Vous êtes sur la page 1sur 28

Sistemas de Informao O papel dos sistemas de informao

Conceitos TPS, MIS, DBMS, OIS, DSS, ES, EIS, SIS

O papel dos sistemas de informao


O aumento crescente do volume de dados e de informao reflexo direto da cada vez maior complexidade das organizaes e da sociedade em geral. Daqui radica a necessidade absoluta da existncia de sistemas que assegurem a recolha, armazenamento, processamento, consulta e comunicao da informao necessria para o desenvolvimento desejado das suas atividades.

O papel dos sistemas de informao


Um SI uma entidade sociotcnica que recolhe, guarda, processa e dissemina informao relevante para uma organizao (ou para a sociedade), de modo a torn-la acessvel e til para aqueles que a queiram (e possam) utilizar [Buckingham et al. 1987]. Por outras palavras, um conjunto de meios e procedimentos cuja finalidade assegurar a informao til necessria s diversas funes e nveis da organizao, bem como sua envolvente externa.

O papel dos sistemas de informao


Um SI no algo que algumas organizaes tm e outras no, uma forma de as perceber [Ribas 1989]. Pode considerar-se o SI de uma organizao como uma abstrao resultante da observao desta segundo uma perspetiva que considera a informao envolvida na sua existncia e os seus suportes humanos, organizacionais e tecnolgicos [Iivari 1992,Tricker 1992].

O papel dos sistemas de informao


Segundo Amaral [Amaral 1994], concees desta natureza em que o SI claramente um meio para a satisfao da misso da organizao e no uma finalidade em si, levantam a questo da definio da misso do SI que, tal como qualquer outro sistema da organizao, deve ser gerido de acordo com a satisfao da misso da organizao e deve assumir como misso prpria a melhoria do desempenho das pessoas nos processos, pela utilizao da informao e de TI [McNurlin e Sprague 1989].

O papel dos sistemas de informao


Todas as organizaes possuem e gerem SI [Sager 1990]. O SI, implcito em todas as organizaes e gerido de forma mais ou menos explcita na sua generalidade, assume um duplo papel na gesto empresarial moderna:
O papel substantivo de reduzir a incerteza e apoiar a deciso, e o papel complementar de criar representaes da realidade que auxiliem a empresa a atingir os seus objetivos [Zorrinho 1995].

O papel dos sistemas de informao


A relao entre negcio e tecnologia no funciona apenas num nico sentido. A estratgia do negcio d sentido utilizao de TI, mas aTI altera os pressupostos da estratgia tradicional. O aspeto central deste tipo de aproximao que a TI no deve ser utilizada apenas para melhorar ou acelerar os processos, mas tambm para (re)conceber a prpria organizao.

O papel dos sistemas de informao


A informao e o SI como fator de competitividade
O sucesso duma organizao depende do SI para competir no ambiente dinmico dos nossos dias Os SI devem ser implementados para melhorar as atividades de negcio e no somente para reproduzir a estrutura organizacional Alm de ser vista apenas como qualquer outro recurso, a informao tambm considerada e utilizada em muitas organizaes como um fator estruturante e uma arma estratgica indispensvel para a obteno de vantagens competitivas (Porter). Tambm as denominadas organizaes baseadas na informao (Drucker) cada vez mais deixam de ser uma exceo sendo inevitvel, por razes de sobrevivncia e competitividade, a mutao ou evoluo neste sentido das organizaes convencionais (no centradas na informao).

O papel dos sistemas de informao


Exemplo de como os SI/TI alteraram o funcionamento das organizaes:
Os ATM (Automated Teller Machine) - Terminais multibanco
Melhoria da qualidade do servio (sem horrios, filas de espera) Novos servios (pagamento de faturas, bilhetes para espetculos) Reduo de custos para a banca

Possibilidade de obter informaes online das contas bancrias, do cadastro fiscal ... O caso Pingo Doce (comrcio eletrnico)
Logo em 2000, o E-commerce atingiu faturao de uma loja normal. Reduo de custos de operacionalidade Mas...

O papel dos sistemas de informao


Um SI pode ou no envolver a utilizao de computadores mas, ainda que conceptualmente seja aceitvel a existncia de SI sem a participao de computadores, a observao da realidade permite concluir que so muito raras as organizaes que no integram computadores no seu SI [Bretschneider e Wittmer 1993]. Embora em termos tericos um SI possa ser puramente manual, esta possibilidade torna-se cada vez menos praticvel tendo em conta as necessidades das empresas (mesmo no caso de pequenas empresas). Por conseguinte, os SI so muitas vezes sinnimo de CBIS (Computer Based Information Systems)

O papel dos sistemas de informao


Aceitando a presena das TI como participante nos SI, estes podem-se redefinir segundo uma perspetiva mais organizacional, como uma combinao de procedimentos, informao, pessoas e TI, organizados para o alcance de objetivos de uma organizao [Alter
1996].

O papel dos sistemas de informao


Sistemas de Informao vs sistemas informticos
Os computadores e outras tecnologias de informao so as ferramentas dos SI. Os sistemas informticos resolvem problemas de recolha, do processamento, do armazenamento, da disponibilizao e consulta da informao. Os SI conjugam a tecnologia e os procedimentos organizacionais, as prticas e as polticas, manipulando, gerando e gerindo informao. Um sistema informtico sem pessoas e sem procedimentos no um Sistema de Informao. A nfase deve estar na resoluo dos problemas da organizao, considerando as maneiras efetivas de melhorar a organizao em funo de seus objetivos, usando ou no a informtica.

O papel dos sistemas de informao


Componentes chave de um SI
Tecnologia: Hardware, Software,Telecomunicaes Dados e Informaes: Factos em bruto e contextualizados Pessoas: Tcnicos e utilizadores internos e externos da organizao Procedimentos:
Instrues para a transformao dos dados em informao e sua utilizao. Instrues de operao dos sistemas Instrues para os utilizadores dos sistemas

Propsitos/Objetivos: os sistemas de informao proporcionam:


Informao para a tomada de decises Informao para auxlio das operaes dirias Informao pertinente para o funcionamento da organizao

As

PESSOAS, com auxlio de TECNOLOGIA, seguem PROCEDIMENTOS para manipular DADOS e criar INFORMAO para auxiliar as PESSOAS a atingir os seus OBJETIVOS.

O papel dos sistemas de informao


Ao longo do tempo, a informao e a tecnologia que a suporta tm sido percebidas e usadas de modo bastante diferente nas organizaes. No incio dos anos 60, a perspetiva era essencialmente tecnolgica, constituindo a automatizao do trabalho a preocupao central [Reis 1987]. Recorrendo essencialmente a computadores de grande porte, a preocupao estava centrada na emulao do trabalho administrativo de carcter repetitivo. Nos anos 70, recorrendo-se j a terminais interativos e a minicomputadores, a preocupao central passou a ser a resoluo de problemas efetivos e suporte ao processo de deciso.

O papel dos sistemas de informao


A revoluo na aplicao da TI nos anos 80 produziu uma grande mudana na perceo do papel da TI e do SI [Martin et al. 1994], assumindo estes o estatuto de elementos determinantes no posicionamento estratgico das organizaes. A preocupao passou a ser o processamento da informao de forma integrada recorrendo a computadores de menores dimenses mas igualmente poderosos. Questes de qualidade e competitividade de servios e decises tambm passou a ser foco central. Tm atualmente um papel fundamental na melhoria do funcionamento interno da organizao, no potenciar de novas formas de gerir e organizar, na melhoria da produtividade e do desempenho, e at mesmo na abertura do caminho para novos negcios. As organizaes dependem de uma forma crescente daquilo do que os seus SI so capazes.

O papel dos sistemas de informao


Mudana do papel dos SI nas organizaes
Tcnico: Anos 50 Gesto:Anos 60 a 70 Estratgico: Dos anos 80 at hoje

Um SI deve suportar as necessidades de informao de todos os nveis de deciso da organizao, sendo, consequentemente, necessrio ter em considerao a existncia de vrios tipos e necessidades especficas de informao, cujas contribuies, em termos de valor para o negcio, so bastantes diferentes.

O papel dos sistemas de informao


A utilizao de diferentes critrios e das suas combinaes na classificao dos diversos tipos de SI, torna possvel encontrar inmeras propostas, de diferentes autores, sobre as caractersticas fundamentais de cada um desses tipos. So, contudo, mais frequentes e aceites as classificaes que utilizam como critrios [Amaral 1994]:
o que os sistemas fazem (funes) e as componentes que integram (atributos); os nveis de gesto que prioritariamente servem; a era a que pertencem; uma mistura de critrios.

O papel dos sistemas de informao


Um dos trabalhos mais interessantes de classificao dos SI, com base nas funes que eles desempenham e nos componentes que os integram proposta por Ein-Dor e Segev. Uma cuidadosa reviso da literatura permitiu a identificao e definio de 17 tipos de SI [Ein-Dor e Segev 1993]. A utilizao das TI como suporte do SI tem sofrido uma evoluo, de acordo com uma mudana no papel que se lhe atribui ou de acordo com a funo principal que lhe imposta. Estas concees do origem identificao de diferentes eras para os SI. A classificao dos diferentes tipos de SI pela identificao da era a que pertencem uma das formas mais prticas (e mais til em muitas situaes). As eras so definidas de forma diferente por diferentes autores, mas todas elas tm subjacente uma evoluo temporal de alguma caracterstica fundamental da composio, justificao ou utilizao dos diversos SI [Amaral 1994].

O papel dos sistemas de informao


Uma formulao muito divulgada a da identificao de trs eras, de acordo com o objetivo primrio ou funo principal dos diferentes tipos de SI [Galliers 1987b,Ward et al. 1990,Wiseman 1988]. Assim, a automatizao eficiente de processos bsicos, a satisfao eficaz das necessidades de informao de gesto e a utilizao da informao de forma a afectar a competitividade da organizao, so os fatores diferenciadores de cada uma das trs eras. Segundo Ward [Ward et al. 1990], os sistemas de cada uma destas eras designam-se por "Sistemas de Processamento de Dados", "Sistemas de Informao de Gesto" e "Sistemas de Informao Estratgicos".
Objectivos Funes Automatizao eficiente de processos bsicos (eficincia) Satisfao eficaz das necessidades de informao (eficcia) Potenciar a competitividade da organizao (competitividade)

Processamento de transaes

Sistema de Processamento de Dados

Sistema de Informao Estratgico Sistemas de Informao de Gesto

Interrogao e anlise da informao

O papel dos sistemas de informao


Como exemplo de uma classificao baseada numa mistura de critrios, temos a proposta de Alter [Alter 1992], na qual, pela utilizao conjunta de todos os outros tipos de critrios enunciados, so identificados seis tipos de SI:
Sistema de Processamento de Transaes: recolhe e mantm informao sobre transaes e controla pequenas decises que fazem parte das transaes; Sistema de Informao de Gesto: converte informao sobre transaes em informao para a gesto da organizao; Sistema de Apoio Deciso: ajuda os utilizadores na tomada de decises no estruturadas, fornecendo-lhes modelos e ferramentas para analisar a informao; (continua)

10

O papel dos sistemas de informao


(continuao)
Sistema de Informao para Executivos: fornece aos gestores, de modo muito interativo e flexvel, acesso a informao geral para a gesto da organizao; Sistema Pericial: suporta os profissionais no desenho, diagnstico e avaliao de situaes complexas que requerem conhecimento especializado em reas bem definidas; Sistema de Automao de Escritrio: mantm as tarefas caractersticas do ambiente de escritrio de comunicao e processamento de informao.

De todas estas classificaes resulta inevitavelmente alguma confuso, quer ao nvel das designaes, quer ao nvel dos prprios conceitos. A importncia da diferenciao dos diversos tipos de SI resulta do facto deles desempenharem papis e terem utilidades distintas na organizao. Essas diferenas implicam ateno e tratamentos diferenciados quando so envolvidos como objeto de ateno nas atividades de planeamento, desenvolvimento, explorao e gesto do SI global da organizao [Amaral 1994].

O papel dos sistemas de informao


Um dos critrios de classificao mais adotados o dos nveis de gesto suportados. Interessa-nos aqui compreender as caractersticas dos principais tipos de SI
conforme os tipos de atividades e nveis de gesto que suportam
no apenas no que respeita s suas finalidades mas tambm no modo como estes se relacionam entre si de forma a concorrerem diretamente para a satisfao das necessidades especficas de informao de cada nvel suportado.

11

O papel dos sistemas de informao


A satisfao progressiva das necessidades de informao dos nveis inferiores da organizao para os nveis de topo
est intimamente relacionada com a evoluo dos SI ao longo do tempo
dado esta ter ocorrido em grande medida como resposta s novas necessidades que foram surgindo.

Em determinado momento, os SI consistiam apenas no processamento manual de dados para apoio do processo de deciso.
A ttulo de exemplo podemos apontar como suporte da informao o papel (relatrios dactilografados ou manuscritos).

O papel dos sistemas de informao


Aps o desenvolvimento do primeiro computador comercial no incio da dcada de cinquenta (1951), o computador assumiu o crescente volume do processamento de dados, fazendo uso das grandes capacidades de clculo e armazenamento que foram sendo desenvolvidas. Atualmente, o Computer Based Information System (CBIS) ou Sistema de Informao Baseado em Computador, muitas vezes sinnimo do conceito de SI em geral e a atual conduo de uma organizao sem computadores virtualmente impossvel.
Isto torna-se evidente se considerarmos um estudo recente, em que a observao de diversas organizaes permitiu que fosse estimado o tempo que poderiam sobreviver sem a utilizao de computadores nas suas atividades. As companhias de seguros, por exemplo, poderiam durar algo como cerca de seis dias. Outras reas (incluindo a bancria, distribuio e indstria) poderiam operar apenas num perodo muito reduzido [McKeown e Leitch 1993].

12

O papel dos sistemas de informao

DBMS

DSS

ES

SIS

1950

1960

1970

1980

1990

TPS

MIS

OIS

EIS

TPS-Transaction Processing Systems MIS-Management Information Systems DBMS-Database Management Systems OIS-Office Information Systems

DSS-Decision Support Systems ES-Expert Systems EIS-Executive Information Systems SIS-Strategic Information Systems

O papel dos sistemas de informao


Transaction Processing Systems
Como possvel constatar na figura, os TPS surgiram nos anos cinquenta com o advento dos primeiros computadores. Os TPS so sistemas normalmente dedicados ao processamento do grande volume de dados das atividades operacionais da organizao [Kendall e Kendall 1992, Leitch e Davis 1992], desempenhando e registando as transaes dirias necessrias para conduzir o negcio [Laudon e Laudon 1994]. Estes sistemas constituem a base de grande parte da informao utilizada nos diversos nveis de gesto e no apenas no nvel de operaes [Leitch e Davis 1992], uma vez que estes dados so geralmente necessrios para o funcionamento de outros sistemas da organizao [McKeown e Leitch 1993]. Recolhem e mantm informao sobre transaes e controlam pequenas decises que fazem parte das transaes.

13

O papel dos sistemas de informao


Transaction Processing Systems Os TPS aliviaram grande parte dos aspetos repetitivos e morosos do processamento manual necessrio para a realizao das atividades operacionais [Kendall e Kendall 1992]. So eficazes no processamento de dados e na produo de relatrios peridicos para auxiliar a gesto a lidar com as atividades dirias da organizao, constituindo assim uma grande evoluo em relao ao processamento manual. No obstante, tm um retorno reduzido em termos de informao de gesto, dado que a procura de informao se d a partir de um grande volume de listas e tabelas, o que um processo demorado. Apesar de muito se ter temido que estes sistemas poderiam eliminar muitos postos de trabalho no nvel operacional da organizao, o que verificou foi terem provocado uma transformao da natureza do trabalho.

O papel dos sistemas de informao


Transaction Processing Systems

14

O papel dos sistemas de informao


Transaction Processing Systems
Os TPS apoiam as atividades rotineiras e operacionais das organizaes e mantm a maioria dos dados. Tarefas:
Obteno de informao Produo de informao Armazenamento de informao Difuso da informao (secundrio) - sumrios das transaes (controlo)

Caractersticas:
Processos simples, mas altamente repetitivos Grande volume de transaes Necessidade de grande preciso e segurana Problemas estruturados

O papel dos sistemas de informao


Transaction Processing Systems
Tipos de TPS:
On-line (Tempo Real): Ligao direta entre o utilizador e o programa, cada transao processada individualmente. Exemplo: sistema de cartes de crdito.Vantagem: Resposta imediata. Batch: As transaes so agrupadas e processadas como uma s unidade. Exemplo: Processamento de salrios. Vantagens: em alguns casos mais eficientes e mais baratos; Facilidade de controlo.

Exemplos de TPS:
Uma aplicao de salrios que processa os registos dos empregados, mantm esses dados atualizados e produz alguns documentos, previamente definidos e programados Encomendas, faturao, oramentos, contabilidade, contas correntes, sistemas de controlo de qualidade, compras, gesto de armazm, stocks Reservas de hotel, ...

15

O papel dos sistemas de informao


Management Information Systems
Na dcada de 1960, a velocidade e a capacidade dos computadores aumentou, permitindo o processamento de um maior volume de dados e a utilizao mais eficaz da informao no processo de tomada de deciso. Simultaneamente, tiveram origem os MIS. Um MIS pode ser definido como um sistema cujo propsito consiste na disponibilizao de informao para suporte das atividades e funes de gesto, operaes e tomada de deciso numa organizao [McKeown e Leitch 1993]. Estes sistemas servem o nvel ttico da organizao [Laudon e Laudon 1994], dotando os gestores de informao de rotina para a sua atividade de deciso. Muitas vezes, esta informao baseada nos dados operacionais reunidos pelos TPS e que so apresentados pelos MIS sob a forma de relatrios peridicos que sumariam as atividades da organizao [Leitch e Davis 1992].

O papel dos sistemas de informao


Management Information Systems
De notar que os MIS no procuram substituir os TPS, pelo contrrio, todos os MIS necessitam deles [Kendall e Kendall 1992]. Os MIS resolveram o problema da procura da informao, porque produzem relatrios com dados selecionados e relevantes para o processo de tomada de deciso, com a informao sumariada. Uma vez que os MIS se tornaram a fonte de informao chave para os gestores, o objetivo dos TPS evoluiu para a transformao dos dados em informao para os MIS e outros SI. Facilitam a superviso e o controlo.

16

O papel dos sistemas de informao


Management Information Systems

O papel dos sistemas de informao


Management Information Systems
Tarefas:
Obteno de informao Produo de informao Difuso da informao

Caractersticas e objetivos:
Permitem planear, comparar, controlar e tomar decises Alertar as pessoas para a existncia de problemas e oportunidades

Caracterstica dos outputs (relatrios):


Peridicos: determinados intervalos (semanais, mensais) Sumrios: agregam informao Especficos: mostram somente um subconjunto da informao disponvel Comparativos: comparam subconjuntos de informao anloga

17

O papel dos sistemas de informao


Management Information Systems
Os MIS so basicamente sistemas transacionais (ajudam a suportar as operaes) e trabalham com problemas estruturados. Diferenas principais entre os MIS e os TPS
Maior flexibilidade na obteno dos elementos necessrios para a gesto Maior integrao de informao atravs das diferentes reas funcionais

Exemplos
Vendas por regio: Real vs Planeado Anlise da evoluo dos custos Anlise de alocao de recursos humanos

O papel dos sistemas de informao


Database Management Systems Os DBMS foram igualmente desenvolvidos nesta altura com o objetivo de gerir os grandes volumes de dados armazenados em bases de dados. Previamente base de dados eletrnica, estes dados eram armazenados em papel, em banda e em cartes perfurados.

18

O papel dos sistemas de informao


Decision Support Systems
Apesar do desenvolvimento dos MIS ter sido um passo importante, no sentido em que passaram a fornecer aos gestores a informao que necessitavam para melhorar o seu processo de deciso, no permitem colocar questes ad-hoc, nem encontrar solues para problemas analticos. Estas aes necessitam, para alm da capacidade de emisso de relatrios dos MIS, de capacidades grficas e capacidades de resoluo de problemas da cincia da gesto. Esta combinao de capacidades num sistema, abordada inicialmente no incio dos anos setenta, foi chamada de DSS, dada a sua nfase no suporte ao processo de deciso. Os DSS so similares aos MIS tradicionais, no sentido em que ambos dependem de uma base de dados como fonte de dados. A nfase que os DSS conferem ao suporte do processo de tomada de deciso em todas as suas fases, constitui o principal fator de diferenciao em relao aos MIS, embora a deciso per si continue a ser da total responsabilidade do decisor [Kendall e Kendall 1992].

O papel dos sistemas de informao


Decision Support Systems
Concebidos para o apoio ao processo de deciso, estes sistemas possuem capacidades analticas avanadas [Laudon e Laudon 1994], permitindo avaliar o impacto de cenrios alternativos. So muitas vezes talhados medida da pessoa ou grupo que os utiliza de modo a permitir um melhor acesso e anlise dos dados. semelhana do que acontece nos MIS, os DSS so frequentemente baseados em dados gerados pelos TPS, nos relatrios fornecidos pelos MIS, bem como em informao econmica externa e em indicadores de negcio [Leitch e Davis 1992]. Os tipos de deciso variam desde aqueles em que existe tempo e informao disponveis e as regras de deciso so explcitas e bem compreendidas, a situaes em que o tempo reduzido, a informao incompleta e as regras de deciso no so claras (ou nem sequer existem) nem so bem compreendidas (no so estruturadas). Os DSS existem para suportar o decisor, fornecendo-lhe a informao necessria e ferramentas como, por exemplo, facilidades de simulao. O processo de deciso considerado como uma das atividades chave que dever ser suportado pelos SI [Buckingham et al. 1987].

19

O papel dos sistemas de informao


Decision Support Systems

O papel dos sistemas de informao


Decision Support Systems
So instrumentos que facilitam a tarefa de tomada de deciso e que tentam otimizar os resultados obtidos melhorando assim a qualidade das decises Utilizados sobretudo a nvel ttico mas tambm a nvel estratgico Tarefas:
Produo de informao Difuso da informao

Caractersticas e objetivos:
Problemas menos estruturados Utilizam modelos analticos User friendly -> No exigem ajuda de especialistas informticos Permitam interao elevada (alterar parmetros, mudar hipteses, ...) permitem anlise, simulao de cenrios (ex: dados os custos actuais de distribuio -> qual o transporte que deve ser utilizado?)

20

O papel dos sistemas de informao


Decision Support Systems
Outputs
Fornecem relatrios e sumrios para a tomada de deciso O utilizador controla os inputs e outputs (no definidos)

Exemplo:
Anlise geogrfica de vendas Qual a repercusso nas vendas de um aumento de preo?

Os DSS comparativamente com os MIS:


Lidam com problemas semiestruturados (ex: avaliar e escolher fornecedores alternativos aos acuais) Adaptam-se a qualquer ambiente de deciso, em vez de serem orientados para suportarem uma aplicao ou conjunto de aplicaes especficas

O papel dos sistemas de informao


Executive Information Systems
Com a proliferao dos computadores pessoais em meados da dcada de 80, surgiu a perceo de que algo mais para alm dos DSS era necessrio para os executivos de topo. Os EIS surgiram, pois, para suportar as necessidades dos gestores que consideravam que os DSS nem sempre forneciam a informao necessria para o processo de tomada de deciso. Os EIS so sistemas que utilizam extensivamente capacidades grficas e interfaces simples e intuitivas para apresentar a informao necessria gesto de topo, sem o apoio de intermedirios [Martin et al. 1994]. Sendo menos analticos e orientados ao modelo que os DSS, tendem a apresentar a informao de uma forma sumariada, originria muitas vezes de dados externos e de dados internos gerados pelos TPS, MIS ou DSS [Leitch e Davis 1992].

21

O papel dos sistemas de informao


Executive Information Systems
Os gestores de topo necessitam de ter uma viso global da organizao e, devido sua habitual pouca disponibilidade, necessitam que os seus sistemas sejam muito prticos e facultem informao de uma forma facilmente compreensvel. Assim, um EIS deve fornecer informao atualizada de uma forma grfica e de fcil interpretao, possibilitar o acesso informao que serviu de base representao grfica, ser de fcil utilizao e possibilitar o acesso a dados internos e externos. O sucesso de qualquer EIS medido pelo grau de personalizao da informao, de acordo com as necessidades e estilo do seu utilizador. Se o sistema no apresentar a informao na forma mais adequada ao seu utilizador, este no se vai sentir vontade com ele e, provavelmente, no o ir utilizar [McKeown e Leitch 1993].

O papel dos sistemas de informao


Executive Information Systems
Fornecem aos gestores, de modo muito interativo e verstil, acesso a informao geral para a gesto da organizao Suportam as atividades de planeamento a longo prazo

22

O papel dos sistemas de informao


Executive Information Systems
Tarefas:
Obteno de informao Produo de informao Difuso da informao

Caractersticas e objetivos:
Problemas (interrogaes) semiestruturados ou no estruturados Recolhem informao de vrias fontes, internas e externas User friendly -> No exigem ajuda de especialistas informticos Interativos e muito versteis (dados subjetivos) Normalmente muito dispendioso

O papel dos sistemas de informao


Executive Information Systems
Outputs
Fornecem relatrios (grficos) de previses a mdio prazo (vendas, custos, recursos humanos, ....) Informao muito consolidada e compreensvel Possibilidade de Drill Down -> obteno de mais detalhe

Exemplo:
Anlise de tendncias de vendas, planeamento de operaes a longo prazo, planeamento, planeamento de curvas de lucro e investimento Anlise de posicionamento estratgico

MIS / DSS / EIS


MIS > Foco na informao DSS > Foco na Deciso EIS > Foco estratgico

23

O papel dos sistemas de informao


Office Information Systems
Enquanto que os TPS, MIS, DSS e EIS foram desenvolvidos a partir da funo original de processamento de dados, o escritrio tambm mudou. Atravs do processo conhecido como automao do escritrio, o trabalho de profissionais como, por exemplo, dactilgrafas e secretrias administrativas, foi profundamente alterado. Este processo comeou com a introduo de mquinas de escrever eletrnicas nos finais dos anos cinquenta e continuou com os processadores de texto no final da dcada de setenta. As alteraes mais significativas ocorreram no incio dos anos oitenta, quando o aparecimento dos computadores pessoais coincidiu com o rpido desenvolvimento das tecnologias de comunicaes. Os computadores pessoais e todos os sistemas relacionados juntaram-se s redes e aos sistemas de comunicao (como, por exemplo, o fax), para constiturem os OIS . Os OIS so aplicaes concebidas para aumentar a produtividade do trabalho nos escritrios. Incluem tipicamente processadores de texto, agendas eletrnicas, correio eletrnico, etc.[Laudon e Laudon 1994].

O papel dos sistemas de informao


Office Information Systems
Caractersticas e objetivos:
Correio eletrnico
Interno Externo

Reunies eletrnicas
calendarizaro do grupo: mantm calendrios eletrnicos dos membros da equipa e de gesto de tempo reunio eletrnica: permite a realizao de reunies no presenciais videoconferncia: permite que os membros de uma equipa tenham um encontro face-a-face quando dispersos geograficamente

Sistemas de Workflow
Troca de informao entre diversas pessoas que acompanham um dado processo Automatizao e controlo da execuo de procedimentos

24

O papel dos sistemas de informao


Office Information Systems
Caractersticas e objetivos:
Gesto de documentos
processamento de texto (tecnologia de automao de escritrio que facilita a criao de documentos atravs da edio, formatao, armazenamento e impresso) publicao assistida por computador (tecnologia que produz documentos de qualidade profissional, combinando o resultado de texto com facilidades de design, grficos e efeitos especiais) sistemas de documentao eletrnica (sistemas que convertem documentos e imagens para formato digital de modo a serem armazenados e recuperadas por computador)

O papel dos sistemas de informao


Num contexto organizacional, os diferentes tipos de SI devero interagir de forma a facilitar o armazenamento, processamento e fluxo da informao na organizao, formando o SI global. Os TPS e os MIS so geralmente utilizados (pelos nveis de gesto de mais baixo nvel) para a tomada de decises tticas e operacionais. Por outro lado, os DSS so muitas vezes utilizados (pela gesto dos nveis superiores) na resoluo de problemas mais complexos. Os EIS so utilizados apenas por um pequeno grupo de executivos, devendo ser personalizados de acordo com as necessidades dos seus utilizadores especficos.

25

O papel dos sistemas de informao


Na figura, os TPS, MIS, DSS, EIS, OIS e DBMS interagem de modo a formar um SI completo de suporte aos diversos tipos de atividades.
EIS
BD externa

Estratgico DSS

DBMS

Tctico MIS Operacional OIS

Dados internos/externos

TPS
Staff

Operaes

Tecnoestrutura

Fluxos de dados Legenda: Repositrios de dados Sistemas de Informao

O papel dos sistemas de informao


Strategic Information Systems
Nos ltimos anos outros tipos de SI tambm se tornaram importantes. Os SIS so concebidos para a obteno ou manuteno de vantagens competitivas. Embora no sejam intrinsecamente diferentes dos outros tipos de SI, o seu impacto na atividade e competitividade da organizao que distinto. Algumas caractersticas indicam quando um SI poder ser classificado como estratgico. Os SIS devem ser assim considerados se auxiliam a diferenciar um produto dos seus competidores; se o cliente percebe diretamente o valor do SI para si prprio; ou se a produo ou venda de produtos ou servios o exige. Os SIS expandem o conceito de SI para alm das fronteiras da organizao, procurando tornar parte do SI da organizao, os clientes, os fornecedores e os distribuidores (v. g. EDI). Quanto mais as entidades externas organizao se tornarem dependentes da informao fornecida, tal pode constituir uma vantagem competitiva sustentvel. Ao disponibilizar informao de uma forma que os concorrentes no conseguem, so desenvolvidas capacidades competitivas [Gordon e Gordon 1996].

26

O papel dos sistemas de informao


Expert Systems
Um ES disponibiliza conhecimento e informao especfica num determinado domnio a todos os nveis da organizao. um sistema que contm conhecimento declarado (factos acerca de objetos, eventos e situaes) e conhecimento procedimental (informao acerca dos domnios de ao), procurando emular os processos de raciocnio dos especialistas humanos num determinado domnio [Ein-Dor e Segev 1993].

Inter-Organizational System (IOS)


Automatizam o fluxo da informao entre organizaes para suportar o planeamento, o projeto, o desenvolvimento, a produo, e a entrega dos produtos e dos servios.

O papel dos sistemas de informao


Inter-Organizational System (IOS) Caractersticas e objetivos
Permite que muitas organizaes obtenham economias da escala na explorao da tecnologia. Fornece uma forma das organizaes criarem novos servios em colaborao.

Exemplos:
Indstria automvel Retalho

27

O papel dos sistemas de informao


Knowledge Work Systems (KWS)
Suportam os profissionais do conhecimento na anlise e no desenvolvimento de projetos tcnicos numa rea especfica. Caractersticas e objetivos:
Aumentar a produtividade nas reas tcnicas Consiste em especificaes, modelos Permite efetuar modelaes e simulaes

Exemplo:
Estaes de engenharia, estaes grficas e estaes de gesto Estaes operadas por pessoal especializado tais como engenheiros, tcnicos e economistas que se servem destes tipos de sistemas como suporte para conceo e projeto de novos produtos. Programa de conceo assistida por computador (CAD / CAM)

Sistemas de Informao
CM@2011-2012

Joo Paulo Moura jpmoura@utad.pt


Eng. II :: E0.03

28

Vous aimerez peut-être aussi