Vous êtes sur la page 1sur 3

O

que uma teoria cientfica?*


O fsico das partculas e cosmlogo Robert Oldershaw 1escreveu em 1988 que, durante a segunda metade do sculo XX, os fsicos dedicaram o seu tempo a construir teorias inverificveis de primeira ordem, e teorias inverificveis de segunda ordem. Tendo em vista clarificar o significado desta afirmao, este definiu estes dois tipos de teorias, da forma seguinte: 1. Primeira ordem. Teorias que no podem ser confrontadas com a experincia; no podemos atingir o nvel energtico necessrio para as testar; 2. Segunda ordem. Teorias que dependem de tantos parmetros (e.g. Modelo Standard 19 parmetros!) que podemos ajust-las de forma a obter um acordo entre a teoria e os dados experimentais. Sabemos que os cientistas trabalham pacificamente at que uma crise lhe pea para re-avaliarem os fundamentos do seu trabalho. A existncia, na actualidade, de uma crise profunda na Fsica inegvel. Oldershaw um bom exemplo porque um fsico das partculas e um cosmlogo, i. e. um fsico que trabalha na fsica convencional. Esta situao encontra as suas razes no hmus criado pelas duas teorias fsicas principais que emergiram nos primeiros trinta e cinco anos daquele sculo, i.e. a Teoria da Relatividade Especial /Teoria Geral da Relatividade e a Mecnica Quntica. A dificuldade em encontrar uma sada para situao catica em que a fsica foi lanada na segunda metade do sculo XX deve ser explicada por uma anlise exaustiva destas duas teorias, o tem vindo a ser feito por muita gente. Aqui, expomos as nossas concluses. Um dos resultados desta situao ocorreu na epistemologia quando consideramos, por exemplo, Kuhn e Feyerabend e todos aqueles que defendem uma posio instrumentalista. A incomensurabilidade entre paradigmas (Kuhn), o cepticismo anrquico (Feyerabend) e o cepticismo ontolgico (instrumentalismo, Viso Semntica) so consequncias do caos em que a fsica terica caiu durante a segunda metade do sculo XX. urgente, no s para os que estudam os fundamentos da fsica mas, tambm, para os fsicos, estabelecer uma definio mais rigorosa duma teoria fsica porque isso ir permitir separar teorias fsicas slidas de construes tericas que so meros projectos de teorias. Se se atingir isto, esta ser a base duma melhor fundamentao para o seu trabalho. Abaixo apresenta-se uma descri0 dos critrios que nos possibilitaro decidir se uma teoria aceitvel, ou se no mais do que um projecto de teoria, i.e. uma mera conjectura. Assumindo desde o incio, uma posio realista no-ingnuo, podemos dividir este conjunto de critrios em dois pequenos conjuntos. O primeiro grupo inclui os critrios tericos. O segundo grupo inclui os critrios empricos.

Primeiro grupo (critrios tericos):


1. Toda a teoria fsica deve estar fundada num postulado ontolgico. Quer seja implcito ou explcito, este deve existir. Na verdade, este postulado ontolgico sempre provisrio. *MOREIRA, Rui N. (2010), The Crisis in Theoretical Physics, Science, Philosophy and Metaphysics pp. 256-259, in CROCA and ARAJO, J.E.F. Eds. (2010), A New Vision on Physics. Eurhythmy, Emergence and Nonlinearity. Lisboa: Centro de Filosofia das Cincias da Universidade de Lisboa. O ttulo e a traduo do texto so da minha inteira responsabilidade. F. Rua.
1

Robert L. Oldershaw, American Journal of Physics, Vol. 56 (12), December 1988.

Entre o mundo e aquilo que dele pensamos, existe somente uma analogia e nunca uma identidade. Contudo, este postulado ontolgico importante porque este nos permite chegar a uma heurstica positiva profundamente ligada com a teoria atravs do seu desenvolvimento, dentro d um programa de investigao cientfica. Este postulado, como qualquer outro postulado, no um dogma. Em cincia no h lugar para dogmas. Este compromisso no mais do que um enquadramento, um primeiro mas um postulado fundamental. Em certa medida, a causa dos problemas que a fsica hoje em dia sente foi a rejeio de um postulado ontolgico, comum s duas teorias acima mencionadas. No devemos esquecer a profunda influncia de Ernst Mach no jovem Einstein, e a influncia de Harald Hffding em Bohr. Trabalhos recentes lanaram uma nova luz sobre esta situao (Coca2, Selleri3, Moreira4, Faye5). 2. O segundo critrio terico consiste na adopo de um nmero definido de postulados consistente com o postulado ontolgico subjacente. Seria possvel inserir o postulado ontolgico entre estes novos postulados mas, para acentuar o seu papel primordial, decidiu-se apresent-lo isoladamente. Uma vez mais, todos estes postulados no so dogmas. Arquimedes chamou-lhes requisitos, e este o nome que aqui ser usado. 3. O terceiro critrio terico a adopo de uma descrio quantitativa dos fenmenos algo que a fsica deve perseguir aps Galileu. Tendo em vista atingir este objectivo, qualquer teoria aceitvel deve utilizar a codificao matemtica. Contudo, ser possvel, em princpio, expor a totalidade de uma teoria sem utilizar uma simples formula matemtica, o que tornaria aquela descrio tremendamente aborrecida, to aborrecida como escrever, por exemplo a 9 Sinfonia de Beethoven no utilizando pautas, linhas, claves, valores de notas, etc. Contudo, a codificao matemtica um instrumento inquestionvel e precioso do raciocnio matemtico, mas devemos estar atentos que subjacente a este compromisso com a descrio quantitativa existe um reducionismo radical. A mecnica clssica trata exclusivamente do movimento local, e este no diz respeito a todas as mudanas que observamos na natureza. Aristteles classificou estas mudanas em duas grandes divises: substncia e acidente. Dentro das mudanas acidentais, considerou trs sub-tipos: qualitativo, quantitativo, e local. A mecnica clssica trata somente do ltimo. O primeiro golpe neste reducionismo veio do eletromagnetismo. Voltaremos a esta questo mais tarde.

Segundo grupo (critrios empricos):


4. A descrio quantitativa dos fenmenos obtida pela teoria deve estar coberta pelos erros dos dados dos empricos. Isto o maior e o mais ingnuo, mas inevitvel, dos critrios empricos. Por exemplo, o sistema Geo-heliocntrico de Tycho satisfazia, em princpio, este critrio. 5. Toda a teoria aceitvel deve se capaz de acomodar fenmenos novos e inesperados. Veja-se a existncia de Neptuno (Mecnica Newtoniana), o ponto de Poisson (ptica ondulatria), as ondas eletromagnticas (eletromagnetismo de Maxwell) e o efeito de tnel
J. Croca, Towards a Nonlinear Quantum Physics, Word Scientific, 2003. Franco Selleri, Lezione di relativit da Einstein alltere di Lorentz, Propgredit, Bari, 2003. 4 R. Moreira, Contribuio para o estudo da gnese do princpio de complementaridade, PhD Thesis, 1993. 5 J. Faye, Niels Bohr: His Heritage and Legacy, Kluwer Academic Publishers, Dordrecht, 1991.
3 2

para partculas de grande massa (mecnica quntica). Este um critrio muito mais seguro que o primeiro. 6. O ltimo critrio emprico que uma teoria fsica deve satisfazer, ser capaz de alargar a nossa capacidade de actuao no mundo atravs da produo de instrumentos, inconcebveis sem aquela teoria. Uma teoria aceitvel no um simples instrumento. Devemos conceb-la no como uma simples ferramenta (se nos permitido utilizar esta metfora) uma mquina ferramenta que nos permite produzir novas ferramentas, novos instrumentos. Este ltimo critrio emprico a evidncia ltima que nos conduz a admitir algum tipo de harmonia entre o mundo e o que pensamos acerca dele (a teoria). No nos atrevemos a dizer mais do que isto. Mas pensamos que este ltimo critrio, sendo de certa forma pragmtico, em combinao com o primeiro critrio terico, o que nos permite prever um heurstica positiva muito geral que nos d a possibilidade de ultrapassar a crise na qual a fsica terica caiu. Este ltimo critrio consistente com a nossa viso do mundo tal como ser entendido na seco final desta obra. No quadro seguinte, analisamos alguns exemplos de teorias e projectos de teoria (antigas e actuais) para mostrar quais, entre elas, preenchem todos estes critrios. Os ponto de interrogao inseridos em algumas das respostas representam a perplexidade do leitor e no a nossa6,7. Critrios Tericos 1 2 3 Modelo matemtico de Deferentes e Epiciclos Sim Sim Sim Mecnica Newtoniana Sim Sim Sim Termodinmica Sim Sim Sim Electromagnetismo de Maxwell Sim Sim Sim Teoria Especial da Relatividade No? Sim Sim Relatividade Geral No? Sim Sim Mecnica Quntica No? Sim Sim Eletrodinmica Quntica No? Sim Sim Modelo Standard (ningum se preocupa em a No? Sim Sim chamar teoria) Critrios empricos 4 5 6 Sim No No Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim? Sim Sim Sim Sim No No Sim No No

A Relatividade Geral no tem em conta as propriedades ondulatrias da matria como uma ontologia necessria e fundamental. A nica aplicao da Relatividade Geral que alargou nossa capacidade de aco sobre o mundo foi a contribuio para a sincronizao do sistema de GPS. Contudo, a controvrsia acerca deste assunto no terminou. Esta a razo porque usamos o ponto de interrogao na sexta coluna para a Relatividade Geral 7 Os pontos de interrogao nas ltimas cinco linhas da primeira coluna devem ser entendidos a partir do texto que se segue. Contudo, os pontos de interrogao das ltimas duas linhas so meras consequncias dos trs pontos de interrogao da quinta, sexta e stima linhas da primeira coluna. A crise na fsica terica reside exactamente aqui: A falta de um postulado ontolgico claro nas teorias fsicas que emergiram no comeo do sculo XX impossibilitou a emergncia de uma verdadeira teoria fsica unificada, culminando numa enorme confuso.

Vous aimerez peut-être aussi