba por abrir espao para a outra, a ele aderir.

O recurso adesivo s ser admissvel na apelao, nos embargos infringentes, no recurso extraordinrio e no recurso especial (art. 500, II, do CPC). Porm, deve-se entender como inclusos neste rol o recurso inominado (Juizados Especiais) e o recurso ordinrio (Justia do Trabalho). Esta incluso deve ser feita pelo motivo de que estes juizados so regidos pelo princpio da informalidade, ao que a analogia uma das fontes do direito (art. 4 da LICC) e estes recursos se assemelham bastante com a apelao cvel, portanto, no se deve pecar pelo excesso de formalidade em juizados cuja caracterstica a informalidade, ao que cabvel tambm o recurso adesivo nestes casos.

Bibliografia:

FREITAS, Alexandre Cmara. Lies de Direito Processual Civil. Vol. II, 14 ed. Rio de Janeiro: Lumen Jris, 2007.

http://jus.uol.com.br/revista/texto/17537/consideracoes-sobre-o-recurso-adesivo

Vous aimerez peut-être aussi