Vous êtes sur la page 1sur 3

ARQUITETURA ORIENTADA A SERVIOS (SOA) Na dcada de 1990, a evoluo tecnolgica tomou os sistemas informatizados mal acessveis s organizaes que,

consequentemente, apresentaram um crescimento exponencial de seus dados. Esta nova realidade tornou necessria implementao de sistemas de informao que apresentarem alto desempenho para a manipulao destes dados. A estratgia bsica utilizava uma infraestrutura similar grade de computao (muitas vezes utilizando clusters de armazenamento) gerenciada por um sistema de integrao de aplicaes. Nesta combinao surge um problema associado s regras de cada ambiente. Sistemas de alto desempenho so implementados a partir de solues tecnolgicas que utilizam orientadas a reusabilidade, enquanto sistemas de informao devem atender a poltica empresarial sendo orientadas a negcios (foco em produtividade). As regras destes dois ambientes no podem ser dependentes entre si, obrigando uma mudana na arquitetura do sistema. (A SOA sugere uma camada de interface ESB Enterprise Service Bus) entre os sois ambientes que fornece um meio de comunicao, porm atravs de um foco acoplamento mantm a independncia entre os dois ambientes.

VISO TRANSVERSAL

Ambiente de Negcios

Ambiente Tecnolgico

Para atender as necessidades da organizao um componente criado de forma dinmica a partir de uma vista transversal do sistema que engloba funcionalidades parciais dos dois ambientes, mas sem alterar suas regras. Este novo componente gera um servio que pode deixar de existir quando a funcionalidade no for mais necessria.

ESB x Middleware
Enquanto uma camada de Middleware promove a interao dos componentes, a ESB deve favorecer o fraco acoplamento de modo a facilitar a escalabilidade do sistema.

Problemas
A SOA uma das arquiteturas mais controversas das SD ao exigir regras bem estabelecidas e que facilitem a adaptao de novas tecnologias o que dificilmente ocorre para sistemas ligados obrigando a uma alterao na cultura poltica empresarial. O conceito de Servio apesar de ser complexo considerado como a melhor soluo de interao destes ambientes e d origem a outras arquiteturas, como o software as Service (SaaS). COMPUTAO EM NUVEM A globalizao aliada ao crescimento da internet e a evoluo do conceito de servio gerou a necessidade das organizaes oferecerem seus servios para qualquer usurio onde quer que esteja. Para isso, o sistema que oferece o servio deve ser to pervasivo a computao em nuvem. Computao em nuvem o modelo de Computao em Grade aplicado em um ambiente pervasivo orientado ao usurio e geograficamente muito disperso. Ela est associada virtualizao dos sistemas e a possibilidade da existncia de um ambiente de recursos tecnolgicos (nuvem) que pode ser acessado a qualquer instante de qualquer lugar. A computao em nuvem massivamente escalvel sendo caracterizada por um modelo econmico orientado a Internet. Seu foco o usurio oferecendo-lhe a disponibilizao de servios de informao e TI. Usando uma infraestrutura de comunicao baseada na Internet, enfrenta os principais desafios na deteno de desempenho e confiabilidade em um ambiente que inerentemente ineficiente e insegura. PROJETO SETI@HOME SETI Search for Extraterrestrial Intellingece O SETI um projeto cientfico que procura vida inteligente fora da terra atravs da analise de ondas de rdio que no so comuns na natureza registrados por radiotelescpios do mundo todo. Em 1995 foi proposta a utilizao de um supercomputador virtual constitudo por computadores conectados internet. O SETI desenvolveu um software que foi oferecido a colaboradores pela Internet que poderiam doar o tempo ocioso de seus computadores. Quando o computador com software fica ocioso, processa os dados do SETI Julho ROOR:

N 3,8 milhes de Colaboradores em 226 pases. Unidades Computacionais: 221 milhes Desempenho mdio: n27 TFlops (Julho/2001 Julho/2002) Dados Processados: n1,7 x

Vous aimerez peut-être aussi