Vous êtes sur la page 1sur 3

G E S T O D A S G U A S

mente reavaliada em seus instrumentos, logo o processo do GCI passa uma forma eficiente de avaliao do mesmo. De uma forma geral, em ambos os processos, a construo de planos a partir de problemas identificados ao longo do litoral por meio de um processo participativo fundamental para alcanar resultados no processo de gerenciamento. O fortalecimento dos arranjos inter e intra-institucionais por meio de mecanismos de capacitao de forma contnua, integradora e em longo prazo o caminho mais seguro para a efetivao desse processo em todos os procedimentos analisados. No caso do PNGC, a capacitao, a comunicao e educao ambiental passam a ser instrumentos fundamentais para o mesmo. Adotar e incrementar programas dessas natureza, com viso no apenas de curto prazo, de forma que esses tambm possam ser adaptados segundo as realidades regionais e locais a mdio e longo prazo um processo natural, pois sustentabilidade um processo que exige mudanas de natureza tica em todos os nveis.
Marcus Polette oceangrafo e gegrafo , doutor em ecologia e recursos naturais. Pesquisador do Centro de Cincias Tecnolgicas da Terra e do Mar Oceanografia de Itaja (SC) Liliana Pagetti Silva pesquisadora da Universidade do Vale do Itaja (Univali) e do CTTMar Centro de Cincias Tecnolgicas da Terra e do Mar - Oceanografia

/A

R T I G O S

CICLO

HIDROLGICO E GERENCIAMENTO INTEGRADO

Jos Galizia Tundisi

Referncias bibliogrficas
1. Raucci, G. D.; Polette, M.Subsdios para anlise da capacidade de suporte da praia central de balnerio Cambori SC. Perfil do Usurio In. XIV Semana Nacional de Oceanografia Rio Grande - RS Livro de sntese do evento citado: Furg, p. 117-118 2001, 2. Sorensen, J. Coasts institutional arrangement for managing coastal resources and Environment. Coastal Management Publication N. 1. National Park Service. 194p. 1990. 3. The World Bank Noordwijk Guidelines - for integrated coastal zone management. international bank for reconstruction and development. world coast. 1993. 4. Cicin-Sain, B. Sustainable development and integrated coastal management. Ocean & Coastal Management 21: 11-43 p. 1993. 5. Gesamp. The contributions of science to integrated coastal management. Gesamp Reports and Studies, n.61. Rome. 65p. 1996 6. Olsen, S.; Lowry, K.; Tobey, J. A Manual for assessing progress in Coastal Management Report # 2211.The University of Rhode Island. CRC. 68p. 1999. 7. Henocque,Y.; Denis, J. A Methodological Guide: Steps and tools towards integrated coastal zone management. IOC Manuals and Guides #42. Unesco. 78p. Paris. 63p. 2001.

gua parte integral do planeta Terra. componente fundamental de dinmica da natureza, impulsiona todos os ciclos, sustenta a vida e o solvente universal. Sem gua, a vida na Terra seria impossvel. A gua o recurso natural mais importante e participa e dinamiza todos os ciclos ecolgicos; os sistemas aquticos tm uma grande diversidade de espcies teis ao homem e que so tambm parte ativa e relevante dos ciclos biogeoqumicos e da diversidade biolgica do planeta Terra. O Homo sapiens alm de usar a gua para suas funes vitais como todas as outras espcies de organismos vivos, utiliza os recursos hdricos para um grande conjunto de atividades, tais como, produo de energia, navegao, produo de alimentos, desenvolvimento industrial, agrcola e econmico. Entretanto, 97% da gua do planeta Terra est nos oceanos e no pode ser utilizada para irrigao, uso domstico e dessendentao. Os 3% restantes tm, aproximadamente, um volume de 35 milhes de quilmetros cbicos. Grande parte deste volume est sob forma de gelo na Antrtida ou na Groelndia. Somente 100 mil km3, ou seja, 0,3 % do total de recursos de gua doce est disponvel e pode ser utilizado pelo homem. Este volume est armazenado em lagos, flui nos rios e continentes e a principal fonte de suprimento acrescido de guas subterrneas (1). O CICLO HIDROLGICO E A SUSTENTAO DA VIDA A caracterstica essencial de qualquer volume de gua superficial localizada em rios, lagos, tanques, represas artificiais e guas subterrneas so a sua instabilidade e mobilidade. Todos os componentes slidos, lquidos e gasosos (as trs fases em que a gua existe no planeta Terra) so parte do ciclo dinmico da gua, ciclo este, perptuo. A fase mais importante deste ciclo para o homem justamente a fase lquida, em que ela est disponvel para pronta utilizao. Os fatores que impulsionam o ciclo hidrolgico so a energia trmica solar, a fora dos ventos, que transportam vapor dgua para os continentes, a fora da gravidade responsvel pelos fenmenos da precipitao, da infiltrao e deslocamento das massas de gua. Os principais componentes do ciclo hidrolgico so a evaporao, a precipitao, a transpirao das plantas e a percolao, infiltrao e a drenagem. Anualmente, aproximadamente 47 mil km3 retornam aos oceanos, a partir dos rios, represas, lagos e guas subterrneas. Se essa drenagem fosse distribuda igualmente em todos os continentes, cada uma das pessoas / habitantes do planeta Terra (aproximadamente 6 bilhes) teria disponveis 8 mil m3/ano. Entretanto, esta distribuio desigual, causa problemas de disponibilidade nos continentes, pases e regies. Tambm a distribuio no homognea durante o ano, em muitas regies, o que causa desequilbrio e desencadeia aes de gerenciamento diversificadas para enfrentar a escassez ou o excesso de gua (2). H uma variabilidade natural de sries hidromtricas histricas (medidas dos volumes e vazes dos rios) as quais determinam os principais usos da gua e as estratgias de gerenciamento.
31

G E S T O D A S G U A S
A Figura 1 mostra de forma simplificada os fluxos do ciclo hidrolgico e seus nmeros principais.

/A

R T I G O S

canais para diverso de gua, produz desequilbrios no balano hdrico, a retirada de gua em excesso para irrigao, diminui o volume dos rios e lagos. Igualmente importante do ponto de vista quantitativo o grau de urbanizao que interfere na drenagem e aumenta o escoamento superficial, diminuindo a capacidade de reserva de gua na superfcie e nos aqferos. Os impactos qualitativos so inmeros e variveis e tm conseqncias ecolgicas, econmicas e sociais e na sade humana. Por exemplo, a descarga de fontes difusas e pontuais de nitrognio e fsforo nos rios, lagos e represas, a partir de esgotos no tratados e de usos de fertilizantes produz o fenmeno de eutrofizao cujos efeitos ecolgicos, na sade humana e nos custos do tratamento de gua so relevantes especialmente em regies de intensa urbanizao como a Regio Metropolitana de So Paulo. (4)
GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RECURSOS HDRICOS As demandas de gua, especialmente no final do sculo 20, os inmeros impactos quantitativos e qualitativos, promoveram e estimularam novas solues para o gerenciamento de recursos hdricos, a nvel local, regional, nacional e internacional. A implementao da Agenda 21 foi tambm importante para esta mudana de paradigma. Os elementos fundamentais para o gerenciamento integrado, em nvel de bacia hidrogrfica, preditivo e adaptativo so os seguintes:

FIGURA 1 O CICLO HIDROLGICO EM FORMA SINTTICA a) evaporao a partir dos oceanos; b) precipitao nos oceanos; c) transporte da gua atmosfrica para os continentes; d) evaporao a partir dos continentes (inclui transpirao das plantas); e) precipitao sobre os continentes; f ) drenagem para os oceanos. Todos os fluxos em km3x103 por ano.(1) USOS MLTIPLOS DA GUA E IMPACTOS NO CICLO HIDROLGICO medida que a economia foi se tornando mais complexa e diversificada, mais usos foram sendo adicionados aos recursos hdricos superficiais e subterrneos, de tal forma que ao ciclo hidrolgico, superpe-se um ciclo hidrosocial de grande dimenso e impacto ecolgico e econmico (3). Este ciclo hidrosocial, que na verdade uma adaptao do homem s diferentes caractersticas do ciclo hidrolgico e, tambm as suas alteraes, causam inmeros impactos.As retiradas totais de gua para mltiplos usos esto ilustradas na Tabela 1, a qual mostra um crescimento considervel no volume utilizado. TABELA 1

Descentralizao da gesto em nvel de bacia hidrogrfica. Promoo e implantao de instrumentos legais e de ao atravs da organizao institucional em nvel de bacia hidrogrfica. Proteo do hidrociclo e dos mananciais. Purificao e tratamento de guas (efluentes industriais e esgotos domsticos). Conservao da biodiversidade e dos habitats na bacia hidrogrfica. Gerenciamento conjunto da quantidade e qualidade da gua. Proteo do solo, preveno da contaminao e eutrofizao. Gerenciar conflitos e otimizar usos mltiplos adequando-os economia regional. Monitoramento sistemtico e permanente da qualidade e quantidade da gua. Promoo de avanos tecnolgicos na gesto integrada; monitoramento em tempo real, indicadores biolgicos de contaminao. Ampliar a capacidade preditiva do gerenciamento por bacia hidrogrfica e dar condies para a promoo de orientaes estratgicas para prospeco e a procura de alternativas. Esse gerenciamento integrado dos recursos hdricos resultou da consolidao das novas vises e paradigmas que foram se tornando mais evidentes a partir de inmeros problemas resultantes de uma viso setorial, limitada e de resposta a crises; a principal constatao a interdependncia dos processos ecolgicos em nvel de bacia hidrogrfica e do desenvolvimento econmico, social e das interaes entre os componentes do sistema: biodiversidade, agricultura, usos do solo, cobertura vegetal, ciclos de nutrientes, impactos das mudanas globais no clima da Terra e recursos hdricos superficiais e subterrneos (5). A implantao do gerenciamento integrado encontra-se em fase de transio e novas metodologias e projetos esto sendo implementados em muitos pases e continentes para uma resoluo dos inmeros problemas relativos aos usos e otimizao dos usos mltiplos.

Fontes: 1,2,3

Com o aumento e diversificao da atividade econmica, a dependncia dos recursos hdricos aumenta, especialmente em regies com variabilidade anual grande no ciclo e ridas. As presses sobre os usos dos recursos hdricos provm de dois grandes problemas que so o crescimento das populaes humanas e o grau de urbanizao e aumento das necessidades para irrigao, e produo de alimentos. A reduo no volume disponvel e a apropriao dos recursos hdricos em escala maior e mais rpida tm produzido grandes alteraes nos ciclos hidrolgicos regionais: por exemplo, a construo de barragens aumenta a taxa de evaporao, a construo de
32

G E S T O D A S G U A S
O uso diversificado e complexo dos recursos hdricos tem grande impacto na economia regional e nacional, uma vez que os impactos quantitativos e qualitativos gerados, demandam custos para recuperao e tratamento de gua e dos ecossistemas aquticos. gua de m qualidade empobrece as populaes locais e de determinadas regies, alm de interferir com a economia regional e destruir alternativas saudveis de desenvolvimento sustentvel. O gerenciamento integrado tem, tambm como objetivo, resolver problemas econmicos relacionados com a disponibilidade de gua, tratamento de guas residurias, produo de alimentos e tratamento de efluentes industriais. Qualidade de gua, economia regional e nacional, competitividade industrial e agrcola, devem fazer parte dos sistemas de gerenciamento integrado em todas as dimenses geogrficas, municpios, bacias hidrogrficas, estados, pases e bacias internacionais. O gerenciamento integrado deve promover a interao efetiva do ciclo hidrosocial com o ciclo hidrolgico. (6)
Jos Galizia Tundisi limnlogo, especialista em mecanismos de funcionamento de lagos, rios, represas e gerenciamento integrado de recursos hdricos. Presidente do Instituto Internacional de Ecologia -So Carlos/SP

/A

R T I G O S

SEDE ZERO

Aldo C. Rebouas
Mas, doutor, uma esmola A um homem que so Ou lhe mata de vergonha Ou vicia o cidado Luiz Gonzaga

Referncias Bibliogrficas
1. Gleick, P.H. Water in crisis. A guide to the worlds freshwater resources. Oxford University. Press. 473 pp. 1993. 2. Pielou, E.C. Fresh Water. The University of Chicago. Press. 275 pp. 1998. 3. Tundisi, J.G.Limnologia e gerenciamento integrado de recursos hdricos. Avanos conceituais e metodolgicos Cincia e Ambiente 21. 9-20 pp. 2001. 4. Tundisi, J.G. gua no sculo 21: enfrentando a escassez. IIE, Rima (no prelo). 2003 5. Straskraba, M. e Tundisi, J.G. Diretrizes para o gerenciamento de lagos. Vol. 9. Gerenciamento da qualidade da gua de represas. ILEC. IIE. 258 pp. 2000. 6. Ayensu, E.; Claasen, D.van R.; Collins, M.; Dearing, A.; Fresco,L.; Gadgil,M.; Gitay, H.; Glaser, G.; Juma, C.; Krebs, J.; Lenton, R.; Lubchenco, J.; McNeely, J.A.; H.A.; Mooney, P.Pinstrup-Andersen; Ramos, M.; Raven, P.; Reid,W.V.; .Samper, C; Sarukhan, J.; Schei, P.;Tundisi, J.G.; Watson, R.T.; Guanhua, X. and Zakri, A.H. International Ecosystem Assessment. Science. Vol. 286. 685-686pp. 1999.

s fomes so guerras que ocorrem pelo direito da existncia, desde os primrdios dos tempos primitivos da humanidade na Terra. Porm, sem gua no h como fazer guerra nem produzir alimentos para combater a fome. A diviso da descarga mdia de longo perodo dos nossos rios, a maior do mundo 183.000 m3/s, ou 5.764 km3/ano - pela populao nacional (segundo dados do IBGE de 2000), indica que o cidado brasileiro, em geral, tem da ordem de 34.000 m3/ano per capita de gua doce nos seus rios para usar (1). Isto nos coloca na classe dos povos ricos de gua doce no mundo. Vale destacar, que a oferta de menos de 1.000 m3/ano per capita nas regies ridas relativamente desenvolvidas do mundo representa o stress hdrico (2). O Brasil no to rico de gua assim, dizem alguns, medida que perto de 80% das descargas anuais dos nossos rios ocorrem nas regies hidrogrficas dos rios Amazonas e Tocantins, onde se tem a mais baixa densidade demogrfica do pas. Porm, fica difcil explicar ao mundo de gua escassa que, at nas cidades mais importantes da regio Amaznica, tais como Manaus e Belm, quase metade das populaes que a vivem esteja sujeita aos mesmos problemas de saneamento bsico que ocorrem nas regies metropolitanas de Fortaleza, Recife ou So Paulo, por exemplo.

A ALTERNATIVA MAIS BARATA SUA GESTO INTEGRADA A propsito, a Carta Magna Federal de 1988, vigente, estabelece como prioridades: o direito de todo cidado gua limpa de beber, produo de alimentos e dessedentao de animais. Alm da relativa abundncia de gua doce nos rios em todas as cinco regies econmicas do Brasil, a extrao de apenas 25% das recargas anuais das nossas guas subterrneas, j representaria uma oferta de mais 4.000 m3/ano per capita (3,4,5). A propsito, no Vale Central do rio San Joaquim, Califrnia, USA - 52.000km2 e chuvas entre 130 e 660mm/ano as taxas de recarga natural dos aqferos ou seu safe yield na fase de pr-desenvolvimento eram de 78 m3/s, porm os poos produzem, atualmente, 446m3/s (6). Por outro lado, o inventrio dos poos j perfurados no Nordeste revela a existncia da ordem de 30 mil que nunca receberam, sequer, equipamentos de extrao da gua para abastecimento pblico, principalmente (3, 7, 8, 9, 10). No estado do Piau, por exemplo, recente inventrio indica a existncia de cerca de 3.220 poos nessas condies (11). Na Grande So Paulo, estima-se que cerca de 10 mil poos no controlados esto em operao para abastecer hotis, hospitais, condomnios privados e indstrias, principalmente (12). Nas reas metropolitanas mais importantes do Brasil, tais como Manaus, Belm, So Luis, Fortaleza, Natal ou Recife, por exemplo, o quadro , praticamente, o mesmo (13). evidente que a prioridade dada s questes da fome nas favelas das grandes cidades do Brasil e daquela que assola de forma tradicional a populao
33

Vous aimerez peut-être aussi