Vous êtes sur la page 1sur 13

1

ASPECTOS LEGAIS LEGALIZAO DE EMPRESAS

NDICE Introduo Riscos da informalidade; Vantagens de ter uma empresa legalizada; Passos para legalizar uma empresa; Forma Jurdica: empresrio, sociedade simples e sociedade limitada; Tipo de empresa; Tributos e contribuies; Consulta de viabilidade - Prefeitura Municipal; Consulta prvia - Receita Federal; Registro de empresa - Junta Comercial e Registro Civil das Pessoas Jurdicas; Obteno de CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica; Obteno do alvar e inscrio municipal; Obteno de inscrio estadual.

www.qoppaconsultoria.com.br Devaldo S. Silva: qoppa@qoppaconsultoria.com.br / 71-8760-8089

INTRODUO Com a entrada em vigor do Novo Cdigo Civil brasileiro em 11 de janeiro de 2003, deixa de existir a clssica diviso existente entre atividades mercantis (indstria ou comrcio) e atividades civis (as chamadas prestadoras de servios). Para melhor compreenso do assunto, faz-se necessrio uma abordagem do sistema que vigeu por mais de um sculo entre ns. Como se dividiam as empresas? O nosso Cdigo Comercial de 1850, e o Cdigo Civil de 1916, que regulavam o direito das empresas mercantis e civis no Brasil at 11 de janeiro de 2003, adotaram, como critrio de diviso das empresas, as atividades exercidas por elas, isto , dispunham que a sociedade constituda com o objetivo social de prestao de servios (sociedade civil), tinha o seu contrato social registrado no Cartrio de Registro Civil das Pessoas Jurdicas (exceto as Sociedades Annimas e casos especficos previstos em lei), enquanto que uma sociedade mercantil, constituda com o objetivo de exercer atividades de indstria e/ou comrcio, tinha o seu contrato social registrado nas Juntas Comerciais dos Estados (inclusive todas as Sociedades Annimas e raras excees previstas em lei, na rea de servios). Tratamento semelhante era conferido s firmas individuais e aos autnomos. O empreendedor que desejava atuar por conta prpria, ou seja, sem a participao de um ou mais scios em qualquer ramo de atividade mercantil (indstria e/ou comrcio, ainda que tambm prestasse algum tipo servio), deveria constituir uma Firma Individual na Junta Comercial, ou, caso quisesse atuar, exclusivamente, na prestao de servios em carter pessoal e com independncia, deveria registrar-se como autnomo na Prefeitura local. Como ficou com o novo Cdigo Civil? Ocorre, porm, que estas divises no fazem parte mais de nossa realidade. O nosso sistema jurdico passou a adotar uma nova diviso que no se apia mais na atividade desenvolvida pela empresa, isto , comrcio ou servios, mas no aspecto econmico de sua atividade, ou seja, fundamenta-se na teoria da empresa. Dependendo da existncia ou no do aspecto econmico da atividade, se uma pessoa desejar atuar individualmente (sem a participao de um ou mais scios) em algum segmento profissional, enquadrar-se- como EMPRESRIO ou AUTNOMO, conforme a situao, ou, caso prefira se reunir com uma ou mais pessoas para, juntos, explorarem alguma atividade, devero constituir uma sociedade que poder ser SOCIEDADE EMPRESRIA ou SOCIEDADE SIMPLES, conforme veremos as diferenas entre uma e outra, mais adiante. Capacidade Civil: Outra importante mudana promovida pelo novo Cdigo Civil brasileiro com relao reduo da idade mnima para que o empreendedor possa ter o seu prprio negcio. A capacidade civil para ser empresrio passa de 21 anos para 18 anos, desde que a pessoa no seja legalmente impedida. A emancipao

www.qoppaconsultoria.com.br Devaldo S. Silva: qoppa@qoppaconsultoria.com.br / 71-8760-8089

do menor tambm foi reduzida e poder se dar entre 16 e 18 anos ao relativamente incapaz. Lembramos que podem exercer a atividade de empresrio os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e no forem legalmente impedidos.

RISCOS DA INFORMALIDADE

A informalidade um risco para o empreendedor. Por exemplo, as mercadorias podem ser apreendidas pelo poder pblico e fica limitada a possibilidade de crescimento e de divulgao. A legalizao de empresas depende da legislao de cada estado. Nesta apostila, voc encontra informaes que so comuns s leis das unidades federativas.

VANTAGENS DE TER UMA EMPRESA LEGALIZADA

A formalizao gera oportunidades e ganhos para o negcio. A empresa formal tem mais chances de fechar parcerias, acessar a linhas de crdito, exportar e receber subsdios do governo. mais segurana para os investimentos feitos na empreitada, que viver em conformidade com as leis federais e estaduais.

www.qoppaconsultoria.com.br Devaldo S. Silva: qoppa@qoppaconsultoria.com.br / 71-8760-8089

PASSOS PARA LEGALIZAR UMA EMPRESA;

Para uma micro ou uma pequena empresa exercer suas atividades no Brasil, preciso, entre outras providncias, ter registro na prefeitura ou na administrao regional da cidade onde ela vai funcionar, no estado, na Receita Federal e na Previdncia Social. Dependendo da atividade pode ser necessrio tambm o registro na Entidade de Classe, na Secretaria de Meio-Ambiente e outros rgos de fiscalizaao. A seguir, mostraremos caminhos e daremos dicas para tornar esse momento empresarial menos complicado. Na Junta Comercial ou Cartrio de Registro de Pessoa Jurdica. O registro legal de uma empresa tirado na Junta Comercial do estado ou no Cartrio de Registro de Pessoa Jurdica. Para as pessoas jurdicas, esse passo equivalente obteno da Certido de Nascimento de uma pessoa fsica. A partir desse registro, a empresa existe oficialmente - o que no significa que ela possa comear a operar. Para fazer o registro preciso apresentar uma srie de documentos e formulrios que podem variar de um estado para o outro. Citamos os mais comuns: - Contrato Social; - Documentos pessoais de cada scio (no caso de uma sociedade). O Contrato Social a pea mais importante do incio da empresa, e nele devem estar definidos claramente os seguintes itens: - Interesse das partes; - Objetivo da empresa; - Descrio do aspecto societrio e a maneira de integralizao das cotas. Para ser vlido, o Contrato Social dever ter o visto de um advogado. As microempresas e empresas de pequeno porte so dispensadas da assinatura do advogado, conforme prev o Estatuto da Micro e Pequena Empresa.

www.qoppaconsultoria.com.br Devaldo S. Silva: qoppa@qoppaconsultoria.com.br / 71-8760-8089

Ainda na Junta Comercial ou no Cartrio, deve-se verificar se h alguma outra empresa registrada com o nome pretendido. Geralmente necessrio preencher um formulrio prprio, com trs opes de nome. H estados que j oferecem esse servio pela Internet. Se tudo estiver certo, ser possvel prosseguir com o arquivamento do ato constitutivo da empresa, quando geralmente sero necessrios os documentos: - Contrato Social ou Requerimento de Empresrio Individual ou Estatuto, em trs vias; - Cpia autenticada do RG e CPF do titular ou dos scios; - Requerimento Padro (Capa da Junta Comercial), em uma via; - FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via; - Pagamento de taxas atravs de DARF Os preos e prazos para abertura variam de estado para estado. Para isso, o ideal consultar o site da Junta Comercial do estado em que a empresa estiver localizada. Registrada a empresa, ser entregue ao seu proprietrio o NIRE (Nmero de Identificao do Registro de Empresa).que uma etiqueta ou um carimbo, feito pela Junta Comercial ou Cartrio, contendo um nmero que fixado no ato contitutivo. CNPJ Com o NIRE em mos, chega a hora de registrar a empresa como contribuinte, ou seja, de obter o CNPJ. O registro do CNPJ feito exclusivamente pela Internet, no site da Receita Federal por meio do download de um programa especfico. Os documentos necessrios, informados no site, so enviados por sedex ou pessoalmente para a Secretaria da Receita Federal, e a resposta dada tambm pela Internet. Ao fazer o cadastro no CNPJ, preciso escolher a atividade que a empresa ir exercer. Essa classificao ser utilizada no apenas na tributao, mas tambm na fiscalizao das atividades da empresa. Lembre-se que nem todas as empresas podem optar pelo Simples, principalmente as prestadoras de servios que exigem habilitao profissional. Portanto, antes de fazer sua inscrio no CNPJ, consulte os tipos de empresa que no se enquadram no Simples.

Alvar de Funcionamento Com o CNPJ cadastrado, preciso ir prefeitura ou administrao regional para receber o alvar de funcionamento. O alvar uma licena que permite o

www.qoppaconsultoria.com.br Devaldo S. Silva: qoppa@qoppaconsultoria.com.br / 71-8760-8089

estabelecimento e o funcionamento de instituies comerciais, industriais, agrcolas e prestadoras de servios, bem como de sociedades e associaes de qualquer natureza, vinculadas a pessoas fsicas ou jurdicas. Isso feito na prefeitura ou na administrao regional ou na Secretaria Municipal da Fazenda de cada municpio. Geralmente, a documentao necessria : - Formulrio prprio da prefeitura; - Consulta prvia de endereo aprovada; - Cpia do CNPJ; - Cpia do Contrato Social; - Laudo dos rgos de vistoria, quando necessrio. Inscrio Estadual J o cadastro no sistema tributrio estadual deve ser feito junto Secretaria Estadual da Fazenda. Em geral, ele no pode ser feito pela Internet, mas isso varia de estado para estado. Atualmente, a maioria dos estados possui convnio com a Receita Federal, o que permite obter a Inscrio Estadual junto com o CNPJ, por meio de um nico cadastro. A Inscrio Estadual obrigatria para empresas dos setores do comrcio, indstria e servios de transporte intermunicipal e interestadual. Tambm esto includos os servios de comunicao e energia. Ela necessria para a obteno da inscrio no ICMS (Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios), e em geral a documentao pedida para o cadastro : - DUC (Documento nico de Cadastro), em trs vias; - DCC (Documento Complementar de Cadastro), em 1 via; - Comprovante de endereos dos scios, cpia autenticada ou original; - Cpia autenticada do documento que prove direito de uso do imvel, como por exemplo o contrato de locao do imvel ou escritura pblica do imvel; - Nmero do cadastro fiscal do contador; - Comprovante de contribuinte do ISS, para as prestadoras de servios; - Certido simplificada da Junta (para empresas constitudas h mais de trs meses); - Cpia do ato constitutivo; - Cpia do CNPJ;

www.qoppaconsultoria.com.br Devaldo S. Silva: qoppa@qoppaconsultoria.com.br / 71-8760-8089

- Cpia do alvar de funcionamento; - RG e CPF dos scios. Observao: em alguns estados a inscrio estadual deve ser solicitada antes do alvar de funcionamento. Cadastro na Previdncia Social Aps a concesso do alvar de funcionamento, a empresa j est apta a entrar em operao. No entanto, ainda faltam duas etapas fundamentais para o seu funcionamento. A primeira o cadastro na Previdncia Social, independente da empresa possuir funcionrios. Para contratar funcionrios, preciso arcar com as obrigaes trabalhistas sobre eles. Ainda que seja um nico funcionrio, ou apenas os scios inicialmente, a empresa precisa estar cadastrada na Previdncia Social e pagar os respectivos tributos. Assim, o representante dever dirigir-se Agncia da Previdncia de sua jurisdio para solicitar o cadastramento da empresa e seus responsveis legais. O prazo para cadastramento de 30 dias aps o incio das atividades. Aparato fiscal. Agora resta apenas preparar o aparato fiscal para que seu empreendimento entre em ao. Ser necessrio solicitar a autorizao para impresso das notas fiscais e a autenticao de livros fiscais. Isso feito na prefeitura de cada cidade. Empresas que pretendam dedicar-se s atividades de indstria e comrcio devero ir Secretaria de Estado da Fazenda.No caso do Distrito Federal, independente do segmento de atuao da empresa, esta autorizao emitida pela Secretaria de Fazenda Estadual. Uma vez que o aparato fiscal esteja pronto e registrado, sua empresa pode comear a operar legalmente. Antes, no entanto, certifique-se que tudo ocorreu bem durante os procedimentos anteriores. Se estiver tudo certo, basta tocar o seu negcio adiante.

FORMA JURDICA: EMPRESRIO, SOCIEDADE LIMITADA E SOCIEDADE SIMPLES A legislao brasileira, de um modo geral, admite trs formas jurdicas para uma empresa: Empresrio (Antiga Firma Individual) aquela constituda por uma nica pessoa responsvel ilimitada e individualmente pela Empresa (ou pelos seus atos), onde o nome da firma ser o do titular. Este tipo de forma jurdica se aplica a atividades de indstria e/ou comrcio, sendo que o ativo e o passivo (estoques, mquinas, contas a pagar,

www.qoppaconsultoria.com.br Devaldo S. Silva: qoppa@qoppaconsultoria.com.br / 71-8760-8089

etc.) podem ser transferidos a outra Pessoa Jurdica, porm a Empresa em si, por ser empresria, intransfervel. Cabe destacar, portanto, que a Firma Individual no pode ser vendida nem admite scios. chamada assim porque no sociedade, uma empresa de uma s pessoa. O empresrio (pessoa fsica) e a empresa (pessoa jurdica) tm uma identificao bastante forte. Por isso, o empresrio responsvel, com seus bens pessoais, pelos atos da empresa, de forma ilimitada. O nome da Empresa ser o do dono. aquela em que uma nica pessoa responde pelo negcio. Na empresa individual, as relaes entre a pessoa fsica (empresrio) e a pessoa jurdica (empresa) so to estreitas que, muitas vezes, se confundem. Por isso, a pessoa fsica, com seus bens pessoais, responsvel pelos atos da pessoa jurdica, de forma ilimitada. Pontos positivos e negativos. Veja alguns deles logo abaixo: Desvantagens Responsabilidade ilimitada da pessoa fsica nos atos da pessoa jurdica Vantagens Participao integral do proprietrio nos negcios da empresa

Dissoluo da empresa quando seu Menor custo para sua formalizao proprietrio deixar de existir, uma vez que no existem scios Dificuldade para obter financiamentos bancrios e de fornecedores T Rapidez na tomada de decises, uma vez que o proprietrio responde sozinho pelo negcio Satisfao pessoal pelo sucesso da empresa

ATENO A Secretaria de Estado da Fazenda no concede a Inscrio Estadual se o endereo da empresa for o mesmo dos scios. Portanto, se a sua atividade necessita de Inscrio Estadual (comrcio, indstria, transporte intermunicipal e interestadual , construo civil, grficas, etc.), procure informar-se em quais circunstncias poderia a Inscrio Estadual ser liberada. Verifique se a sua empresa necessita de registro em conselho de classe (CREA, CRC, OAB, CRECI, CRF, etc.) e outros rgo pblicos, tais como: ministrio da sade, agricultura, vigilncia sanitria, etc. Em caso positivo, certifique-se de que o contrato social est atendendo s exigncias do respectivo conselho, evitando assim problemas.

www.qoppaconsultoria.com.br Devaldo S. Silva: qoppa@qoppaconsultoria.com.br / 71-8760-8089

Sociedade Empresria por Quotas de Responsabilidade Limitada (Ltda.) Neste caso, a Empresa ser constituda por dois ou mais scios, com atividade industrial e/ou comercial, e a responsabilidade de cada um limitada importncia do capital social, dividido em quotas, porm todos respondem solidariamente pela integralizao total do capital social. a empresa instituda por duas ou mais pessoas, com o fim de explorar uma atividade industrial e/ou comercial. As sociedades comerciais so reguladas pelo Direito Comercial e esto sujeitas falncia. As espcies mais comuns de Sociedade Comercial so: Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada Sociedade por Aes Na sociedade por quotas de responsabilidade limitada, as quotas representam as partes que formam o capital social da empresa, distribudas pelos scios ou quotistas, que podem ser pessoas fsicas ou jurdicas. No caso de falncia, os scios respondem, em conjunto, pela parte que falta para totalizar o capital. ATENO A Secretaria de Estado da Fazenda no concede a Inscrio Estadual se o endereo da empresa for o mesmo dos scios. Portanto, se a sua atividade necessita de Inscrio Estadual (comrcio, indstria, transporte intermunicipal e interestadual , construo civil, grficas, etc.), procure informar-se em quais circunstncias poderia a Inscrio Estadual ser liberada. Verifique se a sua empresa necessita de registro em conselho de classe (CREA, CRC, OAB, CRECI, CRF, etc.) e outros rgo pblicos, tais como: ministrio da sade, agricultura, vigilncia sanitria, etc. Em caso positivo, certifique-se de que o contrato social est atendendo s exigncias do respectivo conselho, evitando assim problemas futuros.

Sociedade Simples (antiga Sociedade Civil (S/C Ltda.) a Empresa constituda, obrigatoriamente por duas ou mais pessoas, tendo por objeto apenas a prestao de servios. As Sociedades Simples, reguladas pelo Cdigo Civil, no podem praticar atos de comrcio e no esto sujeitas falncia. . Observao: No confundir o tipo jurdico 'SIMPLES' com a forma de tributao do 'SIMPLES' ( Lei 9.317 de 05 de dezembro de 1996). Exemplos: Faa um planejamento de sua empresa e procure entender o processo de registro. Esclarea todas as suas dvidas antes de iniciar o processo. A informao inadequada poder inviabilizar o registro.

www.qoppaconsultoria.com.br Devaldo S. Silva: qoppa@qoppaconsultoria.com.br / 71-8760-8089

10

Capacite-se, antes que a soluo de um problema se transforme na constituio de outros maiores. O Contador profissional chave na gesto empresarial. Contrate um profissional atualizado e evite transtornos futuros. ATENO Verifique se a sua empresa necessita de registro em conselho de classe (CREA, CRC, OAB, CRECI, CRF, etc.) e outros rgo pblicos, tais como: ministrio da sade, agricultura, vigilncia sanitria, etc. Em caso positivo, certifique-se de que o contrato social est atendendo s exigncias do respectivo conselho, evitando assim problemas futuros

TIPO DE EMPRESA; Conhea as diferenas entre Sociedade Empresarial Limitada, Empresrio Individual e Empreendedor Individual. Basicamente, Sociedade Limitada aquela que rene dois empresrios ou mais para a explorao de uma ou mais atividades econmicas, Empresrio Individual aquele que exerce em nome prprio uma atividade empresarial, e a nova categoria, Empreendedor Individual, nada mais do que um empresrio que trabalha por conta prpria e fatura at R$ 36.000,00 por ano, podendo ter at um empregado contratado. Sociedade Limitada

A sociedade empresria tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito ao registro, independentemente de seu objeto, devendo inscrever-se na Junta Comercial do respectivo Estado. (CC art. 982 e pargrafo nico). Isto , sociedade empresria aquela onde se exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou de servios, constituindo elemento de empresa. Desta forma, podemos dizer que sociedade empresria a reunio de dois empresrios ou mais, para a explorao, em conjunto, de atividade (s) econmica (s). Os scios respondem de forma limitada ao capital social da empresa, pelas dvidas contradas no exerccio da sua atividade perante os seus credores.

www.qoppaconsultoria.com.br Devaldo S. Silva: qoppa@qoppaconsultoria.com.br / 71-8760-8089

11

Empresrio Individual

O empresrio individual nada mais do que aquele que exerce em nome prprio, atividade empresarial. Trata-se de uma empresa que titulada apenas por uma s pessoa fsica, que integraliza bens prprios explorao do seu negcio. Um empresrio em nome individual atua sem separao jurdica entre os seus bens pessoais e os seus negcios, ou seja, no vigora o princpio da separao do patrimnio. O proprietrio responde de forma ilimitada pelas dvidas contradas no exerccio da sua atividade perante os seus credores, com todos os bens pessoais que integram o seu patrimnio (casas, automveis, terrenos etc.) e os do seu cnjuge (se for casado num regime de comunho de bens). O inverso tambm acontece, ou seja, o patrimnio integralizado para a explorao da atividade comercial tambm responde pelas dvidas pessoais do empresrio e do cnjuge. A responsabilidade , portanto, ilimitada nos dois sentidos. A empresa (nome comercial) deve ser composta pelo nome civil do proprietrio, completo ou abreviado, podendo aditar-lhe um outro nome pelo qual seja conhecido no meio empresarial e/ou a referncia atividade da empresa. Se tiver adquirido a empresa por sucesso, poder acrescentar a expresso "Sucessor de" ou "Herdeiro de". Diferena entre Micro e Pequena Empresa: - Micro Empresa: fatura at R$ 240.000,00 por ano - Pequena Empresa: fatura de R$ 240.000,00 at R$ 2.400.000,00 por ano.

www.qoppaconsultoria.com.br Devaldo S. Silva: qoppa@qoppaconsultoria.com.br / 71-8760-8089

12

Empreendedor Individual O Empreendedor Individual a pessoa que trabalha por conta prpria e que se legaliza. aquele que fatura at R$ 36.000,00 por ano, no participa em outra empresa como scio ou titular e poder ter apenas um empregado contratado que receba o salrio mnimo ou o piso da categoria. A Lei Complementar n 128, de 19/12/2008, criou condies especiais para que o trabalhador conhecido como informal, possa se tornar um Empreendedor Individual legalizado.

Entre as vantagens oferecidas por essa lei, est o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas (CNPJ), o que facilitar a abertura de conta bancria, o pedido de emprstimos e a emisso de notas fiscais. Alm disso, o Empreendedor Individual ser enquadrado no Simples Nacional. Pagar apenas o valor x mensal de R$ 60,40 (comrcio ou indstria) ou R$ 64,40 (prestao de servios), que ser destinado Previdncia Social e ao ICMS ou ao ISS. Essas quantias sero atualizadas anualmente, de acordo com o salrio mnimo. Com essas contribuies, o Empreendedor Individual ter acesso a benefcios como auxlio-maternidade, auxlio-doena, aposentadoria, entre outros.

www.qoppaconsultoria.com.br Devaldo S. Silva: qoppa@qoppaconsultoria.com.br / 71-8760-8089

13

TRIBUTOS E CONTRIBUIES

Os principais impostos e contribuies que devem ser recolhidos pelas empresas em geral so:

No mbito federal: - Imposto de Renda das Pessoas Jurdicas IRPJ; - Contribuio Social sobre o Lucro CSLL; - Programa de Integrao Social PIS/Pasep; - Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social Cofins; - Previdncia Social INSS; - Imposto sobre Produtos Industrializados IPI.

No mbito estadual: - Imposto sobre Circulao de Mercadorias e servios ICMS No mbito municipal: -Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN.

As empresas enquadradas no SUPER SIMPLES tambm esto sujeitas a todos os tributos federais citados acima, porm consolidados em uma nica guia, como se fosse uma cesta de tributos (IRPJ; PIS/Pasep; CSLL; Cofins; INSS). Para as indstrias, ser acrescido 0,5 na alquota devida do SIMPLES. Se houver convnio do Super Simples com a prefeitura do seu municpio, o ISS, sempre que incidir, tambm estar nesta cesta.

BIBLIOGRAFIA http://www.leivas.com/form_jurid.htm Manual Prtico do Sebrae/SP: Como Abrir Sua Empresa Resumo de Direito Comercial - 15 Ed. - Maximilianus Cludio A. Fhrer

www.qoppaconsultoria.com.br Devaldo S. Silva: qoppa@qoppaconsultoria.com.br / 71-8760-8089

Vous aimerez peut-être aussi