Vous êtes sur la page 1sur 110

ESCUTANDO

SENTIMENTOS
A ATITUDE DE AMARNOS COMO MERECEMOS

WANDERLEY S. DE OLIVEIRA
pelo Esprito ERMANCE DUFAUX

2 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

ESCUTANDOSENTIMENTOS AAtitudedeAmarnoscomoMerecemos Wander leySoaresdeOliveira PeloEspritoERMANCEDUFAUX LanadopelaEditoraDufax

www.editoradufaux.com.br
Versodigital 2010

www.luzespirita.org.br

3 ESCUTANDOSENTIMENTOS

ESCUTANDO
SENTIMENTOS
A ATITUDE DE AMARNOS COMO MERECEMOS

WANDERLEY S. DE OLIVEIRA
pelo Esprito ERMANCE DUFAUX

4 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

Queeufaaummendigosentarseminhamesa,que euperdoeaquelequemeofende emeesforceporamar, inclusiveomeuinimigo,emnomedeCristo,tudoisto, naturalmente, nodeixadeserumagrandevirtude.O queeufaoaomenordosmeusirmosaoprprio Cristoquefao.Masoqueacontecer,sedescubro, porventura,queomenor,omaismiservel detodos,o maispobredosmendigos,omaisinsolentedosmeus caluniadores,omeuinimigo, residedentrodemim,sou eumesmo,eprecisadaesmoladaminhabondade,eque eumesmo souoinimigoquenecessrio amar? CarlGustaveJung
THECOLLECTEDWORKSOFCGJUNG volumeXI,par.520

Pugnemosporessalinhatransformadora.Crebroinstrudo, coraosensibilizado, mosoperosasegruposafetivos. Resumamosassimnossaalocuo:homenseducadosna mensagemdeJesus,instituiesinspiradasna Casado Caminho.Contraissonoh egosmoquepersista!!! EurpedesBarsanulfo


Opsculo ATITUDEDEAMOR EditoraDufaux

5 ESCUTANDOSENTIMENTOS

OraopeloAmor
Senhor, Estamosexaustospelosdescaminhosporqueoptamos. Escolhemosodesamoretombamosnadecepoenarevolta. Asseguranosrumosnovos. Anteoconvitedailuso,fortificanosparafugirmosdosatalhose aderirmos Verdade. Faltanosforaecoragemparaamarcomodeveramos.Porisso Te rogamosque supranossasinibies. Encorajanosazelarcomcarinhoporaquelesquedeliberadamenteno nosquerem bem. Amplianosodiscernimentonousodoequilbriocomquantos fortalecemcom amorTuaparticipaoemnossospassos. Jesus,ensinanosoamorparaquevivamosnocoraoossublimes sentimentosque hmuitolouvamosnapalavraeesquecemosouno sabemoscomoaplicar. Permitanosaprenderagostardavidaeamaransmesmos, enaltecendoomundo comacooperaonaObraExcelsadoPaie celebrandoaddivadavidaemnossoscaminhos decadadia. Pelasplicasinceraquebrotadenossaalmanestahora,dens receba, hojee sempre,agratidodequantosTedevemtantoporrecebermais quemerecemosdoTeu inesgotvelamor. Obrigada,Senhor! ErmanceDufaux

6 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

NDICE
PREFCIO Escutandoaalma ErmanceDufaux pag. 10
NaacsticadaalmaexistemmensagenssobreoPlanodoCriadorparanosso destino. Aprender a ouvilas exercitar, diariamente, a plena ateno aos ditames libertadores dos sentimentos. Interferncias internas e externas subtraemnos, constantemente,aapreensodessesrecadosdocorao.

APRESENTAO JaiderRodriguesdePaula pag. 14 INTRODUO ARotadosFilhosPrdigos Calderaro pag. 15


Nesta hora grave pela qual passa a Terra, um destrutivo sentimento de indignidade aninhase na vida psicolgica dos homens. Rarssimos coraes escapam dos efeitos de semelhante tragdia espiritual, causadora de feridas diversas.Umadolorosasensaodeinadequaoedesvalorpessoalassomao campodasemoescomefeitoslastimveis.

1. INDIVIDUAOOUINDIVIDUALISMO? pag. 20
Naindividuaoocritriocerto/erradosubstitudo pelasperguntas:convm ou no? Serve ou no serve? Questes cujas respostas vm do corao. Somente aprendendo a linguagem dos sentimentos poderemos escutar as mensagensdaalmadestinadasaoatode individuarse.

2.RECEITURIOOPORTUNO pag. 22
Hmuitoespritaquefazdaatividadedoutrinriaumdepsitobancriocom intuitodesacartudodepoisdamorte.EmcasoscomoodeAnselmo,chegam aquieencontramsuascontasconcorrenteszeradas.Sendoassimjustoque perguntemsobrea razo,mas nojusto que sequeixemdeningum,a no serdesimesmos.

3.EDUCAOPARAOAUTOAMOR pag. 28
O autoamor um aprendizado de longa durao. Conectar seu conceito a frmulas comportamentais para aquisio de felicidade instantnea, uma atitudeprpriadequantos seexasperamcomaprocuradoimediatismo.Amar umalioparaaeternidade.

4.INFORTNIOOCULTONOSGRUPOSDOUTRINRIOS pag. 32
Quem analisa um orador, um mdium, um dirigente, um tarefeiro iluminado com as luzes da cultura esprita, enquanto em suas movimentaes doutrinrias, no imagina a dor ntima que atinge muitos deles na esfera de suasprovassilenciosasnoreinodocorao.

7 ESCUTANDOSENTIMENTOS

5.ESTUFASPSQUICASDADEPRESSO pag. 35
Devido aos programas coletivos de saneamento psquico da Terra orientados pelo Mais Alto, vivemos um momento histrico. Nunca foram alcanados ndices to significativos de resgate e socorro nos atoleiros morais da erraticidade. Consequentemente, elevase o nmero de coraes que regressamaocorpocarnalsobcustdiadoremorso.

6.IDENTIDADECSMICA pag. 39
Quem se ama imunizase contra as mgoas, guarda serenidade perante acusaes, desapegasedaexterioridadecomocondioparaobemestar,foca as solues e valores, cultiva indulgncia com o semelhante, tem prazer de viverecolaboraespontaneamentecom obemdetodosedetudo.

7.CARTADEMISERICRDIA pag. 41
Segundo o benfeitor Calderaro, o captulo dez de O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, Os Que So Misericordiosos, deveria ser um dos textos mais estudados entre ns, os seguidores da Doutrina Esprita. Os ambientes educativos dos centros espritas que no cultivarem a misericrdia tero enormesobstculoscomoconflitoimprodutivo resultadodamaledicnciae da hipocrisia,daseveridadeedaintolerncia.

8.ESTUDANDOAARROGNCIAI pag. 46
Interessante observar que uma das propriedades psicolgicas doentias mais presentesnaestruturarebeldedaarrognciaaincapacidadeparapercebla. O efeito mais habitual de sua ao na mente humana. Basta destacar que dificilmenteaceitamosser adjetivadosdearrogantes.

9.ESTUDANDOAARROGNCIAII pag. 51
O reflexo mais saliente do ato de arrogar a disputa pela apropriao da Verdade. Nossa necessidade compulsiva de estarmos sempre com a razo expressaaaoegostapela possedaVerdade,isto,daquiloquechancelamos comosendoaVerdade.

10.SOMBRAAMIGVEL pag. 55
Quandodigosouminhasombra nosignificaquetenhaqueviverconforme sua orientao. Apenas admitila, entender suas mensagens. A sombra s ameaa quando no reconhecida. S pode ser prejudicial quando negligenciamosidentificlacomateno,respeitoeafabilidade.

11.UMALEITURAPARAOCORAO pag. 59
A Doutrina Esprita a medicao recuperativa das nossas vidas. Sua substncia ativa o Evangelho. Sua bula estritamente individual. Para cadaumhaver umadosagem eformadeaplicao.

12.SANTIDADEDOSMDIUNS pag. 61
Mediunidade o instrumento da vida para desenvolvimento da santidade. Santidade esculpir no corao a sensibilidade elevada. Sensibilidade a medicaoreparadoraparaas almasque tombaram na descrenae naapatia peranteomundo, esquecendosedecooperarcomoPainaObradaCriao.

8 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

13.NOSSAMAIORDEFESA pag. 66
Apiordefesadafaltadeautonomiamedirovalorpessoalpelaavaliaoque as pessoas fazem de ns. Por medo de rejeio, em muitas situaes, agimos contra os sentimentos apenas para agradar e sentirse includo. Quem se definepelooutro, necessariamentetombaremconflitosedecepes.

14.CISODEREINOI pag. 70
EstudosMaioresfeitospelosCondutoresPlanetriosdenominamessasituao deregressoouinvoluocomocisodereino,odesejodoEspritoemno assumir sua condio excelsa de homem lcido e consciente perante o universo.

15.CISODEREINOII pag. 73
Por essa razo, os trabalhadores do Cristo que conduzem as casas de amor, devem se munir dos recursos do Evangelho no corao, para absorverem a proteodos Servidores do Bema quesefazem dignos. Nem sempre, porm, temosobservadoessecuidado.Osprpriosaprendizestrazememsimesmos, traossimilaresdetristezaeinconformao, revoltaerebeldia,decorrentesde ciclosemocionaisdedisputaarroganteecomplexa.

16.MEDITAO:CUIDANDODACRIANAINTERIOR pag. 78
As crianas so fantsticas nas relaes por no nutrirem expectativas na convivncia, desobrigandose de cobranas, ofensas, insatisfaes e aborrecimentos. Aceitar homens como so e respeitarlhes a caminhada medida salutar de paz. Aceitarse como se e sem condenaes estreis e crticasimpiedosasabasedeumavida saudvel.

17.PEDAGOGIADAFELICIDADE pag. 81
Uma pedagogia de felicidade deve assentarse no autoamor em busca do self reluzente. Desenvolver as habilidades da inteligncia espiritual tais como autoconscincia, resilincia, viso holstica, alteridade, autoconfiana, curiosidade, criatividade, disciplina no adiamento das gratificaes, sensibilidade,compaixo,naturalidade.

18.SENTIMENTOEOBSESSO pag. 85
O conceito de vigilncia vai muito alm de disciplinar os pensamentos. no campo do sentimento que nasce esmagadora maioria das obsesses. A capacidade de pensar livre ou decidir por ns quase nula no concerto universal.Vivemosemregimedecontnuo intercmbioeinterdependncia.

19.QUESENTIMOSSOBRENS? pag. 88
O primeiro ato educativo na construo do valor pessoal diluir a iluso da inferioridade.Buscarasrazesdodesamorqueusamosconosco.OCriadornos ama como somos. Temos um nobre significado para Deus.Somente ns, por enquanto,aindano descobrimosovalorquepossumos.

9 ESCUTANDOSENTIMENTOS

20.APALESTRADECALDERARO pag. 91
De onde vim? Para onde vou? Que fao na Terra? Que quero da vida? Que os centros espritas tomem como meta neste sculo dos sentimentos o compromisso de auxiliar os seres humanos a investigarem suas reais propostas existenciais, ajudandoos a viver em paz. Ainda mesmo, e principalmente,seosseusdestinosforemalhuressnossas expectativas.

EPLOGO OQUEBUSCAMOSNAVIDA? pag. 98


Quanto mais conscincia de nossas necessidades e valores, mais clareza possumos diante de nossa inteno bsica, aquela que norteia a rota evolutivadoSer.Compreendamos queessaconscinciadesinoumanoo racional, mas sentida. Muita diferena existe entre dizer sei que preciso e sintoquepreciso.

PROGRAMADEBEZERRADEMENEZESPELOSVALORESHUMANOS NOCENTROESPRITA pag. 109

10 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

PREFCIO

Escutando a Alma
Ouaquemtemouvidosdeouvir.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO,AllanKardec

CaptuloXVII, item5

Os apontamentos aqui organizados constituem indicativas s preces angustiadasde milhesdealmasqueanseiamafelicidadesemsabercomoeoquefazer paraalcanla. Inmerasdessasrogativaspartemdecoraesqueridosiluminadoscom o conhecimento esprita. Aflitos uns, desanimados outros, apesar do claro do saber doutrinrio, sentemse frustrados ao examinarem sua vida interior. Tarefas e orientao,prece eesforo,segundosuassplicas,notmsidosuficientes.Continuam, diaaps dia, carregando omartriomental sem solues oualternativas de sossegoe pazinterior. Adentramos o perodo damaioridade. O Espiritismo uma semente viosae promissoracultivadacomsacrifcioerennciaporlavradores heroicos.Contudo,deque servirassementessenoforemlanadasnoterrenofrtil?soboSolescaldantedeste momentodetransioquenoscompetelavrarochoedominaroaradoparaoplantio de um novotemponaprpriaintimidade. Operododemaioridadedas ideias espritasseralcanadocomainstaurao das atitudesdeamoremnossasrelaes.Paraisso,tornaseindispensvelaprofundara sonda dainvestigaomentalnoreinosubjetivodossentimentos. Quandoconseguirmosmelhordesenvolturaparamapearnossavidamoralcom intenes nobres, renovaremos a conduta manifestando serenidade e autocontrole. O caminho universal. o mesmo para todos: o bem e o amor. A forma de caminhar, porm, essencialmenteindividual,particular. Amensagemesprita,emmuitasocasies,difundidacomoameaaerecebida como tormenta por muitos adeptos. Ressalta excessivamente as feridas, estipulam rigidez de conduta e excessos normativos. Urge dar um novo sentido mensagem consoladora. A DoutrinaEsprita a Boa Novados temposmodernos. Suamais nobre caracterstica consoladorasomentesercomprovadaquandoseuspostuladosestiverem aservioda libertaodeconscincias,atravsdaresponsabilidadeedo amor. Nasprecesangustiadasdemuitosadeptos,ouvimosasindagaes:Oqueme falta fazer para ser feliz?, Onde estou falhando?, Ser uma obsesso que me persegue?, Por que me encontro assim?, No deveria estar melhor?, Como harmonizarpadres doutrinrios comsentimentospessoais?Easquestesmultiplicam aoinfinitotraduzindoapelos comoventesedvidassinceras.

11 ESCUTANDOSENTIMENTOS

ApedidodeDoutorBezerradeMenezes amorveltutordasdoreshumanas
destinamos ao mundo fsico este volume singelo. Aqui anotamos alguns ensinos

inesquecveisquemarcaramavisitadeumasemanadoinstrutorCalderaroaoHospital Esperana,cujamissofoiarealizaodeservioscomplexosnasmaisprofundasplagas de sofrimentodaerraticidade. Nossos ncleos de amor cristo e esprita aliceraram bases seguras para informaodoutrinrianosculoXX. Competenosagorasemear oafeto,aspropostas renovadorasdocorao,odesenvolvimentodashabilidadesemocionais.OsculoXXI osculodo sentimento. Trabalharpelodesenvolvimentodospotenciaisedasvirtudeshumanas,esseo objetivo sagrado da mensagem imortalista do Espiritismo no sculo XXI. Educar para ser, educarparaconviverbemconsigo,educarparaserfeliz,eisospilaresdaharmonia interiore dafelicidade luzdoEspritoimortalnessesculodocorao. Ainformaoconsolaeinstrui.Atransformaolibertaemoraliza. Ainformaoimpulsiona.Atransformaodescobre. Osinformadospensam.Ostransformadoscriam. A teoria impulsionaa busca de novosvalores. A reeducao dos sentimentos enseja apazinterior. As diretrizes doutrinrias estimulam convenes que servem de limites disciplinadores.Arenovaodasensibilidadeconduznosaoencontrodasingularidade que permiteaplenitudentima. Inteligncia oinstrumentoevolutivoparaasconquistasdefora. Sentimento conquistaevolutivaparaaquisiesntimas. NaacsticadaalmaexistemmensagenssobreoPlanodoCriadorparanosso destino. Aprender a ouvilas e exercitar, diariamente, a plena ateno aos ditames libertadores dos sentimentos. Interferncias internas e externas subtraemnos, constantemente,aapreensodessesrecadosdocorao. Escutarossentimentosnosignificaadotlosprontamente.Masaceitlosem nossaintimidadeecriarumarelaoamigvelcomtodoseles.Aceitlossemreprimir ou se envergonhar. Essa atitude o primeiro passo para um dilogo educativo com nosso mundontimo. Somenteassimteremos umaconexo com nossarealidentidade psicolgica, possibilitando a rica aventura do autodescobrimento no rumo da singularidade aidentidade csmicadoEsprito. Escutar os sentimentos cuidar de si, amar a si mesmo. uma mudana de atitude consigo. O ato de existir ocorre nos sentimentos. Quem pensa corretamente sobrevive;quemsentenobrementeexiste.Opensamentoajanelaparaarealidade;o sentimentoopontodeencontrocomaVerdade. pelanossaformadesentir avida quenostornamossingulares,nicosecelebramosaindividualidade.Quandoentramos emsintoniacomnossa exclusividadeemanifestamosoquesomos,afelicidadeacontece emnossasvidas. OsentimentoamaiorconquistaevolutivadoEsprito.Aprendendoaescut lo, estaremos entendendomelhor a nossa alma. Noexisteum s sentimentoque no tenha importncianoprocessodocrescimentopessoal.Quandodigoamimmesmono posso sentiristo,simplesmenteestoudesprezandoaoportunidadedeautoinvestigao,

12 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

desaber qualouquaissoasmensagensprofundasdavidamental. Oexercciodoautoamorestemaprenderaouviravozdocorao,poisnele residemosditamesparanossapazeharmonia. Os sentimentos so guias infalveis da alma na sua busca de ascenso e liberdade.O autoamorconsistenaartedeaprenderaescutlos,estudaralinguagemdo corao. Pela linguagem dos sentimentos, entendemos o apoio do universo a nosso favor.Mascomoseguir nossossentimentoscomtantasiluses?Eisaingentetarefade nossos grmios de amor espritacristo: educar para ouvir os nossos sentimentos. Radiografar nossocorao.Desenvolverestudossistematizadosdesimesmo. Temos nos esforados tanto quanto possvel para aplicar as orientaes da doutrina com nosso prximo. Mas... E ns? Como cuidar de ns prprios? A proposta libertadorade Jesusestabelece:amaiaoprximo,eacrescenta:comoatimesmo. Osimpulsosdoselfnoatendidos,comotempo,transformamseemtristeza, angstia,desnimo,mauhumor,depresso,irritao,melindreeinsatisfaocrnica. Alm dos fatores de ordem evolutiva, encontramos gravames sociais para a questo dabaixaautoestima. AsgeraesnascidasnasegundametadedosculoXXatingemoalvorecerdo sculo XXI com feridas psicolgicas profundas resultantes de uma sociedade repressiva, cujas relaes de amor, com raras e heroicas excees, foram vividas de modocondicionalatravs deexigncias. Para ser amada, acriana tevequeatender a esteretiposdeconduta.Umamorcompensatrio.Umrigorqueafastaoserhumanode sua individualidade soterrando sua vocao, seus instintos, suas habilidades e at mesmoimperfeies.Opior efeitodessarepressosocialadistnciaquesecrioudos sentimentos. Essa gerao psguerra vive na atualidade o conflito decorrente de cleres mudanasnaeducaoenacincia,queconstrangeaogigantescodesafioderesponder intrigantequesto:quemsoueu? Pacincia,ateno,perdo,tolerncia,nojulgamento,caridadeetantosoutros ensinosdoEvangelhoqueprocuramosnarelaocomoprximo,devemseraplicados, igualmente,a nsmesmos.Entosurgeapergunta:Como? Distantedensapretensoderesponder.Nossapropostaconsisteemoferecer alguns subsdios para pensarmos juntos sobre essa questo. Moveunos apenas o sentimento de ser til, compartilhar vivncias que suscitam o debate, a reflexo conjunta,ameditaoeoestudoemnossosgruposdeamorespritaecristo. Grupos dispostosacompreendera linguagememocionalsobaticadaimortalidade. TemosnoHospitalEsperanaosgruposdereencontro,quesoatividadesde psicologia da alma com fins teraputicos e educacionais verdadeiras oficinas do sentimento. No plano fsico, atividades similares podero constituir uma autntica pedagogia de contextualizao para a mensagem de amor contida no Evangelho e na codificao Kardequiana. Nestaspginasoferecemosalgunsenfoqueselementaresparaacomposiode grupos de estudos luz da mensagem renovadora do Espiritismo, cujo objetivo seja discutir o ingente desafio de aprender amar a ns mesmos tanto quanto merecemos,

13 ESCUTANDOSENTIMENTOS

promovendo o desenvolvimento pessoal luz da imortalidade. Grupos de reencontro queseestruturem comoencantadorasoficinasdocorao. Nossos textos nada possuem de conclusivos. Ao contrrio, so sugestes singelascomintuitodeseremdebatidos,pesquisadosecontestados,visandoampliao do entendimentoeumareformulaodeconceitossobaartedesentireviver.Exaramos algumas ideias que nos auxiliam a pensar em nosso bem sem sermos egostas, conquistarmos a autonomia sem vaidade, galgarmos os degraus do autoamor sem arrogncia. Fique claro: autoamor no treinar o pensamento para beneficiar a si, mas educar osentimentoparaescutarDeusemns.DescobrirnossovalorpessoalnaObra daCriao. Tecemos nossas consideraes inspiradas em O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO. AspalavrasimorredourasdaBoaNovaconstituemocnonemaiscompleto depsicologiada felicidadeparaoshabitantesdoplanetaTerra. Faamos o mergulhointerior na fala do Mestre: Oua quemtem ouvidos de ouvir. Emoutraocasio(...)voltouseparaamultido,edisse: quemtocounasminhas vestes?(Mateus,9:29).Escutandoeauscultandoocoraofemininoquelheprocurou rico desensibilidadeeafeto. Escutemosaalmaesuasmanifestaesnocorao!Celebremosaexperincia de amarmonostantoquantomerecemos! O eminente Doutor Carl Gustav Jung asseverou: Nenhuma circunstncia exterior substitui a experincia interna. E s luz dos acontecimentos internos que entendoamimmesmo.Soelesqueconstituemasingularidadedeminhavida.(C. G. Jung, ENTREVISTAEENCONTROS;editoraCultrix).
Self1 o arqutipo da totalidade, isto , tendncia existente no inconsciente de todo ser humanobuscadomximodesimesmoeaoencontrocomDeus.ocentroorganizador da psiqu. o centro do aparelho psquico, englobando o consciente e o inconsciente. Como arqutipo, se apresenta nos sonhos, mitos e contos de fadas como uma personalidadesuperior,comoumrei,umsalvadorouumredentor.uma dimensoda qualoegoevoluieseconstitui.OSelfoarqutipocentral daordem,denumerososos smbolosonricosdo Self,amaioriadelesaparecendocomofiguracentralnosonho.
(trechoextradodaobraMITOPESSOALEDESTINOHUMANO doescritorespritae psiclogoAdenuerNovaes)

Sombra apartedapersonalidadequepornsnegadaoudesconhecida,cujoscontedosso incompatveiscomacondutaconsciente.


(trechoextradodaobraPSICOLOGIAEESPIRITUALIDADE doescritor espritaepsiclogo AdenuerNovaes).

NotadoMdium:ConceitosJunguianosusadospelaautoraespiritualnaobra.

14 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

APRESENTAO
Cada Esprito,herdeiroefilhodoPaialtssimo,um mundoemsicomassuasleise caractersticasprprias.
AndrLuiz Trechoextradodaobra OBREIROSDEVIDAETERNA PsicografadopelomdiumFranciscoCndidoXavier.

Nagrande batalha da vida, cascalhos e pepitas costumam rolarem juntos. Ao garimpeirocabeaprimaziadesaberdiferencila,afimdedaracadaumoseudestino prprio. Assim tambm so os nossos sentimentos. Necessitamos de coragem e amadurecimento perispiritual para identificlos, adquirindo condies de retirlos dapenumbradopsiquismo,eutilizloscomofator transformadordanossaexistncia. muito difcil conviver com fantasmas acicatando as nossas dificuldades, e depois nos entregarmos ao tribunal da conscincia, onde seremos condenados ao menosprezo. Quemassim vive, jornadeia nos pores da existncia, onde apenas pelas frestasda misericrdiadocriador,vrstiasdeluz. Como pode o Pai da criao esperar daqueles que assim vivem, colaborao mais efetiva?Eestescomosentiremseherdeirossevivemnamisriadesimesmos? Se somoscriadosimagemesemelhanadenossoPai,comoconciliar tantadiferenade propsitos? Ermancenessaobra,comaajudadeoutrosmensageirosdomundomaior,vem emnossosocorro,comointuitodenosorientar,concitandonosadeixardesermosos sicrios densmesmos. Primeiro, pela didtica do conhecimento, vamos retirando as escamas dos olhos,quedificultamaenxergarograndedestinopeloqualfomoscriados.Apspela busca da expresso do sentir, vamos conscientizando, paulatinamente, deste grande destino. ADoutrinaEsprita,bementendida,paransummanancialdeinformaes quenosarregimentacondiesparaestedesiderato. LouvadosejaDeusNossoPaipor nos oferecer mais essa grande oportunidade, no alvorecer de uma nova era. Bem aventuradosseremosns,sesoubermosaproveitla. JaiderRodriguesdePaula
(MdicoformadopelaFaculdadedeCincias Mdicas,BeloHorizonte,MG,comespecializaoem psiquiatria,homeopatiae AdministraoHospitalar.ScioFundadorepresidentedaAssociaoMdicoEspritade MinasGerais.MdicoassistentedoHospitalEspritaAndrLuiz(BH). PsiquiatraepsicoterapeutadoInstitutode AssistnciaPsquicaRenascimento(BH). Expositoresprita,comparticipaoempalestras,seminriosecongressos nacionais einternacionais.Coautordoslivros: PORQUEADOECEMOS volumeIeII; DESAFIOSEMSADEMENTAL; HOSPITALESPRITAANDRLUIZ UMLARDEJESUS;e SADEEESPIRITISMO)

15 ESCUTANDOSENTIMENTOS

PREFCIO

A Rota dos Filhos Prdigos


Vemumdiaemqueaoculpado,cansadodesofrer,com oorgulhoafinalabatido, Deusabreosbraosparareceberofilho prdigoqueselhelanaaosps.Asprovasrudes, ouvimebem, soquasesempreindciodeum fimdesofrimentoedeum aperfeioamento doEsprito,quandoaceitascomopensamento emDeus.
SantoAgostinho (Paris,1862) OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO,AllanKardec captuloXIV, item9.

Osterapeutasevoluntriosdispostosaserviremaoprximonatarefadeamor e recuperao espiritual no podem dispensar uma anlise cuidadosa da passagem evanglica do Filho Prdigo, constante no Evangelho de Lucas, captulo quinze, versculosonzeatrintaedois.Essamensagemevanglicaahistriadaperegrinao humanaaolongodosevos.A histriadenossocaminharpelaconquistadahumanizao. ConsideremosoegosmocomoadoenaoriginaldoSer.Ningumescapoude experimentlo na espiral do crescimento. At certa etapa, foi impulso para frente. Depois, quandoa racionalidadepermitiu acapacidadede escolher, tornouse amatriz nozolgica das dores humanas, transformandose no hbito doentio de atender aos caprichospessoais. A centralidade dohomemnoegoestruturoua arrogncia sentimento de exagerada importnciapessoal.Perdemosocontatocomafonteinexaurveldavida o self Divino e passamos a peregrinar sob a escravido do eu. O resultado mais infeliz desse caminhar apartado de Deus foi uma terrvel sensao de abandono e inferioridade. O atodearrogar constituiu, pois,a proteoinstintiva daalma contraa sensaodemenosvalia.Essefoiseu primeiropassonoprocessoevolutivoemdireo iluso,ouseja,acriaodeumaimagem idealizada ummecanismodedefesapara no desistir , que fixou a vida mental em noes delirantes sobre si mesma. Assim nasceramnotempoasmatrizespsquicasdasmaisgraves patologiasmentais. Essa autoimagem o delrioprimitivo, um recurso que, paulatinamente, a conscinciafoiobrigadaaconstruirnoconjuntodaspercepesdesimesmaparase defenderdasensaodeindignidadeperanteavida. Nessa tica podemos pensar em psicopatologias como uma recusa em ser humano, uma desobedincia por no querer assumir o que se na caminhada do progresso. Tornarse humano significa assumir sua pequenez no todo universal, ter conscincia da cruel sensao de desconexo com o Criador e do que realmente

16 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

representamosnocontextodobailadocsmico.Mastambmsignificaassumirsecomo FilhodeDeus,umFilhoPrdigodeheranasexcelsasqueprecisadescobrilasporsi prprioeadquirir ottulodeHerdeiroemSuaObra.Issoexigetrabalho,dinamismo, aoeresponsabilidade. Portanto, a velha questo filosfica da realidade mais velha do que se imagina.Fragmentaopsquicanoserestringeapenasaoresultadodedesajustesou traumas.Existeumdesajusteoriginal,umgatilhomilenardosprocessospsquicosdo Esprito, agravados pelas sistemticas recusas em admitir a realidade ntima no peregrinar das reencarnaes. Esse mecanismo defensivo primitivo foi trazido para a Terra por almas desobedientes que o consolidaram em outros orbes. As noes de abandono e castigo trazidas com os deportados incitaram os habitantes singelos da Terra a imitarem as atitudes de rebeldia, orgulho, revolta e desvalor. Analisar o adoecimentopsquicosemessaanamneseontolgicoespiritualdesconsideraracausa profundadasenfermidadessobaperspectiva sistmicadaevoluo. Algumaspatologiasconstitucionais,endgenas,encontramexplicaesricasna compreenso das histrias longnquas da deportao. Isso no uma hiptese to distante quanto se imagina, porque os efeitos dessa histria milenar so ativos e determinantes na atualidade em bilhes de criaturas atormentadas e enfermas. O desajusteprimrio,adificuldadeemaceitararealidadeterrena,fatorpatognicode bilhes de almas reencarnadas e de mais um conjunto de bilhes de outras fora do corpo, formando uma teia vibratria psictica no cinturo da psicosfera terrena. A energiaemanadadasensao coletivadeinferioridadeumaforaepidmicaquepuxa ohomemparatrsedificultao avanodosqueanseiampelaascenso. O tamponamento mental na transmigrao intermundos foi parcial. Os smios psquicos, quando fora do corpo pelo sono fsico, tinham noes claras do sucedido, acendendo o destrutivo pavio da inconformao ao regressarem carne, dilatando a sensao de priso, dio erebeldia. O atoderebelarse passoua ser uma constante nas comunidades que se formaram. Estamos falando de um tempo aproximadodetrintaa quarentamilanospassados. Surgem, nesse contexto emocional e psicolgico, entre dez a vinte mil anos atrs,asprimeirasmanifestaesdeperfeccionismooanseioneurticoderesgatedo perfeito dentro da concepo dos anjos decados. Um litgio que essas almas deportadasassumiramcom Deusparaprovaremagrandezaquesupunhampossuir. Quandofoidinamizadooprocessodistnico?NaTerra?Foradela?Outeramos tambmahiptesedeumaloucuraaprendida?Quecasosdepatologiasseenquadrariam no perfil psquico dos que habitavam a Terra antes da vinda dos deportados? Que componentes nas doenas severas nos permitem analislascomorebeldiaimitada ou rebeldia processual? Que natureza de obsesso envolve as patologias severas?At onde e comoa vivnciado Espritoerranteinfluencianessecontexto? Lanandoo olhar para to longe nas rotas de crescimento humano, ficamais permissvel compreender a estreiteza dos conceitos de muitas correntes das cincias psquicas, que esboam uma valorosa cartografia da mente, porm, rudimentar, incompleta.

17 ESCUTANDOSENTIMENTOS

Sem o estudo dos ascendentes espirituais, jamais teremos uma anlise judiciosadaspsicopatologias.Mormentedoscasosrarosedesafiantesquetmsurgido na transio do planeta, cujo Cdigo Internacional de Doenas insuficiente para classificar. Igualmente, imperioso considerar a relao entre psicopatologia e erraticidade. Existemignoradoslancesdedoremortepsicolgicaquesodeflagrados em aglomeraes subcrostais ou regies abissais da Terra onde transita uma semicivilizaodealmas. Autnticossmiospsquicos. Em tempo algum, como atualmente, no orbe terreno, tivemos mais que 1/5 (um quinto)desuapopulaogeralemprocessodereencarnao.Reencarnarnoto fcilquantopossaparecer. oportunidaderaraedisputada.Cadahistriaindividual requer inmeros quesitos para ser disponibilizada. Laos afetivos, urgncia das necessidadessociais,naturezadoscompromissoscomosseresdasregiesdamaldade. Os pontos de anlise que pesam para a possibilidade de um Esprito reencarnar so muito variados. H coraes que nesse trajeto de deportao, ou seja, nos ltimos quarentamilanos,estiveram nocorpomenosdevintevezes.Oquesignificaafirmarque reencarnam aproximadamente de dois em dois mil anos. Outros no reencarnam h maisdedezmilanos. Portanto, como analisar doenas mentais graves sem considerar que estagiamos na vida dos Espritos, pelo menos, dois teros do tempo da evoluo, incluindo a emancipao pelos desdobramentos noturnos?! Como ignorar a decisiva influnciadasexperinciasdaerraticidade?Enquantooshomens,luzdoEspiritismo, analisamaraizdesuaslutas ntimas,lanandooolharparaasvidaspassadas,urgeuma reflexosobreainflunciadas experinciasdoEspritoerrante. Inmerasalmasjrenascemadoecidas,isto,comoscomponentespsquicos enfermiosemefervescncia. Perdem o prazer de viver ou nunca oexperimentam em decorrncia da fora dos laos que ainda mantm com essas regies infernais da erraticidade. Assevera OLIVRODOSESPRITOS naquesto975:ParaoEspritoerrante,jno h vus. Ele se acha como tendo sado de um nevoeiro e v o que o distancia da felicidade. Maissofreento,porquecompreendequantofoiculpado.Nomaisiluses: vascoisasnasua realidade. Naerraticidade, o Esprito descortina, de um lado, todasas suas existncias passadas;deoutro,ofuturoquelheestprometidoepercebeoquelhefaltaparaatingi lo.qualviajorquechegaaocumedeumamontanha:vocaminhoquepercorreueo quelhe restapercorrer,afimdechegaraofimdasuajornada. Os profissionais da sade mental e mesmo quantos sofrem o amargor do adoecimento psquico necessitam aprofundar a sonda do conhecimento nessas desafiantes questes. Somente atravs de laboratrios de amor nos servios de intercmbios socorristas, realizados distantes de preconceitos e convenes, poder o mdico ou o pesquisador esprita deflagrar um leque imenso de observaes e informaesparaauxiliara humanidadecansadaeoprimida. Alm dos reflexos que conduzem em si mesmos, os doentes mentais cujos quadrosexibem componentes dessanaturezaainda sofrem de simbioses intrigantese

18 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

desconhecidas atmesmopelosmaisexperientesdoutrinadores. A histria da evoluo da alma na humanidade assunto de valor na erradicao dos mais variados problemas sociais. J no basta mais uma anlise perfunctriadaslutashumanas.Imperiosoqueoscoraesmaiscomprometidoscoma arte de amar, estando ou no sob a luz da cincia, lancemse ao mister da pesquisa fraterna e da investigao educativa, em atividades que transponham os limites institucionais do exerccio medinico ou de terapias experimentais, no intuito de rasgaremvus. Umaindagaodocodificadornaquesto973de OLIVRODOSESPRITOS merece anlisenaconclusodenossosraciocnios: QuaisossofrimentosmaioresaqueosEspritosmausse veem sujeitos? No h descrio possvel das torturasmorais que constituem a punio de certos crimes. Mesmo o que as sofre teria dificuldade em vos dar delas uma ideia. Indubitavelmente,porm,amaishorrvelconsisteempensaremqueestocondenados sem remisso. por contadessesentimentodecondenao,incrustadonopsiquismodesde tempos imemoriais, quea criatura, em tese, noconsegue ou desconhece o prazer de viver,a sade. Possivelmente, a esmagadora maioria da populao terrena, por essa razo, estejasituadapsicologicamentenapassagemdoFilhoPrdigoexatamentenoversculo dezenove quediz: J no sou digno de ser chamado teu filho; fazeme como um dos teus jornaleiros. ArotaevolutivadosFilhosPrdigos quesomostodosns umpercurso de esbanjamento psquico atravs da atitude arrogante. Tal ao no poderia ser correspondida comoutrasensaosenodevaziointerior,cansaodesiedesvalimento, que so os elementos emocionais estruturadores da depresso doena da alma ou estado afetivo de penria e insatisfao. A terminologia contempornea que melhor defineessecaossentimentalabaixaautoestima,quadropsicolgicoquenosenseja ampliar ostensivamente os limites conceituais dos episdiosdepressivos, sobenfoque doEsprito imortal. Nesta hora grave pela qual passa a Terra, um destrutivo sentimento de indignidade aninhase na vida psicolgica dos homens. Rarssimos coraes escapam dos efeitos de semelhante tragdia espiritual, causadora de feridas diversas. Uma dolorosasensao de inadequaoedesvalorpessoalassomaocampodasemoescom efeitoslastimveis. Abandono, carncia, solido, sensao de fracasso e diversos tormentos da mente agrupamse na construo de complexos psquicos de desamor e adversidade consigoprprio. SalientaSantoAgostinho:Vemumdiaemqueaoculpado,cansadodesofrer, como orgulhoafinalabatido,Deusabreosbraosparareceberofilhoprdigoqueselhe lanaaos ps. Imprescindvel atestar que nossa trajetria eivada de quedas e erros no retiroudenenhumdensaexcelsacondiodeFilhosdeDeus. ACelesteBondadedo

19 ESCUTANDOSENTIMENTOS

MaisAlto, mesmocientedenossasmazelas,conferiunosabnodareencarnaocom enobrecedores propsitos de aquisio da Luz. a Lei do Amor, mola propulsora do progressoedasconquistasevolutivas. AMisericrdia, todavia, noconivente. Esperanosnocadinhoeducativodo serviopacientedoburilamentontimo.Contraosanelosdeascenso,encontramosem nossa intimidade os frutos amargos da semeadura inconsequente. So foras vivas e renitentesavencer. Sem dvida, a ignorncia cultural causa de misrias sociais incontveis, entretanto, a ignorncia moral, aquela que mata ideais e aprisiona o homem em si mesma, amaiorfontedepadecimentosdahumanidadeterrena. Oamorassimmesmoaindaumalioaaprender.Umalongaepacientelio! Quantasreencarnaesnestemomentotmporobjetivoprecpuorestabelecer o desejo de viver erecuperar aalegria de sentirse em paz!Como operar semelhante transformaosem aaplicaodacaridadeconsigomesmo? Criados para oamor, nosso destino gloriosoea integrao coma energiada vidaecomaliberdadeemseusentidodeplenitudeepazinterior.Ningumficarfora desse FatalismoDivino. Distantes do amor a si, ficaremos merc das provaes sem recursos para sustentar na vida interior os valores latentes que nos conduziro misso individual estabelecidapelo Paiemnossofavor. OautoamorbaseparaumavidaemsintoniacomamensagemdoEvangelho do Cristo.Sua proposta,alis,quenosamemostantoquantoaonossoprximo. Descobrir nosso valor pessoal na Obra da Criao assumirmonos como somos. Sois Deuses, (Joo, 10:34) eis a mensagem de incluso e o convite para uma participaomais conscienteeresponsvelnodestinodecadaumdens. Inspiradaem O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, ErmanceDufauxgarimpa prolas de raro valor com as quais, abnegadamente, oferecenos esta preciosa joia literriaparaaalma.Suasreflexesconstituemoantdotoparaavelhadoenadaqual buscamosnos desvencilhar:oegosmoesuasmltiplasmanifestaesdoentias. Felicitanos avalizla, soba gide do Esprito Verdade, paraque destine aos homensnaTerraumamensagemdepazinterior noresgatedanossacondioexcelsa deFilhos PrdigoseHomensdeBem. Calderaro
HospitalEsperana,Marode2005.
2

O Hospital Esperana uma obra de amor erguida por Eurpedes Barsanulfonaerraticidade.


2

Calderaro o iluminado instrutor de Andr Luiz na obra NO MUNDO MAIOR, psicografia de FranciscoCndidoXavier.

20 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

CAPTULO1

INDIVIDUAO OU INDIVIDUALISMO?
Apenas,Deus,emsuamisericrdiainfinita,vospsno fundodocoraouma sentinelavigilante,quesechama conscincia.Escutaia,quesomentebonsconselhoselavos dar.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloXIII, item10

O que certo e errado perante a crise das certezas que dominam a humanidade? Quais so as bssolas para nortear a conduta neste cenrio de transformaesclerespor quepassamassociedades? Apalavra conceito querdizer ideia quetemosdealgooualgum.Analisamosa vidaeosfatospelaticaindividualdenossasconceituaes. Nossoentendimentono ultrapassa esse limite. Alguns desses conceitos resultam da vivncia. Foram estruturadospelousodetodosnossossentidos,adquirindosignificados. Chamamolos experincia. Outros so fruto da capacidade de pensar e adquirir conhecimento. Determinam os pensamentos predominantes na vida mental. Quando criamos fixao emocionalaessepadrodopensar, nasceopreconceito. A experincia leva ao discernimento. O discernimento a porta para a compreenso.A compreensoidentificaaVerdade. O preconceito conduz ao julgamento. O julgamento sustenta os rtulos. Os rtulos distanciamdarealidade. AatitudeconstrutivanaObradaCriaodependedahabilidadederelativizar. At mesmo a experincia, por mais preciosa, necessita ser continuamente repensada, evitandoa estagnaoemclichs. A vida regida pela Suprema Lei da Impermanncia. Certo e errado so critrios sociaismutveissobaperspectivasistmica.Apesardisso,sorefernciasteis maioria dos habitantes da Terra. Funcionam como estacasdisciplinadoras. Porm, em certa etapa do amadurecimento espiritual, constituem amarras psicolgicas na descobertadarealidadepessoal,cujariquezaestnossignificadosnicosconstrudosa partirdosditames conscienciais. O Doutor Carl GustaveJung chamou deindividuao oprocesso paulatinode expressar nossa singularidade, isto , a Marca de Deus em ns; o ato de talhar a individualidade,aqueleserdistintoenicoqueestlatentedentrodens. Naindividuaoocritriocerto/erradosubstitudopor algumasperguntas: convmouno?Queroounoquero?Serveounoserve?Necessitoounonecessito? Questes cujas respostas vm do corao. Somente aprendendo a linguagem dos

21 ESCUTANDOSENTIMENTOS

sentimentospoderemosescutarasmensagensdaalmadestinadasaoatodeindividuar se.E sentimentovalormoralafervelexclusivamentepornsmesmosnotriosagrado da intimidadeconsciencial. Somosaquiloquesentimos.Asmscarasnodestroemessarealidade.Quando aprendemoso autoamor,abandonamosocrticointernoqueexisteemnsepassamos aexercer agenerosidadedoautoperdo,ouseja, aaceitaoincondicionaldacriatura ainda imperfeitaquesomos.NossaintegraocomaVerdadedependedoconhecimento dessa realidade particular: escutar a alma! Ela se manifesta na conscincia cujos sentimentosconstituemoespelho.Atravsdassensaes,noseusentidomaisamplo,a almase manifesta. Escutando a alma, conectados sua sabedoria interior, desligamos dos padres, normas, ambientes, pessoas e filosofias contrrias nossa felicidade e inadequadasao caminhoparticulardeaprimoramento. Saberoquenosconvm,saberoquetil,exigedilatadodiscernimentoaliado ao tempo. Quando usamos os rtulos certo/errado, fomentamos a culpa e a punio. Quando sabemos o que nos convm, agimos e escolhemos com responsabilidade na condiodeautoresdonossodestino.Quandoamadurecemos,percebemosquecertoe erradosetornam formasdeentender,experinciasdiversificadas. O caminho de ascenso para todos ns, Filhos de Deus, o mesmo, apenas muda a maneira de caminhar. Cada criatura tem seu passo, seu ritmo, sua histria. Refletindo sobre conceitos, teamos algumas ilaes para que no nos confundamos: grandedistnciaseparaoprocessodeindividuaodaatitudede individualismo. Na individuao encontramos a necessidade, enquanto no individualismo temosa prevalnciadointeressepessoal. Naindividuaotemosaalma;noindividualismo,apersonalidade. Naindividuaotemosaconscincia;noindividualismo,oego. Na individuao existem descoberta e criatividade; no individualismo, a imitaoea disputa. Na individuao temos o preparo e o amadurecimento; no individualismo, a precipitao. Na individuao experimentamos a realizao pessoal; no individualismo, a insaciedade. Aindividuaofrutodoamor;oindividualismoaleiradoegosmo. Na individuao floresce o crescimento espiritual; o individualismo a sementeira doegosmo. O individualista, queira ou no, tambm caminha em seu processo de individuao. Evidentemente,commenosconscinciaesuasreaisnecessidades,permitindo larga soma de interesses particularistas. Sabendo que todos rumam para o melhor, Jesus,emSuaexcelsasapincia, estabeleceu:Vsjulgaissegundoacarne,euaningum julgo (Joo, 8:15). Se Ele, que podia, no julgou, por que ns, que d'Ele seguimos os ensinos,vamosagircomoquempodeescutarosalvitresdaalmaalheianatentativade definiroquecertoouerrado?Qualdensestaremcondiodenutrircertezasea atitudedoprximouma expressodeindividuaoouumcativeirodepersonalismo?

22 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

CAPTULO2

RECEITURIO OPORTUNO
Tereis,contudo,razo,seafirmardesqueafelicidade seachadestinadaaohomem nessemundo,desdequeelea procure,nonosgozosmateriais,simnobem.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloXI item13

Desdeoseudesenlacedocorpofsico,DoutorIncioFerreiratemcomotarefa matutina receber doentes em seu consultrio no Hospital Esperana. Algumas vezes, devidoaoagravamentodosquadrospsquicos,algunspacientessoacolhidosemalas especficasderecuperao.Acompanhandoomuitasdessasvisitaesdeamor,viemos aconhecerocasoAnselmo,lderespritaexperienteevalorosopormaisdequarentae cincoanosnoTringulo Mineiro. Ao chegar ala, foi recebido por Manoel Roberto, o enfermeiro dedicado ao velhocompanheiro desde ostempos do sanatriopsiquitrico uberabense. Informado sobreo agravamentodoquadro,DoutorIncioabordouopaciente: Anselmo!Anselmo!Comopassameubomamigo? Pssimo! Porqumeufilho? Osenhortemconhecimentodoquepasseiduranteavidafsica? Sim.Estudosuafichahvriosdias. Ento deve saber que um terrvelestado de desgosto ntimo acompanhou todaaminhavida.Fiqueifirmenaatividadeespritanaesperanadeterumpoucode sossego nesteplano,masparecequenoterei,nomesmo? Cadaqualcolheoqueplantou!... Poisvoudizeraosenhor:snosuicideinocorpoporsaberdasdificuldades de tal ato. Vontade no me faltou, pois a cada dia que passava, angustiava ver minha penria. Orao, trabalho e estudo no me curaram a tormenta. Contudo, minha alternativafoi continuaratrabalhareesperarparadepoisdamorteoalvio,alibertao. Agorachegoaqui eoquetenho?Maistormenta,remdioseinternao. Ecomosesentediantedisso? Euqueromataravida,jquenotivecoragemdematarocorpo.Doutor, possvelsesuicidarporaqui?possvel?Sefor,podemeensinar?! Sossegue, homem! Depois de quatro crises ainda pensa nisso? Faa um esforo maior! Esforo?!MaisdoquefiznaTerra?Paraqu?Meusproblemascomearam ao reencarnarecontinuamdepoisdomeuretorno.Paramimchegadelutas! Todostemosproblemas,meufilho!

23 ESCUTANDOSENTIMENTOS V me dizer que o senhor, como mdico nessa casa de luz, tem algum problema! Quemestdeitadoequeixandosoueu,enoosenhor! Tenhomaisproblemasdoquevocpossaimaginar!Emverdade,Anselmo, nossosproblemasiniciaramquandoapartamosdeDeus.Issosedeuhmilniossem conta... Eusoudeportadodeoutromundo,nosou? Deixemosesseassuntoparaoutrahora esquivouseoservidor. Nuncativeprazerdevivernavidafsica.Noseienemseseibemoque isso. No devemos mesmo ser deste mundo. Contudo, se aspiro ser feliz, devo ter experimentado issoalgumdia.Osenhorconcordacomigo? Certamente! Achei que morrendo, depois de tanta dor, fruiria o bemestar, a paz. Entretanto, creioquedevoter esquecidoalgoduranteavidacorporal...Estranho,Doutor Incio!J morriecontinuocomvontadedemorrer.OqueistomeuDeus?!Quandovai terminar esteinfernonamente?Qualaminhadoena? Depresso! Depresso?!Ecomocuraristo? Aprendendoaviver. Eunotenhodepresso.Pessoascomdepressonolutamcomoeulutei. Possolheaplicarumteste,sevocdesejar. Aplique. Respondacomsinceridade:vocsentiadesnimo,inconformaoeangstia com frequncia navidafsica? Sim.Muito. Issodepresso. Mas nunca nenhum mdico jamais diagnosticou! No mximo falavam em cansao. Depressocansaodeviver,meufilho. Ecomonosentirissocomavidaquetive? Aperguntaestmalformulada,Anselmo.Melhorseriadizerassim:Ecomo no sentirissodeixandodeaceitaravidaquetive!Depressonoaceitaravidacomo ela. Masfuiresignado. Oquevocentendeporresignao? Suportarasprovasdavidacompacincia. Noisso! No?!EntooqueDoutorIncio? Vocesqueceuumaparteessencialemseuconceito.suportarasprovasda vida compacinciaejamaisdesistirdebuscarlhesasoluo. Eufizisso! alegouopaciente. Nofez! retrucouopsiquiatracomsuatpicafranquezaeironia. Fiz! Nofez!Tenhosuafichaequemoencaminhouparacmedeudetalhesde suaexistncia.Digamosquevocfezissoatporvoltadosquarentaanosdeidade,em

24 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

seus primeiros quinze anos de Espiritismo, depois s se queixou. Voc desistiu sem assumir que desistiu. No faliu, porm, deixou de crescer tanto quanto podia. Voc cansou por dentro, e no admitiu. Os outros trinta anos passaram na revolta e com esperana de morrer logo para fruir. Continuou sua tarefa por fora, esquivandose do dever damelhora pordentro. Instalouse o vazioea vida passou. Vocfoi trado pela famosafrasedemuitoscristos distradosqueesbanjamtempoeoportunidades. Quefrase,Doutor? Asfamosasfrasesproferidasportodosaquelesquesedeixaramabaterpelo egosmo e se cansaram das refregas doutrinrias: Agora vou cuidar de mim, dar um tempo paramimmesmo!Chegadosespritas! Nesse nterim, Anselmo modificou sua fisionomia por completo e comeou a esbravejar: J ouvi falar na segunda morte. (Nota do mdium: Vide o captulo Ovoidizao na obra medinica CARO REDIMIDO Esprito Adamastor editora INEDE.)ElaexistemesmoDoutor?Seexistir,prefiroaaterqueviver.Querovoltaraos reinosinferiores!AscoisasnoforamcomodesejeinaTerrae, pelovisto, noseroa contentoporaquitambm. Avidaoesperaricadeoportunidades.Svocnoconsegueperceber! Nadadeucertonaminhavida!Noquerotentarmais! Engano, meu filho! Talvez, nada tenha sado como voc desejou. Isso no significa que nodeucerto.Emverdade,deucertoevocnoentendeu. Setivessedadocerto,eunoestarianestascondies. Vocestnestascondiesporquenoaceitou;bemdiferente! Noaceitomaisnadadavida. Chega!Inclusivenoqueroosenhorcomoo meu mdico! Issofcilderesolver.Defato,nosoudosmelhores! Existesempreuma resposta honestanoslbiosdoDoutorIncio. Eunoqueroviver,DoutorIncio!Osenhorentende? falouaosprantos. Para mim,chegadeexistir;eunoquerosernada.Alis dissecomdionosolhos euqueroser umvermerastejantequenoprecisapensaresecuidar!Ajudeme,Doutor Incio!Mateme, peloamordeDeus! UmchoroconvulsivotomoucontadeAnselmo.Namedidaemqueaumentavao extravasamento da dor, ele se contorcia pelo leito. Doutor Incio, percebendo a gravidade, fez um sinal com a cabea e alguns enfermeiros atentos e delicados lhe sedaram comelevadadose de sonferos. Algumas tcnicas dedispersoeasperso de fluidosforamministradas quandoopacienteadormeceu.Pareciaagoraumacrianaem profundodescanso. Vamosretirlodestaala,Doutor? IndagouManoelRoberto. Vamoslevloparaasincubadoras. Paraasincubadoras?Mas... Eujseioquevaidizer,Manoel!Ocaso,porm,exigeateno. Pensava que as incubadoras fossem apenas para os que se encontram na segunda morte. Apriorisim.Casoscomoodenossoamigocomcrisestosucessivaspodem

25 ESCUTANDOSENTIMENTOS

atingiressepatamarinstantaneamente,senoconseguirredirecionarseupensamento. Estaasua quintacrise. Seeleestivessenasmosdealgumaorganizaodomal! Se estivesse l, j no seria gente. Com este estado mental, j o teriam transformado no que desejassem, inclusive em mentor de centro esprita considerandoa vastaexperinciadoutrinriaquetem. Vamos transportlo aos sagues restritos solicitou Manoel Roberto a alguns padioleiros. Amanhretornareiaocaso, Manoel. Estudaremos uma juntamdica o seu histricoelevantaremosumaanaliseprofunda. No dia seguinte, reuniramse em pequena sala nos pavilhes inferiores do nosocmiooDoutorIncio,DonaModesta,ManoelRoberto,doispsiquiatrasdaalmae alguns experientes tarefeiros dos abismos. A reunio para estudar o caso Anselmo iniciouse com a orao dirigida a Jesus. Dona Modesta, na condio de mdium, percebeuirradiaesdamentedeelevadaentidadeprotetoradosvalesdasombraeda dor.TratavasedeIsabeldePortugal,aRainhaeSantaMedospobres. Umapequena mensagemfluiupelapsicofoniadamdium, quenotinhaconhecimentodetalhadodo casoemestudo: Anselmo uma esperana dos cus. Sua alma ergueuse dos lamaais da penria e do mal, atingindo as margens seguras do desejo de ser melhor. Saindo das cavernasdoexclusivismoedasolido,formoufamliaeprojetouseaoeducandrioda convivncia. Premido pelas decepes e desgostos, ainda frgil e inseguro, resvalou novamente para o cio, criando umaredoma nocorao temerosoeassustado. Lutou quantopdepelacondutareta,considerandoafragilidadedesuasforas.OEspiritismo fez luz em sua mente, prevenindoo de quedas bruscas. Seu corao, no entanto, encontrase encharcado pela tristeza face os desatinos de outros tempos, pelos quais ainda no realizou o suficiente. Concedalhe, em nome de Jesus Cristo, o repouso temporrio. Internemno poralgunsmeses na incubadora da inconscincia sobmeu aval.PazemCristo,Isabel. Agradecemosati,ohRainhadoAmor!Osteusalvitresamorveisnoscalam fundo naalma expressou DoutorInciocomgratido. Areunioprosseguiusobainspiraodamensagemalentadora.DonaModesta expressouse: MeuDeus!Comotmaumentadooscasosdeespritasnestequadro! Nopoderiaserdiferente asseverouDoutorIncio. Como classificar semelhante estado da alma? Ser mesmo depresso? indagou ManoelRoberto. Sim.Emconceitomaisvasto,evidentemente.Nofalodadepressoqualos homenssereferemnosrespeitveiscdigosdedoenasdamedicina. Faaumasntesedoquadro,Incio solicitouDonaModesta. Ao renascer, o Espritoimprime nocorpo osreflexos de sua vidaemotiva determinando os caracteres biolgicos que melhor atendam a suas necessidades de aperfeioamento.Muitascriaturas,nestetempodetransioplanetria, passaramlongo perodoemincubaopsquicanovalessombriosnosquaisadquiriramostraosdo

26 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

derrotismo e da no vida. Sob o jugo de mentes perversas, esses irmos, foram conduzidos aos charcos da morte interior. So hipnotizados pela ideia de no mereceremexistirapsquedaslamentveisexploradasporessashordasdomal.Assim, regressam ao corpo sem desejo de viver. Uma depresso induzida. Uma terrvel atrao para a paralisia, a culpa e a insatisfao. Desapontados e contrariados em anseios pessoais,slhesrestadesistireparar. Essaaordemmentaldoentiaquecolheramemtaisregies. Equandoencarnados? atalhouManoelRoberto. Quandoencarnados,sentemsedesajustadoscomoatodeviverelutarpela sobrevivncia.Negampsicologicamenteavidafsica,aordemsocialeoprpriocorpo. Quandoconseguemalgoqueosmotive,logoperdemoencanto.Sodesajustadoscoma vida. Quando so espritas, a situao parece ser bem pior! asseverou Dona Modesta. verdade, Modesta! Como so almas que se sentem inferiores, quando aderem ao Espiritismo e comeam uma caminhada valorosa, saltam para o outro extremo, isto , sentemse os mais valorosos do planeta. Passam a se julgar muito capazes e com muitas respostas. Fato que no deixa de ter sua parcela de verdade. Todavia,valorizamseem excessoecriamojogodasaparncias,osesteretiposcomos quais tentam crerse mais fortes que realmente sentemse. a ttica do orgulho que procuraabafarainferioridadeecarcomeomundontimo.Paraseprotegeremdeseus complexos de fragilidade, desenvolvem crenas de grandeza com as quais se sugestionamanteavidaparadarcontado prprioatodeexistir. Nocompreendi! externoucomhumildadeoenfermeiro. Muitosdelesnotmcoragemdeadmitir,masdetestamvivereser quem so. Por isso adoram as cantilenas de grandeza e as melodias da iluso. Se no conhecessem a doutrina, possivelmente, muitos deles, exterminariam a vida. lamentvel! Conhecem abundantemente sobre o mundo dos Espritos e sabem uma misriasobresiprprios... Incio, ter sido essa a razo pela qual Isabel ressaltou o progresso de Anselmo? Sim,Modesta!PelomenosnocasodeAnselmo,encontramoscrescimento. Nosdemais... insinuouDonaModesta. Anselmochegouaquiadoecido.Amaiorianemchega... concluiuomdico. Por essa razo, no podemos estipular ndices de comportamento para ningum. Sem conhecer sua histria evolutiva, acabamos nos julgamentos estreis e antifraternos acrescentouDonaModesta. Alguns dos trabalhadores presentes externaram suas participaes com sabedoria.Umpsiquiatradaalma,cooperador nasresponsabilidadesdoDoutor Incio noHospital, habituadoaoepisdio,destacou: Imperioso levar aos amigos espritas no mundo um receiturio oportuno. Nossos irmosprecisamingerircom frequncia trsmedicaesindispensveis. Quais? mostrousecuriosoManoelRoberto. Aprimeiraacreditarquemerecemafelicidade,assimcomotodososseres

27 ESCUTANDOSENTIMENTOS

humanos. E a segunda parar de encontrar motivos externos para suas dores, descobrindolhes ascausasntimas. Eaterceira?! indagoucuriosoumdospresentesaodebate. Pedindolicena,foioprprioDoutorIncioquemrespondeu: A terceira parar de pensar em felicidade para depois da morte e tentar viver a vida do modo ou mais feliz possvel. H muito esprita que faz da atividade doutrinria um depsito bancrio com intuito de sacar tudo depois da morte. Em casos como o deAnselmo,chegam aquie encontram suas contas correntes zeradas. Sendoassimjustoqueperguntemsobrearazo,masnojustoquesequeixemde ningum, a no ser de si mesmos. O LIVRO DOS ESPRITOS na questo 920 fala sobre o assuntoafirmando:dele, porm, dependeasuavizaodeseusmaleseoser tofeliz quanto possvel na Terra. e arrematou o mdico uberabense: tudo depende do bemquesemearmosedaatenoquedamossnossasreais intenesdcrescimento.

28 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

CAPTULO3

EDUCAO PARA O AUTOAMOR


Oamordeessnciadivinaetodosvs,doprimeiroao ltimo,tendes,nofundodo corao,acentelhadofogosagrado.
Fnelon.(Bordus,1861)
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloXI item9.

Omaisingnuoatodeamorasiconsistenalaboriosatarefadefazerbrilhara luzquehemns.Permitirofulgordacriaturacsmicaqueseencontranosbastidores das mscaras e iluses. Somente assim, escutando a voz de nosso guia interior, nos esquivaremosdasfalciasdoegoquenosinclinaparaasatitudesinsanasdaarrogncia. Quando no nos amamos, queremos agradar mais aos outros que a ns, mendigamos o amor alheio, j que nos julgamos insuficientes ou incapazes de nos querer bem. Nestemomento de perspectivasalvissareirascoma chegadado sculoXXI, a esperanaacenacomhorizontes iluminadosparaacaminhadadeascensoespiritualda humanidade. O resgate de si mesmo h de se tornar meta prioritria das sociedades sintonizadascom o progresso.O bemestar do homem, no seu maisamplo sentido, se tornar o centro das cogitaes da cincia, da religio e de todas as organizaes humanas. Perante esse desafio social, sejamos honestos acerca do quanto ainda temos por laborar paraerguer a comunidadeespritaao patamar de escolacapacitadora de virtudesem favordasconquistasinteriores. Quantos se encontrem investidos da responsabilidade de dirigir e cooperar com os grupamentos do Espiritismo, priorize como compromisso essencial de suas vinhasoato corajosodetrabalharpelaformaodeambienteseducativos,motivadores daconfiana espontneaedocomprometimentopelocorao. Trabalharpelafelicidadedohomemdeveseroobjetivomaiordasagremiaes doutrinriasorientadaspelamensagemdeamordoEvangelho.Osmodeloseconceitos inspirados nosprincpiosespritas que no se adequaremcondio de instrumentos facilitadoresparaaalegriaealiberdadehaverodeserrepensados. No podemos ignorar fatores de ordem educacional e social que estimulam vivncias ntimas da criatura em sua caminhada de aprendizado. As ltimas duas geraesquesofreramdemodomaisacentuadoosprocessoshistricosecoletivosda represso atingem a meia idade na atualidade. Renasceram ao longo das dcadas de cinquenta e sessenta e se encontram em plena fase de vida produtiva, sofridas pelas sequelas psicolgicas marcantesdeautodesamor. Outrofator, maisgraveainda, soascrenasaliceradasemsucessivasvidas

29 ESCUTANDOSENTIMENTOS

reencarnatrias que constituem slida argamassa psicolgica e emocional, agindo e reagindo, continuamente, contra os anseios de crescimento ntimo. O complexo de inferioridadeacondiocrmicacriadapelohomememseuprpriodesfavor. Nada,porm,capazdebloquearoudiminuirofluxodesentimentosnaturais edivinosqueemanamdaalmacomoapelosdebondade,serenidadeeelevao.Nema formaoeducacionalrgidaouosvelhoscondicionamentossosuficientesparatolhera escolha do homem por novos aprendizados. O self emite, incessantemente, energias sublimadas,adespeitodosfatoressociaisereencarnatriosqueagrilhoamamente aos cadinhosregenerativosdoconflitoedador. Paulo,oapstolodeTarso,asseverou:Porquenofaoobemquequero,mas omal quenoqueroessefao.(Romanos,7:19). Contraosobjetivosdavidaprofunda,temosforasvivaemnsmesmoscomo efeitosdenossosdesatinosnasexperinciaspretritas. Considerandoessamanifestao celestedoserprofundo,competenostalharcondiesfavorveisparaoaprendizado dasmensagensdaalma.Aprenderaouvirnossossentimentosverdadeiros,osreclames doEspritoquesomosnsmesmos. A palavra educao vem do latim educare ou educere. Provrbio: e. Verbo: ducare, ducere.Seusignificadotrazerluzuma ideia,levarparafora,fazersair,extrair. Essaatarefadoscentrosespritas:oferecercondiesparaqueohomemextraiadesi mesmoseu valordivinonaObradaCriao. Em nossos projetos de religiosidade no centro esprita, o autoamor deve constituir lioprimordial.Espiritualidadesignificagrandezadesentimentosparaviver. Essaaviso docentroespritaemsintoniacomaalmadoEspiritismo,umaverdadeira noode imortalidadesentidaeaplicada. O autoamor um aprendizado de longa durao. Conectar seu conceito a frmulas comportamentais para aquisio de felicidade instantnea uma atitude prpriadequantos seexasperamcomaprocuradoimediatismo.Amarumaliopara aeternidade. Que habilidades emocionais temos que desenvolver para o autoamor? Que cuidados adotar para aprendermos uma relao de amorosidade conosco? Como alcanaracondiodencleosavanadosparadesenvolvimentodosvaloresdaalma? Que iniciativastomar para queascasasespritas sejamredutos deaprimoramento de nossossentimentose escolaseficientesdecriatividadeparasuperaodenossasdores? Que tcnicas e mtodos nos sero teis para incentivar a alegria e a espontaneidade afetiva? Como implementar escolas do sentimento em nossos grupos doutrinrios de estudo sistematizados? Que temas enfocar namelhor compreenso dasmanifestaes profundasdaalma? Falase, em nossos ambientes de educao espiritual, que no somos bons ouvintes. De fato, uma das habilidades que carecemos aperfeioar nas relaes interpessoais aarte de ouvir. Mas, damesma formaque guardamos limitaes para ouvir o outro, tambm no sabemos ouvir a ns mesmos. Que tcnicas adotar para estimularnossahabilidadedeser umbomouvinte? Ouviraalmaaprenderadiscernirentresentimentoseoconjuntovariadode manifestaes ntimas do ser, sedimentadas na longa trajetria evolutiva, tais como

30 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

instintos, tendncias, hbitos, complexos, traumas, crenas, desejos, interesses e emoes. Escutaraalmaaprenderadiscerniroquequeremosdavida,nossainteno bsica. AintenodoEspritoaforaqueimpulsionaoprogressoatravsdoleque dos sentimentos. A inteno genuna da alma reflete na experincia da afetividade humana, construindo a vastido das vivncias do corao a metamorfose da sensibilidade.Aconquistadesimesmoconsisteemsaberinterpretarcomfidelidadeo que buscamos no ato de existir,a inteno magnnima que brota das profundezas da almaemprofusode sentimentos. Os discpulos sinceros do Espiritismo reflitam na importncia do autoamor como condio indispensvel ao bom aproveitamento da reencarnao. Estar em paz consigo recursoelementarnaboaaplicaodosTalentosDivinosansconfiados. Amarsenosignificalaborarporprivilgiosevantagenspessoais,masomodo comoconvivemosconosco. Resumese, basicamente, como tratamos a ns prprios. A relao que estabelecemos como nosso mundo ntimo. Sobretudo, o respeito que exercemos quilo que sentimos. A autoestima surge quando temos atitude crist com nossos sentimentos. O amor a si no se confunde com o egosmo, porque quem tem atitude amorosaconsigo estcentradonoself.Deslocouofocodeseussentimentospara afontedesabedoriaeelevao,criandoressonnciacomoritmodeDeus.Amarseir aoencontrodo SiMesmocomodenominavaJung. Alinhavemos alguns tpicos sugestivos que podero constar no programa de debates para reeducao da vida emocional e psicolgica luz dos fundamentos do Espiritismo. Tomemos por base a anlise educacional de Allan Kardec que diz na questonmero917de OLIVRODOSESPRITOS: A educao convenientemente entendida, constitui a chave do progresso moral. Quando se conhecer a arte de manejar os caracteres, como se conhece a de manejar as inteligncias, conseguirse corrigilos, domesmo modo que seaprumam plantas novas. Essa arte, porm, exige muito tato, muita experincia e profunda observao. grave erro pensarse que, para exercla com proveito,baste o conhecimentodaCincia. Responsabilidade Somososnicosresponsveispelosnossossentimentos. Conscincia Osentimentooespelhodavidaprofundado sereexpressaos recadosdaconscincia.Nossossentimentossoaportaqueseabreparaesse mundoglorioso queseencontraoculto,desconhecido. tica para conosco Somos tratados como nos tratamos. Como sermos merecedoresdeamordooutro,senorecebemosnemonossoprprio? Juzodevalor Noexistemsentimentoscertosouerrados. Automatismos e complexos O sentimento pode ser sustentado por mecanismos alheiosvontadeeinteno. Autoamor um aprendizado Construir um novo olhar sobre si, desenvolver sentimentos elevados em relao a ns, constitui um longo caminhodeexperinciasnas fieirasdaeducao. Domniodesi Educarsentimentostomarpossedensprprios. Aceitao Sexisteamorasiatravsdeumarelaopacficacoma sombra.

31 ESCUTANDOSENTIMENTOS

Renovao do sistemade crenas Superar os preconceitos. Julgamentos formuladosapartirdosistemadecrenasdesenvolvidascombasenaopinio alheiadesdea infncia. Ao no bem Integrao em projetos solidrios. A aquisio de valor pessoale convivnciacomadoralheiatrazemgratido,estimapelasvivncias pessoais. Cuidando bem de ns prprios, somos, simultaneamente, levadosa estender ao prximo o tratamento que aplicamos a ns, independente de sermos amados, passamos a experimentar mais alegria em amar. A tica de amorasideveestarafinadacomoamoraoprximo. Assertividade Dilogo interno. Uma negociao ntima para zelar pelos limitesdo interessepessoal. Florescer a singularidade O maior sinal de maturidade. Estamos muito afastados doqueverdadeiramentesomos. Terasrdeasdesimesmo Paramuitosopersonalismosurgenesseatode gerir a vida pessoal com independncia. Pelo simples fato de no saberem comomanifestar seusdesejosesuasintenes, abdicamdocontrolentimoe submetemseaocontroleexternode pessoasenormas. Construo da autonomia Autonomia capacidade de sustentar sentimentos nobresacercadensprprios. Identificaodasintenes aprenderareconhecer oquequeremos, qual nossa busca na vida. Quase sempre somos treinados a saber o que no queremos.

Sentirsebemconsigosinnimodefelicidade,acessoliberdade.permitir que a centelha sagrada de Deus se acenda em ns. Conhecer a arte de manejar caracteres. Portanto,afelizcolocaodeFnelonmereceanossamaisardorosaateno: O amor essncia divina e todos vs, do primeiro ao ltima, tendes, no fundo do corao,a centelhadessefogosagrado. NoesqueamosarecomendaodeLzaro:OEspritoprecisasercultivado, como um campo.Todaariquezafuturadependedolaboratual,quevosgranjearmuito maisdoquebensterrenos:aelevaogloriosa(OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloXI item8).

32 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

CAPTULO 4

Infortnio Oculto nos Grupos Doutrinrios


Mas,apardessesdesastresgerais,hmilharesde desastresparticulares,quepassam despercebidos:osdosque jazemsobreumgrabatosemsequeixarem. Essesinfortnios discretoseocultossoosqueaverdadeiragenerosidadesabe descobrir,semesperarque peamassistncia.
O EVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO CaptuloXIII item4

Com muitafrequncia, constatamse medidas e alertas de vigilncia contra o orgulho nos abenoados ambientes doutrinrios. Verdadeira campanha espontnea tomoucontadasearaemtornodoscuidadosquesedeveteracercadosefeitosnocivos do personalismo. Ningum h de contestar o valor de tais iniciativas. Entretanto, enquantoempenhamonoscontraessecostume,perceptvelpelaostentaocomaqual semanifesta, extensagamadediscpulospadececomoutrotraomoralenfermio,nem sempretoevidentenacondutahumana:abaixaautoestima.Uminfortnioocultoque solicitanossa ateno. Asensibilidadehumanatemsidoinsuficienteparadetectarocaosinteriorem que vivem inmeras criaturas, escondendose por trs das mscaras sociais, temendo tornarem conhecidosseusdramasinenarrveisqueconfiguramumautnticoquadrode loucura controlada. A mesma raiz que vitaliza a vaidade responsvel pela carncia de estima pessoal. O orgulhoqueprocurabrilhar nopalcodoprestgio, assimcomoaatitudede desamorasimesmo,somanifestaesdosentimentodemenosvaliaoucomplexode inferioridade,que tomacontademultidessemcontanoorbeterreno. Podemos facilmente confundir atitudes de baixa autoestima com comportamentos personalistas. Criaturas com escassez de autoamor lutam para preservar suas reais intenes demonstrando, para tal, pouca ou nenhuma habilidade atravs de atitudes desconectadas de seus verdadeiros sentimentos;adotam condutas defensivasquepodemserinterpretadascomoindividualismoeingratido.Nofundose debatemcomaincapacidadedeestabeleceremlimitesdeproteoaomundodosseus sentimentospessoais.Estoemconflitoereagemdemodonemsempreadequadoante aquiloquelhesconstituiameaa,deixandoclaraacomplexidadedaalmahumanaque, paraserentendidaemsuasaesereaes,solicitanosampliadacomplacnciaelargo discernimento.

33 ESCUTANDOSENTIMENTOS

Quem analisa um orador, um mdium, um dirigente, um tarefeiro iluminado comasluzesdaculturaespritase,enquantoemsuasmovimentaesdoutrinrias,no imagina a dor ntima que atingemuitos deles na esfera de suas provas silenciosas no reinodocorao. Solido, abandono, conflitos, medo, frustraes, impotncia e outros tantos sentimentos estruturamum dilaceranteestado deinstabilidadee vulnerabilidade, que retratamvelhas feridasevolutivasdaalma. Nestemomentodetormentasatrozesedefrustraessemfim,conclamemoso valorosomovimentoemtornodasideiasespritasaoservioinadiveldeincentivar o fortalecimentodaestimaedovalor pessoal.Acasaesprita, comoavanadoncleode enfermagemmoral,necessitaserolocaldaeducaoparaqueohomemselivredesuas ilusese promovase, definitivamente, a legatrio de sua Herana Csmica. Imperioso que os dirigentes tenham lucidez, porque essa misso somente ser cumprida com acolhimento fraternal,estmuloautonomia,tolernciacomoslimitesalheiosetempo. Decerto,aidolatriaeapurpurinadalisonjasoindispensveis.Oprivilgioea exaltao so incoerentes com o esprito da espontaneidade. O Espiritismo, convenhamos, combate a atitude egosta proposital, exclusivista, mas no prope a morte dos valores individuais que podem e devem fazer parte da comunidade como fator gerador de bnos, alegriase exemplo estimulador. O receio do estrelato e das manifestaes individualistas tem culminado em autnticas fobias ticas, que no educamnossastendncias.Aluzfoi feitaparailuminar, brilhar. Eningum,acendendoumacandeia,acobrecomalgumvaso,ouapedebaixo dacama;maspenanovelador,paraqueosqueentramvejamaluz.(Lucas8:16).Vs sois a luz do mundo; no se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; (Mateus 5:14). Que os tarefeiros da causa estejam atentos fala inspirada do codificador: Esses infortnios discretos e ocultos so os que a verdadeira generosidade sabe descobrir,sem esperarquepeamassistncia. Olhemosuns pelos outros com olhos de ver. Muita vez ondesupomosexistir um doente pertinaz em busca de realce, encontrase um corao ferido e cansado, confusoeamedrontadomendigandoamizadeautnticaecompreenso.Possivelmente quandosentir aforadoamorquelhesvotamossertocado.Sentindoseamado,pouco a pouco, ter motivos paraabandonar as expresses de inferioridade que lhe tortura. Porfim,descobriroquantosomosamados,incondicionalmente,peloCriadorque,em SuaGenerosidade Excelsa,nosaguardanoespritogloriosodeFilhosdeSuaObra. Oremosjuntosporesseinstantedeluz: Senhor, Tempiedadedasnossasnecessidades! Auxilianos asustentaroperdocomasimperfeiesqueaindacarregamosna intimidade. Ensinanosanosamar,Senhor!Aaceitarnoscomosomoseabuscaramelhora gradativa. Fortalece nossa capacidade de amar a fim de estendermos a luz da compaixoem relaosfalhasquecometemos.

34 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

Estendenos Tuas mos compassivas! Ungenos com misericrdia as dores da angstiadevivertrazendopordentroassombrasdopassado! Amparanos,Divino Pastor; para jamais esquecermos as vitrias j alcanadas. Que elasnossirvamdeestmulo! Ante as lutas e conflitos da alma, abenoenossempre, Senhor,para que nunca desistamosdecombaternos. Obrigada, Jesus, por nos incluir em Teuamor infinito, semaqual noteramos forasparanossuportar. Obrigada,Senhor!Hojeesempre,obrigada!

35 ESCUTANDOSENTIMENTOS

CAPTULO 5

ESTUFAS PSQUICAS DA DEPRESSO


ApenasDeus,emsuamisericrdiainfinita,vospsno fundodocoraouma sentinelavigilante,quesechama conscincia.Escutaia,quesomentebonsconselhoselavos dar. svezes,conseguisentorpecla,opondolheoespritodomal. Ela,ento,secala.
Um Espritoprotetor(Lio,1860)
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloXIII item1

Depresso umaintimao das Leis daVidaconvocandoaalma amudanas inadiveis.adoenaprisoquecaaaliberdadedacriatura,rebelde,viciadaemter seuscaprichosatendidos.Vciosedimentadoemmilniosdeorgulhoerebeldiaporno aceitar asfrustraes doato de viver. Emtese, depressoa reao daalma que no aceitou sua realidade pessoal como ela estabelecendo um desajuste interior que a incapacitaparaviver plenamente. Desde as crises ocasionais da depresso reativa at os quadros mais severos queavanamaossombrioslabirintosdapsicose,encontramosnocernedaenfermidade o Esprito,recusandoosalvitresdavida.Atravsdasreaesdemonstrasuainsatisfao emconcordarcomaVontadeDivina,acercadeSeusDesgnios, emflagrantedesajuste. Rebelaseanteamorteeaperda,amudanaeodesgosto,adecepoeosdesafiosdo caminho, criando um litgio com Deus, lanando a si mesmo nos leitos amargos da inconformaoe darevolta,dodioedainsanidade,daapatia edosofrimentomoral. Nestemomentodetransioemqueosavanoscientficosaclassificamdentro delimitesecdigos,necessrioampliaralentedasinvestigaesparaanalislacomo estado interior de inadequao com a vida, que limita o Esprito para plenificarse, existir,serem plenitude.Seutraopsquicopredominanteadiminuioouausnciade prazeremquaisquer nveisque semanifeste. Portanto, dilatando as classificaes dos respeitveis cdigos humanos, vamos conceitula como sendo o sofrimento moral capazdereduzirou retiraraalegriadeviver. Sob enfoque espiritual, estar deprimido um estado de insatisfao crnica, no necessariamenteincapacitante.Asmaisgravespsicosesnasceramatravsdefiletes de loucuracontroladaqueroubamdoserhumanoaalegriadecontinuarsuamarcha,de cultivarsonhoselutaspelosideaisdesobrevivnciabsica.Nessatica,tomemosalguns exemplos para ilustrar nosso enfoque de depresso luz do Esprito imortal em

36 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

condutas rotineiras: Odesnimonocumprimentododever. Ainseguranaobsessiva. Aansiedadeinexplicvel. Asolidoemgrupo. Aimpotnciaperanteoconvitedasescolhas. Aangstiadamelhora. Aaterrorizantesensaodeabandono. Sentirseintil. Baixatolernciasfrustraes. Odesencantocomosamigos. Medodavulnerabilidade. Adescrenanoatodeviver. Ohbitosistemticodaqueixaimprodutiva. Arevoltacomnormascoletivasparaobemdetodos. Aindisposiodeconvivercomosdiferentes. Arelaodeinsatisfaocomocorpo. Oapegoaosfatospassados. Osentimentodemenosvaliaperanteomundo. Odescasocomosconflitos,anegaodossentimentos. Ainvejadosucessoalheio. Adesistnciadeserfeliz. Adecisodenoperdoar. Ainconformaoperanteasperdas. Fixaoobstinadanospontosdevista. Odesamoraosquenosprejudicam. Ocultivodopersonalismo aexacerbadaimportnciapessoal. Ogerenciamentoineficazdaculpa. Asafliesfantasmacomofuturo. Atormentadeserrejeitado. Asagrurasperanteas crticas. Rigideznasatitudesenosobjetivos. Condutaperfeccionista. Sinergiacomopessimismo. Impulsoparadesistirdoscompromissos. Pulsoparacontrolaravida. Irritabilidadesemcausasconhecidas. Todas essas aes ou sentimentos so sinais de depresso na alma, porque criamou refletemumdesajustedacriaturacomaexistncia,levandoa,paulatinamente, aroubardesimesmaaenergiadavida.SorejeiesSbiaeJustaVontadeDivina excelsaexpresso dobememnossofavornasocorrncias decadadia. Bilhesebilhesdehomens, navidafsicaeextrafsica, estodeprimidosou constroemestufaspsquicasparafuturasdepressesreconhecidaspelaticaclnica.

37 ESCUTANDOSENTIMENTOS

Arrastamseentreaanimalidadeeomundoracional.Lutamparaselivrar da pesada crislida magntica dos instintos e assumir sua gloriosa condio de filhos de Deuse cocriadoresnaObraPaternal.Vivem,masnosabemexistir.Perambulam,quase sempre, naalegria depossuireraramentealcanamoprazerdeser.Oraescravosdas lembranas do passado, ora atormentados pelo medo do futuro. Jornadeiam sob os grilhesdoego recusandoosapelosdoself. Esse conceito malevel da doena explica o lamentvel estado de inquietude interior que assola a humanidade. a algazarra do ego criando mecanismos para continuar seu reinado de iluses, obstruindo os clares de serenidade e sade imanentesdoself avontade lcidadoEspritoembuscadaliberdade. Devidoaos programascoletivos de saneamento psquicodaTerra orientados pelo Mais Alto, vivendo o momento histrico. Nunca foram alcanados ndices to significativos de resgate e socorro nos atoleiros morais da erraticidade. Consequentemente,elevaseonmerodecoraesqueregressamaocorpocarnalsob custdia do remorso. Esse estado psquico responde pelo crescimento dos episdios depressivos. Seria trgico esse fenmeno social se deixssemos de considerlo como indciodemudananosrefolhosdaalma. Conquanto no signifiquem libertaoe paz,coloca acriatura a caminho dos primeiros lampejosdeconscincialcida. O planeta em todas as latitudes experimentar uma longa noite de dores psicolgicas, em cujo bojo despontar um homem novo e melhorado em busca dos Tesouros Sublimes,aindadesconhecidosemsuaintimidade. Ao formularmos esse foco para a depresso, nossa inteno estimular a medicinapreventivacentradanoEspritoimortalenaeducao.assustadorondice de deprimidos segundo a sintomatologia oficial, no entanto, infinitamente maior o nmero daqueles que cultivam, em regime de cultura mental, os embries de futuros episdiospsiquitricos depressivos. A soluo vem da prpria mente. A teraputica est no imo da criatura. Aprender a ouvir os ditames da conscincia: eis o que pouco fazem quando se encontram sob sanso da depresso. Esse o estado denominado conscincia tranquila,ouseja,quandooselfsuperaastormentasdaculpaedomedo,daansiedade edoinstintodeposse.Aprendendoaartede ouviresseguiainfalvel,acriaturacaminha paraosossegontimo,aserenidade,aplenitude, aalegria. A sade decorre de uma relao sinrgica com o self. Dele partem as foras capazes deestabelecer o clima daalegria de ser. Do self procede a energia da vida, o tnusque permiteacriaturaampliarseuraiode interaocomanatureza outrafonte devida , expressocelestedeDeusnouniverso.Adepressoausnciadessaenergia de base, dessa fora de vitalidade e sade, ensejando a defasagem, o esgotamento. A ausnciadecontatocomoamor Leiuniversaldevidaesadeintegral responde pelosreflexosdamorte interior. Nos apelos da conscincia encontraremos o receiturio para a liberdade e a paz,oequilbrioeoprogresso.Aingestodessamedicaoamargaserabatalhasem trguas, porque aderir aos ditames conscienciais significa, antes de tudo, deixar de desejaroquesequerparafazeroquesedeve.Nessaescoladenovasaprendizagens,a

38 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

alma far cursos intensivos de novos costumes emoes atravs do aprendizado de olharparasi. A ausncia de uma percepo muito ntida das nossas reais necessidades interioreslevanosbuscadoprazerestereotipado,aquelequeamaioriaprocurapara preencher o vazio, e no viver criativamente em paz. Depois vem a culpa e outras manifestaesdedor. Oprazerrealsomenteaquelequenosequilibraepreenchesemsofrimentos posteriores. Somenteestandoidentificadoscomosrecadosdoself,construiremosuma vida criativa, adequada ao caminho individual. Jung chamou esse processo de individuao. Descobrirnossasingularidade,sabervivlasemafrontaaomeioecoloclaa serviodobem, essasasetapasdocrescimentosistmico,integradocomoprximo,a vida e a natureza. Individuao s ser possvel acolhendo a sombra do inconsciente atravs dos braos do ego, entregandoa inteligncia espiritual do self, para transformlaemluze erguimentoconformeasaspiraesdoEsprito. Depresso condiomentaldaalmaquecomeaaresgataroencontrocoma verdadesobresimesmadepoisdemilnios noslabirintosdailuso. A felicidade terrestre relativa posio de cada um. O que basta para a felicidade de um, constitui a desgraa de outro. Haver, contudo, alguma soma de felicidadecomuma todososhomens? Com relao vida material, a posse do necessrio. Com relao vida moral,a conscincia tranquilaeafnofuturo. Conscinciatranquilaeprazerdeviver,amaiorconquistadaspessoaslivrese felizes.

39 ESCUTANDOSENTIMENTOS

CAPTULO6

IDENTIDADE CSMICA
Eaquiestosegundoquesemelhanteaoprimeiro: amarsoteuprximo,comoa timesmo.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloXV item4

Chamamos de atitude amorosa o tratamento benevolente com nosso ntimo atravs da criao de um relacionamento pacfico com as imperfeies. Desenvolver habilidadesbenevolentes paraconsigoabase da vida saudvele o ponto de partida paraocrescimento emharmonia. Amar a si mesmo o cerne da proposta educativa do Ser na fieira das reencarnaes. O aprendizado do autoamor tem como requisito essencial a descoberta de nossaidentidadecsmica,ouseja,arealidadedoquesomosnaObraIncomensurvel do Pai, nossa singularidade. A singularidade a Marca de Deus que define nossa histriarealnotrajetoda evoluo.comooPainosconclamaser naSuaCriao. Importante frisar que a singularidade o conjunto de caracteres morais e espirituaispeculiarescriaturanicaquesomos. Nelaseincluemtambmasmazelas cujosprincpios foramcolocadosnohomemparaobem,conformeacentuamosSbiose Orientadores dacodificao(O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO captulo Xitem 10). Quando rejeitamos alguns aspectos dessa identidade exclusiva, nasce o conflito, que a tormentainterior da alma convocadaa transformar para melhor sua condio individual. ODoutorCarlGustavJungdefiniuessemovimentodavidamentalcomosendo individuao, isto, viver em busca da individualidade, do Si Mesmo. No se trata de viveroindividualismo,opersonalismo,masaprenderaser,permitindoaexpressode suas caractersticas divinas latentes e de sua sombra sem as mscaras sociais. Individuaovem dolatimindivduoscujosentidoindiviso,inteiro. O progresso pessoal de cada um de ns a arte de saber integrar os fragmentos da vida ntima, harmonizandoos para que reflitam as leis naturais de cooperao, trabalho e liberdade. Somente vibrando na frequncia do amor, esse movimentoeducativodaalma plenificasesemaangstiaeomartrio patrocinadores de longas e dolorosascrises nessecaminhar evolutivo. A convivncia compassivacom nossasombrasserpossvelcomaceitaodenossaidentidadecsmica.Aceitaros nossos sentimentos, desejos, aes, impulsos e pensamentos. Aceitar entrar em contatosemreprimir.Criarumaconexosem julgamentoecondenao.Aaceitaono

40 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

significa acomodao ou adeso passiva, mas entender, investigar e redirecionar esse patrimniosemrigidezedesamor.cuidarbemde simesmocomternuraerespeitoao patrimnioadquirido,incluindoosmauspendores. Aceitaoamaneiracarinhosadetratarnossaintimidade,semrivalidade. Aceitarse confundido com passividade, irresponsabilidade. O conceito exatamenteoinverso,poisquandoeuaceitoascoisascomoso,resgatominhaforae poder transformador. Se ns no nosaceitamos, magoamosa ns mesmos, por isso o autoamor tambm autoperdo. Perdoar ter uma atitude de compaixo que nos distancie dos julgamentos e crticas severas e inflexveis. O remdio ser aprender a amar a vida que temos, o que somos, o que detemos e viver um dia aps o outro, cultivandonaintimidadeacertezadequeopercursoquefizemos deveservistocomoo melhor e mais proveitoso s necessidades que carregamos. a nossa marca personalizadanaObradaCriaopelaqual devemosrespondercomsisomoral. CertamenteasLeisDivinas,atodoinstante,conspiramparaqueafinemosessa singularidade com a Frequncia de Deus, sempre elevandonos e progredindo. A propostadoautoamor,impelenos,sobretudo,aconhecernossoritmoevolutivo,nossa capacidade pessoaldeajustarmonosaessamelodiauniversal. Ningumconsegueultrapassarseuslimitespessoaisdeumaparaoutrahora.A palavra limite quer dizer o pontomximo. Em termos espirituais, s daremos conta daquiloque podemos. Nem mais nem menos. O martriorepresenta algum querendo dar alm do que consegue, idealizando caminhos, cobrando d si o impossvel. Uma posturade inaceitaodesuacondiontima,gerandoinsatisfaesedesequilbrios. Quandonoamamosansmesmos,vivemosmercdainflunciadospalpites e reprimendas. Aaprovao alheia mais importantequea aprovaointerior. Nessa situaoescasseiamestimaeconfianaasiprprio,queimpossibilitamaexpressoda condio particular. Assim sentimonos prisioneiros adotando mscaras com as quais procuramos evitararejeiosocial,fazendonosinfelizeserevoltados. Ningum pode definir para ns o quanto ou o como deveramos. Podemos ouvir opinieseconselhos, corretivoseadvertncias, porm, o exercciodoautoamor nosensinaratirar decadasituaoaquiloque, defato, nossertilaocrescimento. Cadapessoaousituaodenossasvidascomoocinzelqueauxiliaraesculpiraobra incomparvel da ascenso particular. Mas recordemos: apenas um cinzel! Apenas instrumentos!Poisatarefaintransferveldetalharcomcadaumdens,escultoresda individuao. Quem se ama, imunizase contra as mgoas, guarda serenidade perante acusaes, desapegase da exterioridade como condio para o bemestar, foca as solues e valores, cultiva indulgncias com o semelhante,, tem prazer de viver e colaboraespontaneamente comobemdetodosedetudo. Porlongotempoaindaexercitaremosesseamoransmesmos, alfabetizando nossas habilidades emocionais para um relacionamento intrapessoal fraterno, equilibrado. AprimeiracondioparanosengajarmosnaLeidoAmoressacaridade conosco,oencontrodoselfdivino,semoqualficaremosdesnorteadosnolabirintodas experinciasdirias, mercdepessoasefatos,adiandooInstanteCelestedesintonizar nossospassoscomapaz interiorquetodos,afanosamente,estamosperseguindo.

41 ESCUTANDOSENTIMENTOS

CAPTULO7

CARTA DE MISERICRDIA
Comoquevedesumargueironoolhodovossoirmo,quando novedesuma travenovossoolho? Ou,comoquedizeisaovosso irmo:Deixametirarumargueiroao teuolho,vsquetendesnovosso umatrave? Hipcritas,tiraiprimeiroatraveaovossoolho edepois, ento,vedecomopodereistiraroargueirodoolhodovossoirmo.
(S.Mateus,7:3 5) OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloX item14

Umdosefeitosmaisinconfessveisdaarrognciaemnossosrelacionamentos anossafaltadehabilidadeparaconvivercomhonestidadeemocionalperanteobrilho dos xitosalheios. Com rara facilidade, sob ao fascinadora da arrogncia, julgamonos os melhores naquilo que fazemos. Esse um efeito dos mais perceptveis do estado orgulhoso de ser, isto , a propriedade mental de luz toldar a viso para enxergar o quantonosiludimoscomas fantasiasdoego. O senhorAllanKardecteveensejodedestacar: Comefeito,comopoderum homem,bastantepresunosoparaacreditar naimportnciadasuapersonalidadeena supremacia das suas qualidades, possuir ao mesmo tempo abnegao bastante para fazer ressaltaremoutremobemqueoeclipsaria,emvezdomalquepoderiareallo? (OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO CaptuloX item10). Namaioriadasvezes,omritoalheioaindarecebidononossocoraocomo uma ameaa ou atmesmo uma afronta. Raramente, admitimos tal verdade. O hbito milenarde racionalizarnossossentimentosconstituiumacouraapsicolgicaenrijecida peloorgulho. O orgulho vos induz a julgarvos mais do que sois; a no suportardes uma comparao que vos possa rebaixar; a vos considerardes, ao contrrio, to acima dos vossos irmos, quer em esprito, quer em posio social, quer mesmo em vantagens pessoais, que o menor paralelo vos irrita e aborrece. Um esprito protetor, Bordus, 1863(OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO CaptuloIX item9). A educao dos sentimentos depende de abundante honestidade emocional paraconduzirnosverdadesobrensmesmos.Semconscinciadesuasrazes,jamais admitiremosapresenadocimeedainveja monstrosroedoresdapazinterior. Combalidosporantigasfrustraes,desgostososconoscomesmo,sentimonos desvalorizados, tomados por uma sensao de inutilidade e abandono que tentamos mascarar com alegrias fictcias e conquistas perecveis. Nesse clima psicolgico, como cultivarempatiaeentusiasmocomasvirtudesalheias?

42 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

Os relacionamentos a todo instante sofre os efeitos indesejveis da carga vibratria dessas desconhecidas sombras ntimas, criando estados de desconforto que estipulam a antipatia ou mesmo a averso, sem que haja, de nossa parte, qualquer inteno nesse sentido. So reflexos automticos que trazemos na vida mental, com enormepoderdeao sobreasatitudes,semquedissotenhamosconscincia. E o que mais grave: por desconhecer a natureza dessas emoes, vemos o argueiro noolhoalheio,sendoquetemosumatraveemnossavisoespiritual,conforme aassertivaevanglica.Sentimosqueasrelaesnovobem,masporincapacidadeou faltade habilidadeemanalisaransprprios,instintivamentefazemosumaprojeona tentativa dedescobrirdoladodefora,aquiloque,emverdade,estdentrodens. Que nenhum discpulo de Jesus, perante os fracassos e perdas na vida interpessoal,julguesederrotadooumalintencionado.NosserviosdaObraCristnos quais somos colaboradores iniciantes, jamais devemos nos permitir desacreditar nas intenes sinceras que sustentam nossos ideais de ascenso. Quase sempre, elas constituem nossa nica garantia legtima em direo aos projetos de iluminao espiritualqueabraamos. Seassimnospronunciamosporque,mesmoentreosdiscpulosdaBoaNova, anobrezadeintenesnosuficienteparaimpedir osefeitoslamentveisdaaltivez quecarregamosemnossoscoraes.Pormuitotempoainda,lutaremostenazmentena colheita infeliz dos reflexos de prepotncia e competio, que assinalam nossos impulsosunsperante osoutros. um processo natural da evoluo. Nada h de errado em sentir o que sentimos. O problema surgequandorebelamos em aceitar einvestigar aexistnciade semelhantes atitudesdecadahora. No agimos assim por mal deliberadamente. So as compulses morais que geramos nasexperinciassucessivasdaambioedaloucuranasvitriasperecveis. Perdoarenosperdoarsempreserasoluo.Olhemosparanscomlealdade, mas, igualmente,comcarinhoemisericrdia.Somosalmarecmegressasdasfileirasdo mal. Estamos, a exemplo do FilhoPrdigo da passagemevanglica, retomando nossos caminhos apsasatitudesenfermiasdoesbanjamentopsicolgicoeemocional,quenos aprisionaram nasrefregasdovazioexistencial. Segundo o benfeitor Calderaro, o captulo X de O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, Os Que So Misericordiosos, deveria ser um dos textos mais estudados entre ns, os seguidores da Doutrina Esprita. Os ambientes educativos dos centros espritas que no cultivarem a misericrdia tero enormes obstculos com o conflito improdutivo resultado da maledicncia e da hipocrisia, da severidade e da intolerncia. Tolerncia, indulgncia, perdo, compaixo e benevolncia so algumas das expresses morais imprescindveis no trato de uns para com os outros. Sem essas atitudesde amor,comonossuportaremos? A comunidade doutrinria esprita avizinha o momento de seu desabrochar para a maior idade. A conscincia da extenso de nossas enfermidades nos levar a concluirmos que nosso movimento libertador um hospital de vastas propores e especificidade. Como doentes em busca da cura, reconheceremos as necessidades do

43 ESCUTANDOSENTIMENTOS

amor, sem o qual adiaremos nossaaltamdica. E que manifestao de amoraplicado maispalpvelpodeexistirquea misericrdia? Nada di tanto aos seguidores sinceros de Jesus quanto a ofensa no intencional, as rusgas no desejadas, as perdas afetivas, as reaes inesperadas de ingratido, o vcio em colecionar certezas irremovveis que traduzem prepotncia, a indiferenaeomenosprezo. Soosfrutosdaausnciademisericrdianocoraohumano. Enquantoprocurarmosascausasdasdecepesdenossasrelaesnoestudo das imperfeies,noencontraremosrespostassatisfatriassnossasindagaesenem consolo para nossa alma. Somente compreendendo sinceramente quais lies evanglicas deixamos de aplicar em cada passo do caminho, obteremos alento, orientaoeestmulo.Misericrdiaparacomasimperfeiesalheias,piedadeparacom nossasfaltas! Portanto, as casas espritas orientadas pelas atitudes de amor adotem sem demora o projeto da misericrdia fraternal. Grupos que se renam em vivncias de honestidade emocional.Quetenhambondadeparatratardeseussentimentosediscuti losemequipe. Sinceros, porm, acolhedores. Grupos que possam olhar de frente para a arrogncia que ainda nos domina, eque tenham coragem deconfrontla em pblico. Gruposquesaibampedirperdo.Conjuntosdoutrinriosdispostosaestimularobrilho dasqualidadesunsdos outrosedispostoscompaixocomosdefeitosemotivadospela aboliodarigidez mrbida. NoHospitalEsperana,DonaModestadesenvolveumaatividadedefidelidade aos sentimentos. Chamase Tribuna da Humildade. um recurso teraputico em pacientes depoisdecertotempodetratamentoemocional.Depoimentos,cartas,pedidos deperdo, histriasdevida,fracassosevitriassoapresentadoscomoformadecuidar dos sentimentossecretos,noadmitidosduranteavidafsica. Gostaramosdepassaraosamigosdeidealnacarneasntesedeumacartaque foi lidapordestacadolderespritaaoocupar,oportunamente,aTribuna.Noimportao quesepassououoquevir,nossointuitopensarmos,atodoinstante,queaaplicao damisericrdiaavirtudequeabrandanossoscoraeseotestemunhodalevezaem nossas almas. Senhoresesenhoras,irmosdedoutrina,paznaalma. Vir aquifalardemeus sentimentosumahonra.Slamentoquetenhadescobertototardeobemquemefaz falardoquesinto. Avidafsicabrindoumecomabnodeseresprita.Trsdcadase meiaem ininterruptaeafanosaatividadedoutrinria. Sou uma vtima de mim mesmo. incrvel como ouvi tantas e tantas vezes, assim comoacreditoquetenhaocorridoigualmentecommuitosaquipresentes,sobrea importncia de perdoar e, no entanto, tal esclarecimento ficou apenas no crebro. Impermevelaocorao. TenhoaprendidosobrecustdiadeDonaModestaque,quando alembranade algumvememnossamenteedespertamaussentimentos,estamosmagoados.Segundo ela, a mgoa que permanece por mais de uma hora em nossa cabea, desce para o corao.Es Deussabequandosairda...

44 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

omeucaso!Deixeiamgoapormais deumahoranacabea! Talvezalgumpossaperguntar:porqueapenassessentaminutosdemgoana cabea? Segundo Dona Modesta, os sessenta minutos so suficientes para perguntar a ns mesmos por que nos magoamos, e descobrir em ns prprios os remdios para curarnos. Livrarnosdasalgemasdaofensa. A princpio,pode parecer uma atitude ingnuae desproposital, mas somente quemjsofreuobastantecomasmgoassabedaimportnciadeexonerlasoquanto antes da intimidade. Ao adquirir coincidncia dos males queela nos traz, temos mais motivosainda paraextirplas. Eu trouxe durante dcadasa lembrana desagradvel de pessoas e situaes que permiti morarem em meu pensamento por mais de uma hora na condio de opositores. Olheidemaisparaforaea doenadesceudacabeaparaocorao. Poisbem!Issomecustouumcncer,odesencarneprematuro,perdasafetivas muito caras,lgrimassemconta,angstiainterminveleisolamento. Aquiestoueudiantedemimmesmo.Eosmeussupostosinimigos,aqueles que me feriram,ondeecomoesto? Certamente seguem seus caminhos e no levam ms lembranas, especialmentede minhapessoa. Meusamigos,odramaums!Tivesselucidezsuficienteebastariamsessenta minutos para descobrilo! Faltoume honestidade emocional para admitir que fosse invejoso,ciumento, competitivo, avessoacrticase melindroso. Meu orgulho impediu me de admitir que outras pessoas fossem to boas quanto eu naquilo que eu fazia. Fracasseiemumdostestesmaisdifceisdajornadahumana:exaltar aimportnciado outro com legtima alegria no corao e diminuir para que o Cristo crescesse (Joo, 3:30). Em meu favor, apenas tenho as minhas intenes. Em nenhum momento, conscientemente,calculeiconflitosouinteressespessoais.Souvtima demimmesmo,do meupassadodesemeaduranaarrogncia. Tudo passou no tempo, mas ainda trago a mente presa ao passado. Isso a mgoa no corao. Permitime adoecer. Magoar admitir ser ferido, machucado. A cicatrizaopodedemorar.Aminhaestseprocessandosomentedepoisda morte. Como? Como cicatrizar essas lceras que eu mesmo provoquei? Como esquecer? Foramasperguntasquefizdesesperadamenteaotomarmaiorconscinciado quantome faziamsofrer. Dona Modesta, aqui presente, testemunha da minha dor. Como religiosos, raramente escapamos de uma velha armadilha: a presuno. Eu no escapei. Por presuno torneime um exmio juiz dos atos alheios, recheado de certezas sobre a condutadosoutros,umpsiclogoimplacveldocomportamentodoprximo. Tinhanos lbiosasexplicaesperfeitasparaaatitudedetodosquemeofenderam.Quantoa mim, sempremedesculpava. Comopudesertodescuidado! Olheidemaisparaoargueirodoprximoenoviminhaprpriatrave. preciso muita coragem para nos confrontar! Admitir a presena da inveja. Reconhecer que todos os nossos dissabores comeam em ns mesmos. Conscientizar

45 ESCUTANDOSENTIMENTOS

que somos os nicos responsveis pelo que sentimos. Que podemos a qualquer momento retomar nossa alegria, nossas metas, nosso processo de crescimento, conformeaorientao evanglicaquejpossumos. Foi ento que surgiu uma palavra fundamental na minha recuperao. Misericrdia.Compaixo. Permitammealeituradeumpargrafoquesetornouafonte deinspirao para minharecuperao: Espritas, jamais vos esqueais de que, tanto por palavras, como por atos, o perdo das injrias no deve ser um termo vo. Pois que vos dizeis espritas, sedeo. Olvidaiomal quevoshajamfeitamenopenseissenonumacoisa:nobemquepodeis fazer. Aqueleque enveredouporessecaminhonotemqueseafastarda,aindaquepor pensamento,umavezquesoisresponsveispelosvossospensamentos, osquaistodos Deusconhece.Cuidai, portanto,deosexpungirdetodosentimentoderancor:Deussabe oquedemoranofundodocoraodecadaumdeseusfilhos.Feliz,pois, daqueleque pode todasas noites adormecer, dizendo: Nada tenho contrao meu prximo. Simeo, Bordus,1862(OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloX item14). Misericrdia! Ao invs de estudar as razes das ofensas, passei a pensar e aplicara atitudedemisericrdia.Mentalizeimeussupostosadversriosquemetraziam ms recordaes e os envolvia em luzes de cores calmantes. Orei com sinceridade pedindoaDeusporeles.Lamentavelmentenopudefazeroquefariahojeseestivesse nocorpo:os procurariaparaumabraosincero. Misericrdia,inclusiveparamim,foioquepratiquei,poisperdi,almdetudo,a minhapaz.Autoperdo,admitiraminhaparticipaoemtudoaquiloquetinhamotivo para queixar.Comodolorosotomarcontatocomasnossasiluses. Incrvel! Hoje tenho conhecido dramas terrveis de pessoas que foram efetivamente feridasedilaceradasnavidafsica,equeseencontramaquinessacasade amoremestados melhoresqueomeu. Comonsespritasnosferimossemmotivosreaisparatanto! Somentequandoconseguirmosrirdasatitudesquenosferiram,estaremosnos curando. Quantaarrognciatotalmentenecessriaemumaobraquenemnospertence! Quevergonhaaminha!Comoeugostariaquetudotivessesidodiferente!Sem dissenses, inimizades, perdas. S tenho uma virtude em toda a minha histria. No desistiderefazermeus caminhos.Talvezporissosofratanto.Porissoestouaplicandoa misericrdiacomigo tambm. Noexisteparamimconceitomaisclarodemisericrdiaqueacolhercomafeto e carinho, estmulo e alegria o valor alheio, ceder da minha importncia pessoal em favorda motivaodeoutremparaasuacaminhada. Hoje, creio sinceramente que se concedermos apenas uma hora para analisarmosasimperfeieseusarmosorestantedotempoparanosamar,avidanos presentearcommais motivosparaserfeliz. PensomuitoemJesus.Sabendodetodasas nossasmazelas,mesmohojecomo espritas,continuacontandoconosco. Essatemsidoaminhafora. Saber que o Mestre ainda conta comigo tem sido meu descanso, minha motivao. Obrigadoatodospormeouvirem.

46 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

CAPTULO8

ESTUDANDO A ARROGNCIA I
Assimnodeveserentrevs,aocontrrio,aqueleque quisertornarseomaior,seja vossoservo; e,aquele quequiserseroprimeiro entrevssejavossoescravo.
Mateus, 20:2028 OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloVII item4

Arrogncia,eisumtemadeextremaimportnciaparasermeditadoemnossos ncleosdeamorcristo. Tenhoarrogncia?Comodescobrila?O quearrogncia?Umsentimentoou uma atitude? Qual a sua origem? Como se manifesta? Como perceber a atitude arrogante? Que fazer para superar essa doena moral? Como espritas somos arrogantes? Como? Por que existe ainda a arrogncia em nossa conduta, apesar do conhecimentodoutrinrio? Os Sbios Guias da Verdade oportunamente responderam ao senhor Allan Kardec: Detodasasimperfeieshumanas,oegosmoamaisdifcildedesenraizar se porque deriva da influncia da matria, influncia de que o homem, ainda muito prximodesuaorigem,nopdelibertarseeparacujoentretenimentotudoconcorre: suasleis,sua organizaosocial,suaeducao. O estudo do sentimento de egosmo constitui elemento fundamental no entendimento de nossas necessidades espirituais. Significa estudar nossa prpria histriaevolutiva. A sutil diferena entrepensar excessivamenteem sie pensar em si com benevolncia pode determinar a natureza de todos os sentimentos humanos. O excesso deinteresse por simesmo umciclo deilusesque se repete sustentando o autodesamor em milnios de perturbao. A benevolncia a bondade efetiva que caminhadebraosdados comaedificaodapazinterior. O codificador ponderou: No;a paixoest no excesso de que seacresceua vontade,vistoqueoprincpioquelhedorigemfoipostonohomemparaobem,tanto queaspaixespodemlevlorealizaodegrandescoisas.Oabusoquedelassefaz quecausao mal(OLIVRODOSESPRITOS questo907 comentriodeAllanKardec). Na fieira do tempo o egosmo sofreu mutaes infinitas que compem a versatilidadedetodaaestruturasentimentaldoSer. O abusodessesgermensdeluz tem constitudo entrave ao longo dos tempos. A paixo ausncia de domnio sob gerncia da vontade ensejou reflexos perniciosos, cujas razes encontramse no egocentrismo oestado mentaldefechamentodasnossasprpriascriaes.

47 ESCUTANDOSENTIMENTOS

Nessaslinhasdeevoluo,oinstintodeconservaodesenvolveu apossecomo sinnimodeproteo,vindoaconstituironcleodatormentahumanacomoasseveram acimaosSbiosOrientadoresdaVerdade:(...)oegosmoamaisdifcildedesenraizar se porquederiva dainflunciadamatria(...). Alicerados na necessidadeapaixonada de proteomaterial,enlouquecemos atravs da posse e a conduta arrogante ensejounos a concretizao dessa atitude de egosmo. Oprincpioquegeraaarrognciafoicolocadonohomemparaobem.ansia de crescererealizarse.Oimpulsoparaprogredir.Oinstintodeconservaoquepreva proteo, a defesa. Tais princpios so os fatores de motivao para a coragem, a ousadia, o encanto com os desafios. Graas a eles surgem os lderes, o idealismo e as grandesrealizaesinspiradasemvisesampliadasdofuturo. O excessodetudoisso, noentanto, criouapaixo.Apaixogerouovcio.Ovciopatrocinouodesequilbrio. Comparemos o egosmo como sendo o vrus e a arrogncia a doena, seus efeitosnocivosedestruidores.Arrogncia,qualidadeoucarterdequem,porsuposta superioridade moral, social, intelectual ou de comportamento, assume atitude prepotente ou de desprezocom relaoaos outros; orgulho ostensivo, altivez. Esse o conceitodosdicionrioshumanos.(Dicionrio Houaiss). No sentido espiritual podemos inferir vrios conceitos para o sentimento de arrogar. Vejamos alguns: exacerbada estima a si mesmo. Supervalorizao de si. Autoconceitosuper dimensionado.Desejocompulsivodeseimporaosdemais. Oegosmoosentimentobsico.Arrognciaaatitudentimaderivadadesse alicercedesensaesnascidasnocoraoocupado,exclusivamente,comseuego.Uma compulsivanecessidadedeseroprimeiro,omelhor,manifestadaatravsdeumcortejo de pensamentos, emoes, sensaes e condutas que determinam o raio espiritual no quala criaturatransita. AsseveramosSbiosGuias:(...)apaixoestnoexcessodequeseacresceua vontade,,vistoqueoprincpioquelhedorigemfoipostonohomemparaobem,tanto queaspaixespodemlevlorealizaodegrandescoisas.Oabusoquedelassefaz que causaomal. 3 Faamosumpequenogrfico .Escrevaapalavraarrognciaeacircule.Agora faa quatro traos nos pontos cardeais e escreva: rigidez, competio, imprudncia, prepotncia. Novamente faa um crculo em torno desses pontos e escreva: estado orgulhoso deser.Fecheumnovocrculo. Essassoasquatroaesmaisperceptveisem decorrncia do ato de arrogar que estruturam expressiva maioria dos estados psicolgicos e emocionais do Ser. A partir desse estado orgulhoso de ser, podemos perceber umquadromental dergida autossuficincia, doqual nascemasilusese os equvocos da caminhada humana, arrojandonos aos despenhadeiros da insanidade aceitveledarivalidadeenvernizada. Otraopredominantenapersonalidadearroganteanoconformidade.Usada comequilbrio, fonte de crescimento e progresso. Todavia, sob ao dosreflexos da posse e do interesse pessoal, que marcaram, acentuadamente, nossas reencarnaes,
3

(Notadomdium:grficopropostopelaautoraespiritual).

48 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

essetraoatingiu o patamar de rebeldia e obstinaoenfermia. A rebeldia tornouse um condicionamento psicolgico que dilata as aes da arrogncia. Uma lente de aumentoquedecuplicaeaceleraasmutaesdaautossuficincia. Estudemos, portanto, as atitudes pilares da arrogncia sob as lentes da rebeldia. Arigidezaraizdascondutasautoritriasedateimosiaque,frequentemente, desguam nos comportamentos de intolerncia. Sob ao da rebeldia, patrocina o desrespeitoaoLivrearbtrioalheioealimentamconstantementeomelindreporavida no sercomoelegostariaquefosse. A competio no existe sem a comparao e o impulso de disputa. Quando tomado pelapaixo,aforamotrizdesemelhanteaoosentimentodeinveja.Namira darebeldia,causaomenosprezoeaindiferenaquetentaempanarobrilhodeoutrem. A competiooalimentodosentimentodesuperioridade. A imprudncia marcada pela ousadia transgressora que no teme e nem respeitaoslimites.Quasesempre,essainquietudedaalmaalcanaoperfeccionismoea ansiedade que, frequentemente, desguam na necessidade de controle e domnio. Consubstanciam modosrebeldesdeser.Desejodehegemonia.Sentimentodepoder. A prepotncia um efeito natural da perspiccia que pode insuflar a megalomania, a presuno. Juntos formam o piso da vaidade. A rebeldia, nesse passo, conduzaumadesmedidanecessidadedefixarseemcertezasqueadornamposturasde infalibilidade. Conforme o temperamento e a histria espiritual particular, a arrogncia manifestase commaior oumenornfaseem uma das quatro aes descritas, criando efeitosvariadosnocomportamento.Apesardisso,acadeiadereflexosntimosmuito similar. Egosmoquenasuamutaotransformaseemarrogncia;essa, por suavez, deriva umcortejodeoutrossentimentossobaodoorgulhoedarebeldia. Aarrognciaretiranososensoderealidade.Acreditamosmaisnaquiloque pensamossobreomundoeaspessoasdoquenaquiloquesorealmente.Poressarazo, esseprocessodavidamentalconsolidasecomopisodeinumerveispsicopatologiasda classificao humana. A alterao da percepo do pensamento o fator gerador dos mais severos transtornos psiquitricos. So as manifestaes enfermias do eu na direo do narcisismo. Na rigidez, eu controlo. Na competio, eu sou maior. Na imprudncia,eu quero.Naprepotncia,euposso.Aarrognciapensaavidaeaopens la,afastanosdos nossossentimentos. Essadesconexocomarealidadeestabeleceapresenacontnuadasfantasias nofuncionamentomental,isto,ainterpretaoouimagemdesvirtuadaqueapessoa alimentaacercadefatos, pessoasecoisas. Nessepassoexistemdoistipospsicolgicos maiscomuns.Aarrognciavoltadaparaopassado,quandohumafixaoemmgoas decorrentes da inaceitao de ocorrncias que na sua excessiva autovalorizao, o arrogante acredita no mereclas. O outro tipo a arrogncia dirigida ao futuro, quando a criatura vive de ideais, no mundo das ideias, acreditandose mais capaz e valorosa que realmente o . Passvel de realizar grandes e importantes misses, tais deslocamentosdamentesoformasdeevadir dealgodifcildeaceitarnopresente.De

49 ESCUTANDOSENTIMENTOS

alguma maneira, constituem mecanismos protetores, todavia, quando se prolongam demasiadamente, podem gerar enfermidades psquicas. A depresso resultado da arrognciavoltadaaopassado.Eapsicoseemrelao aofuturo. Interessante observar que uma das propriedades psicolgicas doentias mais presentesnaestruturarebeldedaarrognciaaincapacidadeparapercebla.Oefeito maishabitualdesuaaonamentehumana.Bastadestacarquedificilmenteaceitamos ser adjetivados de arrogantes. Entretanto, um estudo minucioso nos levar a concluir que, rarssimas vezes na Terra, encontraremos condutas livres dessa velha patologia moral. Relacionemosoutrosefeitosdessadoena: 1. Perdadoautodomnio. 2. Apegoaconvicespessoais. 3. Gostoporjulgarerotularacondutaalheia. 4. Necessidadedeexercciodopoder. 5. Rejeioacrticasouquestionamentos. 6. Negaodesentimentos. 7. Terrespostaparatudo. 8. Desprezoaosesforosalheios. 9. Imponncianasexpressescorporais. 10. Personalismo. 11. Autossuficincianasdecises. 12. Bloqueionahabilidadenaempatia. 13. Incapacitaparaaalteridade. 14. Turvaoafeto. 15. Acreditaquepodemaisdoquerealmentecapaz. 16. Buscarmaisdoquenecessita. 17. Quereriralmdeseuslimites. 18. Exigirmaisdoqueconsegue. 19. Sentirquesomosespeciaispelobemquefazemos. 20. Suporquetemosacapacidadededizeroquecertoeerradoparaos outros. 21. Sentirsecomdireitosequalidadesemfunodotempodedoutrinaedafolha deservios. 22. Acreditar quetemosamelhor percepo sobre asresponsabilidadesque nos soentreguesemnomedoCristo. 23. Julgarseaptoaconheceroquesepassanontimo denossoprximo. 24. Desprezarovaloralheio. A ausncia de conscincia sobre esse sentimento e suas manifestaes de rebeldia tem sido responsvel por inmeros acidentes da vida interpessoal. Mesmo entre os seguidores das orientaes do Evangelho, solapam as mais caras afeies, levando muita vez a tomar os amigos como autnticos adversrios como destaca a questo917de OLIVRODOSESPRITOS: Quando compreender bem que no egosmoreside uma dessas causas, a que geraoorgulho, aambio,acupidez, ainveja, odio, ocime, queacadamomentoo

50 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

magoam, a que perturba todas as relaes sociais, provoca as dissenses, aniquila a confiana,aqueobrigaasemanterconstantementenadefensivacontraoseuvizinho, enfim a que do amigo faz inimigo, ele compreender tambm que esse vcio incompatvel com a sua felicidade e, podemos mesmo acrescentar, com a sua prpria segurana. Terautoconscinciaumadashabilidadesdaintelignciaemocional.Saberdar nome aos nossos sentimentos fundamental no processo de crescimento e reforma interior. A arrogncia que costumamos rejeitar como caracterstica de nossa personalidade responsvel por uma dinmica metamorfose dos sentimentos. A ignorncia de seus efeitos em nossa vida explorada pelos gnios astutos da perversidadenoplaneta. Necessrioregistrarqueosapontamentossobreaarrognciaaquitranscritos foram embasadosnolivroPORTALARGA,OCAMINHODAPERDIOHUMANA.Umexemplar utilizadonasescolasdamaldadeemncleosorganizadosdaerraticidade,arquivadona bibliotecado HospitalEsperanaquandoseuprprioautorfoiresgatadoesocorridopor Eurpedes Barsanulfo h algumas dcadas. Hoje reencarnado no seio do Espiritismo, esseescritordaspenasvsbuscasuaredenonalutacontrasuaprpria arrogncia.O grfico que sugerimos, tambm da autoria de nosso irmo, usado em inmeras plataformasdeestudos comfinalidadeshegemnicasemclsaperversidade. O livro, que ainda permanece arquivado em nosso centro de estudos, um exemplardeintelignciapsicolgicacujopropsitocombateramensagemevanglica do Cristoembasada na humildade. Segundo oautor,aarrognciaa porta larga para implantaodo caosnoorbeterreno. Assim no deve ser entre vs; ao contrrio, aquele que quiser tornarse o maior, seja vosso servo; e, aquele que quiser ser o primeiro entre vs seja vosso escravo. Porqueessacompulsoporseromaioremumaobraquenonospertence?Se a obradoCristo,porqueaantefraternidade? Considerando tais reflexes acerca dessa doena dos costumes, teamos algumas ponderaes que nos motivem a algumas autoaferies luz da claridade esprita. Arrogncia Intolerncia,inveja,poder,vaidade. Intolerncia autoritarismoeteimosia. Inveja impulsodedisputaecomparao. Poder perfeccionismoeansiedade. Vaidade Megalomaniaepresuno.

51 ESCUTANDOSENTIMENTOS

CAPTULO9

ESTUDANDO A ARROGNCIA II
Noprocureis,pois,naTerra,osprimeiroslugares, nemvoscolocaracimados outros,senoquiserdesser obrigadosadescer.Buscai, aocontrrio,olugarmaishumildee maismodesto,porquantoDeussaberdarvosummaiselevado noCu,seomerecerdes.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloVII item6

EchegouaCafarnaume,entrandoemcasa,perguntoulhes:Queestveisvs discutindopelocaminho?Maselescalaramse;porquepelocaminhotinhamdisputado entresiqualeraomaior(Marcos9:33e34). EssecenriodapocadoCristoaindaserepeteentrensathoje.Deforma velada,sutil,sobinduodoreflexodaarrognciaesuasconsequentesmscaras,ainda disputamos amaioridadeemrelaoaquempartilhaconoscootrabalhodobem. O reflexo mais saliente do ato de arrogar a disputa pela apropriao da Verdade.Nossanecessidadecompulsivadeestarmossemprecomarazodemonstraa ao egosta pela posse da Verdade, isto , daquilo que chancelamos como sendo a Verdade. De posse dessa sensao orgulhosa de possuir o certo em nosso ponto de vista,h milniosadotamoscondutasquenoscausamaagradvelilusodepossuirmos autoridade suficienteparajulgarcomprecisoavidaalheia. combasenesseestadoorgulhosodeserquesustentamosovelhoprocesso psquico de autofascinao com o qual nutrimos exacerbada convico nas opinies pessoais, especialmente em se tratando das intenes e atitudes do prximo. Na raiz desse mecanismo psicolgico encontrase a neurtica necessidade de sentirmos superioresunsemrelaoaosoutros,adisputa. Oorgulhoosentimentodesuperioridadepessoaleaarrognciaaexpresso doentiadessetraomoral. Iluminados pela Doutrina Esprita, no desejamos mais o mal de outrem. Enobrecidospelasboasintenes,jnosqualificamosparaoperaralgodetilemfavor dobemalheio,contudo,osreflexosmentaisdoorgulhoaindanonospermitemvencer o sentimentodeimportnciapessoal.ReconhecerpelocoraoovaloralheionaObrado Cristoaindaconstituiumenormedesafioeducativoparanossasalmas. A mais destruidora atitude na convivncia humana nossa arrogncia de acreditar convictamente no julgamento que fazemos acerca de nossoprximo.Mesmo imbudos de intenes solidrias, somos nscios em matria de limites nas relaes humanas. Quasesempresomosassaltadospor velhosmpetosarquivadosnabagagem

52 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

da vida afetiva que nos inclinam a atitudes de invaso e desrespeito para com o semelhante. Assimnodeveserentrevs;aocontrrio,aquelequequisertornarseo maior, seja vosso servo; O que faz uma pessoa importante a sua capacidade de servir, realizar. O impulso para ser til, edificar, superar limites, alcanar novos patamares de conquistas. o mesmo princpio originrio da arrogncia. Entretanto, invertendoaordem,desenvolvemosa destrutivaacomodaoemserservido. Ora,seeu,SenhoreMestre,voslaveiosps,vsdeveistambmlavaros psunsaos outros.Porqueeuvosdeioexemplo,paraque,comoeuvosfiz,faais vstambm (Joo, 13:14e15). Jesusograndeexemplodeservidor.ParaEle,lavarospsdosdiscpulosno eradiminuir,masavanar. Elenaqueleepisdio,demonstrapossuirconscincialcida deSuarealcondiontima, portanto,noSesentiumenorcomoatodeservir.Nossa grandedificuldaderesideemdesconhecernossorealtamanhoevolutivo.No sabemos quem somos e partimos para adotar referncias para fora de ns. Por isso no discutamos quem o maior conosco e sim o prximo. E para que essa disputa seja legtima,criamosohbitodejulgaratravsdaapropriaodaverdade.Diminuindoo outro,sentimonos maiores. Humildade saberquemse.Nemmais,nemmenos.oestadodamenteque se despedascomparaesparaforaepassaacompararseconsigoprpria,mensurando a realidadedesimesma. Quemsecomparacomooutrocriaatormentaenodescobriu sua singularidade, seu valor pessoal. No se ama e, por isso mesmo, necessita compulsivamenteestabelecerdisputas,incendiandosedeinvejaecolecionandortulos inspiradosemirretorquveis certezaspessoais. Quandonosabrimosparalegitimarahumildadeemnossasvidas,adotamonos comosomos,aceitamosnossasimperfeies.Aprendendoagostardens,eliminamosa ansiedade de competir para denegrir ou excluir. Quando nos amamos, a nsia de progredir transformase em fornalha crepitante de entusiasmo, distanciandonos da atitudepatolgicadeprestgiooureconhecimento. Somente noclima doautoamorelencamoscondiesessenciais paraanalisar as tarefas doutrinrias como campo de oportunidade e aprendizado, crescimento e libertao. Sem autoamor e respeito aos semelhantes, vamos repetir a velha cena do Evangelhoparasaber quemomaior. Noprocureis,pois,naTerra,osprimeiroslugares,nemvoscolocaracimados outros, se no quiserdes ser obrigados a descer. Buscai, ao contrrio, o lugar mais humildee maismodesto,porquandoDeussaberdarvosummaiselevadonoCu,seo merecerdes. Porqueessacompulsoporseroprimeiroemumaobraquenonospertence? NaObradenossoMestrehtarefaselugaresparatodos.(...)Deussaberdarvosum maiselevadonoCu,se omerecerdes. Tarefas maiores, luz da mensagem do Cristo, no significam prerrogativas para adoo de privilgios ou garantia de autoridade. A expressividade da responsabilidade na Obra do Cristo obedece a dois fatores: necessidade de remisso perante aconscinciae merecimentoadquiridopelapreparao.Emambasassituaes

53 ESCUTANDOSENTIMENTOS

predominaumasreceitaparaoaproveitamentodaoportunidade:oesforo,sacrifcio, rennciaehumildade. Sobre os ombros daqueles querealam ebrilham nomovimento doutrinrio pesamseveroscompromissosinterioresperantesuasconscincias.Compromissosque, certamente, no daramos conta por agora. Portanto, repensemos nosso foco sobre quantos estejam assoberbados com tarefas de realce, analisando seus caminhos como espinhosa senda corretiva,repletadedesafioseinquietantesangstiasdaalma. Quemseimpressionacomobrilhodesuasaessesurpreenderiaaoconhecer aintensidadedosincmodosecobranasntimasquelhosabsorvemaconscinciaante a grandeza de suas realizaes. Ningum imagina a natureza das tormentas que experimentam os coraes sinceros para aprenderem a lidar com o assdio das multides, atribuindolhesvirtudesouqualidadesqueelessabemaindanopossurem. Quanta angstiaverteentreoaplausode foraeaslutasavencernasuaintimidade. Noexistempessoasmaisoumenosvaliosasnoserviodeimplantaodobem na Terra. Existem resultados mais abrangentes e expressivos que outros, no entanto, no conferemprivilgiosousosinnimosdesossego interioraosseusautores.Existem inmeros trabalhadores da Doutrina que exercem excelente atuao com invejvel rendimento e sentemse de alma oprimida. Realizam a preo de sacrifcios hercleos. Outros tantos, com menor expressividade na sua produtividade espiritual, alcanam nveis incomuns de alegria e bemestar com a vida. Ainda existem aqueles que muito realizame experimentamumasensaodegrandezaeimportnciapessoal. Aobraimportante.Nossaparticipao,pormaissignificativa,comodestaca Constantino, EspritoProtetor: Bonsespritas, meusbemamados, sois todos obreiros da ltimahora(OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloXX item2). UmadasmaisgravesangstiasdosespritasinternadosnoHospitalEsperana revoltaquenutremcontrasimesmosquandoconscientizamnoseremtoessenciais eimportantesquantosupunhamnoplanofsico.Vriosseentorpeceramcomosefeitos sutis e envernizados da arrogncia, acreditandose indispensveis, missionrios e credores de vantagens em razo das realizaes espirituais. Acalentaramexpectativas fantasiosas com o desencarne e tombaram na enfermidade do personalismo. Quase sempre, constituem pesado nus na rotina do Hospital, pois, mesmo aqui, ainda continuamsuasdisputasinglriaseexignciasdescabidascombaseemsuassupostas credenciaisdeelevaomoral, obrigandonos,algumasvezes,atomarmedidasausteras paratratarlhesainsolncia viciada... Por mais nobre que seja a tarefa a ns entregue na ceara, recordemos: os mritos devemsertransferidosparaacausadonossoMestre.Lutamostodospelacausa doamor,ahumanidaderedimida. Deveremosperiodicamentenosperguntar:quetenho feito dos bens celestes a mim confiados? Cargos, mediunidade, recursos financeiros, influnciapeloverbo,aartede escrever,otalentodeadministrar,aforafsica,asade, ainteligncia,enfimtodososbenscomosquaispodemosenriquecernossacaminhada de espiritualizao. Estarei os utilizando para o crescimento pessoal e de outros? Consigoperceberminhamelhoranousodesses recursos? Adiluiodosefeitosdaarrognciaemnsdependedessaatitudehonestaem lidar com os sentimentos que orbitam na esfera desse reflexo cristalizado no campo

54 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

mental.Essahonestidadeemocionaliniciase comasperguntas:Porqueestousentindo o queestou sentindo? Qual o nome desse sentimento?Quala mensagemmeucorao estmeindicando?Estarei disputandocomalgumnasatividades?Oquepensosobre meu semelhante ser realmente a verdade? Por qual razo algum me causa o sentimentode inveja?Porquemesintodiminudoperanteumadeterminadacriatura? A outra faceta da arrogncia a baixa autoestima. O desgaste das foras ntimasaolongodessetrajetodeilusesnasupervalorizaodesitrouxecomoefeitoo vazio existencial. Aps o esbanjamento da Herana Sagrada, o Filho Prdigo da passagem evanglicaassevera:Pai,pequeicontraocueperanteti;jnosoudignode serchamado teufilho;fazemecomoumdosteusjornaleiros(Lucas15:19). O sentimento de indignidade o reverso da arrogncia. O complexo de inferioridade a resultante dos desvios clamorosos nesta longa caminhada evolutiva. Poressarazoaprendero autoamor fundamental. A educao, convenientemente entendida, constitui a chave do progresso moral. Quando se conhecer a arte de manejar os caracteres, como se conhece a de manejar as inteligncias, conseguirse corrigilos, domesmo modo que seaprumam plantas novas. Essa arte, porm, exige muito tato, muita experincia e profunda observao(OLIVRODOSESPRITOS questo917). Quenossosapontamentossobreaarrognciasejamapenasoestmuloinicial paraacontinuidadedosestudosemtornodotema.Acomplexidadedessesentimento em nossas vidas merece uma investigao mais detalhada que fugiria nossa tarefa desta hora. Comomensageminspiradora para o nosso futuroanteabatalha ingentea sertravadacontranossoegosmodestruidor,recolhamosnossasmeditaesnafalado Esprito Verdade: Os homens, quando se houverem despojado do egosmo que os domina, vivero como irmos, sem se fazerem mal algum, auxiliandose reciprocamente, impelidospelo sentimentomtuodasolidariedade.Ento,oforteseroamparoenoo opressordofracoenomaisserovistoshomensaquem falteoindispensvel,porque todos praticaro a lei da justia. Esse o reinado do bem, que os Espritos esto incumbidosdepreparar(OLIVRODOSESPRITOS questo916).

55 ESCUTANDOSENTIMENTOS

CAPTULO10

SOMBRA AMIGVEL
Poisnadahsecretoquenohajadeser descoberto,nemnadaocultoquenohaja deser conhecidoedeaparecerpublicamente.
(S.Lucas, 8:16e17,OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloXXIV item2)

A sombra designa o outro lado do ser humano, aquele em que vige a escurido. Comumente destacamos a sombra negativa nos ambientes educativos da doutrina. Convm, porm, umaatenosombrapositiva,quesonossospotenciaise talentos ainda no expressados ou descobertos. Em meio a essa escurido da vida inconscienteexistemuita sabedoriae riquezaaindanoexploradas. Escutando nossos sentimentos e o que eles tm a nos ensinar sobre ns mesmos, estaremos entrando em contato com esse material reprimido no inconsciente, com todas as habilidades instintivas que nos asseguram a Herana inalienvel de Filhos do Altssimo em Sua Obra magnnima. Escutar sentimentos aceitlos.Aceitaoquerdizerpensarsobreeles. Habitualmente exaramos e colocao: No quero nem pensar nisso!, referindonos a questes desagradveis do mundo ntimo. Os sentimentos so os principais canais deconexoemitindoconstantesmensagensdo inconsciente. Quando usamosaexpressosentimentosmalresolvidos,estamostratandodesentimentosno aceitosounegadospelaconscinciaereprimidosparaoinconscienteporalgumarazo particular. A sombra originouse basicamente em funo dessa relao insatisfatria com nosso poder de sentir e os arquivou em forma de culpas, desejos estagnados, bloqueios,traumas,medos,criandotodoumcomplexopsquicoque,emmuitoslances, sofatoresgeradoresdaspsicopatologias,desdeasmaistolerveisatasmais severas. Ao longo dos ltimos milnios (aproximadamente quarenta mil anos, dependendo da histria individual), o que mais fizemos foi negar e temer nossos sentimentos um fato natural na trajetria evolutiva da animalidade para a hominilidade.Omedodesentiredo quesentimosacompanhanosdesdeomomentoem quecomeamosatomarconscincia dessemecanismobiopsquicoemocionalespiritual. Aindahoje,esconderoquesesente, umacondutasocialcomumeatnecessriaparaa maioriadaspessoas. O mundo, no entanto, preparase para o sculo do amor vivido e sentido. A perguntamaisformuladaemtodasaslatitudesnestemomento:comoestvoc?Eo interessepor umarespostaquefaledesentimentoseminente;tendeatornarseum hbito.

56 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

Estamoscomenormenecessidadedefalardoquesentimosesabercommais clareza sobre omundo das emoes, embora ainda temerosos de suasconsequncias. Quando digo sou minha sombra no significa que tenha que viver conforme sua orientao.Apenasadmitila,entendersuasmensagens.Asombrasameaaquando no reconhecida. S pode ser prejudicial quando negligenciamos identificla com ateno,respeitoeafabilidade. importanteparaametadaindividuao,isto,darealizaodosimesmo, queo indivduoaprendaadistinguirentreoquepareceserparasimesmoeoquepara os outros. igualmente necessrio que conscientize seu invisvel sistema de relaes como inconsciente,ouseja,comanima,afimdepoderdiferenciarsedela.Noentanto, impossvelquealgumsediferenciedealgoquenoconhea(THE COLLECTED WORKS OFC.G.JUNG (CW) 17vol. VIIpar.28). EssacolocaodoDoutorJungclara.Escutarsentimentosaprimeiralio na nossa educao espiritual para o autoamor. Amaremos a ns mesmos somente quando deixarmos de culpar os outros pelas nossas dores e desacertos e tivermos a coragem de perscrutar o ntimo, interrompendo o fluxo das projees e fugas ainda ignoradasnasnossas atitudes. Recebemos contnuos chamados do inconsciente atravs do que sentimos. Uma anliseatentadenossosimpulsosemotivosedanossareaoafetivaatudoque noscerca levarnosaentendercomexatidoasreclamaesdopsiquismoprofundo. Nessa investigao da alma encontraremos indicativas seguras no entendimento das mais ocultas razes de nossos conflitos. Percorreremos caminhos mentais at ento incognoscveis. Igualmente, descobriremos valores adormecidos que solicitam nossa criatividadeparadesenvolvlosacontento.Entretanto,somentedaremosimportncia smensagensdasombraquandonos relacionarmosamigavelmentecomela.Oprocesso de ouvir a voz do inconsciente atravs dos sentimentos passa por algumas etapas na alfabetizaodosentir: Imprescindvel o autorrespeito. O que sentimos indiscutvel,individual, a nossaformadeviveravida. Comissonodevemosadmitir queosapelosdo coraodevamserseguidoscomobrotam.Muitomenossuplosaexpresso da Verdade. Apenas tenhamos respeito por ns sem reprimendas e condenaes,procurandocompreenderosrecadosdocorao. Havendorespeito,instauraseoclimadaserenidade,daausnciade conflitose batalhasinteriores.Somenteserenosvamosconseguir umacomunicaosem interferncias. o silncio interior. O fio que nos leva ao intercmbio produtivo. Aprender a linguagem dos sentimentos exige meditao, ateno. Separar a imagem programada pela educao social da imagem idealizada um trabalholento.Diferenciaroquepensamquesoudaquiloquepensoquesou o caminhoparasechegaraoquesouverdadeiramente. Utilizarindagaes.Asombraadoradarrespostas.Nossatarefaserdiscernir no tempo a natureza dessas respostas. No incio elas sero confusas, enganosas,talvezdecepcionantes.

57 ESCUTANDOSENTIMENTOS

Na medida em que se dilata esse exerccio, a intuio vai aclarando a capacidade de perceber e sentir o que nos convm. Teremos a sensao do melhor caminho, das melhoras escolhas, do que queremos. o incio da identificao com o projetosingulardoCriadora nossorespeito. O Doutor Jung estipulou: As pessoas, quando educadas para enxergarem claramente o lado sombrio de sua prpria natureza, aprendem ao mesmo tempo a compreendereamarseussemelhantes(THECOLLECTEDWORKSOFC.G.JUNG (CW)16 vol. VIIpar.310). Ao conquistarmos a sombra de maneira amigvel, criaremos uma relao de paz com a vida ntima e, nesse ponto, as projees no sero mecanismos defensivos contranossasimperfeies,masreflexosdabondadeeharmoniaquehabitaroavida mental. Nessa postura mental amaremos a vida com mais ardor. Ser muito mais interessante olhar o nosso prximo, sentilo e perceber a grandeza da vida que nos cerca. ALeiDivinacontidanafaladeJesusdeterminante:Poisnadahsecretoque no haja de ser descoberto.O crescimento pessoale afelicidade incluema misso de explorarasriquezasdo inconsciente. Escutar sentimentos a arte de mergulhar na vida profunda e descobrir o manancial deforae belezaquepossumos. Amigo querido das lides espiritistas, nos instantes de tormenta ocasionados pelos efeitos de tuas imperfeies, busca Deus na orao e escuta tua alma. Ouve os ditamessuavesqueelateenvia.Noosjulgueagoraeenquantomeditas. Indagate:que fazeranteosimpulsosmenosfelizes?Comoagirparamudar? Ouve!Ouvearespostaem timesmo!Escuta teus sentimentos!Ora novamente, aquieta os raciocnios e escuta os sonsdossentimentosnobresque tearrimam. Estsagoraemestadoalteradodeconscincia.Tuasombraavizinha. Teuself permaneceemviglia.Tonificatecomasenergiasrevigorantes. Agoraagradeceodom da vida... O corpo... A beleza de pertencer a ti mesmo. A presente existncia a tua oportunidade. a tua ocasio de libertar. Recomea quantas vezes se fizerem necessrias.Perdoatepelosinsucessos. Recordaasmuitasvitriasepreenchetecomo labor. Algumasrespostasparaseremcompreendidassolicitamoconcursodotempo. Prosseguesemilusesdeconforto.Desejaosossegointerioreacreditamereclo,mas nooconfundacomfacilidadestransitrias. Teussentimentos:arealidadedetuaposioespiritual.Porelessabesdeteu valore detuasnecessidades. Noteagridaquandosentiresoquenogostarias. Amate aindamaisnessesmomentos.Aceitate. Diz:euaceitominhaimperfeio.Sentilanoquerdizerqueeusejamenor.Eu aceito minhas particularidades. Eu me amo como sou e no me abandonarei porque somenteeupossomeresgatar. Agoravaicumprirteudever essesublimeanalgsicomental. Em outros instantes, fora da tormenta mental, medita sobre aquilo que te

58 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

incomodou. MeditasempresobretuasimperfeieseTeuPai,secretamente,naacstica doser, providenciarteosrecursosabundantesparatuacura. Deus jamais te esquece. Acredite nisso e sente o amparo em teu favor. O universo estateufavor.Acredita.

59 ESCUTANDOSENTIMENTOS

CAPTULO11

UMA LEITURA PARA O CORAO


Souograndemdicodasalmasevenhotrazervoso remdioquevoshdecurar. Osfracos,ossofredoreseos enfermossoosmeusfilhosprediletos
OEspritodeVerdade(Bordus,1861)
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloVI item7.

Afastemos um pouco das reflexes mais densas e faamos uma pausa para meditao. Dilata tua sensibilidade e l com o sentimento as anotaes a seguir. Depois escuta osrecadosdoteucorao. * * * A Doutrina Esprita a medicao recuperativa das nossas vidas. Sua substncia ativa o Evangelho. Sua bula estritamente individual. Para cada um haverumadosagem eformadeaplicao. O movimentoespritaa nossaenfermaria abenoada ondeencontramonos internadosnabuscadenossaaltamdica. Tarefa e estudo, provas e oportunidades so teraputicas necessrias na soluode nossasenfermidades. Perante esse quadro de experincias da nossa trajetria de aprendizado, listemos algumasprescriesindispensveisparaacura: Ondeserenemdoentes,tornasedispensvelrealarimperfeiese deslizes. Todossabemosdenossacondio.Falemosdesadeeaproveitamento. Esqueamosasvivnciasdolorosaseexaminemosasconquistas. Indaguemos: emquemelhorei?Oqueaprendi? Somosdoentesgraves,mastemosomelhormdico,Jesus. Perdoemosincondicionalmenteocompanheirodeenfermaria.Ele tambm algumem buscadesimesmo. Trazemosnaintimidadetodososantdotosparanossasimperfeies. Resta nosdescobrilos. Defato,algunsdoentesesquecemsuasnecessidades.Omelhorafazer para auxililosaorao.

60 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

Algunsenfermoscarecemdetratamentosespecficos.Porno entendermos taismedidas,evitemosjulglos. Umanicacerteza:todosnsteremosaltamdicaealcanaremosa sade. AsrarascriaturassadiasforamchamadasaPostosMaiores.Cuidamde ns. Umaperguntadiria:quefareipelaminharecuperao? Umaatitudediria:doseselevadasdeprecesetrabalho. Ocaminhoseguroparafortalecimentoealegria:aamizadesincera,leal e fraterna. Oquenuncadevemosesquecer:antesrepudivamosaideia de internao. Hojedesejamostratar. Esqueamosanoodetempoesejamosgratospelaoportunidadede uma vaganessabenfazejaenfermaria. Nosmomentosdecrise,evitemosprojetardecepeserevoltanos outrosou reclamardoambientequenosacolheupararefazimentoeorientao. Crises soindciosoportunosparaexamesediagnsticosmaisapuradossobrenossas dores. Saberqueestamosenfermosnobasta.precisosentir.Nossacuravir do corao.

RecordemosafraseconfortadoradoEspritoVerdade:Osfracos,ossofredores eos enfermossoosmeusfilhosprediletos. AgoraveescutaosrecadosdoteucoraoeDeusteabenoecompazntima.

61 ESCUTANDOSENTIMENTOS

CAPTULO12

SANTIDADE DOS MDIUNS


Aqueleque,mdium,compreendeagravidadedomandatode queseacha investido,religiosamenteodesempenha
OEVANGELHO SEGUNDOOESPIRITISMO captuloXXVIII item9

As atividades no Sanatrio Esperana prosseguiam intensas. Mdiuns e doutrinadores, escritores e lderes da doutrina abarrotavam os leitos do pavilho destinado aos misteres da recuperao mental. Dona Maria Modesto e Eurpedes Barsanulfo chegavam a passar dias sem um repasto momentneo. A dor e as mais diversas expresses de insanidade procuravamlhes rogando amor e misericrdia. O tempoeraescassoparatantasnecessidades.Chegandoanoite,desprendidospelosono fsico,engrossavamaindamaisasexpressesdesocorroealvio.Diversoslidadoresdo Espiritismo suplicavamrespostase orientao.Muita vezfaltavaenergia suficienteao labor,entretanto,tnhamosocoraorico emplenitudeantetantoafazer. Acompanhando Dona Modesta s enfermarias dos pavilhes inferiores, reservadasaostratamentosmaisdemoradosegraves,deparamoscomLaura,valorosa tarefeirada mediunidade,recmchegadaaoSanatrio. Laura,minhaamiga,Deussejalouvadocomesperana! Assimseja!Comquemtenhoahonradefalar? Nadadehonra,Laura.Souservidoradestacasa.MeunomeMariaModesto Cravo.PodechamarmeporDonaModesta. AsenhoraaamigadequeDoutorInciohaviamefalado? Soueumesma. Ento deUberaba? Fui?Nosoumais edemosumasonoragargalhada. que s vezes me esqueo que j estou no alm. Ainda falo como se estivessena Terra. Nopodeserdiferente.Aadaptaorequertempo.Falemedevoc,Laura. Ah, Dona Modesta! No sei se estou bem! Alis, acho mesmo que nunca estive bem!SeDeuspermitirnuncamaisquerovoltarcomomdium.muitodoloroso! Seibemcomo,minhafilha!Tambmfuimdium. mesmo?! Entoa senhorame entender. S no sei se devo falar o que sintoe penso. oquemaisqueroouvir,amigaquerida.Estouaquiparaisso. Minhaslutasnolarforammuitorduas.Senofuimelhormdiumporque no conteicomapoiodosfamiliares.Elesnoqueriamnadacomreforma,sabecomo?

62 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux) Sei. Meumarido... Quandosepreparavaparafalar,foiinterrompidaporDona

Modesta.
Laura,esqueaafamliaporuminstante.Vamosfalardevoc. Falaroquedemim,quandonadaseisobremim?! Entojcomeouadizeralgo.Continue.Coloqueoquesenteparafora.Vou lhe ajudar foram ministrados passes na regio do lobo frontal e na parte mediana lateral esquerdadacabea. Gostariadesaberporquechegueiaquiassimdepoisdetudoporquepassei; oque saiuerrado?Algosaiuerrado,nosaiuDonaModesta? Oquesente,minhafilha? Angstia.Muitaangstia. Isso,fale,coloqueparafora! Revolta. Comoqu? Nosei,DonaModesta!Nosei! ecaiuemchoroconvulsivo Meajude, porfavor,asaber,oquesepassacomigo.comopelavidainteiracarregasseumfardo doqualnunca melivrei.Noseioqueserfeliz.Trabalhei,trabalheie...Eagora?Quevai serdemim? Parecequedenadaadiantouseresprita. Enganoseu,Laura.Adiantoumuito. Masvejacomomeencontro.Oquetenho?Esclareame,peloamordeDeus! Seu drama o mesmo de milhares de companheiros do ideal. Cabea congestionadadeinformao,coraovaziodeideal. Asenhoradeveestardivertindocomigo! Parecequeestou, Laura?Olheprofundamenteemmeusolhosevejaoque sente DonaModestafixoulheoolhar,aguandoasensibilidadedapaciente. No, acho que no est de brincadeira, mas no consigo aceitar o que a senhora diz. Poisaceite,porqueessaasuaverdade. No chega estar neste leito? Nem sei com exatido que hospital este, e ainda vou ter que aceitar o que a senhora me diz? Acreditei com sinceridade que o trabalhoespritame darialuz.Foisoquefiz. Otrabalhoespritaluzemqualquertempo,contudo,Laura,restasabersea luz dotrabalhoiluminouigualmenteotrabalhador. Estivepormaisdequarentaanosativamentenamediunidade. Laura, olhe os pacientes ao seu redor havia uma longa fileira de leitos totalmente tomados. Veja! So todos servidores da doutrina em recuperao e reajustedepoisdamorte. Quenosfaltou,DonaModesta? Uma palavra detestada por muitos que no compreendem seu sentido: sacrifcio. Maissacrifcioquefizeu? Suafichanoaponta nessadireoosseusesforos. Entonoseidequesacrifcioasenhoraestfalando.

63 ESCUTANDOSENTIMENTOS O sacrifciodoamor almdodever.Muitosservidoresbondosos, parano dizer a maioria, servem atrelados a condies. Respiram dentro dos limites a que se habituaram na comunidade doutrinria. Estipulam tempo e quantidade de conformidade com o padro. Escudados na virtude da disciplina e acobertados com justificativasacercadodeverfamiliar eprofissional,soincapazesdetransporbarreiras imaginriaseserviremalmdaobrigao. Fuimuitodedicada,DonaModesta. Reconheo. Issonosacrifcio? No.Sacrifciousarconscientementetodootempoquetemosemfavordo erguimento do bemem ns. Sacrificar dar doque nos pertence, esquecendode ns. Somentequemvibranasfaixasdosacrifcioespontneoqualificacomamoraquiloque faz,porquesabequantolheexigidoemfavordasrealizaesnobres.Evoc,Laura,se enquadranessadefinio? Creioqueno! Porqu? Porquesintoquepodiafazermais,issomerevolta, DonaModesta,issome revolta! Como me enganei assim meu Deus! Agora tudo claro, to claro! e novamenteafogouse naslgrimasemlamentvelcrisedetristeza. Calma,minhafilha!Seacalme!Ochorovailhefazerbem. Estfazendomesmo...Pois...Eunoseihquantotemponochoro.Ah!Meu Deus! Eu sou um verme, porque no olhei para mim como agora!... As lutas me insensibilizaram...E...Achoquepasseiavidaemconstantereclamaonoexternada... Corroendomepordentro...E...Parecequequeromepunircontinuamenteporalgoque no melembro,masseiquefiz... Enotevecomquemfalar,no? , issomesmo!No sei nem se falariacomalgum. Logoeu, a mdium do centro. Quepensariamdemim? Eisoproblema!Muitaideia nocrebro,muitafantasianaimaginao.Pouca luz no sentimento. Tarefa como a mediunidade, minha filha, requisita o calor da humildade no corao para derreter o gelo da autoimagem superdimensionada na cabea.Aforaisso, muitaloucuranopensamentoeumcarnavaldemscarassobre simesmoregadopelolicor embriagantedailuso. Queserdemim,DonaModesta?Emnadamevaleramosanosdeservio? Valerammuito,Laura.Paravocternoosobreisso,terqueestudarcom carinhoasuatrajetriadesdeoretornoaocorpoatagora. Vocconcluirquehouve um enormeavano. Avano?!Sintomefalida.Nomereonada.Nemseiporqueestousendo amparada. Apesar defalar por brincadeira, sempreacheimesmoqueiriapararegies bem complicadasdepoisdamorte. No existe falncia. Existem resultados. Em verdade, voc no vai para regies inferiores,veiodel.Eisoavano. Vimmesmo? Veio.Quandotiveracessoaosseusdados,verqueenormeprogressovoc

64 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

fez nestasquatrodcadascomomdium. Masdeveriaestarmelhor,nomesmo? Laura, rarssimos tem chegado aqui como completistas, ou seja, aqueles que transpuseram a atrao das folgas e das facilidades para servirem mais e mais. Aquelesqueconscientizarampelocoraodoquantonecessitavamrespiraroclimado amoraplicado. Aquelesquedoaramesedoaramnaleiraembenefciodailuminaodo mundoe de si mesmos. Aqueles, minhafilha, querealizarammuito por fora, mas que noseesqueceram deaprimoramsenosimpulsosenastendncias. Qualaminhaposioespiritual,Dona Modesta?Sejafranca! Suafichadizquedestesquarentaanosdeserviovirtuosonamediunidade, osprimeirosdezforamrepletosdeentusiasmo,idealismoecuidadosntimos.Osoutros trinta... Oquetmosoutrostrinta? Quermesmoouvir? Claroquequero,estoufartadasminhasmentiras! Os outros trinta, passou poreles sem deixar queelespassassempor voc. Viveuospor obrigaocrmica. Noosviveuparavoccomoalmaemaprendizadoe crescimento, e sim como tarefa programadaem resgate de faltas pretritas. Comessa noo, elegeu a bno da mediunidade como pesado nus do qual queria se livrar o quantoantes.Queixava pordentro,emmudalamentao,asrennciasqueeraobrigada a fazer. No as fazia por amor e sim em razo do esclarecimento que amealhou. Congestionou acabea e no preencheu o vaziodo corao.Obtevemuitainformao que no gerou a transformao. Luz na cabea sem educao do sentimento. Agiu na caridade fazendo luz para os outros e no edificou em si mesma a conquista da luz prpria.Nofundo,comoaconteceamuitosde ns,bafejadospelaconfortadoradoutrina, agiu por interesse pessoal. Serviu esperando vantagens de amparo e iseno de problemas. Acreditavaestarfazendotudoporamor. Rarosdensocupamessacondio,minhafilha.Noentanto,melhorquej estejamosagindonobem. Que drama o meu! Meu Deus! Revoltome ainda mais. Isso a pura verdade!... Secontinuarrevoltada,estarestendendoseusofrimento.horademudar, Laura. Comonorevoltar,Dona Modesta?! A revolta produz a autopunio a que voc se referiu. um mecanismo inconscientedamentequecobradesioquejsabequepodefazer.Shumcaminho. Qual? Trabalharmais, minhafilha,einstaurar nocoraooamorincondicionale sem limites. Tereiinstruessobrecomofazerisso? Sehalgoquevoc,comomuitosespritasporaqui,noprecisammaisde instruo. Comovouaprender?

65 ESCUTANDOSENTIMENTOS Amando. Somente amando. Voc ser mdium aqui na vida espiritual. Eurpedes autorizoumeapreparlaparaserviossocorristasfuturos. Noacredito!Continuarmdium! Gostaria? Noseioqueresponder.Sseiqueseaplacarmeusentimentoderemorsoe minhasededeterumpoucodepaz,fareioquememandaremfazer. Issonobastar, Laura.Vocterqueaprenderaamar oquefazparano cair novamentenasgarrasdaorientaoreligiosasemreligiosidade. Conseguirei? Claroquesim.squerer. Vouconfiarnasenhora. ConfienoCristo,minhafilha,ena SuaInfinitaMisericrdiaquenuncanos faltar.

* * * Aquele que, mdium, compreende a gravidade do mandato de que se acha investido,religiosamenteodesempenha. EmoutrotrechoasseveraacodificaoKardequiana:Amediunidadecoisa santa, que deve ser praticada santamente, religiosamente (O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO captuloXXVI item10). Mediunidade o instrumento da vida para desenvolvimento da santidade. Santidade esculpir no corao a sensibilidade elevada. Sensibilidade a medicao reparadora para as almas que tombaram na descrena e na apatia perante o mundo, esquecendosedecooperarcomoPainaObradaCriao. Receber esse molde afetivo sem absorverlhe as lies no campo dos sentimentos recusarmaisumavezasmedidassalvadorasdeMaisAlto emfavordapaz interior esse tesouroaquetodosns,OsFilhosdaCriao,estamosprocura. Os mdiuns so alunosproblema na escola da vida matriculados em curso avanado eintensivopararecuperaremaaprendizagemrelegadanoscursosanteriores. Sendo assim, devem guardar a noo do quanto lhes foi confiado pela Divina Providncia,evitandoas miragensdaimportnciapessoal.Paraseuprpriobem,devem pensaremsimesmos,comoalunostardios,aceitosnauniversidadedamediunidadena condio excepcional do ltimo pedido de amor, antes de serem entregues clava impiedosadajustiaexpiatria.

66 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

CAPTULO13

NOSSA MAIOR DEFESA


Quemdizemqueeusou? Eleslheresponderam: DizemunsquesJooBatista; outros,queElias;outros,que Jeremias, oualgumdosprofetas.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloIV item1

Eminentescientistasconsideram,sobaticamaterialista,queofortalecimento do ego (ego estruturado) afonteda livremanifestao do homem nabusca de seus reais objetivos. De fato, a criatura autnoma na perspectiva psicolgica dona de si mesma e rene elementos para o alinhamento mental, que lhe permite fluir em suas metas. Um ego estruturado, porm, pode levarnos a estagiar nas experincias da arrogncia, do personalismo, da autossuficincia e da ostentao traos de egocentrismo. Muitos ao contrrio, quem se conecta com o self divino, capacitase para gerenciar suas potncias internas e adota a humildade como conduta, pois no sente necessidade de passar uma imagem, mas apenas ser. Tem conscincia de sua real importncia perante a vida. Nem mais, nem menos valor. Apenas o que realmente ; nadaalm,nemaqum. Autonomia, porquanto, luz do esprito imortal, a habilidade dirigir bons sentimentos em relao a ns mesmos sustentando crenas, atitudes e escolhas que correspondam ao legtimo valor pessoal. a expresso do autoamor e o alicerce psicolgicoemocionaldamaturidade.acapacidadededilataressaconexocomoself fonteemissoradasenergiasdo amor. A autonomia vem da capacidade de libertarse dos padres idealizados, assumindo sua realidade em busca do melhor possvel. Libertarse da correnteza de baixa autoestima provenientedosubconsciente. Agrandebatalhapelaautonomianoestemselibertardepressesexternase simdas velhas programaesmentaise gatilhos emocionais que nosescravizam aos processosdedesamorecrueldadeconosco.umamudananaformaderelacionarse consigoprprio atravsdofocomentalpositivo. Contra nossos nobres propsitos de iluminao, temos variados inimigos ntimos gestores de mensagens corrosivas da autoestima e da segurana. Somente aprendendo a nos amar, conseguiremos transformar esses clichs pessimistas em respeito,reflexo,autoavaliao eperdo. A sade mental surge quando nos livramos dessas estruturas internas

67 ESCUTANDOSENTIMENTOS

opressoras que so impulsos, condicionamentos, complexos, tendncias, clichs emocionais,clichsintelectuais,queconstituemsubpersonalidadesativasnanossavida subconsciente. Quando no reconhecemos nosso valor, vivemos merc dos estmulos evolutivos, ou seja, pessoas, lugares, guias espirituais, cargos, instituies e filosofias quenosdizem quemsomoseoquedevemosfazer. Somostodosinterdependentes, precisamosunsdosoutros,masnoapontode depositar em algo ou algum a responsabilidade de nos fazer felizes ou determinar nossas escolhas.Ouviremosatodoserefletiremossobretudoqueacontea,tomandopor divisa ocompromisso damelhoriaedocrescimentogradativo.Acima de tudo, porm, devemos guardarporguiainfindvelossentimentospositivos,aconscinciaindividual. Osbonssentimentossoportadoresdeorientaesdoinconscienteparanosso destinoparticular.Quandoosescutamos,tornamonosmaisteisaDeus,aoprximoea nsprprios. Aatitudedeautonomiapodesersintetizadanafrase:entregomeamim mesmoe respondopormim.Seuprincpiobsico:somenteeupossodizeroquequero einterpretar atravsdosmeussentimentosoquerealmenteprecisopara crescer. Allan Kardec, dotado de excelente senso psicolgico, indagou aos Luminares Guias daVerdade: A obrigao de respeitar os direitos alheios tira ao homem o de pertencerseasi mesmo? De modo algum, porquanto este um direito que lhe vem da Natureza(OLIVRODOSESPRITOS questo827). Pertencerse a si mesmo adquirir gerncia sobre o repositrio da vida interior. Ter domniodesiprprio.Responder por siperanteoCriador.Aconvivncia humana na Terra caracterizada por processos emocionais e psicolgicos que, frequentemente, nos afastam da Le de Liberdade. Rarssimas criaturas escapam da submissoedadependnciaemmatriaderelacionamentos.Sentimentosestruturados noprocessoevolutivodoegosmoaindanosatamaosenfermioscontgiosda ilusode galgar o progresso atravs do outro, delegando o direito natural de pertencer a si mesmo.Comessaatitude,atolamosnoapegoapessoasebenspassageiroscomonicas referncias de bemestar e equilbrio, navegando no mar da existncia como descuidadosviajantesaosabordosfatosexternos,sempossedotimodosfenmenos internosdaalma. Fomos treinados para ter medo de pensar bem sobre ns ou sobre a capacidade degerenciar nossos caminhos evolutivos. Fomos treinados paraatender a expectativas.Atmesmoemnossosgruposdeamor cristo, comassduafrequncia, enaltecidaa dependnciae,algumasvezes,atasubmisso. A pior consequncia da falta de autonomia medir o valor pessoal pela avaliao que as pessoas fazem de ns. Por medo de rejeio, em muitas situaes, agimoscontraossentimentosapenasparaagradaresentirseincludo,aceito.Quemse define pelo outro, necessariamente tombar em conflitos e decepes, mgoas e agastamentos. Autonomia a maior defesa da alma porque estabelece limites, produz a

68 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

serenidade, dilata a autoconfiana e colocanos em contato com nossas aspiraes superiores. Em algumas ocasies, a conquista da autogerncia requer a solido e o recomeo. s vezes precisamos de muita coragem para abandonar estruturas que construmosduranteavidaeseguir ossinaisquenosindicamnovoscaminhos. Nessa fase, seremos convocados a responder a algumas indagaes originadas do medo. Conseguirei responder pelo meu futuro? Estarei dando passos seguros para meu melhoramento?Estareifazendoescolhaspor necessidadeouteimosia?Estareifugindo demeuprojetoreecarnatrio? Essemedosurgeporquegostaramosdecontarapenascomoxitoemnossas escolhas.Adoramosrespostasesoluesimediatas,prontaspara usarmos.Umaleitura. Umaopinio.Umamensagemmedinica.Noterriscos.Noterquesercriticadospelos caminhosqueoptamos.Essemedoaindarefleteadependncia.Nessahora,teremosque escutarnossossentimentoseseguir.Ouvilosnoquerdizerescolherocerto,masoptar pelocaminho particular embuscada experincia sentidaeconquistada dentro de sua realidade. Esse o preo que pagamos para descobrirmos quem somos verdadeiramente. Libertarse do ego um parto psicolgico. A sensao de insegurana eminente.Todavia, quandoaalmachamadaasemelhanteexperincianorelgioda evoluo, a vida mental compensa essa sensao com emoes enobrecedoras que descortinampercepesampliadasacercadasintenesmaissubjetivasdoSer. com base na inteno que o Esprito assegura seu equilbrio e suas escolhas no vasto aprendizadodaeternidade. Essa liberdade psquica e emocional da alma o resultado inevitvel de algumas vivncias da criatura em seu percurso evolutivo. Para alguns a maior conquistadeumareencarnaointeira.Paraoutros,quejadesenvolveramcommaior amplitudeemoutrasexistncias,serabaseparaocumprimentodeexigentesmisses coletivas. Podemos enumerar em quatro as principais vivncias que conduzem autonomia: 1. Autoestima oaprendizadodovalorpessoal.Quemseamasabesua real importncia. 2. Resistnciaemocional acapacidadedesuportarosprprios sentimentos, quemuitasvezeslevamnosscriseseopressesemrazodabagagem da alma.Atravessar doresamadurece. 3. Saberoquesequer somentefazendoescolhas,descobrimosnossas aspiraes.Algumasdessasescolhasincluiacorajosadecisoderompercom velhas muletasmentais. 4. Escutarossentimentos nossentimentosestomapadenossoPlano Divino.Aprenderaouvilossemosrudosdailusosernossasintoniacomo Deus Interno. Quemadquireautonomiaficabemconsigo,tornasetimacompanhiaparasie passaabuscar,automaticamente,commaisintensidade,oprximo,otrabalho.

69 ESCUTANDOSENTIMENTOS

Aspessoas,quandoeducadasparaenxergarclaramenteoladosombriodesua prprianatureza,aprendemaomesmotempoacompreendereamarseussemelhantes (THECOLLECTEDWORKSOFC.G.JUNG 17vol.VIIpar.28). Aausnciadaautonomiapodelevarnoscondiodemendigosdeamor ou vtimas do destino. Considerandoa como gestora da almejada condio de sentirse bem perante a existncia, na sua falta o ser humano debatese em flagelos morais lamentveisqueoescravizamacondutasautodestrutivas,taiscomoconflitoscrnicos, mgoas permanentes, baixa tolerncia afrustraes, projees psicolgicas no outros, vergonhade si. OeminenteDoutorFrederickPerls,criadordaterapiaGestaltnosdiz:Eufao asminhasvontadesevocfazassuas.Eunoestounestemundoparaviverdeacordo com as suas expectativas, e voc no est neste mundo para viver de acordo com as minhas.Eusou euevocvoc.Seumdianosencontrarmos,vaiserlindo!Seno,nada hdesefazer (GESTALT TERAPIAEXPLICADA FrederickPerls 1969). Jesus, a ttulo de aferir a viso alheia, indagou: Quem dizem que eu sou? Imperioso saber quem somos, pois, docontrrio, seremos quem queremque sejamos. Emoutraocasio,oDivinoTutordenossosdestinosasseverou:Poisqueaproveitaao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dar o homem em recompensadasuaalma?(Mateus16:26). AcolocaodeJesusricadeclarezaacercadaautonomiacomosendonossa maior defesanarotadeascenso. * * * Amiga(o)decaminhada, NoconfundasautonomiacomrecursosoferecidosatipelaDivinaProvidncia. Autonomiaestgiodeumprocessodeflagradoportimesmo(a).Emverdade,um efeito detuaperseverananalongaeexaustivaviagemdainteriorizao. Pede a Deus para dilatar teu discernimento a fim de usla afinada com os propsitos do bem, entretanto, felicita a ti mesmo (a) logrla, porque a conquista individual,inalienveleintransfervel. Denossaparte,sealgofizemosparachegaresatestepontoevolutivo,foi,to somente,lembrartesemprequetodosmerecemosserfelizes.

70 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

CAPTULO14

CISO DE REINO I
(Paramelhorcompreensodessetexto,sugerimosaleituradoeplogoEmque PontodaEvoluonos Encontramos?,naobraREFORMANTIMASEMMARTRIOS,porserem, ambos,estudoscomplementares)

OsEspritosemexpiao,senospodemosexprimir dessaforma,soexticos,na Terra;jtiveramnoutrosmundos, dondeforamexcludosemconsequncia dasua obstinaono maleporsehaveremconstitudo,emtais mundos,causade perturbaopara osbons.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloIII item14

A presena do instrutor Calderaro infundianos raro sentimento de responsabilidade e aproveitamento. O trabalho ingente daquela hora no comportava muitasdigresses filosficas,aindaassimouviramosapalavralcidadomensageirodo amorporalguns instantes. Passavam das duas horas em plena madrugada na Terra. Os ltimos preparativosestavamsendotomadosparaaincursoemregiesdepavor egldiona erraticidade. O portal de sada do Hospital Esperana, onde nos reunamos para o mister,encontravase comoativodispensriodebnosatravsdevariadostrabalhos. ChegavaomomentodedemandarmosoexteriordoHospital.Dezcoraesque serviram causa esprita integravam aequipe na condio de discpulos dos servios socorristas. Dilatavam seus horizontes sobre os ptios de dor com os quais se corresponderamduranteavidafsica,nacondiodedirigentesdesessesmedinicas. Calderaro levarnosia aos pntanos da sofreguido no intuito de resgatar lriosdo Evangelhoperdidosnanoiteescuradaamargura.Almasquetombaramsobre opesodas responsabilidadescomamensagemdoCristonotranscorrerdosevos. Apscomoventeprece,manifestouo instrutor: O Esprito em sua peregrinao evolutiva, desenvolveu mecanismos de mutao para o egosmo. O instinto de posse um dos alicerces de incontveis manifestaes da nossa doena de egocentrismo. Da necessidade instintiva de se conservar,derivouum complexosistemadecautela,quepromoveuomedocomodefesa naturalsiniciativasde acumularepossuir.Comomedoasengrenagensdavidamental dinamizaram grades psquicas de segurana com as quais o homem procurava defenderse do receio da rejeio, do abandono e da perda. Consumando tais celas psicolgicas, a criatura se desumanizou atravs da atitude de crueldade, dizimando quantos supusesse serem ameaas sua tranquilidade. Apesar de toda essa movimentao, ningum em tempo algum conseguiu burlar as Leis da Natureza.

71 ESCUTANDOSENTIMENTOS

Submissosaela,massemconscinciadosseusdefeitos,oser humano,emtempoalgum, logrou anular em seu corao os dilacerantes e constrangedores sentimentos de vulnerabilidade,falibilidade eabandono. Sistemas de defesa do egoaglutinaramseem potentereunio de foras paraa negao e nessa luta interioremmilnios defuga, surgiuaexaustodaalma,muitobemassinaladanarotaevolutivadoFilhoPrdigo, quando diz: E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e comeouaaparecernecessidades(Lucas15:14). Instadoaolharparasuasnecessidades, oFilhoPrdigo,querepresentaahistria evolutivadetodosnsguindadosaoscampos de aprendizados da Terra, sentiu os efeitos deletrios do esbanjamento da Herana Paternal.Traziaem si prprio,assim comocadaumde ns, o enraizado complexo de inferioridade (expresso de um sistema afetivo aos frangalhos). A passagem assinala: Pai,pequeicontraocueperanteti;Jnosoudignodeserchamadoteufilho;fazeme comoumdeteusjornaleiros(Lucas15:19). Oquadrodeinsatisfaontimaocansao dessalongatrajetriadedesditas. Cansaodeviver!Uma sequela inevitveldessalonga noitedeiluses!Arejeio,oabandonoeaperdatotemidaemrelaoaossupostos opositores da caminhada passaram a ser consumidos pela mente como um procedimento natural para conosco mesmo (as feridas evolutivas do Ser). Rejeitando nossa condio ntima, abandonando nossos autnticos sentimentos e perdendo o contato com a vida abundante. Consolidaramse o desamor e a autocrueldade; expressada atravs da punio inconsciente, do sentimento de culpa e do vazio existencial. Tais pisos psicolgicos configuram a loucura contida em nveis diversificadosdedepressoerunamental. Reencarnaesrepetitivasepoucofrutferas marcaram a sinuosa senda das vias terrestres. No entanto, no interregno entre as sucessivas vivncias corporais, a criatura experimenta infinitas lies que, inevitavelmente, influenciam seu psiquismo no regresso matria. O homem terreno jamaiscompreenderostranstornosetormentasdavidamental semdebruarsesobre anaturezadessasocorrncias.Visitaremoshojeasadjacnciasdeumdosmaisantigos vales da maldade hierarquizada na Terra, o Vale do Poder. Aexemplo das cidades no orbe,esseptiodedoreperversidadetemseuncleocentralcomimponenteestrutura urbanstica. Em sua periferia, entretanto, encontramse os lixes, termo empregado pelosmandantesdaregio.Soantrosdedorqueseorganizamnoaproveitamentodas escrias (como so conhecidos os exassalariados da organizao que no apresentam as qualidades desejveis aos intentos tenebrosos). Ali se estruturam os gavetes, calabouos, lagos de enxofre, cmaras de viciados e outros variados locais que demonstram a dificuldade do Esprito em consumar sua humanizao. Estudos Maiores feitos pelos Condutores Planetrios denominam essa situao de regressoouinvoluocomocisodereino,odesejodoEspritoemnoassumirsua condioexcelsadehomemlcidoeconscienteperanteouniverso.Condioessabem delineadanapassagemevanglicaemestudoquandoassevera:Edesejavaencheroseu estmagocomasbolotasqueosporcoscomiam,eningumlhedavanada(Lucas15:16). Fazendoumabrevepausacomoseinvestigasseaalmadostrabalhadoresque nos acompanhariamemservio,Caldarerarodeclinou: Os meus irmos que ainda no conhecem tais locais de expiao podero sentir, com intensidade energtica, a natureza das emoes que pairam nessas

72 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

psicosferas, razo pela qual o sentimento de uno deve nos guiar os passos. A predominncia vibratria da indignidade determinante onde visitaremos, tomando matizesvariadosconformeos dramasconscienciais.Vamosaosgavetes,umautntico depsitos de almas tombadas no remorsoe na culpa. So chamados vibries. Esse lugar uma referncia inegvel que ilustra a questo 973 em O LIVRO DOS ESPRITOS, formuladaporAllanKardecaosSbiosdaImortalidade: Quaisossofrimentosmaioresa queosEspritosmausse veem sujeitos?; Nohdescriopossveldastorturasmorais queconstituemapuniodecertoscrimes.Mesmosoqueassofreteriadificuldadeem vos dar delas uma ideia. Indubitavelmente, porm, a mais horrvel consiste em pensaremqueestocondenadossem remisso. Condenadossemremissoacondio espiritual que conduziu tais coraes ao lamaal da derrocada interior. A terem que assumir a sensao dolorosa de vulnerabilidade, optam pela fuga, pela regresso a patamares de imaginria proteo e segurana nos quais hibernam psiquicamente, uma ciso de reinos. Vamos buscar um desses vibries. Um filiado maldade organizadahmaisdeummilnio.Agorafoideportadoaoslixes,exaurindoapso esbanjamentopsquico,emconsumadasegundamorte.Suacondiodescritaem Lucas:E,tornandoemsi,disse: Quantosjornaleirosdemeupaitmabundnciadepo, eeuaquipereodefome!(Lucas 15:17).

73 ESCUTANDOSENTIMENTOS

CAPTULO15

CISO DE REINO II
OsEspritossofredoresreclamampreceeestaslheso proveitosas,porque, verificandoquehquemnelespense, menosabandonadossesentem,menosinfelizes. Entretanto,a precetemsobreelesaomaisdireta:reanimaos,incutelheso desejodese elevarempeloarrependimentoepelareparaoe, possivelmente,desvialhesdomoo pensamento.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO CaptuloXXVII item18

Aps a prdica do instrutor Calderaro, atravessamos os portais do Hospital EsperanaemdireoazonasabissaisdaTerra.Emcertaetapadocaminho,abstemos davolitaoporserimpossvelexerclanapsicosferadensa.Transpomosnveismuito abaixo dos umbrais terrenos. Muitaescurido efrio.Era uma regio pantanosacom lagosque seformavam emvrios pontos do trajeto. Vislumbramos uma luminosidade artificiala distncia.Eraacidadedopoder. Calderaro solicitou uminstantee, utilizando seus poderes mentais, sondouo ambiente, enquanto todos os que o acompanhvamos permanecemos no apoio vibratrioe navigilncia.Osodoresesensaeseram desconfortveispelanaturezadas energias reinantes.Apsuminstante,manifestouobenfeitor: Ajoelhemonosmeus irmos, e deixemos que osincmodos das sensaes sejamrecebidosnanossaalmacomamor. Nacasademeupaihmuitasmoradas!Aqui tambmaCasadeDeus,quepermite,aosSeusFilhos,aliberdadedeseacomodarem conformesuas escolhas.Nutramonosderespeitoepiedadeparaorarmosemconjunto. Aps a luz da orao feita por um dos integrantes, Calderaro solicitounos a armadura da coragem. O bando defensivodeirmo Ferreira,o cangaceiro do Cristo, queestavaaguardandonosachegada, vememnossadireoorientandonossobreas condies locais. Absteremosdanarrativasobreaoperaosocorristapornoharmonizarcom o objetivoeoconjuntodessaobra. No retorno ao Hospital Esperana, aps bem sucedido resgate, Calderaro reservou alguns minutos para as indagaes dos dirigentes aprendizes sobre o que presenciaram. Esseestadoperispiritualdosvibriespodeserconsideradoumasegunda morte? Eles se encontram a caminho da ovoidizao. A segundamorte o resultadodelongasincursesdaalmaematitudesmentaisderebeldiaeincontinncia

74 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

nossentimentos.Nossoirmoassistidosemeouaarrognciadurantesculosnossolos sagrados de sua mente. Agora, colhe os frutos da inclemncia e da loucura de seu procedimento. Teceu no tempo as condies psquicas para a ciso do reino. Desorganizou suas matrizes do molde mental, onde se encontram os alicerces do equilbriohumano. Poderrenasceremcorposaudvel? Rarssimos casos de vibries, apresentam condies para reencarnao imediata.Aorganizaosomticapodeobedecerafatoresdeordemgentica,casohaja vantagens motivacionais para o Esprito no seu aprendizado. Nenhuma Lei Natural, porm,permiteintercessojuntoaodinamismodavidamental,queretrataoconjunto denecessidadese conquistasdaalma.AtmesmoaMisericrdiaCeleste,quedispede recursosbenditosparausar ocrebrocomoumacomportareguladoradasdosagens de matria enfermia para o corpo, em determinado instante evolutivo no pode impedir os desajustes nas substncias neurotransmissoras. Surgem psicopatologias variadas.Adoenamentaloregimeexpiatriodeltimainstnciaparaalmasquese rebelaram contra os Chamados Divinos no transcorrer de longo tempo. Dessa forma, encontraremosinmerosvibriesreencarnados emcorpossaudveis.Entretanto,no escapamdascelaseducativasda tormentamental. Quetiposdedoenasmentais? Desde o desconforto neurtico at as mais severas psicoses. Incluindo aquelas no classificadas oficialmente no Cdigo Internacional das Doenas na sociedadeterrestre.H deseconsiderarqueabasedetaisprovasdamenteoremorso. Anooclaraqueaalma adquirenointervalodasencarnaessobreagravidadedesua situaoespiritual. Entojreencarnamcomremorso? UmasomagrandiosadeEspritosreencarnadosnaTerraencontrasesoba sano do remorso adquirido antes do renascimento. Experimentam dores psicolgicas de variada natureza. Os vibries, quase sempre, carregam para a vida corporaltrmitesdolorososnasvivnciasdadepresso,depoisdeexaustivastentativas frustradasdereencarnao.Umavezquepartiriamparaadesistnciadequererviver atmesmoforadamatria,algunsdelesinclusivecomdramasdeautoextermniofsico, agoraregressamembuscadarecuperaodesseValorNatural(odomdeexistircomo criaturahumana,de lutarequererviver). Poressarazoestoimveis,comosenotivessemvida? Nofundo,optaram,evidentemente,semconscinciadisso,pelaregresso ao estgiodonopensar,donoterqueserresponsvel.Noqueremhumanizarse. Vivem, verdadeiramente, uma condio de saudade inconsciente da animalidade. Querem regredir. Tentamnegar oque sentem, defendemse do impulso doloroso da culpa e do instinto para o progresso. A isso denominamos ciso do reino. Para se alcanaressepatamarde enfermidadesonecessriossculosderepetioefuga. MasnoasseveraaCodificaoqueoEspritonoretrogradanaevoluo? (OLIVRODOSESPRITOS questo118). Esse lance da evoluo no significa retrocesso, mas uma tentativa de retrocesso. Jamais a alma deixar seu caminho natural de humanizao depois de

75 ESCUTANDOSENTIMENTOS

adquiridas as habilidades da razo. Na vida subjetiva do Ser, encontrase depositada todaasuatrajetria nacondiohumana.NingumburlaoFatalismoPaternal. Ento a questo dos sentimentos est na base dessa deformao perispiritual? Essecoraosocorridoplasmouemsculosasuadesditadeagora.Depois de alguns fracassos no seu posto hierrquico naquele vale de perdio, iniciou uma derrocadapsquicaaceleradaquejseencontravapotencializadadelongaseras.Preso em calabouos e castigado severamente, penetrou em faixas de dio e revolta que deterioraramsuaestrutura mental.Ovulcodatormentantimaexpeliudeumasveza matria contida pelos mecanismos defensivos ao longo do trajeto na maldade empedernida.Verificandosua condioqueanimalizava,foienxotadoparaesselugar. Comquepropsito? Alguns grupos diretivos do Vale do Poder desenvolveram tcnicas de agressoaobem,utilizandoapsicosferapestilencialdetaisalmas.Estudaramoestado vibratrio desses Espritos, e perceberam quo nocivas so suas auras, portadoras de uma irradiao espontnea em nvel de ondas longas, de teor energtico, acentuadamente, contagiante. Passaramentoautilizlosparainfestar psicosferasde certosambientesterrenos,propcias depressoeatodoocontingentedesentimentos na rbita da tristeza. Como a condio dos vibries exige ausncia de luz e baixa temperatura, as entidades da perversidade costumam implantlos, no plano fsico, envolvidosporaparelhagemadequadaqueos mantmnascondiesdeadaptao. Comquaisfinalidadessoutilizadastaistcnicasdeimplantao? As mais diversas. Obsesses familiares, explorao do sentimento de indignidade, adoecimento em organizaes. Alguns coraes que desejam perturbar a vida de encarnados com cobranas pretritas graves tornamse assalariados do mal e em troca tem a seu dispor, por algum tempo, esse recurso de infelicitao. Certos servios demagiacontam com os vibries. Ondequer quepredominem a disputa, a arrogncia explcita ou camuflada, o jogo do poder, caminhos percorridos por essas almasescravizadas,tornamsepontodesintoniaparaessetipodeexplorao.Ncleos polticos, empresariais, militares e religiosos tm sido alvo dessa ttica nefanda de entorpecimentoecontgio.Emuitasorganizaesdobem, inclusivecasasespritas,so atingidasporsemelhanteiniciativa,quelhescustam,muitavez, asobrevida. Centrosespritas?Mascomo pode?Nosoprotegidos? Qualquer organizao humana, mesmo servindo ao bem espontneo, est tambmsujeitasLeisNaturais.OsncleosdoutrinriosdoEspiritismosoambientes de pessoas adoecidas em busca de amparo e orientao, tanto quanto ns mesmos. Portanto,lidamcomsituaesgravssimase,aoprestaremsuaassistncia,emnomedo amor, se sujeitam a desafiantes experincias no que tange aos interesses de grupos espirituais.Poressarazo,ostrabalhadoresdoCristoqueconduzemascasasdeamor devem se unir aosrecursos doEvangelho nocorao a fim deabsorverem a proteo dos Servidores do Bem aque sefazem dignos. Nem sempre, porm, temos observado essecuidado.Osprpriosaprendizestrazememsimesmostraossimilaresdetristeza em inconformao, revolta e rebeldia, decorrentes de ciclos emocionais de disputa arroganteecomplexa.Traospertinentesatodosnsnacaminhadadeascensoedos

76 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

quais somente nos livraremos com educao. No se surpreendam, pois, que muitos espritas trilharam a vivncia como vibries e, hoje, buscam, a duras penas, a recomposiodesiprpriosperanteaconscincia. Por qual razo ocorrem os ataques com os vibries seexistea proteo espirituale asimperfeiessoobstculosnaturaisdacaminhada? Por descuidarem dos sentimentos. Se analisarmos com mais cautela, o fenmeno da ciso de reinos tem propores infinitas. De alguma forma, expressiva parceladahumanidade,sepudesse,fariaumatentativaderetrocesso.Todostemos,at certoestgio decrescimento,umaatraonaturalparaopassado.Voltaraoqueramos. O homem do sculoXXIest sendoasfixiado psiquicamente pelo sentimento de baixa autoestima,agravadapelospadresdamdiasocial.Aausnciadeautoamortornouse calamidade sciomoral em quaisquer continentes e classes. Vivemos o instante de separaodojoioedotrigo.ummomentodedefinionaTerra. Esteosculoda sensibilidade, no qual o patrimnio dos sentimentos ser o centro das cogitaes da cinciaedareligio,ebasede sustentaodeummundonovo.Umainfinidadedealmas, emambasasesferasdevida,nocorpoouforadele,padecemdecrisesexistenciaisque noconseguemresolver.Adepresso eminentenessasvivncias,encurralandoaalma nos despenhadeiros da apatia, daindiferenae da solido. Esses sentimentos, quando prolongados em demasia, causam o desejo de parar, deixar de existir. Desistir e encerraroprocessoevolutivo.Umantida sensaodefracasso,impotnciaeconfuso assenhoreiamseda menteemcrisesdolorosas. Mashespritasnessacondio? Os espritas, assim como ns, no so seres especiais. So almas que procuram JesusCristodentrodaquelacondioexaradapeloMestre:ossosnoprecisa demdicos, massimosdoentes.Muitosespritasquereceberamamedicaoexcelsada Doutrina so exvibries que, sob regimes de inigualvel misericrdia, conseguiram regressar ao corpo fsico no intuito de reergueremse perante as penas conscientes. Exaramoservioeaobemcomonicassendasdereparao.SoEspritosdegrande valor que tombaram nos despenhadeiros do domnio e na sede de poder.Almas que padecemdeenormeafliode melhora,todavia,sentemsecomgrilhesnavidamental. Isso lhes dificulta, sobremaneira, a fluncia do entendimento sobre suas amarguras interiores. Purgam, paulatinamente, em depresses controladas a matria mental proveniente de suas construes enfermias de outros tempos. Carregam sofridas feridas evolutivas no corao, quais sejam: abandono, solido, falibilidade e inferioridade.Sentimentosquelhesfazemsentir inadequadosperanteavida. Indignos do amor alheio e de Deus. Colhem em si mesmas, o fruto amargo de suas escolhas pretritas. Entretanto, so coraes que resgataram a esperana. Experimentam na atividade do bem a sensao de Retorno a Deus. Sentem que podem recomear, mesmo sorvendo o clice da indignidade. Estando no corpo, resguardamse das perseguies mais severas e caminham, sob a tutela de avalistas amorveis, quais EurpedesBarsanulfo,que lhesestendemassistnciaincondicional. Quefazerparaauxiliaressescompanheirosnacarnecomoespritas? Transformar os ncleos doutrinrios em escolas de amor a Deus, de autoamoreamoraoprximo.Trabalhar ossentimentosnobresepromover osgrupos

77 ESCUTANDOSENTIMENTOS

espritasacentros deestudossobresimesmos,colaborandocomamelhorcompreenso de nossas necessidades e sobre como desenvolver nossas aptides ou educar nossas habilidades. Eoquefazerpeloslocaisondeaindajazemtantosirmosnossosnaquelas gavetas friasemptiosdeescravido? OraratqueDeusnospermitaalgomais.Osespritossofredoresreclamam preces eestaslhessopreciosas,porque,verificandoquehquemnelespensem,menos abandonadossesentem,menosinfelizes.Entretanto,aprecetemsobreelesaomais direta: reanimaos, incutelhes o desejo de se elevarem pelo arrependimento e pela reparao e, possivelmente, desvialhes do mal o pensamento. Existem grupos de oraes que vo todos os dias at aquele local onde oramos para fazerem, preces coletivaspelos pntanosdamaldade.Raiosluminferosdecompaixoepiedadechegam atoslixes,renovandoesperanasecooperandodecisivamentenarecomposiode nossoscompanheirosatormentados.Ohomemencarnado,igualmente,podesesomara esses esforos de humanismo com suas rogativas sinceras e promotoras de paz. Estejamos convictos quanto ao futuro. O Fatalismo Divino a perfeio. Ainda que tramitando em pntanos de animalidade, o progresso faz luz sobre a escurido e o homem avana, incontinenti. Se existe a ciso de reinos para a retaguarda, esse o momento decisivo para efetivarmos nossa ciso com o mal, com o materialismo e caminharemdireo humanizao.

78 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

CAPTULO16

MEDITAO: CUIDANDO DA CRIANA INTERIOR


Jesus,mechamandoasiummenino,ocolocou nomeiodeleserespondeu:Digovos, emverdade,que, senovosconverterdesetornardesquaiscrianas,no entrareisno reinodoscus.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloVII item 3

Naformaodohomemnovo,temosdefazerrenasceracrianaquedeixamos no tempo...Escutarseussentimentos. Todos temos uma criana interior, um estado natural de pureza que as vivncias milenaresnoegosmosoterraramsobosescombrosdosdesatinosmorais. OSbioJudeuensinanosqueoreinodepazpretendidoportodosnsdepende de recuperarmos essa condio psicolgica, queainda sobreviveem nossa intimidade amordaadaeferida.Senovosconverterdesetornardesquaiscrianas,noentrareis no reinodoscus. Por que teria Jesus colocado um menino em meio aos aprendizes para significar amaior idade? Que valores possuem ascrianas que serviram debase para esseensinamento doMestre? A didtica aplicada de Jesus sublime advertncia para ns todos que nos matriculamosnasliesdoConsolador. As crianas so fantsticas nas relaes por no nutrirem expectativas na convivncia, desobrigandose de cobranas, ofensas, insatisfaes e aborrecimentos. Aceitarhomenscomosoerespeitarlhesacaminhadamedidasalutardepaz. Aceitarsecomosesemcondenaesestreisecrticasimpiedosasabase deumavidasaudvel.Aparcelapsquicadepurezaadormecidaquetrazemosnaalma solicita tratamento para manifestarse em sensaes de bemestar, desprendimento e amor. Imperiosoresgataressaluzdasemoesnobres.Soinstintosesabedoriaque dormitamnasombrainterior.Vamosconheclos? Inspirados no renomado poeta portugus, Fernando Pessoa, tomaremos emprestada a estrofe de um de seus mais belos poemas intitulado A Criana que Fui choranaestrada. Dizopoeta:

79 ESCUTANDOSENTIMENTOS

Acrianaquefuichoranaestrada. Deixeiaaliquandovimserquemsou; Mashoje,vendoqueoquesounada, Queroirbuscarquemfuiondeficou. Acomodese da melhor forma. Observe as orientaes bsicas para meditar: local, silncio,horrio... Pegaumafotodetuainfncia.Apredileta.Aquelaquetelembradosmomentos de alegria.Nopossuindoafoto,recordatuainfncia.Deixaaslembranasdespontarem. Vamosiniciarnossaviagem. Ests dentro de um grande teatro. Ests sozinho e assentado. Olhas para a cortina fechadanopalcoaguardandooespetculo. Olha opalcoe sintateem pazcontigo. O espetculo comeaeasimagens da tua infncia surgem ininterruptas. Tua primeira escola, as festas de aniversrio, os brinquedos prediletos, as histrias contadas pelo avs, as professoras abenoadas, o carinhodosamigos, asdiverses.Poucaluznoambiente,massuficienteparatedirigires atovuqueteseparadobastidor.Vatl,poisvamosnosprepararparaabriresse vu.Atrsdeleencontrase tuasombra,teumundodesconhecido. Preparate;aocontarattrs,tuvaisabrirovucomcoragem.Um,dois...Trs! V!. Abreacortinaserenamente. Sombra.Luznenhuma,nenhumaluz.Escurido.OndeestoumeuDeus?! Para. Acalmate. Tu ests em ti mesmo, no h porque temer. Tua sombra criao detuahistriaevolutiva.Temcalma.Respirafundoesenteteseguro.Repetepor trsvezes: euestouseguro!Euestoubem! Agora v! Tudo escuro, Mas tu sabes que podes enxergar. Enxergar com os olhos da alma. Escuta as vozes de ti mesmo! Escuta. Ouve por um instante as vozes interiores. Repentinamente,emmeioaosmuitossons,umchorotechamaateno.um choro de criana. Um choro de medo, baixinho, gostoso de ouvir e ao mesmo tempo preocupante,inspiradordepiedade. Quemser?Nopossover!Acalmate!Recompeteinteriormenteecaminha na tuasombra.Tuvaisencontrarquemchora. Segueaintuio,teusinstintos! Lest! umacriana.Mentalizatuacrianainterior. Agora chega bem pertinho, mas vai devagar para no assustla. Colocate intimamentecomdesejodeacolhimentoebondade. Olha a criana. Tu mesmo em tempos idos. Pequeno. Grandioso. Entretanto, com medo. V como a criana tem medo de ti mesmo. Olhos esbugalhados. Cabelos despenteados. Faltam alguns cuidado criana. Observa por instante. Sentea. Evita tocla. Agora, ao contar trs, oferece tua mo com o melhor sentimento de teu corao. Preparate.Um, dois...Trs.Estendeamo.Mozinhamacia, dedinhoscurtos. Medode tocar.

80 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

Commuitoreceio,opequerruchoaceita. Agoralhediz: Vamoscaminhar?Venha!Queroobem.Muitobem! Acrianaquefuichoranaestrada. Deixeiaaliquandovimserquemsou; Mashoje, vendoqueoquesounada, Queroirbuscarquemfuiondeficou. Ol,minhacriana!Vimbuscarquemfui,ondeficou.Quebomtereencontrar, poisseiqueumdiadeixeitenaestradaparaserquemsou.Volteiagoraparatebuscar. Perdoeme por te abandonar. Enquanto choravas, eu dormia o sono das conquistas passageiras. Agoraestoudesperto,vimtebuscar. No te assustes comigo. Eu no te deixei porque desejava. No soube como fazer. Agoraretornoatebuscar.Teaceitocomos,incondicionalmente.Tunosm porquetem imperfeies.Tuapenastensimperfeies.Depoisdetantotempo,descobri quenosou capazdeviversemteupoder. Querobrincar,pulareserfeliz.Vemajudacomtuabondade.Ajudamecomtua criatividadeeespontaneidade. Ah!Minhacrianadeluz,comoteamo!Comoqueroteamar!Quevontadede sentir atuaespontaneidade,tuariqueza. Agora pergunta: Queres passear comigo por este mundo de sombras? Ele balanaa cabeacomoumacrianaridenteaoselheofertarumaguloseima. Faz teu passeio. Conversa com o menino. Deixar vir a mim as criancinhas, deleso reinodoscus...Ouveteussentimentos. Agora,cuidadetuacriana,arrumaa,porquetuvaislevlaaopalco.Dizaela que lheapresentarseumundoreal. Arrumaa. Vamos nos preparar para concluir a viagem interior. Ao contar trs, tu vais passar de volta pela cortina e levar tua criana ao palco. Quando l chegar, todas as pessoas da tua vida estaro assentadas nas cadeiras, aguardando para conhecla. Tu vais(semsairdopalco)apontarcadapessoaefalarquemparatuacriana.Vamosl. Um,dois...Trs. Apresentatuacrianaaoteumundoexterior! Agora vamos saudar tua criana. Todos se levantam naquele palco e batem palmas. Muitaspalmasdeamorparatuacriana. Omeninocorreparatieteabraaemocionado,feliz.Elereconheceteuamor. Eu soupureza!Eu souluz!Hpurezaemmeucorao!Avidapresenteem mim! Uma voz altissonante desce do alto: Digovos, em verdade, que se no vos converterdesetornardesquais crianas,noentrareisnoreinodoscus. Mashoje,vendoqueoquesounada, Queroirbuscarquemfuiondeficou. Eusouconfiana!Eusoupuraenergia,vitalidade!Meucorpoabenoadocom a energia das clulas infantis. Minha mente relaxa, meu ser expandese em glria e sabedoria. Louvemosnaoraoabnodessemomentodereencontro.

81 ESCUTANDOSENTIMENTOS

CAPTULO17

PEDAGOGIA DA FELICIDADE
Ohomempodesuavizarouaumentaroamargorde suasprovas,conformeomodo porqueencareavidaterrena.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloV item13

Nunca a humanidade mendigou tanta ateno e afeto. Uma crise de autodesvalor,semprecedentes,assolamultides.Osentimentodeindignidadeopiso emocional das feridas seculares que causam a sensao de inferioridade, abandono e falncia.Nose sentindoamadas,almassemcontanoconseguemsuperarosdramasda rejeioe os tormentos da solido. Optam pelafalncia noassumida. Umaexistncia sem sentido, vazia de significados, sem metas; a caminho da derrocada moral e espiritual. Somente o tratamento lento e perseverante de tecer o manto protetor da seguranantima, utilizando o fio doautoamor, poder renovar essacondio interior doserhumano. Agrilhoado pela iluso do menor esforo, o homem busca a iluso como sinnimodepaz.Anseiasepelafelicidadecomosetalestadodealmapudesseserfruto daaquisio defacilidadeseprivilgios. Contudo, a felicidade uma conquista que se faz atravs da educao de si mesmo. Buscla no exterior dar prosseguimento a uma procura recheada de decepes e dor. Educar para ser feliz dar sentido existncia. O homem contemporneo padece a doena do sentido. O vazio existencial o corrosivo de seu mundontimo. Reflitamos! Como a doutrina pode nos ajudar a construir sentido para a existncia? Quepassosdarparaestabelecersignificadoeducativoaonossosofrimento? O Doutor Viktor E. Frank foi um homem extraordinrio. Viveu a dor dos campos de concentrao nazistas e sobreviveu, graas suahabilidadeem gestar um sentimento para sua dor em plena provao. Criador da Logoterapia, Viktor Frankl auxiliou multides a ter uma vida mais digna e promissora. Em sua obra prima ele afirmou: Quando um homem descobre que seu destino lhe reservou um sofrimento, temque vernestesofrimentotambmumatarefasua,nicaeoriginal.Mesmodiantedo sofrimento,apessoaprecisaconquistaraconscinciadequeelanicaeexclusivaem todo o cosmo dentro desse destino sofrido. Ningum pode dela o destino, e ningum podesubstituirapessoanosofrimento.Masnamaneiracomoelaprpriasuportaeste sofrimentoesttambmapossibilidadedeumarealizaonicaesingular.(EMBUSCA

82 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux) DESENTIDO pgina76 PerguntarpeloSentidodaVida editoraVozes).

A primeira condio para se estabelecer um sentido vida o exerccio da singularidade. Descobrir seus prprios caminhos, lutar por seus sonhos, celebrar sua diversidadeaceitandosuasparticularidades,participardavidacomose,sentirogosto de sedesligardeumavida centradanoidealerealizarsenoreal. A vida em si mesma no tem sentido, algo que se possa definir atravs de padresou princpiosfilosficos.Essesentidoconstrudopelaspercepesindividuais sob as lentes da singularidadehumanaque, a partir dediretrizesgerais, capacitasea seguirsuarota intuitivanadireodaperfeio. Ohomempodesuavizarouaumentaroamargor desuasprovas,conformeo modoporqueencareavidaterrena.Omododeencararouperceberavidaterrenaa leitura pessoaldesernomundo. Afelicidaderesultadahabilidadedeconsolidaressesentidoapartirdoolhar de impermanncia.Oenfoquedetransitoriedadeedodesprendimento. Quase sempre sentimonosmais segurosadotando o parecer da maioria, um sentimento natural at certa etapa da jornada de crescimento. Chegar, porm, o instante em que a vida convidarnos ao processo inevitvel das descobertas singulares.Istono significaestaralheioconvivncia,aoprocessodeinteraogrupal. apenastermaisconscinciadoqueconvmounoaodesenvolvimentoindividualna interaosocial. Nas nossas frentes de servios doutrinrios somos convocados a urgente autoavaliao nesse tema para erguimento da felicidade pessoal. Com um movimento acentuadamente dirigidopara a coletivizao,a uniformidade de conceitose prticas escasseiaoestmuloouaaceitaoparaadiversidade.Nessecontexto,frequentemente, ideias criativas e condutas diferentes so acolhidas com desdm, esfriam relaes e ensejam a indiferena. So tachadas de personalismo e vaidade. Mais uma razo para teceroautoamor einvestigaraformapessoaldecaminhar. Personalismo ou singularidade? Individualismo ou individuao? Em quais experinciasnosenquadramos? Sem medo do individualismo, que muito diferente da individuao, imperiosoaprendermos a investigar o corao em busca do mapa singular do Pai nossajornadade aprimoramento.Quemseamaviveamaravilhosaexperinciadesentir brotar em sua alma, espontaneamente, uma cumplicidade poderosa com a vida, o prximoeaObraDivina. Quanto mais amor a quem somos, mais amamos a vida. O sentimento da existnciaestnoatodepercebermosoquesignificamosnaObraPaternal.Osegundo ponto essencial na construo do sentido desenvolver a habilidade de superar o sofrimento. Oprazerdeviversurgequando,efetivamenteentendemosasrazes denossas doresecomosuperlas.Sofrerenosaberoquefazerparasairdessarodadedores: nisso consiste o carma, a roda da vida. Possuir valores e no saber como utilizlos para o bem: nisso reside o carma sutil da nobreza das intenes em conflito com a conduta queadotamos. Quandodesenvolvemosaartedeabrirocadeadodenossasmazelas,soltamo

83 ESCUTANDOSENTIMENTOS

nos para novas vivncias. Desprendemos das velhas amarras mentais, os complexos afetivos,doscondicionamentos.Quandoaprendemosalidarcomnossosvalores,avida seplenifica. A dor existe para incitar a inteligncia na descoberta de solues em ns mesmos. A grande lio nesse passo descobrir as causas das aflies. O sentido da existncia no est fora, mas dentro de ns. Podemos compartilhlo com o outro, entretanto,elenodepende dooutro. Como temos dificuldade em assumir a nossa fragilidade! Quanta dificuldade demonstramos para admitir nossa falibilidade! Sentimonos pequenos, incompetentes ao nos deparar com as batalhas no vencidas ou com as imperfeies no superadas, agravando aindamaisasprovaes.Ohomempodesuavizarouaumentaroamargorde suasprovas, (...) FnelonAssinala:Quedetormentos, aocontrrio,sepoupaaquelequesabe contentarse com o que tem, que nota sem inveja o que no possui, que no procura parecer maisdoque(OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloV item23). Serfelizcontentarsecomoquesesemqueissosignifiqueestacionar.o amorasi.AfrasedeFnelonumaautnticapropostadepazinterior. Contente, sem invejaefeliz comoquese.Quempodequerermais? Portanto,nistoresumeseaconsolidaodosentidodavida: 1) Saberquemsomos,oqueavidaesperadens,amissoparticular, nicae intransfervel.oexercciodasingularidade. 2) Zelar pela manuteno desse processo de individuao atravs da superao das mensagens inconscientes de desvalor e incapacidade, diante de nossos sofrimentos, integrandoas ao self translcido, que se encontraonossointeirodispor. Uma pedagogiadefelicidade deveassentarse noautoamorem busca do self reluzente. Desenvolver as habilidades da inteligncia espiritual, tais como autoconscincia, resilincia, viso holstica, alteridade, autoconfiana, curiosidade, criatividade, disciplina no adiamento das gratificaes, sensibilidade, compaixo, naturalidade. Eis alguns caminhos da pedagogia para a sanidade humana que podero ser experimentados pelas nossas agremiaes de amor em seus programas de consolo e esclarecimento: Exercerdinmicasdeautoconhecimento. Compreenderosmecanismospunitivosdaculpaecomosuperlos. Desenvolvertcnicasdesensibilidadedoafeto. Fazerouso dosrecursospsicoteraputicosbemorientadospelosmentores espirituais. Meditar. Orar. Implantaodepequenoscrculosdedilogosobrevaloreshumanos. Participardeatividadesdecooperaosocial,criandoespaoparaestudaros sentimentosdecorrentesdessaprtica.

84 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

CultivaracrenadequetodossomosdignosdaBondadeCelesteemquaisquer circunstncias. Desenvolveraautonomia.

Quem ama a si mesmo sentese rico. excelente companhia para si mesmo. DescobriuseuvalorpessoalnaObradaCriaoetemconscinciaplenadaBondadedo Pai em favor de sua caminhada individual. Todas essas sensaes, bom destacar, operamseno reinadodocorao,sosentimentosenoformasdepensar.Nissoreside o sentimento de merecimento ou, como costumamos nomear, a maior conquista espiritualparaserfeliz.No foifrutodeinstruo,masservioderenovaoefetivanas matrizesdavidamental profunda,nasclulasafetivas. Quem se ama dispensa a imponncia das mscaras. feliz por ser quem . Aprendeuque Dele,porm,dependeasuavizaodeseusmaleseosertofelizquanto possvelnaTerra(OLIVRODOSESPRITOS Questo920).

85 ESCUTANDOSENTIMENTOS

CAPTULO18

SENTIMENTO E OBSESSO
Quemquerqueescutaapalavradoreinoenolhedateno, vemoesprito maligno etiraoquelheforasemeadonocorao.
(S.Mateus, 13:1823 OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloXVII item5

Costumase relacionar obsesso com condutas viciosas como alcoolismo, tabagismo, sexolatria e outros vcios corporais. Entretanto, existe uma infinidade de conbiosobsessivosaindanoinvestigadosqueseoperamemdecorrnciadosestados psicolgicose emocionaisdoserhumano. Obsesso uma interao de mentes que evolui no tempo atravs da sustentaodevnculospelaLeideSintonia,mantendoduasoumaiscriaturasligadas pelosseusinteresses. Alterando ou deixando de existir tais interesses, a vinculao passa a ser circunstancial. Chamamoladepressopsquica. Queprocessosinterioresexperimentaaalmaparaqueestabeleaumcircuito de forasmentaisdominadoras?Queestadospsicolgicoseemotivosservemdebasena constriomenteamente? Analisemos, didaticamente, nesse terreno sutil, a sequncia de interao mental mais frequente a partir da inteno obsessiva, nutrida por um Esprito desencarnadosobre asbrechasoferecidaspeloencarnado. Etapaum o Existeaintenodoagente(obsessor). o Soacionadoselementosdesintonianoreceptor(obsidiado). Etapadois o Oagenteinvadeoslimitespsicolgicoseemocionaisdo receptor. o Permissodoreceptor. Etapatrs o Produodeclichsinduzidos. o Assimilaodeideiasintrusasesurgimentodoconflitomental. Etapaquatro o Sugesteshipnticasdemanuteno. o Enfraquecimentodavontade. Etapacinco o Implantaodetecnologias. o Adesointencionalaoplanodoagenteindutoratravsdosentimento.

86 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

Etapaseis o Evoluoesofisticaododomniosobreoreceptor. o Dependnciaatravsdesimbioseafetivacompartilhada.

Adotando a progressividade didtica utilizada pelo senhor Allan Kardec no captulo XXVIIIde OLIVRODOSMDIUNS,assimseenquadramasetapasacimareferidas: 1) Obsessosimples estabelecimentodasintonia etapas1a3. 2) Fascinao Invasodoslimitesalheios etapas4e5. 3) Subjugao simbiose etapa6. Naeducaointerior,certoscomportamentossujeitamseobsesso.Aolongo do tempo, osembates interiores causamemalguns discpulos espritasa sensao de fadigana alma.Osesforosevitriaspareceminsignificanteseinfrutferos.Umnocivo sentimento de inutilidade toma conta da vida mental. Desponta a dvida e com ela multiplicamseasperguntassobreavalidadedeperseverar. Noestarfaltandoalgo? Melhoreidefato?Estarei sendohipcrita?! Nessa hora psicolgica nascem muitas obsesses. Discpulos sinceros que sacrificaram longamente na conquista de si prprios estacionam em lamentao e descrena,desprezandoasvitriasefixandosenoderrotismoenaacomodao. Umdospontoseducacionaisdaautoaceitaoconsisteemvalorizarosnossos esforos de reeducao espiritual ponto crucial na conquista de condies psicolgicas adequadas ao crescimento interior. Quando no valorizamos o que j podemosrealizar,abrimosafrequnciadavidainteriorparaadescrena,odesnimoe adesmotivao, convidandoosfamanazesdamaldadeparaquedilapidemostesouros denossavidantima. Faamos agora, portanto, uma radiografia da explorao obsessiva sob o sentimento de menos valia ou baixa autoestima, valendonos das etapas supraenumeradas. Etapaum o Oagenteencontracampovibratrioparasuaintenoconstritora. o Asensaodeincapacidadeaceitapeloreceptor,atravsdesuas prpriascrenasderrotistasprogramadasnoinconsciente. Etapadois o Oagentepenetraavidapsquicadoreceptor eestimulaosentimento deindignidadejpresentenavtima. o Adesoespontneanoclimadarevoltaemfunodasfrustraesda vida. Etapatrs o Oagentetrabalhacominformaessobreasmazelasdeseualvo. o Socriadasasjustificativasautodefensivasparaacondutainvigilante. Etapaquatro o Sugesteshipnticasdeautodesvalorizaoatravsdeideias imaginriasdodesprezodooutrem. o Estadontimodeinsatisfaoconsigoprprio,levantoculpaeapatia entreosideaissuperiores.

87 ESCUTANDOSENTIMENTOS

Etapacinco o Tecnologiasavanadasparainstalaradescrena osentimento bsico paraconsumarumaquedamoral. o Estadontimodefalnciacujonomedesnimo adoenadequem desistiu. Etapaseis o Exploraodoreceptornosprogramasdeataqueeinterfernciana sociedadecarnal.Assalariadocarnal. o Totaldependnciaemquadrosdeadoecimentopsquico.

O conceito de vigilncia vai muito alm de disciplinar os pensamentos. no campo do sentimento que nasce esmagadora maioria das obsesses. A capacidade de pensar livre ou decidir por ns quase nula no concerto universal. Vivemos em regimedecontnuo intercmbioeinterdependncia. Nesse contexto fenomenolgico da vida mental no ser incoerente afirmar que todos respiramos, em maior ou menor grau, nas faixas da obsesso. A questo sabersesomosporeladominadosouseatemossob nossocontrole.Sobessaticaas obsesses so convites educativos contidos nas Leis Naturais para nosso aprimoramento. Somente a orao ungida pelos sentimentos elevados, a inteno nobre e perseverante, seguidas da conduta reta, podem estabelecer um clima de autonomia psquica desejvel, que nos defenda da dominao dos interesses inferiores nossa volta. Essa autonomia interrompe o processo na etapa dois, quando elabora no terrenodossentimentosoautoamor reconhecimentodenossapequenez,seguidoda alegriadepodercontarsemprecomamanifestaodaDivinaProvidnciaemfavorde nossasvastas necessidadesespirituais. Quemquerqueescutaapalavradoreinoenolhedateno,vemoesprito maligno e tira o que lhe fora semeado no corao. Com sua habitual lucidez Jesus estabeleceu em Mateus, captulo quinze, versculo dezenove: Porque do corao procedem os maus pensamentos, mortes, adultrios, prostituio, furtos, falsos testemunhoseblasfmias. Scarregamosporforaoresultadodoquetemospordentro.

88 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

CAPTULO19

QUE SENTIMOS SOBRE NS?


QuandosaamdeBetnia, Eletevefome;e,vendoao longeumafigueira,paraela encaminhouse,averse achariaalgumacoisa;tendose,porm,aproximado,s achou folhas,vistonosertempodefigos.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloXIX item8

Os sentimentos que mais necessitamos compreender para a nossa harmonia so aquelesquedizemrespeitoansprprios. Que sentimos sobre ns? Qual a relao afetiva que temos conosco? Como temos tratado a ns mesmos? A partir de uma viagem nesse desconhecido ntimo, faremosdescobertasfascinanteseprimordiaisparaumaintegraoharmoniosacoma Lei Divina e o prximo. A partir da harmonia que podemos criar com nossa vida profunda,essabuscadesi mesmotercomoprmiooencontrocomoeuverdadeiro, aquiloquerealmentesomos a singularidade. Comocomearessaviagemdeautoencontroemfavordaconsolidaodeuma relaopacficaeamorosaconosco?Comotrabalharaaplicaodo autoamor?Faamos, inicialmente,algumasindagaes. Quefatoresntimosdeterminamanossadependnciadesituaesepessoas? Que causasemocionaisoupsicolgicaspodemafastarnos dodesejodesermoscriativos e espontneos? O que nos impede de avanar em direo aos nossos ntimos de realizaoe felicidade?Porqueaindanotemosconseguidoprogressonaconstruode valorespessoaisemsintoniacomospropsitosiluminadosdaDoutrinaEsprita?Oque realmentequeremos davida? O primeiro ato educativo na construo do valor pessoal diluir a iluso da inferioridade. Buscar as razes do desamor que usamos conosco. O Criador nos ama como estamos. Temos um nobre significado para Deus. Somente ns, por enquanto, ainda no descobrimos o valor que possumos. Inegavelmente, poucos de ns apresentamosbomaproveitamentonasoportunidadescorporaispretritas,noentanto, o destaque acentuado aos deslizes e quedas nas vidas sucessivas somente agrava o estadontimodeamargurada alma.Renascemoscomnovocorpoparaesquecereolhar parafrente.Asindagaesque devemosassinalarnestaetapaso:Porquenomesinto digno?Quaissominhasreais intenes?Queliestenhoaaprenderquandomesinto inferior?Porquedeterminada atitudeouacontecimentomefazsentirinferior? Outro aspecto na valorizao pessoal a considerar so os julgamentos que aplicamans.Oqueimportaoquefaremosdiantedeles.Comoreagiremos?Podemos

89 ESCUTANDOSENTIMENTOS

nosculparouadotar ocuidadoderefletir sobreovalorquetenhamparans. Quando no cultuamos o autoamor, os julgamentos alheios constituem espessas algemas das maisnobresaspiraes. Emquaisquersituaesoamornossacouraapessoal.Quemseamasabese defender semfugaseterrespostasemocionaisinteligenteseserenasaosestmulosdo meio. Nocrescemos sem conviver; isso no significa que devamos permitir a outrem ultrapassar os limites em relao nossa intimidade. Somente ns prprios podemos penetrarcom sabedoriaenaturalidadeasubjetividadedenossoser. Portanto, temos um processo interior o sentimento de inferioridade e uma fora externa os julgamentos, a aprovao social. Ambos consorciamse, frequentemente, contra nossos anseios de crescimento. Somente com a aquisio da autonomiasaberemoslidarcom taisfatoreseducativos. No fomoseducados para desenvolver o outro a si mesmo na busca de seus caminhos. Fomos educados para manter o outro pensando como ns, escolhendo por nossasescolhas,opinandoconformeospadresdepensamentoqueadotamoseagindo de conformidadecomnossaavaliaodecertoeerrado.oregimedepossessividadee submisso nas relaes. mais confortvel ser orientado, ter respostas prontas para nossas dvidaseangstiasoupediralgumquenosindiqueaescolhamaisacertada.Em inmeras ocasies mais cmodo se ajustar a muitos julgamentos que acreditar nos ideais pessoais e nos nossos sentimentos. Consideremos, dessa forma, quanto necessitamos investir na erradicao da acomodao em busca da solidificao da autonomiapsicolgicaemfavorda liberdadequeansiamos. Oimpedimento frequente naconstruoda autonomiaomedoderejeio umas dasmaisgraves consequncias dabaixa autoestima.Comoseremosinterpretados? Qual ser oconceito que faro de nsapartir doinstanteem quedecidirmos por um caminhoafinado comoquesentimosepensamos? A necessidade da aprovao alheia extremamente enraizada na vida emocional. Todasaspessoasesuasrespectivasideiasanossorespeitomerecemcarinho econsiderao,respeitoefraternidade.Porm,concederaoutremodireitodeaprovar oureprovar... A palavra aprovao, entre outros sinnimos, quer dizer: ter a nossa atitude reconhecidacomomoralmenteboa.Analisandocomcuidado,aaprovaosetornaum julgamento, umaformadeinterpretaredefiniroquedeveounoserfeitoedaforma como deveserfeito. Sigamos a intuio, aprendendo a ler as mensagens sutis da vida interior despachadaspelosentimento,evitandodesprezoaoquesentimos.Mesmoassensaes desconfortveis conscincia nos ensinam algo. A garantia de que vamos aprender depende do trato que daremos ao nosso mundo ntimo. O respeito incondicional que devemosusar conosco.Amarnoscomo merecemosseramados. Umavezalfabetizadospelocorao,passaremosafruir umavidamaisplena, felizes comnossacondio,permitindonosevoluircomnaturalidade,semcondenaes e severidade. OEspiritismoremdioparanossasdoreseroteiroparalibertaodenossas conscincias. Estudlo, sim, entretanto, amaior idadeespiritual nasatitudes somente

90 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

floresceraorenovarmosomododesentirans,aoprximoevida. Informaoetransformao.Docontrrio,ficaremosnasuperfciedaproposta do amor,assimcomoafigueiranaqualJesusprocuroufrutos,adornadospelasfolhasda cultura evaziosdosfrutosdocrescimentoreal.

91 ESCUTANDOSENTIMENTOS

CAPTULO20

A PALESTRA DE CALDERARO
Acumulaitesourosnocu,ondenema ferrugem,nemosvermesoscome; porquanto,ondeest ovossotesouro aesttambmovossocorao.
OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloXXV item6

Atardedavasuasltimasmanifestaesacaminhodocrepsculo.Chegavao instante das reunies teraputicas em grupo. Sob superviso de psiclogos da alma, pequenas equipes de vinte integrantes em estgios avanados de preparo eram orientadas visando avaliar sua recmfinda reencarnaoe projetar responsabilidades maioresparao futuro.DonaMariaModestoCravorespondeporumdos muitosgrupos dereencontro comosoconhecidosentrens nacondiodesupervisora. Naquela tarde, o benfeitor Calderaro visitava o Hospital Esperana e fora convidadoparaversarsobreumtema essencialaopreparodetodos,jquedispunhade vintepreciososminutos. Pontualmentesdezessetehoras,asupervisoradavaincioaotentame.Apsa orao,elaassimapresentouoexplanador: Amigos,esseCalderaro,quenosabenoarcomsuapalavrasobreotema de nossas reflexes atuais: O Poder das Intenes no Crescimento Espiritual. Nosso companheiro devotado aos servios socorristas nas zonas abissais da erraticidade. Ouamossuasbiapalavra,queserbrevefaceaoutroscompromissosqueoaguardam. Calderaro falou Dona Modesta dirigindose ao benfeitor , os nossos companheirosaqui presentesforamtodosespritasquandoencarnados.Portanto,sinta seemcasa. Comsimplicidade,colocousedepanteocrculodospresenteseossaudou: Companheiros, paz conosco. Serei objetivo em face da exiguidade de meu tempo.ComomesolicitouDonaModesta,abordareiotemaconsiderandoquevocsse preparam para intensos labores de assistncia aos grmios espritas na Terra. Nos gruposdoutrinrios,comrarasexcees,soexpedidasorientaesqueversam sobreo quenosedevemfazer,oquesedeveevitar.Sofocadascomcertoexageroas doenas efalasepouconacura,semexplicaessatisfatriassobrecomoconquistla.Decerto, os preceitose orientaes espirituais bsicos so necessrios; constituem ocerne das finalidadesdeumaagremiaoespritacrist.Entretanto,aalmahumana, legatriade particularidades, pede mais e quer saber o que fazer para ser feliz. Necessita de respostas diferenciadas. Os preceitos morais nem sempre motivam cumplicidade e comprometimento, porque so enfatizados em clima de autodesvalorizao. Quase

92 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

sempre so expostos como regras gerais e sob uma tica coletiva. Indicativas de aperfeioamento semdvida, necessrias ganhamconotaorepressora,taiscomo: Cuidadocomavaidade!,Somostodos personalistas!,jfalimosmuitonosvcios!,o orgulhoanossadoena!,osespritassotodosmelindrosos!,sozinhosnotemos foracontraasiluses!,precisamosdemuitatarefaparabuscarapaz!,somenteno Espiritismo temos todas as respostas!, entre vrias outras. Por conta desse enfoque, recomendaes que deveriam ser prezadas como teis e valorosas ao crescimento terminam constituindo uma plataforma religiosa exterior calcada na velha didtica: o espritapodeissoenopodeaquilo,oespritaissoenooquepensaque.Larga soma dos projetos de orientao espiritual da atualidade carece de um item imprescindvel: prestigiar a singularidade. Permitir a manifestao do imaginrio humano e de sua diversidade. Somente a partir de ento, estabelecer laos entre a experincia particular e as bases gerais da doutrina. Que caminho melhor para isso haverque interrogar? Fazerperguntasenoocuparseemrespostasexatasoucertezas imediatistas.Contudo, mesmoquandoatingirmosopatamardeaplicarmosumadidtica ricadealteridade,algunsquestionamentos,essencialmentepessoais,permanecerona acstica da alma como pistas para o processo da individuao (a celebrao da individualidade divinaarquivadano inconsciente). Chega um instante na caminhada do amadurecimento espiritual em que somosconvocadosaochamadoparticulardeascenso.Depoisdeumtempodeesforos e disciplina, nasce o fruto interior do acrisolamento da personalidade excelsa que estamos talhando. Seremos levados a indagar: que queremos da nossa reencarnao? Estarei manifestando minha singularidade ou seguindo convenes e julgamentos? Estououvindo meussentimentosouadotandopreceitosquemeforampassados?Qualo meupropsitona ObradaCriao?Quemissodevodesempenharperanteavida?Quais sominhasreais intenesperanteaexistncia?Oquerorealizarparameuprocessode elevaoespiritual? Quem no sabe o que quer no toma decises afinadas com seu ntimo. Conhecer nossasintenes, ter conscinciadesuanatureza,fundamentalparanossa pazinterior. Quantomaisconscinciadesuasreaisintenes,maisacriatura: Visualizaseufuturo. Sustentaseusideais. Melhoraarelaoconsigo. Alcanaoclima daserenidadeedilatasuaresponsabilidade. Sintonizasecomseuplanejamentoreencarnatrio. nesseaspectosubjetivodavidantimaqueresideomapaparaodestino.O que desejo realizar? Que aspiraes motivam minha vida? Onde quero chegar? O que espero alcanaremmim?Confiaremsisemautossuficincia;amarsuaexistnciacomo se , buscando aprimoramento gradativo; darse o direito de escolher e fazer opes sobre seus planos de crescimento espiritual; livrar a mente dos chaves doutrinrios quenocorrespondemcomnossoslegtimossentimentos;avaliarseosdesejosalheios se afinam com os nossos projetos de aperfeioamento. Essas so algumas indicativas paraconhecermosemanifestarmosnossasintenes,livrandonosdomedodeplanejar ideais particulares que nos faam pessoas mais felizes e conscientes de nossas

93 ESCUTANDOSENTIMENTOS

responsabilidadesanteasnecessidadesdenossa raa. Na condio de orientadores da Doutrina Esprita, encarnados e desencarnados, haveremos de nutrir respeito incondicional pela individualidade humana. O bom lder luz da mensagem crist ser aquele que melhor promover condies, tanto quanto possveis, para que o ser humano consiga encontrar sua singularidadeeserfeliz.Emnossa comunidadedoutrinria,observamosrotineiramente asurpresadeunsearejeiodeoutros quandoalgumfazescolhasquenosoasque achamos quedeveriam ser feitas, ou ainda quando algumtematitudes que julgamos noseremadequadasao seunvel. Qual de ns conhece as intenes da ao alheia? Qual de ns perguntou a quem quer que seja a preferncia de determinada criatura? A ningum vedado o direitodeter opiniessobreooutro,entretantojulgar...Julgamosquandoencaixamosas pessoas em nossos modelos de perfeio. Aqui mesmo, no Hospital Esperana, acolhemos muitos coraesiluminados pelos Espiritismo que ruminam o pensamento em torno da seguinte frase: fiz o que no queria e deixei de fazer o que precisava. Desconheciamoudeixaramdeacreditaremsuasintenes. Muitos desses companheiros se seguissem a voz interior, poderiam ter feito melhor proveito de suas reencarnaes. Desencarnam com sentimento de frustrao semsedaremcontade suaorigem. Pregaseinsistentementeoamoraoprximoemnossosmeios.Louvadoseja! Todavia, a proposta educativa do Cristo inclui o amor a si, o autoamor. Generalizase uma confuso entre celebrar a individualidade e o individualismo. O primeiro o processoda individuao,aeducaodaspotencialidadesdoself.Osegundoaconduta egocntrica de destaque e prestgio. Que os nossos grupos se lancem sem temoresao exerccio da atitude de amor a si mesmo. Estamos no tempo dos sentimentos, das descobertasdaalma. Deondevim?Paraondevou?QuefaonaTerra?Quequerodavida?Queos centros espritas tomem como meta neste sculo dos sentimentos o compromisso de auxiliarossereshumanosainvestigaremsuasreaispropostasexistenciaisajudandoos a viver em paz.Aindamesmo, e principalmente, se os seus destinos forem alhures s nossas expectativas. Paraconhecerbemessereinadodasintenes,faamosummergulhointerior emeditemossemreceiosoujulgamentosnasquestesqueformulamosacima.Quando Jesuspronunciou o no julgueis porque nenhum de ns pode, em sojuzo, medir a intenoalheia.Muitasvezesosatosesentimentosquemanifestamosnose encontram emsintoniacomasintenes.Nasceentooconflito,afrustraontimaemrelaoao que estamos realizando e como nos expressamos para o mundo. As intenes nobres sustentamosmaislegtimossentimentosdeprogressoe elevao,embora,permitamos, frequentemente,queosvilesemocionaisdaculpaedomedonosafastemdeseguiras inspiraes instintivas a ecoar no imo de nosso ser, chamandonos para o destino gloriosoesingular. Nossas colocaes, certamente, podem lhes causar insegurana. natural! Fomos treinados para temer ou negar o que sentimos, no entanto, no haver paz na alma que no se lanar a essa tarefa educativa de percorrer a solido necessria e

94 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

responderasi:Quem sou?Oquequero? razovel, perante nossas abordagens, pensar no torpor causado pelas iluses quando se assevera ser necessrio seguir as intenes. Durante longo tempo, estamos equivocados nesse setor... O Guia Espiritual Lzaro diz: o aguilho da conscincia, guardio da probidade interior, o adverte e sustenta; mas, muitas vezes, mostrase impotente diante dos sofismas da paixo (O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO captuloXVII item7). Se as iluses so apelos vivos na vida mental da esmagadora maioria da humanidade,poroutrolado,muitosdensjestamosconvidadosatrilharoscaminhos novos da autonomia, mas por receio de seguir sentimentos que falam de um outro caminho,ocaminhosingular,negamososapelosdaalmaeparamosaouviroscrticos externose internosouospreceitosliterriosdenaturezareligiosa. Atarefadosautnticoseducadoresespirituaisresideemdevolveraohomem sua prpria conscincia. Somente abdicando do que acreditamos ser o melhor para o outro atravsdasviasdaempatia,poderemoscumprircomessamisso.Agrandemeta de todos os servidores do bem deve ser libertar conscincias do jugo das iluses. A dificuldade consiste em saber o que ou no iluso para o outro, sendo que nem mesmosns,emcertassituaes,sabemosaquilatarcomprecisaseguranaadiferena entrerealidadepessoale distorodaautoimagem. Os integrantes do crculo teraputico estavam extasiados em ouvir a palavra inspiradadeCalderaro.Viaseumsorrisodecontentamentoapaixonantenoslbiosde Dona Modesta.Parecendofazerumaleituradaalmadospresentes,indagouoservidor: Naturalmente, ante essa abordagem, surge a questo: como reencontrar nossa conscincia? A resposta vem breve: aprendendo a linguagem do corao. Escutando os sentimentos perceberemosa natureza de nossaintenoperantea vida, poisnoespelhodocoraoqueaconscinciaprojetaaluzdenossasmaisrecnditas aspiraesevolutivas.Acumulaitesourosnocu,ondenemaferrugem,nemosvermes os comem; porquanto, onde est o vosso tesouro a est tambm o vosso corao (O EVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloXXV item6). O tesourodaalmaainteno.Ondeela se situa aest o corao, ou seja, nossossentimentos.umtesouroporquea frequncia dasintenesconstituemamais legtima identidade do Esprito qualificando sua real condio perante a ordem universal.Qualseracondiodequemtomacontatocomnossasreflexes?Ilusoou convite paraaautonomia?Eismaisumatimareflexoaser feitanabuscadaslegtimas intenesemfavordaintegraocomnossodestinoparticularesagradoplanejadopor DeusnaSuaBenditaCasa. Jesus,oserquesintonizacomaIntenodoPai,omaispuro exemplodeamorque jpassoupelaTerra,teveseujulgamentocombasenosseusatose noemsuasintenes. ApedidodeDonaMariaCravofizemosessaintroduoparapensarmosjuntos sobreotemademinhaespecialidadeeinteresse,aobsesso.Jquesepreparampara incursesfuturasnesseterrenodaexperinciahumanaentreosespritas,guardemesse ensinopreciosodoMestre. Se tendes amor, tereis colocado o vosso tesouro l onde os vermes e a ferrugemnoopodematacarevereisapagarsedavossaalmatudooquesejacapazde

95 ESCUTANDOSENTIMENTOS

lheconspurcara pureza(OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloVIII item19). AsLeisNaturaissecumpremnavidadecadaumdensconformeanatureza das intenes que acalentamos. A inteno o termmetro de nosso ato evolutivo determinando a frequncia bsica de nossa atividade mental, pela qual seremos identificados na teia csmica da vida. Intenes nobres convergem todas as partes da menteparaumainteireza, facilitandoaaodoself,pacificandoocorao.Devidosua frequncia,acriaturacriaumacouraadefensivacontraamaldadeouatraiparasios reflexosdospropsitosinfelizes.Afrequnciaofiodeaglutinaodosfragmentosda mente,integrandoosparaaharmonia ouaderrocada,conformenossabuscanaObrada Criao. Portanto,a frequnciadenossosobjetivosrecnditosocanaldesintoniaque nos ligacomavida. No captulo das obsesses e dos relacionamentos interdimensionais ser imperioso considerar a influncia determinante das intenes na soluo ou agravamentodasconstriesmentaisdominadoras.Ningumseatolanospntanosda coaoedotranstornomentalsemqueaporta deseuspropsitosntimosestejaaberta emlamentvelindisciplina.Igualmente,ningum recolheopensamentodeSbiosGuias semqualidadesinterioresqueretratemsuas inteneselevadas. Entreosserespensanteshligaoqueaindanoconheceis.Omagnetismo opilotodestacincia,quemaistardecompreendereismelhor(OLIVRODOSESPRITOS questo 388).BilhesdecoraesnaTerra,aquiincluindonstodosqueperegrinamos sob a gide do Espiritismo, se avaliados luz dos princpios da mensagem do Cristo somente pelos seus atos e palavras (aspectos mais salientes de identificao da personalidadehumana,certamentereceberoumjuzoarroladocombasenospadres convencionaisdoquecerto eerradonavidaderelaes).Essejuzo,comonopoderia serdiferente,serexaradocombasenaquiloqueseconhecedapessoa.Quasesempre, algodistantedoqueelapordentro. Inmeroshomensemulheresemsuasreencarnaesestoenquadradosem grupos ou experincias cumprindo tarefas particulares, conforme suas necessidades pessoais, e nutrindo as mais puras intenes de melhora e reeducao. Muitos deles encontramse desajustados e infelizes, mas persistentes em suas aspiraes de superao e enriquecimento moral. Para os juzes da Vida Maior, cumprem misses particularesecooperamcomaobrapacientedeprogressodahumanidade,cadaquala seumodo. Uma das habilidades da alfabetizao emocionalemquetodos necessitamos nosmatricularaempatia.Elanosensinaacompreenderpessoasenosomentesuas atitudes. A partir dessa reflexo, imperioso entender que as obsesses no se estabelecem com base em rtulos exteriores que consignam determinado comportamento como sinnimo de desequilbrio. Listemos alguns exemplos que so sempredestacados:asopessexuais, oapegomaterial,osvciosdevariadaordem,a atividadedospolticos,oshbitos sociais,oexotismodecertascondutas. Nosnossosceleirosdeamordadoutrinaencontramosseverasreprimendasa semelhantes posturas. A diversidade ainda recriminada em nossos ambientes. Pautamonos aindaporcritriosdomundoestabelecendooquecertoeerrado,caindo emexames arrogantes,recheadosdecertezaseinflexibilidade,insuflandoaintolerncia

96 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

earigidezquedestroemasmaiscarasamizadeseplanosdetrabalhosobosbaforesda intransigncia velada. A tarja de obsidiado tem sido utilizada para quantos decidem por caminhos diferentes. Sentenciamos sem conhecerlhes as intenes. Estamos sempre aptos em nossa anlisea dizer o que o outro precisae devefazer, esquecendonos doprincpio bsicodo respeitoindividualidade. incrvel! Faloaquide mim prprio; comoapegamonoscomfacilidadeaos conceitos queacreditamos seremamais puramanifestao da verdade sobre oque o outro !Pormaisajuizadosejaonossoparecersobreoprximo,esseapegoescandaloso amaisvilexpressodenossaarrogncia.Perdoemmeaclarezademinhafala,masa dirijo principalmente a mim mesmo expressou o instrutor na mais espontnea simplicidade. Necessrio dizer que muitos companheiros de ideal, no todos evidentemente, que receberam o veredicto de serem almas em queda e obsidiados contumazes so desbravadores obstinados de novas formas de caminhar, corajosos desafiantes que honramem simesmosa diversidade. Diversidade essa queainda no aprendemosarespeitar. Peregrinam por outras sendas de aprendizado nas quais, possivelmente, a maiorianoteriasisoparatrilhar.Garantemsecomsuasintenes.Sobrealgunsdeles, inclusive,assentamseosmaiselevadosinteressesdoPlanoMaior.Noexisteningum noscrculosdeaprendizadodaTerra,emambasasesferasde vida,queestejalivredas associaesmentaisconstritorasoucomodizosenhorAllanKardec:(...)odomniode algunsEspritoslogramadquirirsobrecertaspessoas(OLIVRODOSMDIUNS captulo XXIIIitem237)Observemosafalalogramadquirir, masgraasqualidadesuperior dasaspiraesnemsempreadquirem.Impossvelparanslivrarmonos completamente das interferncias, contudo, mantlas e consolidlas vai depender das intenes. S existe domnio quando cedemos ou desistimos de continuar lutando pelas nossas aspiraesmais profundas.Eisoconceitoprticodeobsesso. Por isso dissemos que a inteno sustenta nossos mais nobres ideais. No existe obsessor ou tcnica capaz de destruir as intenes, a no ser nossa escolha pessoal.Elasso comoumaarmaduradaalma.Somenteatravsdelanosprotegemosda adesopermanente asituaes,condutaserelaes.ALeideSintoniaoalicercedesse processo que interrompe ou consolida nossos elos. Se tendes amor, tereis colocado o vossotesourol ondeosvermeseaferrugemnoopodematacarevereisapagarseda vossaalmatudooquesejacapazdelheconspurcarapureza(OEVANGELHOSEGUNDOO ESPIRITISMO captulo VIII item19). Por conta dessesentimento oculto, ainteno, to cedo noentenderemos a contento a Justia Divina, que se guia por expresses ignoradas como se observa nas seguintes frases: sempre do mesmo grau a culpabilidade em todos os casos de assassnio?Jotemosdito:Deusjusto, julgamaispelaintenodoquepelofato(O LIVRO DOS ESPRITOS questo747).Aintenolheatenuaafalta;entretanto,nempor issodeixadehaver falta(O LIVRO DOS ESPRITOS questo949). Nohculpabilidade, em no havendo inteno, ou conscincia perfeita da prtica do mal (O LIVRO DOS ESPRITOS questo954). A inteno o plugue mental de ligao com o manancial infinito da

97 ESCUTANDOSENTIMENTOS

Misericrdia Paternal. Por ela atramos para ns todos os recursos defensivos e multiplicadoresda nossafora interior.Talvez por essarazo o Sbio Nazarenotenha afirmado: Bemaventuradososlimposdecorao,porqueelesveroaDeus (Mateus, 5:8).Apurezaafrequnciamentaldaliberdadeeaidentificaodoshomensfelizes, que jamais esto sozinhos, mas guardam a sublime capacidade de escolherem, essencialmente,conformesuaspreferncias,oscaminhosdaexistncia. Judas com intenes amorosas sucumbiu sobre os aoites do poder e traiu. Pedrocomfiisintenesdescuidoudavigliaenegou.Amulheradlteraquerecebera o apodo da multido foi amparada por Jesus, que sabia da nobreza de suasintenes peranteavida.Saulo,operseguidorimplacvel,trazianaalmainteneslouvveiscom o bem e Jesus descerroulhe os olhos das escamas da iluso. Nicodemos possua aspiraes de valor mesmo constrangido pelo preconceito. Tiago, por amor Casa do Caminho,consorciouseao Judasmo,permitindoconcessesdoutrinrias. Perdoemme ser to breve em minha fala. Dona Modesta j explicou os motivos. Estareiemtarefasocorristadaquiaalgunsminutos.Semdelongas,desejoxito no futuro de vocs. Que este grupo de reencontro alcance sua legtima aspirao no encalodesuasmais nobresintenes. Pazaosseuscoraes.

98 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

EPLOGO

O QUE BUSCAMOS NA VIDA?


Pediesevosdar;buscaieachareis;bateiportaese vosabrir;porquanto,quem pederecebeequemprocuraachae, quelequebateporta,abrirse
(S.Mateus, 7:7 OEVANGELHOSEGUNDOOESPIRITISMO captuloXXV item1)

Encerrada sua fala, Calderaro despediu de todos com fraternal abrao. Em seguida, donaModestafranqueouapalavracomaseguinteindagao:quaisforamseus sentimentos anteafaladeCalderaro? Havia um silncio generalizado. A palestra conduzira a um mundo de profundas reflexes. Vinte minutos explanados, deixara reflexes para dcadas. Dona Modesta,percebendooestadomentaldosparticipantes,aguardoupacienteatquando Ansiase pronunciou: Comoconceituarainteno? Assumindo a conduo das ideias, a supervisora passou a ler em uma lauda, rascunhada mo pelo prprio Calderaro, quefornecera extenso material didticoao grupo. OconceitoaquiexaradoporCalderarobastanteamplo.Dizele:aforada atrao que emana da alma capaz de aglutinar, ordenar e equilibrar todos os seus potenciaiseexperincias.Essaforacriaocampodegravidadequeorganizaesustenta o mundomental.Podemos chamla de eixode alinhamentoda vidamental, porque ela se estende da alma at o inconsciente, passando pela sombra, pelo ego e pela conscincia,sendoopotencialordenadordasadentima.Imaginemosamentecomo vrios crculos concntricos e a inteno como sendo um trao perpassando todos os crculos. A inteno a manifestao inconsciente da alma na busca de seus compromissosenecessidadesdecrescimento.Todostrazemosessaenergiainstintiva de melhora. Ela a divina reguladora da paz consciencial. O bem a Inteno do Criador na Obra da Criao. Todas as criaturas trazem em latncia os germes dessa IntenoAbsolutaeIrrevogvel.Oamoramanifestaoafetivaquerepousasobreas intenesmaispuras.Intenoalgoentrea criaturaeoCriador. Dona Modesta remendou Ansia diante desse conceito, temos uma intenoou vriasintenes? TemosaintenoreferidanoconceitodeCalderaroqueaorganizadorada vida mental do Esprito. Essa intenobase tecida nos sucessivos roteiros reencarnatrios da alma na medida que consegue expressar em suas realizaes e atitudesosapelosprofundosdoser perfeito,queseencontralatenteemcadaumde

99 ESCUTANDOSENTIMENTOS

ns. Dessa intenomatriz sogerados os desejos, depois os interessese por fimas inclinaes.Aessasvariveisdavidamoralcostumamoschamarintenesperifricas. Inteno diferentede desejo. A intenobsicaaquelaque norteiaasaspiraese escolhas do homem em direo a Deus. Os desejos so metamorfoses dessa inteno matriz que se fermentam sob ao dos reflexos no automatismo da vida mental. A intenotemavontadecomoalavancadesuasexpresses,enquantoodesejoopalco ondeseapresentamasemoeseamotivao elementoscomponentesdatessitura do sentimento. Vontade a manifestao inteligente da inteno. Desejo o reflexo instintivodainteno. Tecida em vrias reencarnaes?! Achava que inteno era fruto de uma escolhaou algomaiscorriqueiro. No Ansia. A inteno uma conquista sublime do Esprito depois da aquisiodarazo.Podemosfalaremmaisdequarentamilanos(emnossocaso)para suaformao. Nopodemosconfundilacominteresse.Aintenooquebuscamosna vida. Ointeresseoquedesejamos.Aprimeiravemdaalma,osegundodoego. Um divino,umprocessoafinadocomoself.O outrotransitrio,conformeanaturezadas vivncias. O grupo absorvia contrito o dilogo. Quando surgiu ocasio, indagou um dirigente paulista: Dona Modesta, como saber qual a nossa inteno ou ainda as nossas intenes? Quandosoubermosresponderaessasperguntas:Oquequerodavida?Que buscamosanteaoportunidadeconcedidaderenascernocorpo?QualoplanodeDeus para meu caminho? Qual minha misso na colmeia csmica? Que desejo de minha existncia? Quanto mais conscincia de nossas necessidades e valores, mais clareza possumosdiantede nossaintenobsica,aquelaquenorteiaarotaevolutivadoSer. Compreendamos que essa conscincia de si no uma noo racional, mas sentida. Muita diferena existe entre dizer sei que preciso e sinto que preciso. Quando sentimos o que precisamos no de carreiro docrescimento espiritual,estamos criando umasintoniacomasaspiraessubjetivasdaalma.Emverdade,amaioriadenspassa a encarnao sem conhecer sua real inteno estrutural. Quase sempre, se gasta a metadedavidacorporalparacomearainvestiglaeaoutrametadeparaentendla. Razopelaqual,muitossasentiro,defato,depoisdamorte. Pouqussimossoosque conseguemidentificlaaolongodotrajetonacarne. Desbito,ouviuseumchorodiscretoseguidodesoluosangustiantes.Todos olharamparaamesmadireo.AmesmaAnsia,queformularaasperguntasanteriores, traziaasmostampandoorostoemprantosofrido.DonaModesta,preparadaparaessa eventualidade,levantousecomlenosmo,assentouseaoladodeAnsia,eofereceu lheadestrapedindoatodosuminstanteparasuarecomposio.Todospermaneceram em silncio procurando sentir oensejo. Ansia despejava extensaenergia de angstia reprimida. Umpoucorefeita,asupervisoraestimulouaadesabafar. Perdoemme pelo descontrole, amigos queridos! A fala de Calderaro conduziumeamuitaslembranasdarecmfindaencarnao.Sabe,DonaModesta,fui

100 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

uma mulher obediente... Talvez servil falava engasgando as palavras e de olhar cabisbaixo. Lar e profisso, vizinhana e amigos de doutrina, sempre segui ordens, ouviopinies,e... quase desistindodefalarfoiincentivadapelabenfeitoraacontinuar creioquenuncaexpresseio quequeriarealmente! Continue,Ansia.Tenhaforaparafalar,aproveiteaocasioapropriada. Sintome agora como se tivesse passado a vida... Passado a vida... Sem vontadeprpria! Adoreitudo quefiz. No setrata dearrependimento. Filhos, marido, companheirosetarefasforambnosnaminhavida comeouapronunciarsecom mais tranquilidade. Tenhoporm,asensaoqueavidapassoupormimeno eupor ela!Esseomeumaispurosentimentodiantedessascolocaesqueacabeideouvir. comosenotivessesidoeu mesma,entenderam?Dirigiuseatodoogrupo.Umavazio... Serquepasseiaexistncia semseguirminhasreaisintenes?Serquedeveriaterme imposto mais ante os compromissos e aceitado menos as opinies e ideias? No me culpopornadadoquefiz, entretanto,essapalestratrouxeparaminhavidaconscientea sensao de que deixei de fazer quanto desejava... Porm, o tempo se foi e ficou a sensao... Podemos ter nossas intenes prejudicadas pelas opinies alheias? O que estacontecendocomigo,Dona Modesta? Ansia, fao o registro de um sentimento pulsante em sua alma neste instante. Manifesteosempensar. Ansiaparouporum instante,suspirouefalousempensar: Ah!Sabemoqueeuqueriamesmonesteinstante?Estarnocorpodenovo. Um corpobelo,saudvelerecomeartudo. Fale mais; por exemplo: com quais pessoas regressaria? O que faria no recomeo? Possosersincera? Falerpidoantesquepercaofio... Euqueriamesmovoltarsozinhaefazermuitas,muitascoisasmaravilhosas paramimeparaoutraspessoas.Acreditarmaisemmim, nosmeusvalores.Viveruma experincia em que pudesse cuidar e ter responsabilidades graves somente comigo mesma. s vezes tinha muita raiva dos amigos espritas que s enxergam defeitos, defeitos e defeitos. Se algum possua algo bom no podia manifestar. Era vaidade! Personalismo!Quersaberdeumacoisa? FaleAnsia!Nomea palavras. Deviaterdadomenosatenoamuitasopiniesdosespritaseseguidomais o meu corao. Creio que tinha muito mais bondade no corao que nas palavras de muitos companheiros de ideal. Desculpe a franqueza. No desejo ofender ningum, apenas acreditar no que sinto. Longe de mim a ideia de fazer imagem de algum superior. Nopeadesculpas, Ansia. Tireessapalavradabocaefalemais. Sousua testemunha sobre sua sinceridade. assimque se operamas finalidades desta tarefa. Prossiga! Asensaoquetenhomesmopensandonestaexplosodeideiasqueera mais esprita que eu mesmo imaginava, mas no prezei, no valorizei e deixei que os outrosdessem ovalor de seus julgamentos as minhasatitudes e decises. Tenho uma

101 ESCUTANDOSENTIMENTOS

enorme raiva disso, Dona Modesta. Que raiva que me vai alma quando lembro de coisas!... Ponha para fora agora, minha filha. uma ordem! Falava com firmeza a supervisoranointuitodeencorajar. Por entre soluos agonizantes e palavras engasgadas, Ansia colocava um peso parafora.Eraumtratamentonecessrio,inadiveleDonaModestasabiadisso. Tivemedodeacreditaremmim.Porisso,sim,mearrependoamargamente. Deixeiqueojulgamentoalheiomeinvadisseaconvicoeobstrusseacapacidadede formarmeuautoconceito. Comodetestoaideiadaobsesso!Avidainteiraouviadizer sobre obsessores, obsessores... Morri e onde esto eles? No os tinha? Ou venci a obsesso?Nofundoquer saber?Achoquenuncativeobsesso,eufuiaobsessora! Isso!timo,Ansia! entusiasmavaseDonaModestacomosealgoespecial acabassedeocorrernatarefaemcurso. Ou quem sabe os irmos com essas ideias caticas que foram meus verdadeirosobsessores?...Gostavadastarefas. Confesso,porm,noerafeliz.Serque podia ser feliz? Ser que merecia? Onde as respostas? Recomposta das lgrimas, Ansia agora dava sinal de extrema lucidez. S sei que no fundoalgo me diz: voc aindapodeserfeliz.Vocmereceserfeliz.Noseioquevououvirdasenhoraquando acabaressacrisepassageiradeloucura,contudo,novoudeixarningummetiraressa convico. como se aguardasse h muito tempo dentro de mim, esperando que eu tomassepossedomeuquerer.Tenhoextrema nsiadeouviroquesinto.Eoquesinto nobre, verdadeiro, particular.Quero conhecer lugares, ajudar pessoas, cuidar de mim, ouviropinies,masnoseguilasseassimmeconvier.Construirminhaautonomiasem arrogncia.Terpaznaalma.Querovivero Espiritismoconformeminhasnecessidadese virtudes particulares. Quero ter liberdade para usar em favor do bem. Quero ter autonomiaparagozardodireitodeescolher,semquererseramelhoroumeescravizar a padres que no atendem mais minhas necessidades de crescimento. Eu sei que mereo. Quero tomar conta do meu querer. Ser gerente de minhas intenes e nelas acreditar. Minha inteno o meu tesouro que desprezei... dona Modesta indagou Ansia com um lindo sorriso nos lbios e de semblante mais leve aproveitando, que parecequeenlouquecidevez,queriasaber: temfriasnomundoespiritual? Sim,elasexistem!Existemparaaspessoasqueaprendemaseamareaoseu prximo.Existemfriasdesimesmoedasloucurasqueosoutrosachamquedevemos ser. Umaexperinciamaravilhosa. Ento eu quero uma, e bem longa de preferncia! Todos deram espontneas gargalhadas. Voc ter uma, s que definitiva. As frias da conquista de si mesma. Um prmio paraalmasqueaprenderamaserobedientesepacientesaosdesgniosdavidae alcanaramnotriosagradodaalmaacapacidadedeescolherseuscaminhosnovosem buscadeoutraslies,mantendosemoralmenteeretas,emboraningumacrediteque possam. Mantendose firmes, conquanto com outros obstculos a transpor na caminhada,quenoaquelesque aspessoasacreditamserosseus. Desculpemme todos pelas besteiras queacabei defalar! Perdoemme por serto egosta.

102 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux) Issonoegosmo,Ansia.Vindodealmasquesederamtantoaobemcomo voc, essesentimentochamasedesejodeseamar, autoamor,valor pessoal. Deusest devolvendo a voc o direito de sentilO em si ou atravs de si mesma. Essa a Lei. Quando sentimosDeusapenasnooutro,esseoutrosevaieficamosnsconoscomesmo. Deusmuita vezSeAparta,porquenootrazemosemnossossentimentos.Amandose, estamosemconexocontnuacomoPai,tantoquantoElesempreestconosco.Aobra deamorque oferecemosaoprximotemquepertencerigualmenteans. Autoamor?! Sim, minha filha! Conhecer nossa intenobsica, travar contanto com as aspiraes dela emanadas e saber construir nossa autonomia em atitudes sadias e altrustas constituemomaioratodeamorasiprprioqueaalmapodeexpressar. Squesintoquedeixeideamartantoquantodevia. Tantoquantodeviano.Tantoquantomerecia! Porissoessasensaodevazio? Exatamente. Seguidemaisasopiniesalheias? Digamos,minhafilha,usandoumaexpressobemhumana,quevocpegou carona nos conceitos alheios e abdicouse de gestar suas prprias convices, abriu mode construirseusprpriossignificados.ViveuoEspiritismopelasviasinformativas epreteriu(semoquerer)ossentidosoriundosdaindividualidadeexcelsaatravsdas viasinspirativas. Voc,comomuitosespritas,tevemedodeformularconceitospessoais adequadosssuas necessidadesespecficas. DonaModesta!Conceitospessoais?!Issonoserofamosoachismo? Semdvida!issomesmo.Comumafundamentaldiferena. Qual? Esseachismodosespritasgeneralizousecomosendosinnimodeatitude contraproducente.Emquaisquersituaes,aaodeemitirparecerouteorizarluzdo Espiritismo.Entretanto,abelezadosconceitosespritasganhaluzeencantoapartirda maturaodeseusprincpiosemcadaumdens.Quandoaexperinciafundamentada nos conceitos de imortalidade e ascenso transformase em caminhos criativos na intimidade, nascem os rumos da diversidade humana, os caminhos inexplorados. Todavia,porfaltara ousadiadeinvestigar,acoragemdaconvicoacrisoladanotempo (postura adotada com excelncia pelo codificador), perdemos a oportunidade de aprenderedenosexpressar. Dona Modesta! Se fosse a senhora, falaria bem baixinho para que os confradesreencarnadosnuncaouamessasheresias expressouAnsiagracejando desuaprpria colocao. Ansia! Ansia!Esteja certa deque to logome seja possvel,escreverei a nossos irmosfalandosclarassobreesseassunto. Jesus!Jnochegamospersonalismosdomovimento!...Seincentivarmosas opiniespessoais... Minhafilha, noesquecereidedizer tambmque, antecedendoconvices ntimas eoscaminhoscriativos,devemosteroendossodamaturidade,doequilbrio,do esforode realizaonobem,isto,opiniespessoaiscentradasemvivncia.Oqueno

103 ESCUTANDOSENTIMENTOS

podemos furtaracapacidaderealizadoradensmesmoseaocasiodeampliarobem atravsdenossasprpriasiniciativas.Fareiissoparaqueinmerosdiscpulosprontos paradecidirsobreseusdestinosnocarreguemparacafrustraoquetomacontado seucoraoneste instante,compreendeAnsia? Sim,DonaModesta!Asenhoratemrazo!Nomeucaso, seavisadaatempo sobre tais ideias, certamente encontraria mais coragem para enfrentar a minha acomodaoe desenvolverminhaestradapessoaldeascenso. Ouvirmaisaconscincia,ocorao,osinstintos.Serseletivaemrelaos crticas alheias. Eisumadvida!Equantoaosjulgamentosalheiosdaspessoascomasquais convivi;prejudicaramme? As pessoas de seu caminho foram excelentes condutores de sua vida. Acontece que poucos de ns estamos maduros o bastante para respeitar o livre caminharunsdosoutros. Viaderegra,queremostornarooutroemomesmo,ouseja, anularadiferenaparaqueseja igualans.Assimcomo,tambm,nemsempresabemos zelar pelasnossasescolhase nonos permitir ser desrespeitadose ter nossos limites invadidos. Aconvivncia aescola bendita de almas daqual nenhum de ns pode se afastar totalmente. Todavia, existemalguns pontos na vida de relaesque setornam essenciaisparatornlaeducativa espiritualmente:apreservaodoslimites,oestmulo autonomiaeacelebraoda diversidade.Somenteodilogo,enquantoinstrumentode manifestao das intenes, pode ajustar os relacionamentos para o cumprimento dessas caractersticas. Especialmente o dilogo no qual manifestamos o que sentimos semreceioderejeio. Ah,DonaModesta!Seexistealgoquenofizduranteaminhareencarnao foiisso.Resguardarmeussentimentos,falardelessemmedodoqueouviria.Acovardei diante doquepretendia,poisteriaquefazerescolhasdifceis. Voc no imagina quantos so os que passama vidaadiando escolhas por medo. Tinhamedodeestarsendoegosta. Suasinteneseramms? Creioqueno.Comopossosaber?Tinhareceiodeestariludida,obsedada... Ostaischavesdosespritas...Sabecomo?!Achoquenuncafuipreparadaparasereu mesma, externar meus pontos de vista semdesejar que fossem verdades para todos... Desafiarospadres...E,apesardisso,continuarconvivendopacificamentecomtodosos companheiros etodasasideias. Noexistemescolhassemriscos.Principalmenteaquelasquedizemrespeito nossapaz. Comogostariadeteralgumparadizeroquefazer! Eperderseusmritos?! Pelomenosnoteriaessevaziopordentro. Maspoderiaterfalhadoemoutrasreas... Paraquemseama,afalhanotaaferidoraparaumrecomeomelhor.Deixar de tentarfalhamaiorquebuscaraexperincia. Eparaquemnotenta...

104 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux) Nohnota!Omaiorfracassodavidanoescolhererrado.passaravida sem existir. Quem se ama tem a si mesmo. Percebeuse como Filho e Cocriador universal.Por essarazo,senteseemplenitude. Antetudoisso,invadiameummedodequepoderiagostardemaisdemime esqueceromundo.Maisamais,houvevezesemquedesejeidarumbasta,largartudo e parar. No entanto, no sabia para qu. Ento terminava desistindo e tudo ficava do mesmo modo. Essa a diferena entre quem sabe o que busca da vida, qual sua real inteno,ou seja,apessoasabeoquequerecomofazerparaalcanar. Tinha medo do que aconteceria se decidisse pelo que queria. No sei se sustentaria minhaescolha. Diz o Doutor Carl Gustav Jung: As pessoas, quando educadas para enxergaremclaramenteoladosombriodesuaprprianatureza, aprendemaomesmo tempoacompreendereamarseussemelhantes(THECOLLECTEDWORKSOFC.G.JUNG VolumeVII,pag. 28). Porquetemosessasensaodeegosmonaatitudedeamarse? Porque j pensamos excessivamente em ns de maneira inconveniente. Autoamarsepensaremnsdaformaqueconvmaobem. Quefrustraoaminha! muitointeressante! Exclamouabenfeitoracomosevagueasseamente por insondveisrecordaes. Ansiaeos demaisparticipantesficaramsementenderafaladeDonaModesta. Tambmtiveminhasfrustraes! CompletouDonaModestacomoquem trariaumensinoprofundoatodosospresentes. Frustraesopostasssuas,minha filha. Opostas?! IndagouAnsia. Voc se dizfrustrada por omitir sentimentos. Deminha parte, frustrei por acreditaremdemasianoquesentia. Serpossvel?! Porcontadissofuicorajosa,determinada,convicta,masacabei,emdiversas ocasies, nosbraos daarrogncia. H quem detestemeu nome athoje emUberaba, qui emoutrasplagas... Noacredito,DonaModesta! Podeacreditar!Tenhomeustraosdeimperfeioenosopoucos...Certos sonhos e desafios custaramme perdas afetivas lamentveis que at hoje ainda no conclusevaleramapena.Fuiricadeafetosemilionriadedesafetosnasduasesferas devidapor contadessesexcessos. Massercordataemedrosacomofuitambmnooideal.Possivelmentese manifestasse o que desejava, perderia a maioria dos laos que me paparicavam expressou Ansia. Voc tem valores que ainda no possuo, minha filha. Foi vitoriosa porque optou pelasconcesses.arennciatotal.Algoqueaindanoaprendisuficientemente. Noentanto,doquemevaleu,DonaModesta?Vejaoque acabeideexporaqui no grupo. Quer saber? Sintome em frangalhos por no ter sido quem sou e no ter

105 ESCUTANDOSENTIMENTOS

defendido minhasreaisintenes! Avidafeitadeescolhas.Nemaomisso,nemasmuitascertezassobons caminhos para a paz nas relaes e consigo prprio. Quando imaturos na doutrina, costumamos colocar projetos acima da bondade uns com os outros. Para preservar programas de trabalho e convices conceituais, passamos por cima das relaes de amor.Se pudesse,euvoltarianotempoerefariamuitasdecises... Porminhavez,sepudesse,voltarianotempoepensariamaisemmim. Aconvivnciatemumpontodelicado.Aquelesquemaisconvivemconosco cometem,quasesempre,umgraveequvoco.Supemconhecercomexatidoanatureza de nossas intenes. Para nosso estgio evolutivo quase impossvel conviver sem julgar, e julgar significa interpretar intenes atravs das atitudes. Nesse terreno falhamos consideravelmente, para no dizer completamente. O nome dessas atitude bvia no dicionrio moral, conquanto tenhamos imensa resistncia em aceitla no corao. Queatitudeessa? Arrogncia,asupervalorizaodesimesmo. A senhora tem razo! Nunca senti esse tema como agora. Temos que ser muito arrogantesparaquerersabermaisdooutroque densmesmos! Emrelaoaomundontimoalheio, podemosespeculareanalisar, sempre no intuito da compaixoe da solidariedade. Tudo, porm, stem valor realquando vivel o dilogo honesto e desapaixonado de interesses pessoais para que o conhecimento mtuo flua na relao, consolidando elos de verdadeira confiana e consistnciaafetiva.Almdisso,penetrarnoterrenosagradodocoraoalheioexigea extremahabilidadedaternura.Aconvivnciacristdeveserhonesta,porm,nocruel. Quemqueira destruir iluses de outrem a golpes de sinceridade mrbida, certamente semear a discrdia. Quando o amor ilumina nosso verbo, a escurido da arrogncia diluiseanteosraiosdabondadeedahumildade.Quantomaisautoridadeconsciencial guarda o Esprito, mais amvel e cordato, despretensioso e cooperativo a sua expresso, ainda que, em ocasies de necessidade, tenha que usar da energia e da determinao. Fico a pensar como deveria ter falado mais de mim! O que sentia, o que desejava! Permitiqueinterpretassemminhasintenese,incrvel...Eumesmaacreditei noque interpretaram! Quando definimos a inteno de algum, julgamos. Quando apegamos aos nossos julgamentos, abrimos a porta da arrogncia para a entrada dos monstros da inimizade,da incompreensoedaantifraternidade.Enquantocriticamosunsaosoutros, repletos de certezas em nossos julgamentos, estamos mais separados, mais frgeis, menosprodutivos.Aarrognciadeumladoeaomissodeoutrosoextremosdeuma mesma questo: nossa necessidade espiritual de Evangelho nos sentimentos e de pacinciaparacomas imperfeiesunsdosoutros. Fuiumamudacomlngua! No s voc, minha filha, que passa por isso. A grande maioria da humanidade experimentanaatualidadeessamudezemocional. Comotrataressamudez?

106 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux) Noamudezqueprecisasertratada,masasurdez. Surdez?Somossurdostambmnocampoemocional? No sabemos falar dos sentimentos, porque no aprendemos a ouvilos, escutlos. No sabemos a sua linguagem, portanto, no h como cuidar do corao. Quandonosamamos,queremossaber oquenosvaialma, quaisnossosdesejos,que ansiamos para ns. Quando nos envolvemos na psicosfera do autoamor, encantamos peloquesomos,atmesmopelasdeficincias. Depossedisso,mensuramosavidaque nos cerca e, mesmo que no possamos fazer nada para mudla por fora, saberemos preservarnosintimamentenas aspiraesdecrescereserfeliz. Aquesto, portanto, nosoosamigos,familiares, osgrupos...Aquesto nosso mundointerior,certo? Se no temos fora para zelar pelo que sentimos, considerando que no sentimento que nosindividuamos paraDeus, quemcuidar de ns? O que sentimos nico,mpar, exclusivoeverdadeiro.Queticaadotaremosapartir doquesentimos outra questo.DizoEvangelho:(...)Quemprocuraacha(...),eoatodeprocuraransia daalmaembuscadoSimesmo,suarealidadeprofunda,seuselfdivino.Ahabilidadede se amar reside na capacidade de devassar as sombras interiores procura do inestimvel tesouro das nobres intenes da alma. De posse desse tesouro, a criatura encontraoreferencial indispensvelparaseconduzirembuscadesuamissoparticular perante a vida. A inteno o mais seguro endosso de autoridade perante a conscincia. Quando a conhecemos nos roteiros da espiritualizao, ainda que no tenhamosconquistadoacoernciadesejvelna conduta,elanosgaranteoestmulopara persistirnabuscadasmetasqueacalentamosedas aspiraesqueecoamdaalmapara omundodossentidos. Nossaintenovaiserconhecidanamedidaqueaprendemosa linguagemdossentimentos. Elaseexpressaeentrelaacomtudoaquiloquesentimos. Consideremola como sendo o reflexo do Plano do Criador a nosso respeito; para entendla teremos que criar uma relao muito honesta e atenta com o que vem do corao. Escutar sentimentos. A inteno a zeladora de nossos destinos. Por ela se cumpremnossamissoenquantoseresemcrescimentonaObraPaternal.Afrequncia individualdainteno capazdenosdirigir,impulsionareprotegerparaaGrandeMeta dasnossasexistncias. Aquestosaber desfiaranossadasintenesalheias. Existe, portanto, uma Teia da intencionalidade na qual nos encontramos inseridos. A intenomatriznascenocorpo mentalesustentaa frequncia vibratriadacriaturano patamardesuaevoluoreal.

* * * Assimsoosgruposdereencontro. NestatardeotemaestacionounasvivnciasdeAnsia.Entretanto,apesar de calados,ocoraodetodospulsavaemprofundainterao. Aquelas cenas de riqueza moral e liberdade ensejavamnos uma pergunta: quandoser,MeuDeus,quenossoscentrosdeamorcristoeespritanaTerratornar seorplicasdosgruposdereencontroparaauxiliaremoshomensaentenderoque buscamosnavida?

107 ESCUTANDOSENTIMENTOS

A tarefa estava a ponto de ser encerrada, quando chegou o Doutor Incio Ferreira.Apsoscumprimentos,DonaModestapediuqueelecontassealgumcasoque ilustrasseo temadaquelatarde. DeolhosvoltadosparaoMaisAlto,buscandoinspirao,omdicouberabense, contagiadoporvibraessuperiores,narrouocasoReceiturioOportuno,referenteao atendimento realizado h alguns dias no Hospital Esperana narrado no incio desta obra.

108 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

PROGRAMA DE BEZERRA DE MENEZES PELOS VALORES HUMANOS NO CENTRO ESPRITA


AmelhorcampanhaparaainstauraodeumnovotemponaSearapassapela necessidadedemelhoriadascondiesdocentroesprita,queaclulaoperadorado objetivodoEspiritismo.Lsimseconcretizamnosoconhecimentoeotrabalho,mas a absoro das verdades no campo individual consentidas em colquios ntimos e permanentes, que reproduzem os momentos de Jesus com seu colgioapostlico. Por isso,temosquepromoverasCasas,depostodesocorroealvioancleoderenovao social e humana, atravs do incentivo ao desenvolvimento de valores ticos e nobres capazesdegeraratransformao. Paraissoshumcaminho:aeducao. Oncleoespiritistadevesairdopatamardetemplodecrenaseassumirsua feio de escola capacitadora de virtudes e formao do homem de bem, independentemente de fazer ou no com que seus transeuntes se tornem espritas e assumamdesignaoreligiosa formal. Elaboremos um programa educacional centrado em valores humanos para dirigentes, trabalhadores, mdiuns, pais, mes, jovens, velhos, e o apliquemos consentaneamentecomasbasesdaDoutrina. Saber viver e conviver sero as metas primaciais desse programa no desenvolvimento de habilidades e competncias do esprito. O que faremos para aprender a arte de amar? Como aprender a aprender? Como desenvolver afeto em grupo? Como devolver viso a cegos, curar coxos e estropiados, limpar leprosos, expulsardemnios? Muitosadeptosconhecemaprofundidadedosmecanismosdesencarnatrios luzdosprincpiosespritas,entretanto,temosconstatadoquantoschegamporaquiem deplorveis condies por no se imunizarem contra os padres morais infelizes e degeneradores. A melhoria das possibilidades do centro esprita indiscutivelmente facilitar novos tempos para o pensamento esprita, Haja vista queestaremos ali preparando o novo contingente de servidores da causa dentro de uma viso harmonizada com as implicaesda horapresente.

109 ESCUTANDOSENTIMENTOS

Dessaforma,estaremosretirandoaCasadafeiodeumailhaparadisacade espiritualidade, projetandoaaomeio social e adestrando seus partcipes a superarem sua condiosemestabelecerumarealidadefictciaeonerosa,insufladoradeconflitose demedidasimpositivas,longedasreaispossibilidadesdetransformaoqueacriatura podee precisaefetivaremsimesma.

Fim

110 Wander leyS.deOliveir a(peloEsprito Er manceDufaux)

www.luzespirita.org.br

Vous aimerez peut-être aussi