Vous êtes sur la page 1sur 13

3.

Metodologia

De acordo com a definio do problema e objetivos a serem atingidos neste estudo, a pesquisa a ser realizada visa identificar de que maneira os empreendedores identificam e tratam as oportunidades que desencadeiam a criao de seus empreendimentos. Para tal, a pesquisa busca categorizar, com a ajuda de um questionrio e apoiada pela literatura (Hills & Shareder, 1998; Ray, 2003), os tipos e fontes de oportunidades para que seja possvel quantificar a ocorrncia destes na amostra utilizada. Busca-se tambm uma maior compreenso do processo de identificao e tratamento das oportunidades, por meio de entrevistas com um grupo de empreendedores selecionados a partir da
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310791/CA

amostra. Neste captulo ser definido o tipo de pesquisa e sero apresentados o universo e a amostra selecionados assim como os sujeitos que forneceram dados utilizados na pesquisa.. Finalmente, ser descrita a forma pela qual os dados foram coletados e tratados, bem como as limitaes do mtodo adotado.

3.1. Tipo de Pesquisa


A pesquisa deve ter um carter pragmtico, sendo um processo formal e sistemtico de desenvolvimento do mtodo cientfico. O objetivo fundamental da pesquisa descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos cientficos (Gil, 1999, p.42). Segundo Menezes (2001):
Pesquisa um conjunto de aes, propostas para encontrar a soluo para um problema, que tm por base procedimentos racionais e sistemticos. A pesquisa realizada quando se tem um problema e no se tem informaes para solucion-lo. (Menezes, 2001, p.20)

A classificao desta pesquisa seguiu a taxonomia apresentada por Vergara (1997). O tipo da pesquisa foi qualificado considerando os aspectos relacionados aos fins e aos meios. Quanto aos fins, esta pesquisa pode ser classificada como exploratria e descritiva.

58

Segundo Vergara (1997) uma pesquisa exploratria aquela realizada em rea na qual h pouco conhecimento acumulado e sistematizado e que, pela sua natureza de sondagem, no comporta hipteses que, todavia, podem surgir durante ou ao final da pesquisa. Rovery (2000) complementa que as pesquisas exploratrias so desenvolvidas com o objetivo de proporcionar uma viso geral de um determinado fato. um tipo de pesquisa indicada especialmente em casos em que o tema escolhido pouco explorado e com isso, torna-se difcil a formulao de hipteses precisas e operacionalizveis. Constitui-se, muitas vezes, como a primeira etapa de uma investigao que ser mais aprofundada. Apesar do Empreendedorismo ser um tema que j apresenta uma quantidade significativa de estudos fora do Brasil principalmente nos Estados Unidos de maneira relativa a outros segmentos do campo da Administrao, este tema ainda prov um grande espao para se acumular e sistematizar conhecimento no pas. Na pesquisa descritiva, o objetivo expor caractersticas de determinada
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310791/CA

populao ou de determinado fenmeno, podendo tambm estabelecer correlaes entre variveis e definir sua natureza. A pesquisa descritiva no tem o compromisso de explicar os fenmenos que descreve. Segundo Rovery (2000), a pesquisa descritiva aquela que observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenmenos. Procura descobrir a freqncia com que um fenmeno ocorre, sua relao e conexo com outros fenmenos, sua natureza e caractersticas. Abrange aspectos gerais e amplos de um contexto, analisando e identificando as diferentes formas dos fenmenos, sua ordenao e classificao. Deve ter fundamentao terica e prtica para descrever e interpretar os fatos que influenciam o fenmeno estudado. De acordo com Gil (1999) algumas pesquisas descritivas podem ser aproximadas das pesquisas exploratrias por proporcionar uma nova viso do problema. Assim, trata-se de uma pesquisa descritiva, pois procura expor as caractersticas de um determinado fenmeno na medida em que seu objetivo relatar a forma como os empreendedores identificam e tratam as oportunidades que do origem a seus empreendimentos. Objetiva, tambm, compreender a relao entre os tipos de oportunidades e a influncia de suas caractersticas no potencial de sucesso do novo negcio, alm de identificar a freqncia de determinadas fontes de oportunidade em uma amostra selecionada de novos empreendimentos de alto potencial de sucesso.

59

Quanto aos meios, pode-se classificar esta pesquisa como bibliogrfica, telematizada e pesquisa de campo. Bibliogrfica e telematizada porque, para a fundamentao terica do trabalho, recorreu-se ao uso de material acessvel ao pblico em geral, como livros, revistas, jornais, bancos de dados e sites na Internet. A pesquisa bibliogrfica constitui o ato de ler, selecionar, fichar, organizar e arquivar tpicos de interesse para a pesquisa em pauta. a base para as demais pesquisas sendo uma sntese referente ao tema abordado. Consiste em apresentar e comentar o que outros autores escreveram sobre o tema, enfatizando as diferenas ou semelhanas que existem entre os conceitos (Rovery, 2000). J a pesquisa de campo a investigao emprica que deve ser realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenmeno ou que dispe de elementos para explic-lo, podendo incluir entrevistas, aplicao de questionrios, testes e observao participante ou no (Vergara, 1997).
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310791/CA

A pesquisa de campo deste trabalho foi do tipo quantitativa e qualitativa. Utilizou-se a tcnica de triangulao, que segundo Creswell (1994 apud Steil, 2002) diz respeito combinao de diferentes mtodos de coleta de dados para a investigao de campo de um mesmo fenmeno, na qual a premissa bsica a possibilidade de se compensarem as limitaes potenciais de um mtodo particular com as foras de outro mtodo de coleta de dados. Desta maneira, utilizando mtodos diferentes de forma complementar, possvel aumentar a fidedignidade dos resultados encontrados. Ela foi utilizada porque foram coletados dados primrios junto aos empreendedores atravs da aplicao de questionrios, assim como da realizao de entrevistas semi-estruturadas. O questionrio da etapa quantitativa constava, em sua grande maioria, de perguntas fechadas, ou seja, com uma lista de respostas pr-codificadas. O mesmo foi distribudo por e-mail, sendo autopreenchido pelos entrevistados, buscando-se garantir, assim, a imparcialidade nas respostas. Todas as perguntas eram simples, contando com devidas explicaes e orientaes. As entrevistas semi-estruturadas tm como principal objetivo obter descries e interpretaes dos fenmenos que esto sendo investigados (Kvale, 1996 apud Steil, 2002). Visando complementar e aprofundar as informaes obtidas na etapa quantitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez empreendedores, selecionados de acordo com as categorizaes encontradas na tabulao dos questionrios.

60

De acordo com Lourdes (1992) A pesquisa de campo particularmente poderosa para estudar questes que ainda no so bem entendidas, que so complexas, que so sensveis a influncias tendenciosas, ou que exige a anlise de dados que ainda no tem publicao disponvel. Lourdes (1992) ressalta que, assim como qualquer outro mtodo, a pesquisa de campo possui limitaes. A seleo da amostra pode ser tendenciosa na medida em que o pesquisador pode escolher as unidades que melhor lhe convier. A coleta de dados envolve outros possveis vieses, pois as entrevistas esto sujeitas a vieses tanto na resposta do entrevistado quanto na interpretao do pesquisador. Por fim, o uso de amostras pequenas pode impedir uma generalizao confivel devido a falta de controle estatstico sobre as diversas variveis relevantes. A principal alternativa pesquisa de campo seria o estudo de caso, porm, este apresenta um alto grau de profundidade ao analisar de forma intensa apenas uma ou poucas unidades. Alm disso, mesmo sendo uma metodologia
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310791/CA

de grande utilidade, esta estratgia de pesquisa, assim como qualquer outra, apresenta fragilidades metodolgicas particulares, tais como a falta de preciso e de objetividade (Dias Silva, 2002). Desta forma, para os objetivos propostos, a pesquisa de campo se apresenta como a mais adequada, medida que se buscou a generalizao sobre o problema a forma como os empreendedores identificam e tratam as oportunidades no se concentrando em casos especficos de algumas poucas empresas ou empreendedores.

3.2. Definio do universo e seleo da amostra


O universo, ou populao, o conjunto de elementos que possuem as caractersticas que sero objeto do estudo, e a amostra, ou populao amostral, uma parte do universo escolhido selecionada a partir de um critrio de representatividade (Vergara, 1997). O universo da pesquisa composto por empresas brasileiras, representadas por seus empreendedores, que no sejam franquias ou subsidirias de empresas estrangeiras e que possuam de dois a 25 anos de existncia. O critrio de representatividade atribudo para a determinao da amostra foi o de empresas que tenham sido selecionadas pelo processo de

61

triagem de alguma Incubadora ou Aceleradora1 de Empresas do Brasil, ou do Instituto Internacional Empreender Endeavor. Isto porque, pode-se considerar que os processos de seleo destes institutos j funcionam como uma prseleo de empresas nascentes com maior potencial de sobrevivncia e, subsequentemente, de sucesso. Desta forma, a amostra selecionada pode ser classificada como no probabilstica, sendo que a seleo foi feita por acessibilidade e tipicidade, onde os elementos pesquisados so considerados representativos da populao-alvo (Vergara, 1997). A forma inicial de acesso aos elementos da amostra para a realizao da pesquisa de campo foi baseada na rede de relacionamentos do pesquisador, de onde se buscou indicaes para complementar uma quantidade significativa de empresas. Atravs de contato realizado por e-mail com os diretores das principais Incubadoras de Empresas do Brasil, do SEBRAE/RJ e do Instituto Internacional
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310791/CA

Empreender Endeavor, foi solicitado o encaminhamento do questionrio de pesquisa para mais de 120 empreendedores. A mensagem contendo o questionrio de pesquisa esclarecia que se tratava de uma dissertao de Mestrado sendo explicado, ainda, a possvel necessidade de se agendar uma entrevista para aprofundamento no tema da pesquisa. Desta forma, foram obtidos 63 questionrios respondidos por e-mail, sendo que destes, nove foram descartados por no atender aos pr-requisitos da pesquisa ou por erro de preenchimento, restando 54 questionrios vlidos para anlise. Em seguida foram realizadas dez entrevistas com empreendedores que j haviam respondido o questionrio, sendo sete por telefone e trs presenciais. Devido ao alto grau de preocupao com relao a confidencialidade dos dados, optou-se pelo anonimato das empresas envolvidas. A composio final da amostra de empresas entrevistadas est descrita no Tabela 3. De acordo com a Tabela 3, pode-se perceber que a amostra de entrevistados selecionados foi bastante caracterstica para o universo pesquisado, dado o equilbrio da quantidade dos diferentes tipos de fontes de oportunidades, assim como da classificao de potencial de sucesso das empresas.

Instituies privadas, compostas normalmente por fundos de investimento ou investidores, que adquirem parte do capital de empresas oferecendo em troca uma srie de servios e benefcios.

62

Com relao ao porte e quantidade de funcionrios, a seleo de entrevistados acompanhou a maior freqncia de pequenas empresas encontradas nos questionrios, mantendo uma mdia de 33 funcionrios. Finalmente, com relao ao tempo de fundao, a amostra de entrevistados abrangeu as principais faixas mais representativas da pesquisa.
Tabela 3 Composio final da amostra de entrevistados
Empresa 1 2 3 4 5 6 7
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310791/CA

Porte Pequena Pequena Pequena Pequena Pequena Pequena Pequena Pequena Pequena Pequena

Funcionrios (qtde) 26 23 36 4 6 11 10 40 145 12

Tempo de fundao (anos) 5,2 10,6 4,8 2,2 4,8 5,3 5,8 6,3 10,3 4

Potencial de Sucesso Emergente Alto Alto Normal Emergente Alto Emergente Alto Alto Alto

Fonte de Oportunidade Viso / Inspirao Viso / Inspirao Empreendedorismo Corporativo Pesquisa / Procura Pesquisa / Procura Pesquisa / Procura Empreendedorismo Corporativo Empreendedorismo Corporativo Viso / Inspirao Pesquisa / Procura

8 9 10

3.3. Coleta de Dados


A fundamentao terica foi realizada atravs da pesquisa bibliogrfica e telematizada. A pesquisa bibliogrfica utilizou-se da literatura disponvel, tais como livros, artigos acadmicos, revistas especializadas, jornais, revistas, teses e dissertaes que abordam o tema Empreendedorismo e, mais especificamente, o processo de identificao de oportunidades. Grande parte deste material utilizado refere-se a fontes internacionais, devido ao pouco contedo disponvel no Brasil sobre o assunto. Atravs da pesquisa de campo possvel obter uma compreenso aprofundada dos objetivos, necessidades e atividades da pessoa entrevistada (Kantner, 2003). A coleta de dados foi realizada atravs de questionrios seguidos de entrevistas semi-estruturadas. Conforme proposto por Duarte (2002), o nmero de pessoas que sero entrevistadas no deve ser definido a priori, pois a quantidade das entrevistas ir

63

depender da qualidade das informaes obtidas em cada depoimento, assim como o grau de recorrncia e divergncia entre as informaes obtidas. O questionrio foi dividido em duas partes. Na primeira, o objetivo foi identificar, e consequentemente classificar, as empresas de acordo com a sua situao de potencial de sucesso. Para tal, recorreu-se a literatura que estuda o tema. Primeiramente, importante destacar que a mensurao de sucesso de empreendimentos traioeira, visto que a definio de um no-sucesso sugere um fracasso (Bridges.org, 2002), o que nem sempre verdadeiro. Trata-se de uma mensurao pontual de um indicador dinmico, pois uma empresa pode estar em uma situao de potencial sucesso em um determinado perodo, e logo em seguida iniciar um processo rumo ao completo fracasso. Segundo Walsh (1996) o indicador do lucro gerado pelas empresas para definio de sucesso praticamente impossvel de se coletar, visto que se trata de uma informao muitas vezes confidencial. Porm, este autor sugere que um bom indicador que se aproxima da
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310791/CA

informao gerada pelo lucro a longevidade, pois empresas que sobreviveram a um longo perodo tiveram que adequar sua lucratividade s imposies de seu mercado. Para medir a longevidade, Walsh (1996) sugere utilizar dois itens para definir sucesso: a empresa estar competindo atualmente no mercado e ter sobrevivido por pelo menos dez anos. Desta forma, somente foram enviados questionrios para empresas que atendem ao primeiro item, ou seja, que esto competindo no mercado. Junto a isso, pergunta-se, ento, qual a data de fundao da mesma. Duas perguntas de carter situacional compem o incio do questionrio: o porte da empresa e a quantidade de funcionrios. Pouca informao prtica para mensurao de sucesso pode ser obtida nestas questes, pois uma empresa de grande porte pode mascarar uma lucratividade baixa, e vice-versa. J o nmero de funcionrios altamente varivel em diferentes setores. Porm, na fase qualitativa de entrevistas, estas informaes mostraram-se relevantes para segmentao e classificao. Ainda segundo Walsh (1996), outro ndice vlido para anlise de sucesso so as vendas. Como esta informao em seu valor absoluto pode ser tambm considerara como confidencial, e desta forma, inibir o respondente, optou-se por solicitar o crescimento percentual de vendas em um perodo de trs anos (o consolidado dos dois ltimos e a previso para o ano atual).

64

Por ser, provavelmente, um dos melhores indicadores efetivos para mensurao de sucesso nas empresas, a informao sobre a lucratividade foi solicitada de forma indireta, permitindo identificar, apenas, se a empresa registrou ou no lucro nos ltimos dois anos, sem determinar os valores absolutos dos mesmos. Aps a realizao da tabulao e tratamento dos dados, foram selecionados alguns empreendedores da amostra para a realizao das entrevistas. Esta seleo buscou abranger os diferentes tipos de fontes de oportunidades, visando aprofundar questes inerentes a cada uma delas. A reviso da literatura realizada para este estudo, incluindo a proposio de dois modelos referentes atividade de identificao de oportunidades por empreendedores, foi a base de orientao tanto para a elaborao dos questionrios quanto para a formulao das perguntas das entrevistas. Para esta ltima atividade, foram considerados, ainda, os resultados obtidos na tabulao dos questionrios.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310791/CA

Os entrevistados j possuam conhecimento sobre o tema da entrevista, visto que todos j haviam respondido ao questionrio. Foi reforado, ento, a questo do anonimato tambm para as entrevistas, visando prover um maior conforto na divulgao das informaes. Parte das entrevistas foi realizada por telefone, e parte de forma presencial. Em ambos os casos, os empreendedores foram informados sobre a gravao das mesmas. Por envolver aproximadamente cinco perguntas, o tempo mdio de durao foi de 25 minutos. Desta forma, apresenta-se o roteiro de entrevistas na Tabela 4, composto por cinco questes semidiretivas, de maneira que os entrevistados pudessem estruturar seus pensamentos de forma orientada pelo entrevistador. Juntamente s questes, encontram-se os objetivos buscados em cada uma delas.
Tabela 4 Roteiro das Entrevistas
Questo 1 Pergunta Empreendedorismo Corporativo: o que o levou a seguir com a oportunidade fora da empresa que estava inserido ? A empresa estimulava o empreendedorismo interno? Pesquisa / Procura: tem o hbito de procurar por oportunidades frequentemente ? No caso de estar envolvido com pesquisas, sempre direciona pra isso ? Viso / Inspirao: como se sucedeu a viso ou inspirao que resultou na identificao da oportunidade ? - O que o levou a considerar que era Objetivo Identificar se o ambiente da empresa de onde se detectou a oportunidade possui influncia direta nesta deciso, ou se relativo a uma deciso puramente pessoal do empreendedor Identificar como ocorre a identificao de oportunidades neste grupo, sendo resultado de uma ao isolada ou persistncia/direcionamento premeditado do empreendedor Encontrar detalhes referentes a esta forma de deteco de oportunidades Identificar se h indcios claros para os

65

realmente uma oportunidade real e concreta que havia identificado, e no apenas uma grande idia? Porque voc considera que sua rede de contatos teve ou no teve grande influncia no processo de identificao da oportunidade? No caso positivo, esta influencia ocorreu na descoberta em si, ou na prova de conceito? Porque voc considera que sua experincia prvia teve ou no teve muita influncia no processo de identificao da oportunidade? No caso positivo, sua experincia era na mesma rea do novo empreendimento? Quais motivos o levaram a realizar ou no realizar as atividades de avaliao, reavaliao e desenvolvimento da oportunidade, aps t-la identificado ?

empreendedores no momento de realizar esta diferenciao Compreender como ocorre esta influncia

Compreender como ocorre esta influncia

Compreender os fatores considerados pelos empreendedores para tomar esta deciso e seus impactos no lanamento do empreendimento

A primeira parte do questionrio foi direcionada classificao de potencial de sucesso das empresas, e desta forma, por se tratar de informaes objetivas, no exigiu que fossem includas perguntas na entrevista.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310791/CA

Assim, as duas primeiras perguntas da entrevista foram referentes s Questes oito e nove do questionrio enviado aos empreendedores, sendo que a primeira pergunta separada de acordo com os grupos de fontes de oportunidades propostos, visando identificar detalhes inerentes a cada um deles. A segunda pergunta, de acordo com o proposto por Timmons (1990), tem como objetivo identificar os fatores que determinam a ao do empreendedor no processo de distino entre uma simples idia e uma oportunidade real.
Figura 4 Processo decisrio do Empreendedor
Empreendedor

feeling, idia

Oportunidade real

Somente uma idia Alarme falso Percepo aguada

Agir Ao No Agir

SUCESSO

Distrao

Adaptado de Timmons (1990)

66

De acordo com Timmons (1990), o momento de deciso do empreendedor crucial no processo de identificao de oportunidades, visto que preciso distinguir idias de oportunidades reais, determinando precisamente quando agir ou no. As terceira e quarta perguntas so referentes Questo dez, no intuito de compreender como ocorre a influncia da rede de contatos e experincia prvia. A quinta e ltima pergunta refere-se Questo 11, com objetivo de compreender as decises e aes dos empreendedores aps terem detectado suas oportunidades. Desta forma, todo o questionrio na parte referente ao processo de identificao de oportunidades foi abrangido, gerando um volume de informaes quantitativas para ser triangulado.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0310791/CA

3.4. Tratamento dos dados


Na primeira parte do questionrio referente classificao de potencial de sucesso visando consolidar as informaes condensando-as em um fator nico e comparativo entre as diversas empresas, foi adotado um critrio baseado em pesos atribudos s perguntas, juntamente com pontuaes para as alternativas de respostas. Assim, conforme sugerido por Walsh (1996), os maiores pesos foram atribudos s questes referentes longevidade e crescimento das vendas registradas. Para a longevidade, a escala de pontuao atribuiu valor mximo apenas para empresas com mais de dez anos. Com relao ao percentual de crescimento de faturamento registrado nos ltimos dois anos, foi estabelecida uma tabela de pontuao com valores que variavam de acordo com a longevidade da empresa, visto que, nos primeiros anos de existncia, mais provvel o registro de grandes crescimentos. Para a previso de crescimento de vendas no ano corrente, por se tratar de uma questo subjetiva que pode ser influenciada fortemente pelo otimismo do empreendedor, foi atribudo o peso mnimo. A mesma tabela de pontuao do item anterior foi utilizada.

67

A lucratividade ficou com o peso intermedirio, por se tratar de uma informao indireta, porm, de um item muito significativo. A pontuao mxima foi atribuda apenas quelas que obtiveram lucros nos dois ltimos anos. A partir da pontuao conferida a cada possibilidade de resposta, pde-se chegar a uma escala na qual foi possvel destacar as empresas de alto potencial de sucesso, das empresas emergentes e normais. A classificao, para um mximo de 45 pontos, foi estabelecida da seguinte forma: - Acima de 38 pontos: empresas de alto potencial de sucesso - Entre 29 e 38 pontos: empresas emergentes - At 28 pontos: empresas iniciantes ou normais O questionrio, assim como os critrios e definies de pesos e pontuaes de cada grupo de perguntas e respostas, so apresentados no Apndice. A segunda parte do questionrio foi voltada para a identificao das
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310791/CA

oportunidades

pelos

empreendedores,

relativa

aos

seus

atuais

empreendimentos. Para tal, foram utilizados os dois modelos propostos e apresentados no Captulo 2. Inicialmente, visando a identificar a fonte primria de onde se detectou a oportunidade, foram apresentados os trs principais grupos de fontes de oportunidades empreendedoras. Em seguida, visando a aprofundar esta identificao e mapear as possveis intersees entre os trs grupos, foram apresentados abertamente todos os subitens do modelo, permitindo que fossem selecionados todos aqueles associados deteco da oportunidade. A verificao da coerncia entre as respostas destas duas questes pde validar, em parte, a consistncia dos modelos propostos. Em seguida, foi solicitado que o empreendedor identificasse o grau de influncia que a rede de contatos e a experincia prvia tiveram neste processo de deteco, atravs da atribuio de uma nota que variava entre um (baixo) e 5 (alto). Por fim, baseado no modelo proposto do processo de identificao de oportunidades, foram apresentadas as atividades referentes a este processo no momento imediatamente aps a identificao propriamente realizada. Assim, solicitou-se que o empreendedor indicasse quais atividades ele efetivamente efetuou. Desta forma pde-se comparar a relao entre as empresas distinguidas pela classificao de potencial de sucesso que cumpriram todo o processo de identificao (avaliao, reavaliao e desenvolvimento) da

68

oportunidade. O objetivo foi avaliar se o cumprimento de todo este processo infere em maiores chances de sucesso do empreendimento. Com relao s entrevistas efetuadas, foi realizado um trabalho de transcrio a partir das gravaes, que resultou em um volume significativo de informaes a serem analisadas, visto que se tratava de aproximadamente cinco perguntas para cada uma das dez entrevistas. Em mdia, cada entrevista gerou entre trs a cinco pginas de texto, totalizando 41 pginas. Desta forma, a anlise dos dados qualitativos envolveu a utilizao do software ATLAS TI, visando a realizar a categorizao dos conceitos. A partir da categorizao estabelecida, foi realizada a anlise dos conceitos identificados baseando-se nos resultados obtidos nos questionrios. A triangulao destas anlises foi efetuada de forma a se obter um conjunto de concluses relevantes para o estudo.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0310791/CA

3.5. Limitaes do Mtodo


A pesquisa est sujeita a uma srie de limitaes, que vo desde os tipos de amostragem e os critrios de seleo, at limitaes colocadas pelo ambiente mercadolgico e empresarial. Na medida em que estas limitaes puderam ser identificadas previamente e superadas, as mesmas no invalidaram o estudo e seus objetivos. Inicialmente, a pesquisa sofre uma limitao em funo do tipo de amostragem utilizada. Dada a natureza acadmica, foi utilizada uma amostra de convenincia que no significativa, do ponto de vista da estatstica, para representar a populao. Esta amostra se restringe a empresas que no sejam franquias ou subsidirias de empresas estrangeiras e que possuam, no mximo, 25 anos de existncia desde sua fundao. Realizar a distribuio de questionrios para uma amostra aleatria de contatos da rede de relacionamentos do pesquisador, sobre um tema genrico de amplo conhecimento, tende a permitir que se obtenha uma quantidade significativa de respondentes. J no caso desta pesquisa, foi necessrio atingir apenas a empreendedores que fundaram suas empresas tendo participado do processo de identificao da oportunidade, e ainda, levando em considerao as restries impostas pela prpria pesquisa. Desta maneira, a etapa de recebimento de questionrios foi longa, tendo obtido um resultado considerado satisfatrio de mais de 50 respostas vlidas.

69

preciso considerar tambm que, devido dificuldade de acesso aos empreendedores de empresas j plenamente estabelecidas e posicionadas no mercado, grande parte da pesquisa esteve confinada a pequenas e algumas mdias empresas, em sua grande maioria com menos de dez anos de existncia. Fato este que no inviabiliza a anlise de potencial de sucesso das empresas, nem tampouco, o estudo relativo ao processo de identificao de oportunidades, visto que esta uma atividade inerente a qualquer novo empreendimento. A coleta de dados por meio de questionrios autopreenchidos e entrevistas semi-estruturadas envolve limitaes que vo desde a interpretao e compreenso dos entrevistados sobre as questes apresentadas, at a capacidade de estruturao e orientao do pesquisador no momento das entrevistas. Alguns empreendedores de empresas mais antigas, por terem passado por este processo h muito anos atrs, tiveram certa dificuldade de lembrar dos
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310791/CA

detalhes especficos desta fase de identificao da oportunidade que originou sua empresa. Isto pde ser verificado nas entrevistas realizadas com empresas de maior longevidade. Em virtude destes fatores, os resultados e concluses no podem ser generalizados estatisticamente, isto , estas concluses no podem ser estendidas para todo o universo de novas empresas. Entretanto, o conhecimento sobre um grupo de relativa representatividade pode auxiliar a futuros empreendedores que pretendam iniciar seus negcios a partir de oportunidades identificadas.

Vous aimerez peut-être aussi