Vous êtes sur la page 1sur 18

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO

EDUCAO FSICA
GABARITADA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO


Classificao de docentes e candidatos admisso, inscritos para o processo anual de atribuio de classes e aulas da rede estadual de ensino 2009

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO


Classificao de docentes e candidatos admisso, inscritos para o processo anual de atribuio de classes e aulas da rede estadual de ensino 2009

E D U C A O

F S I C A

INSTRUES
o o o o o o Verifique se este Caderno de Prova contm 25 questes, numeradas de 1 a 25, cada uma com 5 alternativas. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala e solicite um Caderno de Prova correto. No sero aceitas reclamaes posteriores. Para cada questo existe apenas uma alternativa correta. Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a alternativa correta. A alternativa correta de cada questo deve ser marcada na Folha de Respostas/Gabarito. A Folha de Respostas/Gabarito deve ser devolvida juntamente com este Caderno de Prova ao aplicador.

ATENO
o o o o o o Marque as alternativas corretas com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul. Marque apenas uma alternativa para cada questo. Mais de uma alternativa assinalada implicar na anulao dessa questo. Responda todas as questes. No ser permitida qualquer espcie de consulta. Voc ter 2 (duas) horas para responder todas as questes e preencher a Folha de Respostas/Gabarito. Devolver ao aplicador este Caderno de Prova e a Folha de Respostas/Gabarito preenchida.

Nome do Candidato

N de Inscrio

EDUCAO FSICA

1. A seguir, faz-se a descrio de uma situao de aprendizagem a partir de uma prtica social incorporada pela Proposta Curricular, conhecida como Jogos Cooperativos: Descrio: Pega-pega com bola salvadora Distribua os alunos por toda a quadra ou ptio. Escolha um pegador e um salvador, que comear com a posse da bola. Enquanto o primeiro tenta pegar os alunos, tocando-os, quem estiver com a bola no poder ser pego. Assim, a bola dever ser passada rapidamente entre todos, tentando salvar os alunos do pegador. Quem for pego, passar a ser o pegador. Conforme o desenvolvimento do jogo e a facilidade do pegador em tocar os outros colegas, poder haver mais bolas no jogo, gerando dinmicas cooperativas para que todos sejam salvos. A inteno que os alunos cooperem entre si, fazendo a bola correr mais que o pegador, salvando os colegas antes de serem pegos. Leia as afirmaes abaixo: I. A prtica da atividade leva ao desenvolvimento da habilidade especfica identificar o princpio de cooperao em diferentes tipos de jogos. II. A atividade pode ser sugerida para diversas faixas etrias, porm tomando-se o cuidado de que se faam adaptaes para necessidades e contextos especficos. III. A prtica da atividade pretende mostrar aos alunos que plenamente possvel tratar os jogos valorizando a cooperao entre os alunos, reafirmando que o jogar contra implica necessariamente jogar com, e que no necessrio destruir o oponente para se jogar com prazer. IV. A prtica sugerida no pode ser desenvolvida no Ensino Fundamental, pois no adequada a essa faixa etria. Considerando a descrio do jogo e as afirmativas elencadas: a) I, II e III esto corretas. b) I, III e IV esto corretas. c) Somente II e III esto corretas. d) I, II e IV esto corretas. e) Todas esto corretas.

Educao Fsica

Pgina 5 de 18

2. De acordo com a Proposta Curricular do Estado de So Paulo, compreender a Educao Fsica como uma linguagem requer do professor: I. Compreender o ser humano imerso num universo de smbolos e cdigos constitudos culturalmente. e intencionalidade. III. Observar o ser humano como agente de ao e transformao dos sentidos e dos significados das manifestaes da cultura de movimento. IV. Conceber o ser humano como agente de reproduo e sem possibilidade de transformar os sentidos e significados do esporte e do condicionamento fsico. Observando as afirmaes acima, possvel afirmar que: a) I, II e III so verdadeiras. b) II, III e IV so verdadeiras. c) I, II e IV so verdadeiras. d) I, III e IV so verdadeiras. e) Todas so verdadeiras.

II. Perceber o ser humano como produtor de cultura, a partir dos elementos de seu prprio corpo, movimento

3. O princpio segundo o qual o currculo um espao de cultura, implica em: a) Assumir que a escola, salvo excees, no um espao adequado para manifestaes culturais locais ou universais. b) Assumir que todo currculo cultura porque parte integrante da cultura cientfica, humanstica e artstica acumulada pela histria humana. c) Admitir que, num mundo em que as mdias dominam o trabalho e o lazer, s a escola pode garantir produo e reproduo culturais. d) Deslocar da educao para a cultura o eixo da ao escolar, dando-se nfase para as manifestaes locais. e) Desenvolver o processo ensino-aprendizagem priorizando-se contedos culturais e artsticos e deslocando-se para segundo plano os cientficos.

Educao Fsica

Pgina 6 de 18

4. Em conformidade com a Proposta Curricular de Educao Fsica do Estado de So Paulo, o Se Movimentar vislumbrado como uma ao construda pelo sujeito no dia-a-dia. No mbito do processo de ensinoaprendizagem, o Se movimentar desenvolve efetivamente competncias e habilidades quando: a) Assume a expresso individual e coletiva do sujeito nas manifestaes da cultura de movimento, com base na cpia estereotipada do outro. b) Assume a expresso individual e coletiva do sujeito nas manifestaes da cultura de movimento, desatreladas das vinculaes socioculturais. c) Incorpora a manifestao, o significado e o sentido, fundamentos e critrios da cultura de movimento, representada exclusivamente pelo esporte, pela luta e pela beleza corporal. d) Parte da ao intencional durante a participao nas manifestaes, nas expresses, nos fundamentos e nos critrios da cultura de movimento. e) Parte da ao involuntria e coerciva nas manifestaes, expresses, fundamentos, significados e critrios da cultura de movimento.

5. Na Proposta Curricular, a Educao Fsica agrupada na rea de Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias. Nesse sentido, entender a disciplina no mbito dessa rea implica em desenvolver o processo de ensinoaprendizagem para propiciar ao aluno: a) A dissociao entre significados coletivos e sistemas no arbitrrios de representao. b) A interao entre os diversos signos e significados, expressos nas mais diversas experincias sociais. c) A desarticulao entre significados coletivos e a representao de sentido e signo dos mesmos. d) A interao existente entre os significados motores, mas dissociados dos sentidos da linguagem corporal. e) A leitura da linguagem motora desarticulada da linguagem corporal e da sua prpria intencionalidade.

Educao Fsica

Pgina 7 de 18

6. Leia o texto a seguir, diretamente relacionado com o Ensino Mdio: Na dcada de 90, enfrentamos um desafio de outra ordem. O volume de informaes, produzido em decorrncia das novas tecnologias, constantemente superado, colocando novos parmetros para a formao dos cidados. No se trata de acumular conhecimentos. A formao do aluno deve ter como alvo principal a aquisio de conhecimentos bsicos, a preparao cientfica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas s reas de atuao
Fonte: MEC. PCN. Disponvel em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 14 nov 2008.

Assinale a alternativa que indica a articulao entre a Proposta Curricular do Estado de So Paulo e o texto do documento acima. a) Ensino orientado para a formao especfica, em atendimento s demandas impostas pelas novas tecnologias; ensino de habilidades de reteno e reproduo de informaes, de tcnicas e processos cujas origens se encontram no mercado de trabalho em constante transformao. b) Educao preocupada com ensino de contedos acadmicos cujos desdobramentos e aprofundamentos se do prioritariamente no Ensino Superior, particularmente nas reas de humanidades, nas quais os impactos das novas tecnologias so assimilados criticamente. c) Ensino voltado para a formao geral, em oposio formao especfica; o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informaes, analis-las e selecion-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invs do simples exerccio de memorizao. d) Educao voltada para as novas tecnologias de informao, cujos impactos sobre os currculos das diversas reas dissolveram definitivamente as especificidades das disciplinas, o que inviabiliza o ensino de contedos crticos e reflexivos em favor de outros voltados para a reproduo de informaes. e) Tanto a educao, em geral, quanto o ensino, em particular, sofreram fortes impactos das novas tecnologias de informao e, como reao adequada, elegeram a nfase nas particularidades de cada disciplina do currculo como forma de neutralizar essa desestabilizao potencialmente negativa.

Educao Fsica

Pgina 8 de 18

7. A Educao Fsica uma disciplina escolar que lida com a compreenso e com a participao do ser humano em diferentes manifestaes da cultura de movimento, cujas categorias presentes na Proposta Curricular de Educao Fsica so: a) Esporte Individual e Coletivo, Dana Contempornea, Carat e Beisebol. b) Jogo de Taco, de Perseguio; de Oposio; de Memria e Flagball. c) Jogo, Esporte, Dana / Atividade Rtmica, Luta e Ginstica. d) Esporte, Ginstica, Tcnica e Ttica, Luta, Defesa e Oposio. e) Esporte Individual, Esporte Coletivo, Futebol, Handebol e Esgrima.

8. Na perspectiva da disciplina de Educao Fsica, segundo a Proposta Curricular do Estado de So Paulo, o conceito Se Movimentar assumido como possibilidade de interveno e de transformao do patrimnio humano relacionado cultura de movimento. No cotidiano dos alunos, a apreenso coletiva desse conceito possibilitada pela construo coletiva do conhecimento escolar. Sob essa tica do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, o referido conceito tem por finalidades: I. Explicitar que o sujeito se movimenta, intencionalmente, em situaes concretas, a partir dos smbolos e significados pessoais e coletivos. II. Propiciar ao ser humano a autoria em seus movimentos, a partir da cpia da bagagem e repertrio motor do outro, em reproduo mecnica. III. Propiciar ao sujeito relacionar-se com a cultura de movimento, a partir de sua bagagem individual, sua histria de vida, seus valores e desejos. IV. Explicitar que o ser humano tem autoria em seus movimentos; Com relao s finalidades acima apresentadas, a) Somente I e II so corretas. b) Somente II e III so corretas. c) Somente I, II e IV so corretas. d) Somente II, III e IV so corretas. e) Somente I, III e IV so corretas.
Educao Fsica Pgina 9 de 18

9. Por cultura de movimento, em Educao Fsica, entende-se: I. Conjunto de significados / sentidos, smbolos e cdigos que se produzem e reproduzem nas manifestaes corporais e motoras. II. Prticas corporais e motoras que se produzem e se transformam em funo de significados e intencionalidades. III. Conjunto de linguagens, cdigos e smbolos que influenciam e dinamizam o Se Movimentar. IV. Prticas corporais e motoras que se produzem e se transformam em funo de aes involuntrias dos praticantes. Entre essas afirmaes, a) I, II e III so verdadeiras. b) II, III e IV so verdadeiras. c) I e III so verdadeiras. d) I e II so verdadeiras. e) II e III so verdadeiras.

10. Durante o 3 bimestre, na 5 srie do Ciclo II (Ensino Fundamental), proposto o trabalho com o contedo Aparelho locomotor e seus sistemas. O interesse na mobilizao desse contedo para essa faixa etria especfica reside na oportunidade de explorao de situaes de aprendizagem em que se destaca a habilidade de o aluno reconhecer: a) Sua potencialidade de Se Movimentar como adulto e participar do esporte de rendimento. b) Suas potencialidades pessoais de Se Movimentar, se adaptar e responder s solicitaes do ambiente. c) Suas potencialidades individuais de Se Movimentar e agir como adulto no esporte coletivo. d) Sua potencialidade de Se Movimentar como adulto e recriar as modalidades esportivas para participao dos mais hbeis. e) Sua potencialidade de Se Movimentar como criana e a se conformar com suas limitaes de participao motora.

Educao Fsica

Pgina 10 de 18

11. Quem mais precisa aprender quem ensina. Essa afirmao pode ser entendida como uma decorrncia lgica de qual princpio orientador da Proposta Curricular? a) Articulao das competncias de leitura. b) Currculo que tem as competncias como referncia. c) Uma escola que tambm aprende. d) O currculo como espao de cultura. e) Articulao com o trabalho.

12. O conceito de cultura em Educao Fsica, incorporado pela Proposta Curricular, abordado por ela como item de conhecimento que no pode ser desprezado pela escola. Segundo o documento: O enfoque cultural ganhou relevncia na Educao Fsica, por levar em conta as diferenas manifestadas pelos alunos em variados contextos e por pregar a pluralidade de aes, sugerindo a relativizao da noo de desenvolvimento dos mesmos contedos da mesma forma.
Fonte: Proposta Curricular de Educao Fsica do Estado de So Paulo, 2008, p. 42

Nessa perspectiva, a disciplina de Educao Fsica, ao situar-se na rea de Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias, insere-se em uma rea do saber escolar na qual o conceito de cultura poderia ser representando por a) Um conjunto de muitos fios que se interligam esporadicamente na sntese do conhecimento e em algumas prticas motoras. b) Um conjunto de muitos fios que, s vezes, se interligam em situaes exclusivas do esporte e da luta durante a apreciao conceitual. c) Uma teia complexa, tecida historicamente, que articula o sujeito e suas aes com a cultura de movimento. d) Uma teia que se amplia e renova medida que anula a histria de vida do sujeito com a cultura de movimento. e) Um processo descontinuo e isolado de busca do sujeito em relao cultura de movimento.

Educao Fsica

Pgina 11 de 18

13. O trato do contedo em Educao Fsica, no Ensino Fundamental e no Ensino Mdio, de acordo com a Proposta Curricular, vislumbrado no conjunto de experincias do Se Movimentar, no mbito da cultura de movimento. No Ensino Fundamental, corresponde respectivamente aos Eixos de Contedo (EC) e aos Eixos Temticos (ET): a) EC: Esporte; Atividade Rtmica; Luta. ET: Organismo humano, movimento e sade; Jogo. b) EC: Esporte; Atividade Rtmica; Jogo. ET: Organismo humano, movimento e sade; Luta. c) EC: Esporte; Atividade Rtmica; Luta; Ginstica; Carat. ET: Organismo humano, movimento e sade; Jogo. d) EC: Esporte; Atividade Rtmica; Luta; Ginstica; Jogo. ET: Organismo humano, movimento e sade. e) EC: Esporte; Atividade Rtmica; Luta; Ginstica; Jogo. ET: Organismo humano, beleza e sade.

14. Leia o enunciado a seguir e assinale a alternativa correta: Temas como Corpo e beleza em diferentes perodos histricos; Produtos e prticas alimentares e de exerccios fsicos associados busca de padres de beleza; Consumo e gasto calrico: alimentao, exerccio fsico e obesidade, propostos para a 1 srie do Ensino Mdio: a) Poderiam ser tambm ministrados s sries do Ciclo II do Ensino Fundamental e em outras do Ensino Mdio, desde que levadas em considerao especificidades de faixa etria e de estgio de desenvolvimento cognitivo na organizao das situaes de aprendizagem. b) No poderiam ser desenvolvidos em nenhuma outra srie, quer do Ensino Mdio, quer do Ensino Fundamental, pois se ligam a especificidades exclusivas do aluno da 1. Srie do Ensino Mdio. c) Poderiam ser tambm adaptados s 8.s Sries do Ciclo II do Ensino Fundamental, mas haveria muito prejuzo no processo de ensino-aprendizagem, pois so temas especficos do Ensino Mdio. d) No poderiam ser ministrados s sries do Ensino Fundamental em nenhuma hiptese. e) Poderiam ser ministrados sem quaisquer adaptaes a todas as sries do Ensino Bsico indiscriminadamente, pois so temas universais.
Educao Fsica Pgina 12 de 18

15. Leia as proposies a seguir: I. Debater sob o ponto de vista tico a espetacularizao adotada pelas empresas miditicas para manter ou aumentar audincia de programas esportivos. II. Discutir o interesse das mdias em relao ao esporte, entendido como produto cultural e comercial. III. Reconhecer que o esporte quanto mais se profissionaliza, mais se torna dependente da televiso, que viabiliza os patrocinadores. IV. Propor cenrios em que as mdias intervenham em auxlio do esporte como patrimnio cultural ou identificar situaes em que as mdias o faam. Assinale a alternativa correta do ponto de vista da Proposta Curricular de Educao Fsica: a) Apenas I e II so verdadeiras. b) Apenas I, II e IV so verdadeiras. c) Apenas I, III e IV so verdadeiras. d) I, II, III e IV so verdadeiras. e) Apenas I e IV so verdadeiras.

16. Considerando que entre as capacidades fsicas esto a flexibilidade, a velocidade e a agilidade, alm da fora e da resistncia, assinale qual a capacidade fsica predominantemente utilizada durante a realizao da situao de aprendizagem denominada cabo de guerra: a) Flexibilidade. b) Agilidade. c) Fora. d) Velocidade. e) Resistncia.

Educao Fsica

Pgina 13 de 18

17. A ginstica aerbica uma atividade proposta para alunos da 1 srie do Ensino Mdio, no 4 bimestre letivo, no mbito do tema Ginstica prticas contemporneas, que envolve mobilizao de conceitos especficos. A seguir, quatro deles so elencados. Leia com ateno e verifique se a definio corresponde verdadeiramente a cada respectivo conceito: I. INTENSIDADE: o grau de esforo momentneo necessrio realizao de um exerccio, traduzido pela quantidade de energia utilizada na sua execuo, representada, no caso da ginstica aerbica, pelo percentual de Frequncia Cardaca (FCM). II. VOLUME: a quantidade de trabalho realizado, representada pela durao e frequncia das sesses. com utilizao predominante de mecanismos aerbios (que ocorrem na presena do oxignio) de produo de energia. IV. MOVIMENTOS DE BAIXO IMPACTO: So aqueles em que pelo menos um dos ps permanece em contato com o solo ou bem prximo dele. Exemplos: marcha, saltitos, elevao de joelhos grapevines (deslocamento lateral cruzado, deslocamento lateral em 4 tempos) Considerando conceitos e definies elencados acima, assinale a alternativa correta: a) I, II e IV esto corretas. b) Somente I e IV esto corretas. c) II, III e IV esto corretas. d) I, II e III esto corretas. e) Todas as afirmativas esto corretas. III. RESISTNCIA AERBICA: a capacidade de realizar movimentos por um curto perodo de tempo,

18. A Proposta Curricular do Estado de So Paulo assume uma determinada postura em relao ao processo de ensino-aprendizagem. Assinale a alternativa que corresponde essa postura: a) Fruto de tenses sociais que extravasam indevidamente para o ambiente escolar, tpicas de pases pobres e emergentes, o conflito corresponde a um fenmeno contemporneo. b) O conflito um fenmeno atpico do processo de ensino, cuja manifestao perturba e atrasa o desenvolvimento cognitivo, muitas vezes de forma definitiva. c) O conflito inerente ao processo de ensino-aprendizagem e, quando produtivamente explorado, impulsiona o desenvolvimento cognitivo e o desempenho escolar. d) O conflito pode se manifestar a qualquer momento no processo de ensino-aprendizagem, porm, quando eficazmente inibido, no chega a causar maiores distrbios. e) A depender do contexto social em que a escola est inserida, o conflito pode ter maior ou menor impacto no ambiente escolar, sendo as mais numerosas ocorrncias em reas de risco social.
Educao Fsica Pgina 14 de 18

19. Ao trmino do 1 bimestre, os alunos da 7 srie do ciclo II (ensino fundamental) haviam experimentado a possibilidade do Se Movimentar na manifestao de luta / karat. Numa situao de aprendizagem, com o objetivo de alcanar a habilidade especfica apreciar, identificar e compreender o processo histrico de desenvolvimento do karat, os alunos foram avaliados em uma tarefa na qual deveriam apontar as caractersticas histricas presentes nessa luta. Assim, os alunos expressaram o que se segue: I. Maria Elisa disse que o karat uma luta que se constitui historicamente por utilizar as mos, ps, braos e qualquer outra parte do corpo como arma de defesa. II. Deise lembrou que a palavra japonesa karat significa mos vazias, por isso essa parte do corpo to acionada e expressiva na luta. III. Serginho contou que o karat foi introduzido no Brasil pelos japoneses, por volta de 1950, no Estado de So Paulo. IV. Bruno apontou que as tcnicas do karat foram divididas em trs elementos: kihon (tcnica sem importncia); katas (exerccios formais feitos com o inimigo presente) e o combate. Analisando as respostas dos alunos em face da habilidade especfica destacada, o professor deve concluir que a expectativa de aprendizagem foi atingida: a) Por todos os alunos, sendo que cada um apresentou aspectos diversos e corretos que caracterizam a luta. b) Somente por Maria Elisa e Serginho, que identificaram aspectos histricos da luta. c) Por todos os alunos, sendo que um deles forneceu dados equivocados sobre a luta. d) Somente por Deise e Bruno, que identificaram o significado e os elementos da luta. e) Por todos os alunos, sendo que dois deles forneceram dados equivocados sobre a luta.

20. De acordo com a Proposta Curricular do Estado de So Paulo competncias cognitivas so: a) Parte dos contedos curriculares elencados para cada srie do Ensino Bsico, com destaque para aqueles relacionados diretamente s disciplinas. b) O conjunto de operaes mentais empregadas pelo sujeito para estabelecer relaes com e entre objetos, situaes, fenmenos e pessoas que deseja conhecer. c) As prticas de ensino desenvolvidas pelo professor em sala de aula para a abordagem dos contedos curriculares elencados para cada disciplina do Ensino Bsico. d) A metodologia adotada pelo docente para o desenvolvimento dos contedos curriculares destacados em cada bimestre de uma determinada srie do Ensino Bsico. e) Os contedos curriculares, convertidos em objetivos de aprendizagem a serem atingidos pelos alunos ao fim de cada bimestre do Ensino Bsico.
Educao Fsica Pgina 15 de 18

21. Quando os temas relacionados musculao e hipertrofia muscular so tratados em sala de aula, alguns cuidados so recomendveis. Leia com ateno a lista de sugestes a seguir: I. Dar prioridade aos trabalhos de resistncia muscular localizada. conta o estgio de desenvolvimento dos praticantes. III. Utilizar perodos de descanso entre as sesses, suficientes para que haja total recuperao. IV. Evitar testes de carga mxima e/ou cargas demasiadamente elevadas para a coluna vertebral. Assinale a alternativa que melhor representa as preocupaes incorporadas pela Proposta Curricular sobre essa questo: a) II, II e IV so corretas. b) I, III e IV so corretas. c) I, II e III so corretas. d) Somente II e III so corretas. e) Todas so corretas.

II. O nvel de carga e os tipos de estmulos devem progredir rapidamente, no sendo necessrio levar-se em

22. Em uma situao de aprendizagem proposta para o Ensino Mdio: Como identifico e avalio minhas capacidades fsicas destaca-se, entre outras, a habilidade Identificar as capacidades fsicas envolvidas em algumas ginsticas de academias. Leia a seguinte lista de itens: I. Fora.

II. Agilidade. III. Flexibilidade. IV. Resistncia. V. Velocidade. Sobre a lista em destaque, correto afirmar que: a) Nenhum dos itens da lista corresponde habilidade em destaque. b) Apenas os itens I e IV relacionam-se habilidade destacada na situao de aprendizagem. c) Somente os itens II e V dizem respeito habilidade destacada na situao de aprendizagem. d) Todos os itens da lista so capacidades fsicas diretamente relacionadas habilidade em destaque. e) Somente o item III relaciona-se diretamente com a habilidade destacada na situao de aprendizagem.
Educao Fsica Pgina 16 de 18

23. Uma determinada situao de aprendizagem de Futsal planejada pelo professor de Educao Fsica prev o desenvolvimento de 7 etapas sucessivas, a saber:

1. Eu bola. 2. Eu bola colega(s). 3. Eu bola alvo. 4. Eu bola colega(s) alvo. 5. Eu bola colega(s) adversrio(s). 6. Eu bola colega(s) adversrio(s) alvo. 7. Jogos reduzidos.

Assinale a alternativa que melhor explica a escolha dessa sucesso de etapas: a) A sucesso prevista enfatiza o desempenho individual, por isso em todas as etapas o Eu o primeiro elemento da sequncia. b) A sucesso, a partir da mobilizao do saber individual, prev interao crescente e aumento gradual de complexidade de aes. c) Por voltar-se para a internalizao de regras e procedimentos, a sucesso prevista parte do coletivo para o individual e do geral para o especfico. d) Por voltar-se para a exteriorizao de saberes construdos previamente pelo aluno, a sucesso parte do coletivo para o individual. e) A sucesso prevista visa somente avaliar o desempenho individual no conjunto da situao de aprendizagem.

24. Leia com ateno o quadro a seguir:


Amador (masculino e feminino) Mosca ligeiro: at 43 kg. Mosca: 51kg. Galo: 54kg. Pena: 57kg. Leve: 60kg. Superleve: 63,5kg. Meio-mdio: 67kg. Mdio-ligeiro: 71kg. Mdio: 75kg. Meio-pesado: 81kg. Pesado: 91kg. Superpesado: acima de 91kg. Categorias Profissional Masculino Palha: at 47,730kg. Mosca jnior: 48,99kg. Mosca: 50,80kg. Supermosca: 52,16kg. Galo: 53,42kg. Supergalo: 55,34kg. Pena: 57,15kg. Superpena: 58,97kg. Leve: 61,23kg. Superleve: 63,50kg. Meio-mdio: 66,68kg. Mdio-ligeiro: 69,85kg. Mdio: 72,57kg. Supermdio: 76,36kg. Meio-pesado: 79,38kg. Cruzador: 86,18kg. Pesado: acima de 86,18kg. Profissional Feminino Mosca ligeiro: at 45kg. Mosca: 48kg. Galo: 51kg. Pena: 54kg. Leve: 57kg. Meio-mdio-ligeiro: 60kg. Meio-mdio: 63,50kg. Mdio-ligeiro: 67kg. Mdio: 71kg. Meio-pesado: 75kg. Pesado: 81kg. Superpesado: acima de 81kg.

Educao Fsica

Pgina 17 de 18

Em se tratando de uma atleta, identifique as diferentes nomenclaturas relativas ao mesmo peso: I. 54kg.: Galo (amador) e Pena (profissional).

II. 81kg.: Pesado (profissional) e Meio-pesado (amador). III. 67kg.: Meio-mdio (amador) e Meio-mdio-ligeiro (profissional). IV. 71kg.: Mdio-ligeiro (amador) e Mdio (profissional). V. 75kg.: Pesado (profissional) e Mdio (amador). Assinale a alternativa que contempla as nomenclaturas corretas: a) II, III e IV. b) I, IV, e V. c) II, III e V. d) I, II, e III. e) I, II e IV.

25. Leia a lista a seguir:


Agarramento: braos, pernas, quadris e tronco. Reteno: com as mos e os ps. Desequilbrios: puxando, empurrando, tracionando, carregando, levantando, projetando, rolando, etc. Imobilizao: rolando, agarrando, tracionando, etc. Esquivos: rolando, saltando, abaixando, afastando, girando em torno de si mesmo, etc. Resistncia: opondo-se, empurrando, desviando, atacando, etc.

Assinale a seguir a alternativa cuja prtica exige a totalidade dos itens anteriormente listados: a) Esporte: basquetebol. b) Luta: jud. c) Ginstica: ginstica aerbica. d) Esporte: atletismo. e) Jogos: jogos cooperativos.
Educao Fsica Pgina 18 de 18

Vous aimerez peut-être aussi