Vous êtes sur la page 1sur 24

CRIAO E DESENVOLVIMENTO: Comisso de Osteoartrite da Sociedade Brasileira de Reumatologia EDITORAO: Rian Narcizo Mariano PRODUO: www.letracapital.com.

br

Osteoartrite
(Artrose)
Cartilha para pacientes

ndice
O que Osteoartrite? .............................................4 Quem tem Osteoartrite? .........................................4 Osteoartrite uma doena que mata? ....................5 Quais os tipos de Osteoartrite? ..............................6 O que causa a Osteoartrite?....................................8 Quais os sintomas da Osteoartrite? ........................ 10 Como se diagnostica a Osteoartrite? ......................11 Existe tratamento para a Osteoartrite? ...................13 Informaes fundamentais ..................................... 18

1. O que Osteoartrite?
A Osteoartrite uma doena que afeta as juntas da maioria das pessoas acima de 50 anos de idade. No faz muito tempo, no meio mdico essa doena poderia ser chamada de artrose, osteoartrite ou osteoartrose. Atualmente, o nome tcnico para essa doena, padronizado mundialmente, Osteoartrite. Uma das razes disso que a Osteoartrite no uma doena causada apenas pelo envelhecimento. Portanto, no se pode dizer que se tem Osteoartrite porque se est velho. Na verdade, no toda pessoa idosa que ter Osteoartrite, embora a maioria realmente v apresentar problemas por causa dessa doena. Na verdade, a Osteoartrite um processo de alterao da junta que tem mltiplas causas e apresenta inflamao, que no muito intensa, mas contribui para os sintomas que a pessoa apresenta e tambm para a deteriorao da articulao acometida.

2. Quem tem Osteoartrite?


Na maioria das vezes, so as mulheres as que mais sofrem com a Osteoartrite, embora homens tambm possam apresentar a doena. Embora a Osteoartrite no seja uma doena gentica, tem tendncia a ocorrer mais em pessoas de uma mesma famlia, principalmente quando ocorre nas mos. A maioria dos pacientes acometidos por Osteoartrite tem acima de 50 anos de idade. No temos estatsticas precisas sobre quantas pessoas ou qual porcentagem da populao
6

brasileira tem Osteoartrite. Mas poderamos dizer, com pouca chance de errar, que praticamente toda pessoa acima de 60 anos de idade tem algum acometimento em juntas que possa ser causado pela Osteoartrite. Mas isso no quer dizer que todas as pessoas iro sofrer por causa da Osteoartrite. Isso ocorre porque uma boa parte dessas pessoas no ter sintomas atribuveis Osteoartrite. Assim, pode ocorrer, e de fato isso comum, que uma pessoa apresente alteraes em radiografias que sejam causadas por Osteoartrite, mas que jamais necessitem tratamento especfico para essas alteraes. Logo se pode imaginar que a convivncia com a Osteoartrite perfeitamente possvel, muitas vezes com pouco prejuzo qualidade de vida das pessoas.

3. Osteoartrite uma doena que mata?


Costuma-se dizer popularmente que se morre com a Osteoartrite, mas no se morre de Osteoartrite. Essa expresso, imagina-se, tem o objetivo de tranquilizar as pessoas sobre a relativa benignidade da Osteoartrite, uma vez que no uma doena associada com causa de morte. Embora isso seja verdade, e conforte muitas pessoas, importante entender que, mesmo sem causar morte, h razo para cuidados com a Osteoartrite, uma vez que pode ocorrer prejuzo qualidade de vida do paciente. Assim, um dos objetivos buscado no tratamento da Osteoartrite promover situaes para melhor conviver com a doena.
7

4. Quais os tipos de Osteoartrite?


Muitas vezes, as pessoas tm alteraes que so manifestaes de Osteoartrite, sem que se deem conta disso. Assim, os famosos bicos-de-papagaio e o joanete so alteraes na maioria das vezes decorrentes de Osteoartrite, a despeito dos nomes populares. Como exemplo de Osteoartrite, temos: Osteoartrite das mos: so alteraes nas juntas dos dedos, mais comuns entre a ltima falange e a falange do meio, mas tambm podem ocorrer entre a falange do meio e a primeira falange. Formam-se ndulos, geralmente dolorosos com pancadas mnimas, muitas vezes doendo mais pela manh, ao acordar, alm de apresentar inchao e deformidades, com desvio dos dedos; Osteoartrite da coluna: aqui temos como forma muito comum os bicos-de-papagaio. So mais comuns nas regies cervical (pescoo) e lombar, que so as de maior mobilidade da coluna; Osteoartrite dos joelhos e do quadril: so uma forma muito comum, principalmente em joelhos, causando muita dor, crepitao (estalos), deformidades, inchao e so causa importante de dificuldade para locomoo. A Osteoartrite do quadril pode s vezes ocorrer de forma relativamente rpida e, em alguns casos, requerer a substituio cirrgica da articulao do quadril por uma prtese.

Veja no boneco abaixo os lugares (articulaes) mais frequentemente acometidos por Osteoartrite

5. O que causa a Osteoartrite?


Boa parte dos ossos revestida por um material claro, relativamente translcido, que no tem nervos nem vasos sanguneos (portanto no di nem sangra), chamado cartilagem. Essa cartilagem, que participa no amortecimento dos impactos durante os movimentos, sofre um processo de destruio durante a Osteoartrite. Assim, o osso que fica logo abaixo dessa cartilagem enfrenta aumento de presso e tambm se deteriora. Da mesma forma, os tendes, msculos e ligamentos que envolvem a junta so afetados quando existe Osteoartrite. Diferentemente da cartilagem, o osso que fica abaixo dela rico em nervos e sangue e as estruturas como tendes, msculos e ligamentos tm muitas terminaes nervosas. Logo, as dores que as pessoas apresentam podem originar-se no osso que fica abaixo da cartilagem ou nas outras estruturas que tm nervos. Mas o mais provvel que a dor seja resultado de problemas no conjunto de todos esses tecidos. Isso explica, pelo menos em parte, porque h pessoas com muitas alteraes na radiografia das juntas causadas por Osteoartrite sem apresentar muitos sintomas e o contrrio tambm possvel. Ou seja, muitos sintomas, com pouca alterao nos exames de imagem. A inflamao que ocorre na junta com Osteoartrite no intensa, mas persistente e parece que se autoalimenta, mesmo no ocorrendo traumatismos. Essa inflamao parece ser a maior razo de as pessoas terem sintomas que incluem:
10

dor, principalmente aos movimentos; inchao, sensao de crepitao (estalos) nas juntas; dificuldade para movimentar as juntas. Lembretes: 1- a obesidade no causa da Osteoartrite, mas as pessoas mais pesadas no s tm mais risco de ter a doena como de ter Osteoartrite mais grave. 2- a idade avanada no a causa da Osteoartrite, mas quanto mais idoso, mais obeso e sedentrio, mais risco de manifestar Osteoartrite ou pelo menos de sofrer por causa de Osteoartrite. 3- Pessoas que fazem esforo fsico com carga excessiva (p.ex.: subir e descer escadas, carregar peso nas costas ou na cabea), mas tambm atletas, que usam e desgastam algumas juntas, podem desenvolver Osteoartrite mais cedo. Por exemplo: jogadores de futebol, mesmo os chamados popularmente de peladeiros, tm mais risco de ter Osteoartrite nos joelhos.

11

As figuras a seguir do uma ideia de processos que acontecem na junta acometida por Osteoartrite

Osteoartrite Progresso da Leso Articular

Cartilagem normal Espao articular normal, amplo Tecido mole normal Fibrilao da cartilagem Reduo do espao articular Osteofitos Aumento da densidade do osso Aumento da espessura dos tecidos moles Perda da cartilagem Tecido mole inflamado Corpo osteocondral Formao de cavidade no osso

6. Quais os sintomas da Osteoartrite?


Como dissemos acima, existe uma boa parcela de pessoas acometidas por Osteoartrite que praticamente no tm sintomas. Naquelas em que isso ocorre, a dor a principal manifestao. Normalmente, essa dor est associada com alguma atividade fsica, mesmo que s vezes seja o simples ato de caminhar. Erguer-se de
12

uma cadeira, principalmente aps um certo tempo sentada, pode ser causa de muita dor para pacientes com Osteoartrite de joelhos, por exemplo. Subir ou descer escadas tambm so causa importante de dor. Alm da dor, inchao nas juntas, geralmente causado pela inflamao que ocorre na Osteoartrite ou por deformidades por formao de osso osteoartrsico (so os chamados ostefitos) que no tm funo especfica. Barulho e crepitao tambm podem ocorrer nas juntas, alm de deformidades, com desvio do eixo dos ossos.

7. Como se diagnostica a Osteoartrite?


A reumatologia uma especialidade mdica que necessita muito da conversa com o paciente (histria clnica) tanto para dar o diagnstico, quanto para o tratamento. Isso tambm verdade no caso da Osteoartrite, uma vez que a histria clnica, caracterizada por dor que chamamos de mecnica, isto , provocada pelo esforo (mesmo que uma simples caminhada), inchao nas juntas e deformidades, alm dos achados ao exame fsico, so fundamentais para que o reumatologista pense no diagnstico de Osteoartrite. Os exames de imagem, como a radiografia, auxiliam muito no diagnstico e, em situaes especiais, pode-se necessitar de exames adicionais, como a tomografia computadorizada ou a ressonncia nuclear magntica. Mas, em geral, uma boa histria clnica e uma simples radiografia fecham o diagnstico.
13

Vale lembrar um aspecto importante no achado por imagem (ressonncia da coluna, principalmente) de hrnias ou abaulamentos de discos intervertebrais na coluna. A maioria das pessoas que tm abaulamentos desses discos, ou mesmo hrnias de disco, vistas ressonncia nuclear magntica, no sofre dor por causa das hrnias. Assim, so exceo os pacientes que precisam de qualquer interveno cirrgica para tratar as hrnias de disco. Uma boa histria clnica e exame pelo seu mdico(a) ser fundamental para orientar o melhor tratamento a ser buscado nesses casos. Exames de laboratrio (sangue) so solicitados na maioria das vezes para que o reumatologista possa verificar se a(o) paciente tem problemas adicionais que possam ser importantes para definir o tratamento da Osteoartrite. A Osteoartrite no provoca alteraes nos exames laboratoriais de rotina. Talvez por isso, as pessoas costumem dizer que esse um dos reumatismos que no no sangue. Relembrando: 1 O diagnstico da Osteoartrite clnico, podendo ser reforado por imagens; 2 O valor das imagens no absoluto para definir a causa dos sintomas (dor) que o paciente apresenta; 3 Os achados clnicos, e no apenas os de imagem, que definem a melhor conduta para o tratamento da Osteoartrite.

14

8. Existe tratamento para a Osteoartrite?


importante deixar claro que o fato de no ter cura no pode tirar o nimo para o tratamento. O grande objetivo aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com Osteoartrite. Praticamente nenhuma doena crnica, quer dizer, de longa durao, tem cura. Mas o tratamento pode melhorar muito a situao dos pacientes e esse objetivo a ser alcanado muito relevante para quem dele se beneficia. Aumento de peso, algumas atividades dirias e falta de exerccios contribuem para o surgimento da Osteoartrite, embora no sejam necessariamente causa da doena. Logo, o tratamento da Osteoartrite envolve, algumas vezes, modificar hbitos de vida. No basta ser magro, nem o fim do mundo estar gordo. Mas fundamental estar o mais forte e disposto possvel. O tratamento da Osteoartrite compreende medidas no-farmacolgicas (no usa medicamento) e farmacolgicas. Os dois tipos so igualmente importantes. Medidas no-farmacolgicas No basta estar magro. preciso estar forte: Troque toucinho por msculos. Fique o mais prximo possvel do peso ideal para a sua idade, sua altura e, claro, sua auto-estima. Mas, como sempre, sem exageros. Pratique atividades fsicas regularmente. De preferncia, dentro da gua, como hidroterapia, hidroginstica ou natao. No tenha receio de
15

entrar na piscina com medo de estar contaminada. faclimo tratar a gua da piscina, barato e essa geralmente no uma razo para lhe fazer desistir de uma forma de tratamento que poder lhe ajudar bastante. Pode caminhar, se a dor deixar, e voc no gostar de gua, por exemplo. Mas tente caminhar de verdade e no apenas passear. Uma caminhada normal no lhe far perder peso, mas lhe deixar mais apta(o) para as tarefas dirias, melhorando o que chamamos de condicionamento cardio-vascular. Outras atividades como exerccios de alongamento, pilates, musculao, bicicleta ou mesmo aulas de dana so teis e podem ser prazerosas, mas precisam de orientao profissional. Converse com o seu(sua) reumatologista sobre essas suas preferncias e ele(ela) poder lhe orientar profissionais de educao fsica e/ou fisioterapia que podem lhe ajudar. Medidas fsicas como palmilhas e joelheiras podem ajudar no seu conforto. No h evidncias cientficas definitivas de que massagens, acupuntura, palmilhas magnticas ou quiropraxia (aqueles trancos que do nas costas das pessoas) melhorem os sintomas de Osteoartrite. Mas h pacientes que utilizam esses recursos e dizem melhorar. Se voc tiver dvidas se vale a pena, busque um(a) reumatologista para lhe orientar. Gelo ou calor local no h cincia para isso. Nenhum estudo bem feito comparou adequadamente o resultado de compressas de gelo ou mornas em juntas com Osteoartrite. Podemos sugerir que voc tente os dois, aplicando por 20 minutos, trs vezes por dia.
16

Se estiver no Norte/Nordeste do pas, em pleno janeiro, um calor danado, pode ser que o gelo ajude bastante. Agora, sendo no sul do pas, em julho, quando est mais frio, possvel que compressas mornas sejam preferveis. Lembre-se: mornas, e no quentes. para ser agradvel e no para machucar ou queimar. A pele de pessoas idosas pode estar mais frgil e calor local ou gelo excessivo podem provocar queimaduras. No conte para suas amigas ou amigos, mas se precisar usar uma bengala ou algo parecido, use. s dizer que est usando uma marcha de trs pontos e ningum vai perceber. Muitas pessoas tm vergonha em usar bengala e sofrem mais dor por causa disso. No que voc estar invlido(a) e imprestvel, no fim da linha, como alguns pacientes s vezes nos dizem. A insistncia que seu(sua) reumatologista faz no uso desses utenslios por que no trazem efeito colateral, melhoram sua mobilidade, auxiliam no equilbrio reduzindo o risco de quedas e custam pouco. Se precisar, use a bengala (com o nome que quiser) e tenha mais liberdade de movimento. Ela j foi sinal de elegncia h no muito tempo. Medidas farmacolgicas (remdios) Lembrete: 1- Osteoartrite uma doena e seu tratamento requer orientao mdica. 2 - Como o seu sofrimento por esse problema pode ser grande, cuidado para no ceder ao remdio maravilhoso que algum lhe indicou,
17

independentemente da profisso que exera, por mais bem-intencionado que esteja. Infelizmente, por vezes vemos pacientes usando remdios ditos naturais que na verdade tm anti-inflamatrios e mesmo corticoide em sua composio e isso nem sequer mencionado em bula, quando ela existe. Em muitas ocasies, isso traz efeitos colaterais graves. Anime-se: houve progressos no tratamento da Osteoartrite. H muito que melhorar, mas caminhamos. A Osteoartrite alvo de pesquisas e deveremos ter novos e melhores tratamentos em futuro prximo. Alvio de sintomas tanto pode ser conseguido com analgsicos como paracetamol e anti-inflamatrios por via oral quanto com aplicao local de anti-inflamatrios, na forma de pomadas, cremes ou aerosol. Analgsicos chamados opioides fracos tambm podem ser utilizados. Os analgsicos permitem praticar atividades fsicas, combinando modalidades farmacolgica e no-farmacolgica para o tratamento da Osteoartrite. No cabe aqui descrever os medicamentos especificamente pois h uma vasta gama escolha e essa deciso deve ser orientada por um(a) mdico(a). Infiltraes: em situaes especficas, o(a) seu(sua) reumatologista pode recomendar infiltrao intra-articular de corticoides. O efeito fugaz, mas busca-se reduzir a inflamao intensa, para permitir adeso a tratamento de mais longo prazo. Tambm pode ser feita uma tcnica que se chama de viscossuplementao. Nesse caso, seu(sua) reumatologista ir infiltrar uma substncia derivada ou parecida com o cido hialur18

nico, que pode reduzir bastante a dor em at 60% dos pacientes. Esse cido hialurnico um dos componentes do lquido sinovial, que o lquido existente nas juntas. Mas isso no quer dizer que a cartilagem ser restaurada. O interessante nesse tratamento que no h efeitos colaterais sistmicos (isto , nos rins, no corao, estmago) e o resultado pode durar entre seis meses a um ano. Mas essa injeo s deve ser feita por mdico habilitado, em geral um reumatologista ou ortopedista. Condroprotetores: o nome difcil, mas um termo para medicamentos industrializados que podem retardar a progresso da Osteoartrite. So utilizados por via oral e os disponveis comercialmente tm a grande vantagem de praticamente no provocarem efeitos colaterais. Infelizmente, no dispomos do medicamento ideal que tenha todas essas caractersticas. Mas h compostos (poucos, verdade) que mostraram em estudos cientficos a capacidade de, em alguns pacientes, retardar a progresso da Osteoartrite. O mecanismo de ao desses compostos no bem conhecido e aguardamos produtos que possam ser mais efetivos para esse objetivo. Cirurgia: na maioria das vezes, estamos falando de colocao de uma prtese. Essa uma medida justificada quando a junta est seriamente danificada ou o(a) paciente tem muita dor e incapacidade que no podem ser tratados clinicamente. A cirurgia bem-sucedida, o que ocorre na maioria das prteses para o quadril, melhora bastante a qualidade de vida do paciente. H riscos, bvio, mas essa possibilidade deve ser considerada sempre que necessrio. O(a) seu(sua) reumatologista, em conjunto com um(a) colega
19

ortopedista, pode orientar sobre a indicao desse procedimento. Um problema comum com as prteses que, por medo da cirurgia, muitos pacientes tm a indicao retardada ou esto muito malcondicionados fisicamente quando finalmente se decidem pela cirurgia. Seja por estarem obesos, seja por terem musculatura muito frgil. Assim, caso seu mdico sugira essa alternativa, considere-a, mesmo buscando ouvir outras opinies (por exemplo, um reumatologista e um ortopedista), uma vez que pode representar melhora significativa de sua qualidade de vida.

9. Informaes fundamentais
A Osteoartrite a maior causa de doena nas juntas e uma das principais causas de invalidez em pessoas acima de 60 anos de idade. As juntas mais envolvidas so as da coluna, dos joelhos, mos e quadril. No se sabe a causa e no se tem a cura, como quase em todas as doenas crnicas. Mas o tratamento pode melhorar muito a qualidade de vida das pessoas com Osteoartrite. No causa morte, mas pode causar invalidez, como dito acima. Boa notcia: a maioria dos pacientes com Osteoartrite convive com a doena e nunca vai precisar de cirurgia ou ficar em cadeira de rodas.
20

Os sintomas da Osteoartrite variam muito e o seu reumatologista pode orientar muito sobre o melhor tratamento disponvel. Lembretes: A Osteoartrite a mais comum das formas de artrite; pacientes com Osteoartrite podem ter outras artrites e doenas concomitantes e isso pode alterar o tratamento; Um reumatologista pode fazer o diagnstico e preconizar o melhor tratamento para a Osteoartrite. O objetivo principal do tratamento da Osteoartrite aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida do paciente. Medidas farmacolgicas e no-farmacolgicas ajudam a alcanar o objetivo do tratamento.

21

www.letracapital.com.br

Vous aimerez peut-être aussi