Vous êtes sur la page 1sur 2

Bactrias - Organismos unicelulares procariticos.

- Quase sempre apresenta um envoltrio externo, a parede celular, responsvel pela forma da clula e sua proteo. - A maioria das bactrias morrem em ambientes de salinidade alta, perdendo gua por osmose. Por isso se salga carnes e peixes para preserv-los de seus ataques. - Na parte interna se encontra a membrana plasmtica, de composio liproproteica, del imitando o citoplasma, onde h os ribossomos, produzindo as protenas. - A clula bacteriana tem uma molcula circular de DNA que constiti seu cromossomo, o nucleoide. - No h membrana envolvendo o material cromossmico das clulas procariticas. - Pode conter tambm, adicionais ao DNA, plasmdios, que possuem genes responsveis pe la destruio de substncias txicas. - Muitas bactrias possuem flagelos, filamentos protecos ligados a parede e a membr ana, permitindo a movimentao da clula. - Certas bactrias tem uma cobertura adicional chamada cspsula bacteriana, externam ente a parede celular, podendo ser formada por polissacardios, protenas ou ambos. A cpsula dificulta sua f agocitose e destruio por glbulos brancos, permitindo driblar essa linha de defesa do sistema imunitrio. Formas e agrupamentos das bactrias Formas esfrica (coco) bastonete (bacilo) espiralada (espirilo) de vrgula (vibrio)

Agrupamentos dois cocos unidos (diplococo) oito cocos formando um cubo (sarcina) cocos alinhados formando cadeias que lembram colares de contas (estreptococos) cocos unidos como um cacho de uvas (estafilococos) bacilos reunidos dois a dois (diplobacilos) bacilos alinhados em cadeia (estreptobacilos)

- As bactrias podem ser separadas em dois grandes grupos: autotfricos e heterotrfic os. - As autotrficas obtem tomos de carbono, matria prima para fabricar molculas orgnicas diretamente de molculas de gs carbnico. - J as heterotrficas obtem os atomos a partir de molculas orgnicas. - As bacterias autotficas mais conhecidas so fotossintetizantes, elas produzem as substncias orgnicas utilizando gas carbnico como fonte de carbono e luz como forma de energia. Elas p odem ser separadas em 2 grupo, as proclorfitas e as cianobactrias em um grupo, e sulfobactrias no outro. - As proclorfitas e as cianobactrias executam um processo semelhante ao de algas e plantas, onde molculas de gs carbnico reagem com molculas de gua, produzindo glicdios e gS oxignio. - As sulfobactrias realizam uma fotossntese em que a substncia doadora de hidrognios so compostos de enxofre,

como o gas sulfidrico (H2S). Por isso a produo de enxofre elementar como subprodut o. - As bactrias heterotrficas tambm so divididas em 2 grupos: as saprofgicas e as paras itas. - As bactrias saprofgicas obtm alimento a partir de cadveres, fezes ou partes descar tadas por seres vivos. - As bactrias parasitas obtem alimento a partir de tecidos corporais de seres viv os, geralmente causando doenas. - Algumas espcies de bactrias hetetrficas obtem energia somente da respirao aerbia. Ma s s sobrevivem na presena de gs oxignio. So as bactrias aerbias. Outras podem obter tanto por fermentao anto por respirao aerbia, as denominadas bactrias anaerbias facultativas. - Certas bactrias anaerbias no toleram a presena de gs oxignio e morrem quando exposta a eles, denominadas bactrias anaerbias obrigatrias. - Nas bactrias ocorre reproduo assexuada por diviso binria, onde a clula bacteriana du plica o cromossomo e divide-se ao meio, originando 2 novas bactrias. As bactrias filhas so chamadas cl ones. - Sob condies ambientais como a falta de nutrientes essenciais, algumas espcies de bactrias formam endosporo, que resulta da desidratao da clula bacteriana e da formao de uma parede grossa e resi stente em torno do citoplasma. Nessas condies, o endosporo capaz de permanecer anos com a atividade metabolica su spensa, resistindo as condies.

Vous aimerez peut-être aussi