Vous êtes sur la page 1sur 2

O Gerente de Projetos

Emanuel Edwan de Lima

O telefone toca e voc atende imediatamente. Do outro lado da linha seu chefe pergunta se voc est muito ocupado e se pode dar um pulinho na sala dele, pois necessita falar sobre um assunto que no pode ser tratado via telefone. Claro que voc informa que pode atend-lo e se dirige sala dele. Quando chega sala, tem que esper-lo acabar um outro telefonema. Ele faz um sinal indicando a cadeira para voc sentar-se. Aps terminar a ligao, comea a conversa lhe elogiando, falando do seu crescimento na empresa, da forma como voc tem enfrentado e vencido os desafios que lhe apresentam. Voc, ao ouvir estes elogios, j comea a pensar que pode ser uma promoo ou um aumento de salrio. Mas a frase seguinte lhe traz de volta realidade: - Devido ao seu bom desempenho voc foi designado para gerenciar um projeto muito importante para a organizao. Ns acreditamos em seu potencial para enfrentar este desafio e sabemos que podemos contar sempre com voc. Finalmente ele pergunta sobre sua disposio para aceitar esta atribuio e ajudar a empresa de uma forma mpar. Ele diz que no quer fazer presso, mas necessita de sua resposta com certa urgncia, pois necessita informar diretoria e caso voc no queira aceitar esta oportunidade ele no v outra pessoa com o mesmo gabarito que o seu. Voc engole seco, passa mil coisas pela sua cabea e, conhecendo a empresa como voc conhece, a sua resposta sim. Seu chefe elogia seu esprito empreendedor e fala sobre a projeo para sua carreira que este projeto trar. Voc sai da sala meio atordoado, pensando em seus prximos passos e mais ainda, no que significa ser um gerente de projetos. Esta cena no um evento fictcio, ela j deve ter acontecido com alguns dos leitores e tambm ocorre frequentemente com engenheiros, vendedores, tcnicos, pesquisadores e outros que desempenham bem suas funes tcnicas e so designadas para executarem o papel de gerentes de projetos. Este desafio colocado para as pessoas mais como uma necessidade da empresa que como uma oportunidade de carreira. A melhor definio para gerente de projetos que ele o responsvel pelo sucesso ou fracasso do projeto. Esta definio trs em si a indicao que se o projeto for um sucesso, outros projetos sero colocados e a pessoa passa a ter uma nova carreira, na maioria das vezes saindo da sua rea de especialidade e adquirindo novas habilidades. Por outro lado, caso o projeto seja um fracasso, a pessoa pode, at mesmo, ser colocada disposio do mercado. Portanto, existe a necessidade de se pesar os prs e contras antes de assumir a posio de gerente de projetos, tais como:

Prs:

O projeto pode representar uma tima oportunidade de promoo; Ele proporciona um forte senso de realizao; Surgem novos desafios: um dia nunca igual ao outro; Existe uma grande quantidade de escolhas; Oferece a oportunidade de mudanas em toda a organizao

Contras:

Necessita de uma grande tolerncia para com polticas; Exige significativa tolerncia com ambigidades e incertezas; H muita responsabilidade, mas pouca, ou nenhuma, autoridade; Haver o afastamento das suas habilidades tcnicas; Pode ser visto por alguns como no tendo um trabalho de verdade.

Estes pontos no so exaustivos, mas servem para o novo gerente de projetos saber o que lhe espera em seu novo papel. Tambm existe a necessidade do desenvolvimento das competncias para o gerenciamento de projetos. Estas podem ser divididas em trs grandes grupos: - Competncias tcnicas Envolvem o conhecimento sobre o produto do projeto ou sobre as especificidades deste. Geralmente projetos de engenharia so conduzidos por engenheiros; campanhas de lanamentos de novos produtos so tocadas por profissionais de marketing e assim acontecem nas demais reas. - Competncias gerenciais o conhecimento sobre as tcnicas existentes para gerenciamento de projetos, que abordam, por exemplo, o domnio de ferramentas e tcnicas gerenciais, treinamento, capacitao e desenvolvimento de pessoas e aspectos humanos do projeto. - Competncias de negcios Os projetos normalmente exigem que o gerente possua habilidades de negociao, capacidade de se relacionar com clientes e fornecedores e com as demais reas da organizao, resoluo de conflitos e o prprio conhecimento das relaes de poder e da estrutura das organizaes envolvidas no projeto. Estas competncias no podem ser vistas de forma isolada, elas devem ser desenvolvidas e aplicadas de acordo com as especificidades do projeto e o gerente deve ter um perfil mais adequado ao desenvolvimento do mesmo. Por exemplo, o perfil de um gerente de projeto que vai comandar uma equipe de cinco engenheiros para modificar o circuito eltrico do comando de um motor totalmente diferente daquele que vai comandar uma equipe de cem pessoas, pertencentes a trs empresas diferentes para o desenvolvimento de um site de comrcio eletrnico, envolvendo vrias tecnologias.

Vous aimerez peut-être aussi