Vous êtes sur la page 1sur 50

Captulo

43

Softwares que previnem e resolvem problemas


Muitos softwares podem apresentar ao usurio, relatrios sobre problemas encontrados, e em alguns casos, problemas prestes a acontecer. Por exemplo, programas anti-vrus podem checar se existem vrus em um determinado computador, e ainda avisar sobre a tentativa de contaminao, desde que esteja instalado um software conhecido como escudo anti-vrus. Existem softwares informam a temperatura do processador e as voltagens da fonte de alimentao. Alguns softwares so capazes de eliminar problemas, desde que se tratem de problemas de software, como inconsistncias no Registro do Windows, erros na estrutura lgica do disco, ou recuperar um disco acidentalmente formatado. Veremos neste captulo como utilizar alguns dos mais importantes softwares para preveno e correo de problemas.

Vrus de computador
Os vrus de computador so programas malignos criados por pessoas com bom conhecimento sobre computadores, mas infelizmente com m ndole e dispostos a causar transtorno aos outros. Esses programas tm a capacidade de se multiplicar, agregando-se a outros programas sem que o usurio perceba e causando danos lgicos ao computador, normalmente resultando na perda de dados. Existem milhares de tipos diferentes de vrus de computador. Muitos deles tm variaes, resultando em um nmero ainda

43-2

Hardware Total

maior de tipos. Felizmente existem programas anti-vrus. Basta us-los corretamente, e utilizar certas precaues para evitar problemas. Entre os principais pacotes anti-vrus, podemos citar: NAV - Norton Anti-Vrus VirusScan - Anti-vrus da McAffe Associates Note que virus uma palavra do latim, e o seu plural virii. Para sermos corretos teramos que escrever ... os virii de computador.... Pedimos desculpas aos leitores, mas vamos continuar escrevendo errado mesmo, usando a expersso ... os vrus de computador.... Usar o latim correto parece erudito demais para o estilo deste autor.
Disquete de emergncia

A primeira providncia a ser tomada em caso de suspeita de vrus usar um disquete de emergncia. Trata-se de um disquete de boot no modo MSDOS, contendo programas anti-vrus. Este disquete de emergncia deve ser gerado em um computador sadio, sem vrus. Em caso de suspeita de vrus em um PC, basta executar um boot com este disquete de emergncia, e a checagam de vrus ser feita automaticamente no disco rgido. Todos os pacotes anti-vrus modernos possuem um comando para gerar este disquete de emergncia.
Normas gerais de preveno

Aqui esto as diretrizes a serem seguidas para que seu computador fique sempre protegido da ameaa dos vrus: 1) Faa sempre BACKUP de seus arquivos importantes 2) Faa uma cpia da tabela de parties do seu disco rgido 3) Mantenha um disquete de emergncia 4) Faa periodicamente uma checagem 5) Use um escudo anti-vrus 6) Use sempre as verses mais recentes dos programas anti-vrus 7) Cuidado com os anexos de e-mails A cpia da tabela de parties pode ser feita com o programa IMAGE, do Norton Utilities, como mostraremos mais adiante neste captulo. As demais providncias sero mostradas nesta seo. Um cuidado muito grande deve ser tomado com os vrus que chegam ao computador atravs de e-mail. Este o mtodo mais comum de contaminao, e os principais atingidos so os usurios principiantes. Nunca devemos abrir anexos recebidos de remetentes

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas

43-3

desconhecidos. Mesmo quando o remetente uma pessoa conhecida, devemos tomar cuidado. Muitos vrus de e-mail utilizam o catlogo de endereos para se auto-enviarem para outras pessoas. Nesse caso, o vrus chega ao destino como uma mensagem enviada por um remetente conhecido. No confie totalmente nessas mensagens. Normalmente aparecem sem assunto e sem texto, somente com o anexo, ou ento apresentam uma mensagem em outra lngua. Ainda assim a segurana no total. Para abrir anexos com maior segurana, melhor deixar instalado um escudo anti-vrus que faz a checagem dos e-mails.
Como funcionam os vrus

Saber como funcionam os vrus de computador no ser suficiente para resolver um problema de contaminao. Mas ao entender melhor seu funcionamento, o usurio ter condies de realizar uma melhor preveno. Afinal, uma das regras de estratgia em qualquer tipo de guerra conhecer bem o inimigo. Alm disso, existem muito folclore em torno do assunto. Veja por exemplo o tipo de idia errada que muitos usurios, principalmente os iniciantes, tm a respeito dos vrus: a) Muitos pensam que os vrus so como fungos ou mfo, que atacam e deterioram as placas e os circuitos do computador. b) Certa vez, uma reportagem na TV mostrou uma empresa em que havia uma sala que mais parecia um "cemitrio de computadores", com dezenas de mquinas cheias de poeira. Um funcionrio mostrava ao reprter e falava: "esses computadores esto todos com vrus, por isso foram desativados e trancados nesta sala". c) Muitos pensam que ao deixar um disquete com vrus junto com outros disquetes "sadios", o vrus contaminar os todos os disquetes. d) Muitos pensam que a sexta-feira 13 o dia marcado para os vrus atacarem. Normalmente quando chega este dia, os noticirios da TV, muitas vezes por falta de assunto, mostra a ameaa dos vrus. O motivo para este folclore que o vrus Sexta feira 13 foi o primeiro a atacar computadores com data marcada. Existem entretanto vrios outros vrus que atacam com outras datas marcadas. Essas situaes chegam a ser engraadas, mas o que muitos pensam. A primeira coisa que se deve ter em mente o seguinte: "VRUS SOFTWARE"

43-4

Hardware Total

Os vrus nada mais so que programas. Programas que ficam armazenados em disquetes ou no disco rgido. Programas no podem ser gravados em disquetes que estejam protegidos contra gravaes. Pegue um disquete "sadio" (sem vrus) e proteja-o contra gravaes e use vontade este disquete em um computador contaminado com vrus. Ser impossvel a entrada de vrus neste disquete. Por esta razo, devemos proteger contra gravaes todos os nossos disquetes importantes. Entre esses disquetes importantes, podemos citar:

Disquetes de BOOT Disquetes com programas originais Disquetes de BACKUP de programas originais

Como "vrus software", s causaro algum dano se forem executados. Um programa contaminado com vrus no causar dano algum se for apenas copiado para o computador. Na operao de cpia, os programas so apenas lidos para a memria e gravados em um outro meio de armazenamento. Se um programa contaminado no for executado, ser impossvel que o vrus se propague. Como os vrus so programas e precisam ser executados, necessrio que fiquem escondidos em reas do disco que contenham instrues. Essas reas so duas: a) Setor de boot b) Programas executveis O setor de boot lido para a memria e executado em todas as operaes de boot. neste local que uma grande parte dos vrus se instala. Os programas executveis, que so passveis de serem contaminados, aqueles que tm extenses como: .EXE .OVL .DLL .COM .OVR .SYS .SYS .BIN

No passado no precisvamos nos preocupar com arquivos de dados, que no podendo ser executados, no podiam esconder vrus. Hoje temos que nos preocupar com vrus de macro, que podem chegar em arquivos do Word e Excel, por exemplo.

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas

43-5

Os vrus no podem esconder nos chips CMOS que contm os dados do SETUP. Esses chips, alimentados por uma pequena bateria, contm apenas dados usados pelo BIOS, e no instrues a serem executadas. Existem entretanto vrus que destroem o BIOS, como o Chernobyl e o Melissa. Os vrus so programas que se multiplicam, ou seja, uma vez executados, criam rplicas suas agregadas a outros programas executveis. A figura 1 mostra o processo de contaminao de um programa executvel de nome PROG.EXE. mostrado o programa em seu estado original e depois em um estado contaminado. Observe como uma poro de cdigo viroso adicionada ao programa orignal. Este um indcio de que um programa est contaminado, pois fica modificado, com um tamanho diferente, e sua data de alterao, aquela que aparece no diretrio, tambm muda.
Figura 44.1
Contaminao de um arquivo executvel.

Ao ser executado um programa contaminado, sua poro virosa executada primeiro. ento providencidada sua instalao na memria (caso o vrus ainda no esteja ativo na memria). A ao da poro virosa do programa imperceptvel ao usurio. Depois de sua execuo, a poro original do programa executada normalmente, como se nada tivesse acontecido. Existem tambm vrus que contaminam o setor de boot. Como o setor de boot executado antes da carga do sistema operacional, este tipo de contaminao resulta na lamentvel situao em que o sistema operacional carregado na memria onde o vrus j se encontra. A contaminao do setor de boot ilustrada na figura 2.

43-6

Hardware Total
Figura 44.2
Contaminao do setor de boot.

Para contaminar o setor de boot, inicialmente o vrus copia o contedo do setor de boot original para uma outra rea do disco. Muitos vrus copiam o boot original para um setor e o marcam na FAT (tabela de alocao de arquivos) como um setor defeituoso (Bad Sector) para que no sejam usados pelos programas normais. Outros vrus simplesmente copiam o boot original para o ltimo setor da rea que reservada para conter o diretrio raiz. Feita esta cpia, gravado no setor de boot, o boot do vrus. O vrus propriamente dito gravado para uma outra rea, que marcada como Bad Sectors ou simplesmente ocupa o final da rea reservada para o diretrio raiz. Quando executado um boot com este disco, o boot do vrus carrega o vrus na memria e a seguir executa o boot verdadeiro. Desta forma o vrus carregado na memria antes mesmo do sistema operacional. Por essa razo, nunca devemos executar um boot com um disquete de procedncia duvidosa. Quando fazemos isto, o vrus contaminar o setor de boot do disco rgido.
Vrus de macro

Antes da Internet se tornar popular, as pessoas no precisavam ter medo de arquivos de dados. Apenas arquivos executveis podiam conter vrus. Esta situao mudou com a chegada dos vrus de macro. Um documento do Word ou do Excel pode ter comandos especiais chamados de macros, que funcionam como pequenos programas. Esses programas no tm acesso irrestrito aos recursos do computdor, como ocorre com os programas normais. So apenas comandos relacionados com os aplicativos do Office. Ainda assim, esses pequenos programas podem causar transtorno, desconfigurando o Office, tornando necessrio apag-lo e instal-lo novamente. Esse vrus normalmente chegam ao computador na forma de anexos a e-mails.
Vrus de e-mail

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas

43-7

Praticamente qualquer arquivo pode ser transmitido por e-mail, na forma de anexos. Normalmente aparecem com o cone de um grampo junto com o email.
Figura 44.3
Um arquivo suspeito em anexo.

A figura 3 mostra um caso bastante tpico. Recebemos a mensagem de um desconhecido, pedindo para abrirmos o arquivo anexo. Note que neste caso, est bvio que se trata de um arquivo executvel, mas nem sempre o caso. Podem aparecer nomes sugestivos como feiticeira.jpg.exe ou tiazinha.jpg.exe. Os nomes longos do Windows permitem utilizar mltiplos pontos. O usurio desavisado pensa que se trata de um arquivo grfico com contedo interessante, mas na verdade um executvel. Outro bom disfarce usar a extenso .SCR, que usada para protetores de tela. Esses arquivos so programas executveis, cujas extenses EXE so simplesmente alteradas para SCR. Vrios vrus utilizam este recurso. Existem outros tipos de programas com caractersticas similares s de um vrus, porm mais prigosos. So programas utilizados por hackers que premitem controar o computador infectado distncia. Esses programas podem monitorar tudo o que digitado e enviar o contedo para o hacker, por e-mail. Desta forma possvel descobrir senhas e nmeros de cartes de crdito. Existem programas que permitem ao hacker ter livre acesso aos arquivos existentes no disco rgido da vtima. Os programas anti-vrus, bem como as normas de preveno, aplicam-se igualmente a este tipo de programa.
Normas de segurana

Os vrus so perigosos apenas para os usurios que no tomam as devidas precaues. Aqueles que tomam os cuidados recomendados podem ficar tranqilos pois seus computadores nunca sero contaminados. A seguir apresentamos um resumo das normas de segurana a serem seguidas para evitar problemas:

43-8

Hardware Total

1) Mantenha sempre em um lugar seguro, um disquete com o boot e os programas de um pacote anti-vrus, como o VirusScan. Mantenha este disquete protegido contra gravaes. 2) Mantenha seus disquetes protegidos contra gravaes sempre que possvel. Deixe desprotegidos apenas os disquetes onde voc freqentemente grava dados (ex: disquetes de backup). 3) Nunca execute boot por um disquete desprotegido contra gravaes. 4) Nunca execute boot por disquetes de procedncia duvidosa, disquetes que no sejam seus ou disquetes seus mas de contedo desconhecido. 5) Evite executar boot por disquetes. Faa isto apenas se for estritamente necessrio. Programe no CMOS Setup, a seqncia de boot C: A:, o que impedir o boot por disquetes. 6) Use um programa checador de vrus nos disquetes que voc recebe de outras pessoas. 7) Periodicamente use um programa anti-vrus para checar todos os seus disquetes. Isto pode ser feito semanalmente Se um disquete fica guardado e sempre protegido contra escrita, basta checar vrus apenas uma vez. 8) Use sempre um escudo anti-virus residente em memria. 9) Se voc no pode usar um escudo anti-vrus por ter um computador lento, cheque sempre os disquetes antes de us-los. 10) Faa um backup de todos os programas e dados que esto no seu disco rgido. Faa backup periodicamente de todos os dados que voc cria, como textos, programas, planilhas, etc. Esta operao de backup dados deve ser o mais freqente possvel. 11) Faa uma cpia da tabela de parties do seu disco rgido, usando o programa Norton Image, conforme explicaremos mais adiante neste captulo. Esta operao precisa ser feita apenas uma vez. 12) Cuidado com disquetes que pertencem a adolescentes, estudantes, ou aqueles provenientes de universidades. No ambiente acadmico existe um alto ndice de uso de programas piratas, e uma grande probabilidade de contaminao por vrus.

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas

43-9

13) Se um disquete seu estiver com vrus, evite tentar remover o vrus, a menos que contenha dados importantes, dos quais voc no tem cpia (porque no fez backup?). O melhor a fazer formatar o disquete, com a opo "/U" do FORMAT (FORMAT A: /U). Um disquete formatado com esta tcnica pode ser posteriormente usado sem problemas. 14) No use verses muito antigas de programas anti-vrus. Use as verses mais recentes, que so capazes de detectar vrus novos. 15) No obtenha programas executveis de procedncia duvidosa na Internet. 16) Se o CMOS Setup do seu computador tm mecanismos de proteo contra vrus (Hard Disk Boot Sector Virus Protection e Boot Sequence C: A:), use-os.

Programas anti-vrus
Todo computador deve ter instalado um software anti-vrus. Os vrus de computador sempre causaram estragos aos dados de milhes de usurios em todo o mundo, e com a difuso do uso da Internet, a chance de contaminao ficou ainda maior:
Vrus embutidos em softwares obtidos por download Programas que so executados (Applets) nos acessos a certas pginas Vrus de macro, que desconfiguram o Word e causam outros estragos

Mesmo antes da Internet, certos ambientes eram muito hostis, com grande possibilidade de difuso de vrus. Escolas e universidades so exemplos tpicos. A maioria dos estudantes no compra softwares, e sim utilizam cpias ilegais. Ao passar um software em disquetes de um computador para outro, maior a chance de contaminao. Alm disso, os milhares de jogos armazenados em disquetes que circulam entre os estudantes tambm so portadores de vrus em potencial. Um usurio que realizasse poucas trocas de dados com outros computadores e no utilizasse cpias ilegais de programas tinha pouca chance de contgio. Com a chegada da Internet, esta segurana acabou. Tornou-se ainda mais importante o uso de programas anti-vrus.
McAfee VirusScan

43-10

Hardware Total

Voc pode utilizar qualquer programa anti-vrus que seja de sua preferncia. Como no possvel apresentar todos esses programas, neste captulo vamos exemplificar o uso do pacote anti-vrus mais popular em todo o mundo, o VirusScan, produzido pela McAfee Associates. O VirusScan e outros produtos da McAfee podem ser obtidos em verses de demonstrao, a partir de http://www.mcafee.com. Voc pode ainda adquirir uma assinatura anual do VirusScan. Obter o software por download e ter direito a atualizaes durante um ano. A maioria das revendas de software tambm comercializam o VirusScan.
Figura 44.4
Comando para checagem de vrus.

A figura mostra o programa VirusScan. Sua utilizao bastante simples. Consiste em indicar o drive ou diretrios onde devem ser feita a busca e clicar no boto Scan Now. Quando so encontrados arquivos contaminados, usamos os botes Clean, para remover o vrus, e Delete, para deletar o arquivo contaminado. O ideal usar um backup para repor o arquivo original, j que nem todos os tipos de infeco permitem recuperar os aruqivos com segurana. Um quadro de configurao permite escolher opes de funcionamento do pacote, como o escudo anti-vrus e a checagem de vrus de e-mail (figura 5).

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas


Figura 44.5
Configurao do anti-vrus.

43-11

Quando o escudo anti-vrus est ativo (no caso do VirusScan usado o VSHIELD), apresentado um cone na barra de tarefas, ao lado do relgio, como mostra a figura 6.
Figura 44.6
cone do Vshield na barra de tarefas.

Um escudo anti-vrus um programa que monitora os acessos a arquivos, fazendo a checagem de vrus em cada arquivo acessado. A checagem pode ser feita apenas antes da execuo, ou para maior segurana, em todas as operaes de acesso, inclusive em cpias. Apesar da maior segurana, a queda de desempenho ser notvel.
Usando o disquete de emergncia

Quando instalamos um programa anti-vrus, podemos opcionalmente gerar um disquete de emergncia. Tambm possvel gerar este disquete posteriormente. No caso do VirusScan, basta usar Options / Tools / Emergency Disk. Execute um boot com este disquete para checar no modo

43-12

Hardware Total

MS-DOS, eventuais vrus em um computador suspeito de infeco. Ao encontrar um arquivo contaminado, ser possvel limpar o vrus ou remover o arquivo.
Removendo vrus do setor de boot

Programas anti-vrus so capazes de detectar e remover vrus existentes no setor de boot. Podemos entretanto fazer uma recuperao que normalmente funciona, usando o programa FDISK. Para tal executamos um boot com um disquete sadio, usando a mesma verso de sistema operacional existente no computador e usamos o comando:
FDISK /MBR

Este comando reconstri o Master Boot Record do disco rgido, apagando assim eventuais vrus no setor de boot. Tome cuidado pois em alguns casos este mtodo no pode ser usado. Quando o disco rgido tem um gerenciador de boot para mais de um sistema operacional, ou quando tem um driver LBA como o Disk Manager, o uso do FDISK ir apagar o driver ou gerenciador de boot, portanto no poderemos utilizar este mtodo. Fora esses raros casos, o uso do FDISK perfeitamente seguro.

Backup do registro
Veja se voc j presenciou esta estria triste: um usurio fez a instalao de um dispositivo de hardware e depois disso o computador passou a apresentar problemas. Por exemplo, instalou um scanner e o mouse ficou inativo, ou trocou a placa de vdeo mas ela no funcionou, ou instalou um modem e o mouse deixou de funcionar... Certamente voc j viu isso acontecer, e talvez tenha ocorrido at mesmo com voc. Quando esses problemas ocorrem, o procedimento correto desfazer a instalao e repetila de forma correta. Suponha agora que voc no esteja conseguindo solucionar o problema, ou que precise do computador funcionando corretamente, mesmo com a configurao que tinha antes da instalao problemtica. Voc pode ter o computador exatamente no estado anterior ao de uma instalao de hardware mal sucedida, se tomar o cuidado de fazer antes um backup do registro. O registro do Windows um conjunto de informaes sobre sua configurao de hardware e software. composto de dois arquivos, SYSTEM.DAT e USER.DAT, ambos localizados no diretrio C:\WINDOWS. Esses arquivos

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas

43-13

possuem seus atributos Sistema, Apenas leitura e Escondido ligados. Desta forma evitado que o usurio acidentalmente os apague. Quando feita uma instalao qualquer, seja de um novo dispositivo de hardware ou de um novo programa, so feitas alteraes no registro. Se a instalao no funcionar, podemos revert-la facilmente, desde que tenha sido feito um backup do registro. conveniente fazer tambm uma cpia dos arquivos SYSTEM.INI e WIN.INI, pois muitos programas de instalao os alteram tambm. Faa ento o seguinte: 1) Crie no seu disco rgido uma pasta C:\REGISTRO 2) Quando quiser fazer um backup do registro, entre no Prompt do MS-DOS e use os comandos:
C: CD\WINDOWS ATTRIB -R -S -H SYSTEM.DAT ATTRIB -R -S -H USER.DAT COPY SYSTEM.DAT C:\REGISTRO COPY USER.DAT C:\REGISTRO ATTRIB +R +S +H SYSTEM.DAT ATTRIB +R +S +H USER.DAT COPY WIN.INI C:\REGISTRO COPY SYSTEM.INI C:\REGISTRO

conveniente criar um arquivo BACKREG.BAT com esses comandos, para evitar que tenha que digitar todos eles. Antes de fazer uma instalao de hardware ou mesmo de software, execute este batch, e estar feita a cpia do registro. 3) Se algo falhar, voc pode restaurar a configurao anterior com os comandos:
C: CD\WINDOWS ATTRIB -R -S -H SYSTEM.DAT ATTRIB -R -S -H USER.DAT CD\REGISTRO COPY *.DAT C:\WINDOWS COPY *.INI C:\WINDOWS CD\WINDOWS ATTRIB +R +S +H SYSTEM.DAT ATTRIB +R +S +H USER.DAT

Para evitar digitar todos esses comandos, crie um arquivo RESTREG.BAT com este contedo, e execute-o quando quiser restaurar o registro.

43-14

Hardware Total

Preste ateno em um detalhe importante. Se voc fizer um backup do registro, depois uma instalao 1, e fizer uma instalao 2, e a instalao 1 apresentar problemas, ao restaurar o registro, no s a instalao 1, como tambm a instalao 2 estar desfeita. Se voc queria apenas reverter a instalao 1, ter que realizar novamente a instalao 2. Observe que este mtodo pode ser usado em qualquer verso do Windows. Entretanto, no caso do Windows 98 e superiores, existe um mtodo mais simples. Basta usar o programa SCANREG.EXE.
O programa SCANREG

Este programa executado automaticamente sempre que o Windows inicializado. Uma vez por dia realiza um backup do registro (arquivos USER.DAT e SYSTEM.DAT) e dos arquivos WIN.INI e SYSTEM.INI. Este backup armazenado na forma compactada, em um arquivo .CAB, localizado no diretrio C:\Winwodw\Sysbckup. Neste diretrio so mantidos os 5 ltimos backups dirios do Registro e dos arquivos WIN.INI e SYSTEM.INI. Apesar da execuo automtica do SCANREGW.EXE sempre que o Windows inicializado, voc pode a qualquer momento execut-lo (figura 7). Basta usar Iniciar / Executar / Scanregw.
Figura 44.7
Uso do programa ScanRegW.

Em caso de problemas no Registro voc precisar usar o SCANREG.EXE, uma verso para MS-DOS do programa Verificador de Registro. Execute um boot com a opo Somente Prompt do Modo de Segurana e digite:
SCANREG /RESTORE

Ser apresentada a tela da figura 8. Selecione ento o arquivo de backup do registro com a data desejada. Caso voc tenha instalado um novo dispositivo de hardware ou feito alteraes na configurao de hardware, passando ento a ter problemas, use o SCANREG para restaurar uma verso do Registro anterior modificao que voc realizou.

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas


Figura 44.8
Usando o SCANREG.

43-15

Voc pode fazer um backup do Registro usando o Scanreg. Se quiser faz-lo na verso para Windows, basta responder SIM no quadro da figura 7. Se quiser fazer o backup no modo MS-DOS, use o comando:
SCANREG /BACKUP

Ao invs de restaurar um backup do Registro, voc pode tentar fazer correes usando o SCANREG para MS-DOS. Note que nem todos os tipos de problemas podem ser corrigidos desta forma. O comando a ser usado :
SCANREG /FIX

Use este comando quando o Windows apresentar a mensagem Erro no registro.

Monitorando as voltagens e a temperatura


As placas de CPU modernas so capazes de informar medidas de voltagem, temperatura do processador e rotao do ventilador. Essas placas so fornecidas juntamente com programas que podem ser executados automaticamente na partida do Windows e passam a medir continuamente esses valores. Caso ocorra um problema srio, como um desvio em alguma das voltagens da fonte, as voltagens que chegam ao processador, a temperatura ou a rotao do ventilador, ser emitido um alarme. Essas medidas so feitas por chips como o LM78, presente em muitas dessas placas. preciso instalar o software de monitorao que acompanha a placa de CPU. A figura 9 mostra o programa Asus PC Probe, que pode ser usado com as placas de CPU Asus. No quadro de configurao indicamos os valores mximos e mnimos entre os quais podem variar a temperatura, tenses e

43-16

Hardware Total

rotaes dos coolers. A partir da o programa gera um grfico e passa a monitorar esses parmetros.
Figura 44.9
Programa de monitorao.

Outros programas semelhantes a este fazem outros tipos de monitoramento. Algumas indicam tambm a quantidade de memria livre, o uso do processador e outros eventos crticos. Desta forma podem ser previstos travamentos causados por falta de recursos livres no sistema. No caso especfico de voltagens e temperatura, os valores medidos tambm podem ser visualizados atravs do CMOS Setup, sem a necessidade do uso de programas adicionais. claro que desta forma no temos uma monitorao constante, apenas uma consulta feita durante o uso de CMOS Setup.

Display Doctor
Este um software bastante conhecido. Trata-se de um conjunto de utilitrios dedicados placa de vdeo e ao monitor. Suas principais funes so:
Possui drivers universais para todos os modelos de placas de vdeo Permite ajustar a placa de vdeo s caractersticas do monitor Suporta monitores no suportados pelo Windows Possui um driver VESA para o modo MS-DOS

Os drivers universais para todos os modelos de placas de vdeo podem ser utilizados quando o usurio no conseguiu obter os drivers apropriados, nem no Windows, nem no site do fabricante da sua placa de vdeo. Esses

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas

43-17

drivers tambm so compatveis com as verses mais recentes do DirectX. Se voc no possui os drivers apropriados para a sua placa de vdeo, ou se os seus drivers apresentam problemas, pode usar os drivers do Display Doctor. O ajuste da placa de vdeo s caractersticas do monitor tambm muito importante. Atravs do Display Doctor, podemos regular a freqncia vertical de acordo com as capacidades do monitor, centralizar a imagem e controlar a largura horizontal e vertical. So suportados muitos modelos de monitores, inclusive alguns que no aparecem na lista de monitores suportados pelo Windows, como o Samsung SyncMaster 5C. Outra caracterstica interessante o driver VESA para o modo MS-DOS. Com ele podemos utilizar certos jogos no MS-DOS em altas resolues e elevado nmero de cores, coisa que no permitida quando a placa de vdeo no possui um BIOS VESA. Existe ainda um utilitrio (UNICENTR.EXE) que permite ajustar a freqncia vertical da placa de vdeo no modo MS-DOS. Desta forma, imagens em alta resoluo em jogos para o modo MS-DOS no apresentaro flicker (cintilao). O Display Doctor no gratuito, deve ser comprado pela Internet. Uma vez comprado, o usurio passa a ter direito a atualizaes. Antes de comprar, voc pode fazer o download da verso DEMO, plenamente funcional, e que pode ser utilizada durante um certo perodo de avaliao. Terminado este perodo, caso no seja feito o registro, o software continuar funcionando, porm com restries: sero desabilitados os drivers de vdeo. Outras funes continuaro ativas, mesmo terminado o perodo de demonstrao. Trata-se de um software que vale a pena comprar. Tanto a verso de demonstrao como a definitiva podem ser obtidas em: www.scitechsoft.com.

43-18 Figura 44.10

Hardware Total
Painel de Controle do Display Doctor.

A figura 11 mostra o UNICENTR.EXE. Este utilitrio regula as freqncias e centraliza a imagem no modo MS-DOS. Com ele escolhemos inicialmente o nmero de bits por pixel do modo grfico a ser ajustado. Sero apresentados mais outros dois menus, um para escolher a resoluo e outro para a freqncia vertical. Finalmente ser apresentada uma tela para ajuste de centralizao, altura, largura e freqncia vertical. As configuraes sero armazenadas nos arquivos CONFIG.DAT e MONITOR.DAT, sendo vlidas para o modo MS-DOS e para o Windows.
Figura 44.11
Tela inicial do UNICENTR.EXE.

O Display Doctor adiciona no AUTOEXEC.BAT o programa UNIVBE32.EXE. Este driver ocupa menos de 1 kB na memria convencional, ficando em sua maior parte na memria estendida. Com ele instalado, jogos para MS-DOS que suportam modos de alta resoluo no padro VESA podero funcionar, alm de ocuparem corretamente a tela e no apresentar flicker nas altas resolues. No Windows ME e XP Home,

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas

43-19

que no tm AUTOEXEC.BAT, este deve ser gerado no AUTOEXEC de um disquete de boot.

Scandisk
Este programa que acompanha o Windows capaz de detectar e corrigir problemas na estrutura lgica do disco, bem como livrar o disco de setores defeituosos. Vejamos em que consistem esses erros e como o Scandisk os recupera.
Erros na estrutura lgica do disco

Vrios erros podem ocorrer na estrutura de diretrios e na FAT (File Allocation Table, ou Tabela de Alocao de Arquivos). Esses erros ocorrem quando o sistema operacional no pde, devido a algum problema srio, completar a gravao de informaes na FAT e nos diretrios. Isto ocorre, por exemplo, quando algum programa causa o travamento do computador, obrigando o usurio a pressionar o boto Reset, em um instante em que ainda existem informaes a serem gravadas nos diretrios. Como resultado, temos lost clusters (clusters perdidos, ou Unidades de Alocao Perdidas). Seria muito rigor chamar isto de erro. Digamos que tratam-se de inconsistncias na estrutura de arquivos. A princpio essas inconsistncias so inofensivas, mas se nunca forem corrigidas, seu nmero poder aumentar cada vez mais, fazendo com que sejam causados srios problemas, como por exemplo, a incapacidade de criar novos diretrios e novos arquivos, mesmo existindo espao livre no disco.
Erros fsicos na mdia do disco

So os chamados bad sectors (Setores Defeituosos). Esses erros so bem mais graves, e se no forem corrigidos, podero provocar perda de dados. Podem ser provocados por diversos motivos. Os dois principais so interferncias na rede eltrica e o uso do boto Reset no instante em que existe uma gravao em andamento. O arquivo ao qual pertence o setor defeituoso estar inutilizado. Ser preciso apag-lo e grav-lo novamente, a partir de uma cpia de backup. Ser tambm necessrio marcar os setores defeituosos na FAT para que no sejam mais usados. muito importante usar periodicamente o Scandisk. Uma vez por semana uma boa periodicidade. Lembre-se que os defeitos lgicos e fsicos que podem ocorrer na estrutura do disco, podem a curto ou mdio prazo, comprometer seriamente a integridade dos dados.

43-20 Figura 44.12


O Scandisk.

Hardware Total

Ao executarmos o Scandisk, apresentado o quadro da figura 12. Para uslo, podemos adotar o procedimento mais simples, que consiste em selecionar o drive a ser processado (ou ento mais de um drive, bastando manter a tecla Control pressionada e clicar sobre os drives desejados) e clicar sobre o boto Iniciar.
Figura 44.13
Relatrio apresentado pelo Scandisk.

Quando um disco est isento de erros, o Scandisk faz a sua checagem e apresenta no final do seu trabalho, um pequeno relatrio como mostra a figura 13. Observe que est indicado que O Scandisk no encontrou erros nesta unidade. Alm disso so apresentadas algumas informaes sobre o uso do disco. Quando usamos o Scandisk regularmente, normalmente no so encontrados erros. Quando ficamos muito tempo sem utilizar este programa, vrios erros podem ocorrer. Erros mais comuns sero apresentados a seguir.
Unidades de alocao perdidas

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas

43-21

Ocorre quando um arquivo existe no disco (ou seja, os clusters so marcados como estando em uso) mas no consta em nenhum diretrio que algum arquivo esteja ocupando aqueles clusters. O Scandisk pode simplesmente liberar o espao ocupado por esses clusters, ou opcionalmente, pode transformar esses conjuntos de clusters em arquivos. Esses arquivos ficam no diretrio raiz e possuem nomes como FILExxxx.CHK, onde xxxx segue a numerao 0000, 0001, 0002, e assim por diante. Em geral esses arquivos so inteis e podemos remov-los. Na figura 14, vemos que o Scandisk encontrou clusters (ou unidades de alocao) perdidos. A recuperao consistir em converter este espao em arquivos FILExxxx.CHK a serem armazenados no diretrio raiz. A menos que se tratem de arquivos de texto, a melhor coisa a fazer eliminar esses arquivos.
Figura 44.14
O Scandisk encontrou clusters perdidos.

Vnculos cruzados

Neste problema temos dois ou mais arquivos ocupando os mesmos clusters, o que em situao normal no pode ocorrer. Quando isto ocorre, podemos optar por simplesmente apagar todos os arquivos envolvidos neste problema. Entretanto, quando ocorre um problema como este, normalmente um arquivo est correto, e o outro (ou outros) esto errados. O Scandisk pode corrigir o problema fazendo cpias separadas de cada um dos arquivos envolvidos no conflito. Neste caso, aps o trmino da operao do Scandisk, devemos checar qual deles o correto, e eliminar os demais. Este o caminho mais indicado quando no temos backup dos arquivos envolvidos. Na figura 15 vemos o quadro apresentado pelo Scandisk quando so encontrados arquivos com vnculos cruzados. A soluo mais limpa para o problema usar a opo Excluir todos os arquivos afetados, e depois disso recuper-los a partir de um backup previamente realizado, ou atravs de uma reinstalao de software.

43-22 Figura 44.15

Hardware Total
O Scandisk encontrou arquivos com vnculos cruzados.

Tamanho incorreto

Uma das informaes existentes nos diretrio o nmero exato de bytes ocupados por cada arquivo. Este nmero deve ser coerente com o espao total consumido pelos seus clusters. Um determinado arquivo pode ter, digamos, 90.000 bytes. Em um disco com clusters de 16 kB, este arquivo ocupa 6 clusters. Com 6 clusters de 16 kB podem ser armazenados arquivos que ocupem no mnimo 81921 (5 x 16 kB + 1) e no mximo 98.304 bytes (6 x 16 kB). No ser possvel detectar neste caso, um erro que faa com que o arquivo aparea, digamos, com o tamanho de 85.000 bytes. Neste caso, ao tentarmos abrir este arquivo, este aparecer truncado, se for um arquivo de dados. Se for um arquivo executvel, os resultados sero imprevisveis, podendo resultar at mesmo no travamento do computador. Se o tamanho estiver errado para, digamos, 95.000 bytes, o arquivo ter bytes invlidos no seu final. Infelizmente este tipo de erro no pode ser detectado pelo Scandisk. Entretanto, se o tamanho invlido resultar em um espao maior ou menor que o esperado para o nmero de clusters do arquivo, o Scandisk detectar o problema e o corrigir. Tambm neste caso, devemos apagar o arquivo, caso seja um executvel, e copi-lo de um backup ou fazer novamente sua instalao.
Data incorreta

Outra informao existente no diretrio a data na qual o arquivo foi criado, e as datas nas quais o arquivo foi respectivamente alterado e acessado pela ltima vez. Essas datas devem obedecer a uma seqncia lgica. Por exemplo, as data de acesso e de modificao devem ser posteriores data de criao. Da mesma forma, a data de acesso no pode ser anterior data de modificao. O Scandisk realiza checagens como esta e faz os devidos reparos.

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas Nomes longos residuais

43-23

Este problema ocorre quando fazemos o apagamento de um arquivo de nome longo no modo MS-DOS. Cada arquivo de nome longo ocupa vrias entradas de diretrio. Por exemplo, um arquivo de nome Relatrio Mensal possui uma entrada de diretrio principal onde consta o nome Relat~1, o seu tamanho, a indicao do primeiro cluster ocupado e a data de ltima alterao, e outras entradas adicionais (invisveis para o usurio, bem como para os utilitrios para MS-DOS) onde consta o restante do seu nome longo e as datas de criao do ltimo acesso. Quando um arquivo removido no modo MS-DOS, a sua entrada principal eliminada do diretrio, bem como a FAT atualizada para indicar que seus clusters agora esto livres. Entretanto, as entradas adicionais usadas para manter os nomes longos e as datas adicionais so mantidas. Apesar disso no causar, a princpio, problema algum, faz com que os diretrios fiquem desnecessariamente grandes. Isto particularmente ruim para o diretrio raiz em discos que usam a FAT16, o nico que possui limitao quanto ao nmero de arquivos que pode manter (512 entradas de diretrio). No confie plenamente nas correes efetuadas pelo Scandisk. Essas correes garantem apenas que no existem mais inconsistncias na estrutura de diretrios e na FAT, mas no garantem que os dados armazenados nos arquivos envolvidos estejam seguros. O procedimento correto remover todos os arquivos com problemas (o arquivo SCANDISK.LOG mostra quais so eles) e substitu-los por cpias feitas em um backup prvio ou mediante uma reinstalao de software.
Teste de superfcie

O Scandisk tem a possibilidade de realizar dois tipos de teste:


Padro: Verifica se h erros em arquivos e pastas Completo: Executa o teste padro e varre o disco em busca de erros

O teste completo muito mais demorado que o padro. A diferena consiste na leitura do disco procura de setores defeituosos. Ao ser encontrado um setor defeituoso, seu cluster marcado na FAT como Bad Block, o que impede que seja usado para a gravao de arquivos, evitando assim perdas de dados. Se o cluster onde est o setor defeituoso no contiver previamente dados gravados, no ter ocorrido nenhum tipo de perda de dados (ocorreria sim, se este cluster fosse futuramente utilizado para armazenar dados). Se o cluster onde est o setor defeituoso contiver previ-

43-24

Hardware Total

amente dados, o Scandisk informar que aquele arquivo est com problemas. feita uma correo grosseira que consiste em copiar os dados do cluster defeituoso para um cluster bom. O arquivo estar corrigido do ponto de vista fsico, ou seja, no apresentar erros de leitura ao ser acessado, mas seus dados estaro adulterados. preciso apagar o arquivo e substitu-lo por uma cpia feita em um backup prvio ou por reinstalao do software ao qual pertence.

Desfragmentador de disco
A fragmentao um processo no qual os arquivos tendem a ser armazenados em pores separadas do disco. Apesar disso no ser considerado um defeito, produz dois problemas srios:

Queda de desempenho Maior desgaste mecnico do disco rgido

Portanto, alm de ficar mais lento, um disco rgido pode apresentar defeito na sua parte mecnica por excesso de movimentaes com as cabeas de leitura e gravao. Para solucionar o problema, devemos utilizar programas desfragmentadores. Sua atividade consiste em ler os arquivos fragmentados e grav-los novamente de forma que ocupem reas em seqncia. O uso desses programas portanto um procedimento de manuteno preventiva.
Como ocorre a fragmentao

Cada vez que apagamos um arquivo, espaos ficam disponveis ao longo do disco. Quando gravamos um novo arquivo, este tende a ocupar o espao disponvel, a partir do incio do disco. Como o espao disponvel pode ser formado por vrias lacunas resultantes do apagamento de vrios arquivos, um novo arquivo a ser gravado poder ficar distribudo em vrias reas diferentes. Este efeito o que chamamos de fragmentao. Quanto mais fragmentado um arquivo, mais movimentos sero necessrios com as cabeas de leitura e gravao para acess-lo. Quando um disco est vazio e o preenchemos com arquivos, so ocupados os clusters livres, a partir do incio do disco. Enquanto ainda no apagamos nenhum arquivo, todos os novos arquivos criados so preenchidos em clusters consecutivos. A figura 16 representa o mapa de alocao de um disco no fragmentado. Os retngulos representam clusters ocupados, e o espao em branco no final representa clusters livres. Nesta situao, o prximo arquivo gravado ocupar os primeiros clusters livres encontrados,

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas

43-25

que sero obviamente consecutivos. Nesta mesma figura, os ltimos 20 blocos representam um arquivo recentemente gravado.
Figura 44.16
Ocupao de clusters em um disco no fragmentado.

Suponha agora que diversos arquivos so apagados, at que o mapa de alocao fique como na figura 17. Observe os clusters livres resultantes do apagamento desses arquivos. Dizemos que existe agora uma fragmentao do espao livre.
Figura 44.17
O mesmo disco, aps o apagamento de alguns arquivos.

Se for agora feita a gravao de um arquivo, sero usados os primeiros clusters disponveis, e a sua distribuio ser a mostrada na figura 18 (usamos como exemplo um arquivo de 20 clusters). O arquivo ser distribudo ao longo de diversas reas distintas, e dizemos que est fragmentado.

43-26

Hardware Total
Figura 44.18
Gravao de um arquivo fragmentado.

Durante o processo de desfragmentao os arquivos sero remanejados de forma que no existam mais lacunas livres e que cada arquivo ocupe uma rea contgua (ou seja, que no esteja dividida em partes). O espao livre ser todo reunido em uma grande rea no final do disco. Novos arquivos ocuparo esta rea de forma seqencial, ficando tambm em uma forma no fragmentada. Apenas quando ocorrer o apagamento de arquivos, novas lacunas surgiro, fazendo com que novos arquivos sejam armazenados em forma fragmentada. Dependendo da quantidade de arquivos fragmentados, o processo de desfragmentao pode ser muito demorado. Um disco que nunca foi desfragmentado poder levar uma hora ou mais quando esta operao for feita pela primeira vez. Terminada a desfragmentao, o uso normal do disco far com que o disco tenha o seu grau de fragmentao aumentado lentamente. Se fizermos uma desfragmentao aps uma semana, certamente o tempo consumido neste processo ser bem menor que na primeira desfragmentao. Como o processo de desfragmentao em geral demorado, existem mtodos de desfragmentao parcial. So eles: Desfragmentao de arquivos - Todos os arquivos fragmentados so rearrumados em uma forma no fragmentada, mas no h preocupao com a eliminao das lacunas. A desvantagem deste mtodo que os prximos arquivos a serem gravados sero fragmentados. Desfragmentao do espao livre - Com este mtodo, arquivos fragmentados continuaro nesse estado, mas os novos arquivos a serem armazenados estaro com certeza em uma forma no fragmentada. Podemos usar este mtodo quando j foi realizada recentemente uma desfragmentao completa, o que garante que a maioria dos arquivos no esto fragmentados.

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas

43-27

Aqui vai uma dica: antes de desfragmentar um disco, remova eventuais arquivos desnecessrios:

Esvazie a lixeira Remova os arquivos temporrios da Internet no seu navegador Remova os arquivos temporrios (*.TMP)

O Desfragmentador de disco do Windows

Ao executarmos o Desfragmentador de Disco do Windows, inicialmente apresentado o quadro mostrado na figura 19. Nele devemos selecionar o drive a ser desfragmentado, e a seguir pressionar o boto OK.
Figura 44.19
Indicando o drive a ser desfragmentado.

A desfragmentao ser iniciada, sendo apresentado um quadro como o da figura 20.


Figura 44.20
Desfragmentao em andamento

Na figura 21 vemos o quadro de opes avanadas do Desfragmentador de Disco do Windows. Podemos usar a opo Reorganizar arquivos de programas para que iniciem mais rpido. Esta opo faz um remanejamento dos arquivos executveis para o incio do disco, o que resulta em menor tempo de carregamento.

43-28 Figura 44.21

Hardware Total
Opes avanadas do Desfragmentador de Disco

Temos ainda a opo Verificar se h erros na unidade de disco, que deve ser preferencialmente utilizada. Quando esta opo marcada, o Desfragmentador de Disco se recusar a operar caso existam erros na estrutura lgica do disco, sugerindo o uso do programa Scandisk para resolver eventuais problemas. Nesse caso devemos fechar o Desfragmentador de Disco, executar o Scandisk, e finalmente voltar ao Desfragmentador. Durante a desfragmentao podemos usar o boto Pausa para suspender provisoriamente a operao. Enquanto o Desfragmentador faz o seu trabalho, podemos continuar utilizando outros programas, mas isto traz algumas desvantagens. Primeiro, arquivos que estejam sendo manipulados por outros programas no sero movidos no processo de desfragmentao. Segundo, o computador ficar mais lento, devido intensa atividade de acesso a disco no decorrer da desfragmentao. Se quisermos durante este processo executar tarefas que exijam acesso intensivo ao disco podemos fazer uma pausa na desfragmentao. Basta clicar sobre o boto Pausa. Com a desfragmentao temporariamente paralisada, o programa que estamos usando poder acessar o disco mais rapidamente. Ao terminarmos, podemos clicar novamente sobre o boto Pausa para que a desfragmentao continue. Temos ainda o boto Parar, que permite suspender totalmente a desfragmentao. Ao pressionarmos o boto Exibir Detalhes, a janela do desfragmentador assume o aspecto mostrado na figura 22.

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas


Figura 44.22

43-29
Viso detalhada do desfragmentador.

Experimente fazer um teste interessante. Cronometre o tempo gasto com a inicializao do Windows (a partir do instante em que aparece a mensagem Iniciando o Windows...). Faa isto antes e depois da desfragmentao. Voc ver que, aps a desfragmentao, o tempo gasto ser bem menor. Muitos usurios chegam a fazer desfragmentaes dirias. Outros a fazem apenas de meses em meses. Nenhum dos dois est errado. Aquele que faz desfragmentaes muito freqentemente ter seu sistema de arquivos mais veloz, mas diariamente perder algum tempo na desfragmentao. O que raramente faz desfragmentaes no perder tempo nesta atividade, mas seu acesso a disco ser mais lento. Voc poder adotar qualquer esquema, dependendo da sua vontade de obter melhor desempenho, e da sua disposio em esperar pela desfragmentao.

Norton Disk Doctor (NDD)


O Norton Disk Doctor um programa similar ao Scandisk que faz parte do Norton Utilities. Sua operao ligeiramente diferente, mas os tipos de consertos realizados so os mesmos.

43-30

Hardware Total
Figura 44.23
Norton Disk Doctor.

Indicamos os drives a serem testados e clicamos no boto Diagnosticar. Ser feita uma srie de checagens na estrutura lgica do disco (figura 24). Ao trmino dessas checagens entrar em ao o Teste de superfcie, no qual so procurados e mapeados setores defeituosos. Ao trmino da operao ser apresentado um relatrio como o da figura 25.
Figura 44.24
Checagens no disco.

Figura 44.25
Relatrio final do Norton Disk Doctor.

Na maioria das vezes o Scandisk suficiente para solucionar problemas no disco, mas em casos de travamentos ou anomalias no Scandisk, normalmente o Norton Disk Doctor faz seu trabalho corretamente. Nos raros

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas

43-31

casos em que ocorrem problemas, podemos iniciar o Windows em modo de segurana e a seguir usar o Scandisk ou o Norton Disk Doctor.

Scandisk e NDD para MS-DOS


No Windows encontramos uma verso do Scandisk prpria para operar no modo MS-DOS. Trata-se do programa SCANDISK.EXE, localizado no diretrio C:\WINDOWS\COMMAND. Caso no seja possvel realizar um boot normal no Windows, voc pode utilizar esta verso do SCANDISK.
Figura 44.26
O Scandisk para MS-DOS.

A figura 26 mostra o Scandisk para MS-DOS em execuo. Execute preferencialmente o Scandisk que est localizado no prprio computador que ser testado. Se voc utilizar um Scandisk do Windows anterior verso 95 OSR2, no poder diagnosticar discos formatados com FAT32. O Norton Disk Doctor tambm tem uma verso para o modo MS-DOS. Trata-se do arquivo NDD.EXE, localizado no diretrio: C:\Arquivos de Programas\Norton Utilities A figura 27 mostra a tela de abertura do NDD para MS-DOS. um pouco mais elaborado que a verso para MS-DOS do Scandisk. Podemos fazer uma checagem na estrutura lgica dos discos rgidos, ou fazer exame de superfcie. Ao selecionar a opo, apresentada outra tela para que sejam indicados os discos a serem diagnosticados.

43-32

Hardware Total
Figura 44.27
Norton Disk Doctor para o modo MSDOS.

Norton Speed Disk


O Norton Speed Disk, contido no Norton Utilities, sempre foi considerado o melhor desfragmentador de discos para PC. Tanto foi assim que a partir do MS-DOS 6.0, a Microsoft passou a incluir neste sistema operacional, o MS Defrag, que na verdade uma verso simplificada do Norton Speed Disk. Tambm no Windows 95 e superiores isto ocorre. O programa Desfragmentador de Discos na verdade uma verso simplificada do Norton Speed Disk. Observe na figura 19, a mensagem de copyright para a Symantec Corporation, produtora do Norton Utilities.
Figura 44.28
Escolhendo o mtodo de desfragmentao.

Dependendo da verso do programa, o quadro da figura 28 poder ser mostrado automaticamente, ou apenas quando usado o boto Iniciar. Neste quadro podemos escolher o mtodo de otimizao desejado. Feita a escolha, clicamos sobre o boto Iniciar. A figura 29 mostra este programa em operao. Seu uso bastante simples, basta selecionar o drive desejado e clicar sobre o boto Iniciar.

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas


Figura 44.29

43-33
Norton Speed Disk em execuo.

No importa qual seja o desfragmentador em uso, possvel que a sua operao no possa prosseguir, caso existam problemas na estrutura lgica do disco. Esses problemas podem ser corrigidos com o Scandisk (que faz parte do Windows) ou com o Norton Disk Doctor. Terminada a desfragmentao, o Norton Speed Disk apresenta o mapa de utilizao do disco mostrado na figura 30. As verses mais novas deste software possuem um novo e interessante recurso. Ao invs de deixar todos os arquivos no incio do disco e uma grande rea vazia no seu final, colocam no incio do disco os arquivos mais utilizados, depois o espao livre, e por ltimo os arquivos menos utilizados. Este modo de organizao melhora ainda mais o desempenho nos acessos aos arquivos de uso mais comum.
Figura 44.30
Trmino da desfragmentao

43-34

Hardware Total

Podemos escolher o mtodo de otimizao a ser usado pelo Norton Speed Disk. Basta clicar no boto Propriedades, e a seguir em Opes. Ser apresentado um quadro onde podemos escolher o mtodo de otimizao (completa, de arquivos ou de espao livre), alm de vrias outras opes.
Cuidado com o sistema de arquivos

Cabe aqui apresentar duas recomendaes importantssimas a respeito da desfragmentao: 1) Um disco usado pelo Windows deve ser desfragmentado apenas com programas desfragmentadores prprios para o Windows. 2) Um disco formatado com FAT32 deve ser desfragmentado com um programa que suporte a FAT32. Se for utilizado um utilitrio desfragmentador que no seja apropriado para o Windows 9x, sero perdidos os nomes longos de arquivos. Por exemplo, um arquivo de nome Relatrio mensal apresentar, aps a desfragmentao, o nome Relat~1. No use portanto desfragmentadores para MSDOS. Tambm importante a questo da FAT32, usada no Windows 95 OSR2 e superiores. Voc no poder desfragmentar um disco que usa FAT32 utilizando uma verso antiga de desfragmentador que suporte apenas a FAT16, mesmo que se trate de um software para Windows 9x (por exemplo, a primeira verso do Norton Utilities 95).

Recuperando um disco com o Norton Rescue


O programa RESCUE.EXE um utilitrio para MS-DOS que faz parte do Norton Utilities. Ele faz a recuperao do CMOS Setup, setor de boot e tabela de parties do disco rgido. til portanto quando ocorrem problemas com a bateria que resultam em perda de Setup, ou quando o computador atacado por vrus, causando adulterao no setor de boot e tabela de parties. Para que seja possvel restaurar um disco usando o Rescue, preciso que tenha sido feito um backup prvio dessas informaes. Este backup feito com o comando Disco de Emergncia do Norton Utilities. Este comando far a gerao de trs disquetes nos quais existe o boot, utilitrios para recuperao no modo MS-DOS e backup de dados de configurao do CMOS e do disco rgido.

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas

43-35

No disco 1 temos trs arquivos que guardam configuraes sobre o CMOS e sobre o disco rgido: CMOSINFO.SAV BOOTINFO.SAV PARTINFO.SAV Cpia do CMOS Setup Cpia dos registros de boot Cpia das tabelas de parties

Caso ocorra perda de Setup, perda do setor de boot ou tabela de parties (o disco rgido no seria mais reconhecido), execute um boot com o disquete 1 de emergncia do Norton Utilities. O programa RESCUE.EXE ser executado automaticamente (figura 31). Devemos selecionar as informaes a serem restauradas (Alt-M, Alt-E e Alt-T) e pressionar o boto Restaurar (Alt-R). Depois da recuperao ser necessrio realizar um novo boot para que as mudanas tenham efeito.
Figura 44.31
Uso do Norton Rescue.

Discos formatados acidentalmente podem ser recuperados com o Norton Unformat (UNFORMAT.EXE), localizado no disco 3. Note que a recuperao necessita de duas condies para que seja realizada de forma segura: 1) preciso que tenha sido usado anteriormente o programa Image 2) O disco rgido no pode ter recebido novos arquivos aps a formatao Se essas condies no forem satisfeitas, a desformatao no segura, e no recomendvel. Inclusive o UNFORMAT pergunta ao ser executado, se o programa IMAGE foi previamente utilizado. O Image faz uma cpia da tabela de parties e do diretrio raiz e armazena em um arquivo de nome IMAGE.IDX. Mantm ainda o backup da verso anterior deste arquivo (IMAGE.BAK). Esses arquivos so armazenados em setores no final do disco rgido, de modo que mesmo quando os diretrios so perdidos, o UNFORMAT consegue localiz-los (figura 32).

43-36

Hardware Total
Figura 44.32
O UNFORMAT encontrou os arquivos IMAGE.IDX e IMAGE.BAK.

Terminada a restaurao, execute um boot mas no grave nada ainda no disco recuperado. Use agora o NDD (pode ser encontrado no disco 2 de emergncia gerado pelo Norton Utilities) para reparar defeitos na estrutura lgica do disco recm-recuperado. Se voc recuperou o drive C, use o comando:
NDD C: /QUICK

Para que este tipo de recuperao tenha sucesso total, use sempre o programa Image, localizado no grupo Norton Utilities do Windows 9x (figura 33). Para us-lo basta marcar os drives cujas imagens devem ser criadas e clicar no boto Image.
Figura 44.33
Usando o Norton Image.

Para que o Image seja executado automaticamente sempre que o Windows for iniciado, clique no boto Opes. Ser apresentado o quadro da figura 34. Selecione ento os drives a serem processados e marque a opo Executar automaticamente junto com o Windows.

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas


Figura 44.34

43-37

Configurando o Image para ser executado na inicializao do Windows.

Utilitrios de manuteno do Windows


O Windows possui diversos utilitrios de manuteno, facilitando a resoluo de problemas, principalmente relacionados com software. Faremos agora a apresentao desses utilitrios. A maioria deles no possui cones disponveis na rea de trabalho, e no constam nos menus obtidos a partir do boto Iniciar. Para us-los preciso usar o comando Executar e digitar o nome do programa desejado. Voc poder entretanto criar cones para esses programas, facilitando assim a sua chamada. Uma outra forma de executar esses programas atravs do menu de ferramentas do Microsoft System Information, como mostraremos a seguir.
Informaes sobre o sistema (MSINFO32.EXE)

Este programa (Microsoft System Information) est localizado no menu de Ferramentas de Sistema (Iniciar / Programas / Acessrios / Ferramentas de Sistema / Informaes sobre o sistema). Podemos v-lo em execuo na figura 35.

43-38

Hardware Total
Figura 44.35
Informaes sobre o sistema.

Na parte direita da janela existem as chaves: Recursos de hardware, Componentes, Aambiente de software, Internet Explorer e Aplicativos. Com a chave Recursos de Hardware podemos visualizar IRQs, canais de DMA, endereos de memria, endereos de E/S, conflitos e dispositivos de legado. As informaes desta chave so similares s existentes no Gerenciador de Dispositivos. A chave Componentes tambm apresenta as informaes existentes no Gerenciador de Dispositivos, mas de forma mais detalhada (figura 36).
Figura 44.36
Componentes instalados.

O MSINFO tem uma chave Ambiente de Software, com a qual podem ser obtidas inmeras informaes que no esto disponveis no Gerenciador de Dispositivos (figura 37). Podemos ver os nomes de todos os drivers de software, tarefas em execuo e outras informaes.

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas


Figura 44.37
Ambiente de software.

43-39

Este programa possui entre os seus menus, o Ferramentas, atravs do qual podem ser executados outros utilitrios de manuteno que acompanham o Windows (figura 38). Vamos ento apresentar alguns desses utilitrios:
Figura 44.38
Menu de ferramentas.

Restaurao do sistema

Este um interessantssimo recurso introduzido no Windows ME. Um problema muito comum entre os usurios de PCs quando depois de instalar um novo software ou hardware, eventuais problemas ocorrem, deixando o computador instvel ou inoperante. No uma situao comum, o normal tudo correr bem na nova instalao, mas problemas podem ocorrer. Quando o usurio no consegue desfazer a instalao, acaba formatando o disco rgido. Isso o mesmo que matar mosquito com canho. Alis, tem gente que formata o disco rgido como quem troca de camisa. Felizmente no Windows ME existe um mtodo muito mais rpido, simples e seguro para desfazer instalaes mal sucedidas: a Restaurao do

43-40

Hardware Total

Sistema. Este programa encontrado no menu de ferramentas de sistema (e tamb a partir do MSINFO32) deve ser usado antes de qualquer nova instalao. Use a opo Criar um ponto de restaurao. Feito isso, instale seu novo software ou hardware. Se ocorrerem problemas, volte ao programa de Restaurao do Sistema e escolha a opo Restaurar o meu computador para um momento anterior. Ser apresentado um calendrio no qual podemos selecionar o ponto de restaurao desejado. O computador voltar ento ao exato estado do instante em que foi criado o ponto de restaurao, acabando com a necessidade de formatar o disco rgido. Na Ajuda do Windows ME existem mais detalhes sobre este novo utilitrio.
Figura 44.39
Restaurao do sistema.

Verificao do Registro

Este comando ativa o SCANREGW, o programa de verificao do registro, j abordado neste captulo.
Agente de excluso automtica de driver (ASD.EXE)

Este programa oferece sugestes para solucionar problemas ocorridos durante o boot que tenham impedido drivers de serem carregados. Durante a inicializao, o Windows tenta carregar os drivers dos dispositivos instalados. Se por algum problema este carregamento no pde ser feito (conflitos de hardware, driver incompatvel ou corrompido, etc.), o dispositivo ficar indicado com um ponto de exclamao no Gerenciador de Dispositivos. Execute ento o ASD.EXE e sero apresentadas possveis solues.
Utilitrio de configurao do sistema (MSCONFIG.EXE)

Este programa usado para diagnosticar problemas que impeam o Windows de inicializar corretamente, descobrindo por exemplo, a causa de

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas

43-41

travamentos. Possui diversas guias, entre as quais a Geral, mostrada na figura 40. Podemos escolher trs tipos de inicializao:

Normal Diagnstico Seletiva


Figura 44.40
Quadro Geral do MSCONFIG.

O modo de diagnstico faz um carregamento interativo de todos os programas e drivers envolvidos no boot. A cada mdulo, perguntado ao usurio se o carregamento deve ser feito ou no. Desta forma podemos saber qual foi o mdulo que causou o travamento. No Windows 95 no existia este recurso, e para fazer este tipo de carregamento era preciso pressionar F8 e marcar a opo Confirmao Passo a Passo (Shift-F8). A inicializao seletiva permite desativar a execuo de alguns arquivos de inicializao (CONFIG.SYS, AUTOEXEC.BAT, etc). Em geral a desativao completa desses arquivos no ajuda muito na resoluo de problemas, pois muitos dos comandos existentes podero fazer falta na operao normal do Windows, causando outros tipos de problemas. Existem guias atravs dos quais podemos editar os arquivos AUTOEXEC.BAT, CONFIG.SYS, WIN.INI e SYSTEM.INI. Cada um dos comandos desses arquivos pode ser ativado, desativado, movido para cima ou para baixo. Tambm podemos criar novos comandos e editar os j existentes.

43-42

Hardware Total
Figura 44.41
Podemos ativar ou desativar programas que so carregados atravs do grupo Iniciar.

Temos ainda a guia Iniciar, com a qual podemos desativar seletivamente programas e drivers que o Windows carrega durante a sua inicializao. Muitos desses mdulos so carregados atravs do menu Iniciar (Iniciar / Programas / Iniciar), outros so chamados pelo WIN.INI e SYSTEM.INI, outros so ativados por chamadas no Registro. Se o boot no modo de diagnstico apresentar problemas, podemos desativar o mdulo que o causou e tentar a execuo do boot. Uma vez sabendo o mdulo defeituoso, podemos tentar descobrir a sua origem e tentar fazer sua reinstalao, ou obter uma verso mais recente.
Dr Watson (DRWATSON.EXE)

O Dr. Watson um software que monitora a atividade do Windows e gera um arquivo contendo informaes sobre falhas ocorridas. Quando ocorre algum problema em um aplicativo, o Windows apresenta um quadro informando sobre o problema. Se no quadro apresentado voc clicar no boto Detalhes, sero apresentadas vrias informaes sobre o problema, como o contedo dos registradores do processador, nome do programa que travou, entre outras. Essas informaes so incorporadas ao arquivo gerado pelo Dr. Watson. Ao executarmos este programa, seu cone representado na barra de tarefas, ao lado do relgio. Aplique um clique duplo sobre este cone e ser exibida a janela do Dr. Watson. Use ento o comando Exibir / Avanado, e o programa assumir o aspecto mostrado na figura 42.

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas


Figura 44.42
O programa Dr. Watson.

43-43

Atravs das guias deste programa podemos visualizar todos os drivers instalados, programas em execuo, informaes sobre o processador, quantidade de memria e recursos livres, etc. O Dr. Watson no atualiza seu relatrio quando o PC trava e necessrio pressionar o boto Reset. Em caso de problemas, use o comando Arquivo / Abrir do Dr. Watson para fazer a leitura do arquivo DRWATSONnn.WLG, na pasta C:\WINDOWS\DRWATSON. O relatrio apresentado pelo Dr. Watson no permite que o usurio resolva os problemas, apesar de fornecer algumas pistas. Seu objetivo principal fornecer informaes sobre o estado do sistema na ocasio do problema, permitindo que uma equipe de suporte possa analisar o que ocorreu.

Editando o Registro
Voc poder encontrar pela frente (por exemplo, em sites de suporte tcnico) procedimentos para resoluo de problemas que so baseados em alteraes no Registro do Windows. Veremos agora como fazer essas alteraes usando o programa REGEDIT, o editor de Registro que acompanha o Windows. O Windows 3.x armazenava informaes relativas s suas configuraes em dois arquivos: WIN.INI e SYSTEM.INI. Seus programas utilizam, alm desses arquivos, vrios outros arquivos prprios, todos com a extenso INI. Em

43-44

Hardware Total

geral o usurio no precisa fazer modificaes nesses arquivos. O Painel de Controle e comandos de configurao existentes em todos os programas fazem as alteraes necessrias nesses arquivos, e a maioria dos usurios no precisa nem mesmo saber de sua existncia. No Windows 9x, os arquivos WIN.INI, SYSTEM.INI e demais arquivos INI criados e mantidos por programas individuais, so mantidos por questes de compatibilidade. Desta forma, programas para Windows 3.x podem ser usados no Windows 9x. Entretanto, o Windows 9x utiliza um outro processo mais eficiente para armazenar informaes de configurao: o Registro (em ingls, Registry). Tanto o Windows 9x como os programas escritos especificamente para ele, guardaro todas as suas informaes de configurao no Registro, que composto de dois arquivos localizados no diretrio C:\WINDOWS: SYSTEM.DAT e USER.DAT. O Registro um mtodo muito mais eficiente para armazenar informaes de configurao. Enquanto utiliza apenas dois arquivos, no Windows 3.x eram usados muitos arquivos INI, o que dificultava muito a sua localizao e alterao. Tambm no caso do Windows 9x, o usurio no precisa visualizar nem alterar o Registro. O programa REGEDIT.EXE, usado para editar os arquivos SYSTEM.DAT e USER.DAT, nem mesmo aparece nos menus a partir do boto Iniciar. Para us-lo, temos que clicar sobre o boto Iniciar e escolher o comando Executar, digitando REGEDIT. Mesmo as alteraes sobre os arquivos SYSTEM.DAT e USER.DAT podem ser feitas por outros processos. O Painel de Controle aceita modificaes feitas pelo usurio, modificaes estas que so incorporadas ao Registro, sem que o usurio precise usar o REGEDIT. Mesmo no sendo necessrio usar o REGEDIT, vamos encontrar em muitas publicaes especializadas no Windows 9x, dicas de configuraes que podem ser feitas atravs de alteraes no Registro.
Faa um backup do Registro

Antes de fazer alteraes no Registro, faa um backup como mostramos neste captulo. No Windows 95, faa uma cpia dos arquivos USER.DAT e SYSTEM.DAT. No Windows 98 e superioress voc pode usar o mesmo mtodo, mas se quiser pode fazer este backup de uma forma mais fcil usando o programa SCANREGW, como j mostramos no incio deste captulo.

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas O program REGEDIT

43-45

Tanto perigoso fazer modificaes indevidas no Registro, que o programa REGEDIT.EXE nem mesmo faz parte dos menus do boto Iniciar. Para execut-lo, temos que usar o comando Executar, a partir do boto Iniciar da barra de tarefas. A figura 43 mostra o REGEDIT em funcionamento.
Figura 44.43
O programa REGEDIT.

Todas as informaes existentes no Registro ficam armazenadas em reas principais chamadas de chaves. Essas chaves ficam na parte esquerda da janela do REGEDIT. Na parte direita so mostrados os dados armazenados nessas chaves. Dentro de cada chave existem outras chaves. Podemos acesslas da mesma forma como acessamos as pastas no Windows Explorer. Por exemplo, para abrir a chave HKEY_USERS, basta aplicar-lhe um clique duplo, e teremos algo como mostra a figura 44. Dentro de uma chave aberta, encontramos outras chaves que podem ser tambm abertas da mesma forma.
Figura 44.44
Abrindo a chave HKEY_USERS.

Apesar da figura 43 mostrar vrias chaves, na verdade so apenas duas: HKEY_LOCAL_MACHINE e HKEY_USERS. As demais chaves mostradas so atalhos para partes especficas das duas chaves principais. As alteraes no Registro consistem em alterar ou criar valores dentro das chaves. Vejamos a seguir um exemplo de alterao atravs do REGEDIT.
Nomes longos

43-46

Hardware Total

Alguns usurios ficam um pouco incomodados com a forma usada para exibir nomes longos no formato 8.3, tanto nas sees do MS-DOS como nos aplicativos para Windows 3.x. Por exemplo, se criarmos um arquivo com o nome longo MICROSOFT.DOC (9 caracteres no nome), este ser visualizado com o nome MICROS~1.DOC. Se for criado outro arquivo de nome longo cujos 6 primeiros caracteres sejam MICROS, este ser chamado de MICROS~2.DOC. Entretanto, na maioria das vezes no so criados outros arquivos com nome longo e com os 6 primeiros caracteres iguais aos de um arquivo j existente. Se no existem MICROS~2.DOC, MICROS~3.DOC e outros, muito melhor chamar o arquivo original de MICROSOF.DOC, ao invs de MICROS~1.DOC. A alterao que mostraremos aqui faz com que os arquivos de nome longo sejam convertidos para o formato 8.3, apenas tomando os 8 primeiros caracteres do seu nome (excluindo os espaos em branco). Apenas se for criado um outro arquivo de nome longo, cujos 8 primeiros caracteres sejam iguais a outro j existente, sero gerados nomes como MICROS~1. Observe que esta alterao no ser vlida para os arquivos j existentes, e sim, para os que forem criados depois da modificao. A modificao consiste no seguinte: Comece abrindo a chave:
HKEY_LocalMachine\System\CurrentControlSet\Control\FileSystem

A figura 45 mostra esta chave j aberta.


Figura 44.45
Abrindo uma chave do registro.

Crie um novo valor binrio dentro desta chave, como mostra a figura 46. Devemos clicar com o boto direito do mouse sobre a janela do REGEDIT. Ser apresentado um menu cujo nico elemento Novo, e a seguir outro menu, no qual devemos escolher a opo Valor binrio. A seguir digitamos NameNumericTail. Observe que, apesar de estarmos usando letras maisculas e minsculas para facilitar a leitura, no feita distino entre elas. Portanto, voc pode digitar, por exemplo, namenumerictail ou

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas

43-47

NAMENUMERICTAIL, mas sugerimos a forma NameNumericTail por ser de leitura mais fcil.
Figura 44.46
Criando um novo valor binrio dentro de uma chave.

A seguir aplicamos um clique duplo sobre o valor recm criado. Ser apresentado um quadro como o da figura 47, no qual podemos digitar valores binrios. Digite apenas 0 e clique em OK.
Figura 44.47
Definindo um valor binrio.

O Registro estar alterado, e para que as alteraes tomem efeito, preciso sair do REGEDIT e reinicializar o Windows. Entretanto, algumas alteraes tomam efeito a partir do instante em que o REGEDIT fechado, sem que seja preciso reinicializar o Windows. Na dvida, faa a reinicializao.

43-48

Hardware Total
Figura 44.48
Valor binrio j criado na chave.

Voc poder a seguir experimentar esta alterao. Crie um documento de nome longo usando um aplicativo do Windows 9x. Por exemplo, use o WordPad para criar um arquivo de nome Microsoft.DOC. Ao executar o Prompt do MS-DOS voc pode listar o diretrio onde est este arquivo, e ver que seu nome mostrado como MICROSOF.DOC, e no como MICROS~1.DOC. Neste exemplo vimos entre outras coisas como criar um valor binrio dentro de uma chave. Os elementos que podem ser criados dentro de uma chave so os seguintes: Valor de Seqncia (string). Trata-de de um conjunto de caracteres Valor DWORD. Trata-se de um valor numrico que ocupa 32 bits Valor binrio. Trata-se de um grupo de bytes
Figura 44.49
Editando uma string.

Figura 44.50
Editando um valor DWORD.

Captulo 43 Softwares que previnem e resolvem problemas

43-49

Na figura 47, vimos o quadro apresentado para a edio de um valor binrio. Nas figuras 49 e 50 vemos quadros usados na edio de seqncias e DWORD.
Exemplo: Bug no sistema de arquivos do Windows 95

Vamos agora mostrar um exemplo de soluo de problema atravs do Regedit. Trata-se de um bug no sistema de arquivos do Windows 95. Este bug s foi corrigido a partir da verso OSR2. Portanto, se voc usa o Windows 95 OSR2 ou superior no precisa fazer esse ajuste. Faa-o se voc usa o Windows 95 original ou o Windows 95a (obtido com a instalao do Service Pack 1). Para saber qual a sua verso do seu Windows, clique em Meu Computador com o boto direito do mouse, selecione a opo Propriedades e depois a guia Geral. O sistema de arquivos do Windows 9x pode ser configurado de trs formas:

Sistema mvel Desktop Servidor

A diferena entre as trs opes est na forma como funciona a cache de disco do Windows. Quando existe mais memria disponvel (opo Servidor), uma rea maior disponibilizada para memorizar localizaes de diretrios e arquivos, resultando em maior desempenho (atuam sobre os parmetros PathCache e NameCache, no Registro). Quando existe menos memria, memorizada uma quantidade menor de localizaes de arquivos e diretrios, mas em compensao, sobra mais memria RAM para aplicativos. A Microsoft recomenda que esta opo (Mvel, Desktop, Servidor) seja selecionada de acordo com a quantidade de memria RAM existente no PC (Mvel at 8 MB, Desktop at 20 MB e Servidor de 20 MB em diante). Entretanto os resultados esperados no so obtidos na prtica, devido a um erro de programao do Windows 95. Para as funes de Servidor e Mvel, ocorre uma inverso nos valores de PathCache e NameCache armazenados no registro. Por exemplo, ao configurarmos o PC como Servidor de Rede, so usados valores de 64 para NameCache e 2729 para PathCache (deveria ser o contrrio). Como resultado, o sistema de arquivos memoriza a localizao de apenas 64 arquivos, distribudos em 2729 diretrios!!! Apenas a configurao Desktop funciona corretamente.

43-50

Hardware Total
Figura 44.51
Abrindo a chave para alterar os valores default de NameCache e PathCache para as configuraes de Servidor e Mvel.

Para solucionar o problema, precisamos usar o Editor de Registro. Ao ser executado, selecione a chave:
Hkey_Local_Machine\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\FSTemplates

Nesta chave, encontraremos as subchaves DeskTop, Mobile e Server. As configuraes para Desktop ficam em branco, pois so usados valores default do Windows 95. Em cada uma das outras duas subchaves, encontramos os valores de NameCache e PathCache, como mostra a figura 51. Podemos ento alter-los. Programe os valores de NameCache e PathCache da seguinte forma:
Computador Mvel Parmetro NameCache PathCache Valor 51 01 00 00 10 00 00 00 Servidor de Rede Parmetro NameCache PathCache Valor A9 0A 00 00 40 00 00 00

Salve o Registro, execute uma nova partida no Windows. Depois volte no Quadro de Propriedades do Sistema e escolha a opo adequada (Mvel, Desktop ou Servidor). Depois de um novo boot, as alteraes tero efeito. ////////// FIM ////////////////

Vous aimerez peut-être aussi