Vous êtes sur la page 1sur 2

Quanto tempo dura o lixo que se joga fora, sem tratamento adequado?

MATERIAL
Ao Alumnio Cermica Chicletes Cordas de nylon Embalagens Longa Vida Embalagens PET Esponjas Fralda descartvel Filtros de cigarros Isopor Louas Luvas de borracha Metais (partes de equipamentos) Madeira pintada Panos Papel e papelo Plsticos (embalagens) Pneus Sacos e sacolas plsticas Vidros

Equipe Tcnica:
Angela Puchnick Legat Embrapa Meio-Norte angela@cpamn.embrapa.br Jefferson F. A. Legat Embrapa Meio-Norte legat@cpamn.embrapa.br Lissandra Corra Fernandes Gos Embrapa Meio-Norte/CNPq/FAPEPI lissandragoes@uol.com.br Joo Marcos de Gos Embrapa Meio-Norte/CNPq/FAPEPI jmarg@uol.com.br

Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento

DEGRADAO
Mais de 100 anos 200 a 500 anos Indeterminado 5 anos 30 anos At 100 anos Mais de 100 anos Indeterminado 1 ano 5 anos Indeterminado Indeterminado Indeterminado Cerca de 450 anos Mais de 13 anos De 6 meses a 1 ano Cerca de 6 meses At 450 anos Indeterminado Mais de 100 anos Indeterminado

Tratamento de Resduos Slidos

Solicitao deste documento pode ser feita :

Foto: Jefferson F. A. Legat

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria Centro de Pesquisa Agropecuria do Meio-Norte Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento Av. Duque de Caxias, 5650. Bairro Bueno Aires, Caixa Postal 01, CEP 64006-220, Teresina-PI. Fone: (0xx86) 225 1141 Fax: (0xx86) 225 1142 publ@cpamn.embrapa.br

Papel

Metal

Vidro

Plstico

Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento

Preservar o meio ambiente garantir a qualidade de vida das geraes futuras.

Teresina-PI Dezembro de 2004


Tiragem: 1.000 exemplares

Meio-Norte

Tratamento de Resduos Slidos


O que so resduos slidos?
Resduo slido ou simplesmente lixo todo material slido ou semi-slido indesejvel, que deve ser removido, por ter sido considerado intil pela pessoa que o descarta em qualquer tipo de recipiente.
Fotos: Jefferson F. A. Legat

Problemas causados pelo lixo sem tratamento adequado


Caso o lixo no seja submetido a um tratamento adequado, acarretar danos ao meio ambiente e, conseqentemente, ao ser humano: Poluio do solo, ar e gua. Entupimento das redes de drenagem. Enchentes. Degradao ambiental. Depreciao imobiliria. Proliferao de vetores transmissores de doenas. O tifo e a leptospirose so doenas adquiridas pelo contato com a urina de ratos, animais comuns em depsitos de lixo. A dengue e a febre amarela so transmitidas por mosquitos cujas larvas podem-se desenvolver em guas acumuladas em pneus velhos e potes descartados. Doenas gastrointestinais, como clera, febre tifide, amebase, giardase, ascaridase e outras, podem ser transmissveis por moscas.Ferimentos em objetos cortantes podem ocasionaro ttano.
Foto: Angela Puchnick Legat

Aterro sanitrio: mtodo pelo qual os resduos so aterrados em um terreno especialmente preparado para esse fim. O solo deve ser protegido por uma manta isolante; dutos captadores de gases e um sistema de captao do chorume (lquido que sai do lixo) devem ser instalados. As camadas de lixo devem ser compactadas e cobertas com terra. O acesso ao local restrito s pessoas autorizadas. Aterro controlado: no to eficiente quanto o aterro sanitrio, no entanto, melhor que a utilizao dos antigos lixes. Nesse caso, feita apenas a cobertura do lixo com terra e proibida a entrada de pessoas no autorizadas. Essa prtica no considerada adequada para o tratamento. Incinerao: o mtodo pelo qual o lixo queimado. Deve ser realizado sob anlise e cuidados criteriosos. No deve ser utilizada para o tratamento do lixo domiciliar e comercial. Separao e reciclagem: trata-se de uma forma eficiente de reutilizar aqueles resduos que podem ser reciclados, reduzindo a quantidade de lixo depositado no meio ambiente e a explorao dos recursos naturais necessrios sua confeco.

Tipos de resduos slidos


Os resduos podem ser classificados como molhado(orgnico) ou seco (material reciclvel). O lixo seco composto por alguns tipos de papel, plsticos,vidros e latas. Podem-se classificar tambm os resduos quanto a sua origem: Lixo domiciliar ou comercial: proveniente das residncias e dos estabelecimentos comerciais. composto principalmente por restos de alimento, produtos deteriorados, papis em geral, embalagens e outros materiais como pilhas e lmpadas. Lixo pblico: produtos oriundos da varrio das ruas, praias,restos de feiras livres e podas de rvores, entre outros. Lixo de servios de sade: resduos de hospitais, clnicas mdicas e laboratrios. Lixo industrial: resduos provenientes de indstrias. Os produtos variam de acordo com a atividade desenvolvida. Lixo agrcola: proveniente das atividades agropecurias. Os resduos so embalagens de agrotxicos, raes, adubo, fertilizantes, restos da colheita e dejetos de animais. Entulhos: restos da construo civil, reformas e demolio.

Tipos de tratamento para o lixo


Existem diversas formas de tratar e dispor o lixo no meio ambiente. No Brasil, a responsabilidade de tratar o lixo das prefeituras municipais. As empresas e cidados tm a obrigao de auxiliar nesse gerenciamento e o direito de cobrar aes que visem melhoria do tratamento dos resduos. Algumas formas de tratamento so: Compostagem: trata-se de uma forma de aproveitar o lixo molhado (orgnico), transformando-o em adubo para o solo. Pode ser feita nas residncias ou em unidades de tratamento biolgico.

O que reciclvel?
Jornais, revistas, folhas de caderno, formulrios de computador, caixas em geral, envelopes, cartazes, papis de fax e fotocpias, latas de flande (leo, leite em p, etc.),latas de alumnio, garrafas PET, sucatas de reformas em geral.

Maiores informaes:
Ministrio do Meio Ambiente www.mma.gov.br Fundao Nacional de Sade www.funasa.gov.br

Foto: Angela Puchnick Legat

Vous aimerez peut-être aussi