Vous êtes sur la page 1sur 16

PRINCIPAIS FUNES ORGNICAS Funo qumica um conjunto de substncias que apresentam semelhanas na frmula estrutural.

. Os compostos pertencentes a uma determinada funo qumica possuem propriedades qumicas semelhantes. O tomo ou grupo de tomos que caracteriza a frmula estrutural de uma certa funo qumica chamado de grupo funcional. Funo lcool Grupo funcional R anel aromtico OH

R-OH

Hidroxila -OH

Fenol R-OH R = anel aromtico

Enol

H C

C R

OH

-OO

ter Aldedo

X-OH X = carbono c/ dupla ligao R-O-R


O R C H

Carbonila Cetona

O R
Acido carboxlico

C
O

C
O

OH

Carboxila

ster
R O

OR O

Anidrido
R

Nitrogenados Aminas

R
Amidas

NH2

H N R
O

N R R

Nitrocompostos

NO2

lcool
considerado lcool todo o composto que tiver uma hidroxila ou oxidrila (-OH) ligada a um carbono saturado. Os lcoois apresentam trs tipos de nomenclatura: a oficial, a vulgar (comercial) e a Nomenclatura de Kolbe (menos utilizada). Os lcoois tm frmula geral CnH2n+2O (para os lcoois com 1 hidroxila) e no podem apresentar mais de uma hidroxila presa a um mesmo carbono, porm pode apresentar vrias hidroxilas presas em diferentes carbonos. Existem compostos semelhantes a lcoois, que so os enis e os fenis, que sero detalhados a seguir.

Classificao dos lcoois quanto a posio da Hidroxila


Os lcoois so classificados de acordo com a posio da Hidroxila. Veja abaixo : Primrio Secundrio Tercirio

quando a Hidroxila est ligada a um carbono primrio

aquele em que a Hidroxila est ligada a um carbono secundrio

o que possui a Hidroxila presa a um carbono tercirio

Classificao dos lcoois quanto ao nmero de Hidroxilas


Monolcool Dilcool ou Diol Trilcool ou Triol

aquele que possui apenas uma Hidroxila

aquele que possui duas Hidroxilas

o que possui trs Hidroxilas

Nomenclatura Oficial de lcoois


A nomenclatura oficial obedece as seguintes regras: Identificar a cadeia principal, utilizando o prefixo de numerao adequado. Indicar pela numerao, contando a partir do carbono mais prximo da hidroxila, qual sua posio. Obs 1: Se o lcool tiver mais de uma hidroxila, a numerao deve comear a partir da hidroxila que faz com que o nome tenha os menores nmeros possveis Obs 2: Se o nmero de hidroxilas for igual ao nmero de carbonos, no necessrio indicar com numerao qual a posio das mesmas. Se o lcool for ramificado e/ou insaturado, indicar o nome e posio das ramificaes e/ou insaturaes, contando o carbono 1 a partir da extremidade mais prxima da hidroxila Veja os exemplos abaixo:

Hidroxila no carbono 1 + 4 carbonos

Hidroxila no carbono 2 + Insaturao no carbono 3 + 5

Hidroxilas nos carbonos 1 e 2 + 4

1-Butanol

carbonos 2-3-Pentenol

carbonos 1,2-Butanodiol

Hidroxila no carbono 1 + Radical Metil no carbono 3 + 5 carbonos 3-Metil-1-Pentanol

3 Hidroxilas + 3 Carbonos Propanotriol

Nomenclatura Vulgar de lcoois


Para utilizar a nomenclatura vulgar ou comercial, deve-se obedecer as seguintes regras: Identificar o tipo de lcool. Apenas os Monolcoois possuem nomenclatura vulgar: Colocar a palavra lcool seguida do nome do radical equivalente ao nmero de carbonos do lcool seguido do sufixo -LICO. Por razes de gramtica, o sufixo vem sempre acentuado. Repare que esta nomenclatura semelhante a nomenclatura vulgar dos Derivados Halogenados (Haletos Orgnicos), pois ela considera a hidroxila como cadeia principal e os carbonos como ramificaes da mesma. Veja os exemplos abaixo:

Radical Propil Radical Isopropil ou Sec-Propil Radical Isobutil lcool Proplico lcool Isoproplico ou Sec-Proplico lcool Isobutlico

Nomenclatura de Kolbe
uma nomenclatura pouco cobrada e pouco usada como nomenclatura real de lcoois. S pode ser usada em monolcoois saturados. Obedece as regras abaixo: Considerar o carbono na qual a hidroxila est ligada como Carbinol Tudo que estiver ligado ao grupo Carbinol ser considerado ramificao e o nome ser dado como radical, escrevendo do menor para o maior Obs 1: Se o lcool tiver duas ou trs ramificaes iguais, colocar o antefixo Di- e Tri- , respectivamente, antes do nome do radical. Acompanhe os exemplos abaixo:

Grupo Carbinol + Radical Etil Etil-Carbinol

Grupo Carbinol + Grupo Carbinol + 2 Radicais Metil Radical Metil + Radical Etil Dimetil-Carbinol Metil-Etil-Carbinol

Grupo Carbinol + Radical Metil + 2 Radicais Etil Metil-Dietil-Carbinol

Grupo Carbinol + Radical Metil + Radical Etil + Radical Propil Metil-Etil-Propil-Carbinol

Enol
O que diferencia um lcool de um Enol a presena da hidroxila ligada diretamente a um carbono insaturado. Isto faz com que o Enol seja um composto muito instvel e se decomponha rapidamente em Aldedo ou Cetona (veja em Tautomeria-Isomeria Plana). A sua nomenclatura tem como regras: Se o Enol tiver ramificaes, indicar o nome e posio das mesmas, seguindo a regra de contagem do prximo item. Indicar, com numerao a partir do carbono mais prximo da hidroxila, a posio da insaturao Obs: Esta regra s aplicvel a enis com mais de 2 carbonos Indicar, com o prefixo de numerao correspondente, a quantidade de carbonos existentes no composto e colocar o infixo -EN. Obs: Esta regra s aplicvel a enis com mais de 2 carbonos Indicar pela numerao, o local onde est a hidroxila e colocar o sufixo -OL. Obs: O carbono 1 deve ser o mesmo utilizado na contagem da posio da insaturao. Acompanhe abaixo:

Insaturao no carbono 1 Insaturao no carbono 2 + Hidroxila no carbono 1 + Hidroxila no carbono 3 + 4 Carbonos + 5 Carbonos 1-Buten-1-ol 2-Penten-3-ol

Radical Metil no carbono 4 + Insaturao no Carbono 2 + Hidroxila no carbono 2 + 5 Carbonos 4-Metil-2-Penten-2-ol

Fenol
Os fenis so compostos que apresentam a hidroxila ligada diretamente a um carbono pertencente a um anel aromtico. Apresentam como regra de nomenclatura: A hidroxila recebe o nome de HIDRXI- seguida do nome do hidrocarboneto Obs 1: Se for necessrio indicar a posio, esta tem que vir antes da palavra HIDRXI Obs 2: Se o composto tiver mais de uma hidroxila, usa-se o prefixo Di, Tri, Tetra ... antes de HIDRXI- e necessrio indicar a posio das mesmas, atravs das regras de numerao ou qualquer regra aplicvel para indicar posio. Se o fenol tiver ramificaes, necessrio indicar a sua posio usando a numerao contando a partir da hidroxila ou a regra de Orto/Meta/Para e outras regras caractersticas de cada composto aromtico. Acompanhe os exemplos abaixo:

Hidroxila + 1 Anel Aromtico HidrxiBenzeno

Hidroxila no carbono Hidroxila + 2 Radicais Metil 2 Hidroxilas (Carbonos + 2 Anis (carbono 2 e 3) + 1 Anel 1 e 3) + 1 Anel Aromtico Aromtico Aromticos 1,3-Dihidrxi-Benzeno 2,3-Dimetil-Hidrxi-Hidrxi-Naftaleno ou Meta-DihidrxiBenzeno Benzeno

ter
Composto orgnico formado por um tomo de Oxignio (smbolo O) ligado a dois radicais de carbono. Apresentam frmula geral CnH2n+2O. Podem ser classificados como simtricos e assimtricos e possuem nomenclatura oficial e vulgar. Acompanhe abaixo a regra de classificao dos teres:

Classificao dos teres


Os teres podem ser classificados como simtricos ou assimtricos, dependendo dos radicais presos ao oxignio. Veja abaixo: Simtricos Assimtricos So aqueles em que os dois radicais presos ao tomo de oxignio so iguais. So aqueles em que os dois radicais presos ao oxignio so diferentes.

Nomenclatura Oficial dos teres


Para dar o nome oficial de um ter necessrio obedecer as seguintes regras: Identificar o menor radical ligado ao oxignio e colocar nele o sufixo -xi, seguido do nome do hidrocarboneto equivalente a maior parte do ter. Obs 1: Quando o ter for simtrico, no h diferenciao no nome Obs 2: Se o ter tiver duas partes com o mesmo nmero de carbonos, sendo uma delas insaturada, dever receber o sufixo -xi a parte que no tiver a insaturao Obs 3: Se o ter tiver duas partes com o mesmo nmero de carbonos, porm uma destas partes tem ramificao, ser considerada a menor parte aquela que no tiver ramificaes Obs 4: Caso seja necessrio numerar, para indicar insaturao ou ramificao, o carbono 1 ser aquele que estiver mais longe do oxignio, em cada parte. Observe abaixo:

ter Simtrico: 2 carbonos Etxi-Etano

Menor parte: 2 carbonos

Maior parte: 3 carbonos Etxi-Propano

Menor parte: 1 carbono

Maior parte: 2 carbonos + ligao dupla

Metxi-Eteno

Menor Menor Maior parte: Maior parte: parte: parte: 3 carbonos + 1 Anel 2 2 ramificao no carbono Aromtico carbonos carbonos 2 Etxi-Benzeno Etxi-2-Metil-Propano

Nomenclatura Vulgar dos teres


Deve-se obedecer as seguintes regras para dar a nomenclatura vulgar dos teres: Antes do nome, colocar a palavra ter.

Colocar o nome do menor radical, seguido do nome do maior radical com o sufixo -ico. Obs 1: Se o ter for simtrico, indicar o nome do radical preso ao oxignio. No necessrio repetir o nome do radical e opcional colocar o prefixo DI antes do nome dos radicais.

ter Simtrico: 2 carbonos ter Etlico ou Dietlico

Menor parte: 2 carbonos

Maior parte: 3 carbonos

Menor Maior parte parte: 2 carbonos + 1 1 carbono ligao dupla ter Metil-Etenlico ou MetilVinlico

ter Etil-Proplico

Menor Menor Maior parte: Maior parte: parte: parte: 3 carbonos + 1 Anel 2 2 ramificao no carbono Aromtico carbonos carbonos 2 ter Etil-Fenlico ter Etil-Isobutlico

Cetonas
Cetonas so compostos formados por uma Carbonila Cetnica( ) e mais dois radicais de carbono. Podem ser classificadas como Simtricas e Assimtricas. Possuem duas nomenclaturas (oficial e vulgar) e frmula geral C nH2n+2O para as cetonas com uma Carbonila.

Classificao de Cetonas
As Cetonas podem ser classificadas como dependendo dos radicais presos Carbonila Cetnica. Simtricas Simtricas so aquelas em que os radicais presos Carbonilas Cetnicas so iguais simtricas Assimtricas Cetonas Assimtricas so aquelas em que os radicais presos Carbonilas Cetnicas so diferentes e assimtricas,

Nomenclatura Oficial
Para dar a nomenclatura oficial das Cetonas utilizam-se as seguintes regras: Contar quantos carbonos a cetona tem, incluindo o da carbonila cetnica Colocar o prefixo de numerao seguido do sufixo -ona ou -diona, dependendo se a cetona tiver uma ou duas carbonilas cetnicas.

Obs 1: Caso a cetona tenha mais de 4 Carbonos, necessrio indicar a posio da carbonila cetnica, fazendo com que o Carbono 1 seja o carbono mais prximo da carbonila

Obs 2: Caso a cetona tenha mais de uma carbonila, indicar a posio das mesmas fazendo que o carbono 1 seja aquele que faa com que a nomenclatura tenha os menores nmeros possveis. Obs 3: Caso a cetona seja ramificada, a cadeia principal ser aquela que contiver o maior nmero de carbonos com a Carbonila Cetnica. Veja os exemplos:

4 Carbonos Butanona

5 Carbonos + (Carbonila no carbono 2) + 1 Ligao dupla no carbono 4 4-2-Pentenona

5 Carbonos + (Carbonila no carbono 2) + Metil (Carbono 4) 4-Metil-2-Pentanona

4 Carbonos + Cadeia Fechada Ciclobutanona

5 Carbonos + 2 Carbonilas Cetnicas (Carbonos 2 e 3) 2,3-Pentadiona

Nomenclatura Vulgar
A nomenclatura vulgar das Cetonas segue regras parecidas com as regras de nomenclatura vulgar dos teres: Identificar se a cetona simtrica, assimtrica ou se possui mais de uma Carbonila Cetnica Obs 1: Cetonas com mais de uma carbonila no possuem nomenclatura vulgar Se for simtrica, colocar o antecedente di-, seguido do prefixo de numerao e da palavra Cetona. Se for assimtrica, colocar o nome do menor radical, seguido do maior com a palavra Cetona. Veja os exemplos abaixo:

Menor Parte: 1 carbono

Maior Parte: 2 carbonos

Cetona Simtrica: 1 carbono Dimetil Cetona

Menor Maior Parte: Parte: 1 Anel 2 Aromtico carbonos Etil-Fenil Cetona

Menor Parte: 2 carbonos + 1 Ligao Dupla

Maior Parte: 2 carbonos

Metil-Etil Cetona

Etenil-Etil Cetona

Aldedo
Aldedos so compostos formados pela Carbonila Aldedica ( ) ligada um carbono, estando sempre localizado numa extremidade de cadeia carbnica. Possuem nomenclatura oficial e alguns aldedos possuem nomenclatura vulgar. Possuem frmula geral CnH2nO para monoaldedos.

Nomenclatura Oficial dos Aldedos


Para nomear um aldedo existem as seguintes regras: Contar o nmero de carbonos existentes no aldedo, contando inclusive com o da Carbonila Aldedica

Aps o prefixo de numerao colocar o sufixo -al se o Aldedo tiver uma Carbonila Aldedica ou -dial se o Aldedo tiver duas Carbonilas Aldedicas

Obs 1: Caso seja necessrio numerar, o carbono 1 o carbono da da Carbonila Aldedica. Obs 2: Nos aldedos ramificados podem-se substituir os nmeros 2, 3 e 4 por , e , respectivamente. Esta regra no pode ser usada se o Aldedo for ramificado e insaturado. Obs 3: Como a carbonila sempre est na extremidade das cadeias, no necessrio indicar sua posio. Veja os exemplos abaixo: 4 Carbonos + Ligao dupla no carbono 2 2-Butenal

1 Carbono Metanal

3 Carbonos Propanal

5 Carbonos + Metil 4 Carbonos + 2 Carbonilas (carbono 2 ou ) Aldedicas 2-Metil-Pentanal ou -MetilButanodial Pentanal

Nomenclatura Vulgar dos Aldedos


A funo orgnica Aldedo pode ser interpretada como um cido Carboxlico com um tomo de Oxignio a menos. Por isso, sua nomenclatura vulgar muito parecida com a destes cidos. Acompanhe abaixo os nomes vulgares e oficiais de cada Aldedo: Nome Vulgar Aldedo Frmico ou Formaldedo Aldedo Actico ou Acetaldedo Aldedo Propinico ou Propionaldedo Aldedo Butrico ou Butiraldedo Aldedo Valrico ou Valeraldedo Aldedo Benzico ou Benzaldedo Aldexo Oxlico ou Oxaldedo Nome Oficial Frmula Estrutural Metanal Etanal Propanal Butanal Pentanal Fenil-Metanal Etanodial

cido Carboxlico
cido Carboxlico qualquer composto formado pela Carboxila ( ) ligada a um radical de carbono. Possuem frmula geral CnH2nO2para os monocidos e duas regras de nomenclatura: a oficial e a vulgar.

Nomenclatura Oficial dos cidos Carboxlicos


Os cidos carboxlicos possuem regra de nomenclatura idntica a dos Aldedos, mudando apenas o sufixo. Veja abaixo as regras: Contar o nmero de carbonos do cido, inclusive o da Carboxila Colocar o a palavra cido seguido do prefixo de numerao com o sufixo -ico se o cido tiver uma carboxila ou -diico se tiver duas. Obs 1: Se for necessrio indicar a posio de uma insaturao ou ramificao, o carbono 1 o carbono da Carboxila Obs 2: Se o cido tiver duas carboxilas, a numerao comea pelo carbono que faa com que a numerao seja a menor possvel. Obs 3: Assim como nos Aldedos, nos cidos exclusivamente ramificados (apenas com ramificaes), os nmeros 2, 3 e 4 podem ser substitudos pelas letras gregas , e. Acompanhe abaixo:

3 Carbonos cido Propanico

2 Carbonos + 2 Carboxilas cido Etanodiico

5 Carbonos + Metil (Carbonos 2 e 4 ou e ) cido 2,4-Dimetil-Pentanico ou -Dimetil-Pentanico

4 Carbonos + Ligao Tripla (Carbono 3) cido 3-Propinico

1 Radical Orto-Toluil + 1 Carbono cido Orto-ToluilMetanico

Nomenclatura Vulgar dos cidos Carboxlicos


Assim como os Aldedos, apenas alguns cidos Carboxlicos possuem nomenclatura vulgar. So eles: Nome Frmula Nome Oficial Origem do Nome Vulgar Estrutural cido cido Do latim formica (formiga). Encontrado Metanico Frmico naturalmente em formigas cido Do latim acetum (azedo). Encontrado no cido Etanico Actico vinagre cido cido Do grego pro pyon (precursor da gordura) Propanico Propinico Do grego boutyron ou do latim butyrum cido cido (manteiga). Encontrado na manteiga Butanico Butrico ranosa cido cido Encontrado em uma planta chamada Pentanico Valrico Valeriana

cido FenilMetanico cido Etanoidico

cido Benzico cido Oxlico

Do Aldedo Benzico, que encontrado em amndoas. Do grego Oxys (cido). Encontrado em algumas folhas de plantas.

ster
So compostos formados pelo Acilato ( ), que um radical originado de um cido Carboxlico. Possui duas extremidades onde se pode fazer uma ligao, e onde entram radicais de hidrocarbonetos, um em cada extremidade. Possuem frmula geral CnH2nO2 e duas nomenclaturas, a oficial e a vulgar.

Nomenclatura Oficial dos steres


Deve-se obedecer aos seguintes procedimentos: Identificar a parte ligada ao carbono do Acilato e colocar o nome do Hidrocarboneto correspondente (contando-se o carbono do Acilato) seguido do prefixo -ato e a preposio de

Obs 1: Se for necessrio indicar a posio de uma insaturao e/ou ramificao, o carbono 1 o carbono do Acilato. Identificar a parte ligada ao oxignio do Acilato e colocar o nome do radical correspondente Acompanhe os exemplos:

Parte ligada ao Carbono: 3 carbonos

Parte ligada ao Oxignio: 1 carbono

Parte ligada ao Carbono: 2 carbonos

Parte ligada ao Oxignio: 3 carbonos

Parte ligada ao Carbono: 2 carbonos

Propanoato de Metil

Etanoato de Isopropila

Parte ligada ao Oxignio: 1 Anel Aromtico Etanoato de Fenil

Nomenclatura Vulgar dos steres


Como so compostos originados de cidos Carboxlicos, os steres recebem nomenclatura vulgar semelhante s dos cidos. Para utilizar a nomenclatura vulgar dos steres, obedece-se a seguinte regra: Identificar a parte ligada ao carbono do Acilato e colocar o nome vulgar do cido, que tem as letras -ico do nome substitudas por -ato. Colocar o nome do radical equivalente parte ligada ao Oxignio do Acilato Observe os exemplos:

Parte Ligada ao Carbono: 3 carbonos

Parte Ligada ao Oxignio: 1 carbono

Parte ligada ao Carbono: 2 carbonos

Parte ligada ao Oxignio: 3 carbonos

Parte ligada ao carbono: 2 carbonos

Propionato de Metila

Acetato de Isopropila

Parte ligada ao Oxignio: 1 Anel Aromtico Acetato de Fenila

10

Com isso, a nomenclatura vulgar dos steres pode ser resumida na seguinte tabela: Nmero de Carbonos da parte ligada ao Acilato Nome vulgar da parte do Acilato 1 Formeato, Formiato ou Formato 2 Acetato 3 Propionato 4 Butirato 5 Valerato

Sal Orgnico
So compostos formados pelo Acilato ( ), com um metal ligado ao Oxignio e um radical de carbono ligado ao carbono do Acilato. Possuem duas nomenclaturas (oficial e vulgar) e frmula geral CnH2n-1OMe, onde Me um metal qualquer.

Nomenclatura Oficial dos Sais Orgnicos


Os Sais Orgnicos possuem nomenclatura steres, observe as regras: Identificar a parte ligada ao carbono do Hidrocarboneto correspondente (contando acompanhado do prefixo -ato e da preposio Identificar e colocar o nome do metal Observe os exemplos abaixo: oficial muito semelhante a dos Acilato e colocar o nome do com o carbono do Acilato) de

2 Carbonos + Amnio 4 carbonos + Sdio 5 carbonos + Potssio Etanoato de Amnio Butanoato de Sdio Pentanoato de Potssio

Nomenclatura Vulgar dos Sais Orgnicos


semelhante a dos steres. A nica diferena que se deve colocar o nome do metal, ao invs do nome da parte ligada ao Oxignio do Acilato. Acompanhe os exemplos a seguir: 2 Carbonos + Amnio 4 carbonos + Sdio 5 carbonos + Potssio Acetato de Amnio Butirato de Sdio Valerato de Potssio

Halogeneto cido ou Haletos de Acila


caracterizado pela presena de uma Acila( ), onde ao seu carbono se ligam um radical de carbono e um elemento da famlia 7A (F, Cl, Br, I). Possui nomenclatura oficial e vulgar e frmula geral CnH2n-1OX, onde X o ametal.

Nomenclatura Oficial dos Halogenetos cidos


dada obedecendo-se as seguintes normas: Identificar o ametal ligado Acila e colocar o nome deste ametal com o sufixo eto seguido da preposio de

Obs 1: Caso seja necessrio numerar, o carbono 1 o carbono da Acila

11

Dar o nome do composto usando a regra de nomenclatura dos Hidrocarbonetos (incluindo-se o carbono da Acila) com o sufixo -ila Observe os exemplos a seguir: 3 carbonos + Bromo 4 carbonos + Cloro Brometo de Propanoila Cloreto de Butanoila 2 carbonos + Iodo Iodeto de Etanoila 1 carbono + Flor Fluoreto de Metanoila

Nomenclatura Vulgar dos Halogenetos cidos


A nomenclatura vulgar dos Halogenetos muito semelhante a dos steres. Acompanhe abaixo: Identificar o Halognio e colocar o sufixo -eto seguido da preposio de Colocar o nome vulgar, de acordo com a seguinte tabela: Nmero de Carbonos Nome Vulgar 1 Formeila ou Formila 2 Acetila 3 Propionila 4 Butiroila 5 Valeroila Observe os exemplos: 3 Carbonos + Bromo Brometo de Propionila 4 Carbonos + Cloro Cloreto de Butiroila

2 Carbonos + Iodo 1 Carbono + Flor Iodeto de Acetila Fluoreto de Formila ou Formeila

Anidrido
Anidridos so compostos formados a partir da desidratao (retirada de uma molcula de gua) de uma ou duas molculas de um cido Carboxlico. Acompanhe abaixo a reao de desidratao de um cido contendo uma e duas carboxilas.

Reao de desidratao de dois monocidos. Repare que de um cido foi retirado o Hidrognio, e que do outro foi retirado a Hidroxila (OH)

Reao de desidratao de um dicido. Repare que foi retirado de uma carboxila um hidrognio e de outra a hidroxila. Observe tambm que o anidrido originado de um dicido diferente do originado de dois monocidos

12

Classificao dos Anidridos


Os anidridos podem ser classificados como interno ou externo, dependendo dos cidos que o originaram. Anidrido Externo Anidrido Interno Anidrido originado da desidratao de dois Anidrido originado da desidratao de monocidos (cidos contendo apenas uma um dicido (cido contendo duas carboxila cada) carboxilas)

Nomenclatura Oficial dos Anidridos


A nomenclatura oficial dos Anidridos obedecem as seguintes regras: Identificar o tipo de anidrido (interno ou externo) Se o anidrido for interno, colocar a palavra Anidrido seguido do nome do Dicido que o originou (Prefixo de numerao + o sufixo -diico) Se o anidrido for externo, colocar a palavra Anidrido seguido do nome do menor cido que o originou e depois o nome do maior cido (se os dois cidos forem iguais, coloca-se o nome do cido apenas uma vez). Observe os exemplos:

Anidrido Externo Origem : cido Propanico e cido Etanico Anidrido Etanico-Propanico

Anidrido Interno Origem : cido Propanodiico Anidrido Propanodiico

Anidrido Interno Origem : cido Butanodiico Anidrido Butanodiico

Anidrido Externo Origem : cido Etanico e cido Etanico Anidrido Etanico

Nomenclatura Vulgar dos Anidridos


A regra de nomenclatura vulgar simples: basta colocar o nome vulgar do menor cido que originou o anidrido seguido do maior cido que originou o anidrido. Se os cidos forem iguais, coloca-se apenas uma vez o nome do cido. Apenas os anidridos externos possuem nomenclatura vulgar.

Origem: cido Propinico e cido Actico Anidrido Actico-Propinico

Origem: cido Actico e cido Actico Anidrido Actico

Origem: cido Butrico e cido Propinico Anidrido Propinico-Butrico

13

Amina
Aminas so compostos formados a partir da retirada de um, dois ou trs hidrognios da Amnia (NH3). Para cada hidrognio retirado, colocado um radical de carbono. Podem ser classificadas como primrias, secundrias e tercirias e somente as aminas primrias possuem nomenclatura vulgar.

Classificao das Aminas


As aminas possuem classificaes de acordo com o nmero de radicais de carbono presas a elas: Classificao Definio Exemplo Amina Primria Amina Secundria Amina Terciria a amina que possui apenas um radical de carbono ligado ao Nitrognio a amina que possui dois radicais de carbono presos ao Nitrognio a amina que possui trs radicais de carbono presos ao Nitrognio

Nomenclatura Oficial das Aminas


Obedece-se o seguinte procedimento: Colocar os nomes dos radicais ligados ao nitrognio, da ordem do menor radical para o maior radical, seguido da palavra Amina. Se a amina tiver dois radicais iguais, colocar o nome apenas uma vez com o prefixo di-, e se tiver trs radicais iguais, colocar o prefixo tri-.

Radical : Etil Etil-Amina

Radicais : Metil e Propil Metil-Propil-Amina

Radicais : Etil, Butil e Fenil Etil-Butil-Fenil-Amida

Radicais : 3 radicais Metil Radicais : 2 radicais Metil e Etil Trimetil-Amina Dimetil-Etil-Amina

Nomenclatura Vulgar das Aminas Primrias


A nomenclatura vulgar das aminas primrias considera que o -NH2 uma ramificao (de nome amino) e que o radical preso a ela , na verdade, um hidrocarboneto ramificado. Veja as regras: Considerar o -NH2 como ramificao de nome Amino Dar o nome do hidrocarboneto que contm os carbonos da amina, indicando a posio do grupo Amino atravs da numerao. Obs 1: O carbono 1 o carbono mais prximo do grupo Amino, independente da existncia ou no de outras ramificaes e insaturaes no hidrocarboneto.

Amino no carbono 2 + 4 Carbonos

Amino no carbono 3 + Radical Metil no carbono 2 + 5 Carbonos

14

2-Amino-Butano Amino no carbono 1 + Insaturao no carbono 3 + 4 Carbonos 1-Amino-3-Buteno

3-Amino-2-Metil-Pentano

Amida
Amidas so compostos originados a partir da substituio de um hidrognio ou mais da Amnia (NH3) por uma Acila ligada a um radical de carbono. Possuem nomenclatura oficial e vulgar.

Nomenclatura Oficial das Amidas


Obedecem-se as seguintes normas para dar o nome oficial a uma amida: Colocar o prefixo de numerao equivalente ao nmero de carbonos presos a acila (incluindo o carbono da acila) seguida da palavra amida Se a amida tiver um nmero diferentes de carbonos ligados a acila, coloca-se o nome do hidrocarboneto equivalente (o menor primeiro), seguido do nome do maior com a palavra amida

Obs 1: Em alguns livros, o nome vem separado com um hfen ou com o nome completo do Hidrocarboneto. Por exemplo, Etanamida vem como Etano-Amida ou Etanoamida. Acompanhe abaixo:

2 carbonos Etanamida

3 Carbonos + 2 Carbonos Propano-Etanamida

2 carbonos + 2 carbonos 3 Carbonos + 2 Carbonos + 2 Carbonos Dietanamida Propano-Dietanamida

Nomenclatura Vulgar das Amidas


Apenas as aminas com uma acila ligada ao nitrognio possuem nomenclatura vulgar. Deve-se colocar o seguinte nome para as aminas: Nome Oficial Nome Vulgar Frmula Estrutural Metanamida Formamida ou Formeamida Etanamida Propanamida Butanamida Pentanamida Acetamida Propionamida Butiramida Valeramida

15

Reconhecimento de Funes
A maioria dos compostos orgnicos existentes em nosso organismo ou utilizados em indstrias apresenta em sua estrutura mais de um de um grupo funcional. Estes compostos so denominados Compostos de Funo Mista. importante identificar os grupos funcionais presentes nesses compostos para que se possa entender seu comportamento fsico-qumico.

Nomenclatura de Compostos de Funo Mista


Nesse tipo de composto, somente uma das funes presentes ser considerada como funo principal e somente o sufixo que a caracteriza far parte do nome. Todas as demais funes so caracterizadas por prefixos. A escolha da funo deve ser feita de acordo com a tabela de prioridade abaixo. A primeira linha da tabela tem prioridade alta e a ltima a menor prioridade. Funes Prefixo (Quando a funo no for a principal) cido Carboxlico Aldedo oxo- ou formilCetona oxoAmina aminolcool hidrxiHaleto Orgnico flor,- cloro-, bromo, iodoVeja alguns exemplos: Cadeia com 3 carbonos e ligaes simples cido Carboxlico lcool Neste composto, sua funo principal o cido, logo seu sufixo ser -ico; a funo secundria o lcool, que ser indicado pelo prefixo hidrxi-. Ento temos : Oficial: cido 2-Hidrxi-Propanico Vulgar: cido Lctico Cadeia com 2 carbonos e ligaes simples cido Carboxlico Amina Nesse composto, a funo principal o cido, logo seu sufixo ser -ico, a secundria amina, que ser indicada pelo prefixo amino-. Ento, temos: Oficial: cido Aminoetanico ou cido Aminoactico Vulgar: Glicina (Aminocido AA) Cadeia com 2 carbonos e ligaes simples Aldedo Haleto Orgnico Neste composto, a funo principal o aldedo, logo seu sufixo ser -al. A funo secundria o haleto, com 3 tomos de Cloro. Ento temos: Oficial: Tricloroetanal ou Tricloroacetaldedo ou Aldedo Tricloro-Actico Vulgar: Cloral

16

Vous aimerez peut-être aussi