Vous êtes sur la page 1sur 3

LITERAFRO - www.letras.ufmg.

br/literafro

A nova face da escravido


Eduarda Rodrigues Costa*

Nos poemas de Bahia, percebemos a recorrncia de uma voz individual que cede lugar a uma voz coletiva capaz de representar a afro-brasilidade. Essa voz encontra-se empenhada em preservar e fazer reconhecer o valor de sua herana cultural africana. Seus poemas ressaltam a importncia do debate e da conscientizao do lugar social ocupado pelo negro no Brasil, fazendo da denncia da marginalizao o tema principal. Em poemas publicados em Cadernos Negros 11 de 1988, contexto do centenrio da abolio da escravatura, percebe-se a predominncia de poemas de protesto, que apontam para uma realidade atual que no se difere muito da poca do cativeiro. Tal processo pode ser observado em At quando?, no qual explcito o tom de indignao do eu-lrico frente condio de desigualdade de direitos a que os afro-descendentes so submetidos desde a poca escravista. At quando os grilhes a limitar nossa ao? at quando a escravido prevalecer entre ns? Quando deixaremos de ser a sub-raa a subservincia dos medocres feudais? Quando sairemos ilesos desse estgio medieval no qual estamos submersos? At quando perdurar essa beocidade extrema rotulada de RACISMO? (Cadernos Negros 11, p. 23) O mesmo discurso pode ser notado em Abolio Sofismtica, poema irnico que denuncia a Lei urea como uma falsa liberdade; mostra a situao ps 1888 como uma farsa criada pela aristocracia detentora do poder, que ainda mantm os negros e mulatos em condies subalternas, em uma nova escravido: (...) H cem anos oficializaram nossos sacrifcios

LITERAFRO - www.letras.ufmg.br/literafro

traando fronteiras indefinidas enquanto a tortura exclusivamente fsica, era substituda pela moral/psicolgica a qual nos conduz ao mago dos precipcios. (Cadernos Negros 11, p. 20) O poema reflete sobre a condio atual do negro que, frente s oportunidades desiguais, o preconceito tnico e a imobilidade social, submetido a uma nova forma de escravido moral/psicolgica. Em Quadrantes escuros tambm se percebe o tom de revolta e de denncia quanto marginalizao do afro-descendente no processo de desenvolvimento de seu pas: Os morros, as masmorras Favelas/Palafitas/Calabouos: Nos quadrantes/ancoradouros na atroz diuturnidade... Os guetos, presdios fronteiras da desestrutura. Prioridades reservadas nossa pele escura... (Cadernos Negros 11, p. 22) As instituies carcerrias so como as masmorras do tempo do cativeiro e os morros e as favelas tambm so consideradas prises de uma nova escravido, marcada pela subalternidade da populao afro-descendente dos circuitos sociais, das instituies de ensino, do mundo do trabalho. Podemos observar que o tom do protesto d lugar a uma reflexo sobre as questes da identidade negra. Atravs da metalinguagem, novamente observa-se a presena de um eu que fala por e para sua coletividade a fim de contribuir para a conformao da conscincia negra e enfraquecimento das barreiras tnicas: Nesses versos negros que no seja o meu poema apenas um grito escrito com a negritude da tinta, Mas, que neles algum se sinta espelho do meu inspirar sob a traduo da minha negritude. Busco aqui, no traar a vil fronteira tnica que faz do ser humano, maestro/algoz da imbecilidade: Muito mais do que tudo isso, Almejo a conexo da sensatez.

LITERAFRO - www.letras.ufmg.br/literafro

(Cadernos Negros 11, p. 18) possvel observar a presena de um eu-lrico que assume sua negritude e, no momento em que d cor aos seus versos, faz da escrita instrumento para o despertar de uma conscincia negra desejosa de uma conexo sensata entre as etnias. Mas no s de protestos se sustentam os versos de Bahia. O poema noite... apresenta a valorizao da cor e do canto negro ao compar-lo noite que, por sua vez, remete ao tempo em que os escravos faziam do canto um modo de resistncia frente ao cativeiro e aos valores culturais dos senhores. Tal signo carregado de metaforicidade oferece um sentido positivo especificidade negra, relativizando os valores, at ento, dominantes. Pode-se perceber ainda uma nova conotao dada palavra breu, a qual costuma-se atribuir certo tom pejorativo. Neste caso, tal termo funciona como elemento de exaltao da negritude: noite sem raios de luar E a noite nossa cor. revelia da noite, realam as constelaes, revelia da vida reala vivo, nosso canto. noite e o BREU constitui-se no ELO entre a luz, a noite e NS... ...Somos parte da noite. (Cadernos Negros 11, p. 23)

A partir dos poemas aqui apresentados percebe-se que o poeta problematiza a condio do afro-descendente na atualidade, quando levanta questes como a marginalizao a que o negro liberto foi submetido, e ao denunciar a misria dos dias de hoje como o cativeiro da modernidade. Alm disso, o poeta afirma sua identidade negra atravs do discurso literrio - discurso este que agora tambm pertencente ao negro, que passa a deter a voz do seu texto. *Graduada em Letras pela UFMG. Referncias Bibliogrficas Cadernos negros 11. So Paulo: Quilombhoje, 1988.

Vous aimerez peut-être aussi