Vous êtes sur la page 1sur 5

TJ 2 Instncia Curso de Exerccios Regime Jurdico do Servidor Nvel Mdio Material organizado pelo Prof.

Waltinho

01 (FUNDEC/TRF 2 R/2004) Leia com ateno as assertivas abaixo. I. Nomeao o ato administrativo que materializa o provimento derivado. II. Promoo a forma de provimento pela qual o servidor sai de seu cargo e ingressa em outro situado em classe mais elevada. III. Reverso, reintegrao e aproveitamento so formas de provimento por reingresso do servidor. IV. A lei permite a acumulao de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, relativamente s profisses no regulamentadas. Sobre as assertivas acima, pode-se afirmar que: a) todas esto corretas. b) apenas I e IV esto corretas. c) apenas II, III e IV esto corretas. d) apenas III e IV esto corretas. e) apenas II e III esto corretas. 02 (ESAF/MPU/2004) A exigncia constitucional da investidura em cargo ou emprego pblico mediante aprovao prvia em concurso pblico de provas e ttulos no se compatibiliza com a forma de provimento denominada: a) Nomeao. b) Promoo. c) Reconduo. d) Reintegrao. e) Ascenso. 03 (FCC/TRT/22R/2004) Com a nomeao de Agenor para o cargo de Analista Judicirio do Tribunal Regional do Trabalho da 22a Regio, pode-se asseverar que o correspondente ato constitui forma de a) provimento originrio a esse cargo pblico, ficando a investidura na dependncia da posse e exerccio. b) investidura originria no citado cargo pblico, ocorrendo o provimento com o exerccio. c) ascenso ao referido cargo pblico, ao passo que a investidura ocorre com a nomeao. d) investidura derivada ao respectivo cargo pblico, podendo ocorrer o provimento com o exerccio. e) provimento desse cargo pblico, sendo que a investidura ocorrer com a posse. 04. No se inclui entre os deveres do servidor pblico: a) ser leal s instituies a que servir. b) ocultar da autoridade superior as irregularidades de que tenha conhecimento em razo do cargo. c) atender com presteza ao pblico em geral. d) guardar sigilo sobre assunto da repartio. e) zelar pela conservao do patrimnio pblico. 05 (FUMARC/TCE/MG/2002) No contm dever do servidor pblico: a) assiduidade. b) pontualidade. c) urbanidade. d) desdia. e) lealdade.
www.prolabore.com.br

06 (Analista Jud./TRE/RJ/01) Assinale a alternativa que no reflete uma das formas de provimento de cargo pblico: a) nomeao. b) reintegrao. c) reconduo. d) reverso. e) acesso. 07 (FCC/Tcnico Judicirio/TRE/Piau/2002) A investidura em cargo pblico ocorrer com a) ato de nomeao. b) exerccio. c) a posse. d) a aprovao no concurso pblico. e) a criao do cargo pblico. 08 (ESAF/TRF/03-Alterada) Entre os deveres, a que esto sujeitos os servidores estaduais, no se inclui o de: a) ser leal s instituies a que serve. b) guardar sigilo sobre assuntos da repartio. c) ser assduo e pontual ao servio. d) promover manifestaes de apreo, no recinto da repartio. e) tratar com urbanidade as partes. 09 (FUNDEC/TRF/2 R/03) Na hiptese de revelao de segredo do qual o servidor pblico se apropriou em razo do cargo, cabvel a aplicao da penalidade disciplinar denominada: a) suspenso. b) advertncia. c) priso domiciliar. d) demisso e) priso temporria. 10 (TRE/CE) Ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato, e improbidade administrativa, so infraes punveis, respectivamente, com as penas de a) advertncia e demisso. b) suspenso e exonerao. c) multa e suspenso. d) advertncia e exonerao. e) suspenso e demisso. 11 (ESAF/TRF/03) O servidor pblico estadual, regido pela Lei n 869/52, responde administrativa, civil e penalmente, pelo exerccio irregular de suas atribuies, sendo que a) a responsabilidade penal no abrange a prtica de contravenes. b) a absolvio criminal pode afastar a responsabilidade administrativa. c) as sanes administrativas e penais so inacumulveis. d) as sanes penais e civis so inacumulveis. e) as sanes civis, penais e administrativas so inacumulveis entre si.

TJ 2 Instncia Curso de Exerccios Regime Jurdico do Servidor Nvel Mdio Material organizado pelo Prof. Waltinho

12. A propsito da lei 869/52, correto afirmar: a) aplica-se aos trabalhadores da Administrao direta e indireta do Estado de Minas Gerais. b) aplica-se aos trabalhadores das empresas criadas pelo Estado de Minas Gerais. c) compreende o regime estatutrio do Estado, aplicvel s pessoas jurdicas com personalidade de direito pblico. d) aplica-se apenas aos trabalhadores da Administrao Direta. e) aplica-se apenas aos servidores do Poder Executivo. 13. No se inclui entre as penas disciplinares previstas na lei n. 869/52: a) repreenso b) suspenso c) destituio de cargo em comisso d) privao de liberdade e) demisso 14 (FUMARC/Of. Jud./TA/2002) O servidor pblico estadual que no logre aprovao em estgio probatrio, dever, aps o cumprimento das formalidades prprias, ser: a) demitido b) posto em disponibilidade c) exonerado d) aproveitado em outro cargo se houver. 15 (MPU/96/Assistente) proibio legal imposta a servidor pblico I. ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato. II. retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartio. III. recusar f a documentos pblicos. IV. participar da gerncia ou administrao da empresa privada ou de sociedade civil, ou exercer o comrcio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio. V. receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies. VI. utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em servios ou atividades particulares. Assinale a opo correta. a) Apenas dois itens esto certos. b) Apenas trs itens esto certos. c) Apenas quatro itens esto certos. d) Apenas cinco itens esto certos. e) Todos os itens esto certos. 16 (MPU/99/Assistente) Considere que, aps aprovao em concurso pblico de provas e ttulos para cargo de professor da Fundao Universidade de Braslia, universidade pblica federal, Frederico, que no possua qualquer vnculo com o servio pblico,
www.prolabore.com.br

entrou em exerccio e, conseqentemente, submeteuse ao estgio probatrio, durante o qual cometeu crime contra a Administrao Pblica. Nesses termos, o servidor dever ser a) demitido. b) exonerado. c) destitudo. d) dispensado. e) posto em disponibilidade. 17 (FUMARC/TCE/MG/Tc. Documentao/98) No que se refere responsabilidade do servidor pblico, assinale a afirmativa incorreta: a) O servidor sujeita-se responsabilidade civil, penal e administrativa decorrente do exerccio do cargo, emprego ou funo. b) A responsabilidade civil de ordem patrimonial e tem como fundamento disposio do Cdigo Civil que consagra a regra de que quem causa dano a outrem obrigado a repar-lo. c) A responsabilidade funcional por dano causado ao Estado apurada pela Administrao por meio de processo administrativo que assegura ampla defesa ao servidor. d) Em caso de crime de que resulte prejuzo para a Fazenda Pblica ou enriquecimento ilcito do servidor, ele ficar sujeito a seqestro e perdimento de bens, porm com interveno do Poder Judicirio. e) Quando se tratar de dano causado a terceiro, caber a este ao de indenizao contra o servidor, tendo em vista os fundamentos da responsabilidade subjetiva 18 (FUMARC/Pref. Contagem/99) Pelo dano causado a terceiro por ato de servidor pblico estadual: a) responde o Estado, que tem ao regressiva contra o responsvel, nos casos de dolo ou culpa. b) responde to-somente o servidor, ainda que no tenha agido com dolo ou culpa. c) responde to-somente o Estado, que no poder acionar o servidor ainda que este tenha agido com o dolo ou culpa. d) respondem tanto o Estado quanto o servidor, sem se cogitar de ilicitude da conduta. e) no responde o Estado, nem o servidor, em qualquer hiptese. 19 (FUMARC/Of. Jud./TA/2002) A exigncia de que o servidor pblico estadual aja sempre com a maior dedicao ao servio e pleno acatamento ao ordenamento constitucional, de modo a identificar-se com os superiores interesses do Estado e os fins legtimos da Administrao, define, especificamente, o dever funcional de: a) discrio. b) lealdade. c) obedincia. d) urbanidade

TJ 2 Instncia Curso de Exerccios Regime Jurdico do Servidor Nvel Mdio Material organizado pelo Prof. Waltinho

20 (FUMARC/OF.Jud./TA/2002) Determinado funcionrio pblico estadual estvel eleito prefeito municipal. Para o exerccio do mandato, o servidor: a) dever ser colocado em disponibilidade b) ser afastado do cargo, podendo optar por sua remunerao c) poder exercer o cargo e o mandato, recebendo por ambos, desde que haja compatibilidade de horrio d) dever requerer licena para tratar de assuntos particulares 21 (FUMARC/Tc. Jud./TA/2002) Entre as regras do Estatuto do Servidor Pblico Estadual de Minas Gerais (Lei n 869/52) abaixo indicadas, aponte aquela que, por seu contedo, no se mostra conforme a Constituio da Repblica: a) As promoes sero processadas e realizadas em pocas fixadas em regulamento. b) O funcionrio poder ser transferido, a pedido e atendida a convenincia do servio pblico, ou ex officio, de uma para outra carreira. c) O funcionrio ocupante de cargo de provimento efetivo ser aposentado compulsoriamente aos 70 anos de idade. d) Os limites de idade para inscrio em concurso pblico sero fixados de acordo com a natureza das atribuies da carreira ou cargo. 22 (ESAF/AFRF/2002-2) A imposio constitucional de prvia aprovao em concurso pblico para investidura em cargo ou emprego pblico veda a adoo do seguinte instrumento de movimentao de pessoal: a) acesso b) permuta c) promoo d) reintegrao e) progresso horizontal 23 (FCC/Analista Jud./TRF 4 R/2001) Ser cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na a) inatividade, falta punvel com demisso ou suspenso de sessenta a noventa dias. b) atividade, falta punvel com demisso ou suspenso de sessenta a noventa dias. c) atividade, falta punvel com demisso ou suspenso de cento e vinte dias. d) inatividade ou atividade, falta punvel com demisso. e) atividade, falta punvel com demisso.

24 (Analista Jud./TRT/8R/Par/2001) Finalizado processo administrativo disciplinar, formalmente perfeito, servidor pblico foi demitido a bem do servio pblico, tendo-lhe sido imputada a prtica de crime contra a Administrao. A sentena criminal, porm, concluiu pela absolvio do servidor, fundamentando-se na inexistncia do fato. Diante do Estatuto dos Servidores Pblicos Civis, tal sentena tem a seguinte conseqncia: a) A responsabilidade civil-administrativa ser mantida, em face da independncia das instncias. b) A punio administrativa ou disciplinar no depende de processo civil ou criminal a que se sujeite tambm o servidor pela mesma falta, nem obriga a Administrao a aguardar o desfecho dos demais processos. c) A Administrao no pode isentar de responsabilidade seus servidores, porque no possui disponibilidade sobre o patrimnio pblico. d) A absolvio no crime no isenta o servidor das responsabilidades no mbito civil e criminal, porque pode no haver ilcito penal e existirem ilcitos administrativo e civil. e) A absolvio criminal afasta a responsabilidade administrativa e civil quando ficar decidida a inexistncia do fato ou a no autoria imputada ao servidor. 25 (FCC/Analista Jud./TRT 19 R./2003) Em matria de responsabilidade civil do servidor pblico, a obrigao de reparar o dano a) se estende aos sucessores, integralmente, tendo o servidor agido com culpa ou com dolo. b) no se estende aos sucessores. c) se estende aos sucessores, integralmente, apenas se o servidor tiver agido com dolo. d) se estende aos sucessores, at o limite do valor da herana, tendo o servidor agido com culpa ou com dolo. e) se estende aos sucessores, at o limite do valor da herana, apenas se o servidor tiver agido com dolo. 26 (FCC/Analista Jud./TRT 19 R./2003) So penalidades administrativas aplicveis aos servidores pblicos, dentre outras, a) exonerao e multa. b) multa e cassao de aposentadoria. c) suspenso e priso. d) exonerao e suspenso. e) priso e cassao de aposentadoria.

www.prolabore.com.br

TJ 2 Instncia Curso de Exerccios Regime Jurdico do Servidor Nvel Mdio Material organizado pelo Prof. Waltinho

27 (FCC/Analista Jud./TRT 19 R./2003) Determinada Prefeitura promoveu a realizao de concurso pblico, com prazo de validade de 2 anos, para preenchimento de dez vagas de mdico, para contratao pelo regime celetista. Na ocasio, foram preenchidas apenas oito vagas, apesar de haver mais cinco candidatos aprovados que no foram convocados. Passado um ano e meio, a mesma Prefeitura promoveu novo concurso para preenchimento das duas vagas restantes de mdico. Diante dessa situao, correto dizer que a) o segundo concurso vlido, mas os aprovados no primeiro concurso devero ser convocados com prioridade sobre os novos concursados. b) os concursos foram realizados sem base constitucional, vez que no se tratava de preencher cargos efetivos. c) o segundo concurso nulo, vez que os aprovados no primeiro deveriam ter sido convocados para preencher as duas vagas restantes antes que se realizasse um novo concurso. d) o segundo concurso ineficaz, vez que os aprovados no primeiro deveriam ter sido convocados para preencher as duas vagas restantes antes que se realizasse um novo concurso. e) o segundo concurso vlido, podendo ser convocados, de imediato, a critrio da administrao, os aprovados neste concurso. 28 (FCC/Analista Jud./TRT 19 R./2003) Em matria de responsabilidade do servidor pblico, ocorrendo a prtica de um mesmo fato delituoso, a) a aplicao de uma sano, seja civil, penal ou administrativa, exclui a aplicao das demais. b) as sanes civil, penal e administrativa podero cumular-se. c) a sano administrativa exclui a aplicao da sano penal e da civil, mas estas so cumulveis entre si. d) a sano penal exclui a aplicao da sano civil e da administrativa, mas estas so cumulveis entre si. e) a sano civil exclui a aplicao da sano penal e da administrativa, mas estas so cumulveis entre si. 29 O prazo prescricional para a aplicao da penalidade disciplinar de advertncia pela LC 59/01 : a) um ano. b) 120 dias. c) trs meses. d) cinco anos. e) 180 dias.

30 (FCC/Tc. Jud./TRT-17R/2004) A nomeao para cargo, de carreira ou isolado, de provimento efetivo, depende de prvia habilitao em concurso pblico. A validade do concurso pblico: I - ser de at 2 (dois) anos, podendo ser prorrogada uma nica vez, por igual perodo. II - poder ser de 18 (dezoito) meses, prorrogvel por igual perodo. III- poder ser de 1 (um) ano, prorrogvel por igual ou distinto perodo. IV- ser de no mximo 3 (trs) anos, vedada a prorrogao por distinto perodo. Est correto somente o que se afirma em a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e IV. e) III e IV. 31 (UFRJ/Contador/INCRA/2004) A ofensa fsica, em servio, salvo em legtima defesa prpria ou de outrem, acarretar ao servidor, a ttulo de penalidade: a) advertncia. b) suspenso. c) destituio. d) aposentadoria. e) demisso a bem do servio pblico. 32 (FCC/Tc. Jud./TRT-15R/2004) certo afirmar que, se Vera Maria estiver no efetivo desempenho das atribuies do cargo pblico ou da funo de confiana, tal situao diz respeito a) ao exerccio. b) investidura. c) nomeao. d) reconduo. e) ao aproveitamento. 33 (FCC/Tc. Jud.-Enf./TRT-15R/2004) Flvia tendo sido aprovada em concurso pblico foi convocada pela Administrao e posteriormente investida em cargo pblico. certo que essa investidura ocorrer com a) a posse. b) a nomeao. c) o exerccio. d) a publicao da nomeao na imprensa oficial. e) o trmino do estgio probatrio. 34 (FCC/Tc. Jud.-Enf./TRT-15R/2004) proibido ao servidor pblico, dentre outros casos, a) presenciar manifestao de desapreo na repartio. b) recusar emprego ou comisso de estado estrangeiro. c) aliciar subordinado no sentido de filiar-se a associao profissional. d) dar e manter f a documento pblico. e) agilizar o andamento de processos e documentos.

www.prolabore.com.br

TJ 2 Instncia Curso de Exerccios Regime Jurdico do Servidor Nvel Mdio Material organizado pelo Prof. Waltinho

35 (FUNDEP/Of. Jud./TJMG/2005) Considerandose a sistemtica do Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de Minas Gerais, correto afirmar que: a) a expresso funcionrio pblico designa o ocupante tanto de cargo quanto de emprego pblico. b) as atribuies de cada carreira so fixadas, necessariamente, em lei. c) cargo isolado aquele que integra classe em extino. d) quadro o conjunto de carreiras, cargos isolados e funes gratificadas.

37 (FUNDEP/Of. Jud./TJMG/2005) Considerandose o que dispe o Estatuto do Funcionrio do Estado de Minas Gerais a respeito da licena para tratar de interesses particulares, correto afirmar que: a) concedida, invariavelmente, sem vencimento ou remunerao. b) no poder ser cassada ou revogada. c) no poder ser concedida a servidor que tenha sido transferido. d) no poder ser negada ao servidor que conte mais de 10 anos de efetivo exerccio e, ainda, no a tenha utilizado. 38 (FUNDEP/Of. Jud./TJMG/2005) De acordo com a disciplina do Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Estado de Minas Gerais, analise estas afirmativas: I A criao de cargo pblico depende sempre de lei. II- As atribuies inerentes a uma carreira funcional podem ser indistintamente cometidas aos funcionrios de suas diferentes classes. III- Os cargos isolados no integram classes. A partir dessa anlise, pode-se concluir que: a) apenas a afirmativa I est correta. b) apenas a afirmativa II est correta. c) apenas as afirmativas II e III esto corretas. d) as trs afirmativas esto corretas.

36 (FCC/Analista Jud./TRT-23 R/2004) Os fatos de no sendo satisfeitas pelo servidor pblico as condies do estgio probatrio e, tendo tomado posse, o servidor no entrar em exerccio no prazo estabelecido, acarretaro a vacncia do cargo pblico mediante ato de a) transposio e reconduo, respectivamente. b) demisso para ambos os casos. c) exonerao de ofcio para ambos os casos. d) disponibilidade e transposio, respectivamente. e) reconduo e disponibilidade, respectivamente.

RESPOSTAS 01 E 02 E 03 E 04 B 05 D 06 E 07 C 08 D 09 D 10 A 11 B 12 C 13 D 14 C 15 E 16 A 17 E 18 A 19 B 20 B 21 B 22 A 23 E 24 E 25 D 26 B 27 A 28 B 29 A 30 A 31 E 32 A 33 A 34 C 35 D 36 C 37 A 38 D

www.prolabore.com.br

Vous aimerez peut-être aussi