Vous êtes sur la page 1sur 18

Aula 2.1.

Introduo

Biografia

Jos Maurcio de Barros Bezerra Possui graduao em Engenharia Eltrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1975) , especializao em Engenharia de Sistemas Eltricos pela Universidade Federal de Itajub (1982) , mestrado em Engenharia Eltrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Engenharia Eltrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2004) . Atualmente Professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experincia na rea de Engenharia Eltrica , com nfase em Sistemas Eltricos de Potncia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Tcnicas de reconhecimento de padres, Fuso de dados, Processamento digital de sinais, Diagnstico de isolamento eltrico de alta tenso. Linha de transmisso de potncia natural elevada. Ampacidade.Trabalhou na CHESF, no perodo de 1974 a 1997, na rea de transmisso de energia eltrica.

Endereos

Jos Maurcio de Barros Bezerra


UFPE - Universidade Federal de Pernambuco; CTG - Centro de Tecnologia e Geocincias DEESP - Departamento de Engenharia Eltrica e Sistemas de Potncia Grupo de pesquisa: LDSP - Laboratrio Digital de Sistemas de Potncia Av. Acadmico Hlio Ramos, S/N, Cidade Universitria, Recife/PE. CEP.: 50.740-530. Fone/Fax: 81.2126.8255 ou 81.2126.8256 e-mail: jmbb@ufpe.br jmbb@uol.com.br site do departamento: http://www.ufpe.br/deesp/ ; site pessoal: http://jmbb.sites.uol.com.br/

Plano de Aulas
Aula 2.1.a 2.2 2.1.b e 2.1.c Prtica 1 2.1.d Prtica 2 Prtica 3 2.1.e 2.1.f e g Tema Introduo disciplina Equipamentos Eltricos. Introduo ao software ATP. Sobrecorrentes e sobretenses a freqncia industrial. Energizao de Linha de Transmisso. Sobretenes de manobra. Sobretenses por curto monofsicos. Rejeio de carga. Sobretenses provenientes de descargas atmosfricas. Determinao, anlise e controle das sobretenses.

Reviso
1o Ex. Escolar Prtica 4 2.1.h e i Manobra de bancos de capacitores. Ionizao e influncia na suportabilidade da isolao.

Prtica 5

Energizao de transformadores.

Plano de Aulas (continuao)


Aula
2.1.j Visita 2.1.k

Tema
Ensaio e gerao de alta tenso. Laboratrio de Alta Tenso da UFCG. (quinta e sexta) Clculo da seo condutora.

2.1.l
Prtica 6 Prtica 7 2.1.m Prtica 8 Reviso 2o Ex. Escolar Visita a SE Seminrio Seminrio

Abertura de grandes correntes.


Descargas atmosfricas. Resistores de pr-insero. Tenso transitria de restabelecimento. Tenso transitria de restabelecimento.

Isoladores e chaves de baixa tenso. Chaves de alta tenso e fusveis

Plano de Aulas (continuao)


Aula
Seminrio Seminrio Seminrio

Tema
Para-raio e disjuntores a ar. Disjuntores a leo e a gs SF6. Linha de transmisso e de distribuio.

Reviso
2o Ex. Escolar 2a Chamada Final

Definio de Equipes para o Seminrio

No mximo 3 por equipe. Todos os equipamentos listados devem ser contemplados. As equipes recebero orientao e material para consulta. Durante toda a disciplina sero explicitadas caractersticas especficas para cada equipamento.

Bibliografia

DAjuz, Ary, Transitrios Eltricos e Coordenao de Isolamento, Universidade Federal Fluminense, Editora Universitria; DAjuz, Ary, Equipamentos Eltricos, Universidade Federal Fluminense, Editora Universitria; Apostila de Prticas no Uso do ATP Disjuntores e Chaves. Aplicao em Sistemas de Potncia, Universidade Federal Fluminense, Editora Universitria. "High Voltage Engineering" M.S. Naidu

Avaliao/Confirmao de Datas

nfase aos seguintes eventos:


Viagem a Campina Grande; Data dos Exerccios Escolares; Palestra, e Seminrios.

Fazer leitura e conferncia do folder.

Processo de Avaliao
p1=7, p2=1, p3=2
N1, 2 p1 E1, 2 p 2 L1, 2 p 3 P1, 2 10

E1,2 Notas dos exe. esc.


L1,2 Mdia das Notas das listas P1,2 Mdia das Notas das prticas. p1=2, p2=5, p3=2, p4=1

p E p 2 T p3 P3 p 4R N3 1 3 10

E3 Nota do 3o exe. esc. P3 Mdia das Notas das prticas. R nota do relatrio da visita T nota do seminrio (mdia)

Notas para o SIGA: 1a mdia de N1 e N2 e 2a igual a N3.

Introduo a Equipamentos Eltricos

O projeto de um sistema de potncia determinado mais pelas condies transitrias do que pelo seu comportamento em regime permanente. Aspectos inerentes aos transitrios:

sobretenses; sobrecorrentes; formas de onda anormais; transitrios eletromecnicos.

Sobretenses

Definem as caractersticas eltricas dos equipamentos. Podem ser causadas por:


condies quase-estacionrias, ou impactos no sistema (fenmenos de alta freqncia e curta durao);

Sobretenses: Condies Quaseestacionrias

Tambm chamadas sobretenses dinmicas temporrias. Caracterizam-se pela excurso da tenso durante:

uma rejeio de carga, perda de compensao reativa em linhas longas, etc; geralmente so resultantes de condies operativas anormais do sistema.

Sobretenses: Impactos no Sistema

So causados por distrbios de grande magnitude acarretando a gerao e propagao de surtos no sistema. Os surtos so ondas eletromagnticas ngremes, de curta durao, originadas por descargas atmosfricas ou por manobras. Os surtos gerados por descargas atmosfricas podem ter frentes de onda da ordem de fraes de microssegundo e durar dezenas de microssegundos.

Sobretenses: Impactos no Sistema (continuao)

Surtos de manobra podem ter frentes de onda da ordem de dezenas de microssegundos e durar alguns ciclos da freqncia fundamental. Na determinao dos nveis de isolamento os surtos de manobra so determinantes para sistemas de EAT e UAT (500kV), enquanto que para sistemas de tenses mais baixas as sobretenses atmosfricas so mais importantes.

Sobrecorrentes

Resultam de faltas (falhas) no sistema e seu estudo ajuda na determinao dos esforos de interrupo de disjuntores, dos esforos mecnicos e trmicos dentro de mquinas, transformadores e barramentos. Uma falta tambm acarreta em tenses induzidas nas fases ss e, geralmente, os surtos de manobra derivados de uma falta so causas de sobretenses elevadas.

Formas de Onda Anormais

Esses distrbios so causados pela penetrao de harmnicos gerados por conversores CC ou por circuitos de elementos no lineares e geram perdas nos enrolamentos das mquinas e transformadores. Certos sistemas de controle automtico so sensveis s formas de onda e quantidade de harmnicos presentes.

Transitrios Eletromecnicos

um tipo mais lento de transitrio, o qual est associado a oscilaes eletromecnicas do gerador devido a uma pertubao de maiores propores. Dependendo da natureza e da durao da falta, os transitrios mecnicos podem terminar em um segundo, ou podem continuar e tornarem-se mais graves nos prximos segundos, culminando eventualmente em um colapso total do sistema.

Vous aimerez peut-être aussi