Vous êtes sur la page 1sur 18

MANUAL PARA CELEBRAO DE CASAMENTO PASTOR RONALDO FRANCO PASTOR PRESIDENTE DA IGREJA CRISTO PARA AS NAES S.J.

J.PINHAIS PARANA O QUE UMA CERIMNIA DE CASAMENTO? Antes de mais nada, permita-me lembr-lo o que uma cerimnia de casamento NO . > Ainda que nela se cultue a Deus, a cerimnia de casamento, em si, no um culto. > Ainda que nela haja muitos crentes, a cerimnia de casamento, em si, no igreja. > Ainda que ela seja um momento de felicidade, a cerimnia de casamento, em si, no uma festa. > Ainda que ela termine num bom ambiente de amizade, a cerimnia de casamento, em si, no uma reunio informal. - O que , ento, uma cerimnia de casamento? Melhor perguntando: O que uma cerimnia de casamento evanglica? a) o momento em que o casal sela sua aliana de amor. b) o momento em que a famlia, a igreja e a sociedade so solenemente informados do contrato matrimonial que foi celebrando. c) o momento em que todos, numa s voz, pedem a bno de Deus sobre o casal.

DOMINANDO O AMBIENTE - O celebrante deve conversar com o casal antes do casamento para inteirar-se da maneira como eles esperam que a cerimnia seja realizada (a ordem de entrada, as msicas que sero tocadas, as participaes especiais etc.). - Se houver algum ponto em que o celebrante no concorda, devido s suas convices pessoais, deve ser honesto com os noivos e encontrar uma soluo. Se no houver acordo, pea, gentilmente, para ser dispensado da tarefa, explicando-lhes os motivos. - Estando tudo acertado, obtenha dos noivos autoridade para ajeitar o ambiente, se for preciso. Se a cerimnia for realizada num restaurante, pea que todas as cadeiras fiquem dispostas em filas, como num ambiente de igreja (jamais permita que sejam colocadas em crculo, pois, nesta posio, as pessoas fatalmente ficaro conversando umas com as outras durante a cerimnia, atrapalhando). Depois da cerimnia, os garons podem voltar as cadeiras s posies normais. - Chegue meia-hora antes, confira a disposio das cadeiras, o sistema de som, a posio da mesa, do genoflexrio etc.

COMO CELEBRAR UMA CERIMNIA DE CASAMENTO? - Fique em p no local onde voc ir celebrar a cerimnia. - Espere que entrem os participantes.

- Pea que todos fiquem em p. - Agradea a presena de todos, em nome dos noivos e das famlias e diga-lhes o objetivo da cerimnia: "Estamos aqui reunidos para pedir a bno de Deus para este casal". # Anote o nome dos noivos (para no correr o risco de "dar um branco"). - Faa uma orao pedindo a bno de Deus sobre a cerimnia, para que seja "boa, agradvel e perfeita". - Aps a orao, leia o texto bblico escolhido, pea que todos se assentem (exceto os noivos, claro) e apresente a mensagem que Deus colocou em seu corao. # Evite temas polmicos. # Evite falar de divrcio. # Evite mensagens evangelsticas. # Evite falar demais (se voc estiver bem preparado, uma boa mensagem de 10 minutos ser mais que o suficiente). # Evite falar de voc mesmo, da sua famlia ou do seu casamento. # Evite ficar dando conselhos sobre vida conjugal (isso deve ser feito nas reunies com o casal, antes do casamento). >>> As mensagens adequadas so aquelas que falam do amor, da alegria de uma vida a dois, da certeza da vitria etc. - Aps a mensagem, siga o roteiro que foi combinado. Geralmente h uma cano especial e, logo aps, a Cerimnia das Alianas. # Somente pea para os noivos declararem sozinhos os seus votos matrimoniais se isso foi combinado anteriormente (nada de improvisao em casamentos, pois todos esto ansiosos ou nervosos e improvisaes certamente vo dar errado). # Leve os votos escritos. # Leia os votos e pea para os noivos repetirem (coloque o microfone prximo boca deles). # Se na hora da troca de alianas o fotgrafo no conseguiu uma boa imagem, pea para o casal repetir o gesto. - Aps a Cerimnia das Alianas, se for possvel, pea para o casal se ajoelhar, convide os pais para se aproximarem, pea para que todos estendam sua mo em direo ao altar e faa uma orao pedindo a bno de Deus sobre o casal. - Depois que eles ficarem em p, declare: "Na qualidade de Ministro do Evangelho, eu vos declaro marido e mulher". - Espere dois segundos e diga, sorrindo, a frase que todo mundo quer ouvir: "Pode beijar a noiva". Pr Ronaldo Franco

CERIMONIA 1 Casamento/Sermo O matrimnio foi concebido por Deus com trs propsitos: 1. Realizar a felicidade do homem e da mulher e proporcionar companheirismo e ajuda mtua. No bom que o homem esteja s, far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idnea. Gn.2.18. 2. Aumento da humanidade. Deus os abenoou e disse:Frutificai e multiplicai-vos. Gn 1.28. 3. O Terceiro motivo que levou Deus a instituir o casamento foi para impedir a Fornicao, a impureza ou a Prostituio. Mas por causa da prostituio, cada um tenha a sua prpria mulher, e cada uma tenha o seu prprio marido.1 Co.7.2 Muitos casamentos no do certos porque no cumprem, Marido e Mulher, estes mandamentos. O que necessrio para um casamento dar certo? 1. Maturidade. Idade madura. Prudncia. Muitos casamentos so destrudos por falta de prudncia e maturidade. 2. Renuncias: para que um casamento d certo preciso renuncias. Mas geralmente os cnjuges exigem um do outro o mximo e se do o mnimo em troca. Para que um casamento d certo,, , cada um dever cumprir com determinados deveres. Vamos ver quais so estes deveres para o marido e para a mulher. Deveres do Marido 1. O marido deve amar sua esposa, isto bblico. Maridos amem as suas mulheres Ef. 5.25. 2. O marido deve ser o provedor do lar. Apesar da modernidade dos tempos, onde a mulher tem a maior liberdade, inclusive relacionado ao trabalho. bom entender que a obrigao de sustentar o lar est sob a responsabilidade do marido. 3. O marido deve respeitar a esposa, afinal quando Deus fez a mulher Ele no a formou da cabea do homem para que ela no exercesse domnio sobre ele, nem a fez de seus ps, para que no fosse pisada por ele, mas de seu lado para ser igual a ele, e de perto do seu corao para ser amada por ele. Deveres da esposa. 1. Deve amar seu marido

2. Deve cumprir o mandamento bblico que diz: E cada esposa deve respeitar a seu marido. Ef.5.33b. 3. Deve ser fiel.

4. Deve ser submissa ao marido. O que ser submissa. Quando Deus fez o homem lhe deu uma misso que era a de tomar conta de toda a Sua criao. E a mulher deu-lhe uma submisso, ou seja, de ser auxiliadora, ajudadora. Far-lhe-ei uma adjutora que lhe corresponda. Gn.2.18. Por tanto submisso uma obedincia voluntria que a mulher dispensa ao marido por am-lo e respeit-lo como a cabea do lar. Auxiliando-o a administrar o lar. Podemos concluir dizendo que se ambos os cnjuges cumprirem com aquilo que a bblia ensina a respeito da vida em comum, as possibilidades de um casamento duradouro est garantido.

CERIMONIA 2
Gnesis 2:23: E disse o homem: Esta, afinal, osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamarse- varoa, porquanto do varo foi tomada.

1. Introduo
Em primeira Corntios 7:39, o apostolo Paulo usa a expresso casar-se no Senhor. De fato, o casamento s persevera e vale a pena se for no Senhor. Um cristo que no se casa no Senhor est correndo srios riscos. No pense que comparecer a um templo evanglico e ter um pastor celebrando uma cerimnia perfaz um casamento no Senhor! Absolutamente, no. Pois vivemos em tempos, em que famlias experimentam a dolorosa experincia do divrcio, ou vivem em crises por falta da presena de Deus. O nico e mais eficiente meio para uma famlia vencer suas crises e angstias manter-se fiel a Deus, deixando que ele Seja Senhor Absoluto das circunstncias.

2. H duas condies que possibilitam afirmar que um casamento foi constitudo no Senhor:
2.1 Quando os cnjuges tm os coraes inclinados a obedecer a Deus.
Divrcio, infelizmente, algo cada vez mais comum na sociedade. No faltam opinies para explicar este fato. Mas o que Jesus Cristo ensinou sobre a causa principal do divrcio? Basta lermos Mateus 19:8: Moiss, por causa da dureza dos vossos coraes vos permitiu repudiar vossas mulheres. Observe: a falta de coraes inclinados a obedecer a Deus resulta na falncia dos relacionamentos conjugais! Coraes fechados para Deus impossibilitam Jesus de atuar no lar. O texto de Apocalipse 3:20 revela o apelo do Senhor em prol de que os crentes o recebam no ntimo de suas vidas. Quando Deus est presente e atuando na vida de uma famlia cada pessoa est preocupada em executar seu papel de acordo com os princpios estabelecidos pelo Criador. A obedincia a Deus e a Sua Palavra a chave do sucesso na vida familiar.

2.2 Quando os cnjuges fazem do casamento uma oportunidade de servir melhor


Um casamento cristo significa a unio de foras, de zelo, de cuidados em prol de uma vida crist mais refinada. O texto de Eclesiastes 4:9 e 10 bem retrata os efeitos de um casamento ideal para um servo de Deus: Melhor serem dois do que um, porque tm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro: mas ai do que estiver s; pois, caindo, no haver outro que o levante. Num casamento no Senhor h cuidado espiritual mtuo, edificao, ministrao, e o resultado indubitvel.

3. E finalmente, quero falar acerca da existncia de alguns componentes importantes para que um casamento venha a durar: 3.1 RESPEITO MTUO
S h um principio de respeito na vida familiar quando, ambos cnjuges aceitam-se como so, entendendo que so diferentes, e essas diferenas precisam ser respeitadas. Todos ns somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma ou mais qualidades prprias. No podemos exigir ou forar para que as outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades. Se assim agirmos, acabaremos fazendo com que elas sofram, e no final, elas podero no ser o que queramos que fossem e ainda pior, elas podero no mais fazer o que faziam bem feito. SAIBA RESPEITAR AS DIFERENAS AMAR AS PESSOAS COMO ELAS SO!

bom lembrar o que ensina Efsios 5:33: Portanto, cada um de vocs tambm ame a sua esposa como a si mesmo, e a esposa trate o marido com todo respeito.

3.2

COMPROMISSO GENUNO

Implica em uma compreenso de que um vive para o outro. Isto implica em um amor sacrificial. Jesus fala sobre este compromisso em Mateus 19:5: Por esta razo, o homem deixar pai e me e se unir sua mulher, e os dois se tornaro uma s carne. Ser uma s carne no significa abdicar da personalidade ou dos direitos pessoais, mas implica em haver entre os dois um sentimento de cumplicidade, de consentimento mtuo, concordncia e parceria. Assim, o casamento uma realizao para os dois.

3.3

BOA COMUNICACAO

Para se comunicar necessrio ter um entendimento emocional, mental e fsico das diferenas entre um homem e uma mulher. As mulheres, por exemplo, costumam se comunicar com mais riqueza de detalhes, os homens so mais objetivos. As mulheres so mais emocionais, os homens mais racionais. Problemas e diferenas na convivncia e comunicao so resolvidos atravs do perdo. Efsios 4:32: Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.

4. Concluso
Cliff Barrows ensina que existem algumas palavras que salvam um relacionamento: Eu estava errado Isto se trata do perdo. Desculpe eu amo voc Isto se refere a uma reafirmao do compromisso de amar. O famoso pregador Billy Graham costumava dizer: O perfeito casamento a unio de 3 pessoas um homem, uma mulher e Deus. Isto o que torna o casamento santo. F em Cristo o mais importante de todos os princpios na construo de um lar feliz

CERIMONIA 3 SIGNIFICADO DA ALIANA NO CASAMENTO

SIGNIFICADO DA ALIANA NO CASAMENTO A aliana entre DEUS e duas pessoas que se unem pelos laos do matrimnio, vai muito mais alm de um simples contrato de casamento, ou regime de comunho de bens.

Aliana um compromisso ilimitado que o casal assume diante de DEUS, e dos homems como confisso de amor eterno. De modo que j no so mais dois, porm uma s carne. Portanto, o que DEUS ajuntou no o separe o homem. Mateus (19:6).

Caractersticas de aliana no casamento.

a) Juramento b) Fidelidade c) Vida compartilhada d) Compromisso e) Prioridade f) Lealdade g) Companheirismo

Os que j se casaram firmaram promessa de aliana eterna, at que a morte os separe, os que ainda iro se casar, tambm firmaro promessa de aliana eterna com sua amada.

DEUS fez aliana com seu povo, e tem promessas para todos ns, Ele quem nos capacita em cumprir a aliana com nosso cnjuge.

Porque os montes se retiraro, e os outeiros sero removidos; mas a minha misericrdia no se apartar de ti, e a aliana da minha paz no ser removida, diz o senhor, que se compadece de ti. Isaias (54:10).

Durante a cerimnia de casamento os cnjuges fazem promessas como:

a) Amar b) Honrar c) Cuidar d) Respeitar

Incondicionalmente como:

a) Na alegria b) Na dor c) At a morte

Mais se em todas estas promessas, DEUS no estiver inserido como centro e razo da unio, o compromisso foi firmado apenas entre duas pessoas.

a) Para que um casamento possa ser considerado como aliana preciso que DEUS seja convidado a estar presente como testemunha eterna. b) No casamento no pode haver egosmo e nem individualismo, os cnjuges no so mais crianas, nunca poder existir expresses como eu e meu. c) As expresses que devero ser usadas sempre sero ns e nosso, e assim vamos prosseguindo no crescimento e amadurecimento no plano de DEUS para o casamento.

Coloque nas mos de DEUS seu casamento, faa sua parte, viva em perfeita harmonia, experimente a plenitude de seu relacionamento vivendo em sabedoria.

Melhor serem dois do que um, porque tm melhor paga do seu trabalho. Porque se carem, um levanta o companheiro; ai, porm, do que estiver s; pois, caindo, no haver quem o levante. Tambm se dois dormirem juntos, eles se aquentaro; mas um s como se aquentar? Se algum quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistiro; o cordo de trs dobras no se rebenta com facilidade. Eclesiastes (4:9-12).

Vocs dois fizeram votos no dia de seu casamento, portanto devem cumpri-los, conforme nos alerta a palavra de DEUS.

Quando a DEUS fizeres algum voto, no tardes em cumpri-los; porque no se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. Melhor que no votes do que votes e no cumpras. Eclesiastes (5:4-5).

DEUS tambm tem promessas de aliana para a sua famlia, deixe DEUS dirigir sua famlia conforme. Eles sero o meu povo, e eu serei o seu DEUS. Dar-lhes-ei um s corao e um s caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos. Farei com eles aliana eterna, segundo a qual no deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu corao, para que nunca se apartem de mim. Alegrar-me-ei por causa deles, e lhes farei bem, planta-los-ei firmemente nesta terra, de todo o meu corao e de toda a minha alma. Jeremias (32:38-41).

Como podemos observar, existem muitos benefcios quando estamos em aliana com DEUS. Confie Nele, permita que JESUS CRISTO faa parte de seu relacionamento. Muitos ainda no experimentaram, permita a uno do Esprito Santo no seu casamento, voc vai ver que JESUS CRISTO far a diferena.

Respondeu-lhe Jesus; eu sou o caminho e a verdade e a vida, ningum vem ao pai seno por mim. Joo (14:6).

DEUS em sua infinita misericrdia fez oito alianas com o homem conforme relatado em sua palavra, revelando a ns, qual a boa, perfeita e agradvel vontade em seu propsito, refletindo o seu amor, a sua graa e a sua fidelidade, embora ns no demonstremos nossa fidelidade para com Ele, mas pela sua misericrdia, Ele tem nos capacitado. Sejam muito felizes na santa graa de nosso senhor e salvador JESUS CRISTO

Verso Tradicional CERIMNIA DE CASAMENTO-1 PROCISSO DE ACOMPANHANTES DESFILE DOS ACOMPANHANTES msica 1 PROCISSO DE MENINA DAS FLORES, MENINA DAS ALIANAS, FAMLIA E NOIVA DESFILE DA NOIVA COM OS PAIS msica 2 Noiva para enquanto pastor se dirige congregao DECLARAO DE INTENES Estamos hoje reunidos na presena de Deus para darmos Graas pelo dom do casamento e para testemunharmos a unio de __________ e de ___________________. Em vrias tradies o casamento um sinal da inteno do Nosso Deus para a plenitude da sua criao. Desde o caos Deus trouxe a ordem e esse propsito criativo de Deus anda est hoje funcionando. A unio de duas pessoas nica, ntima e criativa. A unio do casamento uma demonstrao de amor e do bom funcionamento da sociedade. O casamento uma celebrao da criao de Deus. A unio de duas pessoas de famlias e passados diferentes com vista a estabelecerem uma nova famlia um acontecimento importante e memorvel. Para aqueles de ns que estamos ligados ao ________________ e __________________ por laos especiais de amizade, amor ou afecto a sua unio de corpo alma e corao motivo para todos ns celebrarmos! O Casamento no s mais uma cerimnia nem tem apenas a haver com um relacionamento entre um casal. Casamento deve ser feito com responsabilidade e orao. Este casamento trs hoje a unio entre duas pessoas, duas famlias, (duas comunidades de f). O casamento no meio de uma sociedade em desmembramento um sinal de esperana. Merece o nosso apoio e o empenho da famlia e amigos ao apoiar a unio do __________ e da ____________ no seu desejo de continuarem juntos as suas vidas. ORAO Oramos a ti Senhor, a fonte de toda a beno com felicidade gozo pelo dom do casamento que celebramos hoje. Que possas dar ao _______ e ___________ a capacidade para sempre se alegrarem no seu amor. Que possas cumprir os desejos do seu corao. Que possas abrir os seus olhos para a beleza e o mistrio do amor que os trouxe ao teu altar. Que eles sempre mantenham pela sua vida os votos e promessas que esto hoje fazendo e que a tua beno sempre os acompanhe, em nome de Jesus, Amn! ENTREGA DA NOIVA (pastor dirigindo-se ao pai da noiva): Quem d esta mulher para se casar com este homem? (Pai da noiva responde em voz alta): A sua me e eu a entregamos! MUSICAL INTERLUDE ENQUANTO SOBEM A PLATAFORMAmsica 3 SAUDAES (Mensagem assistncia e aos noivos) O casamento no um acto privado mas uma cerimnia pblica. Devemos encarar o casamento com responsabilidade e em orao. Este casamento junta estas duas vidas diante de vs todos e de Deus. MENSAGEM AOS NOIVOS Mensagem do Pastor aos noivos. VOTOS NUPCIAIS Pastor: ______________ e ______________ por favor declarem a vossa inteno nesta unio expressando os votos um ao outro. ________(Noivo), repita em voz alta depois de mim:

Eu_____________ prometo diante de Deus e da minha famlia e amigos presentes; que irei amar-te, respeitar-te e estar sempre contigo atravs das mudanas em tua vida. Irei cuidar de ti e alimentar o nosso amor enquanto eu viver (Noiva repete o mesmo que o noivo) LEITURA DA ESCRITURA O Amor sofredora, benigno; a caridade no invejoso; O Amor no trata com leviandade, no se ensoberbece, 5 no se porta com indecncia, no busca os seus interesses, no se irrita, no suspeita mal; 6 no folga com a injustia, mas folga com a verdade; 7 tudo sofre, tudo cr, tudo espera, tudo suporta. 8 O AMOR NUNCA FALHA (1 Corntios 13:4-8, 13b) Tendo este amor em vossos coraes sei que o vosso desejo sel-lo atravs da troca das alianas TROCA DE ALIANAS Embora pequenas em tamanho o seu significado muito grande. AS alianas so de metal precioso, lembrando-nos que o amor igualmente precioso. Uma amor tem um custo a pagar. Estes anis so um circulo represento que o amor nunca tem fim. Enquanto vocs usarem estes anis estejam vocs juntos ou afastados sero por eles lembrados dos votos que aqui esto declarando. (O anel deve ser colocado na ponta do dedo enquanto a declarao feita e dever ser enfiado quando o voto terminar) O Noivo repete primeiro: ______, dou-te este anel como um smbolo da minha promessa. Dou-te tudo o que eu tenho e tudo o que eu sou. Prometo amar-te e honrar-te, em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo, Amn! A Noiva repete em seguida ACENDER DA VELA DA UNIDADE Trs velas esto num candelabro. As duas velas dos lados so acesas pelas mes e a do meio est apagada. Os noivos iro cada um pegar uma vela e quando o pastor terminar a explicao desta parte da cerimnia acendem simultaneamente a vela do meio depois, ao mesmo tempo cada um apaga a sua vela, ficando apenas a vela do meio acesa. Explicao: Estas velas representam as vossas vidas. Elas eram duas luzes distintas, cada uma capaz de ir por caminhos separados. Deste momento em diante passaro a ser apenas uma luz. Enquanto cada um de vs pega a sua vela e acende a vela do meio isto representa a vossa unio numa s carne. Antes as vossas vidas estavam divididas mas agora esto unidas numa s. A Partir de agora vocs so um s em Cristo. VO AT MESA DAS ASSINATURAS msica 4 ASSINATURA DO REGISTO DE CASAMENTO Aproveitar este momento para tirar algumas fotografias ORAO PELOS NOIVOS (Pastores presentes) Chamar todos os pastores presentes e orar pelos noivos enquanto este se ajoelham virados para a congregao. PRONUNCIAR DO CASAMENTO Agora que o _____________ e a _______________ se entregaram um a outro atravs dos votos solenes de casamento diante de ns e de Deus como testemunhas. Tendo j trocado os seus votos e as suas alianas. Tendo igualmente assinado os documentos que

consumam legalmente este casamento. Pelo poder investido em mim como ministro do evangelho. Eu vos declaro marido e mulher, juntos para toda a vida, em nome do Pai, e do Filho e do Esprito Santo. Aqueles que Deus juntou que no os separe o homem! BEIJO NUPCIAL (NOME DO NOIVO)_______, podes beijar a tua noiva. BENO SACERDOTAL Que Deus o Pai, o Filho e o Esprito Santo vos abenoe, guarde e mantenha. Que o Senhor coloque sobre vs o seu favor e vos encha com todas as benos espirituais. APRESENTAO DO NOIVO E DA NOIVA Senhoras e Senhores, a minha honra e o meu privilgio apresentar-vos, pela primeira vez: O Senhor e a Senhora ___________ (Apelido do Noivo) PROSSISSO FINAL Marcha Nupcial msica

A vontade de Deus para o casamento


Postado por Pr. Aldenir Arajo

Texto: Jeremias 29:6

Introduo: claro o desejo de Deus para os homens e mulheres com relao ao casamento. Quando os filhos de Israel entraram no cativeiro, eles foram instrudos pelo Senhor a "Tomai esposas e gerai filhos e filhas, e tomai mulheres para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos para que eles possam ter filhos e filhas; multiplicai-vos ali e no diminuais".

I. A instituio do casamento encontrado em Gnesis 2:24 A. Um homem deixar seu pai e sua me - para iniciar uma nova unidade famliar. B. Ele deve se unir sua mulher - isto mostra a inteno de Deus que deve haver um homem e uma mulher para a vida no casamento. C. A palavra original aqui significa "grudar como cola". D. Os dois sero uma s carne. Fala da unidade de corao, mente, proposito, e vida. 1. Paulo fala deste tipo de unidade em 1 Corntios 7:3,4. 2. a doao total de si por cada um para o outro. 3. O casamento atende a necessidade de procriao (Gn 1:28). 4. O casamento atende a necessidade de companheirismo (Gn 2:18).

II. O ensino de Jesus sobre o matrimnio encontrado em Mateus 19:6,9 A. Que no o separe o homem o que Deus uniu. B. Nem marido, esposa, nem autoridade civil nenhuma pode substituir a lei de Deus. C. Para os cristos, o divrcio no uma soluo.

III. AS INSTRUES DE PAULO PARA O CASAMENTO SO ENCONTRADAS EM EFSIOS 5:22-28 A. Assim como se une a uma igreja, obedecendo o evangelho, voc se une no casamento, obedecendo as leis de Deus e da sociedade. B. Assim como devemos ter f em Cristo, o casal deve ter confiana e amor um ao outro.

C. Assim como devemos nos arrepender, voc deve se separar de todos os outros. D. Da mesma forma que temos de confessar a Cristo, voc deve confessar seu compromisso. E. Assim como devemos estar unidos a Cristo no batismo, vocs se uniro um ao outro atravs desta cerimnia simples. F. Assim como temos de ser fiis a Cristo, vocs devem ser fieis uns aos outros. G. Assim como Cristo a cabea da igreja, o marido a cabea da esposa. H. Como a igreja est sujeita a Cristo, a mulher deve estar sujeita ao seu marido. I. Como a igreja o nico lugar onde os filhos de Deus so encontrados, o casamento a relao em que as crianas devem ser concebidas.

Concluso: Hebreus 13:4 "Venerado seja entre todos o casamento e o leito sem mcula; porm aos que se do a prostituio e aos adlteros Deus os julgar"

CERIMNIA DE CASAMENTO O casamento uma instituio civil e religiosa, estando, portanto, sujeito a regulamentos jurdicos. O pastor deve familiarizar-se com as leis do Estado e da Nao onde estiver celebrando esta cerimnia, pois s assim manter sua conscincia tranqila, sabendo que est cumprindo os requisitos da lei. Alm disto, deve manter um registro no qual far constar os casamentos realizados em sua igreja, com todos os dados necessrios, e a assinatura dos cnjuges, das testemunhas e do ministro oficiante. A cerimnia pode ser celebrada no templo, ou em uma casa particular, mas sempre na presena de testemunhas. Convm que o pastor e os cnjuges ensaiem antecipadamente a ordem do programa da cerimnia para evitar confuses. O pastor deve orientar e participar de um ensaio com as pessoas envolvidas, mostrando como se deve entrar e sair durante uma cerimnia nupcial. Nota: Em algumas cidades brasileiras, o pastor, antes de realizar a cerimnia religiosa, exige dos nubentes a certido de casamento civil. Porm, em outras cidades, o pastor realiza o Casamento Religioso para Efeitos Civis. Nesse ltimo caso, antes de realizar a cerimnia, o pastor exige dos noivos a certido de habilitao para eles poderem se casar. Essa certido requerida junto ao cartrio do distrito de residncia deum dos nubentes. De posse desse documento, o pastor realiza o Casamento Religioso para Efeitos Civis. Na semana seguinte cerimnia, o casal ou um de seus familiares, encaminha ao cartrio o Termo de Casamento Religioso para Efeitos Civis, comprovando a realizao da cerimnia religiosa, e solicitando a Certido de Casamento, devidamente registrada. Pastores que exigem antecipadamente a apresentao da certido de casamento civil esto, inadvertidamente e sem necessidade, colocando-se em uma posio inferior a da autoridade civil.

CERIMNIA 1Instituio do casamentoOs noivos estaro juntos, de p, diante doministro, o noivo direita da noiva. Dirigindo-se igreja, o ministro dir: "Estamos reunidos na presena de Deus e destastestemunhas para solenizar diante do Todo-poderoso ocasamento deste homem e desta mulher."O casamento um estado honroso estabelecidopor Deus, e santificado pela presena de nosso Senhornas bodas de Cana da Galilia. As Sagradas Escriturasnos dizem que digno de honra entre todos o casamento, e o consagram como smbolo da uniomstica entre Cristo e sua Igreja."O casamento deve ser contrado com revernciae no temor de Deus, considerando-se os fins para osquais ele foi ordenado, isto , para o companheirismo, oapoio e o consolo que os esposos devem proporcionarum ao outro enquanto viverem. "O casamento foi ordenado para dar continuidade sagrada instituio da famlia, e para que os filhos, queso herana do Senhor, sejam criados em retido erespeito s coisas de Deus. O casamento contribuitambm para o bem-estar da sociedade e para transmitir - mediante a boa ordem familiar -, a pureza, a santidadee a verdade de gerao em gerao."No jardim do den, Deus instituiu essa unio partir do primeiro casal humano, a fim de tornar feliz todaa humanidade. Desde ento os seres humanos o tmpraticado e, para dar-lhe consistncia, o tm legalizado.Podese dizer que o casamento o contrato jurdico deuma unio espiritual."A Palavra de Deus expressa que o casamentodeve ser 'digno de honra entre todos' (Hebreus 13:4). Aqueles que se casam decidiram aceitar este estadohonroso." Orao "Nosso Pai e Deus, nenhum dos nossos prazeresser perfeito se tu no o tomares completo. Faltar algosublime em nossas horas mais felizes se tu no nosacompanhares com tua bno. Suplicamos-te, pois, que assim como o Senhor Jesus Cristo esteve presente nasbodas de Cana da Galilia, assim tambm nspossamos desfrutar do gozo de tua divina presenaagora, durante esta cerimnia."Pedimos que a bno de tua presena seja umarealidade na vida deste homem e desta mulher, que vofazer um juramento solene diante de ti e destastestemunhas, de modo que a lembrana desta hora santa os fortalea e os console em meio a todas asprovas e mudanas que o futuro lhes trouxer. Que aplenitude de tua presena seja uma realidade em todasessas situaes, Senhor, e manifesta a tua sabedoria,o teu amor e a tua direo neste casamento. Amm." Leitura bblica Dirigindo-se aos noivos, o ministro dir: "Vocs vieram a mim, ministro de Cristo, para serem unidos diante de Deus, pelos santos laos domatrimnio. Isto representa um passo srio e solene, onde um assume perante o outro o compromisso deenfrentar as circunstncias que se lhes apresentarem,sejam elas de riqueza ou de pobreza, de alegria ou detristeza, de sade ou de enfermidade, e compartilharemtudo o que a vida d e tudo o que ela tira, mantendo afidelidade um para com o outro, como esposo e esposa,

conforme o que foi ordenado por Deus, at que a morteos separe."Ouam, pois, a Palavra de Deus, escrita para ainstruo de vocs, e para que vocs tenham luz em seucaminho." O ministro lera as seguintes passagensbblicas: "Vs, maridos, amai a vossas mulheres, comotambm Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregoupor ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem dagua, pela palavra, a fim de apresent-la a si mesmoigreja gloriosa, sem mcula, nem ruga, nem coisasemelhante, mas santa e irrepreensvel. Assim devem osmaridos amar a suas prprias mulheres, como a seus prprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a simesmo. Afinal de contas, nunca ningum odiou a suaprpria carne, antes a alimenta e sustenta, comotambm o Senhor igreja; pois somos membros do seucorpo. Por isso deixar o homem a seu pai e a sua me,e se unir a sua mulher, e sero os dois uma s carne.Grande este mistrio, mas eu me refiro a Cristo e igreja. Assim tambm vs, cada um em particular, ame asua prpria mulher como a si mesmo, e a mulherrespeite a seu marido" (Efsios 5:25-33). "Igualmente, vs, maridos, vivei com elas comentendimento, dando honra mulher, como vaso maisfrgil, e como sendo elas herdeiras convosco da graada vida, para que no sejam impedidas as vossasoraes" (1 Pedro 3:7)."Vs, mulheres, submeteivos a vossos maridos,como ao Senhor. Pois o marido o cabea da mulher,como tambm Cristo o cabea da igreja, sendo eleprprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como aigreja est sujeita a Cristo, assim tambm as mulheres osejam em tudo a seus maridos" (Efsios 5:22-24)."Semelhantemente, vs, mulheres, sedesubmissas a vossos prprios maridos, para que tambm,se alguns deles no obedecem palavra, pelo procedimento de suas mulheres sejam ganhos sempalavra" (1 Pedro 3:1). Votos:Dirigindo-se ao noivo, o ministro perguntar: "__________________ (nome do noivo), vocpromete, diante de Deus e destas testemunhas, receber __________________ (nome da noiva), comosua legtima esposa para viver com ela, conforme o quefoi ordenado por Deus, na santa instituio docasamento? Promete am-la, honr-la, consol-la eproteg-la na enfermidade ou na sade, na prosperidadeou na adversidade, e manter-se fiel a ela enquanto os dois viverem?" O noivo responder: "Sim, prometo." Dirigindo-se noiva, o ministro perguntar: "__________________ (nome da noiva), voc promete, diante de Deus e destas testemunhas,receber __________________ (nome do noivo) comoseu legtimo esposo, para viver com ele, conforme o quefoi ordenado por Deus, na santa instituio docasamento? Promete am-lo, honr-lo, respeit-lo,ajud-lo e cuidar dele na enfermidade ou na sade, naprosperidade ou na adversidade, e manter-se fiel a eleenquanto os dois viverem?"

A noiva responder: "Sim, prometo."Entrega das alianasNo caso da cerimnia incluir entrega dealianas, o ministro dir ao noivo: "__________________ (nome do noivo), quepenhor voc dar a __________________ (nome da noiva) como testemunho de suas promessas?"O noivo por a aliana sobre a Bblia do ministro,e o ministro, segurando a aliana, dir ao noivo querepita as seguintes palavras: "Usando esta aliana como smbolo de nossaunio, eu me caso contigo, unindo a ti o meu corao e aminha vida, e tornando-te participante de todos os meusbens." Entregando a aliana ao noivo para que ele acoloque no dedo anular da noiva, o ministro dir aonoivo: "Que esta aliana seja o smbolo puro e imutvel

do seu amor." Em seguida, o ministro dir noiva: "__________________ (nome da noiva), quepenhor voc dar a __________________ {nome do noivo) como testemunho de suas promessas?"A noiva colocar a aliana sobre a Bblia doministro, e este, segurando a aliana, dir noiva querepita as seguintes palavras:"Usando esta aliana como smbolo de nossaunio, eu me caso contigo, unindo a ti o meu corao e aminha vida, e tornando-te participante de todos os meusbens." Entregando a aliana noiva para que ela aponha no dedo anular do noivo, o ministro dir noiva: "Que esta aliana seja o smbolo puro e imutveldo seu amor." OraoEm seguida os noivos se ajoelharo, e se oministro achar conveniente, ele dir: "Como sinal de fidelidade s promessas quevocs fizeram um ao outro, segurem agora a mo um dooutro." O ministro colocar a mo direita sobre asmos unidas dos noivos e orar, fazendo a Deus osseguintes pedidos:

"Deus eterno, Criador e Consolador do gnerohumano, Doador de toda a graa espiritual, e Autor davida eterna: Abenoa este homem e esta mulher, a quemabenoamos em Teu nome, a fim de que eles vivamsempre em paz e em amor, conforme teus santosmandamentos, e conduzindo o lar e a vida deles deacordo com tua Santa Palavra, atravs de nosso SenhorJesus Cristo."Rogamos-te, Deus Todopoderoso, quecontinues a ser Salvador e guia de suas almas imortais,para que, mediante a redeno de nosso Senhor JesusCristo, alcancem a glria eterna. Amm." Pronunciamento Dirigindo-se igreja, o ministro dir: "Visto que __________________________ (nome dos noivos) consentiram ambos em ingressar no estadode matrimnio, diante de Deus e destas testemunhas,havendo ambos dado e empenhado sua f e palavra umao outro, o que manifestaram pela unio das mos, euos declaro marido e mulher, casados em nome do Pai,do Filho e do Esprito Santo. Amm."

"Aqueles aos quais Deus uniu, nenhum homem ossepare." Bno pastoral O ministro colocar a mo direita sobre asmos dos noivos e dir: "Que o Deus Todo-poderoso, Pai, Filho, e EspritoSanto vos abenoe, vos guarde e vos mantenha firmes. Que o Senhor, em sua misericrdia, volte para vs seusolhos de harmonia e vitria, e de tal maneira vos enchade sua graa e bnos espirituais, que possais viverneste mundo em seu santo temor, e no mundo vindouropossais gozar da vida celestial e eterna. Amm.

Vous aimerez peut-être aussi