Vous êtes sur la page 1sur 16

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZA GEM INDUSTRIAL DEPARTAMENTO REGIONAL DO AMAZONAS CENTRO DE EDUCAO E TECNOLOGIA ANTONIO SIMES

ANDREY CARDOSO DE SOUSA

MANUTENO DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRNICOS

Manaus 2012

ANDREY CARDOSO DE SOUSA

MANUTENO DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRNICOS

Relatrio de Estgio Supervisionado, realizado pela Empresa ISR SATO ME no perodo de 09/02/11 a 30/11/11, apresentado Escola SENAI Antnio Simes ESAS para a Concluso do Curso Tcnico de Manuteno Eletroeletrnico.

Manaus 2012

SUMARIO
SUMARIO......................................................................................................................................3 OBJETIVO.....................................................................................................................................3 INTRODUO..............................................................................................................................4 ATIVIDADE DESENVOLVIDA..................................................................................................5 1 EMPRESA....................................................................................................................................5 2 OS EQUIPAMENTOS.................................................................................................................6 3 TELEFONES SEM FIO..............................................................................................................7 4 DEFEITOS EM TELEFONES SEM FIO PANASONIC............................................................7 5 APARELHOS DE SOM.............................................................................................................9 6 BANCADA DE RETRABALHO..............................................................................................11 7 RECOLOCANDO O CIRCUITO INTEGRADO.....................................................................12

OBJETIVO

Consentir ao aluno, a chance de desenvolver uma atividade prtica onde este apresente uma condio tpica do trabalho profissional, ou seja, exerccios relacionados eletroeletrnica. O mesmo deve desenvolver tal trabalho em conjunto, atendendo aos cronogramas e metas projetadas no contexto empresarial, pois, no s estamos envolvidos no agir, mas tambm, no cumprir do amplo objetivo da empresa em direo ao futuro. Autorizar o aluno a vivenciar situaes e problemas comuns em manuteno de equipamentos. A eletroeletrnica experimenta a realidade do trabalho profissional em uma ou mais situaes, de modo que possa desenvolver durante suas atividades, aes mais cabveis em determinado caso.

INTRODUO

O curso Tcnico de Manuteno Eletroeletrnica da Escola SENAI Antonio Simes (ESAS) tem por finalidade preparar e conduzir o tcnico para diversos campos da Eletrnica. Diante do exposto, este trabalho detalha as experincias na rea tcnica em eletrnica, vivenciadas na assistncia tcnica autorizada ISR SATO ME. Em uma assistncia tcnica, diariamente, ocorrem procedimentos a serem feitos. Dentre os mais importantes, esto: executar manuteno segura e eficaz e relatar diagnstico de placas danificadas. Assim, no estgio, deve-se ter total conhecimento de eletricidade bsica e eletrnica analgica para realizar determinados processos. Pois, alguns equipamentos sofrem danos mecnicos ou eltricos, devendo passar por manuteno preventiva aps algum tempo de uso, para no vir a ocasionar falhas definitivas ao funcionamento adequado, quer seja por desgaste mecnico ou defeitos ocasionados por oxidaes. Fenmenos naturais, como descargas atmosfricas infiltradas na rede eltrica podem ser fatais para o equipamento, passando por procedimento de manuteno corretiva, podendo ser diagnosticado como perda total do aparelho eltrico ou eletrnico.

ATIVIDADE DESENVOLVIDA
O estgio ocorrido na assistncia tcnica ISR SATO ME antiga Mirai Panasonic teve acompanhamento de vrios profissionais, inclusive recepcionistas e gerente. Dessa forma, foi possvel conhecer diversos tipos de aparelhos eletrnicos de vrios modelos desde a entrada na recepo, onde o cliente informa o defeito do seu produto ate o conserto do memo. A comunicao tcnica entre a recepo e os tcnicos feita quando so repassadas as informaes a respeito de cada aparelho.

1 EMPRESA

A Mirai Panasonic foi fundada em 1975 e a mais de 35 anos comercializa equipamentos eletrnicos. Os aparelhos vendidos no possuam suporte tcnico de uma assistncia tcnica e quando ocorriam defeitos no equipamento, era efetuada a troca do produto por outro aparelho novo. Assim, o equipamento com defeito era descartado, no dando o devido lucro como esperado. Dessa forma, surgiu a necessidade de criar uma assistncia tcnica, considerando a possibilidade de conserto do equipamento a um baixo custo. E, juntamente com essa possibilidade de reparo, havia tambm a necessidade, criar uma equipe de tcnicos para diferenciar defeitos de fbrica e defeitos causados por mal uso de produtos ainda em garantia. Devido a essa situao, a empresa criou, em Manaus, no dia 10 de outubro de 2003, a primeira assistncia tcnica da Panasonic. E por outras circunstancias em julho de 2010 houve uma separao de loja mirai Panasonic e assistncia, onde o nome atual da assistncia ISR SATO ME. Nessa conjuntura, essa era em um depsito e atuava com dois tcnicos. Com o passar do tempo, surgiu preciso de expandir essa assistncia. A assistncia localiza-se no Bairro Chapada, na Av. Djalma Batista, N 3000, em um espao amplo para estacionamento. Conta com equipamentos novos e a equipe da assistncia tcnica est constituda por 6 (seis) tcnicos, 4 (quatro) recepcionistas, 1 gerente e 1 sub gerente todos altamente qualificados.

Atualmente, registra-se, mensalmente, a entrada de (quatrocentos) aparelhos de diversos modelos, nas quais a assistncia tcnica suporta aparelhos da marca Panasonic, JVC, Sony, JBL, Samsung.
Figura 1: Imagem da atual Assistncia Tcnica ISR SATO ME

Fonte: Sousa, Andrey. Amazonas Flat, 2012.

2 OS EQUIPAMENTOS 2.1 MICROSCPIO


A princpio, sua utilizao muito importante para certos tipos de equipamentos que utilizam tecnologia SMD, devido estes serem muito pequenos, pois ele observa oxidaes minsculas, rompimento de trilhas e outras situaes que no podemos visualizar a olho nu. Na rea de eletrnica, tem como sua maior funo a de vistoriar circuitos integrados e fazer a troca manualmente.
Figura 2: Microscpio estreo spzt-50PFM

Fonte: Sousa, Andrey. Quanto ao estgio, no princpio, tive uma experincia ao fazer a troca de um circuito integrado smd de telefone sem fio, cujo CI possua 32 pinos de pequeno porte. Sob superviso do tcnico, com toda cautela possvel dificuldade, pois nunca havia trocado um circuito integrado SMD. Ento, rompi as trilhas e coloquei os terminais em curto circuito na placa,

prejudicando todo o retrabalho. De forma, a prtica no estgio permitiu o primeiro contato com esse problema, evitando um desconhecimento.

TELEFONES SEM FIO


Um telefone sem fio um aparelho telefnico que se utiliza na telefonia fixa. como se

fosse um telefone celular, porm, com algumas limitaes; por exemplo, para se utilizar o telefone, a base tem que ficar todo o tempo na tomada de energia, e o alcance do telefone limitado, por exemplo, dar uma volta na casa ou no quarteiro (isso dependendo da freqncia do telefone). Porm, o telefone sem fio tem vrias vantagens em relao ao telefone convencional com fio, pois, voc pode levar o telefone para qualquer parte da casa, dependendo do modelo o aparelho tem uma agenda telefnica (geralmente de pequena capacidade), dependendo das marcas e modelos, o aparelho vem com identificador de nmero da chamada recebida (servio sujeito a contratao da operadora mediante a uma taxa mensal), se o modelo vir com visor vem com hora e data, entre outras vantagens.
Figura 3: Telefone sem fio Panasonic KX-TG3535

Fonte: Sousa, Andrey.

4 DEFEITOS EM TELEFONES SEM FIO PANASONIC


Um defeito comum em aparelhos de telefone o sem link, onde a base no enlaa com o monofone, na maioria dos casos esse defeito ocorre quando o aparelho recebe uma descarga

eltrica danificando alguns componentes quais so responsveis pela comunicao entre base e monofone. Para fazermos a correo do erro sem link, devemos verificar primeiro se todas as tenses esto corretas de acordo com o esquema abaixo, principalmente do regulador que alimenta o circuito integrado RF (Radio Freqncia), qual responsvel pela comunicao base e monofone, se as tenses estiverem corretas, geralmente trocamos o circuito integrado RF que chamamos (MODULO).
Figura 4: Modulo RF

Fonte: Sousa, Andrey.


Figura 5: Esquema eltrico (circuito alimentador)

Todos os componentes selecionados so responsveis pela alimentao da placa base, e a tenso de 2.5v identificado com seta no IC301 o alimentador do modulo de radio freqncia.

APARELHOS DE SOM
O aparelho de som composto por fonte de udio, amplificador, caixas acsticas, toca

fita e toca cd, onde nomeamos conjunto de som. Micro system o nome comercial do aparelho eletroeletrnico que produza udio. Para ser considerado um microsystem, necessrio que o aparelho decodifique as msicas de pelo menos dois tipos de mdias, por exemplo, ondas de rdio e de fita magnticas. Como a tecnologia est sempre inovando, os aparelhos de som cada vez mais esto decodificando outros tipos de mdia como mini cd e blu-ray, para que o som tenha uma qualidade real.
Figura 6: Aparelho de som Panasonic MODELO AS-AK870

Fonte: Sousa, Andrey.

5.1 DEFEITO DE MICROSYSTEM


Os diversos tipos de defeitos no aparelho de som abrangem diferentes aspectos, devem ser analisados em cada situao, na qual, devemos ouvir e visualizar o que acontece com o aparelho desde quando conectado na tomada, como por exemplo: no liga, no atua o comando dos botes, no ler cd, no h udio, mecanismo est travado, somente em standy-bye. Deparei-me com vrios tipos de defeitos. Deve-se ter um raciocino lgico por onde comear a analisar a falha, o defeito. Dependendo de cada situao, chega-se ao local correto apenas observando onde ocorre o problema. Quando no liga, pode ser na fonte, ento, atravs do esquema eltrico, analisa-se alguma dificuldade eltrica nesta rea da fonte. Na fonte, seus

10

componentes principais so o fusvel, transformador tenso, um circuito retificador, um filtro capacitor e regulador de tenso. No encontrando nenhum problema na fonte, passa a ser analisada a placa principal ou o circuito integrado. Deve-se seguir o esquema do aparelho par chegar no CI central.

5.2 MECANISMOS EM REPARO


Figura 7: Mecanismo Panasonic CR-14

5.2.1

Tipos de defeitos
Defeitos na parte mecnica do som ocorrem com freqncia, devido ao mau uso do

cliente ao forar colocando mais de um CD ou empurrando com a mo a bandeja, travando o mecanismo. Deve-se observar a posio das partes mecnicas e engrenagens do aparelho se esto inclinados ou quebrados, sendo um dos principais motivos do mecanismo travar. Na assistncia tcnica, para destravar preciso ter uma chave Philips, uma chave de fenda fina, uma pina e a chave de servio. Devemos ter muito cuidado com as partes mecnicas que so muito frgeis, pois cada aparelho de som tem um mecanismo diferente. E, sempre em um mecanismo diferente, deve-se refazer todo o trajeto da possvel causa do defeito. No identificando a causa do problema, deve-se prestar bastante ateno na funo de cada engrenagem, observando se no h peas soltas e, principalmente, a alavanca de carregamento que sempre est forra do tempo. Quando o mecanismo est fora do tempo, desmontam-se algumas partes mecnicas para alinhar todas ao mesmo tempo.

5.2.2

MANUTENO PREVENTIVA
Para maior durabilidade do mecanismo incentivado ao cliente fazer a manuteno

preventiva no s do mecanismo, mas de todo o aparelho. No entanto a dificuldade grande

11

porque nem sempre o usurio compreensvel para aceitar um oramento sem que seu aparelho esteja danificado, mas no geral feito a reviso para detectar possveis problemas como: engrenagens desgastadas, pouca graxa, verificao nos cabos que ligam o mecanismo ao resto do aparelho e alinhamento completo dos pontos de tempo, seguindo as normas de tempo do mecanismo. Feito a manuteno preventiva o cliente no s ter a despreocupao com possveis danos no aparelho, como tambm ir perceber a qualidade ao utilizar o mesmo e ainda com a segurana da garantia que a assistncia autorizada oferece caso ocorra futuros problemas com o aparelho.

5.2.2.1

FERRAMENTAS

Como j foi dito so usadas as seguintes ferramentas para reparar mecanismos: chave Philips, chave de fenda fina, pina e a chave de servio. Cada uma delas tem sua utilidade, primeiro utilizamos a chave Philips e fenda para comear a desmontagem do aparelho e tambm alguns parafusos do prprio mecanismo, ate ento chegar parte especfica (o uso da chave de servio). A chave de servio usada para interagir com o mecanismo usando orifcios na parte inferior do mesmo para simular o funcionamento e assim detectar o defeito. As ferramentas utilizadas para reparo so todas de tima qualidade para prestar um timo servio.
Figura 8: Ferramentas utilizadas no repara do mecanismo Fonte: Sousa, Andrey.

6 BANCADA DE RETRABALHO

12

Figura 9: Bancada de retrabalho de circuito integrado

Os acessrios da estao devem estar sempre disposio, pois se tratam de procedimentos milimetrados e cronometrados. Ao ser observado o tempo certo de retirar um circuito integrado do local, deve ser adaptado as ferramentas de acordo com o dimetro do componente.

Fonte: Sousa, Andrey.

feito regulagem do jato de ar pelo controle de temperatura, tanto superior, quanto inferior. O jato de ar inferior to importante, quanto o jato de maior temperatura, cujo componente ser retirado, devido placa obrigatoriamente entrar em equilbrio trmico para no envergar ou quebrar ao meio. Cada componente possui um tempo diferente (perfil) de aquecimento, a estao possui um Timer uma programao para realizar vrios procedimentos para no danificar a placa que possui duas faces, ou seja, h componente dos dois lados.

7 RECOLOCANDO O CIRCUITO INTEGRADO

13

Figura 10: Visualizao de um circuito integrado no microscpio

Na Assistncia Tcnica ISR SATO ME, fazemos a recolocao de um circuito integrado manualmente. Para realizar, preciso os seguintes princpios bsicos: Antes de colocar o microprocessador, devemos limpar com lcool isoproplico a rea e aplicar fluxo pastoso nos pinos do micro processador para facilitar, com a ajuda da solda de baixa fuso a retirada do CI, a qual composta com pouco chumbo, ou seja, uma solda menos resistente a temperatura. Logo, so limpas as trilhas com malha, at retirar toda a solda, conforme a ilustrao acima ser soldado pino por pino o novo CI. Dispondo do microscpio, centraliza-se o circuito integrado adequando-o para que haja perfeitamente o contato da solda, observando a marca indicada na parte superior do circuito integrado na posio numrica. Deve-se usar a temperatura que o fabricante recomenda para que no sobre aquea o circuito. O modo correto para soldar o componente manualmente primeiro fixar as pinagens da extremidade para firmar o componente na placa. Aps isso, cada terminal do componente soldado individualmente para evitar um curto circuito no circuito integrado. Se ocasionar o curto, deve-se tirar o excesso com a malha e refazer a limpeza com lcool isoproplico.

CONCLUSO

14

O estgio proporcionou uma compreenso prtica e maior conhecimento adquirido durante a experincia. Viso prtica e tcnica segundo os tcnicos e fundamentos para a associao de conhecimento terico estudados na aplicao no trabalho tcnico. Esta ligao de fundamento importante para o ramo da eletrnica. Obteve-se contato tambm com as situaes rotineira inesperada do trabalho, cada situao ou defeito um conhecimento novo. Permite desta forma um contato maior com a vida profissional, onde a capacidade de resolver problemas cada vez mais rpida, devido experincia e sem dvida, uma das melhores caractersticas para o tcnico. A convivncia com os profissionais do trabalho tambm no deve ser destacada. A formao de um profissional de qualquer rea depende de como cada equipe age entre os companheiros de trabalho. Desta forma, verificou-se que a boa vontade dos profissionais da Panasonic serviu de extrema dedicao para realizao e concluso do estgio.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

15

FURAST, Pedro Augusto. Normas tcnica para o trabalho cientfico: Elaborao e Formatao. Explicao das Normas da ABNT. 14. ed. Porto Alegre, 2008. LEAD FREE. Disponvel: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Fax> Acesso em: 30 de jun. de 2010. LEAD FREE. Disponvel: <http://www.tektoyo.com.br/> Acesso em: 30 de jun. de 2010.

Vous aimerez peut-être aussi