Vous êtes sur la page 1sur 7

A EVOLUO DO VESTURIO

Pr-histria
No podemos determinar com rigor, a poca em que o homem se comeou a vestir, mas admitindo o adorno e a tatuagem como origem da indumentria, pode-se afirmar que a partir da pr-histria o homem tenha sado de sua completa nudez paleoltica. O homem sentiu necessidade de se deslocar em busca de alimentos noutras terras. Com essa deslocao, deparou-se com a variao climtica em cada regio por onde passava. Assim surgiu a roupa. O homem precisava de se agasalhar e proteger-se do frio, dos espinhos e da vegetao. As roupas eram feitas de pele de animais, as mulheres faziam as vestimentas que eram coloridas e tinham vrios enfeites. Eram elas que limpavam e curtiam essas peles at deix-las bem macias. Na confeo da roupa usavam agulhas de osso e os fios de costura eram tendes, tripas secas ou tirinhas de couro. Tambm faziam jias e adornos feitos de mbar, marfim e conchas. Pensa-se que no final da Idade da Pedra, h 25 mil anos atrs, o uso de roupa j fosse corrente e que a tcnica de fabricao de fios j era dominada. Mais tarde a roupa tambm utilizada para o homem se exibir tornando-se num smbolo de poder. Com o tempo as tcnicas melhoraram, permitindo a formao de peas de roupas mais elaboradas.

Idade Antiga (antiguidade), perodo de 4.000 a.C. at 476d.C.


Idade Antiga ou Antiguidade, foi o perodo que se estendeu desde a inveno da escrita (4000 a.C.) at a queda do Imprio Romano do Ocidente (476 d.C.) e incio da Idade Mdia (sculo V). O mtodo mais simples de se utilizar o tecido para o que se designa "vestimenta" era enrolar um pequeno retngulo de pano em volta da cintura, fazendo a primitiva saia. Mais tarde outro quadrado era enrolado sobre os ombros e atado por alfinetes de jias. Eram usadas por egpcios, gregos e romanos. CHINA Na China h 3.000 anos j se usava a seda pura nos trajes imperiais. EGITO No Egito antigo poucas pessoas usavam roupas, apenas as famlias de classe alta, e mesmo assim, apenas adultos. As roupas indicavam riqueza. Muitas crianas e escravos no usavam roupa. No incio do imprio, os homens vestiam um tipo de tecido que envolvia o quadril como se fosse uma fralda, ou uma curta saia, e as mulheres, um tipo de vestido, atado s costas e que deixava os seios mostra. Lentamente, os homens passaram a vestir saias cada vez mais compridas, e os vestidos das mulheres passaram a cobrir os seios. Depois, tanto os homens como as mulheres passaram a usar um tipo de roupa parecido com um "hobby", eram peas retangulares de tecido, com um buraco no meio para a cabea. Alguns egpcios calavam sandlias, mas a maioria andava descala. PERSIA Os persas foram um dos primeiros povos a cortar e a ajustar as medidas das roupas, em vez de vestir simplesmente pedaos de tecidos. Historiadores acreditam que os persas vestiam roupas que tinham boas medidas (ao contrrio dos egpcios) porque isto proporcionava conforto, bem como facilitavam a caa. Os homens persas vestiam calas, que se ajustavam firmemente s pernas, tnicas e casacos. As mulheres vestiam-se de maneira similar aos homens. Este tipo de vesturio iria, mais tarde, desenvolver-se na Europa Ocidental, substituindo as tnicas e casacos tradicionais dos gregos e romanos.

Idade Mdia europeia, perodo do sc.V at XV


Na idade mdia o traje adquiriu formas que mais tarde se manteriam como caractersticas das roupas europeias. Eram feitas de linho fino. Usavam uma tnica pelos joelhos chamada gonelle, bordada nas extremidades e presa por cinto. Na guerra, a tnica era feita de tecido resistente ou de couro, coberta com placas de metal. Os homens usavam braies ou cales, s vezes at os joelhos, deixando as pernas mostra. Outras vezes compridos e com ataduras cruzadas. As mulheres dessa poca usavam tnica longa chamada stola, equivalente ao kiton jnico, possua largo babado franzido, do joelho para baixo, mantendo os braos nus.

Idade Moderna (1453 a 1789)


Roupa na europa nos sculos XVII e XVIII As mulheres usavam vestidos de seda ou veludo, de acordo com a estao do ano em que as festas eram organizadas. Por baixo dos vestidos, tinham armaes de metal que sustentavam a vestimenta e ainda uma angua. As roupas de baixo, to caras e raras entre os populares so comuns no vesturio dessas damas da sociedade. Ornamentos como faixas, colares, braceletes e outras peas em ouro, prata e pedras preciosas eram tambm bastante comuns. Os homens, por sua vez, usam calas que atingiam os joelhos, com os tornozelos sendo cobertos por meias e os ps protegidos por calado feito pelos melhores sapateiros das grandes metrpoles europeias. As camisas, feitas com tecidos nobres, tinham cores vistosas e chamativas, alm disso, possuam babados e rendas. Por cima das camisas, usavam casacos leves no vero e pesados no inverno.

Tanto os homens quanto as mulheres utilizavam perucas sofisticadas e diferenciadas por penteados e cortes para que lhes dessem maior destaque nas festas e jantares para os quais eram convidados.

Idade Contempornea (XX a XXI)


A dcada de 20 foi dominada pela estilista Coco Chanel, com os seus cortes retos, capas, blazers, cardigans, colares compridos, boinas e cabelos curtos. Durante toda a dcada, Chanel lanou uma nova moda aps a outra, sempre com muito sucesso. Na moda, a grande vedeta dos anos 60 foi, sem dvida, a mini-saia. A inglesa Mary Quant dividiu, com o francs Andr Courrges, a sua criao. Entretanto, nas palavras da prpria Mary Quant: "A ideia da mini-saia no minha, nem de Courrges. Foi a rua que a inventou". Nos anos 70 a moda hippie ganhou espao com a psicodlica.

Dcada de 80

Os anos 80 sero eternamente lembrados como uma dcada onde o exagero e a ostentao foram marcas registadas. As series da televiso, como Dallas, mostravam mulheres glamourosas, cobertas com jias e por todo o luxo que o dinheiro podia pagar. A moda apressou-se a responder a esses desejos, criando um estilo nada simplrio. Todas as roupas de marcas conhecidas tinham os seus logos estampados no maior tamanho possvel. O jeans alcana o seu topo, ganhando status. Os shoppings tornaram-se no paraso dos consumistas. Pode dizer-se que os anos 80 comeam realmente em 1977, com o sucesso da msica disco inspirados no filme Saturday Night Fever. Voltam tona, o glamour da noite e o charme do excesso e do brilho, deixando para trs o estilo hippie dos anos 70. A juventude trouxe de volta o que j era considerado velho: roupas sob medida e vestidos de baile. Os anos 80 seguiram o charme e a sofisticao dos anos 60, porm com um certo exagero: Calas baggy e semi-baggy; sandlia de plstico (melissinhas em geral); ombreiras (inclusivamente at havia sutis de ombreira); manga morcego; saia balon; legging; batom 24 horas (no saa da boca nem com sabo); scarpin; cores cidas; mochilas e carteiras emborrachadas; tule no cabelo; faixas na testa; gola canoa; gel "New Wave"; polainas; cabelos assimtricos; relgio Champion); tenis iate; tnis All Star (de todas as cores imaginveis); franja repicada. As mulheres inspiravam-se na cantora Madonna e outros artistas para possurem um figurino ousado e irreverente ou aderiam ao estilo da Princesa Diana, usando peas clssicas e ajustadas s formas femininas. Entre as roupas que dominaram o guarda-roupa das mulheres, apareceram: vestidos cintados, saias balons, minissaia com legging em cores ctricas e jaquetas de brilho. Artistas como Mikael Jackson e Kurt Cobain lanaram moda com os seus looks, calas rasgadas e blusas que abusavam das cores, foram peas usadas pela juventude, j que os adultos preferiam o clssico yuppie.

Dcada de 90
At a metade da dcada de 90, o exagero dos anos anteriores ainda influenciou a moda. Foram lanados, por exemplo, os jeans coloridos e as blusas segunda-pele, que colocaram a lingerie em evidncia. Isso estimulou a moda ntima, que criou peas para serem usadas mostra, como novos materiais e cores. Esta uma dcada marcada pela diversidade de estilos que convivem harmoniosamente. A moda seguiu cada uma dessas tendncias, produzindo peas para cada tipo de consumidor e para todas as ocasies. Entretanto, vale a pena ressaltar o Grunge, que impulsionado pelo rock, influenciou a moda e o comportamento dos adolescentes com seu estilo despojado de calas/ bermudas largas e camisas xadrez da regio de Seattle, bero destes msicos. A camisa xadrez, alis, foi a verdadeira sensao do momento presente, mesmo nos armrios dos rapazes mais tradicionais.

Na dcada de 90 usavam-se bastantes calas e saias de cs alto, as calas eram pantalonas e recebiam estampas de animais como zebra, tigre e similares. Os vestidos curtos tambm no eram dispensados. J os homens usavam muitas calas jeans clara, tambm de cs alto. A cor preta era uma caracterstica da poca.

Primeira dcada de 2000


Na moda, o incio sculo XXI marcado por duas tendncias, a que nada se cria, e tudo se copia e a moda vem e vai caracterizada pela moda retro. As divas do cinema e a msica foram substitudas por drag-queens e paradas gays, que lotam as casas noturnas e passam a exercer grande influncia sobre o pblico. Com fim do luxo e do glamour tudo fica desordenado, os conceitos mudam. Cohabitam o romantismo, a ingenuidade, a inocncia, a suavidade, a poesia, a calma, o amor e at mesmo uma nova filosofia hippie, no velho modelo do Faa amor, no faa a guerra Devido busca de uma identidade prpria, as pessoas passaram a criar peas com seu prprio estilo, utilizando-se materiais alternativos produzindo dessa forma o chamado o desenvolvimento sustentvel.

O corpo passou a ter uma maior valorizao, sendo que as roupas trouxeram uma grande busca pela sensualidade e perfeio. Tambm surgiram as tatuagens, os piercing e as escovas progressivas que deixam os cabelos cada vez mais lisos e esticados dando mais brilho. Vivemos uma poca em que tudo ocorre de forma acelerada, sendo que e a moda baseada na maioria das vezes na releitura do passado, uma vez que o que foi moda algum tempo atrs, ser relida e transformada em pocas seguintes.

Joo Cansado N. 20 / 8. E

Vous aimerez peut-être aussi