Vous êtes sur la page 1sur 7

Fator de Potncia e Fator de Carga

O fator de potncia e o fator de carga so ndices que demonstram se a utilizao da energia eficiente e se existem possibilida melhoria. O conhecimento e o gerenciamento desses ndices proporciona maior eficincia e segurana s instalaes e equipam da reduo do custo com a energia eltrica. 1- Fator de Potncia

A energia eltrica a fora motriz de mquinas e equipamentos eltricos. Essa energia utilizada de duas formas distintas: a en e a energia reativa. A energia ativa que realmente executa as tarefas, isto , faz os motores girarem, realizando o trabalho do A energia reativa forma um campo magntico necessrio para que o eixo dos motores possa girar. A energia reativa est presen motores, transformadores, reatores, lmpadas fluorescentes, etc.

Se efetuarmos a composio destas duas formas de energia, achamos a energia aparente ou total. Resumindo, o fator de pot ndice que indica quanto da energia foi utilizada em trabalho e quanto foi utilizada em magnetizao.

O fator de potncia (FP) o quociente da potncia ativa (kW) pela potncia aparente (kVA). E, conforme o "Tringulo de Potnc mostrado, o fator de potncia igual ao cosseno do ngulo . Assim:

Frmulas mais comuns:

Para ilustrar a importncia do fator de potncia em uma instalao eltrica, vejamos o seguinte exemplo:

Suponhamos a ampliao de uma indstria e que, para isto, seja necessrio instalar um motor que opere com 100 kW e um FP 67%). Para alimentar este motor ser necessrio dispor de um transformador de, no mnimo, 150 kVA de capacidade e a fiao adequada para suportar essa potncia (150 kVA). Considerando a frmula:

Se melhorarmos o FP para 1,0 (ou 100%), ser necessrio somente um transformador de 100 kVA, conforme demostrado a seg

Origens de um baixo fator de potncia Tudo o que exige uma energia reativa elevada, acaba causando um baixo fator de potncia: a) Nvel de tenso da instalao acima da nominal; b) Motores trabalhando a vazio durante grande parte do tempo; c) Motores superdimensionados para as respectivas cargas; d) Grandes transformadores alimentando pequenas cargas, por muito tempo; e) Transformadores ligados em vazio, por longos perodos; f) Lmpadas de descarga (vapor de mercrio, fluorescentes, etc), sem correo individual do fator de potncia; e g) Grande quantidade de motores de pequena potncia. Conseqncias de um baixo fator de potncia Um baixo fator de potncia mostra que a energia est sendo mal aproveitada. Alm do custo adicional da energia (cobrana de demanda reativa excedentes), as instalaes correm vrios riscos: a) Variaes de tenso que, por sua vez, podem ocasionar a queima de motores; b) Perdas de energia dentro de sua instalao; c) Reduo do aproveitamento da capacidade dos transformadores; d) Condutores aquecidos; e e) Diminuio da vida til da instalao. Como melhorar o fator de potncia

Para melhorar o FP deve-se reduzir o consumo de energia reativa, ou seja, solicitar menos energia reativa da concessionria. A alternativas para melhorar o fator de potncia so as seguintes: a) Alternativa operacional:

A alternativa operacional procura eliminar as distores que porventura existam na instalao. As providncias bsicas para elim distores so: verificao do nvel de tenso da instalao; elevao do consumo de quilowatt-hora, se isto convier; dimensionamento correto dos motores, transformadores e outros equipamentos; e utilizao e operao conveniente dos equipamentos, como motores e transformadores.

importante ressaltar que embora a eliminao de parte das distores existentes no seja, em muitas vezes, o suficiente para FP a nveis desejados, a mesma deve ser sempre utilizada antes da opo pela alternativa da instalao de capacitores, devido econmicas e de segurana. b) Instalao de Capacitores

Para a instalao de capacitores deve ser seguida a "NT-02 - Norma para Instalao de Capacitores" da Celesc, a qual tem com normatizar e disciplinar as instalaes de capacitores. Algumas consideraes Efetuando-se uma correo adequada do fator de potncia, obtm-se as seguintes vantagens: eliminao da cobrana da energia e demanda reativa excedentes nas contas de energia eltrica; reduo das perdas de energia eltrica; os condutores tornam-se menos aquecidos;

diminuio das variaes de tenso; liberao de uma parte da capacidade do(s) transformador(es), que pode ser aproveitada por outras cargas; Energia e Demanda Reativas Excedentes

O art. 64 da Resoluo n 456, de 29.11.2000, da ANEEL, estabelece um nvel mximo para a utilizao de energia reativa pela consumidora, em funo da energia ativa consumida. O fator de potncia indica qual a porcentagem da potncia total fornecida efetivamente usada como potncia ativa.

Por este princpio, o nvel mximo de energia reativa fornecida, sem cobrana, o definido pelo fator de potncia de referncia = 0,92. Valores inferiores indicam excedente de reativo, que ser faturado na conta de energia eltrica. O faturamento da energia reativas excedentes utiliza as tarifas de consumo e demanda de potncia ativas de forma a se efetuar a cobrana da energia ati no sistema eltrico.

Sempre que o fator de potncia de uma unidade consumidora for inferior a 0,92 ou 92,00%, cabe a cobrana da energia e dema excedentes.

Na estrutura tarifria convencional a energia e a demanda reativas excedentes so mensuradas atravs do fator de potncia mensal. O fator de potncia mdio mensal calculado com base nos valores medidos mensalmente de energia ativa (kWh) e en (KVArh).

Na estrutura tarifria horo-sazonal a determinao do fator de potncia horria e no mdia mensal como na tarifa convenc fator de potncia horrio calculado com base nos valores de energia ativa (kWh) e energia reativa (kVArh) medidos de hora em

No perodo de 6 (seis) horas consecutivas, compreendendo o horrio entre 23h30m e 06h30m, o MEP considera apenas a en capacitiva verificada, para o clculo o FP horrio. Durante o perodo dirio complementar a este, o MEP considera apenas a en indutiva verificada, para o clculo o FP horrio. O perodo exato de cada consumidor definido em funo do seu horrio de pon possui duas situaes:

a) FP capacitivo: 23h30 s 05h30 FP indutivo: 05h30 s 23h30

Utilizado quando o horrio de ponta do consumidor das xxh30 s xxh30. b) FP capacitivo: 24h00 s 06h00 FP indutivo: 06h00 s 24h00

Utilizado quando o horrio de ponta do consumidor das xxh00m s xxh00m. Alguns consumidores ligados antes da publicao Resoluo n 456, de 29.11.2000 possuem horrio de ponta diferenciado, no mais disponvel a partir daquela data.

Para consumidores novos, ou anteriormente faturados nas modalidades Convencional ou Monmio, concedido um perodo de 3 (trs) ciclos consecutivos e completos de faturamento, durante o qual, o faturamento ser realizado com base no fator de pot mensal. Durante o perodo de ajustes, a concessionria informar os valores de faturamento do reativo excedente que seriam ef atravs da medio do fator de potncia mdio horrio. 2 - Fator de Carga

O Fator de Carga (FC) um ndice que demonstra se a energia consumida est sendo utilizada de maneira racional e econmic ndice varia entre zero a um, e obtido pela relao entre a demanda mdia e a demanda mxima, durante um perodo definido O fator de carga expresso pela relao entre a energia ativa consumida num determinado perodo de tempo e a energia ativa poderia ser consumida, caso a demanda medida do perodo (demanda mxima) fosse utilizada durante todo o tempo.

Em que: kWh = consumo de energia ativa kW = demanda de potncia ativa medida t = n de horas ocorridas no intervalo Considerando valores apurados no mesmo perodo de tempo. O fator de carga tambm pode ser expresso em percentual, calculado com a aplicao da expresso:

No caso de consumidores enquadrados no Sistema Tarifrio horo-sazonal, o fator de carga definido por segmento horo-sazon fora de ponta), conforme as seguintes expresses:

Em que: FC = fator de carga kWh = consumo em kWh, ocorrido no segmento kW = demanda medida em kW, ocorrida no segmento p = segmento de ponta fp = segmento de fora de ponta t = tempo em horas, ocorrido no segmento Considerando valores apurados no mesmo perodo de tempo.

A melhoria (aumento) do fator de carga, alm de diminuir o preo mdio pago pela energia consumida, conduz a um melhor apr da instalao eltrica, inclusive de motores e equipamentos e otimizao dos investimentos nas instalaes.

O fator de carga da unidade consumidora depende, entre outras coisas, das caractersticas dos equipamentos eltricos e do reg operao dos mesmos, que por sua vez tem relao com a atividade executada no local. Formas simples de avaliar se possvel melhorar o FC de sua unidade consumidora:

acompanhar o FC de diversos perodos (faturamentos), identificando o regime de operao dos equipamentos (forma de utiliza processo de produo) para fatores de carga diferentes. Avaliar se possvel implementar o regime de operao do perodo de eficincia (maior FC) para os demais perodos; comparar seu ndice com o FC de outras unidades consumidoras que realizem a mesma atividade. Se o FC de outra unidade fo verificar o regime de operao dos equipamentos e avaliar a possibilidade de implement-lo em sua unidade; Comparar seu ndice com o fator de carga tpico do seu ramo de atividade.

Curva de Carga de uma instalao

Em uma instalao consumidora de energia eltrica existem normalmente vrias cargas e, como seu funcionamento nem sempr simultneo, a cada instante pode ser solicitada uma demanda diferente, dando origem "curva de carga" da instalao, que a representao grfica das demandas nos seus horrios de ocorrncia.

No grfico a seguir, representativo da curva de carga, a rea em azul corresponde ao consumo da energia eltrica da instalao de tempo "t"; a demanda mdia corresponde ao consumo dividido pelo tempo "t" e a demanda mxima corresponde maior pot demandada no intervalo de tempo.

Preo Mdio da Energia

A determinao do preo mdio da energia eltrica (relao entre o valor faturado relativo aos itens que compem o fornecimen energia eltrica e o consumo fsico (kWh) do perodo) possibilita: determinao do custo da energia/produo; acompanhamento simplificado do preo da energia ao longo do perodo; comparao com o custo de outros energticos ou fornecedores. O preo mdio da energia consumida varia mensalmente com o fator de carga: para fatores de carga crescentes, temos preos decrescentes e vice-versa, conforme demonstrado nas expresses a seguir: 1 - Tarifa Convencional

2 - Tarifa horo-sazonal Azul

3 - Tarifa horo-sazonal Verde

A fim de demonstrar a influncia do FC no preo mdio do kWh consumidor, apresentamos um exemplo comparativo mostrando situaes. Considerando duas empresas que executam a mesma atividade, mas com fatores de carga diferentes. 1 - FC = 0,4

2 - FC = 0,65

Concluses:

A empresa com o melhor (maior) FC possui um custo mdio da energia inferior (11,35%) A melhoria (aumento) do FC otimiza a utilizao da energia eltrica e reduz os custos com esse insumo, aumentando a comp Obs.: Tarifas de Consumo e Demanda vigentes em 05/2006 - Grupo A4 - modalidade Convencional. Evite estes desperdcios de energia Equipamentos funcionando simultaneamente quando poderiam operar em horrios distintos; Equipamentos energizados sem produzir em determinados perodos; Falta de programao para a utilizao de energia; e Curtos-circuitos e fugas de energia. Medidas para aumentar o fator de carga

a) Alternativa Funcional: visa especialmente corrigir distores existentes, quanto s instalaes eltricas e o funcionamento equipamentos eltrico. A correo dessas distores importante porque alm de reduzir o preo mdio da energia, aumenta a das instalaes. Para tanto devem ser tomadas as seguintes providncias: Evitar a "partida" (ligao) de motores com carga e/ou a partida simultnea; Instalar chaves especiais de partida dos motores, para reduo da corrente eltrica; Dimensionar corretamente as instalaes e equipamentos de proteo; e Efetuar manuteno preventiva, tanto das instalaes quanto dos equipamentos. b) Alternativa Operacional: a ser aplicada depois da correo das distores funcionais.

b.1) Reduo da demanda conservando o mesmo consumo, atravs da reprogramao do funcionamento dos equipamentos, ev que funcionem ao mesmo tempo. Procedimentos:

Fazer um cronograma de utilizao dos equipamentos eltricos, anotando a potncia e o perodo de trabalho de cada um (levan das cargas e do seu horrio de funcionamento); Selecionar os equipamentos que possam operar fora do perodo de demanda mxima, reduzindo assim a demanda medida; Reprogramar o perodo de funcionamento das cargas passveis de deslocamento;

b.2) Aumento do consumo mensal do kWh, sem aumentar a demanda, com conseqente aumento de produo, utilizando-se o equipamentos por um nmero maior de horas. Procedimentos: Verificar se existe colocao no mercado, do incremento na produo;

Verificar mquinas e horrios ociosos; e Adicionar mais turnos de trabalho, se a anlise econmico-financeira for vivel.

Vous aimerez peut-être aussi