Vous êtes sur la page 1sur 7

O EXERCCIO DA CIDADANIA NA CONSTITUIO FEDERAL DE 1988 E NA LEI N 4717 DE 1965: A LEGITIMIDADE ATIVA NA PROPOSITURA DA AO POPULAR

RAQUEL COCA Acadmica do 3 ano do curso de Direito da UEL RESUMO: O objetivo deste trabalho a discusso da legitimidade ativa na propositura da Ao Popular, por meio da anlise do termo cidadania, cujo contedo foi percebido esvaziado, utilizado de maneira restrita, principalmente em poca de eleies e em legislao infraconstitucional, especificamente na Lei n 4717 de 29 de junho de 1965, a qual regula a Ao Popular. A cidadania abraada pela atual Constituio Brasileira teve seu contedo ampliado e no se restringe ao simples fato de possuir um ttulo eleitoral, mas sim com o exerccio da soberania popular, a democracia, a isonomia e a dignidade da pessoa humana. PALAVRAS-CHAVE: CIDADANIA. LEGITIMIDADE ATIVA. AO POPULAR. SOBERANIA POPULAR. ABSTRACT: The objective of this document is to discuss the legitimacy action taken in the proposed Popular Action, by analyzing the word Citizenship, which the content of was emptied, utilized in a restricted way, mainly in the time of the elections, and the in the legislation infra-constitutional. Especially of the Law number 4717 of June 29th in 1965, this regulates the Popular Action. The citizenship embrace by the actual Brazilian Constitution had its content extended and it does not restrict to the simple fact of having a voting registration card, but to the exercise of the sovereignty, a democracy, a insomnia and the dignity of the human being. KEY WORDS: CITIZENSHIP. TO TAKE ACTION LEGITIMACY. POPULAR ACTION. POPULAR SOVEREIGNTY. SUMRIO: 1. INTRODUO. 2. CIDADANIA: UMA REFLEXO LUZ DA CONSTITUIO DE 1988. 3. A QUESTO DA LEGITIMIDADE ATIVA NA PROPOSITURA DA AO POPULAR. 4. CONCLUSO.

1. INTRODUO

Em poca de eleies muito se tem falado na expresso cidadania, pensando-a, muitas vezes, no sentido limitado de votar e ser votado, ou seja, como titular de direitos polticos. Essa interpretao restritiva tem respaldo na Lei n 4.717, de 29 de junho de 1965, que regula a Ao Popular e trata da legitimidade ativa em sua propositura, em seu Art.

1, 3: A prova da cidadania, para ingresso em juzo, ser feita com o ttulo eleitoral ou com documento que a ele corresponda. O contedo de cidadania em mbito constitucional mais amplo do que o simples fato de possuir um ttulo eleitoral, para votar e ser votado. Ela no se restringe ao voto, o qual apenas uma etapa do processo de cidadania (AGRA, 2002, p. 123). A atual Constituio amplia a cidadania, qualificando e valorizando os participantes da vida do Estado, e reconhecendo a pessoa humana como ser integrado na sociedade em que se vive, de acordo com Jos Afonso da Silva (2003, pps. 344-345). Cidadania a participao efetiva no destino de um Estado por meios que faam com que os representantes do povo, eleitos para cargos polticos, cumpram as funes a eles atribudas. A prpria Constituio permite, por exemplo, o exerccio da Ao Popular, uma garantia individual (Art. 5, inciso LXXIII) visando tutela de interesses de toda a sociedade, os quais no devem ser submetidos a interesse particular. Cidadania engloba uma srie de direitos, deveres e atitudes (...), a participao, ativa ou passiva na administrao comum. Pressupe, por exemplo, o pagamento de impostos, mas tambm a fiscalizao de sua aplicao (PINSKY, 2002.p.18). A Ao Popular constitui manifestao direta da soberania popular (SILVA, 2003 p. 460) e possui, de tal forma, respaldo no pargrafo nico, do Art. 1 da Constituio de 1998: Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente. (grifos nossos). Assim, em vista da importncia da referida garantia constitucional, o presente documento tem como objetivo a discusso a respeito da legitimidade ativa na propositura da Ao Popular, questo a seguir analisada.

2. CIDADANIA: UMA REFLEXO LUZ DA CONSTITUIO DE 1998

Muitos

doutrinadores

utilizam

cidadania

no

mesmo

sentido

de

nacionalidade (Art. 12 da Constituio Federal) e de direitos polticos (Art. 14), com respaldo no 3 do Art. 1 da Lei n 4717/65, j supradito. No entanto, a Constituio estabelece como Fundamentos da Repblica Federativa do Brasil, alm de outros elencados no Art. 1, os seguintes: a cidadania; a dignidade da pessoa humana, devendo-se lembrar tambm o princpio da isonomia, presente no caput do Art. 5, alm de, a seguir, a legitimao para a propositura da Ao Popular, garantia contida no inciso LXXIII do mesmo dispositivo constitucional: Art. 5. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas, a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: (...) LXXIII: qualquer cidado parte legtima para propor ao popular (...). (grifos nossos). Percebe-se ser uma norma de eficcia limitada, que necessita de norma integradora para deixar definitivamente afirmado quem cidado para efeito do exerccio da referida garantia.

3 A QUESTO DA LEGITIMIDADE ATIVA NA PROPOSITURA DA AO POPULAR A Lei n 4717/65, em seu 3 do Art. 1, mostra-se incompleta e lacunosa para definir a abrangncia da expresso protegida pela atual Constituio Federal, pois se aquela afirma ser a prova da cidadania feita por meio de ttulo eleitoral, ou documento que a ele corresponda, afirma ser cidado somente quem possu o ttulo ou o protocolo de solicitao do mesmo. Ou haveria outro documento a ele correspondente?
3

Essa restrio acanha a Ao Popular, para controle da lesividade e da ilegalidade que qualquer agente pblico tenha praticado ou possa praticar ao patrimnio pblico, e tambm para controle da moralidade administrativa. De acordo com Jlio Srgio Monte Alegre (Apud MANCUSO, 2001. p. 146), por localizar-se no Art. 5 da Constituio, justificaria a ilao de que ela (Ao Popular) deveria ser estendida a quem aqui residisse e pagasse seus impostos, o que incluiria os estrangeiros. Lcia Valle Figueiredo (2004, p.418-419) sugere a extenso da legitimidade s associaes de classe, Ordem dos Advogados do Brasil, que se tm manifestado to atuante ao longo desses anos. H, ainda, a Smula 365 do STF: Pessoa Jurdica no tem legitimidade para propor Ao Popular, a qual data de 16 de dezembro de 1963, e, portanto, relaciona-se com a Constituio de 1946. J a Constituio de 1988 legitima para tal exerccio a pessoa humana e no se restringe aos conceitos de pessoa fsica e pessoa jurdica, que so terminologias empregadas pelo Fisco. Os tribunais no devem esperar a alterao do Texto Constitucional, mas interpret-lo, atendendo aos fins sociais (polticos) a que ele se dirige e s exigncias do bemcomum, de modo que (...) todas as instituies pblicas ou privadas possam, diante do ato lesivo ao patrimnio pblico ou equiparado, propor ao popular destinada invalidao daquela. (Apud PACHECO, 2002. p.568). Acorda-se, assim, com a significao da expresso cidadania, a qual (...) parece no se resumir posse de direitos polticos, mas em acepo diversa, parece galgar significado mais abrangente, nucleado na idia, expressa por Hanna Arendt, do direito a ter direitos. Segue-se, nesse passo, que a idia de cidadania vem intimamente entrelaada com a de dignidade da pessoa humana (ARAJO & NUNES JR., 2004, p.79).

importante lembrar que ao tratar da legitimidade ativa na propositura da Ao Popular, no se quer enfatizar apenas o direito da pessoa humana, ou seja, daqueles a quem abrange a cidadania, mas tambm o dever. Primeiro porque o inciso LXXIII, do Art. 5 da Constituio localiza-se no Captulo I Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Depois, e no menos importante, que os deveres so sempre conexos com os direitos: o direito de impetrar a Ao Popular relaciona-se com o dever de coibir a lesividade proveniente da imoralidade administrativa. Poderia existir quem quisesse contestar esta assertiva, alegando que o no cumprimento do citado "dever" nenhuma sano haveria de trazer quele que no o cumprisse. Ledo engano. Como se trata da cura da "res publica", atravs de um dos remdios constitucionais, no caso a ao popular (...), o seu no-exerccio, assentado numa possvel omisso ou acomodao, no s traria prejuzo ao omisso ou ao acomodado, como tambm a todos os componentes da sociedade. (CARNEIRO, 1995. p. 228). Segundo Rafael Bielsa (Apud CARNEIRO, 1995, p. 228): "o sentido constitucional deve estar acompanhado de um estado de esprito alerta, que no ceda um instante ilegalidade, negociata e intimidao. , pois, educao e mentalidade de um povo. Os fatores que se opem ao desenvolvimento desse sentido so, principalmente, de duas espcies: a covardia, ignorncia e ceticismo do povo, por um lado; o egosmo e utilitarismo amoral das classes dirigentes, por outro". E termina, "As violaes da Constituio somente o preocupam quando se trata da propriedade, de seus interesses. Nesse caso, a ao popular tem um papel importante, a tal ponto que pode ser providencial (grifos nossos)." Cabe frisar a relao entre cidadania e democracia. Esse regime no se realiza sem a cidadania ativa, ou seja, a democracia se concretiza por meio da soberania popular, decorrente da conscincia plena da cidadania pelos indivduos integrantes de um
5

Estado. (NOGUEIRA DA SILVA, 2003 p.71). necessria a participao do povo nas decises polticas, sem a qual as instituies democrticas no podem ser aprimoradas.

4. CONCLUSO

De acordo com os fundamentos da Repblica, a dignidade da pessoa humana e a cidadania, e com o princpio constitucional da isonomia, verifica-se a necessidade de reviso do Art. 1 3 da Lei 4717/65, e enquanto isso no ocorrer, obedecer-se-o s tcnicas de interpretao, aplicando-se a dico constitucional para a propositura de to importante garantia de ordem poltica, e no a lei mencionada para fins de ajuizamento da Ao Popular. Por ltimo, frisa-se a necessidade de rever o sentido da expresso cidadania, to simplista e equivocadamente ensinada para a populao mais simples e humilde da sociedade brasileira, sentido esse incompatvel com o Estado Democrtico de Direito que se quer (re)construir.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AGRA, Walber de Moura. Manual de Direito Constitucional. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. ARAUJO, Luiz Alberto David e NUNES JNIOR, Vidal Serrano. Curso de Direito Constitucional. So Paulo: Saraiva, 2004. CARNEIRO, Ruy de Jesus Maral. "Ao Popular: um direito-dever do cidado e a moralidade administrativa". In Cadernos de Direito Constitucional e Cincia Poltica. Ano 3, n 13, out-dez. de 1995. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1995. p. 219-233 CARVALHO, Kildare Gonalves. Direito Constitucional Didtico. 9. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2003. FIGUEIREDO, Lcia Valle. Curso de Direito Administrativo.So Paulo: Malheiros, 2004.

MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Ao Popular. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2001. PACHECO, Jos da Silva. Mandado de Segurana e outras aes constitucionais tpicas. So Paulo: Revista Tribunais, 2002. PINSKY, Jaime. Cidadania e Educao. So Paulo: Contexto, 2002; SILVA, Paulo Napoleo Nogueira da. Curso de Direito Constitucional. Rio de Janeiro: Forense, 2003. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional. 22. ed. So Paulo: Malheiros, 2003.

Vous aimerez peut-être aussi