Vous êtes sur la page 1sur 36

Curso de Jardinagem

ndice

Captulo 1................................................................ 3 Captulo 2................................................................ 7 Captulo 3.............................................................. 10 Captulo 4.............................................................. 14 Captulo 5.............................................................. 17 Captulo 6.............................................................. 20 Captulo 7.............................................................. 23 Captulo 8.............................................................. 27 Captulo 9.............................................................. 30 Estaes do ano e o Jardim ................................ 34 Educao ambiental............................................. 35 Artesanato ............................................................ 36

Captulo 1
Cuidados bsicos com as plantas 1. Regar: Ns no ficamos com sede? Pois , as plantas tambm. Por isso precisamos colocar gua, isto , regar. A rega pode ser feita de vrias maneiras, por exemplo, com regador, mangueira ou o que voc tiver como jarra, balde, etc.

Regador

Mangueira

2. Adubar (dar comida): Devemos tambm adubar as plantas, isto , misturar nutrientes na terra para as plantas crescerem fortes e bonitas. Existem alguns tipos de adubo: em p, granulado, lquido ou orgnico (natural).

Em p ou granulado

Lquido

Adubo orgnico - natural, isto , feito de podas de gramados e plantas, restos de cozinha, etc.

3. Luz do sol (claridade): Todas as plantas precisam de claridade para viver. Muitas s vivem onde tem sol direto, isto , plantas de exterior. Algumas podem ficar dentro de casa, mas sempre perto de alguma claridade (janela).

4. Tamanho do vaso: J imaginou ficar usando um sapato sempre apertado? Com as plantas pode acontecer algo parecido. Devemos escolher o vaso certo para cada planta, umas crescem bastante ento precisam de vasos grandes para suas razes terem espao para crescer tambm. E as que crescem pouco podem ficar em vasos pequenos. Devemos usar a proporo.

5. Como montar um vaso: Todo vaso deve ter furos no fundo para a drenagem da gua. Passo a passo: Vaso com furos; Pedrinhas ou argila expandida; Manta ou areia para filtragem da gua; Terra; Planta; Mais terra e acabamento, que pode ser: pedrinhas decorativas, casca de rvore ou at outra planta.

Os vasos podem ser de cermica, cimento ou plstico. Os de plstico no devem ficar muito tempo no sol, pois esquentam muito e podem cozinhar as razes.

Captulo 2
Partes da planta

Raiz: a parte da planta que fica abaixo da superfcie do solo (embaixo da terra). Tem duas funes principais: servir como meio de fixao no solo e como rgo que absorve (pega) a gua e os nutrientes (por ex: adubo) da terra.

Caule: o rgo que leva a seiva para o resto da planta. onde tem as gemas de onde brotam galhos, folhas e flores. A seiva como o sangue das plantas. o lquido que circula (passa) por toda a planta para aliment-la.

Folhas: so os rgos que pegam a luz e fazem a troca de gases para a fotossntese. Fotossntese: As plantas retiram o gs carbnico (CO2) do ar e com a gua (H2O) e a presena do Sol (Energia) gera o oxignio (O2) que essencial para nossas vidas.

Frutos: onde as sementes so protegidas enquanto amadurecem. Depois que as sementes esto prontas para germinar, os frutos amadurecem e podem se abrir deixando essas sementes no solo para novas germinaes.

Curiosidade: Voc sabia quer as rvores funcionam como ar condicionado? Uma rvore pode transpirar at 400 litros de gua por dia, por isso produz um efeito refrescante. QUEM NO GOSTA DE FICAR NA SOMBRA DE UMA RVORE NUM DIA MUITO QUENTE?

Captulo 3
Tipos de plantas

Existem vrios tipos de plantas para dentro e fora de casa e que devem ser escolhidas de acordo com o crescimento da raiz, necessidade de sol e gua que ela precisa para crescer. Para dentro de casa, onde tem pouca luz do sol, podemos usar, por exemplo, palmeiras Rphis, Chamedoria, Violetas e outras.

Palmeira Chamedoria

Violeta

Precisamos tomar cuidado quando tem crianas e animais em casa, pois algumas plantas so venenosas e devemos evitar a Comigo-ningum-pode, a Espirradeira e a Caf-de-salo.

10

Para montarmos um jardim externo existem vrios tipos de plantas, vamos conhecer um pouquinho de algumas a seguir: Forrao so plantas que no crescem muito, podem at ser usadas embaixo de outras plantas. Geralmente as forraes tem flores e tem a funo de forrar o solo para esconder a terra e embelezar ou simplesmente para formar canteiros floridos. Exemplos:

Azulzinha

Hera batata

11

Arbustos Tem crescimento mdio e so plantas que se ramificam desde o solo e tem menor porte (tamanho) que as rvores. So muito usados em jardins externos.

Azalia

Trepadeiras - So plantas que crescem muito se dividindo em vrios ramos (galhos) e precisam de muito sol e de suporte para poderem ficar eretas (em p), isso pode ser feito atravs de amarraes, prgolas, trelias, etc.

Jasmim

12

Palmeiras, rvores e frutferas so plantas que crescem bastante. Por isso mesmo devemos escolher bem o local onde plant-las, pois elas precisam de muito espao para crescerem saudveis e no causarem problemas, por exemplo, em caladas e redes eltricas. Frutferas so rvores que do frutos, muitas tem tamanho mdio, mas algumas tambm crescem bastante como, por exemplo, a Mangueira e a Jabuticabeira.

rvore

Palmeira QUAL A PRINCIPAL DIFERENA ENTRE UMA PALMEIRA E UM COQUEIRO?

13

Captulo 4
A Terra Os principais tipos de solo so: - Arenoso: Tem alta capacidade de drenagem, portanto no consegue segurar (reter) a gua, adubo e nutrientes. Para tentar corrigir este tipo de terra vale pena acrescentar matria orgnica e terra argilosa.

Neste tipo de terra vo bem as plantas como os cactos e as suculentas

- Argiloso: favorvel para o acmulo de matria orgnica. Neste tipo de solo a drenagem difcil e tende a se

14

encharcar, podendo apodrecer as razes das plantas nos perodos de chuva. Para que a terra fique mais solta e macia, deve-se juntar areia e hmus.

Neste tipo de terra vo bem as samambaias, avencas e antrios.

Samambaia de metro - Misto: o ideal, pois a mistura dos dois primeiros tipos, onde temos drenagem boa e facilidade no acmulo de matria orgnica.

15

Preparando a terra: Depois de identificar o tipo de solo e saber o que falta nele, devemos melhor-lo. Para isso, podemos aproveitar restos de poda de jardim, folhas secas, etc., que podem ser timos adubos. Como identificar o tipo de solo? - Atravs da textura, muito fcil. Coloque nas mos um pouquinho de terra mida. Se o solo for argiloso, voc perceber uma forma pastosa conforme mexe o contedo. No caso do arenoso, o solo ficar granulado e a manipulao ir gerar atrito. Devemos sempre afofar e adubar a terra para que esta fique fofa, solta e prpria (rica em nutrientes) para o plantio. O que matria orgnica? o produto ainda no decomposto, ou seja, folhas secas, restos de alimentos, palha, etc. Estes produtos bem decompostos formam o composto orgnico. O que hmus de minhoca? O hmus de minhoca nada mais que seu excremento. A minhoca a maior produtora de hmus, transformando a matria orgnica no mais rico adubo que existe.

16

Captulo 5
Adubao Como vimos nos captulos anteriores, a adubao pode ser orgnica ou qumica. Os adubos orgnicos so de origem animal ou vegetal. Sempre que possvel, deve-se dar preferncia para este tipo de adubo, pois eles so absorvidos mais devagar e evita-se o risco de superadubar as plantas. Principais adubos orgnicos:

Torta de mamona

Farinha de osso

17

Adubos x Animais

Quem tem animais de estimao em casa deve tomar cuidado na hora de usar fertilizantes em vasos, canteiros e jardins. que alguns produtos podem realmente fazer mal aos bichinhos. o caso da torta de mamona e da farinha de osso.

Os estercos de gado e galinha, o hmus de minhoca e o composto orgnico tambm so timos adubos orgnicos.

Adubao qumica: Os adubos qumicos so produzidos industrialmente nas formas lquidas (para raiz ou folha) e granulada. Estes produtos agem mais rapidamente e so mais fortes que os adubos orgnicos por isso devem ser usados com bom senso. Os adubos qumicos so identificados pela sigla NPK: Nitrognio (N): estimula brotao e enfolhamento; Fsforo (P): responsvel pela produo de energia, incentivando a florao e frutificao; Potssio (K): torna a planta mais resistente s pragas e ao frio e tambm ajuda no crescimento das razes.

18

Adubo granulado: indicado para canteiros, deve ser misturado na terra para se dissolver.

Adubo lquido: o mais prtico para vasos e plantas dentro de casa. Deve ser diludo na gua e borrifado nas folhas (adubo foliar) ou misturado na terra.

IMPORTANTE Regue as plantas logo aps a adubao para dissolver o adubo, mas sem encharcar para no causar a perda de nutrientes.

19

Captulo 6
Tcnicas de plantio Existem vrias tcnicas de plantio, mas aqui vamos falar um pouquinho das mais comuns.

1. Mudas prontas: feita atravs de mudas j formadas que podemos comprar em viveiros de plantas. Ex.:Pingo de ouro, onze horas, frutferas, hortalias, etc.

2.Semeadura: feita atravs de sementes e pode ser: Direta - quando a semente colocada diretamente no solo em seu lugar definitivo. Ex.: salsinha. Indireta quando primeiro plantamos em bandejas apropriadas ou vasinhos e no momento que estiverem com 10 cm, devem ir para o local definitivo. Ex.: alface, beterraba, etc. Sementes grandes: Devem ser semeadas em vasos individuais, colocadas de molho em gua morna por um dia (24h) e em algumas cascas muito duras, faz-se um corte ou rala-se para facilitar sua brotao. IMPORTANTE: usar luvas ou lavar bem as mos, pois sementes embaladas contm produtos txicos para preservlas.

20

3. Estaquia: (estaca=galho) corta-se um pedao do galho de mais ou menos 20cm e enterra-se 1/3 . A tesoura deve estar inclinada e um pouquinho acima da gema. Ex.: Gernios, roseiras e outras. Gema o local do galho onde saem as folhas e outros galhos menores. Uma estaca comea em uma gema e termina em outra.

4. Diviso de touceiras: quando a planta me se divide em vrias plantas. Ex.: lrio da paz, agapantos, helicnias, etc.

21

Podemos tambm manter algumas plantas em vasos de vidro com gua e algumas pedrinhas para dar sustentao, como por ex.: bamb da sorte e singnio

Como cuidar: Trocar a gua a cada 15 dias; Usar adubo lquido a cada 2 meses; Completar a gua quando precisar.

22

Captulo 7
Controle de pragas e doenas Todos ns queremos um jardim saudvel e livre de pragas e doenas. Mas s vezes elas aparecem e preciso identific-las rapidamente e iniciar o tratamento, para evitar que a contaminao se espalhe. Vamos ver algumas das principais pragas que costumam atacar os jardins: Pragas Pulgo: um inseto do tamanho de uma pulga.que pode ser verde, preto, marrom,branco ou amarelo. Ficam nas folhas mais novas, brotos e caules, sugando a seiva e deixando as folhas amareladas e enrugadas. Combate: pulverizar calda de fumo a cada 3 dias.

23

Cochonilha: uma praga que pode aparecer de 2 maneiras: como minsculas moedinhas pretas ou marrons, ou envolvidas em uma teia branca parecida com algodo. Elas gostam da base das folhas, das bordas, das bifurcaes, dos brotos e dos galhos novos, de onde sugam a seiva at matar os brotos ou a planta inteira quando tem uma grande infestao. Combate: retire as pequenas infestaes com cotonete embebido em lcool e as grandes com pulverizaes de leo mineral.

Formigas: praga muito comum, principalmente as cortadeiras (savas), que cortam as folhas para levar ao formigueiro. Combate: espalhe po torrado umedecido em vinagre no caminho por onde elas passam ou se necessrio coloque tambm iscas prprias para combate de formigas.

24

Lagarta: bichinho que vemos facilmente nas plantas ou por perto delas. Podem ser bem chamativas ou mais discretas. Comem razes, brotos e folhas novas. Combate: catao manual ou pulverizao com inseticidas prprios. Mas cuidado: elas geralmente so venenosas e, por isso precisamos proteger as mos com luvas.

Doenas Fungos: eles aparecem quando as condies ambientais so alteradas, por exemplo excesso de calor, umidade e pouca ventilao.Causam manchas e podrides secas.

25

Fungo fumagina: forma manchas pretas no local onde um inseto, geralmente a cochonilha sugou. Combate: pulverize a planta com um fungicida base de sulfato de cobre.

PREVENO Todos ns sabemos que melhor prevenir do que remediar. Pois ento devemos ter alguns cuidados para que nossas plantas fiquem livres das pragas e doenas: Observar sempre as plantas para detectar a presena de qualquer praga antes que se espalhe; Se notar o incio de algum ataque de qualquer praga, retire com um cotonete umedecido com lcool; Outra medida de preveno eficiente no descuidar das regas, podas de limpeza e adubao, dessa maneira estaremos fortalecendo as plantas e as deixando longe de pragas.

26

Captulo 8
Poda A poda muito importante para a manuteno das plantas, pois ajuda a eliminar galhos velhos, a dar forma e tambm a fortalecer as plantas. Os objetivos da poda so: 1. Vigor da planta; 2. Tirar galhos velhos ou mortos; 3. Dar a forma desejada; 4. Melhorar seu porte para manuseio fcil; 5. Diminuir o nmero de galhos de frutferas para ter mais e melhores frutos. Existem basicamente 3 tipos de poda: Poda de limpeza: uma poda leve, onde se retiram os galhos doentes ou inconvenientes de uma planta, e pode ser feita em qualquer poca do ano. Poda de formao: d forma planta. Exemplo: buxinho podado.

27

Poda de frutificao e florescimento: prepara a planta para que no prximo ano ela produza mais. Deve-se tirar os galhos que produziram no ano anterior.

Onde e como se poda: poda-se uma planta com a tesoura inclinada logo acima da gema.

Poda em bisel (corte inclinado)

28

poca da poda: deve-se podar as plantas na poca da dormncia, quando aparentemente a natureza descansa, isto , no inverno que no Brasil inicia em junho e termina em setembro. Algumas ferramentas de poda:

Existem vrios tipos de tesouras e ferramentas para poda, justamente por que cada uma tem uma funo, isto , tesoura pequena para galhos pequenos, a maior para galhos mais grossos, serrote para troncos, etc.

Jeito certo de se podar No se esquea de sempre manter as ferramentas limpas e secas aps o uso.

29

Captulo 9
Gramado O gramado num jardim representa o TAPETE VERDE, mostrando a beleza e a ordem que deve ter um espao. Todas as gramas vo bem no sol. Em locais de muita sombra, onde no haver pisoteio podemos usar forraes como: heras, grama preta, musgo, dinheiro em penca, etc. Plantio: 1. Nivelar o solo e ajustar o pH se necessrio para 6.5 com calcrio dolomtico, usando 100g por metro quadrado. Depois devemos esperar uns 20 dias para o plantio. 2. Se o terreno foi raspado por mquina ou a terra esteja muito ruim, devemos colocar pelo menos 10cm de terra vegetal 3. Plantar ento as placas de grama bem juntas e remendar os locais onde ficaram espaos, de tal forma que quando se terminar o trabalho no tenha nenhum espao vazio. 4. Regar abundantemente para que as placas amoleam e bater todo o gramado com um batedor de madeira prprio para este trabalho. 5. Cobrir o gramado com uma terra boa e bem soltinha, distribuindo 100g por metro quadrado de adubo qumico 4-14-8, para que com mais fsforo, primeiro se desenvolva o enraizamento. 6. Regar bastante e no pisar at que a terra tenha sido totalmente absorvida pelo gramado.

30

Os gramados podem ser implantados atravs de placas, plugues ou sementes.

Placas

Plugues

Sementes

31

Tipos de grama Existem alguns tipos de grama, as mais conhecidas so: Grama esmeralda bem resistente ao pisoteio, tem as folhas finas e longas e deve ser usada em locais de sol pleno.

Grama so-carlos se mantm verde mesmo nas baixas temperaturas de inverno. bastante usada no sul do pas, por isso tambm conhecida por curitibana. Vai bem tambm meia-sombra. Tem as folhas um pouco mais largas e um verde bem forte.

32

Cuidados com o gramado durante o ano inteiro Inverno no exige muita manuteno nesta poca o gramado est em dormncia. As regas devem ser de manh 2 ou 3 vezes por semana, a freqncia de cortes deve ser mais espaada e tambm se deve fazer a cobertura do gramado. Primavera favorece o crescimento quando sai da dormncia a grama se desenvolve rapidamente. Para ajudla a crescer forte devemos adubar e regar a seguir para evitar que as folhas se queimem. Nesta poca tambm aparecem as ervas daninhas (matos) e preciso tir-las manualmente. No vero, preciso cortes constantes as chuvas de vero e o calor estimulam o crescimento do gramado, por isso ele deve ser cortado mais vezes. Outono, perodo de cuidados regue pela manh para que o gramado no sofra com as temperaturas baixas da noite. Quando o outono estiver acabando, ajude o gramado a se manter no inverno com adubao rica em potssio, com NPK 3-12-6 aumentando dessa maneira a resistncia pragas e doenas. E por ltimo faa a aerao, isto , faa furos de15 cm no solo para que o oxignio circule melhor. DICAS IMPORTANTES Nunca se aduba um gramado com esterco de vaca ou cavalo, pois se contamina tudo com ervas daninhas. No se aduba e nem se pulveriza um jardim com sol forte.

33

Estaes do ano e o Jardim

34

Educao ambiental

35

Artesanato

36

Vous aimerez peut-être aussi