Vous êtes sur la page 1sur 10

DEMANDA Sob Controle

Halten Solues Tcnicas Elaborado por : Ronaldo Paixo


24-8124-1598 / 24-2245-6401 www.halten.com.br ronaldo@halten.com.br

INTRODUO
Para a adoo de estratgias para a otimizao do uso de energia eltrica faz-se necessrio o perfeito conhecimento da sistemtica de tarifao. Pois, a legislao brasileira permite s concessionrias calcular as faturas em funo do: (a) consumo (kWh) , (b) demanda (kW), (c) fator de potncia e (d) diferentes tipos de tarifas. Para a elaborao das faturas os consumidores finais (indstrias, residncias, propriedades rurais, comrcio e outros), so classificados em dois Grupos conforme o Quadro 1

Quadro Grupo de Consumidores


Grupo Alta Tenso A-2 - 88 a 138 kV; A-3 - 69 kV; A-3a - 30 a 44 kV; A-4 - 2,3 a 13,8 kV; e A.S. - 2,3 a 13,8 kV (Subterrneo). Grupo Baixa Tenso B-1 - Residencial; B-1 - Residencial Baixa Renda; B-2 - Rural; B-3 - No Residencial Nem Rural; e B-4 - Iluminao Pblica. Fonte: COPEL

Parmetros para tarifao


1) Consumo Consumo refere-se ao registro do quanto de energia eltrica foi consumida durante determinado perodo. No clculo das faturas considerado o perodo mensal e este expresso em kWh (quilo watts hora).

Parmetros para tarifao


2) Demanda Demanda corresponde ao consumo de energia dividido pelo tempo adotado na verificao. Conforme legislao brasileira determinado para fins de faturamento que este perodo seja de 15 minutos. Assim, por exemplo, se determinada instalao possui quatro motores de 30 kW (40 cv) que so acionados da seguinte maneira: 0 - 3 minutos - 2 motores - Carga = 60 kW, 3 - 10 minutos - 4 motores - Carga = 120 kW, 10 - 15 minutos - 1 motor - Carga = 30 kW. Observa-se para este caso, que a demanda ser: D= (60kW.3min + 120kW.7min + 30kW.5min)/15 = 78 kW (105 cv) No entanto, a demanda para o faturamento mensal ser o maior entre os seguintes valores:

Parmetros para tarifao


Demanda registrada - corresponde ao maior valor de demanda medido em intervalos de 15 minutos durante perodo, em mdia considera-se um ms. Desta forma, dentre 3000 valores registrados, seleciona-se o maior. Demanda contratada - cabe ao usurio, com base nas cargas instaladas e processo produtivo, definir o valor de demanda necessrio. Fator que ser considerado pela concessionria ao definir os equipamentos para atender a solicitao de servio, como: transformadores, dispositivos de proteo e/ou eventualmente at a subestao. Demanda Percentual - considerando o perodo de 11 meses anteriores ao ms em questo, seleciona-se a mxima demanda registrada e calcula-se 85% deste valor. O que demonstra ser necessrio a monitorao do valor da demanda. Pois, um alto valor pode refletir nos valores das faturas dos 11 meses subseqentes.

Parmetros para tarifao


3) Fator de Potncia Geralmente em circuitos eltrico tem-se potncias ativas e reativas. As potencias ativas referem-se ao somatrio dos valores dispensados a realizao de trabalho como: aquecimento, resfriamento, iluminao e acionamento de equipamentos. Enquanto as potncias reativas so associadas a manuteno de campos eltricos, como os que ocorrem nas espiras dos motores eltricos. Ao somar vetorialmente as potncias ativas e reativas tem-se a potncia total. Desta forma, define-se como fator de potncia, a razo entre potncia ativa e potncia total, e seu valor varia entre 0 e 1. Conforme legislao brasileira, o fator de potncia dever ter como limite mnimo o valor de 0,92. Caso ocorra valores menores o consumidor ser penalizado. O registro do fator de potncia ocorre em intervalos horrios. Para o clculo da fatura seleciona-se o menor valor ocorrido no ms em questo. Assim, dentre 700 registros mensais, seleciona-se o menor Na conta de Energia Eltrica aparece : Energia Reat. Exc. Ponta/f. ponta Para corrigir este fator de potncia de forma econmica instalando CAPACITORES( Fixos , semi-automticos ou Automticos ) Nota(1): Para maiores detalhes consulte as Normas disponibilizadas no site ANEEL Agncia Nacional de Energia Eltrica Brasil.

CONTROLADOR DE DEMANDA
Os controladores de potncia foram desenvolvidos para manter a necessidade de potncia eltrica dentro dos limites preestabelecidos , atravs do monitoramento continuo e do gerenciamento das cargas , alem disso mede e registra diversas grandezas eltricas , oferecendo ao usurio um exame completo de sistema de energia de sua instalao.

CONTROLADOR DE DEMANDA
Em muitos modelos tambm possvel utilizar o equipamento em conjunto com software que permite maximizar a anlise e o gerenciamento de dados. O controlador de demanda de potncia constitui um poderoso sistema de gerenciamento de energia eltrica.

CONTROLADOR DE DEMANDA
Com este gerenciamento possvel e de forma automtica controlar as cargas e no pagar multas pesadssimas por ultrapassagem da DEMANDA CONTRATADA(kW). Alem de poder gerenciar melhor o consumo( kW/h , kVAr ) e montar um plano de reduo do mesmo. Trazendo benefcios financeiros. A relao custo X beneficio deste gerenciamento se paga em pouqussimo tempo.

Vous aimerez peut-être aussi