Vous êtes sur la page 1sur 69

Instrumentao Aplicada Indstria do Petrleo

-Instrumentos de Temperatura

Instrumentao Temperatura Objetivos Estudar elementos e transmissores de temperatura mais utilizados Detalhes de montagem e instalao

Instrumentao Temperatura Termmetros de Bulbo


Baseado na dilatao volumtrica do mercrio contido em um bulbo. Consiste de um tubo capilar de vidro, tendo numa das extremidades um bulbo cheio de mercrio que, quando aquecido, se dilata, indo atingir certa altura no tubo capilar e seu valor lido na escala termomtrica fornece a medida de temperatura. Tem-se, ento, atravs da expanso volumtrica, uma medio praticamente linear pois : V = V0 ( 1 + t) Desvantagem : Fragilidade. Preciso : 1 % da escala.

Instrumentao Temperatura Termmetros de Bulbo

Instrumentao Temperatura Termmetros Bimetlicos


So constitudos de dois metais de diferentes coeficientes de dilatao, soldados longitudinalmente, enrolados em forma de hlice.

Instrumentao Temperatura Termmetros Bimetlicos

Instrumentao Temperatura Termmetros de Presso ou Bulbo


Esse tipo de termmetro consiste basicamente:
Um bulbo imerso no processo. Esse bulbo contm o fluido que sofrer expanso ou contrao. Um tubo capilar conectando o bulbo ao indicador ou dispositivo de chaveamento. Um sensor de presso que sentir as variaes de presso do fluido com o aumento da temperatura. Um dispositivo para converso do deslocamento do elemento de presso em termos de indicao ou atuao em uma micro-switch. Enchimento lquido com mercrio, tolueno ou xileno (alto coeficiente de expanso) Enchimento gasoso com N2, He, Ne ou CO2

Instrumentao Temperatura Termmetros de Presso ou Bulbo

Tipo Caixa

Tipo Total

Instrumentao Temperatura Termmetros de Presso ou Bulbo

Instrumentao Temperatura Termmetros Requisitos de Instalao


Indicadores locais de temperatura (termmetros) devem ser preferencialmente do tipo bimetlicos. Devem ser instalados sempre com poo metlico, em geral ao inox 304 ou 316, para permitir retirada em operao e para proteo do sensor de temperatura. O tamanho do poo deve ser adequado para evitar erros de medio. Os poos de temperatura possuem tag TW-XXX .

Instrumentao Temperatura Termopar - Princpio


Efeito Seeback:
Um circuito de metais diferentes, com suas juntas em temperaturas diferentes, gera uma fora eletromotriz entre suas junes. Esta f.e.m. funo dos metais e da diferena de temperatura.

E = C1 (T1 T2 ) + C2 T1 T2

Instrumentao Temperatura Termopar - Princpio

Efeito Peltier:
Complementar ao efeito Seeback. Um circuito de metais diferentes (com suas juntas inicialmente a mesma temperatura) submetido a uma f.e.m. de fonte externa, tem suas temperaturas de juno alteradas O circuito bombeia calor de uma juno para a outra Efeito aplicado em resfriadores.

Instrumentao Temperatura Termopar - Princpio

No muito prtico

Instrumentao Temperatura Termopar - Propriedades O aquecimento de um metal (condutor) por si s, no suficiente para produzir ou sustentar uma corrente eltrica. A tenso produzida pelo no fio #1 cancelada pelo fio #2
Metal A Fio #1 fem = 0 T1 T2

Metal A Fio #2

T1 > T2

Instrumentao Temperatura Termopar - Propriedades


Lei das temperaturas intermedirias ou lei do circuito homogneo
O diferencial de tenso existente numa juno de dois metais (termopar) no afetado por possveis diferenciais de temperatura que possam ocorrer num dado condutor ao longo do percurso at a juno fria. Portanto, s depende da diferena de temperatura entre os dois pontos extremos dos dois metais (T1 e T2) A f.e.m. gerada na entrada do gradiente T3 cancelada na sada do gradiente.
A(+) T3 T2 T1 Se cancelam! B(-) f.e.m. = E T1 f.e.m. = E T2 A(+)

B(-)

Instrumentao Temperatura Termopar - Propriedades


Lei dos metais intermedirios
Em um circuito de termopar, a f.e.m. desenvolvida pela diferena de temperatura entre suas duas extremidades (junta quente e junta fria) no afetada quando um terceiro metal passa a compor o circuito desde que as duas novas junes formadas com a incluso desse terceiro metal estejam a uma mesma temperatura
A(+) C(-) T3 T2 T1 f.e.m. = E B(-) B(-) T1 f.e.m. = E A(+) A(+) T3 T2

Instrumentao Temperatura Termopar


As tenses geradas pelos termopares so funo da diferena de temperatura Os termopares so padronizados para junta fria a 0oC Para medirmos a temperatura da junta quente, devemos compensar a temperatura de junta fria
Tenses comparadas a tabela de 0oC

A tenso efetivamente medida ser correspondente a f.e.m. gerada na junta quente (EJQ) menos a f.e.m. gerada na junta fria (EJF). Emed = EJQ EJF

Instrumentao Temperatura Termopar Os termopares so conectados a circuitos eletrnicos que fazem uma medio de temperatura na juno fria utilizando termo-resistncias ou circuitos integrados O circuito compensa a tenso de juno fria gerando uma tenso correspondente a juno quente Emed = EJQ EJF + Vcompensao

Instrumentao Temperatura Termopar A tenso medida comparada tabela de referncia ou equao polinomial e temperatura medida convertida para o protocolo apropriado.
4 a 20 mA Foudation Fieldbus Etc.

E=C1(T1-T2)+C2(T12-T22)

Instrumentao Temperatura Termopar

Instrumentao Temperatura Termopar - Instalao


Instalao de termopares necessitam de cabo de extenso. Os cabos de extenso so do mesmo material do termopar, exceto nos tipos R e S que devido ao alto custo da platina utilizam Cu(+) e CU-Ni(-)

Instrumentao Temperatura Termopar - Instalao

Instrumentao Temperatura Termopar - Instalao

Instrumentao Temperatura Termopar - Tipos A nomenclatura dos tipos de termopar tabelada pela norma ANSI MC 96.01 As cores dos condutores so tabeladas pela norma, sendo o vermelho sempre usado para o fio negativo

Instrumentao Temperatura Termopar - Tipos


Tipo E
Materiais:CromelIII (+) e ConstantanIV (-) Cor:Roxo Range:-184oC a 870oC Preciso:Sensibilidade:75 V/ oC Observaes:Recomendvel para atmosferas oxidantes.

Tipo J
Materiais:Ferro (+) e ConstantanIV (-) Cor:Branco Range:-184oC a 760oC Preciso:0,75% Sensibilidade:30 a 60 V/ oC Observaes:Recomendvel onde existe pouco oxignio livre, pois a oxidao do ferro aumenta rapidamente a partir de 530oC. Baixo custo.

Instrumentao Temperatura Termopar - Tipos


Tipo K
Materiais:CromelIII (+) e AlumelV (-) Cor:Amarelo Range:-184oC a 1260oC Preciso:0,75% Sensibilidade:40 V/ oC Observaes:Recomendvel em atmosferas oxidantes.Apresenta a curva mais linear.

Tipo T
Materiais:Cobre (+) e ConstantanIV (-) Cor:AzulRange:-184oC a 370oC Preciso:0,75% Sensibilidade:18 a 62 V/ oC Observaes:Grande resistncia corroso podendo ser utilizados em atmosferas oxidantes ou redutoras..

Instrumentao Temperatura Termopar - Tipos


Tipo R
Materiais:Platina e 10 % de Rdio (+) e Platina (-) Cor:Preto Range:0oC a 1483oC Preciso:0,5% Sensibilidade:5 a 11 V/ oC Observaes:Recomendvel o uso em atmosferas oxidantes, sendo facilmente contaminado em outros tipos de atmosfera.

Tipo S
Materiais:Platina e 13 % de Rdio (+) e Platina (-) Cor:Preto Range:0oC a 1483oC Preciso:0,5% Sensibilidade:5 a 14 V/ oC Observaes:Recomendvel o uso em atmosferas oxidantes, sendo facilmente contaminado em outros tipos de atmosfera.

Tipo B
Materiais:Platina e 6 % de Rdio (+) e Platina (-) Cor:Cinza Range:870oC a 1705oC Sensibilidade:10 V/ oC Observaes:Recomendvel o uso em atmosferas oxidantes, sendo facilmente contaminado em outros tipos de atmosfera.

Instrumentao Temperatura Termopar - Construo


Os termopares podem ser classificados em duas categorias:
Convencionais
Com ou sem isolamento com cermica

Isolamento mineral
Um ou dois pares termoeltricos isolados entre si Camada de cermica (xido de magnsio) densamente compactado Bainha externa, cujo material depende da aplicao Apresenta maior resistncia mecnica Maior proteo ao elemento termoeltrico

Instrumentao Temperatura Termopar - Construo A junta quente dos termopares com isolamento mineral pode ser:
Exposta
parte da bainha e da isolao so removidos, expondo a junta ao ambiente. tempo de resposta extremamente pequeno grande sensibilidade a pequenas variaes na temperatura rpido envelhecimento dos termoelementos devido ao contato com o ambiente agressivo, altas temperaturas e presses

Instrumentao Temperatura Termopar - Construo


Aterrada
os condutores so soldados junto a bainha menor tempo de resposta junta est mais sujeito a rudos eltricos

Isolada
os condutores ficam isolados da bainha. Evita erros de medio devido a diferena de potencial de terra entre o termopar e o carto eletrnico que recebe a informao de milivoltagem Maior tempo de resposta e menor sensibilidade

Instrumentao Temperatura Termopar - Construo

Instrumentao Temperatura Termopar - Construo Algumas vantagens dos termopares com isolamento mineral:
Estabilidade na F.E.M.
Esta estabilidade caracterizada pelos condutores estarem totalmente protegidos de ambientes agressivos que normalmente causam oxidao e envelhecimento dos termopares.

Resposta Rpida
O pequeno volume e alta condutividade trmica do xido de magnsio, promovem uma rpida transferncia de calor, superior aos termopares com montagem convencional.

Instrumentao Temperatura Termopar - Construo


Grande Resistncia Mecnica e Flexibilidade
Devido a alta compactao do xido de magnsio dentro da bainha metlica mantendo os termoelementos uniformemente posicionados, permite que o cabo seja dobrado, achatado, torcido ou estirado, suportando presses externas e "choques trmicos" sem qualquer perdas de suas propriedades termoeltricas.

Facilidade de Instalao
A dimenso reduzida, a grande maleabilidade e alta resistncia mecnica do cabo isolao mineral, asseguram uma facilidade de instalao mesmo em locais de difcil acesso.

Instrumentao Temperatura Termopar - Construo


Resistncia a Corroso
Os termopares isolao mineral so disponveis com diversos tipos de capas metlicas, para garantir sua integridade em qualquer tipo de ambiente corrosivo, qualquer que seja o termopar.

Resistncia de Isolao (a frio)


A resistncia de isolao entre condutores e bainha sempre superior a 100 M (a 200C) qualquer que seja o dimetro, em qualquer condio de umidade, para o termopar de junta isolada.

Instrumentao Temperatura Termoresistncias

Termoresistncias:
Bulbo de resistncia Termmetro de resistncia RTD Pt-100.

Baseia-se na variao da resistncia eltrica de um condutor com a variao de temperatura.

Instrumentao Temperatura Termoresistncias Vantagens:


Maior preciso dentro da faixa de utilizao do que outros tipos de sensores. Tem boas caractersticas de estabilidade e repetibilidade. No existe limitao para distncia de operao. Dispensa o uso de fios e cabos especiais, sendo necessrio somente fios de cobre comuns. Se adequadamente protegido (poos e tubos de proteo), permite a utilizao em qualquer ambiente. Curva de Resistncia x Temperatura mais linear. Menos influncia por rudos eltricos

Instrumentao Temperatura Termoresistncias Desvantagens:


So mais caros do que os outros sensores utilizados nesta mesma faixa. Menor alcance de medio (max: 6300C) quando comparado com o termopar. Deterioram-se com mais facilidade, caso se ultrapasse a temperatura mxima de utilizao. Possui um tempo de resposta elevado. Mais frgil mecanicamente.

Instrumentao Temperatura Termoresistncias


Vrios materiais podem ser utilizados, mas em geral so construdos de platina:
Ampla escala de temperatura; Alta resistividade permitindo assim uma maior sensibilidade; Alto coeficiente de variao de resistncia com a temperatura; Boa linearidade resistncia x temperatura Rigidez e dutibilidade para ser transformada em fios finos; Pode ser obtida em forma purssima;

Pt-100
Padronizada pela norma DIN-IEC 751/85 Termoresistncia de platina Fios de platina com 100 @ 0C Faixa de trabalho vai de -200 a 650C

Instrumentao Temperatura Termoresistncias Classe A e B

Instrumentao Temperatura Termoresistncias - Construo

Em geral so construdos com uma bainha de isolao mineral. O elemento isolante e o condutor encapsulado em um fino tubo de ao com xido de magnsio ou outro material. O bulbo de resistncia fino (dimetro entre 2,0 e 4,0 mm) e flexvel. Grande capacidade de suportar oscilao. Malevel, o que facilita a instalao.

Instrumentao Temperatura Termoresistncias - Construo

Instrumentao Temperatura Termoresistncias - Construo

Instrumentao Temperatura Termoresistncias Tempo de resposta

Instrumentao Temperatura Termoresistncias


A medio de temperatura em RTDs realizada medindo-se a variao de resistncia eltrica do sensor. Diversas tcnicas podem ser utilizadas para medir esta variao. A mais utilizada atravs da ponte de Wheatstone, que com algumas modificaes apresenta excelente perfomance.

Instrumentao Temperatura Termoresistncias


Tenso entre A e B zero se a ponte estiver em equilbrio: R1xR3=R2xR4 R1 e R2 so duas resitncias conhecidas e iguais, logo a ponte est em equilbrio se: R3=R4 R4 a termo resistncia e R3 uma resistncia ajustvel. Ajusta-se R3 para equilibrar a ponte (tenso zero entre A e B). O valor de R3 para equilbrio comparado em uma tabela ou equao polinomial, chegando-se a temperatura da termoresistncia (R4)

Instrumentao Temperatura Termoresistncias Ligao a dois fios


Nas instalaes de termoresistncias a dois fios, deve-se considerar o efeito da resistncia dos fios de ligao. A ponte est em equilbrio para: R1xR3 = R2x(RL1+R4+RL2) R3 = R4+RL1+RL2 Pode-se compensar na calibrao o efeito dos fios, contudo a resistncia eltrica dos mesmos tambm varia com a temperatura, ocasionando erros de medio. Instalaes a dois fios devem ter o transmissor o mais prximo possvel da termoresistncia.

Instrumentao Temperatura Termoresistncias Ligao a trs fios


Nas instalaes de termoresistncias a trs fios, a tenso da ponte aplicada junto a termoresistncia. A ponte est em equilbrio para: R1x(R3+RL1) = R2x(R4+RL2) R3+RL1 = R4+RL2 R3 = R4 Os fios devem ser o mais idnticos possvel (mesmo tipo e comprimento). Ao substituir um condutor, deve-se substituir os trs. Configurao mais utilizada na indstria.

Instrumentao Temperatura Termoresistncias Ligao a quatro fios


Nas instalaes de termoresistncias a quatro fios, utilizase uma fonte de corrente, que aplica sobre o circuito uma corrente (i) bem conhecida. A corrente ao atravessar a termoresistncia (R) gera uma tenso (V) medida por um circuito de alta impedncia: R = V/i Configurao apresenta grande preciso. Mais utilizado em laboratrios.

Instrumentao Temperatura Acessrios - Isoladores


Tem funo de isolar eletricamente os termoelementos e resistir a altas temperaturas

Instrumentao Temperatura Acessrios - Cabeotes


Sua funao de proteger os contatos do bloco de ligao, facilitar a conexo do tubo de proteo e do condute, alm de manter uma temperatura estvel nos contatos do bloco de ligao, para que os contatos feitos de materiais diferentes do termopar no interfiram no sinal gerado por ele.

Instrumentao Temperatura Acessrios Blocos de ligao


A funo do bloco de ligao a de interligar o termoelemento aos fios ou cabos de extenso, e prend-los no cabeote

Instrumentao Temperatura Acessrios Conversores e transmissores


Realizam a converso da grandeza do termoelemento para um protocolo industrial, como corrente (4 a 20 mA), presso (3 a 15 psig), Foundation Fieldbus, etc. Nos termopares medem a tenso gerada e fazem a compensao de junta fria. Tambm chamados conversores mV/I. Nas termoresistncias realizam a medio da resistncia eltrica do termoelemento. Tendncia de instalao no campo, junto ao cabeote, fazendo papel de bloco de ligao

Instrumentao Temperatura Acessrios Conversores e transmissores

Instrumentao Temperatura Acessrios - poos


Em geral construdos em ao inox 304 ou 316, para permitir retirada em operao e para proteo do sensor de temperatura. O tamanho do poo deve ser adequado para evitar erros de medio. Os poos de temperatura possuem tag TW-XXX .

Instrumentao Temperatura Instalao


Preferencialmente instalar os transmissores junto aos sensores. As conexes entre os termoelementos e os transmissores / conversores so muito sujeitas a rudos. Sempre separar a instalao destes cabos das instalaes de alimentao AC (pelo menos 30 cm). Termoresistncias devem ser instaladas utilizando fios de cobre de mesmo comprimento e dimetro. No caso de ligao a trs fios, sempre que substituir um dos fios, trocar todos os trs.

Instrumentao Temperatura Instalao


Quando em locais sujeitos a muito rudos (em especial para termopares), utilizar fios ou cabos de extenso torcidos e com blindagem aterrada.

ATENO: NUNCA aterrar em dois pontos. Terras diferentes provocam correntes de terra, gerando erros.
Ateno especial deve ser dada a termopares com junta quente aterrada na blindagem.

Instrumentao Temperatura Instalao


Especificar materiais de ligao e proteo adequados a temperatura de operao. Comprimento de insero deve ser de pelo menos 10 vezes o dimetro do elemento (bainha, poo). Evitar zonas de estagnao e / ou baixa velocidade por apresentarem temperaturas no representativas.

Instrumentao Temperatura Instalao

Instrumentao Temperatura Instalao

Instrumentao Temperatura Instalao

D > 10 vezes dimetro

Instrumentao Temperatura Instalao

Instrumentao Temperatura Instalao

Instrumentao Temperatura Instalao

Instrumentao Temperatura Instalao Skin point

D > 10 vezes dimetro isoladores

Instrumentao Temperatura Instalao Skin point

Instrumentao Temperatura Pirmetro ptico


Todas as superfcies com temperatura acima do zero absoluto (-273 oC) emitem energia.
Na faixa infravermelho

Quanto maior a temperatura, maior ser a agitao das molculas e maior a energia emitida. Pirmetro ptico:
Um sistema ptico capta parte da energia infravermelha emitida pelo corpo. A energia concentrada sobre um detector. O detector converte a energia em sinal eltrico. O sinal eltrico amplificado, comparado a uma tabela de calibrao e a temperatura exibida digitalmente.

Instrumentao Temperatura Pirmetro ptico

Tipos e caractersticas principais de medidas de temperatura Faixa de utilizao (oC) -39 a 650 -115 a 110 -50 a 500 -35 a 600 -20 a 350 -260 a 1000 -50 a 350 0 a 1600 -200 a 1200 -200 a 800 -200 a 800 -200 a 350 700 a 3000 200 a 3000 100 a 3000 180 a 3500 Faixa recomendvel rastrevel (oC) -38 a 550 -100 a 100 -50 a 500 -35 a 550 -20 a 350 -260 a 630 -50 a 350 0 a 1554 -180 a 100 -180 a 700 -180 a 600 -180 a 300 900 a 2000 ------Preciso (oC) 0,1 a 2 1a4 0,5 a 5 0,5 a 5 0,5 a 5 0,01 a 5 0,3 a 5 0,5 a 5 2 a 10 3a5 3 a 10 2a5 3 a 10 1 a 10 5 a 20 5 a 20 No --Com atraso Normal Rpido Sim Alto No Normal Rpido Boa Sim Normal Possvel No Boa No Possvel Normal Com atraso Sim Normal Normal Possvel Com atraso Normal sim No Baixo Tipo de resposta Trans misso

Princpio

Tipo

Linearidade

Custo

Mercrio Dilatao Lquido orgnico

Termmetro de vidro

Bimetlico Lquido Vapor Platina Resistncia Termistor R K Termopar E J T ptico Termo Radiao (pirmetro) Fotoeltrico Radiao Parcial (monocromtico) Radiao total (bicormtico)

Presso

Sim

Baixo

Alto

Vous aimerez peut-être aussi