Vous êtes sur la page 1sur 3

Equao de Schrdinger

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2011). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap. Encontre fontes: Google
notcias, livros, acadmico Scirus Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Mecnica quntica

Princpio da Incerteza

Introduco a... Formulao matemtica [Expandir]Introduo

[Expandir]Conceitos fundamentais

[Expandir]Experincias

[Expandir]Representaes

[Esconder]Equaes Equao de Schrdinger Equao de Pauli Equao de KleinGordon

Equao de Dirac [Expandir]Interpretaes

[Expandir]Tpicos avanados

[Expandir]Cientistas

ver editar

A Wikipdia possui o portal: Portal de Fsica

Em Fsica, a Equao de Schrdinger, proposta pelo fsico austraco Erwin Schrdinger em 1925, descreve a evoluo temporal do estado quntico de um sistema fsico. Essa equao tem uma importncia capital na teoria da mecnica quntica, e seu papel similar ao da segunda Lei de Newton na Mecnica Clssica. Pela formulao matemtica da mecnica quntica, todo sistema associado a um espao de Hilbert complexo, tal que cada estado instantneo do sistema descrito por um vetor unitrio nesse espao. Este vetor de estados guarda as probabilidades para os resultados de todas as possveis medies aplicadas ao sistema. Em geral, o estado de um sistema varia no tempo e o vetor de estados uma funo do tempo. A equao de Schrdinger prov uma descrio quantitativa da taxa de variao deste vetor. Usando a notao de Dirac, o vetor de estados dado, num tempo t por |(t)>. A equao de Schrdinger :

Nas equaes, i o nmero imaginrio, a constante de Planck dividida por 2 e o Hamiltoniano H(t) um operador auto-adjunto atuando no vetor de estados. O Hamiltoniano representa a energia total do sistema. Assim como a fora na segunda Lei de Newton, ele no definido pela equao e deve ser determinado pelas propriedades fsicas do sistema.

Uma maneira mais didtica de observar a Equao de Schrdinger em sua forma independente do tempo e em uma dimenso. Para tanto, sero necessrias trs relaes: Definio de Energia Mecnica:

Equao do Oscilador harmnico:

Relao de De Broglie: Onde a funo de onda, o momento linear. o comprimento de onda, h a constante de Planck e p

Da Relao de De Broglie, temos que do Oscilador Harmnico:

, que pode ser substituda na equao

Rearranjando a equao de energia, temos que na equao anterior:

, substituindo

, definindo

, temos:

Que a Equao Independente do Tempo de Schrdinger e tambm pode ser escrita na notao de operadores: , em que onda. o Operador Hamiltoniano operando sobre a funo de

Vous aimerez peut-être aussi