Vous êtes sur la page 1sur 5

Em 1998 a Microsoft contratou uma equipa de programadores da DEC, liderada por David Culter, com o objectivo de desenvolver de raiz

um novo sistema operativo de elevado desempenho e que fosse capaz de competir com as funcionalidadesmais avanadas dos sistemas Unix.

Como surge o Windows NT


Em 1998 a Microsoft encontrava-se envolvida em dois projectos na area dos sistemas operativos: o MS-DOS, destinado ao mercado de consumo, e o OS/2, um sistema de elevado desempenho e funcionalidades avanadas, desenvolvidas em parceria com a IBM. Inicialmente, a contratao de David Culter e da sua equipa tinha como objectivo o desenvolvimento da terceira verso do OS/2, tirando partido da experiencia que estes elementos adquiriram na DEC com operativo.o sistema VMS. Entretanto, em 1990 a Microsoft lana a terceira verso do Windows, que na realidade no era mais do que uma interface grfica a correr em cima do DOS e no um sistema operativo. O sucesso obtido com este lanamento faz com que a Microsoft abandone a sua participao no projecto OS/2 e encontre os seus recursos no desenvolvimento de um novo sistema operativo: o Windows NT (New Technologies).

Windows NT 3.1
O Windows NT 3.1 foi o primeiro sistema da familia NT. Lanado em 1993, aps inumeros avanose recuos e sucessivos adiamentos. Foram disponibilizadas duas edies com alvos destintos: e o Windows NT 3.1, destinado a estaes de trabalho de alto desempenho e o Windows NT Advanced Server, optimizado para correr em servidores de rede. Ambas as edies apresentavam uma interface grfica herdada do Windows 3.1, a verso usada no mercado de consumo. Ao nivel do hardware, este sistema podia correr em processadores MIPS e Digital Alpha, alem dos Intel de 32 bits (tambm chamados de x86). No campo do software, alm de correr aplicaes nativas para Windows de 32 bits tambem incluia subsistemas de DOS, OS/ e Posix.

Windows NT 3.5
O Windows NT 3.5 foi o segundo membro da familia NT, lanado em 1994 em dois sabores, tal como o seu antecessor, No entanto, estas duas novas edies foram agora chamadas de Windows NT Workstation e Windows NT Server.

As principais inovaes desta nova verso foram ao nivel do aumento da performance e alguns melhoramentos na interface grfica, a par do que havia sido implementado no Windows Workgroup 3.11.

Windows NT 3.51
O Windows NT 3.51 foi lanado em 1995 como sucessor do NT 3.5 Em relao aos seus antecessores, introduziu o suporte para processadores PowerPC e para aplicaes desenvolvidas para o recem-chegado Windows 95.

Windows NT 4
O Windows NT 4 surgiu em meados de 1996 e marca o maior salto no desenvolvimentos da familia NT desde o lanamento da proimeira verso. O que salta imediatamente vista a nova elaborada inteface grafica, partilhada com recem-lancado Windows 95, bem como algumas aplicaes que o acompanham, nomeadamente o Windows Explorer e aplicativos como a calculadora e o Wordpad. Ao nivel das edies, alem das tradicionais Workstations e Server, a Microsoft lanou ainda o Windows NT Server Enterprise Edition, uma versao do NT Server com capacidades acrescidas em relao verso standart, tendo como alvo situaes mais complexas e redes de grande porte. Posteriormente, em 1998, saiu o Windwos NT 4.0 Terminal Server, uma verso que tinha a particularidade de permitir aos utilizadores o uso do sistema remotamente, a partir de terminais de baixos recursos de processamento. Esta tecnologia viria a ser incorporada nas verses futuras como Terminal Services.

Windows 2000
Com o lanamento dos sistemas Windows 2000, a Microssoft abandonou a terminologia NT , o que chegou a gerar alguma confuso, visto que muita gente pensava que o Windows 2000 wera o sucessor natural do Windows 98. No entanto, este novo produto sucede o Windows NT 4 e introduz uma serie de novas funcionalidades na familia Windows, a maioria delas ainda presentes no Windows Server 2008, como Active Directory, o Distribued File System ou gesto de quotas de disco. Comeando pela interface grafica, esta partilhada com o Windows Millenium, conforme ilustra a figura abaixo: (Figura 1.3 O Windows 2000).

Ao nivel das edies, o Windows 2000 foi lanado sob a forma de quatro verses, destinadas a alvos distintos. Assim, o Windows 2000 Professional substitui o NT Workstation nas estaes de trabalho, sendo um sistema operativo de elevado desempenho destinado a profissionais. O Windows 2000 Server e o Windows 2000 Advanced Server so destinados a servidores de rede e equivalem ao NT Server e o NT Enterprise, respectivamente. Finalmente, temos o Windows 2000 Datacenter Server, optimizado para dar dar suporte a servidores de grandes bases de dados e aplicaes exigentes, sendo um produto a sem equivalencia nas verses anteriores de NT, quer ao nivel da nomecultura quer a nvel das capacidades. Ao contrrio dos seus antecessores, o Windows 2000 apenas corria em processadores Intel e compativeis, abandonando o seu tradicional suporte a plataformas Alpha, da DEC e MIPS.

Windows Server 2003


Em 2002 a Microsoft volta a alterar a sua politica relativa aos sistemas operativos, com o lanamento do Windows XP. Este sistema distribuido em duas verses, a Edition e a Profissional Edition. A primeira a evoluo dos sistemas domesticos Windows 9x/Me e a segunda substitui o Windows 2000 Profissional. Os sistemas Windows Server lanados em 2003 adoptam a nomenclatura Windows Server 2003 (inicialmente chamada de .Net Server) e so distribuidos em quatro edies distintas:: Standart Edition, Enterprise Edition, Datacenter Edition e Web Edition. As tres priomeiras edies equivalentes Windows 2000, enquanto a quarta uma nova edio optimizada para correr servios web , quer para desenvolvimento quer para hospedagem de sites. Ao contrrio do Windows 2000, que introduziu uma serie de novas tecnologias e processos, o Windows Server 2003 poder ser definido como um grande upgrade, consistindo primariamente em melhoramentos ao nivel do desempenho, da segurana e da usabilidades. Ao longo do seu ciclo de vida foram ainda disponibilizadas novas variantes:

Windows Compute Cluster Server, optimizado para configuraes em cluster, em cluster, em que vrios computadores formaram um computador virtual de grande desempanho; Windows Storage Server, criado com o propsito de gerir unidades de armazenamento em rede; Windows Home Server, servidor por excelncia de pequenas redes domesticas.

Windows Server 2008


Lanado com pompa e circunstancia em Fevereiro de 2008, o Windows Server 2008 marca o mais recente passo na familia de servidores da Microsoft. Tal como aconteceu com a

relao entre o Server 2003 e o Windows XP, o 2008 engloba as inovaes introduzidas pelo Windows Vista, o seu cliente de eleio. Embora esta seja a face mais visivel do sistema operativo pelo menos primeira vista esta nova verso, como habito, engloba uma panplia de melhoramentos e novas funcionalidades. De entre essas novidades, foi dado grande nfase por parte da Microsoft ao suporte nativo para virtualizao e instalao do Server Core. A primeira consiste em simular um computador inteiro por software e permitir que nessas maquinas virtuais sejam instalados sistemas operativos e outras aplicaes. A segunda define-se pela capacidade de instalar uma verso base sem interface grafica e apenas com o indespensavel para executar algumas funes bem definidas. Estas e outras caracteristicas sero discutidas em maior detalhe no proximo capitulo.

Edies do Windows Server 2008


H uma serie de edies distintas do Windows Server 2008, dependendo da arquitectura de hardware a que se destinam, das funcionalidades e do facto de incluirem ou no suporte para virtualizao. Assim, comecamos por uma verso para os processadores Itanium (IA 64), destinada a servidores de elevado desempenho e com suporte para plataformas at 64 processadores. Esta edio no tem suporte para Hyper-V, a tecnologia de virtualizao da Microsoft.

As restantes edies correm em processadores Intel e compativeis de 32 e 64 bits. De entre estas, todas excepto a edio Web Server podem ainda incluir suporte para Hyper-V, desde que optemos por plataformas de 64 bits. A edio Standart a que se destina utiliao em redes empresariais de pequena ou media dimenso. Concretizando um pouco mais, podemos dizer que a tipica PME portuguesa, com algumas dezenas de utilizadores, devera por optar esta edio (salvo se tiver equisitos muito espicificos, que apontem noutro sentido). No ser uma verdsade universal, ams seguramente ir ser essa a regra. A Standart Edition inclui servios como partilha de ficheiros e impressoras, validao de utilizadores no Active Directory, suporte para VPN (rede privada virtual), partilha de acesso Internet, Firewall, Distrbuted File System, servio de fax, servios para Macintosh, IntellMirror, servios de terminal (Terminal Services), Windwos Media Services e suporte para framework.NET, incluindo ASP.NET. Decididamente, caracteristicas suficientes para uma tipica rede de computadores de uma PME. A Enterprise Edition uma expansap da Standart Edition, fazendo multiprocessamento simetrico com 8 processadores e 64 GB de RAM (2TB de RAM em sistemas de 64 bits). Alem dos servicos mencionados para a Standart Edition, encontramos na edio Enterprise os servios de clustering, Metadirectory Services e suporte integral para certificados digitas. A edio Enterprise ser portanto adoptado por empresas que necessitem suporte para hardware mais avanado ou dos servicos adicionais . Poder tambem ser adoptada para suporte de aplicaes mission-critical ou com necessidade de elevada disponibilidade (como por exemplo o comercio electronico).

No sendo facil disponibilizar preos para as diferentes edies podemos referir, fazendo f nos dados preliminares existentes, que uma rede 25 PCs em que esteja instalado um servidor com a edio Enterprise poder custar aproximadamente o dobro do que custaria com a edio Standart. No topo da pirmide, temos a Datacenter Edition. Esta edio a mais escalvel, incluindo suporte para 2TB de RAM, com processadores de 64 bits e maquinas entre 2 e 64 processadores. Sendo uma edio muito especializada, nela no existe suporte para algumas funes como firewall e partilha de acesso Internet ((por que razo iriamos, de qualquer modo, querer ter estes servios a correr num servidor deste tipo?). Esta edio, altamente especifica , s poder ser adquirida atraves de fabricantes de equipamento devidamente qualificados. No outro extremo temos a Web Server Edition, que a mais bsica em termos de caracteristicas. Esta edio destina-se servidores web, em ambiente de produo ou de desenvolvimento e no inclui suporte para Hyper-V. Comparativamente com a edio standart, esta edio apenas suporta parcialmente o Active Directory, e no inclui Terminal Services (permite no entanto a administrao remota).

Tem tambem diversas outras limitaes, nomeadamente ao nivel do IntelliMirror, Remote Storage, servios de fax e servios para Macintosh. Esta edio tambem light no preo, que dever tambem ficar aem menos de metade do preo da Standart Edition . Mesmo com este preo, uma excelente aposta para um servidor web que no obstante o seu suporte framework .NET ficar substancialmente mais barato do que ficara com a Standart Edition.

Verso Portuguesa
Ao contrrio do Windows NT, que apenas contemplava o portugues do Brasil, existem verses em portugues europeu do Windows 2000 e sucessores. Ao longo do livro, e de modo a cobrir a verso inglesa quer a portuguesa apresentamos a traduo dos termos para a verso portuguesa dentro de parentesis rectos, imdeiatamente frente do termo original.

Vous aimerez peut-être aussi