Vous êtes sur la page 1sur 8

Sistema Digestivo

Constituio O sistema digestivo constitudo pelo tubo digestivo (boca faringe, (boca, esfago, estomago, intestino intestino grosso e recto), e pelas glndulas intestino, anexas (glndulas salivares, fgado e pncreas). O Sistema Digestivo tem vrias funes: - Ingesto de alimentos - Digesto - Absoro de nutrientes - Eliminao de Fezes

O sistema digestivo o conjunto de processos mecnicos e qumicos que tm lugar no tubo digestivo, tubo esse que tem o seu incio na boca e o seu trmino no nus. A existncia deste sistema deve-se necessidade de decompor os alimentos ingeridos em elementos nutrientes assimilveis, pois s estes podem atravessar as membranas celulares, a nvel intestinal, para serem absorvidos. Digesto mecnica: a quebra fsica dos alimentos atravs da mastigao mistura dos alimentos. Digesto qumica a transformao das molculas mais complexas em molculas mais simples atravs da aco dos sucos digestivos

Transformao dos alimentos no Tubo Digestivo

Boca Os dentes reduzem os alimentos a pequenos fragmentos pela mastigao e a lngua mistura esses fragmentos com a saliva (secreo das glndulas salivares), ficando assim formado o bolo alimentar.

Faringe O bolo alimentar passa pela faringe, onde a epiglote o impede de penetrar faringe, nas vias respiratrias.

Esfago No esfago, o bolo alimentar dirigido para o estmago devido aos movimentos peristlticos. Os movimentos peristlticos so contraces musculares rtmicas que se verificam em determinados rgos. inados

Estomago No estmago, os alimentos sofrem a aco mecnica dos movimentos peristlticos das suas paredes, sendo reduzidos a fragmentos menores.

Ao mesmo tempo ocorre a aco qumica do suco gstrico (produzido pelas glndulas gstricas). O bolo alimentar transforma-se em quimo.

Intestino delgado O intestino delgado situa-se entre o estmago e o intestino grosso, desempenhando funes digestivas, de absoro de nutrientes e de conduo de material no digerido para o intestino grosso.

aqui que ocorre grande parte da absoro dos nutrientes devido existncia de inmeras pregas e vilosidades deste rgo. Por ao do suco intestinal, o quimo transformado em quilo, completando-se a digesto qumica por ao das enzimas nele contidas.

Fgado, Vesicula Biliar e Pncreas

O Fgado segrega a blis e armazena-a na vesicula biliar, que contem enzimas mas fundamental na diviso das gorduras em partculas de pequenas dimenses. Ajuda na neutralizao da acidez do quimo, que permite a actuao das enzimas. O Pncreas, produz o suco pancretico. As enzimas deste e do suco intestinal, permitem a transformao do quimo em quilo.

Intestino grosso

As substncias no digeridas passam para o intestino grosso misturadas com gua. Ocorre a absoro de grande quantidade de gua. Os alimentos no digeridos, os nutrientes no absorvidos, o muco e as clulas mortas, constituem as fezes, expulsas pelo nus.

Esquema do Tubo Digestivo


Sistema digestivo Tubo digestivo Glndulas anexas

Boca

Salivares

Pncreas

Fgado

Faringe

Saliva

Suco pancretico

Blis

Esfago

Estmago

Intestino delgado Intestino grosso

Recto

nus

Vous aimerez peut-être aussi