Vous êtes sur la page 1sur 6

EDUCAO

fogo
TEXTO Sarah Adamopoulos

debaixo de

FOTOGRAFIA Pedro Azevedo

professores

Paulo Guinote o responsvel pelo blog que congrega as preocupaes dos professores.

Viam-se a si prprios at h pouco tempo como uma corporao de bombeiros, que se dedicava nas escolas a apagar incndios:os decorrentes das incongruncias das sucessivas polticas para a educao. Agora so eles que esto debaixo de fogo,num processo incendirio criado,acusam,para transformar a actividade docente numa competio agreste e a escola numa linha de monMas a tagem de alunos medocres. escola pblica, lembram, tem de poder ser mais do que uma estatstica favorvel imagem de Portugal na Europa.

ndam absolutamente revoltados com o que lhes est a acontecer ultimamente. Queixam-se de que h, entre eles e o Ministrio da Educao, um muro que se ergue, cada vez mais intransponvel: de um lado a realidade complexa das escolas, do outro as urgncias de um governo a braos com um pacote de reformas, destinado antes de mais, acusam, a resolver os problemas estatsticos que envergonham os portugueses na Europa. Um pacote que consideram excessivo, e irrealista, sobretudo porque posto em prtica a meio de um ciclo lectivo, lanando o caos na generalidade das escolas. Um pacote regulamentador que visa transformar um sistema de ensino, intervindo simultaneamente em domnios to diferentes como a avaliao dos professores, o estatuto dos alunos ou o modelo de gesto das escolas. Um pacote cujo ltimo grande objectivo, dizem, acabar com a excluso escolar, sim, porm de maneira insensata. Doa a quem doer. E at mesmo aos visados pelo benfico pacote normativo, os alunos sendo certo para os professores que obrigar os meninos a ir escola no chega para acabar com os alarmantes nveis de iliteracia no pas. Pelo meio fica por fazer o que consideram o mais importante: a reforma curricular passvel de inflectir o nvel cultural dos portugueses. Pedem dilogo, querem ser ouvidos, ser considerados numa reforma que pretende mudar a vida nas escolas. Querem tempo, que os novos modelos possam ser testados, que haja debate entre a classe e contribuies passveis de tornar exequveis as novas regras preconizadas pelo governo.

que usurpam a escola aos alunos. Isso foi empurrando os professores para um estatuto que a sociedade se empenha em rebaixar, quando por exemplo sugere que se tornaram professores porque no conseguiram ser advogados ou engenheiros, e as pessoas comearam a ficar ressentidas, explica Guinote. Sobre os testemunhos annimos que se seguem, Paulo pensa que compreensvel que no se tenham disposto a dar a cara, e o nome, pelas suas convices. Diz que porque desconhecem os mecanismos que podem eventualmente atingi-los nas suas vidas pessoais e profissionais. Uma corporao de gente que se sente afinal isolada, merc das divises sindicais que a criao de uma ordem porventura inibiria. Guinote acusa o ministrio de estar a pressionar os professores de maneiras pouco srias, no os deixando falar, perseguindo quem o faz, obrigando-os a retractar-se. Quando se percebe que h aqui uma guerra, h quem no se importe de fazer parte do exrcito, mas no para dar a cara por todos os outros. Parece-me sensato. Porque ningum tem o lugar garantido. As pessoas no sabem o que vai acontecer quando houver um novo concurso. Mas sabem que com a nova classificao h itens de relacionamento com a comunidade e com a comuni-

dade escolar em que esse tipo de atitudes pode ser motivo de penalizao.
Farinha vem do leite e porcos do cu Talvez parea um lugar-comum dizer-se que o nvel de conhecimentos dos alunos baixou preocupantemente. Mas a verdade que h meninos que com 11 anos pensam que a farinha vem do leite e os porcos do cu. Ou que no sabem fazer uma subtraco sem usar a calculadora. Se eu no me quiser chatear, dou positiva a toda a gente, diz Paulo Guinote. Mas um professor no isso. Antes algum que os alunos respeitam, precisamente pela sua exigncia e perseverana. H uma tica profissional. Ns preocupamo-nos com aquilo que andamos a fazer. Sim, acredito que a generalidade da classe tem essa conscincia tica. Mas h um grau de saturao a partir do qual as pessoas cedem. Para darmos uma classificao negativa a um aluno temos de fazer trs ou quatro relatrios, se tivermos seis ou sete turmas, com duzentos alunos, est a ver a papelada que preciso produzir. Ns dispomo-nos a isso, mas agora, se quisermos, deixamos de fazer e ento passa toda a gente. Acontece que apesar de se ter baixado e muito o nvel de exigncia

desde meados dos anos noventa, o insucesso escolar no baixou como se estava espera. Porque os midos comearam a tirar partido das fragilidades do sistema. Estado de coisas para o qual poder contribuir negativamente o novo estatuto do aluno, entretanto suspenso at novas ordens.
Avaliao pblica Guinote defende um sistema de avaliao pblico. No uma ideia muito popular, explica, porque remete para as provas pblicas de acesso profisso durante o Estado Novo. Mas talvez fosse uma hiptese a considerar. Para mudar de escalo, um professor submeter-se-ia, como se faz na universidade, a uma prova pblica: daria uma aula, apresentaria um pequeno relatrio crtico da sua actividade, perante um jri. Em vez de estarmos de dois em dois anos a fazer trinta grelhas, ou a dar aulas para coordenadores impreparados avaliarem. Guinote defende que se teste o novo sistema, antes de o aplicar na escurido generalidade das escolas. E j agora que se reveja o recm-nomeado Conselho Cientfico, onde alguns nomes foram catrapiscados num programa de televiso (o Prs&Contras), e as associaes de professores de Portugus e de Matemtica no esto representadas.

Blog mobiliza professores Nas ltimas semanas, as visitas ao seu blog quadruplicaram. E a mdia do volume de comentrios deixados por quem passa impressiona. Tratou-se, de incio, de uma plataforma criada por Paulo Guinote, 42 anos, professor de Portugus e Histria do segundo ciclo, para colocar textos seus resultando da sua actividade como historiador investigador e conferencista, mas a verdade que o blogEducao do Meu Umbigo (http://educar.wordpress.com/) passou no final de Maio de 2006 (altura em que se inicia o debate sobre o Estatuto da Carreira Docente) a servir a causa dos

professores, com um texto eloquentemente intitulado O Estatuto da escravido docente. Diz que um bocadinho compulsivo a escrever, e que rapidamente passou a assinar cinco postspor dia. Compulso que resulta tambm da disponibilidade mental que criou para se manter informado e actualizado sobre os decretos que comearam a inundar de preocupao as escolas, fatalmente perturbadas no seu dia-a-dia pela burocracia entretanto gerada pelos ofcios do ministrio. Incansvel af que tem exemplarmente servido para colmatar as falhas de uma imprensa tradicionalmente alheada das questes da educao, rea em que quase no h especialistas, e escassa reflexo crtica.
Reaces corporativas ao rubro Quando comearam a surgir assuntos mais sensveis, comearam a aparecer reaces corporativas, e cada vez mais gente a seguir

A sociedade rebaixa-nos,diz que fomos para professores porque no conseguimos ser advogados ou engenheiros...
46 noticiasmagazine 16.MAR.2008

Estatuto

as discusses. Quando algumas pessoas ligadas aos movimentos que apareceram em vrios pontos do pas me contactaram para divulgar as posies delas, porque conheciam a audincia do blog, a coisa entrou em efeito bola-de-neve, conta Paulo Guinote. Quando os Prs&Contraspegaram no tema dos professores, as visitas dispararam para nmeros que me deixam perfeitamente espantado. 21 mil entradas, muita gente... Paulo conta que ainda assim recebeu alguns ataques pessoais de annimos, na sequncia por exemplo da publicao de um recente protocolo entre o Ministrio da Educao e a CONFAP [Confederao Nacional das Associaes de Pais] e das crticas de Paulo Guinote falta de independncia do organismo que representa os pais. Comearam a aparecer pessoas que questionavam a minha independncia, sugerindo que eu tinha uma organizao por trs, ou a dizer que se eu escrevia assim tanto era porque no dava aulas. Comentrios rasteiros que no impedem que o A Educao do Meu Umbigo tenha sido em 2007 considerado o melhor blog sobre educao.
Desacreditados e amedrontados Guinote diz que o blog um canal para todos aqueles que sentem que a sua voz no ouvida, e que se revem no que ali dito. Um espao de liberdade para aqueles que habitualmente so vistos como funcionrios

Insegurana presso,stress
Este trabalho encontrou vrios obstculos. Entre professores negando-se a dar a cara e o nome pela sua indignao, interesses, convices, professores a aceitar colaborar, mas logo reconsiderando, e voltando atrs na sua inteno, ou simplesmente indisponibilizando-se no ltimo momento (senti a presso que os cerca diariamente nas escolas, a insegurana, o stress), ficou a sensao amarga de estar em vo a pretender elucidar os leitores da nm sobre questes que, dada a conjuntura, excedem em muito os mbitos da educao.

PAULA Professora de Educao Visual e Tecnolgica dos 2. e 3. ciclos (6., 7. e 8. anos)


Com pouco mais de cinquenta anos, passou, ao longo de mais de 25, por dezena e meia de escolas, algumas em Lisboa. Gosta de saltitar e acha que demasiado tempo passado numa escola um mau princpio. Contra o pensamento dominante, defende o enriquecimento profissional tambm pela mobilidade uma mobilidade compatvel com a vida familiar e pessoal, ou seja, que ponha os professores a circular entre escolas vizinhas ou dentro de um raio quilomtrico que no inviabilize o resto da vida. Na sua opinio, e apesar de as coisas estarem muito difceis nas escolas, os professores tm algumas conquistas pela frente, novos projectos escolares para erguer, passveis de lhes devolver o prazer de ensinar. Mas para isso tm de ir luta, nunca deixando de fora o superior interesse os alunos.

MENSAGEM PARA A MINISTRA DA EDUCAO:

Que v passar um ms a uma escola difcil,a 2+3 dos Olivais, por exemplo,ou a 2 deTelheiras.Pode ser que a torne um bocadinho mais dialogante.
e que tm afinal medo os professores? A minha a gerao mais palpitante do 25 de Abril, e este medo faz-nos muita impresso, embora seja generalizado, no s na classe dos professores. Sinto isso na escola. Tem havido muitas mudanas em termos legais, e os Conselhos Executivos [CE] comearam a distanciar-se dos professores. certo que h atitudes que eles tm de tomar que no so do agrado de todos. Tem de poder haver, parece-lhe evidente, um compromisso de razoabilidade entre os objectivos do Ministrio e a realidade das escolas. Mas admite: A escola no estava bem, era preciso mudar, e ns estvamos muito acomodados. Uma parte da resistncia vem da, da oposio mudana.
Urgncia normativa a meio de um ciclo O programa de avaliao do desempenho dos professores entrou em vigor em Janeiro, ou seja, a meio de um ciclo lectivo, lanando o caos nas escolas. Sempre achmos a outra avaliao muito injusta, porque bastava fazer um relatrio e toda a gente transitava. Mas a avaliao que foi comeada agora acaba tambm por dife48 noticiasmagazine 16.MAR.2008

renciar pouco o trabalho dos professores. Por outro lado, a nossa profisso tornou-se muito burocrtica, h uma avalancha de papis, as escolas esto muito mais cinzentas e muito mais tolhidas, e o ambiente de grande desnimo. Nunca vi as escolas assim to em baixo. Paula lamenta por exemplo que quase no haja hoje visitas de estudo, porque esto em contra-horrio com tudo o que ultimamente lhes pedido pela actual ministra da Educao [ME], Maria de Lurdes Rodrigues.
Avaliao dos professores Segundo as novas regras, os professores sero punidos na avaliao feita pelos pares se faltarem. Mesmo que seja porque tm um filho doente ou por qualquer outra razo humana. Sim, sentimo-nos muito condicionados. Mas sabemos que durante muitos anos havia professores que faltavam muito, e alguns tinham carreiras paralelas. A maioria no so esses, mas l est, levamos todos pela mesma tabela. Outra coisa aquele tempo que agora somos obrigados a estar na escola, e que eu considero completamente intil, que me faz falta para fazer outras coisas mais produtivas

para a escola. Penso tambm que a competio vai aumentar, e no forosamente para melhorar o desempenho dos professores. A Educao Visual [EV] uma rea criativa, que requer uma certa liberdade, e onde os resultados no so imediatos. Algum que v assistir a duas ou trs aulas minhas, poder dizer que eu sou boa ou m professora? Eu no acredito nisso. Esta avaliao est condenada, porque no com trs aulas que podemos avaliar um trabalho que dura meses e que , ao contrrio dos decretos, um processo lento.
Massificao do ensino pblico Desde os tempos em que quem ia (e se mantinha) escola eram as elites cultivadas, a escola mudou muito. Paula no tem dvidas de que as classes mdias com mais recursos pem os seus filhos nas escolas particulares,

porque a escola pblica se transformou num depsito de meninos cheios de problemas de toda a ordem. Muitas vezes difcil separar o nosso papel de professores do nosso papel de psiclogos ou de amigos. Diz que h escolas muito complicadas, onde a percentagem de alunos oriundos de famlias carenciadas (so dois milhes) elevadssima. Parecem doutro pas, como se de um pas diferente do dela, diz referindo-se iliteracia, falta de horizontes, aos meninos que s conhecem o bairro deles, o centro comercial deles, que vo para as aulas de EV sem um lpis (!), que no sabem pedir as coisas por favor.
Escola e famlia de costas viradas Paula pensa que um clssico portugus, e no uma coisa nova. Diz que a famlia e a escola sempre estiveram de costas viradas, e
49 noticiasmagazine 16.MAR.2008

que sempre se arremessaram responsabilidades. Estado de coisas para o qual considera que contribui o facto de as escolas no valorizarem os bons comportamentos. Quem que chamado s escolas? So os pais dos meninos que esto com problemas escolares, e quase s esses. Mas quando h actividades dentro da escola os pais aparecem, essa que a verdade. Por outro lado, h muitos pais que se cansaram de ouvir falar mal dos filhos, e por vezes mal deles prprios. preciso valorizar as boas atitudes. Os professores deviam poder telefonar aos pais a contar as coisas boas. Mas a escola tem esta tradio de chamar os pais pela negativa. Para os mortificar por causa dos trabalhos de casa, que maioritariamente s so feitos pelos alunos que tm apoio em casa. preciso ver que h pais que no tm capacidades intelectuais para acompanhar os filhos nos

trabalhos de casa. Para alm de todos os outros, que no tm tempo. Isto dos TPC cava ainda mais a diferena entre os bons e os maus alunos, e acumula as acusaes entre os professores e os pais.
Vocao cumprida H, ningum duvida, percursos equivocados, pessoas tornadas professores pelas razes erradas. No o caso dela. Eu gosto muito de ser professora. Toda a minha formao e o meu estar so os de uma professora. Gosto de estar numa sala de aula, apesar dos momentos desgastantes. Porque h outros que so muito gratificantes, por exemplo quando trabalhamos com midos complicados e conseguimos chegar a eles. Tenho vivido situaes relacionadas com abandono escolar, e tambm com disciplina, e sei que a escola pode fazer a diferena.

MARIANA Assessora tcnico-pedaggica do 2. ciclo (5. e 6. anos)


Tcnica com aptido pedaggica, trabalha por exemplo com os agora designados percursos curriculares alternativos, destinados a alunos at aos 15 anos, em risco de abandono escolar, com problemas disciplinares ou dificuldade em acompanhar as aprendizagens. A chegar aos quarenta anos, com 15 de ensino, acredita que os alunos no vo este ano sair prejudicados pela confuso normativa que reina nas escolas. Porque, explica perfeitamente positiva, os professores tm uma natural capacidade para se reinventarem, recomeando das cinzas diariamente, encarando cada aula como uma nova oportunidade para chegar aos alunos. Apesar de ser louvvel o optimismo que denota, muitos pais e observadores temem as consequncias decorrentes precisamente do processo legal em curso, que ps a carreira docente no centro das preocupaes da escola, ignorando ainda as consequncias disso ao nvel do aproveitamento dos alunos.

MENSAGEM PARA A MINISTRA DA EDUCAO:

Que exera a profisso dela com o mesmo amor com que ns exercemos a nossa.
uando abordei este trabalho, pensei que seria evidentemente bom que os professores pudessem dar a cara, e o nome, pelo que pensam e contam. Percebi depois que essa exposio os impediria de ser verdadeiros. Mariana pensa que no contexto actual, esse medo surge na sequncia das notcias que tm vindo a lume em relao a pessoas que se manifestaram, que deram entrevistas e que de alguma forma se expuseram. Mas julgo que os professores que tm medo so essencialmente os contratados, porque tm uma situao precria. Por outro lado, a forma como tem estado a ser implementada esta poltica leva a que as pessoas tenham medo. O medo surge das nossas inseguranas e incertezas, e a verdade que ningum percebe bem o que que se pretende, para onde vamos, e porqu este caminho. Percursos curriculares alternativos Enquadrados nas mais recentes medidas de combate ao insucesso escolar, os currculos alternativos pretendem dar uma resposta individualizada aos alunos que apresentam dificuldades em cumprir um percurso regular. As turmas podem ser feitas de acordo com a avaliao psicolgica e com a avaliao do conselho de turma de anos anteriores, ou seja, de acordo com as caractersticas dos alu-

nos. Tendo por base o currculo regular, fazem-se pequenas alteraes, personalizadas, de acordo com um determinado grupo de alunos. Os currculos alternativos j existem pelo menos desde 1995, mas destinavam-se a alunos com mais de 15 anos. Agora ao contrrio, quando os alunos atingem os 15 anos, passam para um CEF [Curso de Educao e Formao]. Da educao como um processo Entre as mexidas na carreira, a avaliao dos professores, o novo estatuto do aluno, o novo modelo de gesto das escolas, fica pouco espao para respirar, por forma a conseguir atingir o alcance de todas estas reformas. As pessoas nas escolas esto muito angustiadas porque lhes tm sido pedidas muitas coisas ao mesmo tempo num dia sai um ofcio circular, no dia seguinte sai outro que remete para a autonomia das escolas, ou para uma leitura posterior, ou para uma futura aplicao da lei. Ou seja, que no revoga totalmente o primeiro ofcio... Ou seja, que torna o dia-a-dia nas escolas uma realidade muito agreste, sempre espera de ver o que trar no correio o dia seguinte. preciso ver que na educao tudo muito lento, e uma iluso pensar-se que num governo ou num mandato se consegue resolver tudo. Na educao no se vem resultados ao fim de dois ou trs anos.

Medo

Surge das nossas inseguranas e incertezas,a verdade que ningum percebe o que se pretende, para onde vamos e porqu.

Pnico nas escolas O que acontece com a avaliao de professores que ns temos de criar os instrumentos para as grelhas de avaliao, mas ningum tem indicaes, e tudo remetido para a autonomia. Por isso h escolas que entraram em pnico, e que esto em reunies desde Janeiro, completamente em stress, com datas insensatas que no eram exequveis, porque no espao fsico e temporal que temos impossvel fazer o que foi preconizado. As pessoas sentem-se defraudadas e pouco valorizadas. Vai haver assimetrias, porque um professor que d aulas no Colgio So Joo de Brito [ensino privado] no tem as mesmas condies de um professor de uma escola da rede pblica. A isso o minis-

trio responde que cada escola deve criar os seus instrumentos. Mas um professor do interior no tem as mesmas condies de um professor do litoral ou de um que trabalha numa grande cidade. comparar o incomparvel. Bons professores penalizados Eu acho que os professores devem ser avaliados. Em todas as profisses h bons e maus profissionais. claro que no caso das profisses liberais h uma seleco natural que se faz, e se a pessoa no boa acaba por no vingar, at porque o mercado muito agressivo. No caso dos professores, gostaria de pensar que quem bom deve ser valorizado, e deve ter hipteses de progredir. Mas no s quem
51 noticiasmagazine 16.MAR.2008

bom no papel, e esse o problema: quem for muito certinho, e no falhar com nenhum papel no decurso da avaliao, arrisca-se a ser considerado um melhor professor do que quem, sendo um excelente professor, no tem vocao para a burocracia. H professores que no tm jeito nenhum com os papis, mas que tm uma relao fantstica com os midos, sendo quem efectivamente faz a diferena numa escola e na vida de muitos alunos. Esses professores, com este sistema de avaliao, vo ser penalizados. Alunos assduos penalizados Confessando-se preocupada com o desalento que sente entre os colegas, Mariana pensa

que esse desalento no tem s a ver com a avaliao dos professores, mas tambm com o Novo Estatuto do Aluno, porque se eles perceberem que as faltas no contam, deixam de ir escola, os professores perdem autoridade, e isso transforma-se num drama para os pais. Acontece que medida que os alunos vo atingindo o limite de faltas a uma determinada disciplina, tero de fazer uma prova a essa disciplina, e isso ir-se- repetindo vezes sem conta. Como que os professores podem dar matria se passarem os dias a fazer testes? Numa semana h um que chumba. Na semana seguinte, h outro, e isso mexe no quotidiano dos professores e tambm no dos alunos que no faltam.

50 noticiasmagazine 16.MAR.2008

NUNO Professor de Cincias do 3. ciclo (7., 8. e 9. anos)


Muitos so os que acusam o sistema de ensino, tal como est a ser redesenhado por este governo, de ter por nico grande objectivo a reduo da taxa portuguesa do insucesso escolar. O que leva, na opinio de Nuno, 42 anos, professor de Cincias, falsa iluso de estarmos a resgatar a generalidade da populao portuguesa iliteracia. Trata-se claramente para Nuno de uma nova perspectiva, acabada de ser inventada, e sem demoras posta em prtica. Porque se tivesse sido longamente reflectida, no estaria a provocar a imparvel onda de protestos. Uma perspectiva para o ensino cujo grande objectivo no excluir ningum da escola. Com penalizao para os alunos assduos e interessados, tornados irrelevantes pela lgica das novas grelhas de incluso.

MENSAGEM PARA A MINISTRA DA EDUCAO:

Que se pronuncie sobre os currculos,se esto adaptados ou no. Que diga qualquer coisa sobre os contedos da educao.
nvel de exigncia baixou. No podia haver, do ponto de vista do programa pblico para a educao da nao, pior notcia. A escola dispe-se a recuperar para o sistema os maus alunos, numa perspectiva que visa o sucesso escolar a qualquer custo. Toda a gente vai ter o 9. ano, diz Nuno. Acabou-se a vergonha de ter de assumir que se tem apenas trs anos de escola. Como? Atravs de uma espcie de diarreia normativa, umas coisas em cima das outras, com espaos de tempo muito curtos. No primeiro perodo trabalhmos no seguimento do ano anterior, fizeram-se planos de recuperao para os menos bons, falou-se com os pais. No segundo perodo saiu o novo Estatuto do Aluno, e a seguir comeou o processo de avaliao dos professores.
Avaliao condenada? Marcelo Rebelo de Sousa, numa das ltimas Escolhas de Marcelo [domingos, RTP 1], acusou o processo de avaliao dos professores em curso de ser pouco srio, por estar inequivocamente a servir a campanha eleitoral j
52 noticiasmagazine 16.MAR.2008

iniciada pelo actual governo. Um processo carregado de papis, burocracia, metas para cumprir rapidamente, professores titulares (apenas por serem mais velhos e terem mais tempo de servio) a serem obrigados a avaliar os outros (apesar da falta de formao para o efeito). A questo central que esses professores vo supervisionar um processo de avaliao para o qual no esto preparados. Nem pedaggica nem tecnologicamente. Muitos desses professores titulares no esto, por exemplo, aptos a usar as novas tecnologias, diz Nuno, desgostoso. claro que h excepes, mas muitos esto neste momento a abrir a sua primeira caixa de correio electrnico. Tm mais experincia de escola, certo. Ser que isso chega para fazerem uma superviso tcnica e pedaggica cabal? E ser que a avaliao pelos pares um mtodo possvel em Portugal, onde a generalidade no enfrenta ningum, onde a frontalidade no faz parte da cultura corporativa? Nuno pensa que se calhar, em termos de avaliao de escola, os resultados no vo ser assim to diferentes dos anteriores.

Na escola fora Nuno professor h mais de 15 anos. Trabalhou em vrias escolas. Gosta de ser professor, de conviver com os midos, no teme as realidades sociais mais complexas. Tenho a certeza de estar muito bem a fazer este trabalho. Mas gostava de no ter a sensao de estar a viver custa da ignorncia do cliente, digamos assim. Um professor algum que quer que os seus alunos saibam um dia mais do que ele. Tenho uma vida boa, a escola no fica demasiado longe, tenho tempo para fazer outras coisas, o dinheiro que ganho chega para comprar revistas, discos, ir a concertos mas gostava que a escola fosse melhor para os midos. Eles tm de andar na escola, evidente, e a escola tem de reunir as condies para que assim acontea. Mas no de qualquer maneira. Dantes os meus alunos estavam na escola porque queriam ou algum queria que estivessem. Agora tenho alunos que no querem estar (os pais tambm no, alis) mas so obrigados . Ningum quer, excepto o Estado e as comisses de proteco de jovens em risco... Nuno conta que a maioria dos alunos no sabem pesquisar na net, compram os livros que no supermercado esto virados em promoo. No procuram, no alargam as possibilidades, isso d trabalho. O nvel dos meninos em Cincias? No sei bem. O ensino experimental, uma das bases de sustentao do ensino das Cincias, est ser posto de lado. Havia uma disciplina de Tcnicas de Laboratrio e de Biologia Qumica, que pelo menos garantia que um mido chegasse faculdade tendo j visto um microscpio. As Cincias ocupam apenas 45 minutos duas vezes por semana. pouco. Nuno diz que que h midos que vo para Cincias levados pelos pais, porque as cincias tm mais sadas profissionais. Mas a muitos midos, a escola passa-lhes ao lado, tm imensas dificuldades de leitura, nenhum sentido crtico. Escola como linha de montagem Sobre as aulas de substituio, Nuno diz que no servem para nada, a no ser para manter as salas com alunos l dentro. Sobre os maus professores, que o ministrio parece querer perseguir a qualquer custo, Nuno defende que h uma seleco natural. Quem anda a a arrastar-se no o far durante muito mais tempo, a escola exigente . Os professores excelentes so-no em qualquer parte. E conclui: preciso entender que na escola cada um um. preciso dar espao a isso. No ajuizar, acabar com juzes e rankings. Orientar as pessoas para o melhor, e no s para o sucesso escolar, que nos pe a dar 3 a um mido que merece 1. A avaliao no funciona assim, diz indignado com o que as novas metas revelam: desrespeito por todos, incluindo pelos professores, que se sentem, enquanto signatrios de folhas de avaliao dos alunos, violentados na sua conscincia tica e profissional.

JLIO Professor de Educao Visual e Tecnolgica 2. ciclo (5. e 6. anos)


Com sessenta mil professores no desemprego, pensa que h sempre algum disposto a ocupar o lugar dos que actualmente se sujeitam a um processo de avaliao comprovadamente polmico. Diz que h um desinvestimento claro no ensino, a comear na parcela que lhe destinada no Oramento do Estado, e a culminar no novo Estatuto do Aluno, concebido para inverter as estatsticas que envergonham os portugueses na Europa. Com pouco mais de trinta anos, 11 como professor em vrias escolas e cidades, diz gostar verdadeiramente da profisso. Embora ultimamente se sinta desmotivado, indagando recorrentemente sobre o sentido da sua escolha.

MENSAGEM PARA A MINISTRA DA EDUCAO:

dicional diferena de oportunidades entre as classes. Quem era excludo vai continuar a s-lo. Porque o av j era analfabeto e bbedo, a me tambm, e o mido s-lo- tambm. preciso ver que so aos milhares as pessoas que em Portugal no conseguem ser gentis, no sabem ser amveis, polidas, no conseguem falar baixo, cospem para o cho. O futuro para eles vai ser o rendimento mnimo. No caso das raparigas, o futuro ser engravidar, porque isso as faz crescer socialmente no seu bairro, d-lhes um outro estatuto, e os incentivos natalidade.
Pensamento divergente sem lugar Sobre as virtudes da educao pelas artes, Jlio diz que num bairro social das poucas coisas que interessam os alunos, porque eles tm essencialmente dois grandes interesses na escola: o desporto e a tecnologia. Infelizmente, como se tem visto, o ensino artstico no interessa este governo. O horrio da componente artstica foi substancialmente reduzido nos 7., 8. e 9. anos. Antigamente, os midos tinham dois blocos de noventa minutos por semana, agora tm dois blocos de 45. Entre os meus alunos a proporo que chegar por exemplo a uma faculdade de BelasArtes? Um em vinte. Quando a carga horria era o dobro, tinha mais alunos interessados no ensino tecnolgico e artstico. E esse ensino, h uns anos, era melhor mais incisivo, mais especfico, menos generalista, feito com coisas concretas, madeira, metais, txteis, era uma coisa mais prxima da matria, com aulas prticas. Hoje em dia as coisas so mais tericas e ensinadas por alto. pena, as artes ajudam a criar um pensamento por um lado esttico e, por outro, divergente, que foge do esteretipo. Jlio conta que se pedir aos seus alunos para desenharem um pssaro, eles fazem todos o mesmo pssaro. As coisas comeam muito cedo a formatar-se. Os trabalhos de turmas diferentes aparecem todos iguais, eles nem sequer se preocupam em ser originais. Para qu? Ranking no mente Para o professor de Educao Visual e Tecnolgica, o esforo de tentar ser original inglrio. Porque a generalidade dos alunos das escolas pblicas no tem quaisquer hipteses. Se olharmos para o rankingvemos que as posies cimeiras so sempre ocupadas pelos colgios privados, o So Joo de Brito, as Doroteias, Santa Ceclia, os Salesianos. E porqu? Porque nessas escolas pratica-se o ensino de antigamente, anda tudo na linha, toda a gente obrigada a estudar, ningum falta s aulas, e os midos saem de l a saber e so depois os primeiros a entrar nas universidades, e mais tarde a ocupar os cargos de topo. Perante isto, o que faz a escola pblica? Nada. H tanta tecnologia, tanto choque tecnolgico, mas ainda no h internet wireless nas escolas. s vezes nem sequer h um computador.

Que v dar aulas e se faa substituir por um professor .


falta de formao dos professores que vo avaliar os outros uma das preocupaes de quem contesta o processo de avaliao em curso. Os professores vo sujeitar-se a um avaliador sem formao para avaliar, diz Jlio. O meu grupo, por exemplo, composto por Educao Tecnolgica, Educao Visual, Artes Plsticas e Educao Musical. Significa que um titular de uma destas reas vai avaliar os restantes relativamente a questes pedaggicas, cientficas, etc. Se a avaliao for encarada como habitualmente pelos professores em relao aos seus alunos, evidentemente um processo que no simples. Que requer tempo e, claro, formao por parte

das pessoas. Vamos em muitos casos ser avaliados por professores cujo mrito foi terem beneficiado de uma progresso automtica na carreira, diz, indignado. Jlio olha com consternao para o futuro da maioria dos seus alunos. Diz que os v um bocado enganados. Porque eles no tm de fazer nada para passar, e agora nem sequer tm de ir escola. Os comentrios dos outros alunos, dos que trabalham, revelam as grandes injustias. Os bons alunos sentemse injustiados. Porque, embora no faltem e estudem diariamente, no final vo ter os mesmos resultados dos outros que no vo s aulas nem estudam. Parece-lhe que o objectivo desta poltica a manuteno da tra-

Vous aimerez peut-être aussi